PDA

Ver Versão Completa : A cruzeta do semi-eixo trabalha com folga?



nelsonmatos
27/01/2015, 12:41
Deixei o carro agora de manhã no mecânico e o mesmo me informou que é normal a folga da cruzeta quando se mexe no cardan dianteiro (barulho de ferro), mas que quando anda com o carro o mesmo não fica com folga, pô se tem folga é porque tem espaço entre as peças (garfo e cruzeta) uma coisa é folguinha, mas uma que a peça chega a samba no garfo é norma?

Walter da Camper
27/01/2015, 16:17
Nos Engesas, que também utilizam o eixo Dana 30, existem umas peças de feltro na ponta externa do eixo que servem para impedir a entrada de água no diferencial. Tem mecânicos que montam sem o feltro e o semi eixo fica chacoalhando dentro da tubeira, fazendo barulho.

Pablo.pinto2007
27/01/2015, 21:50
Deixei o carro agora de manhã no mecânico e o mesmo me informou que é normal a folga da cruzeta quando se mexe no cardan dianteiro (barulho de ferro), mas que quando anda com o carro o mesmo não fica com folga, pô se tem folga é porque tem espaço entre as peças (garfo e cruzeta) uma coisa é folguinha, mas uma que a peça chega a samba no garfo é norma?

Opa! vc fala de que carro? COmo é a folga, rodando o cardã, no sentido de giro dele ou balançando?

Independente de que carro seja, se o cardã está rodando no sentido dele, significa que há folga entre os dentes da coroa e pinhão, no meu CJ-3A essa folga é gigante... lembrando que essa folga pode ser normal caso o veículo possua roda livre, que não deve ser o caso aqui. Mas na minha cherokee que é integral não há folga aí, não deve ter folga nenhuma aí, muito menos será admitido folga jogando de cima pra baixo com a mão, lógico, isso significa que seu cardã foi pro espaço, ou as cruzetas estão danificadas, lembrando que no dianteiro tem aquele duplo yoque... junta dupla que pegam duas cruzetas e alí muitos mecânicos não sabem lidar e acabam por estragar a peça que tem um pinto dentro para guiar o outro lado, possa ser que essa peça com defeito chegue a jogar...

Abraços!

Pablo

nelsonmatos
27/01/2015, 21:56
Falha minha Pablo, a folga apresentada é na (cruzeta) do semi-eixo, com o carro no chão, quando vira o cardan para um lado ou para outro, a cruzeta da ponta do eixo faz um barulho de ferro, pelo o que vi é uma folga grande, o cara me falou que é normal, não é possível.