PDA

Ver Versão Completa : JKU - Preparação pra expedição sem muita "tralha"



samucace
23/01/2015, 13:23
Galera,

Adquiri meu JKU pra passeios, mas conversando com a patroa surgiu uma vontade de rodar mais.. conhecer mais coisas, aproveitar realmente o carro!

Já li muitos tópicos de preparação de carro pra expedição e quero compartilhar minha preparação e viagem para os que procurarem!

Primeiro pensei em preparar o Jeep com tudo que tinha direito, incluindo macaco hi-lift, compressor de ar, barraca no teto, guincho na frente e atrás, fogão, geladeira entre milhares de coisas que já li no forum..

A pergunta é: Precisa mesmo disso tudo? Tanta gente viaja com carro alugado pela América do Sul toda, tanta gente atravessa os Andes com carros antigos (pra não falar velhos), tanta gente vai uma cidade pra outra levando pessoas em carros que mal conseguem rodar.. rsrsrsrsrs

Então surgiu uma ideia de preparar o carro apenas o suficiente para "sobreviver" a algum problema eventual que possa acontecer na viagem.

samucace
23/01/2015, 13:38
O que seria o essencial para uma viagem assim?

Já tenho coisas como cinta de reboque, rádio comunicador PY, pneus novos, revisão em dia de óleo, água, correias..
Quais outros tipos de acessórios poderiam ser imprescindíveis?

Rubens Linhalis
23/01/2015, 16:24
Samucace,

Se vai dormir em hoteis/pousadas/hostel e comer em restaurante.. cara, nao precisa de nada. Só encher o tanque e pronto. No maximo essas geladeirinhas de black & Decker para ter uma agua gelada sempre a mao..

http://www.solostocks.com.br/venda-produtos/outros-eletrodomesticos/mini-geladeira-automotiva-black-amp-decker-12v-9l-812916

Se quiser colocar um guincho ok, mas pode ter certeza que mais vai ajudar os outros do que te tirar de enrascada (pq provavelmente vc nao vai se aventurar em algo arriscado estando sozinho e longe de casa). Só de estar em um carro alto, resistente e 4x4, vc chegará a 90% (ou mais) dos lugares que pretende/sonha e ir.. e os outros 10% vc só iria como carro bem preparado e ainda com mais gente.. ou seja, é complicado.


O casal desse site, percorreu por 5 anos as americas, com a viatura minimamente preparada.. e pode ter certeza que nao tiverem problemas em nada. http://1000dias.com/

Se tem grana para ter a viatura dos sonhos e fazer a viagem dos sonhos, otimo ! Mas se nao, economize na viatura e vá para estrada..

abrasço!

samucace
23/01/2015, 20:48
Valeu Rubens..
Criei este tópico por que li muitos outros de preparações dos caros a níveis que muito provavelmente não seriam necessários.. então, achei que uma preparação menor seria possível ir aos mesmos lugares e ter um conforto similar..
Exemplo seria uma barraca de chão ao invés de uma de teto, eliminação de alguns componentes no carro como hi-lift, guincho, pranchas.. talvez uma geladeira seja importante..

Estou em planejamento para Julho fazer uma trip por ARG, CHI e entrar no Brasil passando por Bonito e as Chapadas..

Creio que dormir em barraca nesta época não seriam viável pelo inverno, então estarei preparado para dormir em hotel, hostel ou algo similar $$$ rsrsrsrsrs
Claro que levarei uma barraca grande de chão, equipamentos de cozinha, mas não espero muita tralha no carro.

Valeu

samucace
23/01/2015, 20:49
mas estou aqui pra colher dicas.. caso ache que deva preparar um pouco mais por conta da época, da um toque que será bem vinda a dica!

Giovani
24/01/2015, 02:40
Prepare-se para o pior e um problema sério não passará de um contra-tempo. Mas também, sem neuras...
O que não dá é para sair sem nenhum planejamento.
Comece pelo roteiro. Informe-se sobre ele, sobre as condições das estradas, cidades, pontos turísticos, etc.
Converse com quem passou nesses locais ultimamente. Pegue dicas, macetes... Informe-se sobre documentos, aduanas, burocracia, locais perigosos (assaltos), distância entre postos de combustíveis, etc.
Com base nas informações do seu roteiro, poderá planejar quais as tralhas que precisa levar. Se vai precisar mesmo de barraca, guincho, pneu mud ou AT, etc.
Algumas coisas são universais, como bons mapas e uma caixa de ferramentas adequada ao seu veículo. Tenha sempre uma boa reserva de água e lanches. Caso tenha que ficar parado em algum lugar por muito tempo, ao menos o problema não vai ficar pior.
Informe-se também com quem tem JK a mais tempo. Veja se ele tem algum problema crônico ou quais os problemas que outros tiveram, para poder se antecipar e eventualmente levar alguma peça sobressalente.
Verá que a viagem começa bem antes de pegar a estrada.:safari-rig:

[]'s

Cadü Smith
06/07/2015, 01:22
Samucace,

Se vai dormir em hoteis/pousadas/hostel e comer em restaurante.. cara, nao precisa de nada. Só encher o tanque e pronto. No maximo essas geladeirinhas de black & Decker para ter uma agua gelada sempre a mao..
abrasço!

Concordo exatamente com essa observação. Tudo depende do quanto se quer e pode gastar. Sempre preferi passar mais tempo viajando levando mais coisas e sendo autosuficiente do que ficar poucos dias cercado de caras comodidades. Tudo vai do seu perfil financeiro.

E com certeza vc vai perceber que se passa mais tempo preparando e planejando a trip do que a própria trip. hehe

VKSilva1978
07/07/2015, 11:39
pessoal desculpe me intrometer mas o que seria JKU?

Gerson 666
07/07/2015, 12:48
Depois do que o Rubens Linhalis falou, não sobrou muita coisa pra complementar. Vejo como importante a caixa de ferramenta e um garrote térmico com água, além de documentação e dinheiro rsrsr. Sempre levo ferramentas no carro, independente de onde vá. Quando viajo, levo mais algumas coisas (abraçadeiras, pedaços de borracha, arame, etc); acredite, já precisei muito disso. Se o trajeto não for muito inóspito, não acho muita vantagem levar tralha de cozinha. Eu dou preferência pra porcarias que vc faz e come rápido, geralmente levo uma caixa com comida, sucos, frutas, biscoitos, etc, mas já cansei de levar e trazer tudo de volta, aí, depende pra onde tu vai e de quanto tempo dispõe pra ficar nos locais.

Willian Del Piero Rocha
07/07/2015, 15:04
VKSilva , ,JKU é o Jeep Wrangler 4 portas ....

VKSilva1978
07/07/2015, 15:16
VKSilva , ,JKU é o Jeep Wrangler 4 portas ....
Amigo obrigado pela explicacao agora ficou facil para saber do que esta sendo falado.

mvcmartins
08/09/2015, 11:00
JKU é a sigla de Jeep Wrangler Unlimited,que é a versão 4 portas.

Matheus C.
08/09/2015, 20:17
Samuca, Essa viagem pela ARG e CHI se não for no inverno, não precisa nada mais do que um galão com combustível devido a autonomia do wrangler. Se for no inverno, um jogo de correntes, mas cuidado, veja bem antes, pois há locais onde conforme o clima as estradas fecham.
Mapas (há na argentina uns com informações do relevo, o que ajuda a programar melhor o tempo de viajem), um bom Gps e como o porta malar do wrangler é grande, uma geladeira com água e alguns lanches vai muito bem.
Sua viatura esta com 35", Lift e guincho, certo? Verifique se seu macaco da conta de erguer o suficiente para uma eventual troca de pneu.
[]'s Acompanhando.

marcioth81
04/12/2015, 19:32
Olá Lucas.

Acho que o principal problema do Wrangler para expedições é o alto consumo de combustível e baixa autonomia.

Aproveitando o tópico, gostaria de expor a minha situação e ter uma ajuda dos mais experientes.
Tenho um Jeep Wrangler também e em dezembro de 2016 quero ir para o Atacama. Mas meu Wrangler está preparado para trilhas, com parachoque de aço, guincho, faróis auxiliares, kit lift de 3" (suspensão e amortecedores) e pneus mud 315/70 (35") com espaçadores de roda. Como ele está muito diferente do carro original de fábrica, com os pneus pra fora do paralamas, guincho... estou com medo de ter problemas com a polícia da Argentina e Chile.
Somente trocar os pneus por menores e tirar os espaçadores de roda (deixando no nível dos paralamas) já resolveria? Teria que tirar o lift também?

Obrigado! Abraços,

Marcio

samucace
28/02/2016, 09:12
Valeu a todos pelas dicas. Todas úteis.
O sonho foi adiado mas não cancelado. Meu bebe chegou em fevereiro e agora não tem como pensar em nada além de cuidar dele kkkkkkk
Talvez ganhei mais tempo de planejamento. Falam que planejar é tão bom quanto a própria viagem. Então vou ganhar mais tempo com isso. Rsrsrs

samucace
28/02/2016, 09:26
Lendo tudo, realmente o jku é maior bebedor e seria um gasto extra de combustível, além da autonomia que acaba não sendo tão grande. Viajo pra fortaleza constantemente nele e chega a fazer 500km com um tanque em média. Pouco mais oj pouco menos dependendo da pisada, peso, vento contrário ou a favor.

Depois de alguns meses preparando o Jeep, hoje minha Rural está com pneus 35 All terrain da bfgoodrich, suspensão de 3,5", guincho, cinta, patesca, hi lift, snorkel, milhas, pneus não passam do paralama, parachoque de aço, rádio PY, caixa de ferramenta e conhecimento pra alguns reparos. Uso um garrafão de água mineral com uma bomba elétrica para banhos e uso em geral. Muito útil dejxar dentro do carro principalmente em trilha e idas a praia. Nao tenho ainda o galão de combustível, mas isso não seria difícil de conseguir e nem caro. Tenho cooler convencional mas pra uma viajem maior pegaria um elétrico.. Falta a barraca que não sei se a patroa topa em dormir muitos dias em barraca. Um dia ou outro sem problema. Mas muitos, fica cansativo. Neste caso o custo com hospedagem aumentaria bastante. Gps que tinha acabei vendendo por existir aplicativos que substituem bem o gps convencional. Queria até uma opinião sobre isso.

Enfim, o carro está com equipamentos que me darão seguranca em chegar a onde quiser. Resta agora o bebe ficar maiorZinho.

samucace
28/02/2016, 09:47
Olá Lucas.

Acho que o principal problema do Wrangler para expedições é o alto consumo de combustível e baixa autonomia.

Aproveitando o tópico, gostaria de expor a minha situação e ter uma ajuda dos mais experientes.
Tenho um Jeep Wrangler também e em dezembro de 2016 quero ir para o Atacama. Mas meu Wrangler está preparado para trilhas, com parachoque de aço, guincho, faróis auxiliares, kit lift de 3" (suspensão e amortecedores) e pneus mud 315/70 (35") com espaçadores de roda. Como ele está muito diferente do carro original de fábrica, com os pneus pra fora do paralamas, guincho... estou com medo de ter problemas com a polícia da Argentina e Chile.
Somente trocar os pneus por menores e tirar os espaçadores de roda (deixando no nível dos paralamas) já resolveria? Teria que tirar o lift também?

Obrigado! Abraços,

Marcio


Quanto aos pneus passando do paralama, já ouvi que alguns tiveram problemas. Assim como guincho, faróis de milha e parachoque de aço. Outros tb já foram sem problemas com alguns desses itens.

pmarc
17/04/2016, 19:23
Gps que tinha acabei vendendo por existir aplicativos que substituem bem o gps convencional. Queria até uma opinião sobre isso.


Eu tenho preconceito contra app de gps, mas é que me criei usando gps de mão, em trilha a pé. Precisava ser impermeável.
Nunca usei app de gps que não fosse o waze ou Nokia maps. Usei uma vez o sygic nos EUA, achei muito bom. Tive o 7 ways instalado, mas nunca usei pra navegação.

samucace
11/06/2016, 19:51
Eu tenho preconceito contra app de gps, mas é que me criei usando gps de mão, em trilha a pé. Precisava ser impermeável.
Nunca usei app de gps que não fosse o waze ou Nokia maps. Usei uma vez o sygic nos EUA, achei muito bom. Tive o 7 ways instalado, mas nunca usei pra navegação.

uso o wikloc e acho fantástico. Você consegue até criar trilhas inexistentes no Google Earth e jogar pra ele. Ele funciona off line novamente, pois o celular tem gps já nele e não precisa de sinal pra funcionar. O sinal vai baixando o mapa, mas sem ele vc consegue seguir a trilha marcada.

samucace
11/06/2016, 19:56
O que me faz recuar numa expedição longa desta é o gasto com gasolina no Wrangler. A média dele na estrada não passa
muito de 7,5km/l indo leve, sem vento ou sem subida, que não seria o caso de Chile e Argentina rsrsrsrs. Como eu sairia do Nordeste, so a distância pro Sul e início da parte internacional já tomaria muito tempo e dinheiro.
Mas colocando na ponta do lápis os custos, da pra programar bem e juntar um extra, acaba saindo mais barato que trocar de carro. Avaliar também em mandar de cegonha até Curitiba talvez.

samucace
15/06/2016, 15:18
Estou com um monte de ideia ainda e devo abrir um tópico específico para a preparação da minha Rural. Mas até se concretizar e marcar uma data pra viagem, não custa nada ir olhando, coletando modelos e especulando tudo.
Segue ai algumas ideias

530633

530634

530635

530636

samucace
15/06/2016, 15:22
A maior dificuldade é a capota de fibra não aguentar o peso de duas ou três pessoas em cima dela.

Já conversei com um fabricante que está desenvolvendo um rack de teto fixo na lataria do carro, nas furações originais. Se tudo der certo, vou pegar um desses rack grande que cobre todo o teto, pesquisar a barraca e começar a traçar a expedição.

Perdendo ir em Maio do ano que vem pra rota dos vinhos em Mendoza e descer até Bariloche. Santiago pode entrar na rota também. Maio já esfria bem mas deve dá pra dormir em barraca nos campings mesmo, além de não pegar neve nas estradas ainda, correto?