Conectar

Ver Versão Completa : Motor l200 triton AT diesel disparo

Muhlbach
27/01/2015, 23:00
Amigos, venho através deste solicitar ajuda imediata, tenho uma triton, e hoje pela manhã, escutei algo como bielas batendo, parei o carro imediatamente, foi quando o motor disparou na ultima aceleração e desesperadamente tentei sem sucesso desligar, mas não obtive sucesso, saiu muita fumaça preta que por final ficou cinza. Depois de alguns minutos quee pareceram muitos pois a impressão era de que o motor ia explodir. Por fim ela se desligou. Não retornei a ligala, somente chamei o guincho e enviei para oficina. Mas confesso que estou desesperado e aflito por noticias do meu motor. Será que fundiu? O mesmo não vazou olho nem aqueceu. Mas a cena foi horrivel , muita fumaça e o motor parecia querer explodir.por favor alguém pode me antecipar algo que possa acalmar minha aflição?

diogov8
28/01/2015, 00:39
Óleo no intercooler. Ele vai se acumulando e causa isto:

https://www.youtube.com/watch?v=ewi7hNCfego

SergioMedeiros
28/01/2015, 10:06
Diogo, óleo no intercooler é normal... vem do respiro do cárter na entrada de ar frio da turbina e sempre vai ter. Não causa disparo no motor caso esteja tudo certo no carro.

O disparo é causado por problemas no retentor da turbina, onde o óleo lubrificante vaza e alimenta o motor. Mesmo caminho que voce citou, mas não pelo simples acumulo, e sim por problemas.

Muhlbach, infelizmente é quase impossível sair de um disparo sem danos no motor. Em carros manuais dá pra parar o motor engatando a primeira, pisando fundo no freio e soltando a embreagem. O problema do AT é que justamente não temos como fazer o carro parar no tranco. A única forma de parar é abrir o capo e tirar a mangueira que sai do intercooler para o coletor de ar do motor. Pode arrancá-la ou até mesmo cortá-la.

Se o seu parou sozinho provavelmente secou o óleo do motor, acabando assim a alimentação.

Depois conta para nós o que passaram na oficina.

Abs e boa sorte.

Walter da Camper
28/01/2015, 10:12
Qual a Km da Triton? Já teve problemas de turbina antes (turbina trocada ou retificada)?

Nos carros AT só há duas maneiras de desligar um motor disparado: Um é retirar a mangueira após a turbina, como o Sérgio falou, a outra, que eu acho mais rápida é tampar a entrada do filtro de ar com um tapete de borracha. Mas correr para abrir o capô com o motor disparado deve ser algo desesperador...

Sorte que isso aconteceu com o carro parado (e provavelmente em N), pois se estivesse engatado e andando poderia resultar num grave acidente.

Amigos, venho através deste solicitar ajuda imediata, tenho uma triton, e hoje pela manhã, escutei algo como bielas batendo, parei o carro imediatamente, foi quando o motor disparou na ultima aceleração e desesperadamente tentei sem sucesso desligar, mas não obtive sucesso, saiu muita fumaça preta que por final ficou cinza. Depois de alguns minutos quee pareceram muitos pois a impressão era de que o motor ia explodir. Por fim ela se desligou. Não retornei a ligala, somente chamei o guincho e enviei para oficina. Mas confesso que estou desesperado e aflito por noticias do meu motor. Será que fundiu? O mesmo não vazou olho nem aqueceu. Mas a cena foi horrivel , muita fumaça e o motor parecia querer explodir.por favor alguém pode me antecipar algo que possa acalmar minha aflição?

diogov8
28/01/2015, 12:43
Nunca tinha pensado na obvia possibilidade de trancar o filtro de ar para afogar o veículo. Ótima dica.

Muhlbach
28/01/2015, 15:04
Amigos agradeço a todos, mas como sou leigo no assunto, e diante a todo aquele desespero, coisa que não desejo a ninguém. Cheguei a abrir o capo, mas de nada adiantou pois saberia o que fazer. Com a experiência de vcs e a descrição do fato ocorrido. A pergunta é:

Será que prejudicou muito o motor?
Será que terei que fazer todo ele?
e ai eu to ralado (desesperado) amigos.

A camionete foi ontem mesmo de guincho para a oficina, e o mecânico não conseguiu olhar ainda.

Ou seja estou num mato sem cachorro e sem saber caçar, por isso conto com a experiência de vcs.
Obrigado!

amigo Walter, respondendo sua pergunta a camionete tem 175 mil, estou com ela a dois anos, e não mexi na turbina, nem tive problema com a mesma.
realmente Walter tive sorte de ter conseguido parar, mas é desesperador ver essa cena e não saber o que fazer amigo, mas graças a Deus ninguém se machucou.
Obrigado amigo Walter da Camper.

Walter da Camper
29/01/2015, 12:29
Embora tivesse que durar bem mais KM, é muito provável que a turbina abriu o bico por desgaste e deixou passar óleo para a admissão. Isso sem contar a possibilidade dessa KM ter sido alterada pra menos.

Infelizmente, já pode ir contando as moedas para uma retífica do motor e troca da turbina.

Abçs e boa sorte.

Amigos agradeço a todos, mas como sou leigo no assunto, e diante a todo aquele desespero, coisa que não desejo a ninguém. Cheguei a abrir o capo, mas de nada adiantou pois saberia o que fazer. Com a experiência de vcs e a descrição do fato ocorrido. A pergunta é:

Será que prejudicou muito o motor?
Será que terei que fazer todo ele?
e ai eu to ralado (desesperado) amigos.

A camionete foi ontem mesmo de guincho para a oficina, e o mecânico não conseguiu olhar ainda.

Ou seja estou num mato sem cachorro e sem saber caçar, por isso conto com a experiência de vcs.
Obrigado!

amigo Walter, respondendo sua pergunta a camionete tem 175 mil, estou com ela a dois anos, e não mexi na turbina, nem tive problema com a mesma.
realmente Walter tive sorte de ter conseguido parar, mas é desesperador ver essa cena e não saber o que fazer amigo, mas graças a Deus ninguém se machucou.
Obrigado amigo Walter da Camper.

Walter da Camper
29/01/2015, 12:35
Agora uma pergunta para os mais entendidos::stop:
Se esse motor tem válvula EGR e, consequentemente, borboleta na admissão, essa borboleta não deveria permanecer fechada (ainda que parcialmente) na marcha lenda ou desligando a chave, e evitar o disparo do motor? :pensativo:
Eu achava que esse risco de disparo fosse coisa de motores da geração mais antiga.:putz:
As fábricas encheram os motores diesel de viadagem eletrônica e ainda não conseguem sequer gerenciar uma situação dessas?:parede:

Edilson_ce
29/01/2015, 21:09
A minha l200 sport, já usa dessa borboleta na admissão para desligamento, a borboleta compartilha do mesmo vácuo que é usado para aciona a turbina, quando se desliga a chave, a solenoide de acionamento é desligada(marron) e a solenoide preta é ligada, desviando o vácuo e girando a borboleta. A solenoide preta é temporizada.