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Ver Versão Completa : Dúvida



Ramone
28/01/2006, 21:10
Pessoal, pretendo comprar um jogo de roda Mangels Modular aro 15.

Agora tem esse negócio de 15x7, 15x8, 15x10 e etc... e tem também esse negócio de OFFSET -12 e etc.

Como que funciona isso?
O eixo do meu Jeep é original, qual é a recomendável (se é que é assim que "funciona").

Os pneus que pretendo comprar é um jogo de 33".

leopoldo
28/01/2006, 21:53
entra no site da Mangels,

acesse a página Rodas, Produtos, Informaçõs Técnicas, baixe a apostila: treinamento técnico

Alexandre Magno
28/01/2006, 23:31
Amigo,
Pra resumir, tomemos como exemplo a roda 15 x 8: 15 é o diâmetro da roda, e 8 a largura, em polegadas. A medida não leva em conta as abas da roda, e sim as medidas internas, exatamente onde os pneus se apoiam. O off-set é uma medida que, na prática, informa se a roda fica mais ou menos próxima ao chassi. Quanto mais negativo, mais distante do chassi/feixe-de-molas. Mas é bom lembrar que o off-set é uma medida relativa, ou seja, deve ser analisada conjuntamente com a largura da roda. A 15 x 7 da mangels tem off-set -12 (atenção: 12 negativo) e a 15x8 - 25 (mm), mas como uma é mais larga que a outra, a distância é praticamente a mesma. A 15 x 8, entretanto, por ser mais larga e o pneu se encaixar simetricamente, afasta um pouco mais o pneu do chassi (o pneu fica mais pra fora). Pelo que eu já li a respeito, o pneu 33 deve ser colocado em roda de 8", no mínimo. Medi as duas da mangels (15x7 e 15x8) e o back-space (não esqueça a dica do Leopoldo) é praticamente 10 cm. Eu acho que a 15x8 fica passando dos paralamas, exigindo o alargador de paralama (não confundir com alargador de roda), para que não fique jogando areia, pedriscos e lama na lataria e nos passageiros (além de infringir as leis de trânsito).

Um abraço.

Ramone
29/01/2006, 00:09
Hmmm... então para usar rodas 33" vou ter que ter no minimo rodas 15x8? :pensativo:

Vlw pessoal, deu pra entender como funciona.

Leopoldo, você não conhece um tutorial que explica as dimensões para os pneus também? hehehe...
Essas dimensões eu não entendo muito bem. Exemplos abaixo.

205x75x15, 225x75x15, 235x75x15, 255x75x15, 295x75x15, 30x9.50x15, 31x10.5x15, 31x11.5x15.

Outra dúvida: Quais as dimensões da roda e o pneu original do Cj-5?

Se puderem me responder, eu agradeço. :concordo:

Carlos
29/01/2006, 00:36
O aro original do CJ5 é 16" (embora exista divergência quanto ao aro do Jeep praia, ...mas isso é outra história). Parece que o referido aro tem 4,5" de largura.

Os pneus militares originais ND são 600x16, ou seja 60cm de diâmetro X aro 16.

Mas também tb tenho minhas dúvidas :pensativo: .

Gostaria de saber de quem já usou (na prática mesmo). Considerando o fato do Offset do aro 15X8 (mangels) ser mais negativo que o do 15X7, (mesmo sendo mais largo), quanto (em distância) a roda fica mais afastada do chassi com o uso da roda 15X8 em relação ao 15X7 ???
Grato.

leopoldo
29/01/2006, 09:34
Os pneus militares originais ND são 600x16, ou seja 60cm de diâmetro X aro 16.

:discordo:

sistema americano de classificação do pneu :

6" (polegadas de largura) x 16" (polegadas de aro)

assim como :

900x16 é o 9.0" x 16"

e

30" x 9.50" x 15"
31" x 10.5" x 15"
31" x 11.5" x 15"
33" x 12.5" x 15"
35" x 12.5" x 15"

diâmetro x largura x aro

Wallace
29/01/2006, 11:15
A largura da roda recomendada é fornecida pelo fabricante do pneu, não tem essa de minimo de 8 para 33, pois voce pode ter 33 de larguras bem diferentes e com recomendações de talas bem diferentes.

Ramone
29/01/2006, 11:55
Blz, saquei!

Vou criar outro tópico para uma dúvida sobre pneus, dêem uma olhada lá. :concordo:

Vlw!

Alexandre Magno
29/01/2006, 15:26
A própria lista de Leopoldo, mostra o pneu de 33" com a largura de 12,5". Pela experiência do Leopoldo, acredito que ao elaborar a lista ele se preocupou em incluir as medidas mais comuns, disponíveis no mercado e adequadas a uso em CJ's. Quando citei que o ideal para pneus de 33" seria largura de no mínimo 8", segui idêntico raciocínio.

Ramone
29/01/2006, 19:44
Vou aproveitar que esse topico é para dúvidas e vou mudar o assunto.

O que seria velocidade de cruzeiro? :pensativo:

leopoldo
29/01/2006, 19:54
onde vc leu isso ?

Ramone
29/01/2006, 19:58
onde vc leu isso ?

eu?

leopoldo
29/01/2006, 20:07
:putz: :putz: :putz: :putz:

:parede: :parede: :parede: :parede:

Bom, não fui eu que perguntou de velocidade cruzeiro !

Ramone
29/01/2006, 20:36
Hehehe eu achei que voce tava se referindo ao Alexandre Magno... :P

Eu li nesse trecho:


O bloqueio de diferencial funciona exatamente para fechar, ou seja, anular o funcionamento do diferencial, equalizando o torque para ambos os semi-eixos e possibilitando que a roda que está em contato com o solo também possa girar e mover o veículo. Conforme descrito acima, o diferencial é utilizado para auxiliar o veículo a realizar uma curva, sendo assim é importante deixar claro que o blocante de diferencial nunca deva ser usado em terrenos de aderência plena, como no asfalto, concreto e estradas de terra em boas condições. Com o diferencial bloqueado as rodas não terão mais a compensação para fazer curvas, com isto a roda do lado de dentro irá derrapar dificultando a manobra e até causando danos aos componentes da transmissão. Neste caso a tendência do veículo é seguir em linha reta e quando em [b]velocidade de cruzeiro[b], em uma estrada com aderência plena, você poderá correr sérios riscos de um acidente.
Retirado de: http://www.planetaoffroad.com.br/p03o.htm

Eu ja li isso em outros lugares também.

leopoldo
29/01/2006, 20:56
Na minha opinião, o uso da frase "velocidade cruzeiro" (velocidade cruzeiro - a máxima velocidade a ser alcançada com o mínimo consumo) é infeliz, pois assume-se velocidade cruzeiro numa trajetória reta (ou aproximadamente).

Nas curvas, é mais comum não estar em cruzeiro, pois na MAIORIA das vêzes, fazêmo-la reduzindo ou, como alguns gostam, aceleramos.

Arnaldo Tomazetti
29/01/2006, 21:08
Essas dimensões eu não entendo muito bem. Exemplos abaixo.

205x75x15, 225x75x15, 235x75x15, 255x75x15, 295x75x15, 30x9.50x15, 31x10.5x15, 31x11.5x15.

No primeiro caso aí:
205 significa que o pneu tem 205 mm de largura
75 significa que a altura dele é 75% da largura, ou seja 154 mm
15 significa o diâmetro da roda de 15 polegadas, ou 381 mm
pra calcular o diâmetro total desse pneu do exemplo teriamos que somar:
154 + 381 + 154 = 689 mm

No outro padrão de medida onde se tem 30 x 9.5 x 15 é um pouco diferente:
30" é o diâmetro total do pneu (ou 762 mm)
9.50" é a largura (ou 241 mm)
15" é o diâmetro da roda

Carlos
30/01/2006, 22:19
Os pneus militares originais ND são 600x16, ou seja 60cm de diâmetro X aro 16.

:discordo:

sistema americano de classificação do pneu :

6" (polegadas de largura) x 16" (polegadas de aro)

assim como :

900x16 é o 9.0" x 16"

e

30" x 9.50" x 15"
31" x 10.5" x 15"
31" x 11.5" x 15"
33" x 12.5" x 15"
35" x 12.5" x 15"

diâmetro x largura x aro

Caro Leopoldo,
Pegue uma trena e meça um pneu 600X16 que vc verá que ele tem 60 cm de diâmetro externo e, é óbvio, deve ser montado em aro de 16 polegadas.
Quis somente explicar de forma clara, sem tecnicismos, o sistema de medidas para um colega que já estava confuso.

Também discordo da tua explicação sobre essa, que é uma das forma de apresentação das medidas de pneus norte-americanas, senão vejamos:
segundo a tua explicação, um pneu 900X16, por exemplo, teria 9,0 polegadas de largura de seção e deveria ser montado em aro de 16 polegas. Pergunta: onde ficaria a medida do diâmetro externo?

leopoldo
30/01/2006, 23:47
:stop:

Não fica !

não teime sem pesquisar !

:shock:

Simplesmente é assim que os pneus são classificados. Olha a lateral do pneu. :pensativo:

Não fui eu que inventei.

Os pneus podem ser classificados assim:

1- Apenas pelo diâmentro externo, por ex: 8.00", 27", etc....

2- Pela largura da seção e o diâmetro do aro, por ex: 6.00"x16", 9.00"x16" ------ nosso caso.

3- Pelo diâmetro externo e pela largura do aro, por ex: 40"x14", 24x7.7"

4- Pelo diâmetro externo, largura da seção, e diâmetro do aro, por ex: 33"x12.5"x15", etc...

5- A classificação que o Arnaldo mostrou.

6- As sopas de letrinhas e números que os fabricantes resolvem normatizar.

veja:

http://www.br.pirelli.com/pt_BR/tyres/car_suv/utility_services/univ/images/udp07.gif

http://www.br.pirelli.com/pt_BR/tyres/car_suv/utility_services/univ/images/udp08.gif

http://www.br.pirelli.com/pt_BR/tyres/car_suv/utility_services/univ/images/udp09.gif

http://www.br.pirelli.com/pt_BR/tyres/car_suv/utility_services/univ/images/udp10.gif

http://www.br.pirelli.com/pt_BR/tyres/car_suv/utility_services/univ/images/udp11.gif

Carlos
31/01/2006, 13:37
Não estou teimando :discordo: !
Como já expliquei anteriormente: é a forma mais fácil de explicar para um leigo.
Sabemos que existem as medidas norte-americanas (em polegadas, como quase tudo por lá) e a utlilizada na europa.
De qualquer forma, se vc está em dúvida: faça o referido teste da trena.