PDA

Ver Versão Completa : Alguém usa câmbio 5 marchas da F-1000 no Jeep CJ5 com motor OHC?

Mário RED JEEP
28/01/2015, 15:55
Estou tentado a colocar um câmbio 5 marchas mais robusto no meu Jeep com motor OHC 4 cc. Acho ele muito prezo pra andar. Fica pedindo a 5ª marcha aos 70 KM/h. Penso tb em trocar o diferencial de 43/8 para 44/9. Aceito opniões

squinzani
28/01/2015, 18:13
Olha o pessoal aqui até tem esse cambio, é robusto.. dificil de quebrar... mas é muito caro para manutenções...
se estragar umas engrenagens... vai facil uns 2mil pra arrumar (dica do mecanico que levo pra fazer manutenção na caixa do willys)...

uma ideia seria caixa de chevete 4 ou 5 marchas.

aqui na região custa uns R$300,00 uma caixa dessas... se quebrar tudo vc joga fora e coloca outra no lugar...

tem o risso aqui do forum que colocou ela num motor de astra 2.0 140cv, está tudo de boa com ela...
segue link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/144148-adaptacao-do-motor-gm-astra-140-cv-no-jeep-willys.html

pensa nisso!

Mário RED JEEP
28/01/2015, 19:26
Oi amigo! Obrigado por sua colaboração!
Sim, já pensei na caixa do Chevette, mas como vc mesmo disse ela quebra e sua adaptação com as flanges prontas da DEEPTEC tb não sai barato. Queria uma forma de colocar meu carro mais "andão". Penso até no motor Falcon 3,6 argentino de 6cc. Tb pensei em colocar o eixos da Rural com diferencial 44/9. Queria saber se a adaptação é complicado, se dá muito trabalho e a média de preços. Talvez o Dodger possa dar uma opnião.
Abç.

squinzani
29/01/2015, 00:26
Oi amigo! Obrigado por sua colaboração!
Sim, já pensei na caixa do Chevette, mas como vc mesmo disse ela quebra e sua adaptação com as flanges prontas da DEEPTEC tb não sai barato. Queria uma forma de colocar meu carro mais "andão". Penso até no motor Falcon 3,6 argentino de 6cc. Tb pensei em colocar o eixos da Rural com diferencial 44/9. Queria saber se a adaptação é complicado, se dá muito trabalho e a média de preços. Talvez o Dodger possa dar uma opnião.
Abç.

Olha quebrar quebra sim.. não existe sistema que nunca vai quebrar (é impossível garantir isso)
Mas o que você fala dos chevettes turbo?... existem muitos rodando com caixa original... igual gol quadrado... com 500cv e caixa de ap original...

acho que se vc for colocar em um ohc uma caixa de chevette não é facil conseguir quebra-la. em motor muito mais forte que o seu tem gente rodando e não quebrou... no seu vai ficar filé.

eu também pensava em sistema de caixa de f1000, mas depois de ver que com 300 latinhas pessoal fazendo algo muito bom comecei a repensar.

mas nada que seu sistema não tenha uma boa receita, ao contrario tem tb.. mais o bolso é mais salgado.. principalmente pq as flanges vc tb vai ter que comprar para seu sistema.. e as peças internas da caixa são uma facada.

mas vou acompanhando... espero que apareça um que ja fez.. pra dizer como fica, qto gastou...

squinzani
29/01/2015, 00:29
pensa no seguinte acima de tudo...

um sistema confiável, custo que cabe no bolso e que vá achar peças facilmente.

eu tinha a proposta por 6mil reais.. motor + caixa a diesel instalado.. mas as peças são importadas, se der pau.. fudeu.
ai desisti dessa opção.

to de olho em opções a diesel nacional, GM 2.4 e 2.0 flexpower, motor AP... e alguma caixa que fique legal, chevette, c20, f1000... ainda to analisando tb.

Willian Del Piero Rocha
29/01/2015, 08:24
Estou tentado a colocar um câmbio 5 marchas mais robusto no meu Jeep com motor OHC 4 cc. Acho ele muito prezo pra andar. Fica pedindo a 5ª marcha aos 70 KM/h. Penso tb em trocar o diferencial de 43/8 para 44/9. Aceito opniões

Mário ,vc tem certeza que seu jeep está com a redução 43/8 , ,se sim ,é porque foi trocada ,a original do OHC 1981 já é a 44/9.
Quanto ao câmbio de chevette ,não quebra do jeito que o povo fala não. Tenho amigos com Ap 2.0 e câmbio de chevette e nunca ouvi falar de quebras ,e um deles é o tipo "cupim de aço" e nunca teve problema .Um colega com AP 1.8 e cx de chevette ,o jeep dele anda tranquilo em 100 km/h ,não força mais por ser um jeep e essa velocidade está muito boa para um jeep, ele não foi feito para isso,, quanto as flanges ,vc vai ter que fazer para o câmbio da F 1000 também ,e talvez fiquem bem mais caras que da deep tec. Abraços.

risso f-75
29/01/2015, 10:01
Bom dia amigo Mário RED JEEP !
Conforme nosso amigo Squinzani disse estou rodando no meu CJ-5 com um motor 2.0 140cv do astra e câmbio chevete 5 marchas. Sinceramente este câmbio esta acoplado e rodando no 2.0 a menos de 60 dias, porém já rodou muito no antigo motor que era um Opala 4cc 151 e só foi pau e mais pau, oque fiz foi trocar o óleo.
No meu caso creio que agora com o motor 2.0 astra 140 cv será a mesma coisa (espero) pois apesar de ter mais torque não é nenhum absurdo assim.
Minha configuração é a seguinte: motor GM ASTRA 2.0 140CV x CÂMBIO CHEVETE 5 MARCHAS X REDUZIDA WILLYS (com pino chorão).
Concordo com o amigo Willian Del Piero Rocha que seu jeep teria que ter 9 x 44 (devido ao ano de fabricação) porém caso esteja com 8 x 43 é porque foi trocado.
Caso consiga um câmbio deste em bom estado e principalmente com preço justo vale a pena o investimento, mas tudo é mais caro, desde adaptação a futuras manutenções (falando em câmbio 5 marchas F-1.000 etc).
Se for de chevete compre um câmbio 5 marchas, se possível dos últimos chevetes que saíram e obrigatoriamente tem que ser do 1.6 não compre do chevete júnior.
Abraço.

squinzani
29/01/2015, 14:29
tem alguma tabela com algum código para ter certeza que é de 1.6 e não de outro modelo?

Willian Del Piero Rocha
29/01/2015, 16:56
Squinzani , nesse link ,nos post #3 e #5 tem as tabelas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/41400-cambio-clark-tabelas.html

Mário RED JEEP
30/01/2015, 11:04
OK Pessoal! Obrigado pelas opniões! Com certeza foram muito instrutivas!
Abçs!

Mário RED JEEP
30/01/2015, 11:12
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/65908d1163696166-caixa-de-chevette-no-jeep-clark2205_tabela.jpg

Mário RED JEEP
30/01/2015, 11:14
Tem que recortar muito o assoalho pra colocar a caixa do chevette?

Paulo Leit
31/01/2015, 20:34
Olá Mario ,

Meu tá com OHC+ caixa chevette 5m, vc tem q afastar 6,5 cm para trás a travessa ,furo da frente da travessa coloca no furo de trás no chassi depois é só fazer mais um furo no chassi , eu até postei umas fotos no tópico adaptações motor opala 4cc e caixa chevette 4m pg 2, da para ver até os tamanhos dos cardãs ( opala e OHC a travessa fica no mesmo lugar quando se coloca cambio do cheva)
Então eu acho q as alavancas vão afastar + ou- essa medida também.

Abraço,

Robertux
31/01/2015, 23:46

Mário, eu tenho o OHC com câmbio original 4 marchas, diferencial original 44:9 e pneus 7.50X16, que equivalem em diâmetro externo ao 31. A 1ª é fraca, as vezes preciso queimar embreagem para sair na subida. A 4ª também não é lá essas coisas, na cidade quase não consigo usar, fica fraco pedindo 3ª e na rodovia pede marcha em qualquer subida um pouco mais forte, porém no plano e subidas leves anda a 95 / 100 km sem forçar. Estou pensando em colocar diferencial 43:8 e câmbio de Chevette para ter uma 5ª parecida com minha 4ª atual e una 1ª e 4ª mais fortes.
Quanto à resistência do câmbio pode ficar sossegado, tenho um amigo que é pé de chumbo, tem um AP 2.0 injetado, turbo, com um câmbio de Chevette. Chegou a derreter uma caixa de redução de tanta rotação mas o câmbio ele não conseguiu quebrar.

Mário RED JEEP
02/02/2015, 22:47
Estou pensando em ir por partes. Vou confirmar meu diferencial se 43/8 ou 44/9. se 43/8 vou clocar o câmbio chevette 5m 1.6 se não me engano 2205D. Se não melhorar parto pro diferencial 44/9, pois tenho medo de ficar fraco com 44/9 e caixa do chevette!

squinzani
02/02/2015, 23:24
Estou pensando em ir por partes. Vou confirmar meu diferencial se 43/8 ou 44/9. se 43/8 vou clocar o câmbio chevette 5m 1.6 se não me engano 2205D. Se não melhorar parto pro diferencial 44/9, pois tenho medo de ficar fraco com 44/9 e caixa do chevette!

opa, vejo que ajudei o amigo a decidir :D

até eu que só pensava em cambio + motor a diesel.. hj vendo as belas adaptações como do risso.. penso em continuar em motor a gasolina.. inclusive agora ir para alcool/gasolina

por fala em gasolina.. aqui na cidade tem postos com R$3,579 por litro
isso é um roubo!

Willian Del Piero Rocha
03/02/2015, 08:17
Aqui no ES ,na capital ,Vitória tem posto vendendo gasolina à R$ 2,69 ........ mas a média é entre 2,45 e 2,55

Mário RED JEEP
03/02/2015, 20:25
Pessoal mais uma pra queimarmos a "mufa"!
Hoje fiz aquele teste básico. Marquei o diferencial com fita crepe e o pneu traseiro tb, empurrei o carro em "ponto morto", até a roda traseira completar uma volta completa, enquanto contava quantas voltas o eixo fazia. Conclusão: quase 5!
Seria então o meu diferencial o original 9/44 (relação 4,88)? Pois se fosse 8/43 teria que girar mais de 5 voltas! Correto? (relação 5,375).

Mário RED JEEP
03/02/2015, 20:29
Há algum tempo achei resíduo de água no óleo. Troquei as juntas do cabeçote e coletor de admissão.O mecânico era um lambão! Disse que conhecia o carro, mas na hora deixou com os ajudantes e sumia. Depois disso eu fiz nenhum teste real no carro. Será que meu moto está bichado?
Por isso não rende?