Conectar

Ver Versão Completa : GM Tracker 2008/2009 vale a pena?

cleberpi
02/02/2015, 22:51
Boa noite!

Apareceu uma GM Tracker 4x4 2.0 16V 2008/2009, único dono, com 60mil km rodados. Gostaria de saber se vale a pena?

Obs.: Não pretendo fazer trilhas. Meu uso diário é misto (urbano/estrada), sendo que uma vez por mês eu vou para o interior (zona rural) onde a estrada é de chão batido e alguns trechos acidentados com cascalhos. Meu carro atual é um pouco baixo e tenho que rodar muito devagar para não bater embaixo e por este motivo quero um carro mais alto. Pensei em comprar caminhonetes (Hilux e Ranger), mas o valor do seguro desmotiva...

Att.
Cleber.

HERICK
03/02/2015, 08:22
Vale mais o que sempre digo à todos que querem entrar no mundo 4x4, se chama binômio, traduzindo possibilidade e necessidade, condições de arcar com despesas de manutenções que estão por vir e a necessidade de se ter um veículo off Road, sim considero o Tracker ou Grand Vitara um excelente Jipe, o porém é que saiu de linha, portanto valor de mercado numa futura revenda, está bem abaixo em relação aos outros utilitários em linha, peças encontram-se na internet aos montes, mas no final quem decide é você! Boa sorte na escolha.

cleberpi
03/02/2015, 11:12
Na verdade estou analisando outros modelos também, como o TR4 e o Ecosporte, mas me falaram muito bem do Tracker, pois mesmo fora de linha ele agrega conforto e durabilidade. Mas os outros modelos também me agradam...

RafaelCandido
03/02/2015, 16:05
Na verdade estou analisando outros modelos também, como o TR4 e o Ecosporte, mas me falaram muito bem do Tracker, pois mesmo fora de linha ele agrega conforto e durabilidade. Mas os outros modelos também me agradam...

Cleber,

Estava na mesma dúvida que vc há três meses atrás. Decidi (sem arrependimentos) pela Tracker.

Além do fórum, dá uma olhada na pagina do "carrosnaweb" opinião do dono, e compara os três carros.

Te adianto que as médias são:

Ecosport: 7,45
TR4: 7,22
Tracker: 8,52

No que diz respeito a valores, tenho acompanhado a FIPE dos três carros (apenas por curiosidade) desde a aquisição. Segue (des)valorização dos veículos este ano:

Eco - R$30.937,00 (Jan/15) - R$30,702,00 (Fev/15)
TR4 - R$35.101,00 (Jan/15) - R$34.670,00 (Fev/15)
Tracker - R$30.351,00 (Jan/15) - R$34.466,00 (Fev/15)

Obs1. referência, ano 2008.

No mais, entre os três, ressalvadas questões de gosto pessoal, acredito que a Eco está bem abaixo das demais.

Entre TR4 x Tracker, a discussão é grande (pelo que já li no fórum), mas, aí a escolha é sua...

Abs

chrispaiva
03/02/2015, 16:30
Alguém sabe dizer com relação as peças normais de manuntenção, como disco de freio, suspensão, etc.

Acha fácil por aqui ou muita coisa tem que importar ?

RafaelCandido
03/02/2015, 16:37
Chris,

Falam muito que a Suzucar tem de tudo. Ainda não precisei...

Dei uma pesquisada exatamente nas mesmas peças no MercadoCar (Autopeças 24hs de SP) antes de comprar, usando como parâmetro o Honda Civic 2003 que tinha, os preços são de fato, mais em conta que os do meu antigo Honda.

Abs

cleberpi
03/02/2015, 22:04
Obrigado, Rafael! Fiz as mesmas pesquisas que você fez e cheguei aos mesmos resultados de forma que a Tracker é a que mais me interessa. Lógico que a indecisão e até o medo de algum arrependimento leva a gente a pesquisar outros meios, como a opinião dos senhores.

Se algum proprietário de Tracker, aqui do Fórum, puder colocar suas consideracoes sobre este carro, ficarei grato!

Att..

André 1943
03/02/2015, 23:55
Vale muito a pena.tr4 boa opção mas também saiu de linha.ecosport fuja.tracker mais confortável que tr4 é acho que a desvalorização é menor . Suzucar ruim tem opções melhores principalmente em Belo Horizonte

Arildo MT
04/02/2015, 02:22
Obrigado, Rafael! Fiz as mesmas pesquisas que você fez e cheguei aos mesmos resultados de forma que a Tracker é a que mais me interessa. Lógico que a indecisão e até o medo de algum arrependimento leva a gente a pesquisar outros meios, como a opinião dos senhores.

Se algum proprietário de Tracker, aqui do Fórum, puder colocar suas consideracoes sobre este carro, ficarei grato!

Att..

Olá, cleberpi e demais interessados, tentarei ser objetivo, a mais de 01 ano estava com a mesma duvida, indeciso entre diversos carros com preços, idades e aplicações diferentes: samurai, jimny, tr4, tracker, bandeirantes, hilux pick-up, sw4, queria um carro que pudesse ficar uns 10 anos se precisar sem muito aborrecer, então após opiniões de colegas do fórum e de ler milhares e mais milhares de posts do fórum e mais pesquisas em diversos sites e afins, cheguei a seguinte conclusão (compartilhada por muitos, eu acho) a TRACKER é o melhor custo beneficio possível pelo seu valor de mercado na compra, robustez, durabilidade, confiabilidade, tração 4x4 c/ reduzida, um p..ta chassi, ''facilidade de reparação'' pela mecânica simples, sem excesso de ''eletronica'', peças originais na gm, Suzuki, mais as adaptáveis, paralelas e importadas, ''conforto e espaço interno'', idade, segurança, ''estabilidade'', velocidade final, consumo, etc., baixo índice de roubo (eu acho) varia de região, e apesar da cara de carro de madame é um verdadeiro jipe (puxa uma carreta do atoleiro, se precisar), já percebeu que fiquei com a TRACKER ? rsrsrsrsrsrsrs, enfim além de tudo que citei acima que me lembro tem mais alguns PROS: menor valor de compra (apesar que esta valorizando, e subindo na fipe) a minha já me ofereceram 8 mil a mais do que paguei, esteticamente é razoável, não perde geometria alinhamento fácil, motor, transmissão e td mais excelente, distribuição de peso entre os eixos perfeita, air bag, abs, teto solar, e mais alguns pequenos mimos simples, aceita fácil proteções, acessórios, up grades p/ off road, elétrica simples em comparação aos dias de hj, não é raro encontrar com baixíssima km e bem cuidado ,lembrando que estamos falando em um carro de procedência bem cuidado pelo dono anterior (senão da prejuízo como em qualquer carro mal cuidado gasta muito p/ reerguer) CONTRAS: seguro carro, gm não entendi nada do carro (com raras exceções) pequena rede de concessionarias e assistência Suzuki, saiu de linha a um bom tempo, muitos mexanicos tem medo de por a mão (por falta de informação acham q é difícil concertar por ser importado, mas com uma chave 12 desmonta 60% do carro, rsrsrs) algumas peças de acabamento entre outras precisa dar uma boa garimpada p/ conseguir (isso raramente quando se precisa, parece que o carro tem oficinofobia) rsrsrsrs, se for na gm comprar peças será assaltado, mas tem inúmeras outras opções, não tem os mimos dos carros modernos TOP de hj, oferta não muito grande de medidas de pneus, quando fui buscar o carro usado, em SP 01 ano, após revisão básica, sai as 7:00 sai de limeira SP, as 19:00 do mesmo dia estava muito dentro do interior do MT (MT, não MS) só parei p/ mija rsrsrs, não soltou um parafuso, viajem ok, ergonomia do banco, direção, ok, (tenho 1,80m, 93 kg) depois de um ano de uso por desgaste só troquei as buchas da barrra estabilizadora e coifas das homocineticas que tinham 70.000km e 7 anos isso porque as vezes uso em estradas de terra e não gosto de com coisas por fazer ou barulhos (pensa num CARA CHATO) suspeção e td mais originais e sem folgas apesar da idade, no mais como sempre faço em carros usados, fiz uma boa preventiva, troquei correias, velas, filtros, óleos, limpeza, polimento, inspeção e lubrificação geral, o carro foi feito sem frescura, um bom projeto e sem dó de gastar ferro (a Suzuki faz carros ao estilo Toyota, pode não ser o mais bonito ou tecnológico, mais aguenta o batidão sem chorar toda hora) algumas peças originais são caras, mas muito duráveis, tinha um uno way seminovo vendi com 16.500km e gasto muito menos com a tracker do que gastaria com o uno com a mesma idade e km, carro popular peças baratas, até certo ponto sim, mas pouco duráveis, ex: coxim do motor tive que trocar c/ 14.000km 50,00, da tracker original deve custar 300,00 mas deve passar dos 250.000km, pneus do uno c/ 16.000km estava chegando no twi, na tracker foi trocado c/ 65.000km e o pneu custou 100,00 mais carro, assim são diversas peças, aonde vc vê o custo beneficio a longo-médio prazo, aqui aonde morro não tem nem oficina de confiança nem peças p/ consertar uno e gol, concessionaria ou autorizada muito menos, nem auto peças top, nem guincho, conserto caso necessário que é raríssimo precisar, levo na oficina, se precisar acompanho o serviço, levo em uma cidade visinha, (não sou mecânico por profissão, mas cresci em oficina, trabalho em área que usa conhecimento básico em mecânica, e a tracker é simprão de tudo, desmonta na sequencia, monta na sequencia inversa, se precisar tira foto primeiro, então 90% se precisar eu mesmo realizo o reparo) apesar de tudo isso me decidi pela tracker s/ qualquer arrependimento, precisei de algumas peças pedi de cuiaba, outras da suzucar e alternativa SP em 3 dias uteis sedex, combustível não é dos melhores, gasolina agora a 4,00, consumo: depende do pé, do relevo, do transito, dá pressa, etc, já fiz 9,6 na cidade com boa gasolina e já fiz 4,5 gasolina ruim e transito péssimo, asfalto idem, fiz incríveis 13.8 andando a 80-90, e 8.0 com pé no porão, na estrada a 100-120 a media é 10km/litro, tem poucas tracker em cidades vizinhas, as vezes passa por aqui alguns q esta em longa viajem de passagem, vixiii, acho que lá em cima escrevi q seria objetivo, rsrsrsrs, digitei um best seller, mas fui objetivo, só não resumido, agora sim versão resumida, se quer um carro honesto na sua proposta, robusto, confiável, não se importar com opiniões contrarias, q o carro saiu de linha, se pode pagar carro a manutenção na autorizada ou compra peças fora da gm e põe a mão na massa se precisar ou tem um mecânico de confiança = COMPRE LOGO UMA TRACKER BEM CUIDADA E SEJA FELIZ, agora se pode comprar um carro ''superior'', mas caro, ainda em produção, se vai se importar com opiniões de quem muitas vezes nem viu ou não conhece verdadeiramente a tracker, por ter saído de linha, por ter que pesquisar se precisar peças, se não pode pagar peças e serviços na gm ou Suzuki, não tem mecânico bom, honesto com um pouco de conhecimento e não vai por a mão em nada, então= NÃO COMPRE, e se for comprar analise bem o carro racionalmente, leve em oficina, se tiver como paga p/ aquelas empresas que avaliam o carro como a SUPER VISÃO, dekra, etc, deixe o emocional de lado até efetuar a compra, isso tudo ai foi minha humilde opinião, agora vc decide, eu abaixo da vontade de DEUS, só sairia da TRACKER se precisar de outro carro pra um fim diferente ou se tivesse um poder aquisitivo muito maior p/ comprar o carro e manter, dai iria p/ uma sw4 2.7 gasolina + ou - ano 2000, hilux 2.8 diesel, xterra 2004, prado, subaro forester, outras land cruisers importados, entre outros pick-ups, suvs, dai tendo muito dinheiro o seu é limite, sou só um peixinho neste aquário, logo aparecem outros veteranos e opinão, mas também se discordar da minha opinião aqui no fórum tem farto material p/ pesquisar e encontrar suas próprias respostas aos seus questionamentos, valeuuuuuu, t outro dia quem sabe.

RafaelCandido
04/02/2015, 10:12
Obs. Os valores corretos da Fipe para a Tracker são:

Tracker - R$30.351,00 (Jan/15) - R$30.466,00 (Fev/15)

cleberpi
04/02/2015, 22:19
Olá, cleberpi e demais interessados, tentarei ser objetivo, a mais de 01 ano estava com a mesma duvida, indeciso entre diversos carros com preços, idades e aplicações diferentes: samurai, jimny, tr4, tracker, bandeirantes, hilux pick-up, sw4, queria um carro que pudesse ficar uns 10 anos se precisar sem muito aborrecer, então após opiniões de colegas do fórum e de ler milhares e mais milhares de posts do fórum e mais pesquisas em diversos sites e afins, cheguei a seguinte conclusão (compartilhada por muitos, eu acho) a TRACKER é o melhor custo beneficio possível pelo seu valor de mercado na compra, robustez, durabilidade, confiabilidade, tração 4x4 c/ reduzida, um p..ta chassi, ''facilidade de reparação'' pela mecânica simples, sem excesso de ''eletronica'', peças originais na gm, Suzuki, mais as adaptáveis, paralelas e importadas, ''conforto e espaço interno'', idade, segurança, ''estabilidade'', velocidade final, consumo, etc., baixo índice de roubo (eu acho) varia de região, e apesar da cara de carro de madame é um verdadeiro jipe (puxa uma carreta do atoleiro, se precisar), já percebeu que fiquei com a TRACKER ? rsrsrsrsrsrsrs, enfim além de tudo que citei acima que me lembro tem mais alguns PROS: menor valor de compra (apesar que esta valorizando, e subindo na fipe) a minha já me ofereceram 8 mil a mais do que paguei, esteticamente é razoável, não perde geometria alinhamento fácil, motor, transmissão e td mais excelente, distribuição de peso entre os eixos perfeita, air bag, abs, teto solar, e mais alguns pequenos mimos simples, aceita fácil proteções, acessórios, up grades p/ off road, elétrica simples em comparação aos dias de hj, não é raro encontrar com baixíssima km e bem cuidado ,lembrando que estamos falando em um carro de procedência bem cuidado pelo dono anterior (senão da prejuízo como em qualquer carro mal cuidado gasta muito p/ reerguer) CONTRAS: seguro carro, gm não entendi nada do carro (com raras exceções) pequena rede de concessionarias e assistência Suzuki, saiu de linha a um bom tempo, muitos mexanicos tem medo de por a mão (por falta de informação acham q é difícil concertar por ser importado, mas com uma chave 12 desmonta 60% do carro, rsrsrs) algumas peças de acabamento entre outras precisa dar uma boa garimpada p/ conseguir (isso raramente quando se precisa, parece que o carro tem oficinofobia) rsrsrsrs, se for na gm comprar peças será assaltado, mas tem inúmeras outras opções, não tem os mimos dos carros modernos TOP de hj, oferta não muito grande de medidas de pneus, quando fui buscar o carro usado, em SP 01 ano, após revisão básica, sai as 7:00 sai de limeira SP, as 19:00 do mesmo dia estava muito dentro do interior do MT (MT, não MS) só parei p/ mija rsrsrs, não soltou um parafuso, viajem ok, ergonomia do banco, direção, ok, (tenho 1,80m, 93 kg) depois de um ano de uso por desgaste só troquei as buchas da barrra estabilizadora e coifas das homocineticas que tinham 70.000km e 7 anos isso porque as vezes uso em estradas de terra e não gosto de com coisas por fazer ou barulhos (pensa num CARA CHATO) suspeção e td mais originais e sem folgas apesar da idade, no mais como sempre faço em carros usados, fiz uma boa preventiva, troquei correias, velas, filtros, óleos, limpeza, polimento, inspeção e lubrificação geral, o carro foi feito sem frescura, um bom projeto e sem dó de gastar ferro (a Suzuki faz carros ao estilo Toyota, pode não ser o mais bonito ou tecnológico, mais aguenta o batidão sem chorar toda hora) algumas peças originais são caras, mas muito duráveis, tinha um uno way seminovo vendi com 16.500km e gasto muito menos com a tracker do que gastaria com o uno com a mesma idade e km, carro popular peças baratas, até certo ponto sim, mas pouco duráveis, ex: coxim do motor tive que trocar c/ 14.000km 50,00, da tracker original deve custar 300,00 mas deve passar dos 250.000km, pneus do uno c/ 16.000km estava chegando no twi, na tracker foi trocado c/ 65.000km e o pneu custou 100,00 mais carro, assim são diversas peças, aonde vc vê o custo beneficio a longo-médio prazo, aqui aonde morro não tem nem oficina de confiança nem peças p/ consertar uno e gol, concessionaria ou autorizada muito menos, nem auto peças top, nem guincho, conserto caso necessário que é raríssimo precisar, levo na oficina, se precisar acompanho o serviço, levo em uma cidade visinha, (não sou mecânico por profissão, mas cresci em oficina, trabalho em área que usa conhecimento básico em mecânica, e a tracker é simprão de tudo, desmonta na sequencia, monta na sequencia inversa, se precisar tira foto primeiro, então 90% se precisar eu mesmo realizo o reparo) apesar de tudo isso me decidi pela tracker s/ qualquer arrependimento, precisei de algumas peças pedi de cuiaba, outras da suzucar e alternativa SP em 3 dias uteis sedex, combustível não é dos melhores, gasolina agora a 4,00, consumo: depende do pé, do relevo, do transito, dá pressa, etc, já fiz 9,6 na cidade com boa gasolina e já fiz 4,5 gasolina ruim e transito péssimo, asfalto idem, fiz incríveis 13.8 andando a 80-90, e 8.0 com pé no porão, na estrada a 100-120 a media é 10km/litro, tem poucas tracker em cidades vizinhas, as vezes passa por aqui alguns q esta em longa viajem de passagem, vixiii, acho que lá em cima escrevi q seria objetivo, rsrsrsrs, digitei um best seller, mas fui objetivo, só não resumido, agora sim versão resumida, se quer um carro honesto na sua proposta, robusto, confiável, não se importar com opiniões contrarias, q o carro saiu de linha, se pode pagar carro a manutenção na autorizada ou compra peças fora da gm e põe a mão na massa se precisar ou tem um mecânico de confiança = COMPRE LOGO UMA TRACKER BEM CUIDADA E SEJA FELIZ, agora se pode comprar um carro ''superior'', mas caro, ainda em produção, se vai se importar com opiniões de quem muitas vezes nem viu ou não conhece verdadeiramente a tracker, por ter saído de linha, por ter que pesquisar se precisar peças, se não pode pagar peças e serviços na gm ou Suzuki, não tem mecânico bom, honesto com um pouco de conhecimento e não vai por a mão em nada, então= NÃO COMPRE, e se for comprar analise bem o carro racionalmente, leve em oficina, se tiver como paga p/ aquelas empresas que avaliam o carro como a SUPER VISÃO, dekra, etc, deixe o emocional de lado até efetuar a compra, isso tudo ai foi minha humilde opinião, agora vc decide, eu abaixo da vontade de DEUS, só sairia da TRACKER se precisar de outro carro pra um fim diferente ou se tivesse um poder aquisitivo muito maior p/ comprar o carro e manter, dai iria p/ uma sw4 2.7 gasolina + ou - ano 2000, hilux 2.8 diesel, xterra 2004, prado, subaro forester, outras land cruisers importados, entre outros pick-ups, suvs, dai tendo muito dinheiro o seu é limite, sou só um peixinho neste aquário, logo aparecem outros veteranos e opinão, mas também se discordar da minha opinião aqui no fórum tem farto material p/ pesquisar e encontrar suas próprias respostas aos seus questionamentos, valeuuuuuu, t outro dia quem sabe.

Bom... O Sr. foi muito mais que objetivo. E era justamente a opiniao de um proprietário que eu precisava. Já decidi pela Tracker e já apareceu a que eu quero porém o dono tá pedindo um pouco caro, mas estou negociando... Com relacao ao consumo não vou sentir tanta diferenca, pois eu tenho um Polo e na cidade ele é meio gastão. Minha única preocupacao é o seguro, mas estou negociando também com o corretor, pois tenho seguro há mais de 10 anos sem nenhum sinistro...

Muito obrigado mais uma vez!

VOVÔ DO TROLLER
04/02/2015, 22:36
Bom... O Sr. foi muito mais que objetivo. E era justamente a opiniao de um proprietário que eu precisava. Já decidi pela Tracker e já apareceu a que eu quero porém o dono tá pedindo um pouco caro, mas estou negociando... Com relacao ao consumo não vou sentir tanta diferenca, pois eu tenho um Polo e na cidade ele é meio gastão. Minha única preocupacao é o seguro, mas estou negociando também com o corretor, pois tenho seguro há mais de 10 anos sem nenhum sinistro...

Muito obrigado mais uma vez!

Olá Cleber. Concordo com o Arildo. Tive Tracker por 4 anos e conforme ele mesmo disse, também acho que o Tracker (gasolina) , ainda é o 4x4 de melhor relação custo benefício do mercado nacional. Há muitas informações sobre o Tracker no tópico da Suzuki (pois o Tracker é na verdade, um Suzuki Grand Vitara). Abs. Válter

Chuva
06/02/2015, 08:31
Oi pessoal,

A tracker e de longe um dos melhores carros que já tive e testei, em motos quesitos.

Peguei por gostar do jipao e depois descobri q e um tranquilo de guerra e preparei um pouco para trilha.

O carro vai fazer 80kkm e as pastilhas são originais ainda, para vcs terem uma idéia da durabilidade do cj e do meu mimo com esse brinquedao.

A maioria dos mecânicos abominam pq o carro e louca branca e os caras não tem equipamento e knot how pra mexer, mesmo essas bosh sistems da vida..uma lástima..

Se vc gosta e entende um pouco de mecânica não destrói o carro e ele pode durar até o fim do mundo mais 3 dias..kkk

Eu não me conformo comi um carro desses e tão barato e uma Duster por exemplo, q não merece nem comentário, e tão cara.. E mais feia...kkk

Fiz um tópico de toda minha saga até agora é vc pode ver q até um achar normal não mecânico pode brincar de lego.. Procure por tópico a frase Aos poucos mas vou começar..

Se achar uma inteira, pode pegar de olho fechado. Só as q fazem trilha mais pesada q vi detonar,a minha em estrada de terra tá mais silenciosa e inteira q um corola da dona da pensão..

Boa sorte

cleberpi
06/02/2015, 22:53
E com relacao ao consumo e o seguro? o que dizer?

Chuva
07/02/2015, 08:34
Consumo original 8 a 10 km litro, depende se vários itens como: seu pé, pneus, modo de dirigir, filtros, óleos, velas, pneus, psi, ponto do motor e principalmente da minoria.

Seguro em torno de 3 k Dilmas. Em sp uso rastreador apenas.

Abç

FRANCISCO PINHEIRO
10/02/2015, 14:46
Alo cleberpi tudo bom, depois dessas informações do arildo eletrcista só não compra se não quiser, eu tambem tive as mesmas duvidas passei quase um ano procurando informações da tracker e acabei me apaixonando e comprando (08/09) 69000 km original, fiz a manutenção toda e consegui um seguro de valor razoavel, r$ 2400,00 em 6x pela tóquio marine aqui em belem espero que já tenha fechado o negocio e boa
viagens.

JorginhoAraujo
11/02/2015, 18:17
Oi pessoal,

A tracker e de longe um dos melhores carros que já tive e testei, em motos quesitos.

Peguei por gostar do jipao e depois descobri q e um tranquilo de guerra e preparei um pouco para trilha.

O carro vai fazer 80kkm e as pastilhas são originais ainda, para vcs terem uma idéia da durabilidade do cj e do meu mimo com esse brinquedao.

A maioria dos mecânicos abominam pq o carro e louca branca e os caras não tem equipamento e knot how pra mexer, mesmo essas bosh sistems da vida..uma lástima..

Se vc gosta e entende um pouco de mecânica não destrói o carro e ele pode durar até o fim do mundo mais 3 dias..kkk

Eu não me conformo comi um carro desses e tão barato e uma Duster por exemplo, q não merece nem comentário, e tão cara.. E mais feia...kkk

Fiz um tópico de toda minha saga até agora é vc pode ver q até um achar normal não mecânico pode brincar de lego.. Procure por tópico a frase Aos poucos mas vou começar..

Se achar uma inteira, pode pegar de olho fechado. Só as q fazem trilha mais pesada q vi detonar,a minha em estrada de terra tá mais silenciosa e inteira q um corola da dona da pensão..

Boa sorte

Alguém, me ajuda!
sou novo no forum, mas sempre pesquisei aqui e baseado nisso adiquiri recentemente minha Tracker 2008. Pesquisei muito e encontrei uma joia ! 07/08 56km rodados,único dono! adquirida zero na concessionária e devolvida com 57k na mesma loja ( anhembi chevrolet ) pra trocar por outro carro!
Com manual, chave reserva bancos de couro etc..... Completassa! ( so os pneus tao meio gastos e não tem milha , de resto tem tudo )

Notei bastante diferença ( nunca havia dirigido um jipe ) mas minha principal preocupação e quanto a estabilidade do carro.
É normal o carro pular tanto? A ponto de perder aderencia acima de 80h?? Ou sera que trocando os pneus isso muda?( ja estao no fim da vida ). Notei tambem um leve descontrole de frente em altas velocidades quando a rodovia apresenta alguma imperfeição. Isso é normal? Vou postar fotos. Inclusive dos pneus. Ate pensei em levar o carro na de volta, pra dar uma olhada em amortecedores, bandeja, pivo, barcos axiais... porque meu carro passeio ( um corsa sedan 1.8 completo 07 - outra joia rs ) ja ficou assim uma vez descontrolado e so parou depois que aos 100k troquei esse kit ( molas, amortecedores, bandejas ) e no fim barco axial ( que era o verdadeiro causador do problema )

Outra coisa, veio um controle TOKAI ( tipo trava elétrica ) mas não funciona.... o cara da loja não soube me dizer.... mas devo instalar um positron? rsrs
Bem estou me divertindo, adorei a reduzida ( ja testei subindo um morro que dava medo e o carro subiu sem se esforçar )
Realmente depois de muito pesquisar, e detalhe, paguei por essa Joia 27.500 ( longa historia - mas foi erro da loja pois eles queriam 32 mas eu ja tinha dado entrada numa tracker de 27500 não tao boa quanto essa que chegou em janeiro, mas eles por engano venderam pra outro cliente mas tiveram que me vender essa pelo valor da outra )

Bem, comprei pois moro em chácara, e tenho família, mas ja to sonhando com uns LIFTS e uns Pneus ATR/MUD sei la... vou aprender isso primeiro, e da um rolezinho com a turma aqui da minha região ( santana de parnaiba - que tem ótimas paisagens naturais por sinal minha escolha de moradia por esse motivo )

Quem puder me ajudar com esse lance da estabilidade, agradeço...
Valew!

ALVARO ANGELO
11/02/2015, 20:24
Alguém, me ajuda!
sou novo no forum, mas sempre pesquisei aqui e baseado nisso adiquiri recentemente minha Tracker 2008. Pesquisei muito e encontrei uma joia ! 07/08 56km rodados,único dono! adquirida zero na concessionária e devolvida com 57k na mesma loja ( anhembi chevrolet ) pra trocar por outro carro!
Com manual, chave reserva bancos de couro etc..... Completassa! ( so os pneus tao meio gastos e não tem milha , de resto tem tudo )

Notei bastante diferença ( nunca havia dirigido um jipe ) mas minha principal preocupação e quanto a estabilidade do carro.
É normal o carro pular tanto? A ponto de perder aderencia acima de 80h?? Ou sera que trocando os pneus isso muda?( ja estao no fim da vida ). Notei tambem um leve descontrole de frente em altas velocidades quando a rodovia apresenta alguma imperfeição. Isso é normal? Vou postar fotos. Inclusive dos pneus. Ate pensei em levar o carro na de volta, pra dar uma olhada em amortecedores, bandeja, pivo, barcos axiais... porque meu carro passeio ( um corsa sedan 1.8 completo 07 - outra joia rs ) ja ficou assim uma vez descontrolado e so parou depois que aos 100k troquei esse kit ( molas, amortecedores, bandejas ) e no fim barco axial ( que era o verdadeiro causador do problema )

Outra coisa, veio um controle TOKAI ( tipo trava elétrica ) mas não funciona.... o cara da loja não soube me dizer.... mas devo instalar um positron? rsrs
Bem estou me divertindo, adorei a reduzida ( ja testei subindo um morro que dava medo e o carro subiu sem se esforçar )
Realmente depois de muito pesquisar, e detalhe, paguei por essa Joia 27.500 ( longa historia - mas foi erro da loja pois eles queriam 32 mas eu ja tinha dado entrada numa tracker de 27500 não tao boa quanto essa que chegou em janeiro, mas eles por engano venderam pra outro cliente mas tiveram que me vender essa pelo valor da outra )

Bem, comprei pois moro em chácara, e tenho família, mas ja to sonhando com uns LIFTS e uns Pneus ATR/MUD sei la... vou aprender isso primeiro, e da um rolezinho com a turma aqui da minha região ( santana de parnaiba - que tem ótimas paisagens naturais por sinal minha escolha de moradia por esse motivo )

Quem puder me ajudar com esse lance da estabilidade, agradeço...
Valew!

Com certeza tens que revisar a suspensão.
Alvaro Angelo

cleberpi
11/02/2015, 22:38
Meu corretor passou o valor do seguro em R$ 2.100,00 com meu bonus (9), mas a franquia de 4mil reais o que achei meio absurdo... Ainda estou avaliando a questão, mas estou convencido em comprar. Quero ver eu me acostumar no dia a dia indo para o trabalho, mas isso é outra questào...

HERICK
12/02/2015, 05:27
Eu colocaria somente o seguro contra terceiros, um bom rastreador e alarme! Minha opinião é claro.

cleberpi
14/02/2015, 20:49
Boa noite! Apareceu uma Tracker 07/07 muito bonita. Única dona. Este ano também é boa?

Ricardo Passoni
14/02/2015, 20:59
Cleber todas a gasolina tem , o mesmo motor 2.0 16v 128cv , tenho uma que peguei com 78000 km , ja esta com 102000 , manutencão tranquila , escolhi esta a uma 2009 pois tinha laudo de procedencia do particular , todo historico de manutencão alem de bancos em couro, unico dono , ja a outra tinha algumas coisas a serem feitas, mas tambem unico dono, entende onde chegar rs , por isso nao compensava , ano não importa ao meu ver desde que bem conservada e com historico , claro alem de tudo funcionando. Procure , dirija enfim peca um laudo e com certeza terá um excelente carro nas maos .
Abraco

cleberpi
14/02/2015, 21:49
Cleber todas a gasolina tem , o mesmo motor 2.0 16v 128cv , tenho uma que peguei com 78000 km , ja esta com 102000 , manutencão tranquila , escolhi esta a uma 2009 pois tinha laudo de procedencia do particular , todo historico de manutencão alem de bancos em couro, unico dono , ja a outra tinha algumas coisas a serem feitas, mas tambem unico dono, entende onde chegar rs , por isso nao compensava , ano não importa ao meu ver desde que bem conservada e com historico , claro alem de tudo funcionando. Procure , dirija enfim peca um laudo e com certeza terá um excelente carro nas maos .
Abraco

Obrigado Ricardo! Gostei desta 2007. Ela também tem bancos em couro e está com tudo funcionando. Têm pequenos detalhes, como pequenos arranhões na pintura e no estofamento, mas que não desmerecem o veículo. Combinei com a proprietária para rodar amanhã pela manhã com ela e vou fazer um laudo numa oficina, mas já quero deixar mais ou menos oficializado o negócio antes que outro apareća antes e compre. Já perdi 4 negócios esta semana só por causa da incerteza da mecânica e documentos, logo não quero perder outro negócio...

Sérgio de Paula
16/02/2015, 12:09
Tenho um tracker a 2 anos e não deu nem uma manutenção até hj muito confortável resistente uso sempre a tração inclusive para puxar outros carros e até trator já tirei de atoleiro por isso recomendo sem medo de dizer que o carro é ótimo em tudo e com algumas vantagens como por exemplo não ter correia dentada distribuidor nem cabo de velas

americo_mattar
19/02/2015, 22:33
Tive uma tracker 08/09 que vendi na semana passada com 90.000km e muita alegria!!!
Troquei numa sw4 01 diesel. Mas voltando a tracker, o carro é excelente, estável em alta, anda muito (mais que o bom senso...) na terra vai muito bem e não da manutenção. Aqui em SP pode procurar o Adilson da Injecar (no paraíso) ele que fez a manutenção da minha e sabe o que faz.
Antes de vender eu ia fazer um lift de 1" e colocar os pneus 235/70 r16, deu uma do danada de vender, mas apareceu essa SW é não resisti. Enfim pode comprar sem medo, uma coisa meu seguro era mais barato pagava r$1.600. Quanto ao consumo era razoável pelo que o carro oferece. A propósito o espaço interno é imbatível. Compraria outro sem medo!!

Ozric
11/03/2015, 12:03
Comprei a minha Tracker 0Km em 2009, foi uma das ultimas da concessionária.
Hoje ela está com 85.000Km. Só posso dizer uma coisa: é sem dúvida o melhor custo beneficio da categoria. Dificilmente teremos um substituto a altura nesta faixa de preço (paguei R$52.400 na minha em 2009) o que você compraria por este valor hoje? ( mesmo considerando inflação e atualização monetária).
Tenho um Troller 2010 também e infelizmente terei que me desfazer de um dos 4x4.
Quando falei que queria vender a Tracker houve uma fila de espera, todo mundo querendo comprar.
Deixei o carro por um final de semana com a primeira pessoa da lista (que já havia me pedido há 2 anos atrás para comprar o carro). Resumindo, não consegui dormir direito neste final de semana e acabei desistindo de vender a Tracker, vou vender o Troller. Pode parecer bobeira mas analisando todos e prós e contras deste veículo não vejo nada no mercado, dentro de uma faixa razoável de preço, que atenda as mesmas expectativas.
Tudo o que eu fiz com o Troller já fiz com a Tracker, com a vantagem da Tracker ter freio, hehe.
Já tive que entrar dentro de rio com água batendo no para brisas ( e sem snorkel!!!) fui correndo ver o filtro de ar, sequinho.
Já fiz expedições, trilhas, rally de velocidade e regularidade (fiz lift 2" e offshox fx5, dá pra pisar fundo com muita segurança e estabilidade em trilhas).
Por isso eu digo para todo interessado, se encontrar uma Tracker "filé", não pense duas vezes, pode comprar sem medo.
:)

marcelo_henrique
25/07/2015, 16:43
Pessoal... estou indo amanhã ver uma tracker com baixo km.

Alguma dica para inspeciona-la?

Vou colocar a tração e ver se acenda a luz do painel
Vou anda com a tração bem devagar fazendo curvas leves para ver se estala
Vou ver se o teto abre e fecha
Vou ver se tem vazamentos, etc.

Por favor me ajudem... ainda fico na dúvida mas vou ver o carro.

HERICK
26/07/2015, 04:06
Pessoal... estou indo amanhã ver uma tracker com baixo km.

Alguma dica para inspeciona-la?

Vou colocar a tração e ver se acenda a luz do painel
Vou anda com a tração bem devagar fazendo curvas leves para ver se estala
Vou ver se o teto abre e fecha
Vou ver se tem vazamentos, etc.

Por favor me ajudem... ainda fico na dúvida mas vou ver o carro.

Bom dia Marcelo! Leve numa oficina especializada em 4x4, as oficinas de confiança não vão te deixar na mão, boa sorte na compra, vá com calma, sei que a ansiedade é grande ok.

marcelo_henrique
26/07/2015, 07:45
Bom dia Marcelo! Leve numa oficina especializada em 4x4, as oficinas de confiança não vão te deixar na mão, boa sorte na compra, vá com calma, sei que a ansiedade é grande ok.
Valeu.... na estrada agora.

marcelo_henrique
26/07/2015, 12:50
Caracoles.... A tracker está zerada mesmo. 22mil km.
O que me incomoda é que trocaram o óleo em abril do ano passado. Rodou mil km desde então.
Será que tem problema?

Ayrton Mattos
26/07/2015, 20:21
Olá a todos...
Tenho uma TRACKER 2008 e está com 138.000 km, ela está apresentando um problema na direção que é o seguinte:
Andando normal na estrada até 70km ela não faz nada mais após essa velocidade ela começa a apresentar um jogo da direção, não é folga, ela simplesmente joga para os lados...
Alguém teve esse problema...

Sou de Ribeirão Preto-SP e gostaria de saber se alguém daqui me indica algum mecanico que está acostumado com TRACKER, e seja bom, pois já levei em vários e ninguém descobre o porquê dela fazer isso.

Obrigado

Ayrton

Arildo MT
26/07/2015, 21:39
Olá, poderia dar mais detalhes, a quanto tempo começou?, se não houver realmente problema na direção e suspenção dianteira eu apostaria na folga das buchas dos links traseiros (aqueles 02 braços maiores e 02 maiores) que seguram e alinham o eixo diferencial traseiro, essas buchas na tracker e grand vitara duram muito, mas problema parecido ocorre na tr4, em determinada velocidade começa esse deslocamento lateral do eixo causando uma ressonância, vibração ou alteração na direção (fica possuído), quando ao mecânico, não conheço sua região, mas logo o pessoal indica alguém próximo, um cara fera em SP que conhece tudo de Suzuki é o Daniel simon, já falei com ele por telefone pois moro a uns 2500km (o cara é nota 1000), tem estes contatos na net e no fórum, Rua Michigan, 930, Brooklyn, telefone: (11) 5092 5423,
e-mail: daniel.simon@uol.com.br (daniel.simon@uol.com.br)
não esqueça de voltar relatando como resolveu, boa sorte na empreitada.

Ayrton Mattos
27/07/2015, 12:07
Arildo muito obrigado pelas informações do Daniel, vou entrar em contato.

Sobre a direção e seu deslocamento já faz um bom tempo, troquei os amortecedores as buchas e alinhei e balanciei, e nada de melhorar. E olha que troquei as mesmas com 110.000KM, as originais, pois o Bitelo eu tenho desde zero, então sei tudo dele e acompanho todas as revisões. O que tá dificil é achar alguém nesta região que possa me ajudar, pois desde que começou tenho levado em vários e nada de acharem o correto. Mais vou ver se falo com o Daniel e consigo ver isso com ele, e manterei a todos informados.

Bruno Batuta
22/02/2016, 01:29
Fala Galera!
Dei uma bela pesquisada no forum, vi muito material sobre a tracker 2008, mas muita coisa antiga
Sou novo no fórum, e provavelmente muito em breve novo no mundo 4x4
Estou com uma dúvida que está me tirando o sono.
Estou viajando cada vez mais, me enfiando em mais buracos e judiando muito do meu carro
Tenho um Sandero Privilege 1.6 2013, completinho, e está em perfeito estado
E estou 99% decidido em comprar uma tracker 2008, pois não tenho muito capital para investir mais :(
Ainda vale a pena? Tenho medo de cair numa furada, trocar com um carro que está perfeito, tirei zero
por um carro 5 anos mais antigo e com 100mil KM
Será que a média de consumo se mantém ainda, que vou ter muita dor de cabeça com manutenção?
Desculpem se estou criando o tópico em lugar errado etc...
Iniciante já viu né... hehehe

Grande Abraço e muito obrigado

RafaTR4
22/02/2016, 07:48
Vale a pena Bruno!
É uma vtr muito valente e resistente! Você encontra até algumas com menos de 100mil km se procurar com calma... Pegue uma original que aparente estar boa, faça uma manutenção preventiva e terá uma vtr confiável!

Bruno Batuta
23/02/2016, 22:57
Rafa, muito obrigado pela resposta
Estou com algumas opções, mas realmente estou com muito medo
Hehehe, estou querendo começar nesse universo de 4x4 e pegar algumas estradas com alguma aventura
Tenho medo de ter que sempre estar em alguma oficina

Arildo MT
24/02/2016, 01:34
[QUOTE=Bruno Batuta;2353294]Rafa, muito obrigado pela resposta
Estou com algumas opções, mas realmente estou com muito medo
Hehehe, estou querendo começar nesse universo de 4x4 e pegar algumas estradas com alguma aventura
Tenho medo de ter que sempre estar em alguma oficina

Só se for sem procedência e com manutenção deficiente, tem muita coisa no forum, pesquise no google assunto desejado+tracker+4x4brasil que encontra muita informação atual.

marcos colen
24/02/2016, 21:42
Boa noite, estou aprocura de um diesem tbém, podem me dizer se entre o tracker e a sportage, qual a melhor opçao?

marcos colen
24/02/2016, 21:44
Boa noite, estou a procura de um diesel tbém, podem me dizer se entre o tracker e a sportage, qual a melhor opçao?

Arildo MT
25/02/2016, 01:10
Boa noite, estou a procura de um diesel tbém, podem me dizer se entre o tracker e a sportage, qual a melhor opçao?

Se estiver bem cuidada recomendo a gasolina, a diesel tenho varias restrições, mas pesquise por tracker mazda pegeout.

VOVÔ DO TROLLER
25/02/2016, 20:09
Fala Galera!
Dei uma bela pesquisada no forum, vi muito material sobre a tracker 2008, mas muita coisa antiga

Estou viajando cada vez mais, me enfiando em mais buracos e judiando muito do meu carro
E estou 99% decidido em comprar uma tracker 2008, pois não tenho muito capital para investir mais :(
Ainda vale a pena? Tenho medo de cair numa furada, trocar com um carro que está perfeito, tirei zero
Será que a média de consumo se mantém ainda, que vou ter muita dor de cabeça com manutenção?

Vai de Tracker gasolina, a mais nova e original possivel que estara muito bem servido. Abs.

VOVÔ DO TROLLER
26/02/2016, 18:57
Vai de Tracker gasolina, a mais nova e original possivel que estara muito bem servido. Abs.
Neste forum ha´ um Tracker para venda
https://www.facebook.com/groups/Passeios4x4/permalink/1231277953568914/

p.s. parece um carro bem cuidado e o preço ta otimo

luizmor
26/02/2016, 19:59
Estou com a mesma dúvida do colega do tópico. Estou há quase 1 mês e meio olhando um carro de uso 90% urbano e 10% off road, pois comecei a andar muito na chapada dos veadeiros e com meu corolla xli 2007 gasolina AT estava inviável, rsrs.
Li o forum inteiro e me decidi pela Tracker... estava quase fechando negócio e 2 mecânicos que conversei nesses dias me informaram que a Tracker é difícil de encontrar peça, que mais cara as peças e tal ( contrariando o que li no fórum). Conselho deles foi ir de Jimny ou TR4.

1) Fui ver o Jimny:
Achei muito apertado ( sou alto, tenho quase 1,90). Sentei no banco de trás e é inviável um ser humano ir confortável ali atrás. Sou solteiro e sem filhos, mas como viajo com muitos amigos, descartei.

2) Fui ver TR4:
Achei bonita, robusta e moderna, contudo o cockpit dela é mto estreito, apertado para mim tb... uma pena... tentei sentar no banco de trás e a mesma surpresa desagradável do Jimny, não há conforto , não cabe uma pessoa alta ali atrás de forma confortável.

Resumo da história, reli todo o fórum em busca de outra alternativa e achei a Xterra da Nissan! Achei o carro grande e alto, bem bonito e robusto, mas fiquei pensando se não seria demais um carro desse porte para um solteiro sem filhos...

Enfim, não consegui tirar a Tracker da cabeça ainda e estou em dúvida entre Tracker e XTERRA. Qual comparativo que se pode fazer entre as duas no quesito:

1. consumo
2. custo de manutenção
3. conforto
4. agilidade em transito na cidade
5. desempenho na estrada
6. desempenho off road
7. Desvalorização
8. melhor custo benefício para um uso 90% urbano e 10% off road leve a moderado
9. facilidade de encontrar peças
10. Há alguma outra opção além da XTERRA e da TRacker quanto ao custo benefício? ( não tenho interesse em pick-ups)
11. Há algum carro 2016 com tais características ( custo benefício) hoje no mercado brasileiro e com câmbio AT? ( TR4, Tracker, Xterra todas sairam de linha..Renegade, Tucson, Tracker nova são todos carro de shopping...)

Desculpem as perguntas excessivas, mas é que o desespero e indecisão já está crítica, rsrs

Desde já, agradeço a todos, este fórum é 10! Muito útil para todos trilheiros e expedicionários de todos o Brasil!

GV3-2014
26/02/2016, 20:29
Estou com a mesma dúvida do colega do tópico. Estou há quase 1 mês e meio olhando um carro de uso 90% urbano e 10% off road, pois comecei a andar muito na chapada dos veadeiros e com meu corolla xli 2007 gasolina AT estava inviável, rsrs.
Li o forum inteiro e me decidi pela Tracker... estava quase fechando negócio e 2 mecânicos que conversei nesses dias me informaram que a Tracker é difícil de encontrar peça, que mais cara as peças e tal ( contrariando o que li no fórum). Conselho deles foi ir de Jimny ou TR4.

1) Fui ver o Jimny:
Achei muito apertado ( sou alto, tenho quase 1,90). Sentei no banco de trás e é inviável um ser humano ir confortável ali atrás. Sou solteiro e sem filhos, mas como viajo com muitos amigos, descartei.

2) Fui ver TR4:
Achei bonita, robusta e moderna, contudo o cockpit dela é mto estreito, apertado para mim tb... uma pena... tentei sentar no banco de trás e a mesma surpresa desagradável do Jimny, não há conforto , não cabe uma pessoa alta ali atrás de forma confortável.

Resumo da história, reli todo o fórum em busca de outra alternativa e achei a Xterra da Nissan! Achei o carro grande e alto, bem bonito e robusto, mas fiquei pensando se não seria demais um carro desse porte para um solteiro sem filhos...

Enfim, não consegui tirar a Tracker da cabeça ainda e estou em dúvida entre Tracker e XTERRA. Qual comparativo que se pode fazer entre as duas no quesito:

1. consumo
2. custo de manutenção
3. conforto
5. desempenho na estrada
6. desempenho off road
7. Desvalorização
10. Há alguma outra opção além da XTERRA e da TRacker quanto ao custo benefício? ( não tenho interesse em pick-ups)
11. Há algum carro 2016 com tais características ( custo benefício) hoje no mercado brasileiro e com câmbio AT? ( TR4, Tracker, Xterra todas sairam de linha..Renegade, Tucson, Tracker nova são todos carro de shopping...)

Desculpem as perguntas excessivas, mas é que o desespero e indecisão já está crítica, rsrs

Desde já, agradeço a todos, este fórum é 10! Muito útil para todos trilheiros e expedicionários de todos o Brasil!

O carro 2016 é o Grand Vitara 2.0 4x4 AT!!

Vc encontra tbém ótimos usados com baixa km!

abs

Ricardo

montegrotto
26/02/2016, 21:50
estava quase fechando negócio e 2 mecânicos que conversei nesses dias me informaram que a Tracker é difícil de encontrar peça, que mais cara as peças e tal ( contrariando o que li no fórum)
Ricardo

Amigo, na próxima sugiro levar a outro mecânico que conheça 4x4.

Arildo MT
26/02/2016, 22:29

1) Fui ver o Jimny:

2) Fui ver TR4:

1. consumo
2. custo de manutenção
3. conforto
5. desempenho na estrada
6. desempenho off road
7. Desvalorização

Se o off road não for pesado e quiser mais conforto e espaço, por + alguns pixulecos, grand vitara lll, senão a tracker é otima pedida

http://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm/149649-gm-tracker-2-0-16v-gasolina-2007-2009-comprei-e-gostei-1.html#post2277821

luizmor
26/02/2016, 22:54
Se o off road não for pesado e quiser mais conforto e espaço, por + alguns pixulecos, grand vitara lll, senão a tracker é otima pedida

http://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm/149649-gm-tracker-2-0-16v-gasolina-2007-2009-comprei-e-gostei-1.html#post2277821

Obrigado pelas dicas pessoal, estão me dando mais segurança na minha decisão. Só uma pequena dúvida, o desempenho off road do Grand vitara III e da Tracker são iguais? Ambas são adaptáveis para o off? Consumo tb é igual?

Arildo MT
26/02/2016, 23:22
Obrigado pelas dicas pessoal, estão me dando mais segurança na minha decisão. Só uma pequena dúvida, o desempenho off road do Grand vitara III e da Tracker são iguais? Ambas são adaptáveis para o off? Consumo tb é igual?

A tracker é mais jipe e mais adaptavel em relação a alterações, up grades e manutenções.

luizmor
27/02/2016, 07:47
Entendi, Arildo, então acho a Tracker a minha melhor opção disparada:

1. reúne o conforto que não achei na TR4 e Jimny ( se eu fosse baixinho, quem sabe),
2.consumo um pouco melhor que a TR4,
3.espaço interno ótimo tanto para motorista quanto para passageiros em relação Jimny e Tr4,
4. Está na mesma faixa de preço e ano do meu Corolla Xli 2007 ( não devo gastar muito na troca)
5. Tamanho ideal para uso urbano em relação a uma Xterra ( acredito que a manutenção deva ser mais barata tb na TRacker)
5. Tração e resistência na medida certa para trilhas leves a moderadas.

Agora que me decidi de vez, o que devo tomar cuidado ao pegar um usado? Que itens que necessariamente devo verificar na compra para evitar maiores prejuízos? Como de praxe, já irei me certificar do perfil do dono ( de preferência uma vovô bem cuidadosa com o carro, rsrsrs) e sobre a manutenção preventiva.

Obrigado desde já pessoal!

Viniii_vps
28/02/2016, 08:32
Seja bem vindo, sou novo no mundo 4x4 e estava na mesma dúvida que você, mais especificamente entre tr4 e Tracker, optei pela Tracker e daqui uns dias vai fazer 1 mês que estou com ela e estou simplesmente adorando a viatura, a que comprei é 2008/09 e está com 111.000 km.

O que você deve verificar ao comprar (além do básico em qualquer veículo) é o estado de conservação pra ver se o antigo dono não ralou demais ele em trilhas pesadas. Leve num mecânico que entenda realmente de 4x4 e peça para testar a tração e reduzida, juntas homocineticas e outros que sofrem um desgaste maior (no meu jeepinho o ex dono usava o 4x4 no asfalto e no caso da Tracker não é recomendável porque desgasta o conjunto).

Sobre a viatura até agora não me deu dor de cabeça, motor forte, robusto e de mecânica muito confiável e bem mais simples do que esses "jipes" de shopping cheios de mimimis eletrônicos. A Tracker é bem rústica e me sinto num tratorzinho ao dirigi-lo, principalmente porque onde moro tem mais buraco do que asfalto.

Se achar um em bom estado pode comprar sem medo. Quanto a peças, além das várias peças de outros veículos que são compatíveis, também tem muitas peças a venda no mercado livre e sites como o suzucar entre vários outros... Sobre o consumo, o meu quando peguei estava fazendo 6.8km/l na cidade, só de trocar o filtro de ar atualmente está fazendo 7.4. Mas ainda falta verificar velas e outras coisas mais. A média dele fica entre 8 na cidade e 10km/l na estrada, andando de boa e com o motor redondinho (como eu já tive um vectra 2.2 que fazia 6.5 na gasolina, acho ele até econômico).

Acho que é isso, não tenho muito mais de conhecimento a te passar mas posso lhe assegurar que é uma excelente Viatura. Boa sorte com a escolha.:safari-rig:

luizmor
29/02/2016, 21:51
Seja bem vindo, sou novo no mundo 4x4 e estava na mesma dúvida que você, mais especificamente entre tr4 e Tracker, optei pela Tracker e daqui uns dias vai fazer 1 mês que estou com ela e estou simplesmente adorando a viatura, a que comprei é 2008/09 e está com 111.000 km.

O que você deve verificar ao comprar (além do básico em qualquer veículo) é o estado de conservação pra ver se o antigo dono não ralou demais ele em trilhas pesadas. Leve num mecânico que entenda realmente de 4x4 e peça para testar a tração e reduzida, juntas homocineticas e outros que sofrem um desgaste maior (no meu jeepinho o ex dono usava o 4x4 no asfalto e no caso da Tracker não é recomendável porque desgasta o conjunto).

Sobre a viatura até agora não me deu dor de cabeça, motor forte, robusto e de mecânica muito confiável e bem mais simples do que esses "jipes" de shopping cheios de mimimis eletrônicos. A Tracker é bem rústica e me sinto num tratorzinho ao dirigi-lo, principalmente porque onde moro tem mais buraco do que asfalto.

Se achar um em bom estado pode comprar sem medo. Quanto a peças, além das várias peças de outros veículos que são compatíveis, também tem muitas peças a venda no mercado livre e sites como o suzucar entre vários outros... Sobre o consumo, o meu quando peguei estava fazendo 6.8km/l na cidade, só de trocar o filtro de ar atualmente está fazendo 7.4. Mas ainda falta verificar velas e outras coisas mais. A média dele fica entre 8 na cidade e 10km/l na estrada, andando de boa e com o motor redondinho (como eu já tive um vectra 2.2 que fazia 6.5 na gasolina, acho ele até econômico).

Acho que é isso, não tenho muito mais de conhecimento a te passar mas posso lhe assegurar que é uma excelente Viatura. Boa sorte com a escolha.:safari-rig:

Valeu pelas dicas, Vinii! Comprei minha viatura de uma mulher aqui em Brasília e está com uns 94km rodados. Estou agora em busca de um mecânico/ oficina confiável e que entenda de Tracker para que eu faça as revisões e faça as adaptações necessárias para trilha. Alguém poderia me indicar alguma oficina ou mecânico que entenda de Tracker em Brasília, Anápolis ou Goiânia?

Galera, muito obrigado por tudo. Logo, logo vou dar uma garimpada nos tópicos de manutenção e adaptações para trilha na Tracker!

Boa semana a todos!

Viniii_vps
01/03/2016, 05:43
Valeu pelas dicas, Vinii! Comprei minha viatura de uma mulher aqui em Brasília e está com uns 94km rodados. Estou agora em busca de um mecânico/ oficina confiável e que entenda de Tracker para que eu faça as revisões e faça as adaptações necessárias para trilha. Alguém poderia me indicar alguma oficina ou mecânico que entenda de Tracker em Brasília, Anápolis ou Goiânia?

Galera, muito obrigado por tudo. Logo, logo vou dar uma garimpada nos tópicos de manutenção e adaptações para trilha na Tracker!

Boa semana a todos!

Ótima escolha. Manda fotos da viatura. :cool:

Thiagoalima
01/03/2016, 22:32
Olá pessoal!! Também estou nessa jogada!!! Estou com um sonic 13/14 novinho!! 28mil rodados!! Mas que foi umas 5 vezes pra concessionária!! Estava pensando em vender para comprar uma tracker e entrar no mundo 4x4!!! Será mesmo que vale a pena!! Como disseram tenho medo de viver em mecânica com ela!! Ela n quebra mesmo?? A bixinha eh mesmo kaceteira???

Viniii_vps
01/03/2016, 22:48
Olá pessoal!! Também estou nessa jogada!!! Estou com um sonic 13/14 novinho!! 28mil rodados!! Mas que foi umas 5 vezes pra concessionária!! Estava pensando em vender para comprar uma tracker e entrar no mundo 4x4!!! Será mesmo que vale a pena!! Como disseram tenho medo de viver em mecânica com ela!! Ela n quebra mesmo?? A bixinha eh mesmo kaceteira???

To achando a minha bem valente, se você encontrar uma em bom estado de conservação e bem cuidada você não vai ter dor de cabeça.
Eu tinha um corsa 97 e troquei pela Tracker 08/09. Mas no seu caso seu carro é bem mais novo...

Mas se quiser ingressar no 4x4,acho a tracker muito viável, pelo conforto, motor bom e 4x4 com reduzida, além de várias peças para adaptação e várias opções de modificação. Recomendo.

luizmor
08/03/2016, 01:22
Ótima escolha. Manda fotos da viatura. :cool:

Olá, Viniii

Desculpe a demora em responder, semana bem corrida. Vou dar um upgrade na TRacker antes de postar as fotos.
Já tenho uma semana com o carro e minhas impressões são de que o carro é bem confortável tanto para mim que sou alto, quanto para os passageiros de todos os bancos. O carro é um tratorzinho, bem resistente mesmo. Ainda não o testei no off road, mas em breve farei o teste.

Agora q estou com o carro tenho 2 dúvidas, uma sobre segurança e outra sobre suspensão:

1. Segurança:

a. É normal a Tracker guinar para fora da faixa em asfalto irregular com aqueles calombos? às vezes dirigindo em 80 km/h pego a pista mais irregular da via com vários "CALOMBOS" gerados por ônibus e caminhões no asfalto e sinto a tracker puxando fortemente para os lados. Inclusive o volante dá umas puxadas perceptíveis nesses momentos. Isso me traz um pouco de insegurança, pois não tive a mesma sensação em uma l200 por exemplo. Será q é problema na suspensão? Molas? Direção?
Obs: sei que suvs e jipes não têm estabilidade e respeito sempre os limites do meu carro.

b. Li no fórum e teve gente comentando que trocar as molas da Tarcker por molas de Opala e a suspensão traseira original por suspensão da omega suprema e colocar o pneu mais largo que o original ( fazendo o lift de 2") o carro fica mais estável? Isso procede ou entendi errado? Pensei que com o lift, o centro de massa aumentaria de tamanho e ficaria mais instável o carro.

2. Suspensão:

Vale a pena fazer o lift e trocar os pneus da tracker por um All terrain desses citados no forum de 235/ 70/ 16? Meu perfil de uso do carro é chegar em cachoeiras, rios e localidades de difícil acesso, mas não colocá-la para ralar desnecessariamente em uma trilha difícil pelo prazer do off road. Se sim, fazer o lift de 1 ou 2 "?

Sei que estou desvirtuando o tópico um pouco, mas é já garimpei informação nos outros não encontrei informações mais específicas e diretas sobre essas dúvidas.

Valeu galera!

Viniii_vps
08/03/2016, 05:37
Olá, Viniii

Desculpe a demora em responder, semana bem corrida. Vou dar um upgrade na TRacker antes de postar as fotos.
Já tenho uma semana com o carro e minhas impressões são de que o carro é bem confortável tanto para mim que sou alto, quanto para os passageiros de todos os bancos. O carro é um tratorzinho, bem resistente mesmo. Ainda não o testei no off road, mas em breve farei o teste.

Agora q estou com o carro tenho 2 dúvidas, uma sobre segurança e outra sobre suspensão:

1. Segurança:

a. É normal a Tracker guinar para fora da faixa em asfalto irregular com aqueles calombos? às vezes dirigindo em 80 km/h pego a pista mais irregular da via com vários "CALOMBOS" gerados por ônibus e caminhões no asfalto e sinto a tracker puxando fortemente para os lados. Inclusive o volante dá umas puxadas perceptíveis nesses momentos. Isso me traz um pouco de insegurança, pois não tive a mesma sensação em uma l200 por exemplo. Será q é problema na suspensão? Molas? Direção?
Obs: sei que suvs e jipes não têm estabilidade e respeito sempre os limites do meu carro.

b. Li no fórum e teve gente comentando que trocar as molas da Tarcker por molas de Opala e a suspensão traseira original por suspensão da omega suprema e colocar o pneu mais largo que o original ( fazendo o lift de 2") o carro fica mais estável? Isso procede ou entendi errado? Pensei que com o lift, o centro de massa aumentaria de tamanho e ficaria mais instável o carro.

2. Suspensão:

Vale a pena fazer o lift e trocar os pneus da tracker por um All terrain desses citados no forum de 235/ 70/ 16? Meu perfil de uso do carro é chegar em cachoeiras, rios e localidades de difícil acesso, mas não colocá-la para ralar desnecessariamente em uma trilha difícil pelo prazer do off road. Se sim, fazer o lift de 1 ou 2 "?

Sei que estou desvirtuando o tópico um pouco, mas é já garimpei informação nos outros não encontrei informações mais específicas e diretas sobre essas dúvidas.

Valeu galera!

Boa essa sua primeira pergunta, pois notei diferença quando dirigi a minha pela primeira vez tambem, ela dá uma desgarrada do asfalto dependendo da ondulação. Mas como sempre tive carro pequeno, tambem fiquei na duvida se isso seria normal ou se é devido a algum desgaste em peças da suspensão.
Achei a suspensão da TK bem macia, creio que trocando molas e amortecedores que voce citou, a viatura deva ficar mais dura e talvez um pouco mais estável (não sei).

Como os caras dizem, o primeiro passo é colocar os protetores embaixo do jeepinho, antes de qualquer coisa. Mais tarde estou pensando em colocar o lift 1" que sai bem mais em conta, até para ver como vai se comportar. Não sei a dificuldade das trilhas que você pretende pegar, mas se fosse eu, após colocar os protetores, iria com ela original (se fosse possível), até pra ver como ela se comporta tb e ver se realmente já seria o caso de investir direto em um lift maior.

Já já os caras que realmente entendem aparecem pra tirar nossas dúvidas...:cool:

E mais uma vez, parabéns pela escolha da Viatura...:palmas:

luizmor
08/03/2016, 21:05
Boa essa sua primeira pergunta, pois notei diferença quando dirigi a minha pela primeira vez tambem, ela dá uma desgarrada do asfalto dependendo da ondulação. Mas como sempre tive carro pequeno, tambem fiquei na duvida se isso seria normal ou se é devido a algum desgaste em peças da suspensão.
Achei a suspensão da TK bem macia, creio que trocando molas e amortecedores que voce citou, a viatura deva ficar mais dura e talvez um pouco mais estável (não sei).

Como os caras dizem, o primeiro passo é colocar os protetores embaixo do jeepinho, antes de qualquer coisa. Mais tarde estou pensando em colocar o lift 1" que sai bem mais em conta, até para ver como vai se comportar. Não sei a dificuldade das trilhas que você pretende pegar, mas se fosse eu, após colocar os protetores, iria com ela original (se fosse possível), até pra ver como ela se comporta tb e ver se realmente já seria o caso de investir direto em um lift maior.

Já já os caras que realmente entendem aparecem pra tirar nossas dúvidas...:cool:

E mais uma vez, parabéns pela escolha da Viatura...:palmas:

Então, vinii,

Estou olhando de comprar as proteções inferiores no site da RC 4X4. São eles:

1. Peito de aço :R$ 320,00

2. Protetor de câmbio: R$ 364,00
3. Protetor de tanque: R$ 283,00

Há mais alguma peça de proteção inferior a ser comprada?

Onde vc viu o lift de 1" para comprar? Pq o receio de colocar o de 2"? Ou é só uma questão financeira mesmo?

Abraço!

luizmor
08/03/2016, 22:04
Vi um tópico em que o usuário fala sobre o arraste que mencionei da tracker em estradas acidentadas: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/41341-existe-pneu-mais-adequado-para-tracker-08-no-tamanho-original.html

Vou continuar garimpando...

Viniii_vps
09/03/2016, 03:10
Então, vinii,

Estou olhando de comprar as proteções inferiores no site da RC 4X4. São eles:

1. Peito de aço :R$ 320,00

2. Protetor de câmbio: R$ 364,00
3. Protetor de tanque: R$ 283,00

Há mais alguma peça de proteção inferior a ser comprada?

Onde vc viu o lift de 1" para comprar? Pq o receio de colocar o de 2"? Ou é só uma questão financeira mesmo?

Abraço!

Entao. Acho que as proteções são essas sim. Aqui onde eu moro não tem quem mexe com 4x4.pelo menos ainda não conheço ninguém.
Meus primos mexem mas moram em outra cidade e os kit que encontrei foram todos pela Internet mesmo.

No meu caso é questão financeira mesmo. Dizem que o lift 2" precisa de muito mais adaptações e também aumenta bastante o consumo de combustível. E como eu uso pra trabalhar, por enquanto pra mim compensaria o lift 1", e se ver que estão difíceis demais as trilhas, colocaria o 2" mais pra frente se fosse o caso. Aí acho que depende de cada um e qual o uso que vai ter a VTR.

Viniii_vps
09/03/2016, 03:46
Vi um tópico em que o usuário fala sobre o arraste que mencionei da tracker em estradas acidentadas: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/41341-existe-pneu-mais-adequado-para-tracker-08-no-tamanho-original.html

Vou continuar garimpando...

Sobre a questão de o carro pular e desgarrar, me ocorreu que pode ser a pressão que está errada na calibragem dos pneus. Vou baixar pra 26 libras e ver se melhora nessa questão, embora desde que eu peguei ela não olhei a calibragem, mas desconfio que esteja com mais que 28 até...Ótimo link, valeu

luizmor
09/03/2016, 21:34
Entao. Acho que as proteções são essas sim. Aqui onde eu moro não tem quem mexe com 4x4.pelo menos ainda não conheço ninguém.
Meus primos mexem mas moram em outra cidade e os kit que encontrei foram todos pela Internet mesmo.

No meu caso é questão financeira mesmo. Dizem que o lift 2" precisa de muito mais adaptações e também aumenta bastante o consumo de combustível. E como eu uso pra trabalhar, por enquanto pra mim compensaria o lift 1", e se ver que estão difíceis demais as trilhas, colocaria o 2" mais pra frente se fosse o caso. Aí acho que depende de cada um e qual o uso que vai ter a VTR.

Ouvi dizer que o consumo não muda muito, minha maior preocupação era com a estabilidade. Mas no tópico que fala como preparar a tracker para trilha fala que tem como colocar alargadores na roda, de forma a deslocar o pneu um pouco mais para fora e dessa forma o carro ganha mais estabilidade, pois aumenta-se a base de sustentação do mesmo. Eu estou em dúvida sobre o lift 1" tb... com o lift 1" está pensando em colocar qual pneu misto? Será que cabe um 225/70/16 da GG sem pegar em nada?

Vou garimpar mais, continuemos trocando informação ai que são muito válidas!!

VOVÔ DO TROLLER
09/03/2016, 22:04
[QUOTE=luizmor;2356589]Ouvi dizer que o consumo não muda muito, minha maior preocupação era com a estabilidade. Mas no tópico que fala como preparar a tracker para trilha fala que tem como colocar alargadores na roda, de forma a deslocar o pneu um pouco mais para fora e dessa forma o carro ganha mais estabilidade, pois aumenta-se a base de sustentação do mesmo. Eu estou em dúvida sobre o lift 1" tb... com o lift 1" está pensando em colocar qual pneu misto? Será que cabe um 225/70/16 da GG sem pegar em nada?

Olá Luiz. No tópico abaixo há várias informações sobre pneus. Eu não recomendo a colocação de espaçador, pois vai forçar e diminuir a vida útil da suspensão.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/37295-qual-pneu-para-tracker-sem-modificacao-no-veiculo.html

pauloalberto
09/03/2016, 22:24
Olá Luis,
Quanto ao Tracker estar passariando na pista quando passa por calombos, sugiro confirmar alinhamento, cambagem e o caster do mesmo, além, é claro, verificar a calibragem dos pneus. Calibragem dos pneus se for os originais, acredito que o certo e a calibragem que o fabricante indica.

luizmor
09/03/2016, 23:23
Idoso do troller, vi apenas um cometário sobre esse espaçador, mas realmente não achei uma boa ideia tb. Tenho muito receio do lift de 2", estou garimpando todos os tópicos possíveis do forum pra chegar a um veredicto. Acabei de ler num tópico sobre essa configuração alternativa ao lift de 2"

"Mais barato que tudo isso aí.....molas de opala na traseira + amortecedor da suprema GBL1024 + calço na dianteira.....no meu GV tô só com as molas de opala na traseira + calço de 1" +/- na dianteira....a diferença é que o curso do amortecedor traseiro é pequeno pelo que tenho percebido e passando com o carro tipo vc vem na rua pra entrar a direita numa ladeira e o carro levanta a roda ...se você entrar de modo que a roda levante e desça rápido vc percebe o "tuco" na traseira.

No final, gostei. O carro ficou mais resistente a traseira que era muito mole e balançava bastante nos quebra-molas. Acredito que devido também as molas estarem com seu tempo de vida útil já no limite..."

pauloalberto, coloquei a calibragem dos pneus originais da tracker em 26 desde qdo comprei na semana passada. Estou gostando bastante do carro, mas a traseira samba demais, mas nada que assuste. Vou verificar esses itens que me aconselhou.

Obrigado pessoal!

luizmor
09/03/2016, 23:26
Tenho uma última dúvida quanto às proteções inferiores, mais especificamente quanto a proteção do tanque. Vi gente comentando que é melhor trocar o tanque por um mais resistente ao invés de colocar a proteção que não tem um formato muito eficiente. O que fizeram na de vocês?

Abraço!

Arildo MT
10/03/2016, 15:22
Tenho uma última dúvida quanto às proteções inferiores, mais especificamente quanto a proteção do tanque. Vi gente comentando que é melhor trocar o tanque por um mais resistente ao invés de colocar a proteção que não tem um formato muito eficiente. O que fizeram na de vocês?

Abraço!

Nunca li comentários neste sentido, o que vejo é trocar o protetor original por um mais reforçado, continuo com original, pois não uso o carro em trilhas.

Arildo MT
10/03/2016, 15:36
Ouvi dizer que o consumo não muda muito, minha maior preocupação era com a estabilidade. Mas no tópico que fala como preparar a tracker para trilha fala que tem como colocar alargadores na roda, de forma a deslocar o pneu um pouco mais para fora e dessa forma o carro ganha mais estabilidade, pois aumenta-se a base de sustentação do mesmo. Eu estou em dúvida sobre o lift 1" tb... com o lift 1" está pensando em colocar qual pneu misto? Será que cabe um 225/70/16 da GG sem pegar em nada?

Vou garimpar mais, continuemos trocando informação ai que são muito válidas!!

225/70r16 é o mais fácil com 1'' ou 1,1/2 raramente pega em algum lugar e quase não muda o consumo, pois apesar de alongar a transmissão, reduz o atrito na largura, 235/70 geralmente aumenta o consumo na cidade e diminui minimamente na estrada, mas raspa no chassis no final do curso de direção, se por alargador melhora estabilidade e não raspara no chassis, mas raspara em outros lugares dos para choques, apara barro, NÃO TEM ALMOÇO GRATIS, cada ação corresponde a uma reação, proporcionalmente contraria ou não.

VOVÔ DO TROLLER
10/03/2016, 16:40
Nunca li comentários neste sentido, o que vejo é trocar o protetor original por um mais reforçado, continuo com original, pois não uso o carro em trilhas.

A proteção original do tanque é muito frágil. Coloca a proteção da RC4x4 que é bem resistente. Com relação ao lift como bem disse o Arildo, não há "almoço de grátis" . A de 2" deixa o carro mais alto , diminuindo a estabilidade e aumentando o consumo. A de 1" seria mais razoável, no entanto se você não precisar de ganho de altura, deixa original mesmo que é o mais recomendado e obviamento mais seguro. O foi do Tracker rabear um pouco é uma característica dos GVII Tracker. Abs.Válter

luizmor
10/03/2016, 19:53
A proteção original do tanque é muito frágil. Coloca a proteção da RC4x4 que é bem resistente. Com relação ao lift como bem disse o Arildo, não há "almoço de grátis" . A de 2" deixa o carro mais alto , diminuindo a estabilidade e aumentando o consumo. A de 1" seria mais razoável, no entanto se você não precisar de ganho de altura, deixa original mesmo que é o mais recomendado e obviamento mais seguro. O foi do Tracker rabear um pouco é uma característica dos GVII Tracker. Abs.Válter

Pessoal, muito obrigado pelas respostas, galera aqui sempre prestativa como sempre.

Bem, to vendo que o lift realmente depende das necessidades de cada um... Fico vendo as viaturas dos colegas nos outros tópicos com lift de 2" e pneus 235/70/16 e fico babando, mas aí vem a questão do preço do kit, do desgaste e perda de estabilidade.

Vi um cara no fórum que colocou só calço de 1" e mandou um 235/70/16 e disse q não pegava muito. Esses calços de 1,5" de borrachas de kadett que o Arildo mencionou em outro tópico permitem o uso do 235/70/16? A impressão que dá é que os 225/70/16 são bem semelhantes ao original... Estou quase fechando o lift de 1" ( tecnil) ou de 1,5" ( borrachas prensadas do kadett)...

A troca dos amortecedores sem trocar as molas é interessante? ou é dinheiro jogado fora?

Penso em 3 possibilidades:

1) lift 1 " com calço + pneus 225/70/16

2) lift 1,5" com calço + pneus 235/70/16 ( fazer os cortes no carro nas partes que raspam)

3) lift 2" já consagrado da Rc4x4

Essas modificações em carro dão um baita trabalho, mas é viciante! rsrs

Arildo MT
11/03/2016, 02:49
[QUOTE=luizmor;2356802]Pessoal, muito obrigado pelas respostas, galera aqui sempre prestativa como sempre.

Bem, to vendo que o lift realmente depende das necessidades de cada um... Fico vendo as viaturas dos colegas nos outros tópicos com lift de 2" e pneus 235/70/16 e fico babando, mas aí vem a questão do preço do kit, do desgaste e perda de estabilidade.

Vi um cara no fórum que colocou só calço de 1" e mandou um 235/70/16 e disse q não pegava muito. Esses calços de 1,5" de borrachas de kadett que o Arildo mencionou em outro tópico permitem o uso do 235/70/16? Abortado, não ficou bom, fiz de alumínio, pode ser nylon.

A impressão que dá é que os 225/70/16 são bem semelhantes ao original... Sobe 1,65 cm

Estou quase fechando o lift de 1" ( tecnil) ou

de 1,5" ( borrachas prensadas do kadett)...Testei e não gostei

A troca dos amortecedores sem trocar as molas é interessante? ou é dinheiro jogado fora? Depende, quanto quer subir, gastar.

1) lift 1 " com calço + pneus 225/70/16 Sobe 4,15 cm

2) lift 1,5" com calço + pneus 235/70/16 ( fazer os cortes no carro nas partes que raspam) Sobe 6,10 cm e nem sempre raspa, depende do trajeto, carga.

Precisa mais ajustes, alterações e maior custo, com 235/70 sobe 7,35 cm, as molas maiores parece que não aguentam carga (não sei se melhoraram) senão usa do opala, tracker/gv diesel, sobe pra kct, mas fica desconfortável, mas tudo depende do uso, tem uns que sobem 7'' e poe 265/70 r16, fica mostro, mas tem seus prós e contras, se não vai radicalizar, penso em 225/70 + 1'' ou 235/70 + 2'', molas e amortecedores maiores sempre serão melhores e mais seguros que calços, porem custam bem mais.

Arildo MT
11/03/2016, 02:54
[QUOTE=luizmor;2356802]Pessoal, muito obrigado pelas respostas, galera aqui sempre prestativa como sempre.

Vi um cara no fórum que colocou só calço de 1" e mandou um 235/70/16 e disse q não pegava muito. Esses calços de 1,5" de borrachas de kadett que o Arildo mencionou em outro tópico permitem o uso do 235/70/16? Abortado, não ficou bom, fiz de alumínio, pode ser nylon.

A impressão que dá é que os 225/70/16 são bem semelhantes ao original... Sobe 1,65 cm

Estou quase fechando o lift de 1" ( tecnil) ou

de 1,5" ( borrachas prensadas do kadett)...Testei e não gostei

A troca dos amortecedores sem trocar as molas é interessante? ou é dinheiro jogado fora? Depende, quanto quer subir, gastar.

1) lift 1 " com calço + pneus 225/70/16 Sobe 4,15 cm

2) lift 1,5" com calço + pneus 235/70/16 ( fazer os cortes no carro nas partes que raspam) Sobe 6,10 cm e nem sempre raspa, depende do trajeto, carga.

Precisa mais ajustes, alterações e maior custo, com 235/70 sobe 7,35 cm, as molas maiores parece que não aguentam carga (não sei se melhoraram) senão usa do opala, tracker/gv diesel, sobe pra kct, mas fica desconfortável, mas tudo depende do uso, tem uns que sobem 7'' e poe 265/70 r16, fica mostro, mas tem seus prós e contras, se não vai radicalizar, penso em 225/70 + 1'' ou 235/70 + 2'', molas e amortecedores maiores sempre serão melhores e mais seguros que calços, porem custam bem mais.

luizmor
11/03/2016, 18:08
Obrigado, Arildo, abri um outro tópico desnecessariamente antes de ver esta sua resposta. Desculpem-me.

Resolvi pegar o gabarito de calço postado aqui no fórum e ao invés de 25 mm, devo aumentá-lo para 37 mm (1 1/2") e colocar um pneu 235/70/16.

Vou manter as molas originais e amortecedores tb. Cogito apenas colocar o "amortecedor de mola" ou Power Cushion (Urethane Buffer), acho q devem ficar ótimos.

Logo mais posto minhas percepções.

Para não desconfigurar o tópico, para quem está procurando uma tracker em 2016, ainda vale a pena, é um carro bem confortável, espaçoso e valente. Mas tenha em mente de que é um jipe!

luizmor
11/03/2016, 19:31
Arildo, vi que estava planejando fazer o lift de 1 1/2" com pneus 225/70/16, já fez? Gostou? Qual pneu 225/70/16 utilizou?

lembre que além de estabilidade vai perder em consumo com lift e pneu maior, no meu caso quando fizer, farei assim, lift 1 a 1 1/2'' só com calços e vou trocar amortecedor traseiros pelos Cofap gbl 1024 apenas porque acho q já estão ''cansados'', colocarei 225/70r16, (não perderei muito em estabilidade, e compensara o consumo) pneu mais alto ou largo maior consumo, por isso aumentarei na altura e diminuirei um pouco na largura.

ARILDO
TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

Obriago!

Arildo MT
12/03/2016, 21:23
Arildo, vi que estava planejando fazer o lift de 1 1/2" com pneus 225/70/16, já fez? Gostou? Qual pneu 225/70/16 utilizou?

lembre que além de estabilidade vai perder em consumo com lift e pneu maior, no meu caso quando fizer, farei assim, lift 1 a 1 1/2'' só com calços e vou trocar amortecedor traseiros pelos Cofap gbl 1024 apenas porque acho q já estão ''cansados'', colocarei 225/70r16, (não perderei muito em estabilidade, e compensara o consumo) pneu mais alto ou largo maior consumo, por isso aumentarei na altura e diminuirei um pouco na largura.

ARILDO
TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

Obriago!

Fiz 1,1/2, futuramente vai p/ 225/70, os originais ainda rodam uns 05 anos, lembre que os calços dianteiros devem ser 25% menor que os do eixo traseiro, devido ao posicionamento da mola dianteira, assim sobem igualmente dianteira e traseira.

Arildo MT
12/03/2016, 21:28
Quis dizer medida original, é o segundo jogo, veio novo quando peguei a tracktana.

Viniii_vps
13/03/2016, 05:37
Fiz 1,1/2, futuramente vai p/ 225/70, os originais ainda rodam uns 05 anos, lembre que os calços dianteiros devem ser 25% menor que os do eixo traseiro, devido ao posicionamento da mola dianteira, assim sobem igualmente dianteira e traseira.

Arildo, segunda vez que leio você falando que os pneus ainda vão durar uns 5 anos. Pneus de jeeps costumam durar mais tempo do que de veículos de passeio?

Arildo MT
13/03/2016, 20:34
Arildo, segunda vez que leio você falando que os pneus ainda vão durar uns 5 anos. Pneus de jeeps costumam durar mais tempo do que de veículos de passeio?

Há controversas, kkkkk, não é que dura mais por ser jeep, mas quanto maior o pneu, menos voltas ele da para percorrer o mesmo trajeto que um pneu menor, maior dura mais, assim como pneu pra asfalto dura mais que pneu pra terra, pois os 100% asfalto tem sulcos menores, portanto mais borracha distribuindo a carga e tração, então tenho um pneu ''grande'', 100% asfalto, somando a isso, rodo em uma cidade em que as maiores ruas e avenidas tem 500 a 1000 metros de comprimento, resumindo não ando nada, 10, 15, 20 km ao dia, uns 3000 km ao ano, então vou ter que trocar em uns 05 anos porque estará vencido, ressecado e não pelo desgaste em si.

Viniii_vps
13/03/2016, 22:28
Há controversas, kkkkk, não é que dura mais por ser jeep, mas quanto maior o pneu, menos voltas ele da para percorrer o mesmo trajeto que um pneu menor, maior dura mais, assim como pneu pra asfalto dura mais que pneu pra terra, pois os 100% asfalto tem sulcos menores, portanto mais borracha distribuindo a carga e tração, então tenho um pneu ''grande'', 100% asfalto, somando a isso, rodo em uma cidade em que as maiores ruas e avenidas tem 500 a 1000 metros de comprimento, resumindo não ando nada, 10, 15, 20 km ao dia, uns 3000 km ao ano, então vou ter que trocar em uns 05 anos porque estará vencido, ressecado e não pelo desgaste em si.

Sabia que eu nunca tinha pensado no pneu de uma maneira matemática?! Faz sentido. Com certeza o terreno e a maneira que se dirige influencia, mas tirando por base o que disse e comparando com os meus, que são novos,os da minha vtr devem durar nesta base de tempo também. :dance:

Obrigado, grande Arildo.

luizmor
14/03/2016, 00:07

Sim, eu verifiquei no gabarito essa diferença. Essa semana vou olhar o calça de 1" mesmo com os 225/70/16. Caso dê algum problema, aumento o calço dps para 1,5". Estou vendo que os BF longtrail e os firestone destination AT estão na faixa de 650.00 cada encontrar uma promoção.

Prevejo que terei problemas com as molas (são muito macias), futuramente devo trocá-las para ter uma viatura que sambe menos nos buracos.

Boa semana a todos!

Arildo MT
14/03/2016, 00:46
Sim, eu verifiquei no gabarito essa diferença. Essa semana vou olhar o calça de 1" mesmo com os 225/70/16. Caso dê algum problema, aumento o calço dps para 1,5". Estou vendo que os BF longtrail e os firestone destination AT estão na faixa de 650.00 cada encontrar uma promoção.

Prevejo que terei problemas com as molas (são muito macias), futuramente devo trocá-las para ter uma viatura que sambe menos nos buracos.

Boa semana a todos!

São bons pneus, segundo o site da firestone o 225 tem na realidade 228/70 seria um bom meio termo, pouco menor que o 235.

WELLCJ5
14/03/2016, 13:38
Pessoal,

Aproveitando o tópico de vocês, sábado passado troquei os pneus da minha Tracker. Os dela eram "on road" e já haviam rodado comigo + de 30.000 km. Coloquei os Michelin Latitude Cross na medida original 235/60 R16. O vendedor da loja me disse que estes pneus tem que rodas com calibragem de 30 libras pra cima. Não sei com quanto está mas achei que o carro está muito duro e copiando demais as imperfeições do asfalto, sendo que com os pneus velhos ele parecia até um automóvel. Pergunto: devo baixar a calibragem para as 26 libras que está marcado na especificação ou esse pneu é duro mesmo?

Grato,

Att.
Wellington.

Arildo MT
14/03/2016, 15:18
Pessoal,

Aproveitando o tópico de vocês, sábado passado troquei os pneus da minha Tracker. Os dela eram "on road" e já haviam rodado comigo + de 30.000 km. Coloquei os Michelin Latitude Cross na medida original 235/60 R16. O vendedor da loja me disse que estes pneus tem que rodas com calibragem de 30 libras pra cima. Não sei com quanto está mas achei que o carro está muito duro e copiando demais as imperfeições do asfalto, sendo que com os pneus velhos ele parecia até um automóvel. Pergunto: devo baixar a calibragem para as 26 libras que está marcado na especificação ou esse pneu é duro mesmo?

Grato,

Att.
Wellington.

Com a suspensão original e 235/60 r 16, na BR asfalto bom andava com 30, mas se o asfalto fosse ruim, virava cabrito, na cidade com asfalto bom 28, 30 libras era possível, cidade+asfalto ruim 26 era tortura, tinha que baixar para 22, 24 no máximo, depois que subi 1,1/2'' contrariando a expectativa, ficou muito mais confortável, no mesmo asfalto ruim da cidade agora consigo usar 26 a 28 libras, 28 a 30 BR boa ou ruim, os michelin geralmente são macios, vai testando, 29, 28, 27, 26, sempre calibrando no mesmo local e horário, de preferencia logo pela manhã (ar frio mais denso), se calibrar no mesmo local de manhã e depois com sol rachando vai dar diferença, mesmo o calibrador mostrando a mesma medida, o mesmo vale para calibradores diferentes, as vezes variam 02, 03 libras de um pra outro.

WELLCJ5
14/03/2016, 18:10
Obrigado Arildo !!!!

Vou fazer isso.

Abraço.

Att.
Wellington.

luizmor
14/03/2016, 18:36
Coloquei 26 no meu 235/70/16 ( pneu original) e está bem confortável, não pula tanto quanto estava pulando, mas vou testar outras calibragens para tirar a prova.

Consegui achar BF goodrich e firestone 225/70/16 AT aqui em Brasília, preços praticamente iguais. Tenho que comprar logo, pois os meus estão nas últimas, capaz de eu não conseguir passar na vistoria do detran quando for fazer a transferência do veículo...

Abraço!

luizmor
15/03/2016, 17:59
percebi hj que minha tracker não acende luz qdo está na reserva o combustível... na partida da chave não aparece esse marcador, confere?

Arildo MT
16/03/2016, 00:47
percebi hj que minha tracker não acende luz qdo está na reserva o combustível... na partida da chave não aparece esse marcador, confere?

Confere! exatamente.

nomad
16/03/2016, 19:42

Aqui também, não acende no painel nem marca o nível da reserva.

Quanto ao tópico, uma Tracker 2008 é, sim, uma boa compra. O único grande ponto a prestar atenção, na minha opinião, são os tensores da corrente, um defeito de projeto. A partir de 60.000 km uma grande porcentagem das Tracker apresenta esse problema, é um ruído característico no motor da corrente roçar nos apoios laterais sem carga (marcha lenta).
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/135749-barulho-motor-tracker.html
É uma manutenção relativamente cara, entre 1200 reais a mais de 2500 reais, dependendo do lugar, para trocar o conjunto corrente/tensores.
À parte isso o carro tem muito poucos detalhes a apontar. Um deles é o comportamento dinâmico, é recomendável sempre manter a suspensão em bom estado senão ele balança muito e fica mole demais, pelo projeto ter priorizado o conforto (as molas da Grand Vitara II, que é praticamente o mesmo carro, são mais firmes e usa amortecedores KYB, enquanto o Tracker (ou "a Tracker", conforme o gosto) usa amortecedores TurboGás apresentam elevada perda de desempenho em uso mais prolongado. Então a sugestão é trocar as molas (traseiras) quando começar a ficar molenga, e os amortecedores pelos KYB (à venda na Suzucar ainda por cerca de R$460). O vão livre não é grande, mas é melhor manter original pela estabilidade (como li em algum lugar no fórum, este "jipe" parece uma lagartixa presa ao chão, de tão firme e bem projetado).
Também é sensível a gasolina "menos boa". Usar uma gasolina comum faz o motor produzir um barulho (e rendimento) diferente de usar uma gasolina comum "boa" com 10% de gasolina Podium. Pode parecer contraditório, mas o custo por km/l fica sensivelmente mais baixo e o motor mais forte.
A minha, também 2008, é até hoje muito mais "carro" (em conforto e satisfação) que a grande maioria dos novos modelos lançados seis anos depois.
Estou fazendo a manutenção e tratando de detalhes estéticos porque vou vender para comprar um Jimny japonês (agora só ando sozinho) num futuro próximo e me surpreendi pela pouca quantidade de coisas a resolver.

luizmor
17/03/2016, 00:20
Aqui também, não acende no painel nem marca o nível da reserva.

Quanto ao tópico, uma Tracker 2008 é, sim, uma boa compra. O único grande ponto a prestar atenção, na minha opinião, são os tensores da corrente, um defeito de projeto. A partir de 60.000 km uma grande porcentagem das Tracker apresenta esse problema, é um ruído característico no motor da corrente roçar nos apoios laterais sem carga (marcha lenta).
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/135749-barulho-motor-tracker.html
É uma manutenção relativamente cara, entre 1200 reais a mais de 2500 reais, dependendo do lugar, para trocar o conjunto corrente/tensores.
À parte isso o carro tem muito poucos detalhes a apontar. Um deles é o comportamento dinâmico, é recomendável sempre manter a suspensão em bom estado senão ele balança muito e fica mole demais, pelo projeto ter priorizado o conforto (as molas da Grand Vitara II, que é praticamente o mesmo carro, são mais firmes e usa amortecedores KYB, enquanto o Tracker (ou "a Tracker", conforme o gosto) usa amortecedores TurboGás apresentam elevada perda de desempenho em uso mais prolongado. Então a sugestão é trocar as molas (traseiras) quando começar a ficar molenga, e os amortecedores pelos KYB (à venda na Suzucar ainda por cerca de R$460). O vão livre não é grande, mas é melhor manter original pela estabilidade (como li em algum lugar no fórum, este "jipe" parece uma lagartixa presa ao chão, de tão firme e bem projetado).
Também é sensível a gasolina "menos boa". Usar uma gasolina comum faz o motor produzir um barulho (e rendimento) diferente de usar uma gasolina comum "boa" com 10% de gasolina Podium. Pode parecer contraditório, mas o custo por km/l fica sensivelmente mais baixo e o motor mais forte.
A minha, também 2008, é até hoje muito mais "carro" (em conforto e satisfação) que a grande maioria dos novos modelos lançados seis anos depois.
Estou fazendo a manutenção e tratando de detalhes estéticos porque vou vender para comprar um Jimny japonês (agora só ando sozinho) num futuro próximo e me surpreendi pela pouca quantidade de coisas a resolver.

Olá, Nomad, tudo bem? Interessante sua observação. Uma coisa q tem me incomodado é o balanço da tracker por ser mole demais,ela fica copiando as imperfeições da pista. Mas no fórum, vi que a maioria soluciona esse problema com o Kit de suspensão de 2", ou seja, trocam amortecedores e molas. Contudo, vejo soluções para quem vai fazer lift, mas pra quem vai manter original ou fazer lift de 1", não vi bem detalhado ainda. Alguém saberia dizer quais molas e amortecedores são indicados para melhorar a estabilidade da tracker:

1. Original?

2. 1" de calço ou de mola?

3. 2" de calço ou de mola? pelo que falam no fórum seria dianteira 2" de calço mais KYB + a traseira molas de opala e amortecedor de suprema turbogás 1024.

Obrigado a todos!

nomad
17/03/2016, 13:48
Uma coisa q tem me incomodado é o balanço da tracker por ser mole demais,ela fica copiando as imperfeições da pista. Mas no fórum, vi que a maioria soluciona esse problema com o Kit de suspensão de 2", ou seja, trocam amortecedores e molas. Contudo, vejo soluções para quem vai fazer lift, mas pra quem vai manter original ou fazer lift de 1", não vi bem detalhado ainda. Alguém saberia dizer quais molas e amortecedores são indicados para melhorar a estabilidade da tracker:

1. Original?

2. 1" de calço ou de mola?

3. 2" de calço ou de mola? pelo que falam no fórum seria dianteira 2" de calço mais KYB + a traseira molas de opala e amortecedor de suprema turbogás 1024.

Obrigado a todos!

Para manter original eu apenas trocaria a suspensão original a cada 60.000 km (mais ou menos, dependendo de quanto foi estrada e quanto em cidade) substituindo apenas os amortecedores pelos KYB, principalmente na traseira. Apesar da mola traseira ser pouco firme, compensa pelo conforto e para manter esse conforto é importante manter a mola original. Para ter um comportamento ainda melhor em estrada mas perdendo conforto principalmente de quem vai atrás (e levantando cerca de 1" atrás como efeito colateral) a mola original da Grand Vitara é bastante mais grossa e o carro passa a devorar curvas com segurança.

Para ter 1" (que na minha opinião é o ideal) basta manter as molas e amortecedores originais+KYB à frente com calço de 1" na mola e substituir as molas traseiras pelas da Grand Vitara+KYB. Ao levantar o carro, mesmo que seja em 1", já é importante ter uma traseira mais firme, quanto mais alto o carro mais ar entra embaixo e pode passar a ter comportamentos imprevisíveis.

Posso publicar fotos do carro com mola original e mola da Grand Vitara, além das duas lado a lado. Troquei anteontem aqui em casa porque quero levar a uma oficina de suspensão para saber o que precisa ser trocado à frente, se as molas ou os amortecedores, já a Tracker está com a frente "cansada". Pus as molas originais porque as reforçadas mascaram e de certa forma compensam o sintoma, dificultando a avaliação.

fabiochacon
17/03/2016, 15:26
Fala Galera!

Tinha um Civic LXL 2011 Automático e troquei por uma Tracker 2007/2008 a gasolina a pouco mais de um ano. Quando comprei a Tracker tinha 48 mil km rodados e hoje está chegando nos 70 mil km. Não me arrependi em momento algum da troca.
Carro muito confortável e espaçoso, levando em conta que se trata de um jeep.
Assim que comprei o carro, mandei fazer a revisão geral nele e gastei menos de 400 reais. Tive que trocar apenas pastilhas de freios, correia do alternador e uma borracha da barra estabilizadora q estava batendo. Carro ficou novinho!!!
Uso no dia a dia em meio urbano e algumas vezes faço uns passeios pela praia e brinco subindo algumas dunas.... Nunca me deixou na mão.
De la pra cá a manutenção foi só com troca de óleo a cada 5 mil km. Coloquei velas de Iridium e um filtro de ar K&N que eu mesmo limpo em casa.
Quando ando em praia, tenho cuidado sempre de lavar o carro por baixo após os passeios e aplico Pulveroil pra evitar corrosão pela maresia.

Minha dica é que tente comprar uma pouco rodada e, se possível, que conheça a procedência... O resto é colocar gasolina, fazer manutenção preventiva em dia e ser feliz !!!

luizmor
17/03/2016, 18:15
Para manter original eu apenas trocaria a suspensão original a cada 60.000 km (mais ou menos, dependendo de quanto foi estrada e quanto em cidade) substituindo apenas os amortecedores pelos KYB, principalmente na traseira. Apesar da mola traseira ser pouco firme, compensa pelo conforto e para manter esse conforto é importante manter a mola original. Para ter um comportamento ainda melhor em estrada mas perdendo conforto principalmente de quem vai atrás (e levantando cerca de 1" atrás como efeito colateral) a mola original da Grand Vitara é bastante mais grossa e o carro passa a devorar curvas com segurança.

Para ter 1" (que na minha opinião é o ideal) basta manter as molas e amortecedores originais+KYB à frente com calço de 1" na mola e substituir as molas traseiras pelas da Grand Vitara+KYB. Ao levantar o carro, mesmo que seja em 1", já é importante ter uma traseira mais firme, quanto mais alto o carro mais ar entra embaixo e pode passar a ter comportamentos imprevisíveis.

Posso publicar fotos do carro com mola original e mola da Grand Vitara, além das duas lado a lado. Troquei anteontem aqui em casa porque quero levar a uma oficina de suspensão para saber o que precisa ser trocado à frente, se as molas ou os amortecedores, já a Tracker está com a frente "cansada". Pus as molas originais porque as reforçadas mascaram e de certa forma compensam o sintoma, dificultando a avaliação.

NOMAD, obrigado pelas dicas!

Meu objetivo é fazer lift de 1" tb, então suas fotos me serão bastante úteis! Se puder postar, ficaria agradecido.

Então resumindo:

Lift 1":

Dianteira = molas originais + amortecedor KYB ( Offshox tb compensa?)

Traseira = mola do Grand Vitara ( mola de Opala 4cc cortada um elo para elevar 1" tb vale a pena?) + amortecedor KYB ( amortecedor GLB 1015 é tb viável?)

Achei os KYB meio salgainho, sempre bom ter uma segunda opção , hehehe

Valeu! E to curtindo bastante o carro. Na semana Santa devo ir para a Chapada com ele e posto fotos tb.

nomad
17/03/2016, 21:31
Meu objetivo é fazer lift de 1" tb, então suas fotos me serão bastante úteis! Se puder postar, ficaria agradecido.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/chevrolet-gm/524959-tracker-2008-em-2016-ainda-e-uma-boa-compra-dsc_0534.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/chevrolet-gm/524960-tracker-2008-em-2016-ainda-e-uma-boa-compra-dsc_0532s.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/chevrolet-gm/524961-tracker-2008-em-2016-ainda-e-uma-boa-compra-dsc_0533.jpg
Em cima a altura original com molas cerca de 60.000 km e embaixo molas da Grand Vitara. A terceira foto mostra as molas lado a lado.
Quanto ao restante, eu nunca usei amortecedores Offshox mas há relatos de fragilidade e baixa durabilidade. Pelo preço eu passaria longe. Também não posso dar opinião sobre molas e amortecedores de outros carros, já que não usei. Os amortecedores KYB na Suzucar estão em estoque (http://suzucar.com.br/loja/par-amortecedor-traseiro-original-g-vitara-vitara.html)no momento em que escrevo. Também entrei em contato com um vendedor que traz de Foz e aguardo resposta.
Abraço!

luizmor
18/03/2016, 09:13
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/chevrolet-gm/524959-tracker-2008-em-2016-ainda-e-uma-boa-compra-dsc_0534.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/chevrolet-gm/524960-tracker-2008-em-2016-ainda-e-uma-boa-compra-dsc_0532s.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/chevrolet-gm/524961-tracker-2008-em-2016-ainda-e-uma-boa-compra-dsc_0533.jpg
Em cima a altura original com molas cerca de 60.000 km e embaixo molas da Grand Vitara. A terceira foto mostra as molas lado a lado.
Quanto ao restante, eu nunca usei amortecedores Offshox mas há relatos de fragilidade e baixa durabilidade. Pelo preço eu passaria longe. Também não posso dar opinião sobre molas e amortecedores de outros carros, já que não usei. Os amortecedores KYB na Suzucar estão em estoque (http://suzucar.com.br/loja/par-amortecedor-traseiro-original-g-vitara-vitara.html)no momento em que escrevo. Também entrei em contato com um vendedor que traz de Foz e aguardo resposta.
Abraço!

LegaL, NOMAD! Só fiquei na dúvida pq não colocou molas do grand vitara na frente tb com 1 " a mais?

Estou querendo comprar na alternativa as 4 molas de grand vitara reforçada com 1 " a mais

Mola Dianteria Grand Vitara - Reforçada Com 1 Polegada + Alt - R$ 188,00 no MercadoLivr (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711274065-mola-dianteria-grand-vitara-reforcada-com-1-polegada-alt-_JM#questionText)

Obrigado pelas fotos!

nomad
18/03/2016, 12:31
LegaL, NOMAD! Só fiquei na dúvida pq não colocou molas do grand vitara na frente tb com 1 " a mais?
Estou querendo comprar na alternativa as 4 molas de grand vitara reforçada com 1 " a mais

Na época o meu problema era com a traseira, que raspava com facilidade com o carro carregado. Hoje penso em trocar as dianteiras caso trocar só o amortecedor não resolva. Se resolver mantenho assim por enquanto (na foto a dianteira parece mais baixa do que é porque o carro está caindo levemente para a direita).

As molas que mandou parecem ótimas.

Abraço!

luizmor
18/03/2016, 20:45
Na época o meu problema era com a traseira, que raspava com facilidade com o carro carregado. Hoje penso em trocar as dianteiras caso trocar só o amortecedor não resolva. Se resolver mantenho assim por enquanto (na foto a dianteira parece mais baixa do que é porque o carro está caindo levemente para a direita).

As molas que mandou parecem ótimas.

Abraço!

Nomad, resolvi trocar os pneus hj e desempenar as rodas,fazer cambagem, alinhamento etc. O carro virou outro!! Está muito mais estável e seguro, estou impressionado. Comprei o firestone destination 225/70/16 aqui em Brasília. Estou olhando agora de comprar os Cofap turbo gás dianteiros e traseiros para testar um tempo. Os KYB ainda não consigo arcar vou testar outros mais baratos antes.
Já estou desistindo da mola, caso o carro já se estabilize bem na pista apenas com os amortecedores.

Fotos abaixo da troca de pneu e dos amortecedores ( vazando um pouco de óleo já)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525089&stc=1
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525095&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525096&stc=1

nomad
18/03/2016, 21:25
Nomad, resolvi trocar os pneus hj e desempenar as rodas,fazer cambagem, alinhamento etc. O carro virou outro!! Está muito mais estável e seguro, estou impressionado. Comprei o firestone destination 225/70/16 aqui em Brasília. Estou olhando agora de comprar os Cofap turbo gás dianteiros e traseiros para testar um tempo. Os KYB ainda não consigo arcar vou testar outros mais baratos antes.
Já estou desistindo da mola, caso o carro já se estabilize bem na pista apenas com os amortecedores.

Excelente escolha!
Tenho exatamente esses pneus nas medidas originais e posso atestar que duram muito. Muito mesmo. São bem firmes lateralmente e isso ajuda na estabilidade. A borracha é macia o suficiente para agarrar bem o asfalto, mas o fato de serem um pouco mais altos que os originais deve influenciar um pouco no velocímetro (e odômetro), confira nos quebra-molas eletrônicos se mudou alguma coisa perceptível.
Sem dúvida amortecedores novos, mesmo que sejam Cofap Turbo Gás, são sempre bem-vindos.
Acho que ficará satisfeito por um bom tempo. E manter a suspensão original é garantia de conforto mesmo que à custa de uma direção mais firme e esportiva ou, no caso do aumento da altura, vão livre e estética.
Não demore a trocar esses amortecedores!

Abraço!

Viniii_vps
19/03/2016, 07:43
Aproveitando o ensejo, qual a precisão do velocímetro da Tracker? A minha está com pneus originais mas nos radares nunca marca a velocidade exata do painel,li que tanto ele quanto o GV não tem cabo de velocímetro mas sim sensor. Será que a minha VTR está com algum problema ou é normal essa diferença na km/h ??? Existe algum jeito de ajustar (tipo tirar o ponteiro no painel e colocar ele abaixo do 0km/h,como ajusta-se no corsa por exemplo)?

Viniii_vps
19/03/2016, 07:50
E Luiz. Você já comprou/instalou o kit lift 1" ou colocou os 225/70 nela original? Não Raspa?

luizmor
19/03/2016, 13:17
Excelente escolha!
Tenho exatamente esses pneus nas medidas originais e posso atestar que duram muito. Muito mesmo. São bem firmes lateralmente e isso ajuda na estabilidade. A borracha é macia o suficiente para agarrar bem o asfalto, mas o fato de serem um pouco mais altos que os originais deve influenciar um pouco no velocímetro (e odômetro), confira nos quebra-molas eletrônicos se mudou alguma coisa perceptível.
Sem dúvida amortecedores novos, mesmo que sejam Cofap Turbo Gás, são sempre bem-vindos.
Acho que ficará satisfeito por um bom tempo. E manter a suspensão original é garantia de conforto mesmo que à custa de uma direção mais firme e esportiva ou, no caso do aumento da altura, vão livre e estética.
Não demore a trocar esses amortecedores!

Abraço!

NOMAD, valeu pelas dicas, já comprei os amortecedores dianteiros e traseiros da COFAP, devo instalar na segunda sem falta!

Vinii, só andei com o carro com 2 pessoas até o momento e sem carga, e não pega. Aparentemente não irá pegar com mais pessoas, mas semana que vem irei para a Chapada e levarei o carro com carga total, 5 pessoas mais bagagem no porta molas, daí terei uma noção se realmente pega ou não.

Abraço!

luizmor
19/03/2016, 13:19
E Luiz. Você já comprou/instalou o kit lift 1" ou colocou os 225/70 nela original? Não Raspa?

O carro está original e só trocarei o amortecedor por enquanto. 225/70/16 não pega em nada até o momento e o tem um espaço bom entre o pneu e a lataria.

Abraço!

JesusMenj
26/03/2016, 12:35
Pessoal, troquei meu carro em um tracker 2006 em uma loja de BH (VIA JAP), na quarta feira. Como já tive l200, conferi o básico, como o estado geral do veículo ,motor, chassis, interior, etc, e estava tudo excelente, pequenos reparos na parte elétrica/vidro a fazer. A suspensão estava toda nova, o que é bom para um carro com 98.000 km, pois estaria na hora de mexer. Não há sequer um ponto de ferrugem ou amassado embaixo do veículo, uma parte foi pintada com manta asfáltica, e foi colocada uma proteção de motor/caixa/tanque. Aparentemente o dono modificou o veículo e não usou em trilhas. Ao sair da loja, troquei o óleo e fui alinhar o carro. O Mecânico na hora verificou que foi feito um hi lift e que havia um problema de cáster que deveria ser corrigido antes de alinhar/balancear. Como já era 18:00, voltei para minha cidade (Viçosa) com o carro, meio chateado com informação, pois gostei do carro. Na quinta vim para Vitória e entrei em contato com a Loja, que ficou de entrar em contato com o dono anterior para saber sobre o hi lift, onde foi feito, quanto foi elevado, se o problema do cáster era do lift, etc. Meu mecânico ainda não viu, verá na segunda, mas me informou que pode ser do lift ou empeno em alguma peça. De uma roda para outra há uma diferença de 1,5°, e o aceitável é até 0,5°, salvo engano. O carro Está com Pneus BF 235/70, só raspou virando a direção totalmente. Então, minas dúvidas que não achei no fórum são diferentes, pois não planejei o hi lift, apenas quero conferir se ficou bom. O carro será para uso diário, incluindo fds em cachoeiras, não faço trilhas, mas a minha cidade tb tem mais buraco que pavimentação:
1 - Como verificar a altura do hi lift que foi feito?
2- Como saber se foi um lift feito com kit ou se foi uma gambiarra?
3- como saber se foi feito apenas na suspa ou tb na cabine?
4 - a partir de qual medida tem que mudar o macaco?
5 - O tracker tem regulagem de cáster?
6 - para reverter o hi lift sai mais caro que para fazê-lo ou o mesmo custo?

Vou postar fotos aqui para ver se alguém pode me ajudar. Estou em Vitória, rodei com o carro um pouco mais de 700 km de quarta até hoje, apresenta uma certa instabilidade mas anda tranquilo, cheguei na estrada várias vezes em 120, uma vez em 130, sem problema. o volante está fora do centro por causa do alinhamento, e com uma pequena folga para a esquerda. O consumo de BH para Viçosa foi de 9 km/l, arrancando com gosto (área montanhosa). De Viçosa para Vitória foi de 9,4 km/l, também forçando um pouco. Todos os casos com o ar condicionado ligado no 2, o tempo todo. Será que gastar muito para resolver esse problema ou será melhor devolver o carro??

Arildo MT
27/03/2016, 15:39
Aproveitando o ensejo, qual a precisão do velocímetro da Tracker? A minha está com pneus originais mas nos radares nunca marca a velocidade exata do painel,li que tanto ele quanto o GV não tem cabo de velocímetro mas sim sensor. Será que a minha VTR está com algum problema ou é normal essa diferença na km/h ??? Existe algum jeito de ajustar (tipo tirar o ponteiro no painel e colocar ele abaixo do 0km/h,como ajusta-se no corsa por exemplo)?

Tem normas sobre isso, no Brasil em media todo carro ou moto com transmissão, pneus originais, marca exatamente a km no odometro e a velocidade marca + ou - 5% a mais, então se por pneu 5% maior corrigi o velocimetro, porem o odometro marcara menos.

Arildo MT
27/03/2016, 15:48
O carro está original e só trocarei o amortecedor por enquanto. 225/70/16 não pega em nada até o momento e o tem um espaço bom entre o pneu e a lataria.

Abraço!

KYB com menor preço na motors imports, mas só vendem no cnpj, no cpf tem na dicesar, ferraço, america, alternativa, suzucar, status em Ponta Porã MS, mas é mais caro, monroe, cofap, pemasa cuiaba, auto peças castro SP, mercadocar.

Arildo MT
27/03/2016, 16:17
[QUOTE=JesusMenj;2359913]Pessoal, troquei meu carro em um tracker 2006 em uma loja de BH (VIA JAP), na quarta feira. Como já tive l200, conferi o básico, como o estado geral do veículo ,motor, chassis, interior, etc, e estava tudo excelente, pequenos reparos na parte elétrica/vidro a fazer. A suspensão estava toda nova, o que é bom para um carro com 98.000 km, pois estaria na hora de mexer. Não há sequer um ponto de ferrugem ou amassado embaixo do veículo, uma parte foi pintada com manta asfáltica, e foi colocada uma proteção de motor/caixa/tanque. Aparentemente o dono modificou o veículo e não usou em trilhas. Ao sair da loja, troquei o óleo e fui alinhar o carro. O Mecânico na hora verificou que foi feito um hi lift e que havia um problema de cáster que deveria ser corrigido antes de alinhar/balancear. Como já era 18:00, voltei para minha cidade (Viçosa) com o carro, meio chateado com informação, pois gostei do carro. Na quinta vim para Vitória e entrei em contato com a Loja, que ficou de entrar em contato com o dono anterior para saber sobre o hi lift, onde foi feito, quanto foi elevado, se o problema do cáster era do lift, etc. Meu mecânico ainda não viu, verá na segunda, mas me informou que pode ser do lift ou empeno em alguma peça. De uma roda para outra há uma diferença de 1,5°, e o aceitável é até 0,5°, salvo engano. O carro Está com Pneus BF 235/70, só raspou virando a direção totalmente. Então, minas dúvidas que não achei no fórum são diferentes, pois não planejei o hi lift, apenas quero conferir se ficou bom. O carro será para uso diário, incluindo fds em cachoeiras, não faço trilhas, mas a minha cidade tb tem mais buraco que pavimentação:
1 - Como verificar a altura do hi lift que foi feito? Acredito ser kit pronto 2''
2- Como saber se foi um lift feito com kit ou se foi uma gambiarra? Kit, visualmente é o que me parece
3- como saber se foi feito apenas na suspa ou tb na cabine ? Suspa apenas pelo que vejo
4 - a partir de qual medida tem que mudar o macaco? 2'' em algumas situações já vai precisar calço ou macaco maior
5 - O tracker tem regulagem de cáster? Não, acho que ele quis dizer camber (cambagem), nos tópicos sobre lift tem opções de como corrigir, se for caster, só alinhamento técnico ''ciborgue'', porem acho que não deve ser o caso, já atropelei (rampei no estilo motocross) lombada a noite em rodovia sem sinalização em alta velocidade, não deu tempo nem de ver e freiar, ainda erá antes de uma curva, foi fé em Deus e braço firme, decolou, aterisou e nem alinhamento alterou, então pra ter afetado caster tem que ser uma bruta porrada pra empenar chassis e alter caster, pois a maquina é bruta.
6 - para reverter o hi lift sai mais caro que para fazê-lo ou o mesmo custo? Se cobram mais ou menos não sei, eu mesmo fiz, mas o trabalho seria o mesmo.

Vou postar fotos aqui para ver se alguém pode me ajudar. Estou em Vitória, rodei com o carro um pouco mais de 700 km de quarta até hoje, apresenta uma certa instabilidade mas anda tranquilo, (mais altura= menos estabilidade) cheguei na estrada várias vezes em 120, uma vez em 130, sem problema (sem lift vai bem até 140, com lift 120 já assusta se precisar mudar rapidamente a trajetória), o volante está fora do centro por causa do alinhamento, e com uma pequena folga para a esquerda (Precisa corrigir isso). O consumo de BH para Viçosa foi de 9 km/l, arrancando com gosto (área montanhosa). De Viçosa para Vitória foi de 9,4 km/l, também forçando um pouco. Todos os casos com o ar condicionado ligado no 2, o tempo todo. (consumo normal, isso é muito variável, relevo, velocidade, transito, manutenção, lift, pneu, pé, já fiz na cidade 5,5 e 10, na estrada 8,5 e 13,8, então esta na media) Será que gastar muito para resolver esse problema ou será melhor devolver o carro? Leve em quem entende do modelo ou 4x4 similares, avalie bem, talvez pode ser coisas simples a corrigir ou bomba com timer acionado.

JesusMenj
28/03/2016, 16:22
Arlindo, muito obrigado pelas informações. Segundo meu mecânico a diferença é de 1°, não 1,5° como eu falei, o pneu a roda dianteira direita está 1° para trás em relação à da esquerda, em relação ao eixo de fixação no chassis. Para corrigir o cáster, será necessário colocar uma extensor apoiado no chassis e no agregado, soltar o parafuso do agregado, acionar o extensor e, após chegar no lugar, apertar novamente os parafusos. O extensor é apenas uma ferramenta que empurra o agregado com muita força (algumas toneladas). Ele não possui o extensor, e estou tentando localizar aqui na minha cidade uma mecânica que tenha, aqui não tem especializada em 4x4. Isso e o alinhamento devem corrigir a folga do volante, não tem como falar antes. Fiquei feliz pois parece uma coisa mais simples do que imaginei, então prefiro ficar com o hi lift. Gostei muito do carro, e o motor parece realmente estar muito bom. Que deus me ilumine na nova aquisição, rs.

Edumar
29/03/2016, 06:35
Amigos,
O Tracker e o Vitara são o mesmo carro? Existem vantagens de um para o outro? Qual dos dois é mais vantagem hoje?

Arildo MT
29/03/2016, 23:04
Amigos,
O Tracker e o Vitara são o mesmo carro? Existem vantagens de um para o outro? Qual dos dois é mais vantagem hoje?

Semelhantes, não iguais, (salvo lapso de memoria ou engano) GV vinha montada do japão, tracker desmontada, montada em Rosário Argentina com algumas peças de Países vizinhos para obter desconto/isenção pelo MERCOSUL, tipo vidros argentinos (exceto o teto) , amortecedores monroe (gv kyb), alguns chicotes elétricos Uruguaios, algumas mangueiras Brasileiras, Bancos Argentinos, molas mais finas (mania GM) tipo 99% japa, mas aquele 1%... diversificado, pelo ano/valor vantagem da tracker, compre a mais nova, conservada, de procedência, histórico que puder e não se incomodara, pesquise bastante sobre o modelo e suas particularidades, sucesso.

DigãoBR
01/04/2016, 16:58
Ola pessoal, sou novo por aqui e graças ao tópico e comentários gerais sobre o carro, comprei meu primeiro 4X4, como disse uma colega aqui do fórum, um suzuki de gravata. Até o momento estou achando o carro sensacional, sabem neh, aquela empolgação de criança quando ganha um brinquedo novo. Agora pretendo fazer uma revisão geral pra garantir longevidade, equipar um pouco e começar a brincar. Só me assustei um pouco ao começar a procurar uma calotinha da roda que veio faltando, preços de R$170 pra cima, mas fazer o que neh, é o custo pelo brinquedão. Alguém pode me dar dicas do que é legal revisar no carro (50 mil km aparentemente original) e quais acessórios são basicamente indispensáveis (Já veio. cm protetor de tanque). Desde já agradeço a todos.

Viniii_vps
01/04/2016, 19:09
Ola pessoal, sou novo por aqui e graças ao tópico e comentários gerais sobre o carro, comprei meu primeiro 4X4, como disse uma colega aqui do fórum, um suzuki de gravata. Até o momento estou achando o carro sensacional, sabem neh, aquela empolgação de criança quando ganha um brinquedo novo. Agora pretendo fazer uma revisão geral pra garantir longevidade, equipar um pouco e começar a brincar. Só me assustei um pouco ao começar a procurar uma calotinha da roda que veio faltando, preços de R$170 pra cima, mas fazer o que neh, é o custo pelo brinquedão. Alguém pode me dar dicas do que é legal revisar no carro (50 mil km aparentemente original) e quais acessórios são basicamente indispensáveis (Já veio. cm protetor de tanque). Desde já agradeço a todos.

Em primeiro lugar Parabéns pela otima aquisição, é um ótimo jeepinho. A calota do meu veio faltando também, eu tirei o que vem no estepe e coloquei na roda, agora é só comprar uma capa pro estepe e resolvido até eu comprar outra calotinha. Sobre os protetores, peito de aço, protetor de câmbio e para o tanque (que apesar dele já vir com protetor de tanque, muitos dizem ser frágil)...Sobre a revisão, acho interessante dar uma olhada geral, correias,óleo, fluidos, velas,filtros e uma olhada geral e reaperto, se for o caso. Mais uma vez parabéns.

jeann_mg
04/04/2016, 06:11
Bom dia pessoal. Vendi meu carro na última semana e estava inclinado a pegar uma Tracker. Estou saindo de um carro 2013 que comprei okm. Estou pensando em fechar numa 2009/2009 de uma CSS aqui de BH, andei nela e achei bacana, cambio justinho, direção leve mas precisa e o interior bastante novo e original, 75mil km rodados. Pesquisei muito e esta é uma das mais novas, ao menos a única 09/09 anunciada. Na região todas as Tracker estão anunciadas acima da tabela e até baixar valor é difícil. Eu preciso comprar um carro essa semana, li todo esse tópico, opinião do dono e outros tópicos aqui do fórum e ainda estou em dúvida. Eu rodo em média 15 mil km por ano (ou mais, família no interior e viagens a praia) e pretendo fazer uma viagem para o nordeste no fim do ano, de BH até Natal (minha segunda paixão depois de BH) uns 6mil km e se for de tracker, fazer todas aqueles passeios nas dunas com o carro e ir em praias de acesso somente por 4x4. Receio principal é com a manutenção pois vai ser o carro do dia-a-dia apesar de não usar pra ir trabalhar e tals. Li muitas coisas boas do carro, gostei desse que vi. Eu viajo para distâncias longas e nunca fiquei parado por causa de carro e não quero isso. Vocês acham que a revisão depois de pegar na CSS sai caro? O que trocar além de óleos e filtros (vou tentar ganhar esses itens basicos da CSS) verificar corrente e essas coisas? Compensa ter esse carro para o dia a dia (sou solteiro e rodo 90% do tempo só), rodar bastante, fazer viagens longas e pegar umas trilhas leves de vez em quando sem correr risco de ficar sem carro por quebra, falta de peças e etc? Eu já me vejo na tracker, mas fiquei o final de semana todo martelando isso, quase não dormi porque preciso de um carro ainda essa semana e ainda não cheguei a uma conclusão. O fórum é ótimo, só gente bacana, vi dúvidas semelhantes aqui mas no meu caso parece que serei mais dependente do carro e rodarei mais, por isso, ainda a dúvida. Abraços.

DigãoBR
04/04/2016, 10:39
Bom dia pessoal. Vendi meu carro na última semana e estava inclinado a pegar uma Tracker. Estou saindo de um carro 2013 que comprei okm. Estou pensando em fechar numa 2009/2009 de uma CSS aqui de BH, andei nela e achei bacana, cambio justinho, direção leve mas precisa e o interior bastante novo e original, 75mil km rodados. Pesquisei muito e esta é uma das mais novas, ao menos a única 09/09 anunciada. Na região todas as Tracker estão anunciadas acima da tabela e até baixar valor é difícil. Eu preciso comprar um carro essa semana, li todo esse tópico, opinião do dono e outros tópicos aqui do fórum e ainda estou em dúvida. Eu rodo em média 15 mil km por ano (ou mais, família no interior e viagens a praia) e pretendo fazer uma viagem para o nordeste no fim do ano, de BH até Natal (minha segunda paixão depois de BH) uns 6mil km e se for de tracker, fazer todas aqueles passeios nas dunas com o carro e ir em praias de acesso somente por 4x4. Receio principal é com a manutenção pois vai ser o carro do dia-a-dia apesar de não usar pra ir trabalhar e tals. Li muitas coisas boas do carro, gostei desse que vi. Eu viajo para distâncias longas e nunca fiquei parado por causa de carro e não quero isso. Vocês acham que a revisão depois de pegar na CSS sai caro? O que trocar além de óleos e filtros (vou tentar ganhar esses itens basicos da CSS) verificar corrente e essas coisas? Compensa ter esse carro para o dia a dia (sou solteiro e rodo 90% do tempo só), rodar bastante, fazer viagens longas e pegar umas trilhas leves de vez em quando sem correr risco de ficar sem carro por quebra, falta de peças e etc? Eu já me vejo na tracker, mas fiquei o final de semana todo martelando isso, quase não dormi porque preciso de um carro ainda essa semana e ainda não cheguei a uma conclusão. O fórum é ótimo, só gente bacana, vi dúvidas semelhantes aqui mas no meu caso parece que serei mais dependente do carro e rodarei mais, por isso, ainda a dúvida. Abraços.

Ola Jeann_mg, o meu caso foi o mesmo que o seu, vendi meu carro 2013 o comecei a namorar os 4X4, que já eram paixão antiga e avaliei tudo isso que você falou, no final decidi pela compra. Claro que por ser um carro mais velho você terá algumas preocupações a mais com manutenção, mas se fizer as revisões e trocas dos itens normalmente indicados não creio que terá maiores problemas. Sobre peças, pelas pesquisas antes de comprar, não identifiquei qualquer problema com falta delas, pois as Trackers são irmãs dos Grand Vitara que foram fabricados pela Suzuki por muito tempo, então se não achar na GM você acha na Suzuki. Preços de peças o pessoal tem comentado que está muito mais acessível do que antes, claro que não é igual peça pra gol e palio que você acha até na padaria. Até o momento estou muito feliz com o meu carro e pelo que lê no forum todos os outros proprietários estão muito felizes. No final a escolha será a sua, então tenha calma e pese os benefícios que terá com o carro e os eventuais problemas que podem surgir e avalie se está afim de encarar essa aventura. Abraço.

jeann_mg
04/04/2016, 12:05
Ola Jeann_mg, o meu caso foi o mesmo que o seu, vendi meu carro 2013 o comecei a namorar os 4X4, que já eram paixão antiga e avaliei tudo isso que você falou, no final decidi pela compra. Claro que por ser um carro mais velho você terá algumas preocupações a mais com manutenção, mas se fizer as revisões e trocas dos itens normalmente indicados não creio que terá maiores problemas. Sobre peças, pelas pesquisas antes de comprar, não identifiquei qualquer problema com falta delas, pois as Trackers são irmãs dos Grand Vitara que foram fabricados pela Suzuki por muito tempo, então se não achar na GM você acha na Suzuki. Preços de peças o pessoal tem comentado que está muito mais acessível do que antes, claro que não é igual peça pra gol e palio que você acha até na padaria. Até o momento estou muito feliz com o meu carro e pelo que lê no forum todos os outros proprietários estão muito felizes. No final a escolha será a sua, então tenha calma e pese os benefícios que terá com o carro e os eventuais problemas que podem surgir e avalie se está afim de encarar essa aventura. Abraço.

Cara, obrigado. Eu sou do tipo que cuida direitinho de carro, tenho ciúme e tudo, hahaha! Cuidar não será problema desde sejam cuidados normais e preventivos (e não muito caros, claro haha!). Bom, eu estou aqui me decidindo e se encarar a aventura eu venho aqui comentar e postar foto do carro. É muito, muito tentador entrar nesse universo e o carrinho tem carisma demais. Abraço.

sabato
05/04/2016, 19:16

Olá! Comprei minha Tracker em janeiro/2015 e posso tecer alguns comentários. Consumo dela é razoável para um carro (10km/l na estrada, 6-7km/l na cidade, com gasolina 27% álcool). Encho o tanque de 60 litros (sem reserva) com uns R$ 220,00-240,00 (gasolina R$ 3,65-4,00) e uma viagem de 500 km (Uberaba/MG - BH/MG) gasto 3/4 de tanque. Nada fora do normal para um carro 2.0, ainda mais que está com pneus maiores e A/T.

Agora estou em processo de pesquisa para comprar um par de pneus e isso vai ser salgado. Estou buscando um par de pneus A/T 235/70/R16 e os preços na internet variam entre R$500,00-1100,00 cada, sem o frete!

O seguro também não é muito barato... em 2015 ficou mais de R$3000,00 (Liberty Seguros), agora em 2016 a HDI entrou no segmento de carros e ficou mais em conta, uns R$2000,00.

Quanto ao motor, confio na tecnologia japonesa do j20a e nos comentários de outros foristas/proprietários e do mecânico: o bichinho não é de quebrar não... acho que só se fizer uma cagada muito grande...

Quanto a viatura, eu fiquei um bom tempo procurando Tracker e as anunciadas estavam um pouco mal cuidadas, acabei não fechando o negócio com ninguém. Aí um amigo meu dono de um Sidekick 1997 me disse que na oficina dele sempre tem veículo anunciado e me levou para dar uma olhada. Chegando lá tinham duas Trackers muito mais conservadas que as dos anúncios que encontrei e eu acabei levando uma 2007/2008 com 36kkm.

A oficina, conhecida dos Trackeiros de Belo Horizonte, é a Minas Motors: (31) 3411-6996.

Vale a pena checar estado do escapamento, proteção do tanque de combustível e toda a parte inferior (marcas pancadas de pedra, galhos e oxidação); os parafusos dentro do cofre do motor (oxidação); a proteção do motor que tem um símbolo "proibido tocar", uma mão com um traço diagonal (trincas); mangueiras (trincas e rachaduras); isolamento acústico do capô e espumas entre o radiador do ar condicionado e do motor (estado de conservação); teto solar (funcionamento e vedação); lift (presença e material: borracha ou nylon tecnil)... Sem contar dar uma olhada nos vidros (trincas), alinhamento e balanceamento e estado dos pneus... tudo pesa na hora de fechar o negócio!

Abraço!

jeann_mg
06/04/2016, 01:41
Olá! Comprei minha Tracker em janeiro/2015 e posso tecer alguns comentários. Consumo dela é razoável para um carro (10km/l na estrada, 6-7km/l na cidade, com gasolina 27% álcool). Encho o tanque de 60 litros (sem reserva) com uns R$ 220,00-240,00 (gasolina R$ 3,65-4,00) e uma viagem de 500 km (Uberaba/MG - BH/MG) gasto 3/4 de tanque. Nada fora do normal para um carro 2.0, ainda mais que está com pneus maiores e A/T.

Agora estou em processo de pesquisa para comprar um par de pneus e isso vai ser salgado. Estou buscando um par de pneus A/T 235/70/R16 e os preços na internet variam entre R$500,00-1100,00 cada, sem o frete!

O seguro também não é muito barato... em 2015 ficou mais de R$3000,00 (Liberty Seguros), agora em 2016 a HDI entrou no segmento de carros e ficou mais em conta, uns R$2000,00.

Quanto ao motor, confio na tecnologia japonesa do j20a e nos comentários de outros foristas/proprietários e do mecânico: o bichinho não é de quebrar não... acho que só se fizer uma cagada muito grande...

Quanto a viatura, eu fiquei um bom tempo procurando Tracker e as anunciadas estavam um pouco mal cuidadas, acabei não fechando o negócio com ninguém. Aí um amigo meu dono de um Sidekick 1997 me disse que na oficina dele sempre tem veículo anunciado e me levou para dar uma olhada. Chegando lá tinham duas Trackers muito mais conservadas que as dos anúncios que encontrei e eu acabei levando uma 2007/2008 com 36kkm.

A oficina, conhecida dos Trackeiros de Belo Horizonte, é a Minas Motors: (31) 3411-6996.

Vale a pena checar estado do escapamento, proteção do tanque de combustível e toda a parte inferior (marcas pancadas de pedra, galhos e oxidação); os parafusos dentro do cofre do motor (oxidação); a proteção do motor que tem um símbolo "proibido tocar", uma mão com um traço diagonal (trincas); mangueiras (trincas e rachaduras); isolamento acústico do capô e espumas entre o radiador do ar condicionado e do motor (estado de conservação); teto solar (funcionamento e vedação); lift (presença e material: borracha ou nylon tecnil)... Sem contar dar uma olhada nos vidros (trincas), alinhamento e balanceamento e estado dos pneus... tudo pesa na hora de fechar o negócio!

Abraço!

Muito obrigado pelas dicas. Estou ciente quanto a pneus e consumo, bons para porte do carro, a dúvida é mais mesmo a necessidade no dia a dia e para longas viagens vez ou outra em relação a manutenção do motor/tração, mas pelo q tenho visto o carro é confiável. Pois é, eu liguei para a Minas Motors e tentei falar com o Edmur, mas não consegui, ia pedir umas dicas e perguntar se ele sabia de alguma, pois imaginei que na oficina alguém deveria deixar a informação sobre venda e sendo um carro que faz a manutenção lá, seria uma VTR mais confiável. Bom, confesso que ainda tenho minhas dúvidas e estou decidido a resolver isso amanhã, vou ligar na minas motors de manhã e ver se consigo algo antes de me definir. Nunca estive tão indeciso pra comprar um carro. Mais uma vez obrigado. Abraço!

Arildo MT
06/04/2016, 09:25
Muito obrigado pelas dicas. Estou ciente quanto a pneus e consumo, bons para porte do carro, a dúvida é mais mesmo a necessidade no dia a dia e para longas viagens vez ou outra em relação a manutenção do motor/tração, mas pelo q tenho visto o carro é confiável. Pois é, eu liguei para a Minas Motors e tentei falar com o Edmur, mas não consegui, ia pedir umas dicas e perguntar se ele sabia de alguma, pois imaginei que na oficina alguém deveria deixar a informação sobre venda e sendo um carro que faz a manutenção lá, seria uma VTR mais confiável. Bom, confesso que ainda tenho minhas dúvidas e estou decidido a resolver isso amanhã, vou ligar na minas motors de manhã e ver se consigo algo antes de me definir. Nunca estive tão indeciso pra comprar um carro. Mais uma vez obrigado. Abraço!

sabato
07/04/2016, 19:05

Quanto ao dia-a-dia e longas viagens eu acho o carro muito confortável, após acostumar com a suspensão copiando muito bem o piso. Não vejo comentários sobre ser um carro que exige muita manutenção, mas quando se faz necessário é uma manutenção um mais dispendiosa que um carro popular (trocar óleo da tração, por exemplo).

leosupertramp
21/05/2016, 18:31
Olá pessoal, sou novo no fórum e estou querendo entrar para o mundo 4x4. Estou pensando em adquirir um GM Tracker, depois de ler vários tópicos sobre o GM Tracker aqui no forum, ainda estou com algumas dúvidas sobre o carro. Não quero o carro para trilhas, mas sim para uso no dia a dia e algumas viagens e expedições de curta e média distâncias e em que poderão aparecer estradas mais complicadas, com alguma lama, dunas, e etc. Atualmente tenho um VW Polo hatch ano 2012, um puta carro, mas que me limita um pouco quando em algumas viagens vou em alguns lugares com estradas ruins. Alguns lugares (estradões de terra e algumas estradinhas mais chatinhas) até já fui com o Polo, mas me dava muita pena em passar com ele por aquelas costelinhas e buraqueiras de estradinhas de chão, e, em caso de chuva, esquece. Enfim, queria um carro mais robusto e que me atendesse bem no dia a dia e em minhas viagens.
Hoje olhei um Tracker 2009 com 64.000 km rodados, e o cara tem interesse em trocar no meu carro. O carro parece estar muito bom, mas fiquei em dúvida porque o carro possui lift, e pneus maiores. Como na minha garagem não dá pra entrar o carro com essas alterações (portão baixo) e também acredito que não precise de lift para o meu tipo de uso, falei com ele para voltar o carro para a configuração original e ele concordou. Andando no carro, senti o carro balançando muito a partir de 60 km por hora. Isso é normal? Será que com a configuração original essa característica melhora um pouco? (sei que o Tracker nunca vai ter a estabilidade do polo). Alguma chance desse lift ter estragado algum componente da suspensão do carro? E, por fim, no que devo dar mais atenção quando for olhar uma Tracker dessas antes de fechar negócio?

Desde já, agradeço a todos!

Para quem tiver interesse, segue o anúncio do carro que eu olhei:

http://es.olx.com.br/norte-do-espirito-santo/veiculos/carros/gm-chevrolet-tracker-2-0-mpfi-128cv-4x4-187135540

weco
26/05/2016, 14:24
Olá pessoal, sou novo no fórum e estou querendo entrar para o mundo 4x4. Estou pensando em adquirir um GM Tracker, depois de ler vários tópicos sobre o GM Tracker aqui no forum, ainda estou com algumas dúvidas sobre o carro. Não quero o carro para trilhas, mas sim para uso no dia a dia e algumas viagens e expedições de curta e média distâncias e em que poderão aparecer estradas mais complicadas, com alguma lama, dunas, e etc. Atualmente tenho um VW Polo hatch ano 2012, um puta carro, mas que me limita um pouco quando em algumas viagens vou em alguns lugares com estradas ruins. Alguns lugares (estradões de terra e algumas estradinhas mais chatinhas) até já fui com o Polo, mas me dava muita pena em passar com ele por aquelas costelinhas e buraqueiras de estradinhas de chão, e, em caso de chuva, esquece. Enfim, queria um carro mais robusto e que me atendesse bem no dia a dia e em minhas viagens.
Hoje olhei um Tracker 2009 com 64.000 km rodados, e o cara tem interesse em trocar no meu carro. O carro parece estar muito bom, mas fiquei em dúvida porque o carro possui lift, e pneus maiores. Como na minha garagem não dá pra entrar o carro com essas alterações (portão baixo) e também acredito que não precise de lift para o meu tipo de uso, falei com ele para voltar o carro para a configuração original e ele concordou. Andando no carro, senti o carro balançando muito a partir de 60 km por hora. Isso é normal? Será que com a configuração original essa característica melhora um pouco? (sei que o Tracker nunca vai ter a estabilidade do polo). Alguma chance desse lift ter estragado algum componente da suspensão do carro? E, por fim, no que devo dar mais atenção quando for olhar uma Tracker dessas antes de fechar negócio?

Desde já, agradeço a todos!

Para quem tiver interesse, segue o anúncio do carro que eu olhei:

http://es.olx.com.br/norte-do-espirito-santo/veiculos/carros/gm-chevrolet-tracker-2-0-mpfi-128cv-4x4-187135540

Cara, ele se prontificou a trocar os pneus tb? Pq parece ser 235/70R16 e se tirar o lift vai pegar no carro. Veja isso com cuidado.

Quanto ao carro, ele balança um pouco mesmo, mas o ideal seria você dirigir outro carro até para comparar.

Boa sorte.

leosupertramp
28/05/2016, 18:56
Cara, ele se prontificou a trocar os pneus tb? Pq parece ser 235/70R16 e se tirar o lift vai pegar no carro. Veja isso com cuidado.

Quanto ao carro, ele balança um pouco mesmo, mas o ideal seria você dirigir outro carro até para comparar.

Boa sorte.

Weco, ele vai colocar os pneus originais sim. Ele ainda os tem guardados, só não sei o estado dos mesmos. rs. Dirigi uma outra com suspensão original e não senti o balanço. Acho que pode ser pelos pneus também.
Acho que essa semana decido se pego esse carro (a decisão pela tracker já está tomada).

Fabiobiker
28/05/2016, 21:11
Comprei uma 2002 a diesel, estou apaixonado pell carrinho...e uma graça.
Abraços.
Fabio

Adriano Piantino
03/06/2016, 09:54
Fiz exatamente isso.
Comprei um Tracker 2008 no fim de fevereiro de 2016.
Carro de procedência, com mecânica muito bem cuidada, mas bastante rodado (130 mil Km), e muito usada em off-road.
A parte de lataria veio com alguns problemas, e até hoje desmonto partes do carro para limpar a poeira que o antigo dono deixou.
Mesmo assim não me arrependo nenhum pouco.
É um carro muito bom, muito forte, e se tiver uma boa manutenção, roda até os 300 mil Km fácil.

Grande abraço.

gilsotur tracker
07/06/2016, 18:47
Boa noite, sou novo por aqui e só queria dar mais uma forcinha na sua decisão. Comprei uma tracker 2007/08 2.0 16v com 65.000 km á uns 15 meses,hoje está com 80.000 km e fora as manutenções triviais, essa semana troquei o retentor da tulipa lado direito, junta da tampa de válvula , retentor da caixa de transferência e duas coifa de homocinética, o carro é para meu uso diário e de vez em quando gosto de ir para o Pico das Agulhas Negras para desestressar,pois ninguém é de ferro, saí do corsa sedam para o tracker e não me arrependo sou doido pelo meu carro, sou até suspeito para dar uma opinião.
Aconselho pesquisar bastante e quando for comprar leve um mecânico de preferência as de baixas km ,verifique se as condições da vtr condiz com o km e boa sorte,se de for feliz na sua escolha não se arrependerá isso eu posso garantir, boa sorte!

leosupertramp
08/06/2016, 18:22
Olá, pessoal, acabei pegando aquela tracker do anúncio. A princípio, gostei muito do carro, mas já percebi que terei algumas coisinhas pra fazer (além da manutenção de rotina) num curto a médio prazo. Embreagem pelo visto terei que trocar em breve, pois está dura e com ruídos. Pneus traseiros terei que trocar com mais uns 5.000 km. Notei que o carro está com um monte de grilo externo quando ando em ruas esburacadas, está parecendo com um monte de grilo em noite de acampamento no mato. (já internamente está tranquilo). E notei que o carro dá umas abanadas na direção quando passa por depressões ou simplesmente do nada mesmo, para ambos os lados.
Bom, apesar dos detalhes, curti pra caramba o carro e não vejo a hora de pegar a estrada e umas estradinhas de terra!

Valeu pra galera que me ajudou na escolha. No final, acho que não sentirei tanta saudade do Polo. rsrs.

Abraço a todos!

Arildo MT
09/06/2016, 00:39
http://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm/149649-gm-tracker-2-0-16v-gasolina-2007-2009-comprei-e-gostei-6.html

Jtulio
16/08/2016, 22:14
Tracker é mais dura, aguenta pau. Já a sportage é uma suv visando o conforto, tive uma tucson que é cópia da sportage, muito confortável, mas tem uma proposta diferente da tracker

Andre Candian
11/11/2016, 18:45
Vale muito a pena.tr4 boa opção mas também saiu de linha.ecosport fuja.tracker mais confortável que tr4 é acho que a desvalorização é menor . Suzucar ruim tem opções melhores principalmente em Belo Horizonte

Boa Tarde André 1943,

Também me chamo André! Me mudei recentemente para Juiz de Fora e lendo seu post resolvi me registrar para entrar em contato. Esta é meu primeiro post e nem sei se estou respondendo da maneira correta, mas vamos lá. Sempre comprei peças para meu Tracker na Suzucar, pela praticidade de nao precisar ficar rodando em vão nas auto peças da cidade. Os preços também não acho fora do normal. Mas vi ai que vc comentou sobre opções em BH. Tem algum lugar pra indicar? pelo barulho provavelmente terei que trocar alguma bucha da suspensão. Por enquanto só encontrei lá. Essa semana tive outra baixa, quebrei a maçaneta da porta traseira. Estou na dúvida se coloco uma paralela por 150 ou se encaro todos os impostos de uma original (suzucar) e pago as 300 pratas que estao cobrando. Aqui em JF rodei algumas lojas a procura de peças mas não achei nada.

obrigado!

Sds!

Ricardo sjc
03/11/2017, 14:55
boa tarde,
estou com serio problema na minha tracker 2.0 gasolina, preciso de um virabrequim que possa substituir o meu não da pra utilizar oq tenho, preciso de um novo, mas no mercado livre os preços disponíveis é absurdo, existe algum virabrequim que substitui ? alguém saberia me informar ou sabe de alguém que tem para vender? tenho carro deis de 2010, e vendi e comprei de novo e cara que comprou ela fez o motor do carro 3x, peguei com motor todo batendo e estou nessa luta ai, se alguém puder me ajuda ai.

VOVÔ DO TROLLER
03/11/2017, 17:37
boa tarde,
estou com serio problema na minha tracker 2.0 gasolina, preciso de um virabrequim que possa substituir o meu não da pra utilizar oq tenho, preciso de um novo, mas no mercado livre os preços disponíveis é absurdo, existe algum virabrequim que substitui ? alguém saberia me informar ou sabe de alguém que tem para vender? tenho carro deis de 2010, e vendi e comprei de novo e cara que comprou ela fez o motor do carro 3x, peguei com motor todo batendo e estou nessa luta ai, se alguém puder me ajuda ai.
Olá Ricardo. Tenta na Suzucar. ABS

www.suzucar.com.br

VOVÔ DO TROLLER
03/11/2017, 17:52
Olá Ricardo. Tem também um tópico especifico sobre peças genéricas/paralelas para o Tracker. Recomendo que vc faça a sua pergunta por lá, pois vai ficar mais fácil para o pessoal te responder. ABS e boa sorte.
p.s. bem vindo ao fórum.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/48822-pecas-substitutas-paralelas-genericas-para-o-tracker-grand-vitara.html

ronaldoaparecidoras
25/11/2019, 12:10
Olá a todos...
Tenho uma TRACKER 2008 e está com 138.000 km, ela está apresentando um problema na direção que é o seguinte:
Andando normal na estrada até 70km ela não faz nada mais após essa velocidade ela começa a apresentar um jogo da direção, não é folga, ela simplesmente joga para os lados...
Alguém teve esse problema...

Sou de Ribeirão Preto-SP e gostaria de saber se alguém daqui me indica algum mecanico que está acostumado com TRACKER, e seja bom, pois já levei em vários e ninguém descobre o porquê dela fazer isso.

Obrigado

Ayrton

Ayrton sou de ribeirão tambem vc conseguiu um mecanico especializado em tracker por aqui, desde ja obrigado abraço.

tambem tenho uma tracker e gostaria de um mecanico que realmente conhecesse.

Marcio Pita
25/11/2019, 13:39
Hoje (2019) a tracker continua valendo a pena?
Como fica a questão de disponibilidade de peças e manutenção após esses 10 anos?

laubahia
27/02/2020, 09:30
Arildo, quero comprar uma tracker 2008 estar com 170mil km rodadas e gostaria de saber quais cuidados devo tomar na hora da compra, ela é corrente comando com essa quilometragem ta na hora de trocar.

laubahia
27/02/2020, 09:32
Adriano e a corrente comando já trocou.

luizcarlosw
27/02/2020, 10:02
Arildo, quero comprar uma tracker 2008 estar com 170mil km rodadas e gostaria de saber quais cuidados devo tomar na hora da compra, ela é corrente comando com essa quilometragem ta na hora de trocar.

Olha agora em 2020 é um carro de mais de 10 anos e beirando os 200K é o fim de vida de muita coisa, a partir deste ponto não importa a idade nem km, 10, 20, 30 anos, 200, 300, 500.000Km ... o que importa são os donos anteriores.
Algumas marcas mais manutenção, outras menos, Toyota, Honda e Suzuki ( que é a marca real da Tracker ) são montadoras que tentem a fazem peças para durar mais, é comum ver Trackers mais inteiras que um palio ou ecosport por exemplo no mesmo ano, mas nada é eterno também...

Se todos cuidavam bem, trocavam óleo no tempo, faziam preventiva, provavelmente muita coisa já começou a ser trocada, se foram donos do tipo "xi esta começando a dar pau, melhor passar para frente" vai cair tudo na sua mão, radiador, bobina, rolamentos de câmbio, retentores, burrinhos, sensores, escapamento, vidros, ferrugens, bandejas, amortecedores, iluminações de painel, acabamentos, pintura, ar-condicionado, alternador, rodas empenadas, escapamento, acionamento a vácuo da 4x4, rolamentos de roda, infiltração do teto no motorista, infiltração do ar no passageiro etc etc etc...

Um indicativo bom é tirar um extrato de histórico no detran, se todo ano trocava de dono, as vezes mais de um no mesmo ano a probabilidade de bucha é grande, se está no segundo, terceiro dono, e principalmente se está na mão do ultimo a mais de 3 anos a probabilidade de que mantinha com mais cuidado é maior.
Pergunta se o dono corrente tem as nodas do que já foi feito, eu por exemplo guardo tudo para saber onde não mexi e onde posso ficar tranquilo por um bom tempo, é um bom indicativo que só vai precisar fazer o dever de casa que é manutenção de rotina do que vai envelhecendo com o tempo, se não e ele nem lembra direito onde ja mexeu já põe uma pulga atras da orelha.

Motor bem cuidado vai 300.000, a corrente dura +- o mesmo que o motor.

Carro perto de 200.000Km que "nunca me deu uma dor de cabeça, nunca fiz nada, só óleo e água" nem sempre é um bom sinal, vai entrar e ver umas lampadazinha queimadas no painel, um fiozinho ou mangueirinha meio fora do lugar no motor, água do radiador meio sujinha, um molhadinho no cambio... fazer manutenção só quando o carro para é buxa para quem compra.

No mais leva em um mecânico e pede para fazer um orçamento de revisão geral, ele deve detectar o que está mais visível para ter uma idéia melhor além das comentadas. Com isso pode inclusive usar para chorar o valor junto ao vendedor, assume no estado, mas mostra o orçamento e pede abatimento, as vezes ... já fiz isso com sucesso, tem um gasto inicial alto ( parcialmente compensado pelo valor reduzido na compra ) mas vantagem que após comprar e sair da mecânica ja fica tranquilo por um bom tempo com tudo que tem de fazer feito.

MB12345
07/03/2020, 12:56
Pessoal
Estou quase comprando um 2008 gasolina 107.000 km rodado por 27 mil, devo ou não? O que eu preciso olhar ou testar antes de comprar? Estou apaixonado por ele

pequijeep
08/03/2020, 13:32
Olha, MB, eu comprei o meu 2001 com algo mais que 105.000km e bem mais $$ que 27.000.....
estou feliz. Meu carro exterior era uma Ranger 3.2 200c 4x4 2014, então não há como comparar, até porque ela era o carro dos meus sonhos.
Descartando a parte de sonho, estou bem feliz com meu GVII. Sinto falta da cavalaria mas sei que nele irei nos mesmos lugares que fui ou desejaria ir com a Ranger...só chegarei um pouco mais tarde heheheh.
Se você pode conversar longamente com o dono e saber a história do carro, se tem um mecânico que pode vistoriar o carro e dizer que não foi mal cuidado cai dentro! Por todo esse mundão tem muitos e muitos GV/Trackers rodando e aguentando firmemente.

MB12345
09/03/2020, 00:32
Realmente, arrependimento sempre bate. Vou levar sim um mecânico.
Também estou de olho em um tracker 2003 turbo diesel, esse tem 220.000 km rodado, prefiro apostar num Marea em bom estado kkkkkk
Muito obrigado

luizcarlosw
09/03/2020, 08:29
... estou de olho em um tracker 2003 turbo diesel, esse tem 220.000 km rodado, prefiro apostar num Marea em bom estado kkkkkk ....

Carai, agora você chutou o balde e fez um "filed goal" ein kkkk

O Marea é "carro de competição", feito para dar um sprint, fazer recorde e acabou, troca o motor que só dura o sprint mesmo se usar denovo vai pro pau rs...

A Tracker/Grand Vitara é de construção robusta em tudo, percebe isso até nos acabamentos internos, tudo é feito para durar mais que a grande maioria dos carros, mas mesmo Toyota Bandeirantes uma ou outra coisas um dia envelhece, precisa apenas saber se estão cumulados para o próximo dono resolver ou se tudo está em dia e ser feliz. Tudo em dia e só alegria.

MB12345
12/03/2020, 20:08
Acabei comprando o tracker 108.000 km rodado, não consegui resistir.
É o meu primeiro carro, estava precisando de um para ir para a aula de manhã e voltar rápido o suficiente para trabalhar depois, viajar nos finais de semana, etc.

MB12345
17/04/2020, 14:21
Pois é amigos.
Ela está lá na oficina neste momento.
Motor morrendo em baixo RPM, desliga sozinho no semáforo, parada em ponto morto ou em primeira.
Quando está parada, o rpm começa abaixar e o carro chacoalha todo e desliga.
Também está vazando pouco na junta da tampa de válvula do motor e nível do óleo baixo.

Ainda bem que está na garantia da loja.

HumbertoSD
18/04/2020, 17:10
Pois é amigos.
Ela está lá na oficina neste momento.
Motor morrendo em baixo RPM, desliga sozinho no semáforo, parada em ponto morto ou em primeira.
Quando está parada, o rpm começa abaixar e o carro chacoalha todo e desliga.
Também está vazando pouco na junta da tampa de válvula do motor e nível do óleo baixo.

Ainda bem que está na garantia da loja.

Boa tarde, MB

Adquiri uma tracker 2008 faz uns vinte dias e estava com os mesmos problemas que você relatou. Como comprei de loja também, foi reparado na oficina deles. Para resolver o problema do motor morrendo em baixa foi efetuada a limpeza dos bicos, e na junta da tampa de válvulas foi utilizada uma cola especial para isso(sou leigo e não sei o nome da cola). Também tive a sorte deles me garantirem pastilhas de freios e coifa da homocinética.

Estou muito feliz com a vtr.

MB12345
19/04/2020, 17:32
Realmente é um carro muito bom.
O seu também é fraco nas subidas? As vezes a segunda marcha parece não dar conta, eu tenho que acelerar bem na primeira, deixar a rotação alta para o carro fazer mais de 60 km/h na segunda e terceira.

HumbertoSD
19/04/2020, 20:38
Sim, é bem lento.
Mas é característico do motor J20, atinge o torque ideal em rotação muito alta, por isso a falta de força do motor. Vi no youtube uma oficina que turbinou uma tracker por esse motivo e ficou muito bom o serviço, o carro ficou um primor.

MB12345
22/04/2020, 18:42
Voltei.
O problema no carro era de bico injetor. Fizeram a manutenção e limpeza neles e trocaram a junta da tampa de válvulas.
Carro está zero bala.

pequijeep
22/04/2020, 20:39
Poxa, que beleza! Desejo felicidade pro novos donos de Tracker! Vou acompanhar o que vocês relatarem, com certeza podem ter boas sacadas.

luizcarlosw
23/04/2020, 09:28
Voltei.
O problema no carro era de bico injetor. Fizeram a manutenção e limpeza neles e trocaram a junta da tampa de válvulas.
Carro está zero bala.

Legal, que bom !
MB12345, um dica que nenhum dono olha por ficar escondido, abre a tampa de abastecimento de combustível e da uma lida no que tem escrito, não vai gostar muito mas a o aviso está lá, só gasolina aditivada rs... Isso reduz potenciais problemas de entupimento de bico, borra no cabeçote etc ...

Dá para rodar na comum e alternar aditivada, mas só comum tem de fazer a continha de padeiro conforme seu uso do carro para ver o que vale mais a pena, rodar com aditivada ou economizar na comum e compensar no óleo de boa qualidade e trocas sempre em 5.000 com filtro para evitar borra + troca mais frequente de filtro de combustível e eventuais limpezas de bico descarbonização quando necessário ( 1 vez a cada 2 anos +- ).

Como rodo no GNV já uso só gasolina aditivada por não precisar enxer o tanque e só ví esta mensagem por acaso quando já estava a 1 ano com o carro rs...

MB12345
23/04/2020, 12:38
Vishhhhhh

Meu carro é uma princesa e eu não sabia.

Eu troquei o óleo e filtro sim, ontem mesmo. 245,00 reais.

HumbertoSD
23/04/2020, 20:15
Boa noite galera.

Examinei a vtr quando comprei e vi esse aviso na tampa de abastecimento, estou abastecendo apenas com aditivada.

Uma outra duvida que me surgiu agora, minha menina esta com os sapatinhos linglong e eu não gostei nenhum pouco deles. Como os pneus 235/60 são um pouco mais caros e dificeis de achar, dei uma olhada nos 235/70 e encontrei os semperit trail life da continental que me agradaram esteticamente e no preço. Agora eu pergunto, se eu colocar essa medida um pouco maior vai pegar em algum lugar? E alguém ja comprou esses pneus?

luizcarlosw
24/04/2020, 08:38
Humberto, tive dúvida semelhante.

Para o dia a dia e carro com pouca gente e bagagem, sem precisar esterçar tudo, consegue usar sem problemas 235/70 R16, mas com carro cheio se passar em lombadas rápido, desníveis em trilhas etc que use todo o curso da suspensão batendo no fim de curso vai ralar nos alargadores. Durante o esterçamento se não usar espaçador de rodas pode pegar um pouco na longarina também.

Para não pegar no carro usando 235/70 R16 precisa fazer um lift de 1", este lift é bem simples e o único que dá para fazer sem grandes mudanças, basicamente calços para colocar acima das molas e colocar parafuso de acerto de cambagem nos amortecedores dianteiros para não ficar com cambagem fora.

Para não precisar fazer lift e não ter problemas em nenhuma situação o máximo é o 225/70 R16, mesmo pneu na TR4.

225/70 R16, é a medida que uso e que ví mais pessoas sem Tracker preparada para trilha extrema mas com interesse em pneus maiores e AT usarem. Apesar de eu ter feito o lift de 1" decidi por ter uma variedade muito grande de modelos e preços para pneus AT e MUD, coisa que não achei nas medidas 235/60 e 235/70, são bem mais limitados com mais opções para pneus de asfalto.

Tem alguns tópicos já existentes, dá uma olhada nos links abaixo e passa suas dúvidas por lá para não desvirtuar este tópico corrente sobre custo benefício de comprar uma tracker 4x4 nos dias de hoje em relação à outras opções de usado no mercado.

https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/37295-qual-pneu-para-tracker-sem-modificacao-no-veiculo-5.html

https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/157028-pneus-para-tracker-qual-escolher.html

sousasgabriel
28/07/2020, 14:16
Oi pessoal, tudo bem?

Acompanho há um tempo o fórum por ter interesse em ter um 4x4.

Eu e minha esposa gostamos bastante de acampar e estamos querendo chegar a lugares que hoje o nosso Ka não nos leva. Olhando para as opções de 4x4 chegamos a um exemplar da Tracker ano 2008.

Conversando com mecânicos aqui da região (Porto Alegre/RS), tive os seguintes relatos:

- Alto consumo, 6~7km/l na cidade (aqui no forum vi relatos de 7~8km/l)
- Dificuldade em encontrar peças para manutenção

Então, quem é proprietário de um o que tem a dizer sobre esses dois pontos? Vale a pena uma Tracker deste ano ainda hoje ou devo abrir meus olhos para outro veiculo?

Encontrei um modelo que vou visitar no Sabado, ano 2008 com 93.000km rodados, completíssima. O que eu devo observar antes de comprar? Pelas fotos esteticamente parece impecável.

Agradeço se puderem me enviar suas contribuições!
Abraço,

luizcarlosw
28/07/2020, 15:16
Olha antes de mais nada um SUV 4x4 ou 4x4 é um mundo bem diferente do KA em todos os sentidos, não vai encontrar um 4x4 econômico e de manutenção barata, ja começa tirando idéia de economia e manutenção fácil das prioridades.
Um vez que está ciente que vai pegar um carro mais beberrão e vai gastar bem mais que o KA de manutenção tem os beberrões e de manutenção cara e chata ou os muito beberrões e de manutenção absurdamente cara e difícil rs...

Para não fugir muito do mundo do Ka teria de partir para uma Palio Weekend adventure Locker por exemplo, não é um 4x4 mas para nada extremo dá conta do recado, acho que tem doblô Locker também. A Ecosport 4x4 não é tão boa na trilha mas talvez seja uma opção mais em conta também ( se o sistema 4x4 eletrônico não quebrar na sua mão, senão morre uns 5 a 10K para reparar, demais peças é de um ecosport normal ).

Tracker, dos 4x4 de verdade que aguentam o regue, está entre os menos caros de manter, empatada tecnicamente com a TR4 que depende mais de autorizada que a Suzuki que tem mais importadores independentes ( sim a Tracker é um Suzuki montado pela GM, assim se comprar peças da GM vai pagar o olho da cara assim como a TR4, se comprar de importadores Suzuki é mais em conta e é neste ponto que a Tracker ganha da TR4). Na outra ponta estão as Land Rover que tem de ter um bolso sem fundo para manter quando dá problema.

A minha Tracker faz uns 10Km/l na estrada e 8Km/l na cidade andando normal, mas a maior parte do tempo rodo no GNV.
Foi um dos carros que menos me deu manutenção até hoje, tem uma confiabilidade mecânica padrão Honda, Toyota, conforto de SUV e sistema sobre chaxis o que garante robustez de jipe e adaptações quase infinitas para transformar em um 4x4 extremo, o que não é possível em uma TR4 e Renegade por exemplo, apenas nos Cj4, Bandeirantes etc ...

Lembre que é um carro de mais de 10 anos, assim o mais importante é ver como foi a manutenção do ultimo dono, isso não só a Tracker. Ela dá pouca manutenção, mas quando dá não é tão barato, assim se o ultimo dono acumulou os problemas e está passando para frente barato, comprar barato para levantar não é um bom negócio.

Alguns exemplos que precisei mexer:
- Radiador: Original GM R$2500,00, comprei paralelo por 450 na internet.
- Borrachina dos apliques: Original R$600,00 o conjunto, comprei paralelo por 80 na internet.
- Burrinho do freio: Original GM R$250,00, comprei da Suzucar via internet por R$60 importado.
- Bomba dágua: Original GM 1000,00, comprei da Suzucar via internet por 190 se me lembro corretamente.
- Emblema 4x4 da tampa traseira: Original GM R$200,00, isso mesmo não digitei errado, comprei por R$20,00 ( porque foi R$10 de frete rsss ) paralelo na internet.

Em resumo, se tiver pressa, as peças acha na GM mas custam um rim, mas se puder esperar alguns dias uma encomenda via internet as peças importadas Suzuki ou paralelas são absurdamente mais em conta.

Ela tem a vantagem de ter "mala grande" também, algo é que um problema nos Jimny, Troller e Vitara por exemplo, e não ser grande, encaixa na vaga de um sedan pequeno ou hatch grande sem problemas, o que e útil para quem mora em apartamentos ou tem filhos ( ambos meu caso ). Tando que na minha ainda cabe 3 malas pequenas mesmo com GNV.

É um ótimo carro, confiável, robusto por ser sobre-chaxis como uma picap/caminhão, tem menos eletrônica para se preocupar na água ou com mau contato, mesmo assim tem ABS e air Bag que trás mais segurança, tem teto solar, tem espaço, tem conforto, ar condicionado, enfim, pegando uma inteira dos 4x4 na faixa de 25 a 35K é ainda uma das melhores opções.

sousasgabriel
28/07/2020, 16:04
Muito Obrigado Luiz pelo seu relato completíssimo.

Estou ciente já da troca de padrão em relação a consumo e manutenções, já estou 90% decidido em pegar a Tracker.

Minha única preocupação agora é como avaliar e fazer um bom negócio, como falei, a opção que encontrei com baixa km, está lindo esteticamente, mas eu não faço ideia do que avaliar e como avaliar se é uma boa compra mecanicamente falando.

Você tem dicas sobre?

Mais uma vez, obrigado pelo teu retorno!

luizcarlosw
28/07/2020, 19:36
- Aciona a 4x4 e veja se a luz acende e fica acesa, não pode ficar piscando o tempo todo, indica falha.
- Rode com vidro fechado e ar desligado e observe barulhos de batidas secas ou coisas soltas embaixo do carro, ele é bem silencioso, batidas indicam suspensão ruim.
- Observe rambém ruídos estranhos do câmbio, principalmente se estiver uma marcha silenciosa e outra fazendo rrrr, ou como se estivesse dando ré.
- Observe se não há vibração em alguma velocidade, se vibra pode ser simples balanceamento ou problema no cardan.
- Observe barulhos de batidas aleatórios no motor ou ruídos acima do normal, apitos ou assobios quando acelera que podem indicar algum rolamento ou retentor estragado.
- Observe óleo pingando.
- Para testar a 4x4 por ir em algum lugar de terra, grama, pedrisco inclinado ( não precisa chegar a ser um barranco ) e suba de ré, a traseira e leve ele vai patinar, depois acione a 4x4 e veja se ele sobe sem patinar.
- A 4x4 dele não tem diferencial central é blocado, assim não deve ser usado o 4x4 no asfalto, apenas areia, barro, lama... O manual diz para usar em locais de baixa aderência, um dono sem conhecimento pode considerar asfalto molhado baixa aderência e ter rodado em rodovia em chuva com a 4x4 acionada, isso danifica o sistema se feito com constância. Para um teste rápido pode acionar no asfalto e fazer algum contorno, o carro vai ficar meio "preso" mas deve ser apenas isso, ele esta tentando deslizar uma das rodas no asfalto para compensar o que friea o carro, todo o sistema esta sendo forçado. Se der vários estalos o sistema já está danificado. Se o dono disser que não deve usar no asfalto é um bom sinal que foi usado com sabedoria. Não esterce a direção com 4x4 acionado, vai forçar demais e até pode ser comum um estalo unico nesta situação extrema, diversos estalos é mau sinal.
- Acionar/ desacionar a 4x4 só com as rodas retas, nunca com rodas robradas para um dos lados.
- Se o sistema estiver tensionado, ao desligar o 4x4 a luz apaga mas vai sentir o carro ainda preso, dê uma rezinha de uns 2m é suficiante para tirar a tensão e desacoplar mecanicamente o sistema.
- Esterçe a direção sem a 4x4 e observe eventuais estalos, é mau sinal da caixa de direção ou junta homocinetica.
- observe carpete molhado, indica vazamento do teto ou do ar, é até relativamente simples de resolver mas são raríssimos locais que mexem com teto.
E acho que é isso ...

No mais o ideal mesmo é levar em um mecânico especialista que vai poder analisar se algum barulho é algo simples que será oneroso.

José Carlos Soler Filho
04/12/2020, 20:35
O Tracker/Suzuki Grand Vitara, é igual a vinho! Qt mais velho melhor! É só fazer a manutenção do manual, no caderno. O Meu tá com 240,000 Km rodados, e continua fazendo a diferença! Seje em concepção, ou performance. O melhor carro q já tive até hoje!!!

martinv
10/10/2022, 07:50
Salve galera. Sou o infeliz proprietário duma Tracker 2009 que esta me dando muita manutenção, e já não tenho condições de continuar arcando com essas despesas.

O carro de motor está muito bem. Mas agora quebro a embreagem, assim que tenho uma despesa de uns 2000 reais pela frente que nesse momento no posso pagar. Assim que o carro está parado a quinze dias, só juntando poeira.

Gostaria de vender ele, mas aqui onde moro (Vale do Capão-BA) não consegui vender quando estava funcionando tudo certinho, assim que imaginem agora nesse contexto.

Estou sem ideias do que mais fazer! Assim que recorro a esse fórum, que tantas vezes tem me ajudado, para ver se consigo ver alguma solução que não estou vendo agora.

Muito grato desde já!