PDA

Ver Versão Completa : Respiro Motor Ranger



SilvaSouza
28/01/2006, 15:38
Olá pessoal, sou novo no fórum e estou com o seguinte problema:

Minha Ranger 2.5 TD estava passando oléo lubrificante para a admissão. A origem do óleo é do respiro do motor. Levei a bicha a um mecânico e ele sugeriu que deveria colocar o suspiro jogando para baixo (ambiente) para não prejudicar o motor. Então acatei a idéia do cara só que, claro, não resolveu o problema do oléo que agora está na minha garagem.
Ao verificar questões respondidas aqui no forum verifiquei a existênica de uma válvula que controla a saída de gases e óleo do respiro. Então de imediato troquei a referida válvula. Só que não resolveu (se quer amenizou) o óleo continua saíndo junto com os gases. Qual a opnião de vocês a respeito? Devo voltar a mangueira para a admissão?

Walter L. L. Casitta
28/01/2006, 16:00
SilvaSouza,
Seu motor está pedindo retífica. Quanto mais você adiar mais caro fica o serviço...

Edintruder
29/01/2006, 02:05
Se não me engano, existe um texto na lei 9966 do CONAMA que diz que é crime ambiental usar essa mangueira solta direto para a atmosfera. O que está acontecendo é o que o Walter escreveu, a compressão está passando para o cérter e está forçando os gases extras a sairem por algum lugar, levando o óleo junto. O mais comum é saltar óleo pela vareta.

Pequeno jr
29/01/2006, 12:17
Silva,

Um amigo nosso aqui d BSB andou com essa mangueira para o alivio dos gases na Ranger dele por quase 2 anos. A justificativa era que ele estava sem Grana $$$ para fazer a retifica do motor. O mecânico dele fez um orçamento na epoca que ficaria em torno de uns R$ 4000,00 para fazer o motor logo qdo ele colocou a mangueira.

Agora em Dezembro, ele fez o motor da Ranger o resultado da brincadeira foi R$ 7200,00 apenas motor. Fora desse preço, ainda teve que trocar o sincronizador da 2º e 3º marcha e embreagem. ou seja passou dos R$ 8.000,00 proximo a R$ 9.000,00. A razão do custo a mais foi ter que trabalhar o cabeçote, bomba injetora, parte debaixo completo retifica (so retifica me recordo que foi R$ 1000,00).

Fica para vc analisar se não vale a pena logo abrir o motor, trocar bomba de oleo, casquilho de BL e BM, alem dos aneis e aproveita e da um trato na bomba injetora. DEssa forma acho que não sairia tão caro, alem do mais, a mão de obra ai na sua região de niquelandia é relativamente bem mais barata do que aqui em Brasília.

[]'s e boa sorte

SilvaSouza
29/01/2006, 17:46
Valeu pessoal pelas respostas\conselhos (mesmo sendo as que não queria ler - fazer o que? tem que encarar a realidade!) amanhã mesmo vou fazer um orçamento para retificar o motor.

Abraços.

Edintruder
30/01/2006, 22:43
Faz um orçamento na troca do virabrequim, bielas e pistões(que serão trocados na retífica), do 2.8 Power Stroke. Com essa mudança o teu motor passa para um 2.8 TD! Beleza, não? Se sair mais em conta, nem pensa duas vezes. Só lembra de dizer como ficou!