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Ver Versão Completa : Negligência, imprudencia ou risco real? Viaturas Mitsubish



GLIDER
03/02/2015, 16:44
Negligência, imprudencia dos condutores ou o veiculo é um risco real? Viaturas Mitsubish

reparem nos comentários....abri esse tópico aqui e nao no Especifico da Mitsubish porque o caso não se trata de marca, mas sim da utilização desse tipo de veiculo em segurança pública, na reportagem passa uma imagem negativa para o veiculo e para o fabricante. Também abri esse tópico como informação a mais, cada um tire suas conclusões.


http://globotv.globo.com/rede-globo/dftv-1a-edicao/v/aumenta-o-numero-de-capotagens-de-carros-da-policia-no-df/3938385/ (http://globotv.globo.com/rede-globo/dftv-1a-edicao/v/aumenta-o-numero-de-capotagens-de-carros-da-policia-no-df/3938385/)

Walter da Camper
04/02/2015, 23:02
Seria interessante saber qual a configuração mecânica dessas viaturas (4x2, 4x4, motor, controle de estabilidade...).
Em princípio parece ser questão de adaptação piloto x veículo.
Quando vieram as primeiras SW4 para a Polícia de SP também surgiram vários acidentes e comentários negativos, depois acalmou.
As antigas Blazer usadas há anos pelas polícias não são nenhum primor de estabilidade... e o que dizer das tradicionais Veraneio...

André 1943
04/02/2015, 23:13
Posso dizer com certeza que é barbeiragem pois meu sogro tem esse carro e é excelente de estabilidade e por sinal tenho uma triton e digo nunca dirigi pick up com tanta estabilidade.

GLIDER
05/02/2015, 09:52
Seria interessante saber qual a configuração mecânica dessas viaturas (4x2, 4x4, motor, controle de estabilidade...).
Em princípio parece ser questão de adaptação piloto x veículo.
Quando vieram as primeiras SW4 para a Polícia de SP também surgiram vários acidentes e comentários negativos, depois acalmou.
As antigas Blazer usadas há anos pelas polícias não são nenhum primor de estabilidade... e o que dizer das tradicionais Veraneio...


concordo com vc... e digo mais é a primeira vez que vejo uma reportagem falar de forma tão explicita citando marca e modelo de veiculo, isso é, a conotação da reportagem acaba denegrindo o modelo e a marca...

e esses Dakar da reportagem não possuem controle de estabilidade e são 4x4.

lucasdosurf
05/02/2015, 12:05
Aqui em Fortaleza eles Usam a Hilux como viaturas (que na minha opnião: é um absurdo um carrom desse como viatura), e de inicio foi a mesma situação: Muitas batidas, etc . (semana passada capotou um)
A maior parte da culpa vai para os policiais que não recebem o treinamento adequado e a outra parcela da culpa vai pro carro: pra que um carro desse pra fazer de viatura, dinheiro jogado fora, se fosse em uma zona rural tudo bem, mas em uma cidade?! não seria melhor um carro mais baixo, com centro de gravidade proximo do asfalto?!

RafaelCandido
05/02/2015, 14:09
Imprudência e Imperícia dos condutores, apenas.

A culpa não é das Mit, em nenhuma hipótese.

Ao que parece, não é o carro mais adequado para o fim que se destina, assim como é o caso das Hilux, no Ceará.

Acredito que o problema seria do carro se fosse um defeito crônico/mecânico/etc. Mas no caso, o risco não é oferecido pelas Mit, mas pelos condutores e seu modo de conduzir.

Abs

GLIDER
22/02/2015, 17:35
e os acidentes continuam, e os argumentos sobre o veiculo se repetem, historia muito estranha essa...

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/02/viatura-com-3-pms-e-3-suspeitos-de-assaltar-posto-capota-na-eptg-no-df.html

VOVÔ DO TROLLER
22/02/2015, 18:50
Imprudência e Imperícia dos condutores, apenas.

A culpa não é das Mit, em nenhuma hipótese.

Ao que parece, não é o carro mais adequado para o fim que se destina, assim como é o caso das Hilux, no Ceará.

Acredito que o problema seria do carro se fosse um defeito crônico/mecânico/etc. Mas no caso, o risco não é oferecido pelas Mit, mas pelos condutores e seu modo de conduzir.

Abs


Posso até acreditar que o problema não é da Mit. Dakar, mas que um controle eletrônico de estabilidade nesta viatura, seria bem-vindo, muito bem vindo, ainda mais se considerarmos o alto preço que é cobrado pela mesma. A pergunta que não quer se calar. Será que se esta viatura tivesse CEE os capotamentos teriam sido evitados, ou talvez, minimizados?Abs. Válter

xibiu!!!
22/02/2015, 20:11
Eu acho que em terra que bandidos (cada vez mais) não tem nada a perder e fogem da lei dirigindo veículos no limite da loucura (e manualmente),se chegarmos um dia a precisar de automação eletrônica para controlar que uma viatura tente acompanhar a bandidagem e não capote (porque é uma torre de Babel),estaremos literalmente na m3rd4.
Parabéns a valorosa polícia que em alguns estados (como no meu) tem que pagar o conserto da viatura em caso de colisão em acompanhamento tático.Aí nessa hora ,o luxo dói mais ainda...!!!

GLIDER
22/02/2015, 21:07
queria fazer uma colocação que as vezes passa batido, Controle de estabilidade não tem nada a ver com acerto dinamico do veiculo, tem muito carro que o controle de estabilidade atua corriqueiramente, e em outros eventualmente com o mesmo tipo de condução. Acerto dinamico tem a ver com calibragem de molas amortecedores é o proprio projeto e conjuto caracteriscas e de medidas da suspensão, distancia entre eixo, distribuição de massa no conjunto, motor, medida de pneu, tipo de pneu etc. Ademais o Controle de estabilidade é um auxilio de correção a um eventual perda de controle do veiculo, não proporciona mais aderencia, esportividade, ou similares, não torna o condutor um piloto ou dá imortalidade aos ocupantes.

enasor
22/02/2015, 22:28
... Controle de estabilidade é um auxilio de correção a um eventual perda de controle do veiculo, não proporciona mais aderencia, esportividade, ou similares, não torna o condutor um piloto ou dá imortalidade aos ocupantes.

Realmente, acho que a colocação do colega Glider tem muito sentido ... e penso que a maioria dos acidentes que a gente vê por aí não é culpa do veículo (que não tem controle eletrônico de estabilidade), mas, sim, de motoristas inconsequentes e mal preparados que não dão valor à própria vida, muito menos à de seus semelhantes ... Afinal, há pouco tempo atrás não se ouvia ninguém falar em controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, controle eletrônico de rampa, controle eletrônico disso, controle eletrônico daquilo ... particularmente, eu acho a Dakar um veículo excelente, e não tem nada a ver com o fato da Mitsubishi aqui no Brasil teimar em não colocar controles eletrônicos de tração e de estabilidade nela ... e também não tem culpa de ser pilotada por determinados irresponsáveis ... mas ... voltando “à vaca fria” ... controle eletrônico de estabilidade é um requisito mínimo exigido nos países de primeiro mundo ... onde, pelo menos as estradas e ruas são bem melhores que as nossas ... e o tema está se tornando cada vez mais discutido aqui no Brasil e parece estar virando uma “bola de neve”, com cada vez mais gente discutindo o assunto e exigindo ... Então, agora pergunto: Porque lá no exterior existe tal exigência, onde veículos da mesma natureza são vendidos adaptados com tais requisitos e, ainda por cima, a preços menores que aqui ???? Ouso responder: Simplesmente porque lá o povo exige ... e pronto!!!!! Não precisa nem de Lei ... Lá, se tais veículos não tiverem tais requisitos, simplesmente, ninguém compra!!!! ... Então, porque querem nos "enfiar" goela abaixo veículos sem tais controles???? Seria porque nossos motoristas são melhores que os de lá??? (podem até ser, pois com as estradas e ruas que temos por aqui, nossos motoristas são verdadeiros heróis ... excluindo esses aí, que vivem capotando viaturas); seria porque os veículos são vendidos aqui por preços menores que lá??? (opa ... isso não é verdade); seria porque nossas estradas e ruas são melhores que as de lá??? (opa ... isso também não é verdade) ... Então, pelo preço que essas montadoras estão nos “esfolando”, vamos deixar de sermos bonzinhos e tolerantes e, quando formos comprar, exigirmos, no mínimo, mais tecnologia embarcada (pelo menos em termos de segurança) nos veículos que estão nos oferecendo, ora essa!!!!!

Mas, reitero meu posicionamento ... no caso do tema em debate, a culpa dos acidentes não é da viatura (que não dispõe de controle eletrônico de estabilidade), mas, sim daquela "peça" existente entre o volante e o assento ...

VOVÔ DO TROLLER
22/02/2015, 23:39
Realmente, acho que a colocação do colega Glider tem muito sentido ... e penso que a maioria dos acidentes que a gente vê por aí não é culpa do veículo (que não tem controle eletrônico de estabilidade), mas, sim, de motoristas inconsequentes e mal preparados que não dão valor à própria vida, muito menos à de seus semelhantes ... Afinal, há pouco tempo atrás não se ouvia ninguém falar em controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, controle eletrônico de rampa, controle eletrônico disso, controle eletrônico daquilo ... particularmente, eu acho a Dakar um veículo excelente, e não tem nada a ver com o fato da Mitsubishi aqui no Brasil teimar em não colocar controles eletrônicos de tração e de estabilidade nela ... e também não tem culpa de ser pilotada por determinados irresponsáveis ... mas ... voltando “à vaca fria” ... controle eletrônico de estabilidade é um requisito mínimo exigido nos países de primeiro mundo ... onde, pelo menos as estradas e ruas são bem melhores que as nossas ... e o tema está se tornando cada vez mais discutido aqui no Brasil e parece estar virando uma “bola de neve”, com cada vez mais gente discutindo o assunto e exigindo ... Então, agora pergunto: Porque lá no exterior existe tal exigência, onde veículos da mesma natureza são vendidos adaptados com tais requisitos e, ainda por cima, a preços menores que aqui ???? Ouso responder: Simplesmente porque lá o povo exige ... e pronto!!!!! Não precisa nem de Lei ... Lá, se tais veículos não tiverem tais requisitos, simplesmente, ninguém compra!!!! ... Então, porque querem nos "enfiar" goela abaixo veículos sem tais controles???? Seria porque nossos motoristas são melhores que os de lá??? (podem até ser, pois com as estradas e ruas que temos por aqui, nossos motoristas são verdadeiros heróis ... excluindo esses aí, que vivem capotando viaturas); seria porque os veículos são vendidos aqui por preços menores que lá??? (opa ... isso não é verdade); seria porque nossas estradas e ruas são melhores que as de lá??? (opa ... isso também não é verdade) ... Então, pelo preço que essas montadoras estão nos “esfolando”, vamos deixar de sermos bonzinhos e tolerantes e, quando formos comprar, exigirmos, no mínimo, mais tecnologia embarcada (pelo menos em termos de segurança) nos veículos que estão nos oferecendo, ora essa!!!!!

Mas, reitero meu posicionamento ... no caso do tema em debate, a culpa dos acidentes não é da viatura (que não dispõe de controle eletrônico de estabilidade), mas, sim daquela "peça" existente entre o volante e o assento ...


Além das montadoras extorquirem o consumidor, elas querem ganhar ainda mais ,não colocando o tal controle de estabilidade e outros itens de segurança. Menor o custo na montagem, maior o lucro das montadoras. Concordo que os compradores têm que exigir mais, mas a culpa não é só dos compradores. O governo também é culpado, tão quanto, ou mais, por não exigir destas montadoras a colocação destes dispositivos aqui no Brasil ,existentes em países de primeiro mundo. É uma vergonha. Somos extorquidos pelas montadoras (dentre outras inúmeras empresas) de um lado e pelo governo do outro. Será que somos cidadãos de 3a. categoria ou o nosso governo é de 3a. categoria? De qualquer jeito, estamos "sifú".Abs. Válter

GLIDER
23/02/2015, 09:51
outra coisa que me faz refletir...

de pouco em pouco (bem pouco) os veículos vão agregando items importantíssimos de segurança, fato, e baseado nisso, esse elemento teria/deveria entrar na formula junto a outros fatores que compõe a formula que entendo existir para o calculo do risco em que as seguradoras utilizam para apontar o valor do seguro, mas isso parece não ser relevante ou simplesmente quando é a seu desfavor é ignorado( para abaixar nunca, para aumentar o valor sim, ai pode tudo).

nossa parcela de culpa...

num passado não muito distante a Mercedes procuzia o classe A, todos lembram, havia algums produtos por um valor mais barato mas sem itens de segurança que o "A" possuia, resultado não vendia muito, chegaram algums a aconselhar a Mercedes a retirar o airbag para ficar com preço mais competitivo, resultado na visão da Mercedes, se o nosso produto não tem aceitação no mercado vamos remover o produto deste mercado, e ainda de acordo com a reportagem a mercedes não possui politica de competitividade baseada na supressão de itens de segurança.

Tem o caso do Renault Clio que vinha de série com ABS (isso a muito tempo!), nesse caso o carro era tão preterido que o fabricante que queria competir e persistir no mercado teve que retirar o ABS como item de série do carro para ficar competitivo em preço.

Resultado...

o Brasileiro adora roda de liga leve, multimídia, multiplos alto-falantes, pintura metálica ou perolizada, farois Xenon, etc......... ABS? AirBag? Controle de Tração? Controle de Estabilidade? etc etc etc? nada!

sem querer ser repetitivo repito meu ponto de vista, Controle de estabilidade é um auxilio de correção( que não é 100% garantido) a um eventual perda de controle do veiculo, não proporciona mais aderencia, esportividade, mais Grip, ou similares, não torna o condutor um piloto ou dá imortalidade aos ocupantes e nem é convite a imprudencia, nem lhe tornará um motorista melhor que os outros.

Walter da Camper
24/02/2015, 00:15
Não conheço a fundo o controle de estabilidade mas, ao que parece, ele é capaz de evitar a perda do controle direcional limitando aceleração e frenagem em cada roda, se todas estiverem no chão. Mas numa guinada no asfalto em velocidade acima do limite, qual o milagre ele faria para evitar um capotamento?

jipeiroMT
24/02/2015, 02:02
Não conheço a fundo o controle de estabilidade mas, ao que parece, ele é capaz de evitar a perda do controle direcional limitando aceleração e frenagem em cada roda, se todas estiverem no chão. Mas numa guinada no asfalto em velocidade acima do limite, qual o milagre ele faria para evitar um capotamento?

Ele tem uma atuação inteligente. Trabalha com sensor de inclinação e rolagem de carroceria para detectar uma guinada e com isso, é possível, dependendo da calibragem, passar nos chamados testes do ALCE em diferentes velocidades.

https://www.youtube.com/watch?v=nQwQWTas84k

É mais ou menos assim: Quando é detectada a guinada, através do sensor de rolagem / inclinação comparando os dados com sensor de angulação da direção e sensores de velocidade de cada roda, ele aplica o freio exatamente e somente nas rodas que irão atenuar ou evitar a capotagem. Em vários sistemas, está presente até o controle automático da direção durante a atuação do controle de estabilidade. Alguns sedans de luxo já possuem o sistema e você pode sentir a direção sendo "virada" na atuação. É medonho! Agora imagine uma merda dessa após a trilha! Tem coragem de voltar pra casa dirigindo? :-D

Walter da Camper
24/02/2015, 10:10
Em princípio parece que a atuação do freio após uma guinada faria o carro capotar mais rápido, mas analisando melhor, se aplicar apenas o freio traseiro, vai provocar o escorregamento da traseira, reduzindo o efeito de rolagem da carroceria e evitando o capotamento. Nessa situação o carro sai da trajetória e isso teria que ser compensado com o contra-esterço da direção (como num drift).
Acredito que nos tempos das Veraneio e até das Blazer (que não são nenhum primor de estabilidade), os bons pilotos faziam isso no braço, puxando o freio-de-mão e contra-esterçando para virar as esquinas em alta-velocidade.
Quanto aos acidentes, acredito que seja falta de adaptação entre piloto e carro. Para saber o limite de um veículo é preciso testá-lo em situações extremas até encontrar esse limite e isso só é possível com treinamento em condições controladas. Sem esse treinamento o aprendizado acontece na rua e os acidentes na fase inicial são o custo pela sua ausência.
Na minha opinião, automação veicular é voltada para segurança e conforto de motoristas comuns, que usam o carro apenas como meio de transporte. Motoristas cuja profissão implica em dirigir em situações extremas (polícia, bombeiro, ambulância...) devem receber treinamento para desenvolver habilidades reais de direção, independente da existência ou não de sistemas auxiliares.

enasor
24/02/2015, 10:27
... Quanto aos acidentes, acredito que seja falta de adaptação entre piloto e carro. Para saber o limite de um veículo é preciso testá-lo em situações extremas até encontrar esse limite e isso só é possível com treinamento em condições controladas. Sem esse treinamento o aprendizado acontece na rua e os acidentes na fase inicial são o custo pela sua ausência.
Na minha opinião, automação veicular é voltada para segurança e conforto de motoristas comuns, que usam o carro apenas como meio de transporte. Motoristas cuja profissão implica em dirigir em situações extremas (polícia, bombeiro, ambulância...) devem receber treinamento para desenvolver habilidades reais de direção, independente da existência ou não de sistemas auxiliares.

Pronto!!!! falou e disse tudo ... pode fechar o tópico ... Rsrsrsrsrs (desculpe aí, meu amigo Glider - criador do tópico ... foi só uma brincadeira, sem maldade ... e uma forma de reverenciar, respeitosamente, o comentário do colega Walter ... o tópico é interessantíssimo e tem que continuar ... Abs)

Múcio Luiz
24/02/2015, 12:15
outra coisa que me faz refletir...

de pouco em pouco (bem pouco) os veículos vão agregando items importantíssimos de segurança, fato, e baseado nisso, esse elemento teria/deveria entrar na formula junto a outros fatores que compõe a formula que entendo existir para o calculo do risco em que as seguradoras utilizam para apontar o valor do seguro, mas isso parece não ser relevante ou simplesmente quando é a seu desfavor é ignorado( para abaixar nunca, para aumentar o valor sim, ai pode tudo).

nossa parcela de culpa...

num passado não muito distante a Mercedes procuzia o classe A, todos lembram, havia algums produtos por um valor mais barato mas sem itens de segurança que o "A" possuia, resultado não vendia muito, chegaram algums a aconselhar a Mercedes a retirar o airbag para ficar com preço mais competitivo, resultado na visão da Mercedes, se o nosso produto não tem aceitação no mercado vamos remover o produto deste mercado, e ainda de acordo com a reportagem a mercedes não possui politica de competitividade baseada na supressão de itens de segurança.

Tem o caso do Renault Clio que vinha de série com ABS (isso a muito tempo!), nesse caso o carro era tão preterido que o fabricante que queria competir e persistir no mercado teve que retirar o ABS como item de série do carro para ficar competitivo em preço.

Resultado...

o Brasileiro adora roda de liga leve, multimídia, multiplos alto-falantes, pintura metálica ou perolizada, farois Xenon, etc......... ABS? AirBag? Controle de Tração? Controle de Estabilidade? etc etc etc? nada!

sem querer ser repetitivo repito meu ponto de vista, Controle de estabilidade é um auxilio de correção( que não é 100% garantido) a um eventual perda de controle do veiculo, não proporciona mais aderencia, esportividade, mais Grip, ou similares, não torna o condutor um piloto ou dá imortalidade aos ocupantes e nem é convite a imprudencia, nem lhe tornará um motorista melhor que os outros.

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas:

Resumindo: brasileiro não sabe comprar carro. Muito menos dirigir!

[]s!

ALFL
20/04/2015, 08:13
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/04/16/interna_cidadesdf,479684/pm-tira-318-carros-da-corporacao-das-ruas-do-df-por-conta-de-acidentes.shtml

VOVÔ DO TROLLER
20/04/2015, 12:37
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/04/16/interna_cidadesdf,479684/pm-tira-318-carros-da-corporacao-das-ruas-do-df-por-conta-de-acidentes.shtml


Tem que dar Uno Mille para esta turma. De qualquer forma, apesar dos pesares, não deixa de ser uma propaganda negativa para a Mit. A polícia do Ceará usa centenas de Toyota Hilux e pelo que eu tenho conhecimento, o índice de acidentes não é nada absurdo.

GLIDER
20/04/2015, 14:05
desde minha ultima postagem nesse tópico, creio que pelo menos uma ou duas viaturas capotaram novamente...

rfdex
20/04/2015, 15:33
Pessoal, sou de Brasília e acompanho de perto esta discussão das viaturas há tempos. Sem entrar em detalhe técnico do veículo (eu particularmente não sou fã de Mitsubishi), o que se questiona é o índice de acidentes envolvendo a Pajero em relação a outros utilitários, digamos, semelhantes, como a Blazer. Esta (Blazer), todos sabem, possui uma suspensão bem mole (parece um Landau) e aparenta ser bastante perigosa (e de fato é para quem não sabe conduzi-la. Falo com propriedade!). Mas a citada Pajero extrapolou o índice médio. O caso da polícia aqui no DF apenas ilustrou, ao meu ver, a situação real desses utilitários da Mitsubishi. Conheço várias pessoas que tiveram (e se acidentaram) esses veículos e depois que mudaram de marca, sentiram uma diferença absurda de segurança. Enfim, não estou aqui condenando marca X ou Y. Apenas expondo a minha opinião e uma situação que tive e tenho vários exemplos próximos. A verdade é que a viatura é apenas um dos fatores. Há pistas em estado ruim de conservação, condutores ruins, etc. Mas volto a repetir: considerando todo o cenário real, nas MESMAS CONDIÇÕES a Pajero apresentou índice altíssimo de acidente como viatura da polícia aqui em Brasília - o que nunca se viu até mesmo com a ultrapassada Blazer. Se tirarem a média, acho que 1x por semana a PM baixa uma Pajero da frota por capotamento aqui em Brasília, segundo a imprensa mostra.

rfdex
20/04/2015, 15:39
Tem que dar Uno Mille para esta turma. De qualquer forma, apesar dos pesares, não deixa de ser uma propaganda negativa para a Mit. A polícia do Ceará usa centenas de Toyota Hilux e pelo que eu tenho conhecimento, o índice de acidentes não é nada absurdo.

A PM aqui no DF há mais de uma década atrás usou UNO MILLE como viatura. Segundo relatos de amigos da corporação, o carrinho era pau pra toda obra. Óleo do motor só esfriava quando parava para manutenção. Único inconveniente era transportar preso. Mas com boa vontade e delicadeza os policiais conseguiam acomodar bem o vagabundo no porta-malas.

E para ser sincero, acho que a polícia deveria realmente usar veículos como este para patrulhamento em determinados locais. É barato para adquirir, manter e quase não dá manutenção (talvez este seja o problema, em tempos de licitações, políticos e suas campanhas né...).

Abraço

Martin427
20/04/2015, 15:55
Controle de tração e estabilidade ajudaria praticamente nada na maior parte dos casos que a reportagem mostrou.

Não importa quanta eletrônica tenha. Se você fizer uma curva "cega" (i.e., inclinada para o lado de fora) em alta velocidade com um carro alto, ele vai tombar. Nada pode impedir isso.

A Dakar e a L200 tem pneus muito largos, o que, sem dúvida favorece a aderência, mas isso é uma faca de dois gumes: quanto mais aderência, mais difícil de sair de frente (e de traseira), e sair de frente é exatamente o que alivia a força que empurra o carro para fora da curva, provocando o tombamento.

Meu antigo Troller, com os pneus originais, saia de frente no limite (embora só tenha testado uma vez). Com os 33 x 12,5 (que equivalem a um pneu com mais de 30 cm de largura), não saia de frente de jeito nenhum - em compensação, adernava muito mais quando forçado. Com certeza, no limite, ele tombaria.

Esse papo cretino de "L200 Triton tem muita estabilidade" se deve aos pneus mais largos, bitola e outras pequenas coisas a mais que favorem apenas a aderência. Continua sendo um carro perigosíssimo para contornar curvas em altas velocidades. Ela até pode ser mais firme na estrada e ser mais segura para andar rápido em linha reta que as concorrentes, mas, em curvas, é uma bosta como como toda e qualquer caminhonete.

Pick-up não é carro esportivo, e se você abusa da sua em curvas, você é um imbecil que pode eventualmente matar alguém/se matar.

Abraço,

Martin

VOVÔ DO TROLLER
20/04/2015, 21:44
A PM aqui no DF há mais de uma década atrás usou UNO MILLE como viatura. Segundo relatos de amigos da corporação, o carrinho era pau pra toda obra. Óleo do motor só esfriava quando parava para manutenção. Único inconveniente era transportar preso. Mas com boa vontade e delicadeza os policiais conseguiam acomodar bem o vagabundo no porta-malas.

E para ser sincero, acho que a polícia deveria realmente usar veículos como este para patrulhamento em determinados locais. É barato para adquirir, manter e quase não dá manutenção (talvez este seja o problema, em tempos de licitações, políticos e suas campanhas né...).

Abraço
Valeu Raphael. Esta de " com boa vontade e delicadeza" foi ótima. Abs. Válter

GLIDER
21/04/2015, 13:30
Pessoal, sou de Brasília e acompanho de perto esta discussão das viaturas há tempos. Sem entrar em detalhe técnico do veículo (eu particularmente não sou fã de Mitsubishi), o que se questiona é o índice de acidentes envolvendo a Pajero em relação a outros utilitários, digamos, semelhantes, como a Blazer. Esta (Blazer), todos sabem, possui uma suspensão bem mole (parece um Landau) e aparenta ser bastante perigosa (e de fato é para quem não sabe conduzi-la. Falo com propriedade!). Mas a citada Pajero extrapolou o índice médio. O caso da polícia aqui no DF apenas ilustrou, ao meu ver, a situação real desses utilitários da Mitsubishi. Conheço várias pessoas que tiveram (e se acidentaram) esses veículos e depois que mudaram de marca, sentiram uma diferença absurda de segurança. Enfim, não estou aqui condenando marca X ou Y. Apenas expondo a minha opinião e uma situação que tive e tenho vários exemplos próximos. A verdade é que a viatura é apenas um dos fatores. Há pistas em estado ruim de conservação, condutores ruins, etc. Mas volto a repetir: considerando todo o cenário real, nas MESMAS CONDIÇÕES a Pajero apresentou índice altíssimo de acidente como viatura da polícia aqui em Brasília - o que nunca se viu até mesmo com a ultrapassada Blazer. Se tirarem a média, acho que 1x por semana a PM baixa uma Pajero da frota por capotamento aqui em Brasília, segundo a imprensa mostra.

RFdex, seu comentario é muito bem vindo, acrecentando o pessoal da PF tem muitas Dakar pelo brasil, e não tem essa virose de capotamento...

rfdex
21/04/2015, 22:59
RFdex, seu comentario é muito bem vindo, acrecentando o pessoal da PF tem muitas Dakar pelo brasil, e não tem essa virose de capotamento...

GLIDER,

não entenda como desmerecimento, mas a PF dificilmente usa suas viaturas como a PM usa. São polícias de atribuições diferente. A PM, por ser ostensiva, termina flagrando muito mais fatos que demandam intervenção rápida - onde terminam capotando as mesmas. Seria o mesmo que compararmos a Polícia Civil com a PM. A Civil tem muito menos baixa de viaturas que a PM porque, assim como a Federal, sua principal função é investigar e apurar infrações penais e não combater ostensivamente o crime na rua, como faz as PMs Brasil a fora...

GLIDER
22/04/2015, 08:51
GLIDER,

não entenda como desmerecimento, mas a PF dificilmente usa suas viaturas como a PM usa. São polícias de atribuições diferente. A PM, por ser ostensiva, termina flagrando muito mais fatos que demandam intervenção rápida - onde terminam capotando as mesmas. Seria o mesmo que compararmos a Polícia Civil com a PM. A Civil tem muito menos baixa de viaturas que a PM porque, assim como a Federal, sua principal função é investigar e apurar infrações penais e não combater ostensivamente o crime na rua, como faz as PMs Brasil a fora...

sem duvida alguma! agora se vc reparar, sem abordar numeros vejamos os capotamentos em diligencia de operação! quantos foram? teve ocorrencia de capotamento em operação, sim, teve ocorrencia de capotamento em patrulhamento simples, sim, lembra aquele capotamento na estrada que leva ao gama saindo pelo trevo da samambaia? sem razao alguma capotar? sem tampar o sol com a peneira existe sim de qualquer corporação os que tem tesão mesmo sem motivo ligar o giroflex avançar sinal, andar a 140km/h dentro da cidade sem razao alguma, aliaz a doutrina não apoia essa conduta, sempre mitigar o risco, não existe justificativa para o cumprimento de um dever arriscar a vida de transeuntes, que segurança tem andar a 140km/h no centro da cidade? disparo em via pública coisas deste tipo, tiro para o alto, tem gente que pensa que o projetil desferido ao alto entra em orbita! muito pelo contrario, desce e com energia cinética letal! bala perdida!.... lembra de um conhecido caso onde morreram os ocupantes da viatura e do onibus no cruzamento da rodoviaria? Foi uma comoção na cidade mas pra cumprir qual dever justificou aquela conduta que claramente não ia dar certo! Claro estavam em ocorrencia real! mas justifica a viatura quase partir o onibus ao meio? Em qual curso de qual academia ensina isso, qual corporação endossa isso? As vezes o ego é maior e ai onde acidentes acontecem, ai sim onde entra o erro humano com sua parcela de culpa, o equipamento está lá para ser usado respeitando os limites dele, e os limites do ambiente onde se ' faz a operação', lembra do caso creio que foi na decada de 70 de uma familia em um carro que foi literalmente atropelado por um caminhao do corpo de bombeiros?.....não estou contando nada reservado, todos esses fatos são públicos alguns sem as viaturas Dakar. Aproveito para dizer que creio que esse fatos são exceção e não a regra, todas as corporações de segurança pública são essenciais em qualquer sociedade e devemos sempre acredita-las e apoia-las, mas também sempre fiscalizar pois o bem público e problema de todos.

rfdex
22/04/2015, 11:10
sem duvida alguma! agora se vc reparar, sem abordar numeros vejamos os capotamentos em diligencia de operação! quantos foram? teve ocorrencia de capotamento em operação, sim, teve ocorrencia de capotamento em patrulhamento simples, sim, lembra aquele capotamento na estrada que leva ao gama saindo pelo trevo da samambaia? sem razao alguma capotar? sem tampar o sol com a peneira existe sim de qualquer corporação os que tem tesão mesmo sem motivo ligar o giroflex avançar sinal, andar a 140km/h dentro da cidade sem razao alguma, aliaz a doutrina não apoia essa conduta, sempre mitigar o risco, não existe justificativa para o cumprimento de um dever arriscar a vida de transeuntes, que segurança tem andar a 140km/h no centro da cidade? disparo em via pública coisas deste tipo, tiro para o alto, tem gente que pensa que o projetil desferido ao alto entra em orbita! muito pelo contrario, desce e com energia cinética letal! bala perdida!.... lembra de um conhecido caso onde morreram os ocupantes da viatura e do onibus no cruzamento da rodoviaria? Foi uma comoção na cidade mas pra cumprir qual dever justificou aquela conduta que claramente não ia dar certo! Claro estavam em ocorrencia real! mas justifica a viatura quase partir o onibus ao meio? Em qual curso de qual academia ensina isso, qual corporação endossa isso? As vezes o ego é maior e ai onde acidentes acontecem, ai sim onde entra o erro humano com sua parcela de culpa, o equipamento está lá para ser usado respeitando os limites dele, e os limites do ambiente onde se ' faz a operação', lembra do caso creio que foi na decada de 70 de uma familia em um carro que foi literalmente atropelado por um caminhao do corpo de bombeiros?.....não estou contando nada reservado, todos esses fatos são públicos alguns sem as viaturas Dakar. Aproveito para dizer que creio que esse fatos são exceção e não a regra, todas as corporações de segurança pública são essenciais em qualquer sociedade e devemos sempre acredita-las e apoia-las, mas também sempre fiscalizar pois o bem público e problema de todos.

GLIDER

Concordo com tudo o que disse! Mas terminamos entrando no mérito sobre condução, necessidade emergencial, etc. Acho que o objeto da discussão não é este e como eu disse anteriormente, sem entrar nos méritos citados, é fato que o índice de acidente envolvendo essas viaturas é maior que outras viaturas já utilizadas pela mesma polícia. Ou seja, a PM usou XTerra, Blazer, entre outras e supondo que o cenário seja o mesmo e as condições a mesma, a viatura que mais se acidentou foi a Pajero. Isto é o fato!

Um abraço

GLIDER
22/04/2015, 11:31
GLIDER

Concordo com tudo o que disse! Mas terminamos entrando no mérito sobre condução, necessidade emergencial, etc. Acho que o objeto da discussão não é este e como eu disse anteriormente, sem entrar nos méritos citados, é fato que o índice de acidente envolvendo essas viaturas é maior que outras viaturas já utilizadas pela mesma polícia. Ou seja, a PM usou XTerra, Blazer, entre outras e supondo que o cenário seja o mesmo e as condições a mesma, a viatura que mais se acidentou foi a Pajero. Isto é o fato!

Um abraço


:brinde:, inegavelmente.

Jeanilson
22/04/2015, 19:30
Em princípio parece que a atuação do freio após uma guinada faria o carro capotar mais rápido, mas analisando melhor, se aplicar apenas o freio traseiro, vai provocar o escorregamento da traseira, reduzindo o efeito de rolagem da carroceria e evitando o capotamento. Nessa situação o carro sai da trajetória e isso teria que ser compensado com o contra-esterço da direção (como num drift).
Acredito que nos tempos das Veraneio e até das Blazer (que não são nenhum primor de estabilidade), os bons pilotos faziam isso no braço, puxando o freio-de-mão e contra-esterçando para virar as esquinas em alta-velocidade.
Quanto aos acidentes, acredito que seja falta de adaptação entre piloto e carro. Para saber o limite de um veículo é preciso testá-lo em situações extremas até encontrar esse limite e isso só é possível com treinamento em condições controladas. Sem esse treinamento o aprendizado acontece na rua e os acidentes na fase inicial são o custo pela sua ausência.
Na minha opinião, automação veicular é voltada para segurança e conforto de motoristas comuns, que usam o carro apenas como meio de transporte. Motoristas cuja profissão implica em dirigir em situações extremas (polícia, bombeiro, ambulância...) devem receber treinamento para desenvolver habilidades reais de direção, independente da existência ou não de sistemas auxiliares.
Walter,

Na verdade o controle de estabilidade é um pouco mais complexo do que simplesmente o acionamento automático do freio em uma situação de emergência. Em resumo, quando o controle, através de sensores de inclinação, acelerômetros e da leitura do volante e da velocidade, percebe que o carro está perdendo o controle, ele atua de forma diferente no freio de cada roda para criar uma força de rotação oposta à que o carro está sofrendo e assim anular a "derrapada" e colocar o carro de volta à sua trajetória.

O vídeo abaixo mostra um comparativo de um esportivo com o controle ligado e desligado (vídeo em inglês, mas dá para entender as imagens). Em SUVs o princípio é o mesmo, porém com o agravante de uma perda de controle dessas quase sempre terminar em capotagem!


https://youtu.be/I86mQZJWabU

Concordo que motoristas profissionais, como policiais, bombeiros e motoristas de ambulância, devem possuir um treinamento mais rigorosos do que os motoristas comuns, mas é fato que esses recursos eletrônicos seria de uma ajuda enorme para essas pessoas que quase sempre são obrigadas a pilotar essas viaturas "no limite".

[]'s

Randal
22/04/2015, 20:17
Na minha opinião isto tudo é devido a falta de preparo dos condutores ... Mesma história da época das Blazer !!!