PDA

Ver Versão Completa : Problemas de consumo de óleo de motor da Pajero IO



fdenis
28/01/2006, 01:48
Bom dia. Adquiri, no final do ano passado, uma Pajero IO 99/00, automática e, uma constante baixa no nível de óleo do motor. O consumo de óleo chega a cerca de 100ml a cada 100km rodados! A pouco tempo atrás, um mecânico detectou um entupimento na válvula de suspiro da tampa do comando de válvulas mas, mesmo assim, o óleo continua baixando. O que vocês me sugerem para tentar diagnosticar o problema? Meu carro é a gás. Grato.

FMB07
15/02/2006, 10:21
:P Ai faça o segunte:
1º OBSERVE TODOS OS POTENCIAI LOCAIS DE VAZAMENTO TIPO JUNTA DE CARTER RETENTOR DE VOLANTE E DE MOTOR BUJAO DO CARTER FILTRO DE OLEO.....
Se nao ouver nada de errado passe para o segundo passo
2º OBSERVE SE SUA VALVOLA PCV ESTA FUNCIONANDO DIREITO SE ELA ESTIVER UM POUCO EMPERRADA OU SUJA LIMPE COM ( CAR80 ) DEPOIS PASSE ( WD40 )
3º RETIRE O DUTO DO FILTRO DE AR QUE VAI PARA TBI E VEJA SE TEM RESPINGOS DE OLEO NELE SE TIVER LIMPEO ASSIM COMO O MANGOTE DO SUSPIRO POIS O MESMO PODE ESTAR OBSTRUIDO
Como vc relato que ja tinha visto um entupimento nesta parte muito provavelmente sua tampa de valvulas esta entupida retirea com muito cuidado para nao rasgar a junta que e de borracha dai limpe a tampa com solvente (409 ou AGUA RAZ) com um pincel e um pedacinho de arame va soltando as crostas das galerias "que sao muitas"se tiver muita dificuldade derrame nas galerias oleo de freio dot 3 que limpa sem duvida.
Depois de tudo limpinho e seco passe WD40 e reponha no local
OBS: :discordo: NAO LEMPE COM SOLVENTE MUITO FORTE POIS A TAMPA E PINTADA E NA JUNTA PASSE APENAS UM PANO SECO MAIS NADA OK
Espero ter ajudado

edwint
26/01/2009, 15:41
vc conseguiu resolver o problema de consumo de oleo? tenho um amigo que tambem esta com esse problema numa pajeiro io 2000/2000 automatica.

akio nishikawa
26/01/2009, 15:49
Ed, manda uma MP para o Fdenis, ele respondera mais rápido.