PDA

Ver Versão Completa : Pneus Sportage



Cesar Boschetti
28/01/2006, 22:36
Olá Pessoal,

Sou novo no forum e por falta de atenção acabei postando 2 msg em outra seção do fórum. Mas tudo bem. Acho que agora estou na seção correta.
Tenho um Sportage 98/99 adquirida recentemente. Estou gostando bastante do carro, embora não tenha ainda testado em situações fora-de-estrada mais críticas. Para dizer a verdade, não pretendo mesmo me aventurar em trilhas radicais. Essas coisas costumam doer no bolso.

Minhas dúvidas por enquanto são as seguintes:

1) Vi vários comentários de usuários que estão usando pneus 235/75R15 sem nenhuma outra alteração na suspensão. Fiz essa tentativa e observei que os pneus. quando a suspensão é solcitada, pegam na ancoragem e extremidae superior do amortecedor trazeiro. Ou é um problema particular meu ou então eu aconselho o pessoal rever sua situação. Mudei para pneus 225/70R15 e parece ok.

2) Alguém sabe se existe algum equivalente nacional para os retrovisores esternos?

3) Alguém sabe se existe algum equivalente nacional para os para-barros dianteiros.
OBS> Eu descobri hoje que Para-barro é aquela proteção plástica que fica sob o para-lama.

Com relação a velocidade com penus diferentes, o cálculo é bem simples:
Na fábrica é feita a calibração do velocímetro para um determinado diâmetro de pneus. A cada giro da roda, o carro avança um determinado espaço, diretamente proporcional ao diâmetro do pneu.
Deste modo, a velocidade real do carro é também diretamente proporcional ao diâmetro do pneu. Sendo assim o cálculo das diferenças de velocidade é bem simples:
Chamando de Vo - velocidade original; Dn - diâmetro do novo pneu; Do - diâmetro do pneu original e Vn - nova velocidade, temos:

Vn = Vo x Dn/Do.

Como exemplo, meu sportage está com pneus 225/70R15 e os originais eram 205/75R15.
Com isso, para 80km/h tenho a seguinte diferença:

Vn = 80 x 27,4/27,1 = 80,87 km/h.
Portanto, uma diferença irrisória.

Se eu estivesse com 235/75R15 seria:
Vn = 80 x 28,9/27.1 = 85,3 km/h

inté mais,

Maverickturbo
29/01/2006, 03:37
Cesar,
Seria melhor se vc postasse sua duvida no outro topico "Sportage, esse koreano aguenta ou não?", pq a maioria dos usuarios de sportages ja vai direto nele por ele conter a maioria das discussões sobre a sportage e para facilitar a busca de algum informação.
Com relação as rodas, vc usou as rodas originais ou esta usando outras?

Cesar Boschetti
29/01/2006, 10:29
Olá Maverick

A idéia era postar no tópico Sportage, esse coreano aguenta?
Mas por um novo decuido acabei criando um novo tópico.

A propósito, acho que está na hora de termos um topíco dedicado ao Sportage junto aos já existentes para Cherokee, CJ, Mitsubishi, Picapes etc... etc...

Ai sim ficaria mais fácil organizarmos os assuntos.

Quanto às rodas estou usando as originais.

Sobre os outros itens que comentei você sabe algo?
Acho que vou copiar e colar minha mensagen anterior no lugar certo, isto é, aquele do ....Koreano aguenta.

Grato e um grande abraço,