Ver Versão Completa : Instabilidade na Suspensão da Toyota SW4 98
Prado1977
28/01/2015, 16:02
Bom dia Srs,
Gostaria de saber dos proprietários da Toyota SW4 98 ou similar, se já tiveram o problema que estou tendo com a minha. Tenho essa Sw4 há pouco tempo e notei uma certa instabilidade dirigindo o carro na estrada acima de 80km/h. Ao passar em alguma ondulação, o carro se torna instável no eixo longitudinal, ou seja, balança de um lado pro outro onde chega a incomodar os ocupantes e se torna um pouco inseguro. Quanto maior a velocidade, maior a instabilidade. Troquei os amortecedores traseiros por serem de procedência não confiável e coloquei originais Toyota (Made in Japan). Nada de melhora! As molas e os amortecedores dianteiros são originais e não vejo o carro arriado, mas como tenho a pouco tempo, gostaria de saber se alguém já teve esse problema, pois creio nao ser característica do modelo. É uma SW4 98 3.0 TD com 230.000 rodados.
Grato
Verifica as buchas dos tirantes da suspensão traseira. São 4. 2 Maiores e 2 menores. Verifica também as bieletas das barras estabilizadoras.
Prado1977
29/01/2015, 01:36
Obrigado Clandio! As bieletas eu troquei hoje, mas não experimentei na estrada ainda. Verei como ficou e também irei dar uma verificada nas buchas dos tirantes. Valeu pela dica!
Bom dia Srs,
Gostaria de saber dos proprietários da Toyota SW4 98 ou similar, se já tiveram o problema que estou tendo com a minha. Tenho essa Sw4 há pouco tempo e notei uma certa instabilidade dirigindo o carro na estrada acima de 80km/h. Ao passar em alguma ondulação, o carro se torna instável no eixo longitudinal, ou seja, balança de um lado pro outro onde chega a incomodar os ocupantes e se torna um pouco inseguro. Quanto maior a velocidade, maior a instabilidade. Troquei os amortecedores traseiros por serem de procedência não confiável e coloquei originais Toyota (Made in Japan). Nada de melhora! As molas e os amortecedores dianteiros são originais e não vejo o carro arriado, mas como tenho a pouco tempo, gostaria de saber se alguém já teve esse problema, pois creio nao ser característica do modelo. É uma SW4 98 3.0 TD com 230.000 rodados.
Grato
Acontecia com a minha SW 1998.
Resumindo, ela ficava "passarinhando".
Meu amigo, que estava em outro carro ao meu lado na rodovia, observava o balanço dela, tanto que me alertou.
A solução é trocar as buchas das duas travessas que vão do eixo traseiro aos pés dos passageiros traseiros.
Não achei as fotos de quando fiz o serviço.
Na primeira vez foram feitas com nylon ou PU. Duraram uns quatro meses e desgastaram com o uso.
Foram substituídas por borracha há mais de dois anos e continuam boas.
É serviço simples e barato.:concordo:
Prado1977
30/01/2015, 00:32
Legal Glaicon, experimentei o carro hj depois das trocas das bieletas da barra estabilizadora como dica do Clandio, melhorou um pouco, mas o balanço ainda permanece. Devem ser as tais buchas mesmo, vou substituí - las assim que eu puder e reporto se resolver. Obrigado pela dica!
Legal Glaicon, experimentei o carro hj depois das trocas das bieletas da barra estabilizadora como dica do Clandio, melhorou um pouco, mas o balanço ainda permanece. Devem ser as tais buchas mesmo, vou substituí - las assim que eu puder e reporto se resolver. Obrigado pela dica!
Vai com fé, pois, certamente, esta é a solução.:concordo:
Aproveitando o assunto Suspensao SW4, os amigos saberiam dizer se este kit serve nas SW4 97?
http://www.ebay.com/itm/Front-Steering-Suspension-Kit-Set-for-Toyota-T100-Pickup-4Runner-4-Runner-/231271991149?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Model%3A4Runner&hash=item35d8e2876d&vxp=mtr
guilhermeabreu
01/02/2015, 21:21
PRADO 1977
Com certeza absoluta o seu problemna são as buchas das barras longitudinais traseira como o GLAICON falou são duas maiores e duas menores , as maiores vc pode trocar apenas as buchas e as menores vc tem que trocar os 2 braços e tme que serem ORIGINAIS já as buchas devem serem originais , mas se vc não quiser colocar original existe uma bucha de borracha lonada fabricada pela BORRACHAS ROCHA que são ótimas ou até mais duráveis do que as originais , mas se puder colocar original é a melhor solução e daí vc vai ver o qto seu carro é estável , vc nem vai acreditar de tamanha mudança no comportamento .
As borrachas da BIELETA não faz o carro ficar instável as bieletas são para limitar a abertura da suspensão , não interferem na dirigibilidade andando em asfalto .
Amigo Guilherme.
Discordo sobre as borrachas das bieletas. A barra estabilizadora atua compensado a inclinação da carroceria e se as bieletas estão com folga, essa compensação também estará com folga, podendo refletir na inclinação/estabilidade do carro.
Abraços.
TCHEIGOR
02/02/2015, 09:01
Amigo Guilherme.
Discordo sobre as borrachas das bieletas. A barra estabilizadora atua compensado a inclinação da carroceria e se as bieletas estão com folga, essa compensação também estará com folga, podendo refletir na inclinação/estabilidade do carro.
Abraços.
Exato, as barras estabilizadoras evitam a rolagem da carroceria em curvas.
josesiri
02/02/2015, 09:33
PRADO 1977
Com certeza absoluta o seu problemna são as buchas das barras longitudinais traseira como o GLAICON falou são duas maiores e duas menores , as maiores vc pode trocar apenas as buchas e as menores vc tem que trocar os 2 braços e tme que serem ORIGINAIS já as buchas devem serem originais , mas se vc não quiser colocar original existe uma bucha de borracha lonada fabricada pela BORRACHAS ROCHA que são ótimas ou até mais duráveis do que as originais , mas se puder colocar original é a melhor solução e daí vc vai ver o qto seu carro é estável , vc nem vai acreditar de tamanha mudança no comportamento .
As borrachas da BIELETA não faz o carro ficar instável as bieletas são para limitar a abertura da suspensão , não interferem na dirigibilidade andando em asfalto .
Alguem tem os codigos dessas buchas e braços da barra longitudinal ???
guilhermeabreu
02/02/2015, 13:32
CLANDIO E TCHEIGOR
Sei disto , mas o relato dele não me parece que a instabilidade é em curvas , é em retas mesmo , por isto que falei que esta instabilidade com as borrachas da bieleta ruins em retas não faria diferença , me expressei mal , esta é minha opinião e posso estar enganado .
Na minha opinião qdo as borrachas da bieleta ficam ruins ou até saem do lugar as barrinhas de ferro ficam no lugar impedindo que a suspensão abra demais , fica uma barulheira do caramba e não parece que isto ocorreu no caso dele pois ele não relatou que faz barulho .
Mas tb posso estar enganado . Falo isto pq na minha SW4 qdo tive as borrachas da bieleta ficaram ruins , fazia uma barulheira do caramba mas a estabilidade era a mesma , não senti nada de instabilidade acima dos 80km/h como relata o amigo .
chbeckel
02/02/2015, 15:52
Tive o mesmo problema em outro veículo (não da SW4) e após verificar todos os componentes da suspenção o problema foi solucionado com a troca dos pneus. Convém dar uma verificada também.
josesiri
02/02/2015, 16:43
Alguem tem os codigos dessas buchas e braços da barra longitudinal ???
Seriam essas peças : 48702 (4 buchas braço tensor) e 48710 (2 braços tensor traseiro) ???
Prado1977
02/02/2015, 20:44
Muito obrigado pelas informações Srs. Acredito que são as buchas da traseira, mas pergunto a vocês, alguém já trocou e resolveu o problema? Qual o valor dessas buchas originais só pra eu ter uma idéia. Grande abraço!
guilhermeabreu
02/02/2015, 23:38
Muito obrigado pelas informações Srs. Acredito que são as buchas da traseira, mas pergunto a vocês, alguém já trocou e resolveu o problema? Qual o valor dessas buchas originais só pra eu ter uma idéia. Grande abraço!
As buchas originais são barata algo em torno de R$80,00 as 4 , já os braços longitudinais menores são mais d=carso em torno de R$350,00 cada não me lembro direito , mas é por aí , sabendo que as buchas das barras maiores vc pode mandar fazer na BORRACHAS ROCHA e deve ficar em torno de uns R$50,00 as 4 .
josesiri
03/02/2015, 14:17
Cotei na com o Anderson : 4 buchas = R$ 360,00 o jogo + 02 braços = R$ 670,00 o par
e na América.................. 4 buchas = R$ 460,00 o jogo + 02 braços = R$ 880,00 o par foi o Ricardo da América que passou os códigos (48702 / 35070 buchas e 48710 /35040 braços ) para conferirmos se são essas mesmo as peças. Dei uma olhada no site toyota/japan parts eu e ví a imagem onde tem esses códigos, mas não tenho conhecimento suficiente para confirmar se são as peças, peço ajuda aos mais experientes; confirmando os códigos, faço orçamento na Sorana e Teshuo tbm.
guilhermeabreu
03/02/2015, 21:39
JOSESIRI
Por este preço das buchas das barras maiores que ficou em R$360,00 , eu mandaria a BORRACHAS ROCHA fabricar não deve passar dos R$80,00 as 4 , já as barras menores que não aceitam a troca das buchas compraria original pelos R$670,00 e o total ficaria em R$750,00 e o carro ficaria zerado , estas buchas que falo da BORRACHAS ROCHA são excelentes não precisa de serem as originais , se eu tivesse um carro deste faria desta forma como fiz qdo coloquei as coifas da homocinética do Monza , mas hoje já existe do paralelo para as SW4 por preço justo .
Esta aí a foto das buchas que mandei fazer na BORRACHAS ROCHA para colocar no meu jipe ENGESA , esta a 8 anos e nunca deformou ou folgou , duvido que as originais irão durar mais do que estas , estas buchas são feitas com borrachas de pneus de trator . Clica na foto que vc vai ver ela com aumento .
josesiri
03/02/2015, 23:39
JOSESIRI
Por este preço das buchas das barras maiores que ficou em R$360,00 , eu mandaria a BORRACHAS ROCHA fabricar não deve passar dos R$80,00 as 4 , já as barras menores que não aceitam a troca das buchas compraria original pelos R$670,00 e o total ficaria em R$750,00 e o carro ficaria zerado , estas buchas que falo da BORRACHAS ROCHA são excelentes não precisa de serem as originais , se eu tivesse um carro deste faria desta forma como fiz qdo coloquei as coifas da homocinética do Monza , mas hoje já existe do paralelo para as SW4 por preço justo .
Esta aí a foto das buchas que mandei fazer na BORRACHAS ROCHA para colocar no meu jipe ENGESA , esta a 8 anos e nunca deformou ou folgou , duvido que as originais irão durar mais do que estas , estas buchas são feitas com borrachas de pneus de trator . Clica na foto que vc vai ver ela com aumento .
Olá Dr. dei uma busca no google e não encontrei o site do Rocha, só o telefone, fica em MG, como saberemos as medidas e formato das buchas, será que com o código original eles conseguem as especificações ??? Também não tenho certeza se os códigos fornecidos pelo Ricardo, da América, são os das buchas de que estamos falando e cotando ??? Precisaria um forista, mais experiente e conhecedor, dar uma olhada na foto no catálogo e confirmar se são essas mesmas e as barras também...
TOYOTA1964
04/02/2015, 10:14
veriofiquei o alinhamento...o camber... qaunto as rodas diantewiras estão para frente ou ´pra trás..iso faz o carro passarinhaar perde a estabilidade... abços
guilhermeabreu
04/02/2015, 12:47
veriofiquei o alinhamento...o camber... qaunto as rodas diantewiras estão para frente ou ´pra trás..iso faz o carro passarinhaar perde a estabilidade... abços
Com certeza o carro estando com o CÁSTER menos positivo do que o recomendado ou negativo o carro PASSARINHA na certa .
Mas o PASSARINHAR neste caso não é ficar com a traseira balançando , o passarinhar é o carro não querer andar em linha reta ora ele quer ir para a esquerda ora quer ir para a direita mesmo vc com o volante reto e fixo , seu relato foi de falta de estabilidade e a traseira balançando .
guilhermeabreu
04/02/2015, 12:53
JOSESIRI
A BORRACHAS ROCHA só tem telefone mesmo , eu fiz e vc deve fazer da forma que fiz , retira a bucha tira as medidas de diâmetro externo , diâmetro interno espessura do caninho se tiver e comprimento tira uma foto e manda pra eles , ou se quiser manda a bucha para eles , eles são muito atenciosos e competentes . Ou tb vc pode ligar e perguntar se eles já tem estas buchas cadastradas com ele , as buchas das barras longitudinais do ENGESA eles já tem pq eu mandei fazer e eles catalogaram lá .
bombacha
04/02/2015, 20:19
Amigo se você realizar o serviço com essa fabrica que o Dr. Guilherme indicou e se tudo der certo deixe o caminho das pedras para os amigos do fórum.
Essa semana acabei de gastar R$ 1.000,00 com as buchas dos braços inferiores e os braços superiores.
Acredito que essa receita do Dr. Guilherme não vai custar a metade disso.
Forte abraço..
josesiri
04/02/2015, 21:26
Amigo se você realizar o serviço com essa fabrica que o Dr. Guilherme indicou e se tudo der certo deixe o caminho das pedras para os amigos do fórum.
Essa semana acabei de gastar R$ 1.000,00 com as buchas dos braços inferiores e os braços superiores.
Forte abraço..
Estou aguardando que alguem confirme se os códigos que tenho são das peças certas, olhando no desenho não consigo ter certeza, não tenho experiencia nem conhecimento de mecânica suficientes para arriscar...
Estou aguardando que alguem confirme se os códigos que tenho são das peças certas, olhando no desenho não consigo ter certeza, não tenho experiencia nem conhecimento de mecânica suficientes para arriscar...
Já respondi à tua mensagem privada.
Não sei os códigos.:parede:
Prado1977, ontem aproveitei a troca de óleo e bati fotos da peça que estou me referindo, eliminando eventuais confusões.:concordo:
jipinhotoyota
10/02/2015, 12:04
Prado1977, ontem aproveitei a troca de óleo e bati fotos da peça que estou me referindo, eliminando eventuais confusões.:concordo:
Valeu pela ilustração, Glaicon.
Essa seria a tal da barra longitudinal?
A minha viatura também fica instável em velocidades mais altas. Fica difícil de manter linha reta em algumas ocasiões.
Fica oscilando direita - esquerda. Pouca coisa, mas que dá uma insegurança, principalmente à noite.
Já tô acostumado com o carro.
A suspensão já melhorou bastante desde que troquei pivô inferior, braço pitman e auxiliar, além de uma bucha da bandeja, buchas das bieletas e bucha da barra estabilizadora. Os barulhos (estalos) sumiram, mas essa instabilidade que mencionei continua.
Acredito que essa seria a descrição de "passarinhar". Seria isso mesmo a que se referem os colegas?
Então, teria que trocar estas buchas também. É tranquilo trocar em casa? Troquei a das bieletas e da barra estabilizadora. Essa seria o mesmo esquema ou precisa de prensa, algo assim?
Vou ver a possibilidade de fabricar as buchas com material de qualidade nas medidas corretas, como deu a dica o dr. Guilherme.
guilhermeabreu
10/02/2015, 13:00
Forte abraço..
BOMBACHA
As 4 buchas que mandei fazer ficaram em R$64,00 na época hoje deve ficar nuns R$80,00 .
É muito barato e de excelente qualidade .
guilhermeabreu
10/02/2015, 13:10
Valeu pela ilustração, Glaicon.
Essa seria a tal da barra longitudinal?
A minha viatura também fica instável em velocidades mais altas. Fica difícil de manter linha reta em algumas ocasiões.
Fica oscilando direita - esquerda. Pouca coisa, mas que dá uma insegurança, principalmente à noite.
Já tô acostumado com o carro.
A suspensão já melhorou bastante desde que troquei pivô inferior, braço pitman e auxiliar, além de uma bucha da bandeja, buchas das bieletas e bucha da barra estabilizadora. Os barulhos (estalos) sumiram, mas essa instabilidade que mencionei continua.
Acredito que essa seria a descrição de "passarinhar". Seria isso mesmo a que se referem os colegas?
Então, teria que trocar estas buchas também. É tranquilo trocar em casa? Troquei a das bieletas e da barra estabilizadora. Essa seria o mesmo esquema ou precisa de prensa, algo assim?
Vou ver a possibilidade de fabricar as buchas com material de qualidade nas medidas corretas, como deu a dica o dr. Guilherme.
Jipinhotoyota
Um amigo meu ia pescar na Bahia rebocando um barco e iria numa SW4 98 de um amigo , mas antes da viagem ele deu uma volta na estrada para sentir o carro pois nunca havia guiado uma , e voltou apavorado pq o carro estava muito instável com a traseira balançando de um lado a outro e como ele sabia que eu tinha SW4 me ligou perguntando o que poderia ser , falei que poderia ser as buchas das barras longitudinais traseira e ele viu e estava toda arrebentada e como ele iria viajar daí a 2 dias falei para ele retirar uma bucha e ir num posto de molas de caminhão e procurar uma bucha que tivesse as mesmas medidas e ele achou uma que era mais comprida , ele cortou para ficar com o mesmo comprimento pois o diâmetro era o mesmo , ele colocou e viajou tranquilo falou que o carro era outro , ou seja resolveu o problema do balanço da traseira , ele improvisou uma bucha e deu certo , mas estas buchas de borracha lonada são infinitamente melhores do que BUCHAS DE BORRACHA convencional que não são lonadas .
E o preço ÓHHHHHHHHHHHHHH pequenininho .
josesiri
10/02/2015, 20:36
Beleza Glaicon, essas seria as 4 buchas, 2 em cada terminal e onde estão os braços traseiros ???
Beleza Glaicon, essas seria as 4 buchas, 2 em cada terminal e onde estão os braços traseiros ???
Isso mesmo, José.
Troca as quatro buchas.
JipinhoToyota, os únicos serviços que sei fazer na viatura é passar aspirador e lavar.
Fora isso, por segurança e capacidade técnica, prefiro contratar uma oficina para executar os consertos necessários.:concordo:
josesiri
11/02/2015, 09:46
Isso mesmo, José.
Troca as quatro buchas.
JipinhoToyota, os únicos serviços que sei fazer na viatura é passar aspirador e lavar.
Fora isso, por segurança e capacidade técnica, prefiro contratar uma oficina para executar os consertos necessários.:concordo:
Olá Glaicon, desculpe minha ignorância, sou fraco em mecânica e inexperiente em 4x4 ; no texto abaixo, postado pelo Dr.Guilherme, ele fala que tem que trocar os 2 braços e na foto que vc postou, não vejo esses braços, só a barra longitudinal com uma bucha em cada ponta, totalizando as 4 buchas, são só essas buchas que devem ser trocadas ou tem os tais braços ? onde estão eles ?
Com certeza absoluta o seu problemna são as buchas das barras longitudinais traseira como o GLAICON falou são duas maiores e duas menores , as maiores vc pode trocar apenas as buchas e as menores vc tem que trocar os 2 braços e tme que serem ORIGINAIS.
As 2 menores que o Guilherme falou ficam "meio em diagonal" e vão do chassi até um suporte na parte superior do eixo traseiro. As que aparecem nas fotos do Glaicom vão do chassi até um suporte na parte inferior do eixo traseiro.
No total são 4 barras. As duas maiores trocam as buchas e as duas menores tem que trocar toda a barra.
Prado1977
11/02/2015, 10:25
Obrigado mais uma vez Glaicon e Clandio, vcs por acaso sabem o contato para compra das borrachas rocha? Outra dúvida, não preciso trocar o braço não certo? Apenas troco as buchas e pau na máquina? Abraço!
guilhermeabreu
11/02/2015, 12:51
JOSESIRI
Os dois braços menores que vc perguntou onde estão , eles estão mais acima deste da foto , eles ficam em diagonal como o CLANDIO falou .
PRADO1977 , o fone da BORRACHAS ROCHA esta lá no início do tópico em AUTO PEÇAS TOYOTA .
Vc precisa de trocar APENAS AS 4 BUCHAS DESTAS BARRAS LONGITUDINAIS QUE ESTA NA FOTO , E VC PRECISA DE COMPRAR AS DUAS BARRAS MENORES ( ORIGINAIS ) QUE FICAM ACIMA DESTAS MAIORES EM DIAGIONAL SE AS BUCHAS DELAS ESTIVEREM RUINS COM FOLGA . Reforçando o que o CLANDIO já explicou .
OBS:
Não esquecer tb de verificar as buchas da BARRA PANHARD que tb fica alí atras só que na transversal destas 4 barras longitudinais , as duas maiores que esta na foot as duas menores que ficam acima e na diagonal e a PANHARD que fica atravessada no carro que vai de um lado do chassi ao outro lado do tubo do diferencial , se estas buchas estiverem com folga tb devem serem trocadas .
jipinhotoyota
12/02/2015, 01:09
Caramba!
É bucha e barra pra dar com pau, hein! rs
Glaicon, não sou mecânico, mas me divirto me sujando de graxa de vez em quando. Claro que somente quando vejo que não vou criar problemas de segurança, pra mim e pro carro.
Vou dar uma analisada nessa barra, pra ver se é tranquilo de trocar as buchas.
O problema seria retirar a bucha e levar na loja para fazer igual, já que só tenho esse carro. rs
Doutor,
valeu pelas dicas. Certamente, as buchas lonadas duram muito.
Vou ver se consigo fazer esse esquema.
jipinhotoyota
12/02/2015, 10:54
Procurei no catálogo a bucha para a SW4 93 e não aparece no desenho.
A barra parece ser a mesma da encontrada nas argentinas. Porém, pelo menos no desenho elas não aparecem destacadas.
Será que dá para trocá-las?
Segue desenho:
492710
Marcelo_Taz
13/02/2015, 01:24
Tive esse mesmo problema, o carro na reta a mais de 80 km qq defeito na pista o carro parecia a deriva, so resolvi o problema trocando os 2 braços do tensor pequeno, 4 buchas do braço do tensor grande, 1 braço transversal, 2 buchas do estabilizador traseiro e 8 buchas da bieleta dianteira, BINGO.
abs
Ricardo_Meireles
09/09/2015, 22:51
OLá boa noite a todos !
A minha SW4, quando passo num quebra molas, ela da uma sambadinha de leve, também Já coloquei molas novas e melhorou, mas ainda não peguei estrada pra testar em velocidades maiores. Levei no mecânico e as buchas das barras de cima essas inclinadas pequenas , estão marcadas nas bordas das borrachas, como desgastadas.
Não tem como embuchar com essas borrachas lonadas ? Serei obrigado a comprar as barras novas ?
Olá Ricardo,
No post nr 40 do tópico abaixo, o amigo Engels publica uma alternativa para estas buchas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/43198-sw4-saindo-de-traseira-2.html
Um abraço,
Edu
Boa noite
Depois de dias de pesquisas sobre s solução para o problema de passarinhar a tras ,descobri que era devido a folga nas buchas..
As que estavam nas inf.. Eram de p.u e não aguentaram pois elas travam qdo apertadas,o que faz com que os braços delizem nelas fazendo que dêem folga.
E as sup eram tipo caseiras..
Então resumindo eu não conseguia andar a 80kmh na estrada..
Ai veio minha peregrinação atrás da tais buchas.. Só encontrei na NET algumas de qualidade duvidosa..
Mesmo eu sendo Mecânico sofri ..
Ai me veio a tentativa de solução, pois tinha desmontado o carro e não conseguia nem foto das buchas..
Passei esta sexta a tarde TDA em uma auto peças de um amigo..
Eu com o vendedor medimos todas as prováveis buchas que achamos..
Resultado..
As menores dos tirantes sup..
Coloquei as da bandeja Sup diant.. Da amarok /aqui foi 73.00 CD axios.
Dica* elas entram perfeitamente nos braços. (Na prensa) mas é necessário retirar uns 2mm em cada lado do tubo interno e passar o furo interno de 10p/12mm. Cuidado na HR de furar pra não danificar as buchas.. Mantenha sempre resfriando bem..
As inf..
A solução estava na minha oficina..
Podem por sem medo as do eixo traz do gol quadrado.. As medidas ficam perfeita nos
braços..
Dica* é necessário passar o furo interno de 12 p/ 14mm e mais dois detalhes..
Depois de colocadas nas barras elas vão ficar com uma barriguinha nas laterais.. Retire o excesso com um estilete deixando praticamente faceado com o tubo int .
Para quando montar não dar nhec nhec..
E por último. Na ponta dos tubos internos é necessário colocar uma arruela grossa de cada lado da bucha para qdo apertar não amassar o quadro.. Pois o tubo das buchas do gol são um pouco mais curtas .
Eu usei arruelas de pressão para para 14mm (retirar a pressão das arruelas)
Deu certissimo elas tem que ser peq para pegar só no tubo interno , não pode pegar na borracha..
É isso ai galera..
Com um pouco de dinheiro e boa vontade deu tdo certissimo!!
Espero ter ajudado algumas pessoas pois eu não encontrei nada sobre esse assunto..
Vlw..
3 climas
14/12/2017, 00:47
As buchas da bandeja traseira do opala são plug and play nos tensores superiores, podem comprar sem medo que elas cabem certinho sem nenhum tipo de adaptação porém só as originais AC DELCO resistem por muito tempo, as paralelas já na montagem percebe-se que elas entram com um pouco mais de facilidade mesmo sendo necessário o uso da prensa, descobri isso por acaso quando fui fazer a suspensão da minha sw4 e não consegui encontrar as buchas nem os tensores superiores a venda então eu os levei a sucata de um amigo que costuma comprar lotes de peças de uma distribuidora que descarta a ponta de estoque por problemas diversos de armazenamento que as vezes suja, amassa, enferruja, quebra, perdem a identificação, ou danifica as embalagens, as peças em sí geralmente são perfeitas e durante a minha garimpagem eu encontrei 3 buchas que se encaixavam perfeitamente nos tensores mas nem mesmo o dono da sucata sabia de qual carro era, a única identificação que tinha na peça era a marca AC DELCO e a referência então ele me vendeu as 3 por R$ 20,00 ai munido da amostra eu fui a uma casa de peças na tentava de comprar a que faltava e quando o vendedor digitou a referência das que eu tinha levado foi que descobrimos tratar-se das buchas da frente da bandeja traseira do opala, pedi outra igual mas na loja só tinha de uma marca paralela que eu não me recordo qual era mas devido o adiantado da hora naquele dia eu resolvi comprar assim mesmo e correr pra oficina pra ver se o mecânico terminava logo o serviço, as buchas se encaixaram como uma luva porém a paralela entrou com mais facilidade mas resolveu o meu problema, pelo menos naquele momento pois o carro mudou da água pro vinho, ficou perfeito, acabou todos os barulhos da suspensão e todo o balançado mesmo andando a 140km mas como eu costumo semanalmente usar o reboque carretinha muitas vezes transportando cargas de até 1.000kg nele faz com que as buchas se desgastem bem mais rápido do que em uso normal e assim a paralela deu sinal de maiores desgaste logo a uns 2 ou 3 meses depois de montada, já as AC DELCO suportaram bem por uns 2 anos mas como o uso do carro é meio severo agora todas já estão pedindo arrego e o carro voltou a novamente balançar depois de 80km/h por isso já estou a procura delas novamente mas também está tão difícil difícil encontra-las AC DELCO como encontrar as originais toyota.
A bucha em questão é essa da parte dianteira da bandeja da suspensão traseira de todos opala/caravan de 1969 a 1992.
Editado para ilustrar a peça.https://http2.mlstatic.com/bucha-bandeja-D_Q_NP_705326-MLB26424677002_112017-Q.webp
fabiodsj
01/10/2019, 09:54
As buchas da bandeja traseira do opala são plug and play nos tensores superiores, podem comprar sem medo que elas cabem certinho sem nenhum tipo de adaptação porém só as originais AC DELCO resistem por muito tempo, as paralelas já na montagem percebe-se que elas entram com um pouco mais de facilidade mesmo sendo necessário o uso da prensa, descobri isso por acaso quando fui fazer a suspensão da minha sw4 e não consegui encontrar as buchas nem os tensores superiores a venda então eu os levei a sucata de um amigo que costuma comprar lotes de peças de uma distribuidora que descarta a ponta de estoque por problemas diversos de armazenamento que as vezes suja, amassa, enferruja, quebra, perdem a identificação, ou danifica as embalagens, as peças em sí geralmente são perfeitas e durante a minha garimpagem eu encontrei 3 buchas que se encaixavam perfeitamente nos tensores mas nem mesmo o dono da sucata sabia de qual carro era, a única identificação que tinha na peça era a marca AC DELCO e a referência então ele me vendeu as 3 por R$ 20,00 ai munido da amostra eu fui a uma casa de peças na tentava de comprar a que faltava e quando o vendedor digitou a referência das que eu tinha levado foi que descobrimos tratar-se das buchas da frente da bandeja traseira do opala, pedi outra igual mas na loja só tinha de uma marca paralela que eu não me recordo qual era mas devido o adiantado da hora naquele dia eu resolvi comprar assim mesmo e correr pra oficina pra ver se o mecânico terminava logo o serviço, as buchas se encaixaram como uma luva porém a paralela entrou com mais facilidade mas resolveu o meu problema, pelo menos naquele momento pois o carro mudou da água pro vinho, ficou perfeito, acabou todos os barulhos da suspensão e todo o balançado mesmo andando a 140km mas como eu costumo semanalmente usar o reboque carretinha muitas vezes transportando cargas de até 1.000kg nele faz com que as buchas se desgastem bem mais rápido do que em uso normal e assim a paralela deu sinal de maiores desgaste logo a uns 2 ou 3 meses depois de montada, já as AC DELCO suportaram bem por uns 2 anos mas como o uso do carro é meio severo agora todas já estão pedindo arrego e o carro voltou a novamente balançar depois de 80km/h por isso já estou a procura delas novamente mas também está tão difícil difícil encontra-las AC DELCO como encontrar as originais toyota.
A bucha em questão é essa da parte dianteira da bandeja da suspensão traseira de todos opala/caravan de 1969 a 1992.
Editado para ilustrar a peça.https://http2.mlstatic.com/bucha-bandeja-D_Q_NP_705326-MLB26424677002_112017-Q.webp
Olá amigo, depois de tanto tempo... Estou a procura destas buchas.. gostaria de saber qual o ano da sw4 em que instalou estas buchas..
Essas buchas das travessas são as mesmas buchas dos tirantes?
Acontecia com a minha SW 1998.
Resumindo, ela ficava "passarinhando".
Meu amigo, que estava em outro carro ao meu lado na rodovia, observava o balanço dela, tanto que me alertou.
A solução é trocar as buchas das duas travessas que vão do eixo traseiro aos pés dos passageiros traseiros.
Não achei as fotos de quando fiz o serviço.
Na primeira vez foram feitas com nylon ou PU. Duraram uns quatro meses e desgastaram com o uso.
Foram substituídas por borracha há mais de dois anos e continuam boas.
É serviço simples e barato.:concordo:
Essas buchas das travessas são as mesmas buchas dos tirantes?
Pergunta difícil.
Passo para os universitários!:mrgreen: