PDA

Ver Versão Completa : 27% de etanol na gasolina



vmterra
04/02/2015, 17:34
Com teor de 27% de etanol na gasolina, carros não flex deverão usar premiumMais uma vez, a corda arrebentou no lado mais fraco. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) se antecipou ao governo federal e anunciou que, a partir de 16 de fevereiro, em plena folia momesca, o aumento do teor de etanol na gasolina será de 27% no lugar dos 25% usados atualmente. A medida não contempla a gasolina premium, que continua a ter o percentual de 25%. A decisão conjunta foi tomada na segunda-feira, em reunião que contou com representantes da Casa Civil, além de integrantes de outros ministérios, da Anfavea e do setor sucroalcooleiro.

E agora o que fazer??? Todos aqui tem condições de ficar pagando o valor da Podium???

jorgeffn
04/02/2015, 18:20
Com teor de 27% de etanol na gasolina, carros não flex deverão usar premium

Mais uma vez, a corda arrebentou no lado mais fraco. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) se antecipou ao governo federal e anunciou que, a partir de 16 de fevereiro, em plena folia momesca, o aumento do teor de etanol na gasolina será de 27% no lugar dos 25% usados atualmente. A medida não contempla a gasolina premium, que continua a ter o percentual de 25%. A decisão conjunta foi tomada na segunda-feira, em reunião que contou com representantes da Casa Civil, além de integrantes de outros ministérios, da Anfavea e do setor sucroalcooleiro.

E agora o que fazer??? Todos aqui tem condições de ficar pagando o valor da Podium???

Pois é.... acho isso um absurdo.... não bastasse esse aumento abusivo da Gasolina...
até falei sobre isso agora a pouco num tópico de Jimny... http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/114233-jimny-nacional-o-que-mudou-elogios-e-criticas-199.html

mas como é um problema que afeta os proprietários de Suzuki de forma geral... acho muito válido o tópico....

abs!!!

neilsonhenriques
04/02/2015, 18:22
E agora o que fazer??? Todos aqui tem condições de ficar pagando o valor da Podium???

Pra quem tem motor V6 ou V8, rodar com Pódium não é tão mais caro assim porque a economia de combustível gira em torno de 20% e essa gasolina é 30% mais cara, então, dá uma diferença de 10% a mais, na prática.

Agora, é uma puta de uma sacanagem.
Reúnem-se representantes da Casa (de tolerância) Civil, ministérios, ANFAVEA e representantes do setor sucroalcoleiro e tomam uma decisão que vai gerar um prejuízo a médio prazo pra muita gente. Se isso não for um crime, então alguém poderia me explicar o nome disso ?

Biaaa
04/02/2015, 19:30
E o bloco do motor, q é de alumínio? Essa alteração na porcentagem pode ser pior pro jimny? Desgasta mais rapidamente com o aumento de álcool na gasolina?

MATOSWR
04/02/2015, 23:12
Só no Brasil mesmo, quando álcool ta barato fazem isso pra ajudar os produtos de cana, quando o a gasolina baixa de preço a nossa continua cara, pq ta cheia de álcool. Usam critérios políticos para decidir uma coisa que é técnica. Eles não tem problema com os carros, pq usam os que nós pagamos com o imposto. Quem tem carro flex não sofre, logo vamos rodar com 50% de cada. :(

GV3-2014
04/02/2015, 23:44
O maior problema apontado pela ANFAVEA, antes da finalização dos ensaios de durabilidade de longa duração, é a possibilidade de danos nos bicos injetores e nas bombas injetoras. Nada foi mencionado a respeito do bloco de aluminio do motor,


E o bloco do motor, q é de alumínio? Essa alteração na porcentagem pode ser pior pro jimny? Desgasta mais rapidamente com o aumento de álcool na gasolina?

Biaaa
05/02/2015, 07:14
Ok obrigada!..

jorgeffn
05/02/2015, 11:30
Segue a resposta que recebi do SAC da Suzuki:
Olá Jorge,
Tudo Bem?

Nossos veículos possuem alto padrão de qualidade onde vários testes são realizados para garantir o seu desempenho, dentre eles, o tipo de combustível que é comercializado em nosso país. O sistema de gerenciamento eletrônico de injeção e queima de combustível dos nossos veículos foram aferidos e calibrados respeitando normas internacionais para suportar variações e porcentagens para mais ou para menos nas misturas que podem ocorrer no combustível. Isso também interfere na emissão de poluentes por isso essa preocupação.

Infelizmente alguns distribuidores de combustível em nosso País não respeitam as normas e adulteram o combustível adicionando no mesmo vários produtos que podem prejudicar e até danificar os motores.

Por isso o correto é indicar que todos os abastecimentos sejam realizados em postos de bandeiras conhecidas e utilizar combustível do tipo comum.

Recomendamos a procura de postos revendedores de combustíveis com certificação de qualidade pela ANP (Agência Nacional do Petróleo – www.anp.gov.br (http://www.anp.gov.br) ). Abasteça seu veículo apenas com combustíveis de boa procedência e qualidade.

Os nossos veículos mesmo não sendo do tipo flex, estão preparados para utilizar combustível comercializado em nosso País.

Estamos à disposição para esclarecimentos de quaisquer dúvidas existentes por meio do nosso Departamento de SAC.

A SVB Automotores do Brasil LTDA reafirma o seu compromisso com a qualidade e assistência ao cliente.


Atenciosamente,

Tathiana Silva
SVB Automotores do Brasil Ltda
faleconosco@svb.com.br
SAC Suzuki - 0800 770 3380 (tel:0800%20770%203380)


de qualquer forma, acho um absurdo essa mudança, um total desrespeito com a população... e como já falaram.... não bastasse nossa gasolina já ser de péssima qualidade né... aí inventam maneiras de piorar...

abs!

neilsonhenriques
05/02/2015, 11:34
Os nossos veículos mesmo não sendo do tipo flex, estão preparados para utilizar combustível comercializado em nosso País.


Falou tudo e não disse nada...

Afinal, o aumento de álcool vai ou não vai detonar o carro ?

jorgeffn
05/02/2015, 11:49
Falou tudo e não disse nada...

Afinal, o aumento de álcool vai ou não vai detonar o carro ?

Pois é..... eu mandei um outro e-mail exatamente com esse questionamento, vamos aguardar a resposta...

abs!!!

J Carlos
05/02/2015, 12:31
Foi o famoso COPIAR E COLAR, recebi exatamente a mesma resposta.
Resumindo:Se o motor apresentar problema, não foi o aumento de etanol na mistura e sim combustível adulterado, com isso a Suzuki tira o corpo fora.

neilsonhenriques
05/02/2015, 13:01
Resumindo:Se o motor apresentar problema, não foi o aumento de etanol na mistura e sim combustível adulterado, com isso a Suzuki tira o corpo fora.

BINGO !!! :palmas:

E aposto que todas as montadoras tem rigorosamente o mesmo discurso. Se ligar pra Porsche agora e fizer a mesma pergunta, vai receber essa resposta CTRL C CTRL V. Quiçá com a mesma redação, nos mínimos detalhes.

Biaaa
05/02/2015, 14:53
Belo discurso, moça. Já pode virar presidenta.

J Carlos
05/02/2015, 15:44
O aumento da mistura autorizado pelo des governo foi de 27,5%, a diferença 0,5% poderá chegar em abril, falta o relatório das montadoras e a troca da proveta de testes que é instalada em cada bomba de combustível que não consegue fazer leitura intermediária da mistura.

Tiago da Cunha
05/02/2015, 23:18
Por isso o correto é indicar que todos os abastecimentos sejam realizados em postos de bandeiras conhecidas e utilizar combustível do tipo comum.

Ela falou que é correto abastecer com gasolina COMUM??
Os mecânicos sempre me disseram o contrário, que o combustível comum deixa muitos resíduos e que a gasolina aditivada era a mais recomendada.
Agora buguei aqui. Não entendi mais nada.

enasor
06/02/2015, 10:09
Amigos,

Juntem-se à campanha pelo veto presidencial ao aumento de 25% para 27% de etanol anidro diluído à gasolina.

https://secure.avaaz.org/po/petition/Presidencia_da_Republica_Veto_ao_aumento_de_25_par a_27_de_etanol_anidro_diluido_na_gasolina/?aMIUZib

A propósito a campanha está sendo divulgada pela mídia:

http://carplace.uol.com.br/peticao-online-pede-veto-presidencial-a-mistura-de-27-de-etanol-na-gasolina/

Biaaa
06/02/2015, 11:17
Tá dando erro 404 - página não encontrada, neste segundo link.
Assinei a petição, vamos ver se ajuda né...

Junior84
06/02/2015, 11:29
Está nos meus planos adquirir um carro antigo (F75, rural ou jeep). E ai? vou ter que usar gasolina Premium no meu Jeep de 15 mil.
Isso é uma tremenda falta de respeito. Eu vivo em uma pequena cidade no interior do mato grosso e agora vou ter que importar gasolina de outra cidade a 200km de distancia?
Bem, agora é procurar um carro antigo movido a álcool e esquecer os movidos a mijolina.

Ricardo Passoni
06/02/2015, 12:03
Isso é um absurdo , se já não bastasse ter álcool na gasolina e solventes etc.... tudo com o conluio da Anfavea e do setor de açúcar e álcool no lobby e nas contribuições de campanha . Já estou usando menos o carro , antes estava usando 250km / semana agora 140/150 máximo , pegando carona etc.... pena não conseguir ir andando ou de bike para o trabalho. Fica so uma pergunta , quando meu carro tiver algum defeito causado pela mijolina com muito álcool , mando a conta para os gênios que apoiaram a medida !!! ou para os 51% que votaram e apoiam a Monica !
Abraços revoltados faz tempo

enasor
06/02/2015, 13:27
Tá dando erro 404 - página não encontrada, neste segundo link ...

Então, entre no Google e digite:

peticao-online-pede-veto-presidencial-a-mistura-de-27-de-etanol-na-gasolina

Leko-4sport
06/02/2015, 17:11
Pô galera tô pensando seriamente em virar traficante de gasolina.
Já ouvi gente dizer que quer colocar uns 5 litros de AvGas por tanque (gasolina de aviação 100% gasolina, mas com alto teor de chumbo), gente querendo usar uma técnica de tirar o álcool da gasolina em casa (tipo tirar o álcool de uns 4 - 5 litros e colocar essa suposta gasolina 100% pra fazer um blend) mas isso deixa a gasolina com menos octanagem.
Enfim, fodeu! Sorte de quem mora na fronteira, atravessa, enche o tanque por metade do preço e volta hehe.
Coitados dos argentinos, paraguaios, colombianos, bolivianos, etc... em viagem ao Brasil, esses vão ter que passar numa retífica na volta pra casa.

tjflorindo
07/02/2015, 10:28
Só uma informação, a Podium da BR tem o mesmo teor de etanol da gasolina comum e aditivada, atualmente 25%. O que difere é a octanagem maior e detergentes. Uso a Podium a bastante tempo no meu vitara, rodo pouco com ele e por ser injeção monoponto, sempre tinha problema com gasolina de má qualidade. A diferença é que a alta octanagem aumenta o ponto de explosão, não deixando praticamente nenhum resíduo da combustão.
A orientação da Suzuki pela comum, deve ser pelo seguinte motivo: a gasolina aditivada é mais fácil de ser adulterada, como ela diz, contém aditivos; a proporção de aditivos inseridos reduz ainda o percentual de gasolina(comum: 25% etanol + gasolina; aditivada: 25% + aditivos + gasolina). Trabalhei em uma concessionaria da Sthil (motosserras), recomendavam gasolina comum por esse motivo.
A gasolina aqui no Paraguai, tmb tem 25% de etanol, são comercializadas pela sua octanagem. E o preço não anda muito diferente, a econômica de octanagem menor que a comum brasileira tá R$ 2,90 em Pedro Juan caballero, PY.

Mauro B
07/02/2015, 15:54
Ela falou que é correto abastecer com gasolina COMUM??
Os mecânicos sempre me disseram o contrário, que o combustível comum deixa muitos resíduos e que a gasolina aditivada era a mais recomendada.
Agora buguei aqui. Não entendi mais nada.

Só pra lembrar: gasolina aditivada é gasolina comum, com a vantagem de manter os bicos limpos!!! Os "experts" dos fabricantes tomam os textos de manuais originais, produzidos inclusive para onde ainda se usa gasolina com chumbo. Aqui não existe isso.

MATOSWR
19/03/2015, 00:05
Ainda existe esperança. O Ministerio Publico de MG entrou com ação contra o aumento de álcool na gasolina. Devemos lembrar que os principais prejudicados deverão ser os carros antigos (ai entram vários suzukis) e os importados (vários suzukis novos). Alguns recomendam usar nesses carros apenas a gasolina podium da Petrobras. Mas aqui no Rio ta custando mais de 4.50 no posto que achei!
http://www.prmg.mpf.mp.br/imprensa/noticias/consumidor-e-ordem-economica/mpf-pede-suspensao-do-aumento-do-percentual-de-alcool-na-gasolina

jorgeffn
19/03/2015, 00:43
Ainda existe esperança. O Ministerio Publico de MG entrou com ação contra o aumento de álcool na gasolina. Devemos lembrar que os principais prejudicados deverão ser os carros antigos (ai entram vários suzukis) e os importados (vários suzukis novos). Alguns recomendam usar nesses carros apenas a gasolina podium da Petrobras. Mas aqui no Rio ta custando mais de 4.50 no posto que achei!
http://www.prmg.mpf.mp.br/imprensa/noticias/consumidor-e-ordem-economica/mpf-pede-suspensao-do-aumento-do-percentual-de-alcool-na-gasolina

Matoswr, valeu demais por essa informação... vamos acompanhar e ver o final dessa "novela"....

abs!

Chuva
19/03/2015, 09:41
Oi pessoal, blz?

Ok, q lástima e tal, sempre nos fordensfildemos..

Mas um detalhe, mesmo considerando a corrosividade do anidro x a vida util dos componentes dos carros preparados somente para gasolina, uma duvida que gostaria que se souberem q digam.

Considerando a gasolina comum, com 27,5% de alcool anidro, sem aditivo e de, teoricamente de um posto bom, sem muitos diluentes, misturas e os detergentes dos aditivos, a proporção de defasagem de aproveitamento do alcool em percentuais, em relação a essa gasolina seria de 60%?

Ou melhor, a cada litro de anidro no tanque o aproveitamento desse litro em relação a gasolina seria de uma queima de 60%, ou seja, para 1000ml queimados de mijolina o equivalente seria 600ml de anidro queimados eficientemente?

Por favor corrijam se estiver errado, é curiosidade para cálculos.

Vlws

Abçs

nanito
19/03/2015, 11:11
Só uma informação, a Podium da BR tem o mesmo teor de etanol da gasolina comum e aditivada, atualmente 25%. O que difere é a octanagem maior e detergentes. Uso a Podium a bastante tempo no meu vitara, rodo pouco com ele e por ser injeção monoponto, sempre tinha problema com gasolina de má qualidade. A diferença é que a alta octanagem aumenta o ponto de explosão, não deixando praticamente nenhum resíduo da combustão.
A orientação da Suzuki pela comum, deve ser pelo seguinte motivo: a gasolina aditivada é mais fácil de ser adulterada, como ela diz, contém aditivos; a proporção de aditivos inseridos reduz ainda o percentual de gasolina(comum: 25% etanol + gasolina; aditivada: 25% + aditivos + gasolina). Trabalhei em uma concessionaria da Sthil (motosserras), recomendavam gasolina comum por esse motivo.
A gasolina aqui no Paraguai, tmb tem 25% de etanol, são comercializadas pela sua octanagem. E o preço não anda muito diferente, a econômica de octanagem menor que a comum brasileira tá R$ 2,90 em Pedro Juan caballero, PY.

Achei muita válida essa informação! Sempre tive dúvidas com qual combustível abastecer, e sempre duvidei da qualidade dos aditivos colocados na gasolina aditivada. Normalmente abasteço assim: a cada duas abastecidas com comum, abasteço uma vez com aditivada. Não sei porque faço isso, acho que é algo que a "propaganda" da gasolina aditivada impôs no meu subconsciente. Caso haja algo de prejudicial no motor, deixando de abastecer com gasolina aditivada, os problemas surgirão a curto ou longo prazo? Alguém saberia dizer?

Até hoje nunca precisei fazer limpeza de bicos etc e tal, e sempre troco as velas pela quilometragem, apesar de estarem sempre com ótimo aspecto e baixíssimo desgaste.

danielreisp
19/03/2015, 13:01
Oi Pessoal, lendo rapidamente os post, lembrei daquele assunto: "GNV vai ser melhor que a essa porcentagem de etanol na gasolina?..."?

tjflorindo
19/03/2015, 14:30
Um pensamento "fundamentalista" sobre o aumento do percentual de etanol a curto prazo.
O objetivo deste aumento era aumentar a demanda de etanol, favorecendo as usinas produtoras de cana que enfrentam uma profunda crise, aproximadamente 60 usinas estão em processo de recuperação judicial.

Mas, a partir do anuncio dessa medida, houve severas mudanças na economia:
* Quebra na safra da China de açúcar de aprox . 20%; Queda mundial na produção do açúcar; Aumento na demanda mundial de açúcar; Desvalorização do real frente ao dollar....isso aumenta a competitividade das exportações de açúcar brasileira, deixando o produto mais atrativo. Resultado, usinas que possuem uma plataforma Flex (podem optar em produzir açúcar ou etanol) como aqui no MS, tem direcionado sua produção somente para açúcar! Baixa oferta de etanol e queda nos preços internacionais da gasolina, podem forçar uma intervenção e redução desse percentual a curto prazo.

Miranda_MG
19/03/2015, 14:53
Um pensamento "fundamentalista" sobre o aumento do percentual de etanol a curto prazo.
O objetivo deste aumento era aumentar a demanda de etanol, favorecendo as usinas produtoras de cana que enfrentam uma profunda crise, aproximadamente 60 usinas estão em processo de recuperação judicial.

Mas, a partir do anuncio dessa medida, houve severas mudanças na economia:
* Quebra na safra da China de açúcar de aprox . 20%; Queda mundial na produção do açúcar; Aumento na demanda mundial de açúcar; Desvalorização do real frente ao dollar....isso aumenta a competitividade das exportações de açúcar brasileira, deixando o produto mais atrativo. Resultado, usinas que possuem uma plataforma Flex (podem optar em produzir açúcar ou etanol) como aqui no MS, tem direcionado sua produção somente para açúcar! Baixa oferta de etanol e queda nos preços internacionais da gasolina, podem forçar uma intervenção e redução desse percentual a curto prazo.

tjflorindo, como eu gostaria de acreditar e, mais, ver acontecendo...

Mas minha aposta é de que é mais fácil aumentar o preço da nossa álcoolina devido à escassez de álcool do que o percentual desse último cair. Você, próximo desses produtores, sabe da força política que os grandes têm. E entenda a expressão como pequenas parcelas contribuintes das doações para campanhas do nosso governo... Sei não.

Vamos ver no que dá a intervenção do MP aqui de Minas. Acho mais factível voltar ao que era antes dessa forma.

Abraço,

Miranda

luiz carvalho
21/03/2015, 12:13
tjflorindo, como eu gostaria de acreditar e, mais, ver acontecendo...

Mas minha aposta é de que é mais fácil aumentar o preço da nossa álcoolina devido à escassez de álcool do que o percentual desse último cair. Você, próximo desses produtores, sabe da força política que os grandes têm. E entenda a expressão como pequenas parcelas contribuintes das doações para campanhas do nosso governo... Sei não.

Vamos ver no que dá a intervenção do MP aqui de Minas. Acho mais factível voltar ao que era antes dessa forma.

Abraço,

Miranda



Prezado Miranda, boa tarde ! Desculpe-me por postar citando em seu tópico! Ainda sou novato aqui no forum, porém lí uma boa notícia e segue abaixo.
Bom final de semana a todos !

MPF-MG pede suspensão do aumento do percentual de álcool na gasolina

Recomendação encaminhada ao MME adverte que a alteração do percentual de 25% para 27% só pode ocorrer se ficar provado que não haverá danos aos automóveis.

MPF-MG pede suspensão do aumento do percentual de álcool na gasolina
Recomendação encaminhada ao MME adverte que a alteração do percentual de 25% para 27% só pode ocorrer se ficar provado que não haverá danos aos automóveis
postado em 18/03/2015 14:53 / atualizado em 18/03/2015 16:42
Estado de Minas (nacional.em@uai.com.br)
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Secretaria Executiva do Ministério de Minas e Energia que somente permita alteração no percentual de etanol na gasolina, dos atuais 25 para 27%, caso os testes que estão sendo conduzidos pelo próprio MME concluam, de forma cabal, que tal aumento não danificará os automóveis movidos a gasolina, com eventuais prejuízos aos seus proprietários. Caso o aumento já tenha ocorrido, o MPF pede que ele seja suspenso imediatamente até a conclusão dos testes.


O aumento do percentual de álcool na gasolina pode afetar os veículos, especialmente os modelos mais antigos. Além disso, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a medida não traria grandes benefícios ambientais, já que, “se por um lado ocorre a diminuição do monóxido de carbono, por outro aumenta a emissão de aldeídos”.
Também a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetes, Bicicletas e similares (Abraciclo) manifestou-se dizendo ser necessário realizar testes para detectar eventual desgaste de peças e componentes das motocicletas em função do uso maior do etanol na mistura.


“É evidente que estamos falando de possibilidades. Mas a legislação brasileira também é clara no sentido de que o consumidor tem direito a informações claras e completas sobre o produto que irá adquirir. Ou seja, sem o resultado dos testes para detectar possíveis efeitos sobre os componentes dos veículos, resultantes do aumento da quantidade de álcool na gasolina, não se poderia colocar tal mistura à venda”, afirma o procurador da República Fernando Almeida Martins, autor da recomendação.


Ele lembra também que “o artigo 39, IV, do Código de Defesa do Consumidor (CDC) considera prática abusiva o fornecedor aproveitar-se da fraqueza ou ignorância do consumidor para impingir-lhe seus produtos ou serviços, que é exatamente o que pode vir a ocorrer ou já está ocorrendo nesse tipo de situação”.


Outras regras do CDC citadas pelo MPF são as contidas no artigo 6º, II, segundo o qual é direito básico do consumidor “o acesso a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem”, e no artigo 37, § 1º, que define como publicidade enganosa “qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário,inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedade, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços’.


De acordo com o procurador Fernando Martins, “além dos direitos dos consumidores, na prática, a recomendação visa defender o próprio patrimônio público. Imagine se, após a colocação do produto no mercado, os testes venham a concluir que a mistura tem potencial para causar danos aos veículos. A União ficaria sujeita a inúmeras ações de ressarcimento, o que pode ser definitivamente evitado se o Ministério das Minas e Energia aguardar a conclusão dos testes”. A Secretaria Executiva do MME terá prazo de 10 dias para informar o acatamento da recomendação.

MATOSWR
24/03/2015, 13:57
Oi Pessoal, lendo rapidamente os post, lembrei daquele assunto: "GNV vai ser melhor que a essa porcentagem de etanol na gasolina?..."?


GNV nunca será melhor Daniel. Bem será melhor se você for uma empresa com 100 Unos na rua o dia todo. Que vão rodar 60mil km e você vai vender e comprar outros. Assim não terá problema. Ou se você comprar um Kit de 5a. Geração com um monte de parafernálias. Só assim. De resto você vai viver sofrendo com o carro, seja uma luz no painel que não acende, marcha lenta irregular, carro morrendo ou acelerado demais etc. Vai economizar grana, mas vai sofrer. Palavra de quem já usou muitooooo.

Ricardo Passoni
24/03/2015, 15:38
Só para constar enchi o tanque com o que chamam de gasolina ( mijolina) rodava antes 120/130 max sem abaixar o ponteiro agora 90 km e já abaixou , não preciso dizer mais nada .... se fizer de media 9km/l fico muitíssimo feliz ....
o pais do baralho!!
Abraços

ESTEBAN
24/03/2015, 16:46
Amigo carro a gasolina , agora só Podium . Acabou essa de carro que faz tanto x tanto , será loteria e desgaste prematuro se usar comum.
Só para constar enchi o tanque com o que chamam de gasolina ( mijolina) rodava antes 120/130 max sem abaixar o ponteiro agora 90 km e já abaixou , não preciso dizer mais nada .... se fizer de media 9km/l fico muitíssimo feliz ....
o pais do baralho!!
Abraços

AugustoSC
24/03/2015, 17:38
Amigo carro a gasolina , agora só Podium . Acabou essa de carro que faz tanto x tanto , será loteria e desgaste prematuro se usar comum.

Vocês realmente estão achando que um aumento de 25% para 27% vai dar tanto problema assim? Dependendo do posto em que se abastece, pode apostar que vai coisa muito pior pra dentro do carro do que o etanol a mais. A Podium com os seus 25% de etanol mais uma octanagem que a taxa de compressão do nosso carro não aproveita, vai ser melhor que uma gasolina com 27% de etanol e uma octanagem adequada aos nossos carros? Eu tenho minhas dúvidas.

Não estou defendendo o aumento, muito pelo contrário, fiquei muito preocupado pelo que isso sinaliza a longo prazo, ou seja, provavelmente quem tem carro só a gasolina neste país vai sofrer (como é o meu caso que estou com um GV) com aumentos ainda maiores de etanol na gasolina, sem que seja colocada uma opção a este combustível nas bombas do país, nem a preços mais altos pra quem quiser pagar.

Meu ponto é que com 25% ou 27%, nossos carros irão sofrer e importante não seria voltar a 25%, seria termos alguma opção de abastecer com uma gasolina sem etanol, ou se isso for impossível, pelo menos com quantidades realmente menores de etanol. Eu pagaria tranquilamente o preço que se paga na podium, por uma gasolina com o nível de octanagem adequado e sem alcool na mistura. Aí sim, eu estaria gastando mais hoje para ter o carro funcionando melhor, provavelmente consumindo menos e ganhando em manutenção a longo prazo.

Agora, este cenário é resultado da pressão dos usineiros e das montadoras nacionais que estão também dando pulos de alegria, vendendo estas enganações de carros flex. Comprei meu GV um pouco antes do anuncio do aumento do etanol, se eu soubesse antes, provavelmente iria desistir de pegar o GV por ele ser a gasolina.

Abraços, Augusto

Ricardo Passoni
24/03/2015, 18:20
ESteban isso se realmente a gosolina que custa R$ 4,35 aqui estiver com os 25% declarados , é um mato sem cachorro , tudo para beneficiar um setor e prejudicar os consumidores ( nós) .
Abraço


Amigo carro a gasolina , agora só Podium . Acabou essa de carro que faz tanto x tanto , será loteria e desgaste prematuro se usar comum.

PPaulo
24/03/2015, 19:26
Os carros a gasolina no Brasil são homologados para usar gasolina com 22% de álcool.
É essa gasolina que deveríamos ter o direito de usar.

danielreisp
25/03/2015, 12:20
GNV nunca será melhor Daniel. Bem será melhor se você for uma empresa com 100 Unos na rua o dia todo. Que vão rodar 60mil km e você vai vender e comprar outros. Assim não terá problema. Ou se você comprar um Kit de 5a. Geração com um monte de parafernálias. Só assim. De resto você vai viver sofrendo com o carro, seja uma luz no painel que não acende, marcha lenta irregular, carro morrendo ou acelerado demais etc. Vai economizar grana, mas vai sofrer. Palavra de quem já usou muitooooo.

Beleza, já desisti de pensar na ideia! rs.

ESTEBAN
25/03/2015, 14:55
Isso ai Ricardo , quem pode confiar em "padrão" da Petrobrás, será um belo caixa para ela a Podium . Usado a gasolina como os nossos serão os últimos.
ESteban isso se realmente a gosolina que custa R$ 4,35 aqui estiver com os 25% declarados , é um mato sem cachorro , tudo para beneficiar um setor e prejudicar os consumidores ( nós) .
Abraço

luiz carvalho
26/03/2015, 23:07
Pessoal, boa noite ! Segue o link com o relatório técnico completo da Petrobrás !

http://www.mme.gov.br/documents/105...Gasolina/dd1de307-7e75-4ced-a1f4-0bf112662470 (http://www.mme.gov.br/documents/10584/0/RT+DPM+008_14+-+Efeitos+do+E275+e+do+E30+em+Ve%C3%ADculos+Motocic letas+e+Motor+a+Gasolina/dd1de307-7e75-4ced-a1f4-0bf112662470)

MATOSWR
27/03/2015, 20:54
Algum notou diferença com a gasolina nova? Achei meu carro um pouquinho diferente na marcha lenta. ou é só pscologico de saber que to rodando com muito álcool. rs

MATOSWR
27/03/2015, 21:07
Pessoal, boa noite ! Segue o link com o relatório técnico completo da Petrobrás !

http://www.mme.gov.br/documents/105...Gasolina/dd1de307-7e75-4ced-a1f4-0bf112662470 (http://www.mme.gov.br/documents/10584/0/RT+DPM+008_14+-+Efeitos+do+E275+e+do+E30+em+Ve%C3%ADculos+Motocic letas+e+Motor+a+Gasolina/dd1de307-7e75-4ced-a1f4-0bf112662470)

Eu li o relatório: eles não testaram carros 1,4 ou 1,3 como o Jimny. Ai usei como base o veiculo L5A, mas que é 1,6 multiponto ano 2010. Agora para o veiculo mais antigo multiponto sofreu mais com variação na lenta.

De qualquer modo o relatório não avaliou desgastes, apenas desempenho e poluição de forma geral.

jorgeffn
27/03/2015, 21:21
Eu li o relatório: eles não testaram carros 1,4 ou 1,3 como o Jimny. Ai usei como base o veiculo L5A, mas que é 1,6 multiponto ano 2010. Agora para o veiculo mais antigo multiponto sofreu mais com variação na lenta.

De qualquer modo o relatório não avaliou desgastes, apenas desempenho e poluição de forma geral.

Também dei uma olhada, não li o documento todo, mas foi a minha impressão também, e de acordo com a avaliação do documento, as diferenças de desempenho ficam bem pequenas, menos de 5%... agora o desgaste, só o tempo nos dirá....

ainda não coloquei gasolina depois da mudança, um pouco antes enchi o tanque e ainda tenho meio tanque.... vou esperar esvaziar mais, para assim tentar notar alguma diferença....

abs!

Arildo MT
28/03/2015, 10:32
Também dei uma olhada, não li o documento todo, mas foi a minha impressão também, e de acordo com a avaliação do documento, as diferenças de desempenho ficam bem pequenas, menos de 5%... agora o desgaste, só o tempo nos dirá....

ainda não coloquei gasolina depois da mudança, um pouco antes enchi o tanque e ainda tenho meio tanque.... vou esperar esvaziar mais, para assim tentar notar alguma diferença....

abs!

Olá, realmente esses 2% a mais de etanol é ruim, mas não que vá prejudicar mais do que os solventes e outras porcarias que adicionam e nem sabemos o põem no tanque, será que aonde você abastece tem só 25% de etanol na gasolina?, tenho uma tracker teoricamente mono combustivel, porem moro em uma cidade no interior sem acesso por estrdas pavimentadas, na época de chuvas (06 meses por aqui) as vezes pontes de madeira vão embora, atoleiros, já ocorreu em alguns anos de fortes chuvas, ficarmos ilhados aqui (ir e vir só de avião monomotor) consequentemente desabastecimento de muitos itens incluindo combustível, imaginando que um dia em uma emergência posso ficar sem gasolina e sabendo da robustez da tracker com a qualidade Suzuki com sistema de injeção bem parrudo com peças bosch, denso, Mitsubishi, mas a taxa de compressão não é ideal para etanol, longe disso, resolvi testar na pratica as alterações da adição de etanol, logo de inicio com 50% de etanol (25 já presente na gasolina e mais 25 de etanol) poderia dar merda, mas a tracker não deu nem bola, partida de manha normal (décimos de segundo mais lenta) temperatura ambiente na manha de 20 a 25° e no dia 25 a 40°, não aumentou a agua no espape, não percebi perda de rendimento, consumo ainda não aferi mas parece normal (talvez 5 a 10% de perca com 50% etanol) percebi pequeno aumento na vibração do motor enquanto frio, luz de injeção anomalia não acendeu, tudo aparentemente normal, então se o carro tiver um bom sistema de injeção ele gerencia e faz as correções, já vi um palio antigo a gasolina de um professor sem alterações rodando 100% no etanol, quando frio o motor 20c° ficava com a lenta péssima uns 10 minutos até aquecer, resumindo só fiz isso para saber que se eu precisar em uma emergência adicionar etanol o carro ''aceitara'', talvez eu teste com 30, 40, 60, 75, 100% etanol (talvez não) foi um teste rápido um tanque, poucos kms, nada conclusivo e claro que se usar a longo prazo ''pode'' causar problema na bomba, linha, injeção, motor, mas meu caso foi só um teste p/ não ser pego de surpresa em uma eventualidade, NÃO FAÇÃO ISSO EM CASA, rsrsrsrsrsrsrs, fica o registro, vou replicar o post em outros tópicos para pesquisa em assuntos similares, blz.

nanito
31/03/2015, 11:53
Nas duas últimas abastecidas, abasteci com gasolina comum, e notei que o carro dá uma engasgada ainda quando está frio. Coisa que não acontecia antes. Recentemente troquei o sensor MAF do meu Vitara, e imaginei que pudesse ser o novo MAF se ajustando à rotina da central. Mas, não sei não. Já troquei velas e encomendei um jogo de cabo de velas novos pra ter uma certeza maior.

Pelo que andei lendo, o crítico mesmo vai ser com motores injeção monoponto, no caso os Vitaras 8v. O meu é multiponto (16V), espero que com a troca dos cabos de vela, pare de engasgar no frio.

Abraços!

marcos.felisberto
31/03/2015, 14:50
Pessoal

Acabei de colocar na minha tracker um tanque de gasolina podium aqui em Brasília.

Foram R$ 264,23!

O carro ficou mais "solto" e segundo minha mulher menos barulhento. Como foi um tanque só ainda não vi a média, mas o ponteiro ainda tá colado no "cheio" depois de 120km.

Não deve alterar muito o consumo, mas se ela "limpar a garganta", vou repetir o remédio mais vezes.

GWC
31/03/2015, 18:39
Marcos não coloquei um tanque, mas quando coloquei podium no meu carro tive essa mesma impressão!
Depois que voltei a colocar a "comum" a diferença pareceu grande, parece que o carro tá amarrado!
O duro é pagar 4 ou 5 reais o litro! dependendo do posto, mas acho q de vez em quando vale a pena!

Abs


Pessoal

Acabei de colocar na minha tracker um tanque de gasolina podium aqui em Brasília.

Foram R$ 264,23!

O carro ficou mais "solto" e segundo minha mulher menos barulhento. Como foi um tanque só ainda não vi a média, mas o ponteiro ainda tá colado no "cheio" depois de 120km.

Não deve alterar muito o consumo, mas se ela "limpar a garganta", vou repetir o remédio mais vezes.

nanito
10/04/2015, 09:43
Buenas, amigos!

Troquei os cabos de vela da minha viatura, ou seja, estou com cabos de vela, velas e MAF novos.

Abasteci uma vez com gasolina podium e a viatura respondeu bem ao combustível. Estava achando que era por causa dos cabos de vela novos (com certeza contribuiram para uma melhora no desempenho), MAS... na última abastecida enchi o tanque com gasolina comum e de novo vieram as falhas.

Entre 2000 e 3000 rpm se eu mantenho a aceleração ou acelero bem devagar, quando o motor está frio, o motor dá uma engasgada como se estivesse com problema de vácuo, mas chegando perto de 3000 ele arranca novamente. Quando o motor está quente, o comportamento fica ok.

Alguém mais está passando por alguma situação como essa?

Estou pensando em desmontar a válvula EGR pra verificar o estado dela, mas estou desconfiadíssimo que esta falha é por causa da alcoolina.

O brabo que aqui na minha cidade, gasto em torno de R$ 200,00 no tanque da gasolina podium. Tristeza.

EvandroES
10/04/2015, 16:12
nanito, até agora não senti diferença mas vou ficar de olho e qualquer coisa eu posto.

Abraços.

AlemãoRS
10/04/2015, 19:39
Buenas, amigos!

Troquei os cabos de vela da minha viatura, ou seja, estou com cabos de vela, velas e MAF novos.

Abasteci uma vez com gasolina podium e a viatura respondeu bem ao combustível. Estava achando que era por causa dos cabos de vela novos (com certeza contribuiram para uma melhora no desempenho), MAS... na última abastecida enchi o tanque com gasolina comum e de novo vieram as falhas.

Entre 2000 e 3000 rpm se eu mantenho a aceleração ou acelero bem devagar, quando o motor está frio, o motor dá uma engasgada como se estivesse com problema de vácuo, mas chegando perto de 3000 ele arranca novamente. Quando o motor está quente, o comportamento fica ok.

Alguém mais está passando por alguma situação como essa?

Estou pensando em desmontar a válvula EGR pra verificar o estado dela, mas estou desconfiadíssimo que esta falha é por causa da alcoolina.

O brabo que aqui na minha cidade, gasto em torno de R$ 200,00 no tanque da gasolina podium. Tristeza.

E a tampa do distribuidor é nova?
Tive uma situação parecida em outro carro e era a tampa do distribuidor.

João Muraro
30/04/2015, 19:56
Tenho colocado sempre 15 litros da podium e o restante da comum ao abastecer o carro (completando o tanque) e a resposta está sendo ótima.

eduardopks
30/04/2015, 20:40
A Anfavea concluiu ainda que, nos carros avaliados, o consumo de combustível aumentou até 2% em relação à gasolina com 25% de etanol.
Só carros a gasolina
Antes da mudanças, testes da Petrobras apontaram que a nova proporção não afetava o desempenho dos carros, mas a Anfavea ainda não tinha concluído a avaliação sobre durabilidade.
Trata-se de um teste de longa duração feito por sete montadoras, somente com modelos atualmente comercializados e que rodam exclusivamente com gasolina. Ou seja, basicamente carros importados, já que os nacionais costumam ter motor flex.
Três montadoras, Fiat Chrysler, General Motors/Chevrolet e Toyota, já tinham concluído os testes até a semana passada, quando a Anfavea apresentou os resultados. As demais (Ford, Hyundai Caoa, Honda e Volkswagen) devem terminar suas avaliações até a segunda quinzena de junho, diz o governo.
Foram avaliados os seguintes aspectos:
- dirigibilidade;
- partida a frio e a quente;
- temperatura do catalizador;
- emissões;
- consumo de combustível;
- durabilidade em campo;
- testes de bancada (com componentes que têm contato direto com o combustível).


(...)

http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/04/governo-diz-que-teste-da-anfavea-aprovou-alta-de-etanol-na-gasolina.html

Ou seja, o prejuízo é no bolso, com o aumento do consumo. Porém pelo teste não existem danos ao motor...

Abraços!

PPaulo
01/05/2015, 16:49
Este teste da Anfavea assim como o teste anterior da Petrobrás é para inglês ver.
É impossível atestar a durabilidade dos motores em tão pouco tempo de teste.
As autoridades querem achar uma justificativa técnica para uma decisão estritamente política sob pressão dos usineiros.
Pedro Paulo.

jipezuki
01/05/2015, 17:22
É isso mesmo PPaulo. Falou tudo !!

VOVÔ DO TROLLER
01/05/2015, 18:51
Este teste da Anfavea assim como o teste anterior da Petrobrás é para inglês ver.
É impossível atestar a durabilidade dos motores em tão pouco tempo de teste.
As autoridades querem achar uma justificativa técnica para uma decisão estritamente política sob pressão dos usineiros.
Pedro Paulo.


Com certeza.Disse tudo. Os donos de carros movidos somente a gasolina que se lasquem.

Brüner
02/05/2015, 19:38
Pessoal, eu fiz uma viagem esse fim de semana com o Jimny, foi a primeira viagem com esse novo percentual de álcool na gasolina, e percebi a batida de pino quando se dá "carga no motor" forçando ele em subidas, etc...
Voltei da viagem e coloquei "podium" como moro próximo da Dutra, peguei a estrada e fui testa, a batida de pino parou.
Como ele é bem silencioso, é só fechar os vidros e deixar o rádio desligado que dá para ouvir qualquer barulho fora do normal.
Andando sem forçar com o "rabo de galo" não se ouve a batida de pino.

MATOSWR
03/05/2015, 10:42
O teste não foi cientificamente correto, visto que a amostra era muito pequena e nem se avaliou como essa mudança afeta a durabilidade dos motores.

ESTEBAN
03/05/2015, 16:51
Com a gasolina disponível , rendimento x km acabou. Desempenho melhor com custo maior só ,Podium. Custo menor com desempenho pior , todas as aditivadas. É cruel mais é assim.





O teste não foi cientificamente correto, visto que a amostra era muito pequena e nem se avaliou como essa mudança afeta a durabilidade dos motores.

Chuva
03/05/2015, 20:02
Com a gasolina disponível , rendimento x km acabou. Desempenho melhor com custo maior só ,Podium. Custo menor com desempenho pior , todas as aditivadas. É cruel mais é assim.

Eu concordo com vc amigo.. mas olha só..

para a Tracker foi nitido que o consumo amentou, estranho..

para uma fielder que não é flex o consumo se manteve.. gasolina comum ipiranga a 3.299

cada marca vai "aceitar" de uma forma essa mair quantidade de alcool.. mas o preju no desgaste do motor com certeza é maior e esses testes são pra gringo ver.. como já disseram ai..

[ ]s

ESTEBAN
04/05/2015, 09:07
Lançamento só a gasolina não será comercial

.
Eu concordo com vc amigo.. mas olha só..

para a Tracker foi nitido que o consumo amentou, estranho..

para uma fielder que não é flex o consumo se manteve.. gasolina comum ipiranga a 3.299

cada marca vai "aceitar" de uma forma essa mair quantidade de alcool.. mas o preju no desgaste do motor com certeza é maior e esses testes são pra gringo ver.. como já disseram ai..

[ ]s

PPaulo
04/05/2015, 18:37
Lançamento só a gasolina não será comercial

.
Pois é Esteban!
Com isso todo mundo parte para os carros flex que são uma gambiarra.
Em um país sério organismos como Ministério Público, entidades de defesa do consumidor e outros não permitiriam essas mudanças arbitrárias pelo governo.
Vejam que os motores a gasolina são homologados pelo próprio governo para usar uma gasolina que não está disponível ao consumidor.
Pedro Paulo

ESTEBAN
05/05/2015, 09:44
Pedro Paulo , vivemos num faz de conta que existem regras e normas. Todas as ONGs , Agencias reguladoras e Associações para defender o consumidor estão comprometidas com as empresas que "contribuem",isso é geral.


Pois é Esteban!
Com isso todo mundo parte para os carros flex que são uma gambiarra.
Em um país sério organismos como Ministério Público, entidades de defesa do consumidor e outros não permitiriam essas mudanças arbitrárias pelo governo.
Vejam que os motores a gasolina são homologados pelo próprio governo para usar uma gasolina que não está disponível ao consumidor.
Pedro Paulo

Ricardo Passoni
07/05/2015, 08:03
Experiência de estar rodando só com Podium , esta fazendo em circuito misto a Tracker 9,5km/l , acho bom , estrada fazendo 10,3 km/l, andando ate 110 km/h , parou a batida de pino ,, mas esta tendo o custo em SP capital R$ 3,69 o litro , aqui no interior ( campinas e região entre R$ 3,99 até R$ 4,20 ai haja bolso rs, cada parada lá se vão R$ 180,00 ) .
abraços

gui_na_trilha
07/05/2015, 13:35
Em Recife Podium a R$ 4,44 ja usei 5 tanques na minha GVIII mas a media se mantem em 7.5 km/L

Arildo MT
07/05/2015, 14:02
Experiência de estar rodando só com Podium , esta fazendo em circuito misto a Tracker 9,5km/l , acho bom , estrada fazendo 10,3 km/l, andando ate 110 km/h , parou a batida de pino ,, mas esta tendo o custo em SP capital R$ 3,69 o litro , aqui no interior ( campinas e região entre R$ 3,99 até R$ 4,20 ai haja bolso rs, cada parada lá se vão R$ 180,00 ) .
abraços


Que pais é esse, pqp, circo brasil, aqui o palhaço é vc, e por ai a coisa ainda esta melhor, aqui 4,00 a mijolina, lixolina, dilmolina comum e não tem só 30% de usinol, ainda leva de ''brinde'': solventes, agua, terra e mais um monte de porcaria, já ouviram falar na gasolina formulada? salvo engano é feita a partir do lixo das petroquímicas c/ mais de 200 solventes e os postos não são obrigados a informar se é refinada ou formulada, O que acham que os postos estão vendendo? anp é uma piada como outras agencias do pais (com raras exceções), combustível descente não existe e agora esta quase impossível descobrir o menos ruim.

Ricardo Passoni
07/05/2015, 15:14
Pois é Arildo , para vc ter uma ideia o posto BR de São Paulo a gasolina Podium parece render mais , já a daqui de Paulinia que tem do lado a Replan além de custar mais caro rende menos, deve ser um combustível de foguete melhorado com tudo que vc citou rs!" Brasil o circo e aqui e o palhaço somos nos!" rs hahaha
Abraço



Que pais é esse, pqp, circo brasil, aqui o palhaço é vc, e por ai a coisa ainda esta melhor, aqui 4,00 a mijolina, lixolina, dilmolina comum e não tem só 30% de usinol, ainda leva de ''brinde'': solventes, agua, terra e mais um monte de porcaria, já ouviram falar na gasolina formulada? salvo engano é feita a partir do lixo das petroquímicas c/ mais de 200 solventes e os postos não são obrigados a informar se é refinada ou formulada, O que acham que os postos estão vendendo? anp é uma piada como outras agencias do pais (com raras exceções), combustível descente não existe e agora esta quase impossível descobrir o menos ruim.

nanito
19/05/2015, 16:47
E a tampa do distribuidor é nova?
Tive uma situação parecida em outro carro e era a tampa do distribuidor.

Ae meu xará!!

Acredito que se fosse a tampa do distribuidor, a falha seria bem intermitente em qualquer regime de rotação e em qualquer condição de temperatura do motor e afetaria a marcha lenta também, o que não é o caso.

No meu caso, o "engasgo" ocorre somente entre 2000 e 3000 rpm e quando está frio o motor. Depois de quente fica funcionamento 100%.

Deve ser a alcoolina fazendo um nó na cabeça do meu módulo de injeção quando o motor está frio.

sptracker
22/05/2015, 19:52
Não senti nenhum diferença, talvez num longo prazo pode contribuir ainda mais com desgaste pela oxidação. Mas desempenho, consumo é a mesma coisa. Minha média é 9,3 a 9,7 km/l.