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Ver Versão Completa : Baixa quilometragem rodada - O que fazer para amenizar efeitos no motor



Angelo RJ
29/01/2015, 11:19
Olá pessoal,

Saio de casa com meu grand vitara de madrugada até o ponto de onibus. Este trajeto é de 3km, e no fim do dia, de volta pra casa, o mesmo acontece.
Sendo assim, rodo cerca de 6km por dia.


Estava lendo que essa situação é muito prejudicial ao motor, pois o mesmo não atinge a temperatura ideal e acaba por danificar algumas peças.


Já soube que é aconselhável se rodar, no mínimo, 10km quando sair de casa, para que o motor atinja uma temperatura ideal.

Pergunto:

Será que existe um tempo mínimo para o motor ficar ligado e atingir a temperatura ideal, ou a mesma só é alcançada quando se roda pelo menos 10km ?

O que tenho feito é , antes de sair de casa, deixar o carro ligado, enquanto vou abrir o portão. Deste modo, reparei que o carro fica ligado cerca de 13 minutos até o momento que deixo ele no estacionamento. Será que esse tempo é suficiente para o motor atingir a temperatura ideal ou terei que escolher um outro ponto de onibus mais distante para que o carro ande mais ?

valeu.

Rubens Linhalis
29/01/2015, 11:57
Angelo.. tava sumido ! Tudo blz?

A temperatura ideal, é a posição "padrao" do ponteiro de temperatura. Aquela que o ponteiro fica após o carro esquentar. O tempo para ele chegar lá, varia.. principalmente pela temperatura externa.

Continuaria fazendo o que vc faz. Ligue o carro e deixe-o funcionando antes de sair (verifique o tempo para vc sair de casa com ele já na temperatura ideal). Quando voltar pra casa, a mesma coisa. Chega em casa e deixa ele ligado.. esquentando.

OU então, deixa o carro em casa, parado e compra um bicicleta p esses 3km..

abraços!

GV3-2014
29/01/2015, 12:13
Angelo,

isto caracteriza um uso severo, troque o óleo do motor e o filtro de óleo na metade da km ou tempo, pois certamente seu óleo ficará contaminado e haverá a formação de borra/carbonização do motor.

Ricardo


Olá pessoal,

Saio de casa com meu grand vitara de madrugada até o ponto de onibus. Este trajeto é de 3km, e no fim do dia, de volta pra casa, o mesmo acontece.
Sendo assim, rodo cerca de 6km por dia.


Estava lendo que essa situação é muito prejudicial ao motor, pois o mesmo não atinge a temperatura ideal e acaba por danificar algumas peças.


Já soube que é aconselhável se rodar, no mínimo, 10km quando sair de casa, para que o motor atinja uma temperatura ideal.

Pergunto:

Será que existe um tempo mínimo para o motor ficar ligado e atingir a temperatura ideal, ou a mesma só é alcançada quando se roda pelo menos 10km ?

O que tenho feito é , antes de sair de casa, deixar o carro ligado, enquanto vou abrir o portão. Deste modo, reparei que o carro fica ligado cerca de 13 minutos até o momento que deixo ele no estacionamento. Será que esse tempo é suficiente para o motor atingir a temperatura ideal ou terei que escolher um outro ponto de onibus mais distante para que o carro ande mais ?

valeu.

Angelo RJ
29/01/2015, 13:22
Tudo bem Rubens ? Pois é cara, tirei umas ferias e fiz umas viagens pelo estado do Rio mesmo.

Já me disseram que aquele marcador ao qual você se referiu é relativo a temperatura da água do radiador e nesse caso não tem a ver com o problema citado. Ou seja, mesmo que aquela temperatura esteja com o ponteiro marcando no "meio" do marcador, o problema em questão é referente a temperatura do motor.

Quanto a bicicleta eu até tenho, mas sair de casa as 04:30hs da manha de bike é meio complicado, até porque no final do dia eu tenho que pegar minha filha na escola e por esse motivo vou sempre de carro.

abs




Angelo.. tava sumido ! Tudo blz?

A temperatura ideal, é a posição "padrao" do ponteiro de temperatura. Aquela que o ponteiro fica após o carro esquentar. O tempo para ele chegar lá, varia.. principalmente pela temperatura externa.

Continuaria fazendo o que vc faz. Ligue o carro e deixe-o funcionando antes de sair (verifique o tempo para vc sair de casa com ele já na temperatura ideal). Quando voltar pra casa, a mesma coisa. Chega em casa e deixa ele ligado.. esquentando.

OU então, deixa o carro em casa, parado e compra um bicicleta p esses 3km..

abraços!

Angelo RJ
29/01/2015, 13:26
Olá Ricardo,


pois é ....eu sei que isso caracteriza "uso severo".

O que questiono é que o recomendado é andar no mínimo 10km. Eu queria saber se eu deixar o carro ligado por X minutos (quantos minutos ?) se isso pode corresponder aos 10km recomendado.

Por exemplo: Será que deixar o carro ligado por 15 minutos (contando o tempo dele parado e andando) é a mesma coisa que andar 10km ?? Ou seja, é tempo suficiente para o motor chegar na temperatura ideal ?

abs




Angelo,

isto caracteriza um uso severo, troque o óleo do motor e o filtro de óleo na metade da km ou tempo, pois certamente seu óleo ficará contaminado e haverá a formação de borra/carbonização do motor.

Ricardo

GV3-2014
30/01/2015, 00:32
Angelo,

Estive na concessionária esta semana e conversei sobre isto com o mecânico. Ele me disse o seguinte: "andar pouca quilometragem de cada vez (<tempo necessário para um aquecimento adequado do motor e circulação de todos os fluidos), todos os dias; ficar num transito como o de SP (anda/para); andar muito em estrada de terra e correr muito - são situações que configuram uso severo.

Creio que para voce ter certeza de que o motor esquentou a ventoinha do radiador deve disparar, pelo menos a aguá atingiu a temperatura ideal. Se o seu motor for todo de aluminio ele esquenta mais rápido. Meu filho tem um gol 95 com bloco de ferro e o motor demora muito para esquentar comparando com o de aluminio.

Sugiro que vc faça um teste para ver quanto tempo a ventoinha demora para disparar. Mas de qualquer modo penso que a troca em menor km é a melhor, e mais barata, proteção para o motor!!

abs

Ricardo


Olá Ricardo,


pois é ....eu sei que isso caracteriza "uso severo".

O que questiono é que o recomendado é andar no mínimo 10km. Eu queria saber se eu deixar o carro ligado por X minutos (quantos minutos ?) se isso pode corresponder aos 10km recomendado.

Por exemplo: Será que deixar o carro ligado por 15 minutos (contando o tempo dele parado e andando) é a mesma coisa que andar 10km ?? Ou seja, é tempo suficiente para o motor chegar na temperatura ideal ?

abs

Glaicon
30/01/2015, 07:51
Olá pessoal,

Saio de casa com meu grand vitara de madrugada até o ponto de onibus. Este trajeto é de 3km, e no fim do dia, de volta pra casa, o mesmo acontece.
Sendo assim, rodo cerca de 6km por dia.


Estava lendo que essa situação é muito prejudicial ao motor, pois o mesmo não atinge a temperatura ideal e acaba por danificar algumas peças.


Já soube que é aconselhável se rodar, no mínimo, 10km quando sair de casa, para que o motor atinja uma temperatura ideal.

Pergunto:

Será que existe um tempo mínimo para o motor ficar ligado e atingir a temperatura ideal, ou a mesma só é alcançada quando se roda pelo menos 10km ?

O que tenho feito é , antes de sair de casa, deixar o carro ligado, enquanto vou abrir o portão. Deste modo, reparei que o carro fica ligado cerca de 13 minutos até o momento que deixo ele no estacionamento. Será que esse tempo é suficiente para o motor atingir a temperatura ideal ou terei que escolher um outro ponto de onibus mais distante para que o carro ande mais ?

valeu.
De fato, rodar pequenos trechos sem atingir a temperatura ideal é prejudicial.
Se você rodar mais durante os finais de semana já ajudará o carro.:concordo:

DBelmonte
12/02/2015, 23:26
Não sei quanto ao funcionamento do motor, mas ouvi dizer que o escapamento, mais nos modelos flex, menos nos motores à gasolina, quando não atinge uma temperatura, digamos ideal, acumula água no abafador de ruido (pela ação do catalizador), onde ali geralmente tem lã de vidro. Esta umidade vai levar a um início de corrosão que a longo prazo pode danificar o sistema de escapamento.

Angelo RJ
13/02/2015, 07:57
Pois é pessoal,
como não tenho escolha, pois saio de casa as 4:30hs da manha, estou deixando o carro ligado por cerca de 10 minutos até sair de casa, depois quando saio com ele, a temperatura já está quase no meio, e vou até o centro da cidade (3km). No meio do caminho a temperatura já está no meio.
Sendo assim, o carro fica ligado, no total, cerca de 15 minutos. Talvez isso não seja o ideal, mas é melhor que ligar o carro e sair logo com ele, desligando 5 minutos depois.

Troller-a-vista
13/02/2015, 08:40
carro parado ligado nao resolve, vc esquenta apenas o oleo do motor, varias partes do motor estarao frias ou mornas, todo conjunto de eixo, freios, cubos, e demais peças continuarao frias.

o escape que é o primeiro ítem a se deteriorar nesses casos por acumulo de agua vai se deteriorar mais rapido pois acumula muito mais vapor dentro dele sem ter possibilidade de sair (que soh acontece quando vc acelera).

para o sistema de injecao pouco importa, para o tbi, ficar parado esquentando oleo piora muito a sujeira, pois o vapor do oleo sobe com facilidade pela tbi e se acumula na parte da borboleta.

o sistema de refrigeracao trabalhara com baixa eficiencia, ja que o radiador e toda parte ate chegar no motor de volta (incluindo reservatorio) vai estar frio, eqto o motor a mangueira e logo depois da bomba vai estar morno/quente. Ate a bomba empurrar tudo pode demorar muito, ja que motor parado nao esquenta tanto assim, ela pode trabalhar em meia rotacao ou nem trabalhar.

Enfim, liga o carro e vai, 30 segundos antes e depois é o suficiente para estar ligado. Acelere suavemente durante o trajeto, mantenha pneus calibrados e seja feliz. Nada além disso.

enasor
13/02/2015, 08:59
Amigos,

Se o criador do tópico me permite, gostaria de aproveitar o “gancho” desta belíssima troca de experiências que está se desenrolando para me esclarecer melhor sobre este interessante tema.

Ano que vem pretendo adquirir meu primeiro SUV, diesel de 7 lugares. Vou utilizar o veículo apenas em viagens (quem sabe, uma a cada 2 ou 3 meses, em trajetos de 3.000 kms mais ou menos (ida e volta). Na cidade, eu e minha esposa vamos continuar utilizando nossos sedãs, até mesmo por facilidade de locomoção, estacionamento, conforto, agilidade, etc. Dessa forma, estamos prevendo que o SUV vai ficar muito tempo parado na nossa garagem.

Isto posto, para minimizar os efeitos deste uso severíssimo, também peço conselhos de como deverei cuidar da viatura.

Obrigado.

Abs.

E.T.: Olha, se desse para alguém passar um “be-a-bazinho” de procedimentos básicos no dia-a-dia, seria bem legal.

Glaicon
14/02/2015, 04:47
Amigos,

Se o criador do tópico me permite, gostaria de aproveitar o “gancho” desta belíssima troca de experiências que está se desenrolando para me esclarecer melhor sobre este interessante tema.

Ano que vem pretendo adquirir meu primeiro SUV, diesel de 7 lugares. Vou utilizar o veículo apenas em viagens (quem sabe, uma a cada 2 ou 3 meses, em trajetos de 3.000 kms mais ou menos (ida e volta). Na cidade, eu e minha esposa vamos continuar utilizando nossos sedãs, até mesmo por facilidade de locomoção, estacionamento, conforto, agilidade, etc. Dessa forma, estamos prevendo que o SUV vai ficar muito tempo parado na nossa garagem.

Isto posto, para minimizar os efeitos deste uso severíssimo, também peço conselhos de como deverei cuidar da viatura.

Obrigado.

Abs.

E.T.: Olha, se desse para alguém passar um “be-a-bazinho” de procedimentos básicos no dia-a-dia, seria bem legal.
Guarde os sedãs durante o final de semana e vá passear de SUV.:concordo:

xibiu!!!
14/02/2015, 12:18
Acho que não deve fazer muita diferença para o motor se vc anda pouco ou muito (3 ou 300 km por dia),quanto ao tempo de aquecimento na partida antes de sair com o veículo.
O óleo lubrificante tem grau de viscosidade que varia e que justamente serve para compensar se o motor trabalha mais frio ou quente.
A viscosidade dos lubrificantes não é constante, ela varia com a temperatura. Quando esta aumenta a viscosidade diminui e o óleo escoa com mais facilidade. O Índice de Viscosidade mede a variação da viscosidade com a temperatura.Existe variação de viscosidade no óleo lubrificante, quando submetido a diferentes valores de temperatura.
Sei que em caminhões ou veículos de carga utilitários usados para o trabalho pesado (não os que só levam o motorista ao trabalho) é importantíssimo dar um (bom) pré aquecimento no motor para que o mesmo entre em regime de trabalho, pois aí sim pode-se dizer que o motor trabalha em regime crítico e severo.

enasor
15/02/2015, 08:42
Guarde os sedãs durante o final de semana e vá passear de SUV.:concordo:

Muito grato pela dica, meu caro ... Sim, ficarei muito atento a ela ... mas, o veículo ficará os demais dias da semana parado na garagem ...

- Nestes dias de inatividade, existe algum sistema que merece cuidados especiais periodicamente?
- Simplesmente ligar e deixar o veículo funcionando resolve? Durante quanto tempo? A cada quantos dias?
- Tem algum local no motor, sistema elétrico, suspensão, mangueiras, ..., etc., que necessita de alguma inspeção mais periódica, pelo menos visual, que eu mesmo possa fazer?
- Tem algum bico, ou mais, que necessitam de algum engraxamento mais periódico, nestes casos?
- Calibragem dos pneus. Qual a ideal, nestes casos?
- Manter o tanque cheio? Ou isso é irrelevante?
- A turbina pode se ressentir dessa inatividade? Já sei que é um dos sistemas caro e que merece cuidados ...
- Uso do 4x4. Já sei que os veículos não tracionados permanentemente requererem um acionamento do sistema periodicamente, num certo trecho ...
- Etc. ... etc.

Talvez as questões sejam extremamente simples ... peço aos mais experientes que não reparem e relevem a minha ignorância ... são dúvidas de um leigo (bem leigo, mesmo) em viaturas diesel ... mas que vai querer tratar a viatura com o máximo de cuidado possível ... e já quero ir aprendendo um pouco ... por isso já estou participando dos fórum já faz algum tempo ...

Sei que são dúvidas que eu poderia até esclarecer junto a qualquer mecânico, ou mesmo junto ao pessoal da concessionária que irá dar assistência, ou até lendo o manual com muito cuidado (o que irei fazer, logicamente) ... mas dou muito apreço à opinião dos usuários experientes, estes, sim, é que sentem, ou já sentiram, a coisa na carne (ou melhor, no bolso, que é a parte mais sensível do nosso corpo, não é mesmo? Rsrsrsrs) ... penso que as pessoas inteligentes sofrem menos neste mundo, porque são humildes para ficarem atentos e aprenderem com a experiência dos outros.

Forte abraço a todos.

Troller-a-vista
15/02/2015, 09:08
- Nestes dias de inatividade, existe algum sistema que merece cuidados especiais periodicamente?
Deixar longe dos olhos de ladrões !

- Simplesmente ligar e deixar o veículo funcionando resolve? Durante quanto tempo? A cada quantos dias?
Não!, Ligar e nao rodar pode inclusive piorar, tem um topico recente onde explico isso, procure ai, basicamente vc nao aquece o motor nem sistema de refrigeracao nem fluidos, nem nada. Só gasta combustivel e polui.
- Tem algum local no motor, sistema elétrico, suspensão, mangueiras, ..., etc., que necessita de alguma inspeção mais periódica, pelo menos visual, que eu mesmo possa fazer?
Se o carro nao é nenhuma velharia podre, não precisa de nada.
- Tem algum bico, ou mais, que necessitam de algum engraxamento mais periódico, nestes casos?
nào
- Calibragem dos pneus. Qual a ideal, nestes casos?
Sim, mantenha o pneu calibrado o máximo indicado no manual, isso ajuda a mante-los redondos (com o tempo e o peso a tendencia da borracha é quadradar o pneu). Nao rodar tb faz o pneu murchar.
- Manter o tanque cheio? Ou isso é irrelevante?
Há quem fale para manter cheio e outros para manter vazio. O diesel de fato aglomera agua com facilidade, mas isso em grandes quantidades ou quando ha entrada de agua no sistema, o tanque do carro é um local bastante seguro, se vc nao vai usar combustivel adulterado, nao precisa desse problema, ademais, combustivel é perecivel, em media 30 dias já se deteriora, se vc vai usar pouco o carro, convem ter o minimo possivel de combustivel ruim no tanque qdo for rodar, portanto, assim que for viajar, bastara encher o tanque para diluir a porcaria o maximo possivel, se vc manter o tanque cheio, vai ter que gastar um tanque inteiro de porcaria, ou seja, vai dar muitas chances de dar problema e culpar o carro depois.
- A turbina pode se ressentir dessa inatividade? Já sei que é um dos sistemas caro e que merece cuidados ...
Nao poe a mao na turbina.
- Uso do 4x4. Já sei que os veículos não tracionados permanentemente requererem um acionamento do sistema periodicamente, num certo trecho
Ai depende do carro, alguns nao precisam de nada, outros precisam de pelo menos de vez em qdo ligar o 4x4 por alguns metros para lubrificacao do sistema, bastante rodar em linha reta perfeita por alguns metros (uns 50 a 100 metros é o suficiente).

enasor
15/02/2015, 10:11
Obrigado.


- Nestes dias de inatividade, existe algum sistema que merece cuidados especiais periodicamente?
Deixar longe dos olhos de ladrões ! ...

Com certeza, meu caro ... talvez, a mais fundamental das dicas ... e pensar que tem gente que não valoriza este cuidado como se deve, porque pensa que o veículo está segurado ... e aí a perda pode ser muito mais relevante, deixando marcas indeléveis, não só para o usuário, como, principalmente, para os familiares e amigos ...

Abs.

Desnickadu
16/02/2015, 21:23
Todos os motores modernos possuem uma peça chamada [rebimboca da parafuseta #sqn] VÁLVULA TERMOSTÁTICA.
Essa válvula é a responsável por deixar certa quantidade de liquido refrigerante no bloco e cabeçote do motor, a fim de manter naquela parte do sistema a temperatura correta de funcionamento. A grosso modo pode-se dizer que a valvula trabalha entre 85 e 95 graus cálsius[variando um pouco de modelo à modelo de auto]. Abaixo de 85 graus nenhuma água sai do motor, a partir daí começa a troca de liquido e em 95 graus ela estará completamente aberta para troca de liquido refrigerante. Ela é importante para o funcionamento do motor pois garante que lá dentro as coisas fiquem na devida temperatura. Não importa se o motor está ligado a 10 minutos ou a 10 horas, a temperatura do motor será a mesma a partir do ponto em que a ventoinha liga. É preciso entender que essa válvula cuida da troca de calor do bloco e do cabeçote do motor a fim de que eles não superaqueçam e causem algum tipo de falha. O ponto em que a ventoinha é acionada [tanto faz se é o primeiro ou segundo estágio - caso exista] é o ponto em que a central eletrônica [antigamente o cebolão] entende que aquele liquido que está no sistema está improprio para refrigerar o motor, que aquele liquido precisa ser resfriado para conseguir cumprir sua tarefa, ou seja, o motor não atingiu sua temperatura de funcionamento quando a ventoinha ligou, ele o fez alguns minutos antes quando a termostático começou a liberar vazão de liquido frio para dentro do motor/cabeçote.
Ciente disso, a menos que você more na Sibéria teu motor vai estar na temperatura de funcionamento muito antes de 10km rodados [desde que não seja em rodovia - o grande fluxo de ar dificulta um pouco o aquecimento], Angelo.
A menos que você precise da eficiência do ar condicionado assim que sai de casa, eu não esperaria nada além de 30 segundos para sair. Ainda mais com o combustível no preço atual. Quanto ao desgaste do motor, até parado ele vai se deteriorar, garanta a troca de óleo frequente e que ele seja de boa qualidade. Troque o óleo a cada seis meses, mesmo que não vencer a quilometragem, a menos que utilize óleo sintético [sintético é diferente de semi-sintético], aí pode trocar com 1 ano. Pequenas viagens no fim de semana garantirão que os anéis dos pistões façam seu papel, algumas horinhas de estrada durante o dia resolvem o assunto :curtir:.


Enasor, poucas coisas você precisa fazer. A primeira eu diria é manter o tanque com pouco combustível [ainda mais se na sua região venderem aquela mistura de biodiesel e diesel], manter os pneus calibrados e ir ao shopping com o SUV no fim de semana. Agora, se por ventura ele for ficar uns 6 meses parado, sem ninguem pra dar atenção, aí será preciso alguns cuidados que estarão descritos no manual do veículo.

Angelo RJ
20/02/2015, 07:02
Todos os motores modernos possuem uma peça chamada [rebimboca da parafuseta #sqn] VÁLVULA TERMOSTÁTICA.
Essa válvula é a responsável por deixar certa quantidade de liquido refrigerante no bloco e cabeçote do motor, a fim de manter naquela parte do sistema a temperatura correta de funcionamento. A grosso modo pode-se dizer que a valvula trabalha entre 85 e 95 graus cálsius[variando um pouco de modelo à modelo de auto]. Abaixo de 85 graus nenhuma água sai do motor, a partir daí começa a troca de liquido e em 95 graus ela estará completamente aberta para troca de liquido refrigerante. Ela é importante para o funcionamento do motor pois garante que lá dentro as coisas fiquem na devida temperatura. Não importa se o motor está ligado a 10 minutos ou a 10 horas, a temperatura do motor será a mesma a partir do ponto em que a ventoinha liga. É preciso entender que essa válvula cuida da troca de calor do bloco e do cabeçote do motor a fim de que eles não superaqueçam e causem algum tipo de falha. O ponto em que a ventoinha é acionada [tanto faz se é o primeiro ou segundo estágio - caso exista] é o ponto em que a central eletrônica [antigamente o cebolão] entende que aquele liquido que está no sistema está improprio para refrigerar o motor, que aquele liquido precisa ser resfriado para conseguir cumprir sua tarefa, ou seja, o motor não atingiu sua temperatura de funcionamento quando a ventoinha ligou, ele o fez alguns minutos antes quando a termostático começou a liberar vazão de liquido frio para dentro do motor/cabeçote.
Ciente disso, a menos que você more na Sibéria teu motor vai estar na temperatura de funcionamento muito antes de 10km rodados [desde que não seja em rodovia - o grande fluxo de ar dificulta um pouco o aquecimento], Angelo.
A menos que você precise da eficiência do ar condicionado assim que sai de casa, eu não esperaria nada além de 30 segundos para sair. Ainda mais com o combustível no preço atual. Quanto ao desgaste do motor, até parado ele vai se deteriorar, garanta a troca de óleo frequente e que ele seja de boa qualidade. Troque o óleo a cada seis meses, mesmo que não vencer a quilometragem, a menos que utilize óleo sintético [sintético é diferente de semi-sintético], aí pode trocar com 1 ano. Pequenas viagens no fim de semana garantirão que os anéis dos pistões façam seu papel, algumas horinhas de estrada durante o dia resolvem o assunto :curtir:.


Enasor, poucas coisas você precisa fazer. A primeira eu diria é manter o tanque com pouco combustível [ainda mais se na sua região venderem aquela mistura de biodiesel e diesel], manter os pneus calibrados e ir ao shopping com o SUV no fim de semana. Agora, se por ventura ele for ficar uns 6 meses parado, sem ninguem pra dar atenção, aí será preciso alguns cuidados que estarão descritos no manual do veículo.




Excelente aula !!!

Obrigado !.