PDA

Ver Versão Completa : Motor 2.8 ou 3.0? Turbo ou Aspirado?

Marco255
27/01/2015, 16:17
Gostaria inicialmente de comprimentar todos do fórum, pois as opiniões e orientações aqui expostas, são sempre de enorme valia. Eu estou aprendendo ainda e pesquisando tudo o que posso ler, principalmente aqui com vcs, sobre picapes Toyota, visto que em breve, quero trocar minha Saveiro por uma. Queria aprender mais um pouco com vcs sobre as diferenças desses dois motores e ainda sobre o que li aqui no fórum em algum tópico, sobre um desses motores que tem cabeçote de aluminio (acho que o nome dele se não me engano É 1Kzte).
Mais uma vez obrigado a todos que puderem colaborar com suas explicações.

EduQxQ
28/01/2015, 21:56
Gostaria inicialmente de comprimentar todos do fórum, pois as opiniões e orientações aqui expostas, são sempre de enorme valia. Eu estou aprendendo ainda e pesquisando tudo o que posso ler, principalmente aqui com vcs, sobre picapes Toyota, visto que em breve, quero trocar minha Saveiro por uma. Queria aprender mais um pouco com vcs sobre as diferenças desses dois motores e ainda sobre o que li aqui no fórum em algum tópico, sobre um desses motores que tem cabeçote de aluminio (acho que o nome dele se não me engano É 1Kzte).
Mais uma vez obrigado a todos que puderem colaborar com suas explicações.
Olá Marco,
Seja bem vindo ao 4x4Brasil.
Os motores 2.8 conhecidos como 3L, são originalmente aspirados e com cabeçote de ferro. Equipam as picapes até ano 2000 se não me engano e as SW4 até ano 1996. Alguns proprietários instalam turbo nestes motores.

Os motores 1KZT e 1KZTE são motores 3.0 com turbo original, e possuem o cabeçote de alumínio.

Outros colegas poderão contribuir com mais informações.

Um abraço,
Edu

Marco255
28/01/2015, 22:42
EduQxQ, obrigado pela ajuda. Sabe dizer qual deles é melhor, pois li aqui alguns relatos de problemas com esse motor com cabeçote de alumínio.

EduQxQ
29/01/2015, 14:10
EduQxQ, obrigado pela ajuda. Sabe dizer qual deles é melhor, pois li aqui alguns relatos de problemas com esse motor com cabeçote de alumínio.
Olá Marco,
É muito difícil para mim esta avaliação de qual dos motores é melhor. Eu experimentei os dois, e ambos se comportaram muito bem nas respectivas viaturas(2.8 na picape e 3.0 na SW4).

Algumas diferenças que eu observei são as seguintes:

2.8 tem consumo de diesel menor.
3.0 é mais rápido nas retomadas e ultrapassagens.
3.0 é mais silencioso.
2.8 tem uma concepção mais simples.

Quanto ao cabeçote de alumínio, precisa monitorar a temperatura, para evitar sobreaquecimento. Muitos utilizam termômetro extra, com o sensor instalado no cabeçote. Pesquisando no fórum verás que era um comportamento deste motor que já está mapeado e solucionado.

Um abraço,
Edu

titanium
29/01/2015, 18:51
Olá Marco,
É muito difícil para mim esta avaliação de qual dos motores é melhor. Eu experimentei os dois, e ambos se comportaram muito bem nas respectivas viaturas(2.8 na picape e 3.0 na SW4).

Algumas diferenças que eu observei são as seguintes:

2.8 tem consumo de diesel menor.
3.0 é mais rápido nas retomadas e ultrapassagens.
3.0 é mais silencioso.
2.8 tem uma concepção mais simples.

Quanto ao cabeçote de alumínio, precisa monitorar a temperatura, para evitar sobreaquecimento. Muitos utilizam termômetro extra, com o sensor instalado no cabeçote. Pesquisando no fórum verás que era um comportamento deste motor que já está mapeado e solucionado.

Um abraço,
Edu

Edu, as pickups modelo DX vieram com motor 5L... mas NÃO TENHO Certeza.

O 5L é uma "evolução" do 3L ... ele é 3.0 e acho que veio maçarico, ou seja, sem turbo.

A informação que tenho, que pode estar equivocada :oops:, é que esse motor tem o cabeçote de aço / ferro.. e por isso saiu nas versões De TRABALHO das Hilux, que essa versão mais simples.

A turma mais experiente saberá informar melhor.

Também tenho curiosidade de saber dos Gurus o Custo x Benefício desse 5L. Ele é durável como o 3L??
:pipoca:

titanium
30/01/2015, 20:19
Poxa turma, ninguém poderia dar uma palhinha sobre o 5L ??
:D

sandro_ventania
30/01/2015, 20:27
A minha dúvida é se o 3L veio sem turbina por que é essa a concepção do motor e o pessoal turbina na marra ou se foi por motivos comerciais.

Fernando César Ximenes
30/01/2015, 21:30
Sandro, se não me engano, o 3L veio, inicialmente, aspirado.Às observações do Edu no post #4 acrescento ainda a sua baita resistência por ter concepção simples e cabeçote de ferro. Digo isso por experiência própria, pois tenho um 3L aspirado instalado no meu JPX há bastante tempo e sem problemas.Por outro lado, já fui vítima de um cabeçote de alumínio trincado no motor (1 kzte)da minha ex SW4 2001. Aconselho vc. a ler o tópico SW4 97 x cabeçote e radiador onde postei o que me aconteceu.Ali também vc. lerá vários e vários relatos sobre sobreaquecimento desses motores e, com certeza, tirará suas conclusões sobre esse assunto.

sandro_ventania
02/02/2015, 20:51
Fernando, da resistencia do 3L eu sei, dos problemas das 97/98 com cabeçote de aluminio também já li bastante.
O que eu gostaria de saber é se o motor 3L foi feito para ser turbinado ou não. Ele pode muito bem ter vindo pra cá aspirado por simples questão economica.
Ele me atende, mesmo sendo aspirado...mas convenhamos que 87 CV é pouco para um carro de 2 toneladas...hoje em dia até carro de plastico 1.0 tem mais que isso.

EduQxQ
03/02/2015, 16:40
Ele me atende, mesmo sendo aspirado...mas convenhamos que 87 CV é pouco para um carro de 2 toneladas...hoje em dia até carro de plastico 1.0 tem mais que isso.
Também tenho a mesma dúvida do Sandro.
E o 3L da SR5 argentina são apenas 76 CV. Pode?

Um abraço,
Edu

Clandio
04/02/2015, 13:18
A minha não turbinei porque acho (tenho quase certeza) que diminui a vida útil do motor.

TCHEIGOR
04/02/2015, 16:42
Minha preocupação nem é o motor, mas sim a própria turbina!
É um ítem delicado e no meu ver passa e ser o ponto fraco do motor, não vai aumentar a confiabilidade, vai aumentar só o desempenho. E pro meu uso eu prefiro confiabilidade à desempenho. Com o $$$ do turbo, eu insatalaria ítens de conforto ou off road.
Eu só turbinaria se alongasse a relação ou botasse pneus 33 ou maiores. Mas por enquanto não tenho esses planos.

Clandio
04/02/2015, 18:32
Também tenho a mesma dúvida do Sandro.
E o 3L da SR5 argentina são apenas 76 CV. Pode?

Um abraço,
Edu

Acho que foi o Sergio Holanda que falou que essa diferença seria só regulagem de bomba injetora. Perguntei a um bombista aqui na minha cidade e ele disse que teria que ter o código das duas bombas pra poder dizer se a regulagem era diferente olhando na tabela de regulagens.

Uma dúvida: será que a tabela mostra valores de regulagens diferentes para essas bombas?

Clandio
04/02/2015, 18:35
Outra coisa. 87cv do 3L japonês para 90cv do 5L é muito pouca diferença. Dependendo dos parâmetros e ajustes de montagem do motor, é bem possível que o 3L japonês tenha melhor desempenho que o 5L.

sandro_ventania
04/02/2015, 22:42
Em pesquisa na internet diz que o 3L tem 90cv e o 5L 97cv...uma diferença coerente com a diferença de cilindrada que são apenas 200cc de um total de 3.000cc.

E pelo que eu vi, ele realmente foi feito para ser normalmente aspirado. Ainda assim quero turbina-la, mas usando um minimo de pressão, umas 400gramas...talvez isso aumente para uns 100cv, mas a intenção maior é que o carro mantenha o desempenho em altitude. Usarei intercooler, para não ter problemas com temperatura.
assim espero minimizar os possiveis problemas ao turbinar o 3L e manter sua robustez e durabilidade.

Dario Filho
16/02/2018, 19:24
Pessoal, não sou do ramo, não entendo, mas estou precisando comprar uma SW4 entre os anos 96 a 2002, e graças às riquíssimas informações dos senhores, conseguirei achar uma ideal. Se puderem me ajudar c mais algumas dúvidas::
1- Toda Hilux 5 L são as 3.0 ?
2- a bomba injetora mecânica foi até 2001 nas SW4 ?
3 - O cabeçote de ferro/aço é melhor, ou mais resistente a temperaturas e Trincas do q as de alumínio ?
4 - sabem até q ano este cabeçote de ferro foi usado nas 3.0 ?

Muito obrigado

João BrazilSevero
27/06/2020, 01:35
Caro Sandro Ventania,
Com conhecimentos de mecânica diesel, posso lhe dizer o seguinte:
1. O intercooler não tem a ver com controle de temperatura.
Ele consiste de um "radiador de ar", ou seja, sua função é resfriar o ar que entra no cilindro, pois que o ar resfriado diminui de volume e, assim sendo, vc terá uma quantidade maior de ar no cilindro em cada admissão e, por consequência, um aumento de potência.
2. A função do turbocompressor ou turbina também é "empurrar" mais ar para dentro do cilindro do que numa aspiração normal, também gerando aumento da potência.
É claro que, com mais ar no cilindro vc precisa de mais combustível também, para ter uma explosão perfeita. Assim, vc já pode deduzir que um motor com turbina é mais potente que um sem e se tiver intercooler, mais potente ainda, porém, com consumo maior de combustível.
Quanto ao motor "aceitar" ou não a turbina, para os que não vieram turbinados de fábrica, é preciso se aprofundar em dados técnicos da construção do motor, pois com uma turbina vc aumentará a pressão no interior do cilindro no momento da compressão, por ter admitido mais ar do que o normal para o motor aspirado e, também, terá uma explosão potencializa, o que poderá ou não causar danos ao seu motor.
Sinceramente, penso que, salvo melhor juízo, em vez de investir em turbinar um motor, vc pode investir na troca por uma versão 3.0 Turbo.
Sou proprietário de uma Hilux 2003 4x4 Turbo de 116 CV e lhe digo que o desempenho é ótimo! Pra vc andar a 100/110 km/h, na maciota, vc mal encosta o pé no acelerador.
Espero ter contribuído e estou à disposição.

veiga2070
06/07/2020, 20:00
Boa Noite senhores deem uma olhada neste manual da Toyota é uma versão do motor 2 e 3 lts que saia turbinado de fabrica este manual e de 1990.

TCHEIGOR
07/07/2020, 00:35
Boa Noite senhores deem uma olhada neste manual da Toyota é uma versão do motor 2 e 3 lts que saia turbinado de fabrica este manual e de 1990.

O 2LT saiu turbinado de fábrica, mas não equipou nenhum veículo no Brasil. O 3L não saiu turbo de fábrica, é um 2.8 que equipa a SW4 Geração 2 e as hilux até 2002 se não me engano