PDA

Ver Versão Completa : Nissan Frontier 2012 consumo exagerado



edwint
05/02/2015, 12:59
Pessoal nessas duas ultimas viagens a Sp notei que minha frontier 2012 altomatica, esta tendo um consumo exagerado de combustível.

Antes fazia uma media de 10/11km por litro diesel comum, nesta ultima viagem o consumo aumentou para 7km/litro na estrada (andando a 100/120km/h. Esta Com 40.000 e todas as revisões em dia.


Gostaria de saber oque esta ocasionando este aumento de combustível e como resolver esse problema.


Obrigado pela ajuda.

Fer.1201
06/02/2015, 18:42
Rapaz vc fez uma pergunta bastante complicada aqui no forum, pois sao muitas as possibilidades.
Um carro sozinho do nada muda seu consumo, havendo claro de razoes que vao:
1- combustivel utilizado;
2- modo de conduçao;
3- adulteraçao do combustivel;
4- fraude na bomba com inserçao de ar na leitura do tanque;
5- calibraçao dos pneus;
6- uso de ar condicionado;
7- problemas na injeçao de combustivel;
8- velas e cabos de vela;
Enfim, vc deve fazer uma inspeçao mais apurada para do correto diagnostico junto mecanica de confiança.

edwint
06/02/2015, 19:25
Rapaz vc fez uma pergunta bastante complicada aqui no forum, pois sao muitas as possibilidades.
Um carro sozinho do nada muda seu consumo, havendo claro de razoes que vao:
1- combustivel utilizado;
2- modo de conduçao;
3- adulteraçao do combustivel;
4- fraude na bomba com inserçao de ar na leitura do tanque;
5- calibraçao dos pneus;
6- uso de ar condicionado;
7- problemas na injeçao de combustivel;
8- velas e cabos de vela;
Enfim, vc deve fazer uma inspeçao mais apurada para do correto diagnostico junto mecanica de confiança.

vamos la então amigo:

1- combustivel utilizado: tanto s10 e diesel comum

2- modo de conduçao: em estrada de asfalto media de 100 a 110 esporadicamente 120km/h

3- adulteraçao do combustivel; posto de abastecimento BR não acredito em adulteração.

4- fraude na bomba com inserçao de ar na leitura do tanque; media feita com tanque completado todas as 4 vezes

5- calibraçao dos pneus; 35lbs nos 4 pneus

6- uso de ar condicionado; sim 50% viagens

7- problemas na injeçao de combustivel; desconhecido

8- velas e cabos de vela; motor diesel



Revisão de 40.000 efetuada a 6.000km na concessionaria.

diversas vezes ouvi reclamações referente a alto consumo de combustível na frontier modelo 2012 em diante. Acredito que possa mudar o consumo derrepente devido a alguma falha ou defeito de sistema, filtros ou pecas.

HERICK
07/02/2015, 05:53
Varginha é o meu caminho de passagem quando vou para Alfenas na Represa de Furnas para pescar, mas agora com essa seca toda o nível de água da represa está muito baixo, mas vamos ao que interessa hehehehheehe, mas vamos ao que interessa, mas correto seria passar um scanner na VTR, para saber o por quê do alto consumo em estrada, na cidade então tá fazendo quanto? Experimente usar somente l Diesel comum para comparar o consumo, o S10 tem um consumo mais elevado!

edwint
07/02/2015, 10:03
Varginha é o meu caminho de passagem quando vou para Alfenas na Represa de Furnas para pescar, mas agora com essa seca toda o nível de água da represa está muito baixo, mas vamos ao que interessa hehehehheehe, mas vamos ao que interessa, mas correto seria passar um scanner na VTR, para saber o por quê do alto consumo em estrada, na cidade então tá fazendo quanto? Experimente usar somente l Diesel comum para comparar o consumo, o S10 tem um consumo mais elevado!

Então Herick

Percebi este consumo em duas viagem que fiz a Sp. Esta semana vou fazer media na cidade, e marcar uma visita a concessionaria nissan. Duro é não sair com os sóio furado.

Esta Semana choveu um pouco mais, mas pelo visto, vai demorar MUITO tempo para as águas da represa subir novamente. Eu pessoalmente acho impossível voltar as marcas originais da represa. Está triste a situação por aqui... Snifff

Obrigado por responder.

HERICK
08/02/2015, 05:25
Valeu amigo! Estamos juntos!
Ps. A última vez que estive no Rancho Bom Retiro em Alfenas deu pena de ver o quanto o nível da Represa de Furnas está baixo! A seca está em todos os lugares desse Brasil, fazer o quê? Brabeira!!!!!!

Sergio c
08/02/2015, 10:07
Eu tenho uma ATTACK 2012, com 55.000 m/km, câmbio manual e na estrada, levando na boa de 80 a 120 km/h, consigo fazer 12 a 13 km/litro, e só uso o diesel S500, não o S10.

edwint
09/02/2015, 09:53
marquei revisão na concessionaria mas o mecânico adiantou que pode ser carbonização na VÁlVULA GR (acho que é EGR)que fica a direita do motor. Alguém sabe como descarboniza-la?

lidio
07/10/2015, 14:22
Pessoal nessas duas ultimas viagens a Sp notei que minha frontier 2012 altomatica, esta tendo um consumo exagerado de combustível.Antes fazia uma media de 10/11km por litro diesel comum, nesta ultima viagem o consumo aumentou para 7km/litro na estrada (andando a 100/120km/h. Esta Com 40.000 e todas as revisões em dia.Gostaria de saber oque esta ocasionando este aumento de combustível e como resolver esse problema.Obrigado pela ajuda. amigo a minha esta do mesmo jeito ja isolei a egr e calibrei os bicos troquei todos os filtros ficou pior antes fazia sete agora so faz seis se conseguir arrumar me passa o problema resolvido pois ja estou querendo vende la

HERICK
09/10/2015, 05:24
amigo a minha esta do mesmo jeito ja isolei a egr e calibrei os bicos troquei todos os filtros ficou pior antes fazia sete agora so faz seis se conseguir arrumar me passa o problema resolvido pois ja estou querendo vende la

Lidio Bom dia! Se esse consumo for na cidade não se assuste, as novas Frontiers automáticas tem feito essa média de consumo

edwint
09/10/2015, 11:20
Todo mundo quebrando a cabeça com motor, mas alguém parou para pensar que o defeito pode ser no cambio automático?

AngeloZanela
09/10/2015, 11:33
Galera, frontier 2004 4x4 diesel com barulho de uma vibração quando em marcha lenta.
as marchas estão engatando normalmente.
estou em duvida sobre o volante do motor, mas estive olhando hoje e a vibração parece vir de outro lugar e não do volante.
quando aumenta a rotação para 1000 giros a vibração para.
alguem tem alguma ideia?

lidio
13/10/2015, 19:50
então ta feio meu amigo tem uma s10 2013 automatica que faz 13 andando a 140 quem vai querer frontier no preço que esta o disel

lidio
11/11/2015, 22:03
Pessoal nessas duas ultimas viagens a Sp notei que minha frontier 2012 altomatica, esta tendo um consumo exagerado de combustível.

Antes fazia uma media de 10/11km por litro diesel comum, nesta ultima viagem o consumo aumentou para 7km/litro na estrada (andando a 100/120km/h. Esta Com 40.000 e todas as revisões em dia.


Gostaria de saber oque esta ocasionando este aumento de combustível e como resolver esse problema.


Obrigado pela ajuda. amigo ve se a ventoinha viscosa esta travada trabalhando direto a minha estava e arrumei melhorou o conssumo em 1.5 km.

Sergio c
12/11/2015, 13:11
Lidio, duvido que a S10 automática faça 13km por litro, fomos a uma pescaria na Argentina com a minha 2012 mecânica e uma s10 2014 automática, andando em média a uns 110-120 por hora, a minha fez média de 10.9 por litro. Em 600 Kms, a S10 colocou 4 litros de diesel a mais do que minha frontier para completar o tanque.

EduardoMello
12/11/2015, 16:32
13 por litro à 140? Aham....

EduardoMello
12/11/2015, 16:34
Amigo, a EGR (na Ranger nova) tem uma etapa de limpeza (quando não está completamente suja) mantendo o giro acima de 2500 rpm por mais de 40 minutos, parece. Tente isto na Frontier!
Em tempos, minha Frontier mecânica 2013 tem feito 11 na estrada e 8 na cidade (pneus BF 265/75). Antes dos pneus fazia 1 km à mais por litro. Pra mim ta bom...

Fred Miranda
12/11/2015, 19:11
Amigo, a EGR (na Ranger nova) tem uma etapa de limpeza (quando não está completamente suja) mantendo o giro acima de 2500 rpm por mais de 40 minutos, parece. Tente isto na Frontier!
Em tempos, minha Frontier mecânica 2013 tem feito 11 na estrada e 8 na cidade (pneus BF 265/75). Antes dos pneus fazia 1 km à mais por litro. Pra mim ta bom...

Eduardo estou querendo e precisando trocar os pneus originais da Frontier. Vc achou que perdeu muito o desempenho com esses pneus maiores e mais largos?

Miranda_MG
13/11/2015, 07:38
Amigo, a EGR (na Ranger nova) tem uma etapa de limpeza (quando não está completamente suja) mantendo o giro acima de 2500 rpm por mais de 40 minutos, parece. Tente isto na Frontier!
Em tempos, minha Frontier mecânica 2013 tem feito 11 na estrada e 8 na cidade (pneus BF 265/75). Antes dos pneus fazia 1 km à mais por litro. Pra mim ta bom...

Eduardo,

Meio off-topic a explicação, mas serve para outros veículos e, além disso, cabe ao assunto consumo. Então, lá vai.

Você está confundindo EGR com DPF. Esse último é onde ficam armazenadas as partículas resultantes da queima do diesel e que não devem ser lançadas na atmosfera. O processo descrito por você é chamado de regeneração e pode ser feito de algumas maneiras:
- Ciclicamente, em determinada distância percorrida (no caso da Ranger, a cada 300 Km).
- Forçada, via sistema: é dado um comando específico à central do veículo por um agente externo via OBD e ela acontece com o veículo parado (basicamente aumentando o giro para aumento da temperatura no DPF até que ele queime a fuligem interna).
- E a descrita por você, pelo próprio usuário do veículo. Mantendo-o em movimento e em alta rotação (na Ranger, aproximadamente 2.500 RPM - você está certo aqui - por um período de tempo de 20 a 30 minutos).

Só para complementar: para a Ranger (e imagino que seja semelhante para outras que usem o sistema), os valores de saturação do DPF definirão, inclusive, o método acima que será utilizado. Quando o destacado na figura a seguir atingir valores acima de 120%, uma luz de advertência sinalizará a necessidade de regeneração. Nesse patamar, não há perda de desempenho e nem entrada do "modo de segurança" da picape. Acima de 200%, ela entra em modo de segurança e a regeneração deverá ser forçada.

516328

A EGR só pode ser limpa por intervenção externa. Não há processo automático para isso.

Abraço,

Miranda

EduardoMello
13/11/2015, 10:27
Eduardo estou querendo e precisando trocar os pneus originais da Frontier. Vc achou que perdeu muito o desempenho com esses pneus maiores e mais largos?

No desempenho, praticamente nada. No consumo sim, mas como altera a relação velocímetroxvelocidade real, talvez nem isto. Agora a velocidade do gps é exatamente a mesma do velocímetro.

EduardoMello
13/11/2015, 10:29
Eduardo,

Meio off-topic a explicação, mas serve para outros veículos e, além disso, cabe ao assunto consumo. Então, lá vai.

Você está confundindo EGR com DPF. Esse último é onde ficam armazenadas as partículas resultantes da queima do diesel e que não devem ser lançadas na atmosfera. O processo descrito por você é chamado de regeneração e pode ser feito de algumas maneiras:
- Ciclicamente, em determinada distância percorrida (no caso da Ranger, a cada 300 Km).
- Forçada, via sistema: é dado um comando específico à central do veículo por um agente externo via OBD e ela acontece com o veículo parado (basicamente aumentando o giro para aumento da temperatura no DPF até que ele queime a fuligem interna).
- E a descrita por você, pelo próprio usuário do veículo. Mantendo-o em movimento e em alta rotação (na Ranger, aproximadamente 2.500 RPM - você está certo aqui - por um período de tempo de 20 a 30 minutos).

Só para complementar: para a Ranger (e imagino que seja semelhante para outras que usem o sistema), os valores de saturação do DPF definirão, inclusive, o método acima que será utilizado. Quando o destacado na figura a seguir atingir valores acima de 120%, uma luz de advertência sinalizará a necessidade de regeneração. Nesse patamar, não há perda de desempenho e nem entrada do "modo de segurança" da picape. Acima de 200%, ela entra em modo de segurança e a regeneração deverá ser forçada.

516328

A EGR só pode ser limpa por intervenção externa. Não há processo automático para isso.

Abraço,

Miranda


Miranda,
Muito obrigado pela correção!

Abraço

Miranda_MG
13/11/2015, 18:33
Miranda,
Muito obrigado pela correção!

Abraço

:curtir:

Tranquilo, meu caro.

Abraço,

Miranda

douglasfrancisco
17/10/2017, 15:47
Pessoal nessas duas ultimas viagens a Sp notei que minha frontier 2012 altomatica, esta tendo um consumo exagerado de combustível.

Antes fazia uma media de 10/11km por litro diesel comum, nesta ultima viagem o consumo aumentou para 7km/litro na estrada (andando a 100/120km/h. Esta Com 40.000 e todas as revisões em dia.


Gostaria de saber oque esta ocasionando este aumento de combustível e como resolver esse problema.


Obrigado pela ajuda.

Boa tarde!

Conseguiram ver o problema do alto consumo? Estou com a minha exatamente com 40.000 km e na cidade faço 6km/l e na estrada faço 8.8. Sou bem pé leve, o que poderia ser ? abraço

edwint
17/10/2017, 16:00
Boa tarde!

Conseguiram ver o problema do alto consumo? Estou com a minha exatamente com 40.000 km e na cidade faço 6km/l e na estrada faço 8.8. Sou bem pé leve, o que poderia ser ? abraço


essa resposta ninguem sabe responder, a minha tbm esta assim, porem uso pneu maior que original. Vou troca-los para ver oque acontece.

Mestre dos Magos
04/11/2017, 13:34
Posuo uma Attack 11/12 4x2 com 160.000 km. Também noto consumo alto em rodovia media de 8 a 9 km. Com velocidade entre 120 a 160. Kit embreagem trocado com 100.000, Fora isso nunca tive problemas com nada é só óleo motor e filtros. A cada 10.000. Portanto venho notando aumento na emissão de fumaça escura que antes era só quando acelerava muito e maior cheiro.
Essa fumaça alguém poderia me dar uma dica, e também quanto ao consumo.
Obrigado.

enricof18
04/11/2017, 14:02
Posuo uma Attack 11/12 4x2 com 160.000 km. Também noto consumo alto em rodovia media de 8 a 9 km. Com velocidade entre 120 a 160. Kit embreagem trocado com 100.000, Fora isso nunca tive problemas com nada é só óleo motor e filtros. A cada 10.000. Portanto venho notando aumento na emissão de fumaça escura que antes era só quando acelerava muito e maior cheiro.
Essa fumaça alguém poderia me dar uma dica, e também quanto ao consumo.
Obrigado.

Verifique a EGR quanto ao funcionamento da válvula e carbonização do coletor de admissão, além do funcionamento da válvula solenóide da turbina. Geralmente em veículos onde a EGR não foi isolada, a carbonização se torna um problema acima dos 100 mil km, podendo afetar o coletor de admissão, a variação da turbina, e obstruir o catalizador.

evandrofreitas
11/01/2018, 14:10
Posuo uma Attack 11/12 4x2 com 160.000 km. Também noto consumo alto em rodovia media de 8 a 9 km. Com velocidade entre 120 a 160. Kit embreagem trocado com 100.000, Fora isso nunca tive problemas com nada é só óleo motor e filtros. A cada 10.000. Portanto venho notando aumento na emissão de fumaça escura que antes era só quando acelerava muito e maior cheiro.
Essa fumaça alguém poderia me dar uma dica, e também quanto ao consumo.
Obrigado.


Qual diesel vc usa? S10 ou S500. Estou com uma camionete igual a sua e com o mesmo problema...

edwint
19/01/2018, 07:43
Alguma novidade em relação e esse problema?

O cambio automático tbm poderia ter alguma relação com o consumo, ja que o mesmo é quem faz a troca de marchas. Quais as manutenções basicas do cambio? como saber se o mesmo esta trocando as marchas de modo adequado e ma hora certa?

enricof18
19/01/2018, 07:53
Alguma novidade em relação e esse problema?

O cambio automático tbm poderia ter alguma relação com o consumo, ja que o mesmo é quem faz a troca de marchas. Quais as manutenções basicas do cambio? como saber se o mesmo esta trocando as marchas de modo adequado e ma hora certa?

O câmbio pode afetar o funcionamento e consumo sim. Acabei de responder um tópico a respeito da manutenção do câmbio.

Delcides Junior
28/02/2018, 11:08
Bom dia!
Por favor voce conseguiu alguma solução para o problema do consumo?
a minha é uma frontier s manual e tambem esta fazendo media de 6 na cidade e 8 rodovia.
Não sei o que fazer!

micaemari
20/03/2018, 09:32
Qual diesel vc usa? S10 ou S500. Estou com uma camionete igual a sua e com o mesmo problema...

Ola, tenho uma Frontier LE AT ATACCK 11/12 e uso o diesel S10, mas to lendo aqui algumas mensagens se referindo se estão usando o diesel s500 na frontier do mesmo modelo e ano da minha.
Ela pode usar os dois tipos de diesel é? Se caso a resposta sim o S500 da pra usar numa boa ou tem recomendações?
Sou novo na area comprei o carro faz uns 4 meses, mas ate agora to gostando muito.

thyagovieira
20/03/2018, 11:21
Ola, tenho uma Frontier LE AT ATACCK 11/12 e uso o diesel S10, mas to lendo aqui algumas mensagens se referindo se estão usando o diesel s500 na frontier do mesmo modelo e ano da minha.
Ela pode usar os dois tipos de diesel é? Se caso a resposta sim o S500 da pra usar numa boa ou tem recomendações?
Sou novo na area comprei o carro faz uns 4 meses, mas ate agora to gostando muito.

11/12 ainda aceita o s500 e s10. Procure abastecer em postos de confiança, eu dou preferência aos postos que vejo mais caminhões.

Pessoal que está reclamando de consumo alto e fumaça é bom dar uma conferida no intercooler, mangueiras, coletor de admissão, filtros de combustível e ar.

Maurian
23/01/2020, 20:23
Pessoal estou com a mesma situação. Frontier 11/12. LE. Attack. 4x4. Automática. Consumo de 6 km/l cidade e 8 km/l estrada. Um pouco de fumaça preta além do normal. Ja troquei ERG, os 3 filtros de combustível, solenoide da turbina e nada de resolver. No scanner não
Apresenta nada. Alguem pode compartilhar suas experiências ? Como conseguiram resolver ?

enricof18
23/01/2020, 22:17
Pessoal estou com a mesma situação. Frontier 11/12. LE. Attack. 4x4. Automática. Consumo de 6 km/l cidade e 8 km/l estrada. Um pouco de fumaça preta além do normal. Ja troquei ERG, os 3 filtros de combustível, solenoide da turbina e nada de resolver. No scanner não
Apresenta nada. Alguem pode compartilhar suas experiências ? Como conseguiram resolver ?

Até cheguei a te responder em outro tópico, agora vi que a sua é uma 2011.

Primeiro de tudo, abra esse link: https://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/173786-nissan-frontier-2008-2012-valvula-moduladora-da-turbina-como-diagnosticar.html

A geometria da sua turbina está trabalhando da forma como descrevi nesse link? Oscilando na marcha lenta 2 a 3 oscilações por segundo, ou está parada? Se estiver parada já tem problema, e a maioria dos casos de Frontier entre 2008 e 2012 com consumo alto, fumaça preta e perda de potência é por conta do funcionamento inadequado da geometria da turbina.

O que eu ando pegando muito aqui também é parte do controle de combustível, composto pela válvula dosadora da bomba, sensor de pressão do rail e válvula de alívio de pressão do rail, nessas peças podem se acumular sujidades e é interessante fazer uma limpeza nas mesmas, usando descarbonizante e um molho em uma cuba de ultrassom. Mas esse tipo de manutenção deve ser realizada após se verificar os parâmetros de injeção com o scanner. Scanner não é apenas para verificar códigos de falha. Uma série de dados de injeção são mostrados no scanner e muitos mecânicos são totalmente dependentes de scanner com análises gráficas, onde se a barrinha tiver verde está ok, se estiver amarela ou vermelha está ruim. Acontece que nenhum scanner do mercado que tenha análise gráfica tem precisão com esse tipo de verificação na Frontier. Tem dados que a barrinha vai estar verde, mas o valor está fora do padrão.

Casos assim, eu observo logo de cara os seguintes itens:

1) Pressão do rail. Na marcha lenta, motor aquecido, o ideal na Frontier é que esteja acima dos 320 bar. Se cair pra baixo de 300 até pode funcionar bem, mas geralmente não é bom.

2) Corrente na bomba. Esse dado é referente a corrente que está controlando a válvula dosadora da bomba. Motor quente, marcha lenta, o ideal é que esse valor não seja inferior a 1800 mA. Se cair de 1700 mA é ruim, significa que a dosadora da bomba está trabalhando mais aberta para compensar uma perda de pressão no sistema. Em casos assim, quase sempre pode indicar bicos já fora do padrão, mas as vezes pode ser sujeira no sensor de pressão do rail ou na válvula de alívio de pressão do rail.

3) Tempo de injeção: Marcha lenta, motor aquecido, ar condicionado desligado, o ideal é que fique em torno de 500 ms. Se nessas condições estiver trabalhando acima dos 600 ms, pode indicar um problema na injeção, as vezes um sensor de temperatura trabalhando errado, motor com as correntes de sincronismo dilatadas, o que faz o motor trabalhar fora do ponto, etc.

4) Se sua caminhonete faz um barulho de batido na frente do motor toda vez que vai ligar ela pela manhã, e esse barulho para assim que luz de óleo apaga, é quase certo que suas correntes de sincronismo estão dilatadas, e isso faz com que o motor trabalhe fora do ponto, prejudicando o consumo.

5) A sua é automática, e se o óleo do câmbio estiver ruim, vai influenciar E MUITO o consumo.

Outras coisas que influenciam o consumo: Sensor MAF sujo, excesso de carbonização no coletor de admissão, EGR suja, catalizador sujo, motor com compressão baixa, folga nas válvulas fora do padrão, entre várias outras coisas.

Ou seja, para resolver problemas assim, tem que ter paciência e levar em alguém que saiba fazer um diagnóstico PRECISO!

Uma vez eu peguei uma Frontier 2011 também, automática, fazia 7 km/l na rodovia, não passava disso. Ela estava com a geometria de turbina carbonizada, não variava a geometria, o óleo do câmbio estava um horror, sensores sujos, depois de uma bela revisão ela passou de 7 para 10,5 km/l na rodovia a 110 km/h travados no piloto automático.

Qualquer coisa estou a disposição, meu email é enricof18@hotmail.com.

Att.