PDA

Ver Versão Completa : Mazda B 2500 - Vale a pena?



Arbass
27/01/2006, 05:22
Alô Galera,

Estou trocando de viatura. Vi anunciada uma picape Mazda B 2500 2.5 diesel 97/98 por um bom preço, q me interessou.

Agradeceria se pudessem me ajudar a esclarecer algumas dúvidas.

- Capacidade off-road.
- Motor durável?
- Desempenho do motor.
- Tem defeitos crõnicos característicos?
- Peças de reposição: custo e facilidade para encontrar.


Desde já, muito obrigado!

Ary

LMPortocarrero
08/02/2006, 20:47
1º de tudo : acho ela horrivel.
2º:seu motor quebra muito.
3º:sua capacidade off road é razoável.
E 4º:foi a unica das japonesas que ao chegar ao Brasil pegou afama de quebradeira.

Opte por uma Hilux japonesa, ou L200

Espero ter ajudado!!!!!!!

Valeu!!!!!

Théo_Augusto
09/02/2006, 19:36
Ué.... Mas a mazda não é exatamente a mesma mecânica da Ranger????

:pensativo: :pensativo:

Abraços
Théo

LMPortocarrero
09/02/2006, 20:04
Théo, qdo vc diz a mesma mecânica da ranger, está certo pois isso é óbvio já que a Ford é a dona da Mazda.Esse motor não agradou,era fraco e ñ tinha torque.Aqui em minha cidade ele é o terror dos mecânicos

Tome de exemplo as f 1000, as c/ motor 2.5 não velem nada , já as c/ motor 6 cilindros MWM tem valor de mercado muito maior.

dero
10/02/2006, 15:41
Para quem não viu ainda, esse é o carro:


http://www.mazda.hu/!site/pages/images/b2500/b2500_38.jpg

http://www.raesir.is/mazda/skuffubill/ug-114_b.jpg

http://www.mazda.quadrota.hu/kepek/mazdab2500/b2500_03_n.jpg

http://www.autoreview.ru/new_site/year2004/n24/bigtest2/800/14.jpg

http://gelaendewagen.at/images9/mazdatest/300_4.jpg



valeu

cbridi
10/02/2006, 16:50
Será que o motor é o mesmo da Ranger brasileira/argentina 2.5 Diesel??

O motor da Ranger 2.5 é Maxion (atual MWM-International) produzido na Argentina e/ou no Brasil e tem 115CV, é o mesmo das F-1000 HSD.

Se não estou enganado, o motor da Mazda é produzido pela Ford e usado também nas Rangers tailandesas, tem menos potência que o da Ranger brasileira/argentina. Eis a especificação da Mazda B-2500 para o mercado português:

http://www.mazda.pt/sycomax/picturepool/pics_PT/forecourt/specs_and_prices/B-series/Bser_tech_1_PT.gif

fonte: http://www.mazda.pt

[]'s

Edintruder
10/02/2006, 20:02
Théo, qdo vc diz a mesma mecânica da ranger, está certo pois isso é óbvio já que a Ford é a dona da Mazda.Esse motor não agradou,era fraco e ñ tinha torque.Aqui em minha cidade ele é o terror dos mecânicos

Tome de exemplo as f 1000, as c/ motor 2.5 não velem nada , já as c/ motor 6 cilindros MWM tem valor de mercado muito maior.


As F-1000 MWM são todas 4 cilindros, com 6 cil só a gasolina com o motor Falcom ou com adaptação do motor da Silverado/F250.
Só quem não gosta do HSD 2.5 é quem nunca teve um. A minha Ranger não reclama, te digo que anda tão bem como os bons e velhos Monza, mantém velocidades altas de cruzeiro com mais facilidade que a maioria dos carros ou pickups com motor MWM 4 cilindros e sem os problemas de ruído, superaquecimento, consumo elevado ou riscos de quebras. Cada vez que pego estrada vazia eu ando com o giro sempre fora da faixa de operação e nunca deu nada de problemas com isso.

murilloaquino
10/02/2006, 22:39
Verdade...
edi...o da ranger tem apenas algumas evoluçoes sobre o da f-1000.Na verdade, o da f-1000 tem 113 cv, simplesmente por causa da regulagem da turbina, q dá 0.9kg de pressao e na ranger da 1.15 de pressao.Alem do mais, as rangers nao veem com velas d pré-aquecimento como nas f-1000
:P

Everton Júnior
10/02/2006, 23:41
O motor HSD na F1000 era uma me@#%¨$! Ja o mesmo motor na Land é otimo, na Ranger tambem e na Sprinter, ja na S10 tambem é outra negaçao.

LMPortocarrero
14/02/2006, 21:20
Vamos esclarecer : existem 2 motores 2.5 diesel:MWM-INTERNATIONAL e Maxion

O 1º é bom mas o segundo é 1 p:#!?!!

Beto Lacerda
14/02/2006, 21:34
Vamos esclarecer : existem 2 motores 2.5 diesel:MWM-INTERNATIONAL e Maxion
O 1º é bom mas o segundo é 1 p:#!?!!
nossa agora vc misturou tudo ...
os HSD (f-1000 , ranger , sprinter , s-10 , land ) são motores projetados pela rover , fabricados sob licença pela maxion .. que mudou de nome p/ international (antes de maxion era perkins , alguem sabia ? ) e a international fabricava os 2.8 powerstroke das ranger , cross lander e a international por sua vez comprou a brasileira MWM que fabricava os motores 2.8 das s-10 troller e os 4.2 da silverado/ f-250 e junto veio o projeto do 3.0 eletronic que hj equipa ranger troller etc sob a marca international .
e só p/ aproveitar a deixa todos são uma P@#$@#%#@$# pq sõa todos diesel :twisted: :twisted: :twisted: motor é ciclo otto , e de 4,0 litros p/ cima :mrgreen: :mrgreen: :twisted: :twisted: :twisted:

Thales Pimenta
14/02/2006, 22:12
e só p/ aproveitar a deixa todos são uma P@#$@#%#@$# pq sõa todos diesel :twisted: :twisted: :twisted: motor é ciclo otto , e de 4,0 litros p/ cima :mrgreen: :mrgreen: :twisted: :twisted: :twisted:

Motor a gasosa já era.... diesel já faz tudo que um a gasolina faz, como o mesmo conforto, potência e mais torque!!! Ah e maior economia e menor poluição também. Não é a toa que 70% dos automóveis vendidos na Europa são a diesel!!

[]'s

Thales

samukanvas
14/02/2006, 22:33
Thales, nazoropa os diesel são mais vendidos porque são quase o mesmo preço da gasolina e oferecem economia e durabilidade com baixo custo de manutenção. Quando se fala em desempenho a gasosa ainda é melhor.... :oops:

Beto Lacerda
14/02/2006, 22:42
Motor a gasosa já era.... diesel já faz tudo que um a gasolina faz,

é verdade .. todas competições automobilisticas são com carros diesel ... :? :?
mas cara isso é assunto p/ mais de metro ... foi provocação aos colegas dieselzeros que estão no topico relaxa ... foi mais uma inspiração klendathuistica :lol: :lol:
voltemos ao assunto da mazda
[]'s

LMPortocarrero
14/02/2006, 22:59
Só pra te corrigir O Cross Lander usa motor 2.8 hs e não ps
E só existe 1 2.5 d a venda aqui no brasil: o hs

Beto Lacerda
14/02/2006, 23:05
quer apostar ???
só uns links http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=13306

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3284
duas CL , ambas no frota 4x4 e ambas com o powerstroke igual da ranger
e como dito em

a international fabricava os 2.8 powerstroke das ranger , cross lander
8)
[]'s

LMPortocarrero
14/02/2006, 23:06
Quero ! e agora em 2006 ela trocara de motor(PS 3.0) para atender as normas de emissões

Beto Lacerda
14/02/2006, 23:10
LMPortocarrero, vc postou enquanto eu tava colocando oslinks na msg ...
a ranger tb trocou pelo 3.0 assim como o troller que usava mwm tb ta agora com o 3.0 eletronic pelo mesmo motivo ... emissões
ainda ta em pé a aposta ???
8)
[]'s

LMPortocarrero
14/02/2006, 23:19
Sim, vai lá no site da Cross lander e pega as especificaçoes corretas, vc verá q eu estou certo. 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8)

cbridi
15/02/2006, 01:05
Posso estar errado, mas acho que PS2.8 e HS2.8 são o mesmo motor. Vejam a especificação de ambos em http://www.nav-international.com.br/Motores_Menu.asp?Tipo=1&Idioma=1.

A diferença é que a Ford, passou a chamar os motores de alta rotação(?) que adquire da International (atual MWM-International) de PowerStroke. Ou seria a International que passou a chamar os motores que vende para a Ford de PowerStroke? Sei lá! :mrgreen: No fundo o motor é o mesmo, só muda a nomenclatura.

[]'s

Beto Lacerda
15/02/2006, 11:48
Sim, vai lá no site da Cross lander e pega as especificaçoes corretas, vc verá q eu estou certo

acho que isso ja explica sua confusão ...


Posso estar errado, mas acho que PS2.8 e HS2.8 são o mesmo motor. Vejam a especificação de ambos em http://www.nav-international.com.br/Motores_Menu.asp?Tipo=1&Idioma=1.

A diferença é que a Ford, passou a chamar os motores de alta rotação(?) que adquire da International (atual MWM-International) de PowerStroke. Ou seria a International que passou a chamar os motores que vende para a Ford de PowerStroke? Sei lá! No fundo o motor é o mesmo, só muda a nomenclatura.

[]'s

mas só p/ acabar com as duvidas e o assunto mazda voltar a pauta
motor PS (http://www.nav-international.com.br/Motores.asp?Idioma=1&Id=5)
motor HS (http://www.nav-international.com.br/Motores.asp?Idioma=1&Id=4) e não os links não apontam p/ mesma pagina :lol: é que os motores são os mesmos :lol: e PS é a nomenclatura ford ...
falo sem duvida alguma que o motor da CL é o mesmo da ranger pq o dono da mega jabiraca (a cl azul que postei link antes ) é um dos meus melhores amigos e conheço bem a jaca que é o carro ...
se quiser depois eu abro o capo e tiro uma foto p/ acabar de vez com a discução
8)

[]'s

Martin Melcop
15/02/2006, 12:13
Motor a gasosa já era.... diesel já faz tudo que um a gasolina faz,

é verdade .. todas competições automobilisticas são com carros diesel ... :? :?
mas cara isso é assunto p/ mais de metro ... foi provocação aos colegas dieselzeros que estão no topico relaxa ... foi mais uma inspiração klendathuistica :lol: :lol:
voltemos ao assunto da mazda
[]'s

Beto o audi que vai corre este ano Le Mans vai com um diesel ;)
Ahhh a audi ganhou as ultimas provas com um carro a gasolina
E o diesel em teste, ficou alguns décimos de segundo atrás então..... :D

Beto Lacerda
15/02/2006, 12:24
Beto o audi que vai corre este ano Le Mans vai com um diesel

eu vi esse prototipo ...
mas qdo postei akilo achei que alguem ia falar do sertões (que o diesel reina soberano por marketing puro ) mas esse audi achei que ia passar despercebido ... teve uma reportagem bacana desse carro em algum canal de tv a cabo .. num lembro qual ... vi e achei interessante mas se vc viu deve saber dos problemas p/ chegar ao mesmo nivel que os gasosa né ...
mas Martin vc sabe o pq dos europeus estarem fazendo pesquisas no diesel né .. é pq eles não tem espaço p/ plantar cana e fazer alcool e diesel faz mais Km/lt de petroleo ... e petroleo ta cada dia mais caro p/ todo mundo mas nós no Brasil deveriamos defender o Alcool ..
mas diesel é status né ... fazer o que ...
[]'s

samukanvas
15/02/2006, 13:06
Martin, a audi tá fazendo apelo ao diesel porque precisa vender seus carros nazoropa. Lá, diferente do brasil, toma muito pau das bms e merças em vendas e cavalos. Existem os Lola, Pescarolo/Judd, Bentley e Zyteks que foram campeões do campeonato lemans (não as 24hs como vc mencionou). Nas 24hs a audi faz o melhor esquema da prova. Mete 4 carros com 12 pilotos muito bons.... então a chance é multiplicada por 4. Quando a bentley ganhou (2003) os audi, era só um. E eu duvido muito que o R-10 vá andar na frente de um pescarolo com v10 judd ou um lola com 100/200cv a menos. O diesel foi bem mais lento que o modelo a gasolina. No 1º teste feito com o carro, deram uma de joão sem braço e compararam o tempo do modelo à gasolina durante a prova e do modelo diesel sozinho, pneu zero macio, tanque vazio, pista limpa etc.... ainda assim tomou pau. É por isso que eu digo.... todo mundo fala de automobilismo, mas quem fala a verdade é só a autosprint :lol: Ahhhh.... ressaltando que pelo regulamento: Gasolina/turbo até 4.0L e diesel/turbo até 5.5L.... viu a diferença? Aspirados até 6.0L. Porque num tem diesel aspirado de 6.0L e tem a gasolina? É uma pena, mas hoje quando se fala em performance, a gasolina ainda reina..... :roll:

Outro ex. é o campeonato de bmws diesel na alemanha. Com a mesma potência dos 2.0 16v do etcc (european touring car championship), viravam uns 3segs mais lento por volta.... imagina 200 voltas :roll:

http://www.lemans.org/accueil/ressources/pdf/2005_12_13_audi/R10_Booklet_gb.pdf Release do R-10 tem tudo isso que falei lá.... :concordo:

LMPortocarrero
16/02/2006, 20:14
Acho que o Beto descobriu o q eu estava tentando dizer... O motor é o mesmo mas a nomeclatura é diferente, pois a International usa o nome PS só para os motores q fornece para a sua parceira Ford.Já os outros são chamados de HS para serm fornecidos a outras montadoras.

Eu estava falando de nomes e ñ de motores (pois a Cross Lander usa o nome HS)por mais q o motor seja o mesmo!!!!!!!!!!!)

E Beto ñ esquenta a xana não pois eu ganhei!!!!!!!!!!

Beto Lacerda
17/02/2006, 10:17
E Beto ñ esquenta a xana não pois eu ganhei!!!!!!!!!!

:roll: ok
8)
[]'s

Erik OHC 1982
30/10/2013, 09:19
Alerto que tem 2 Tipos de picape Mazda no mercado de usados, 2.2 e 2.5, e os motores são totalmente diferentes. Em 1995, meu falecido pai comprou uma Mazda B 2200 4x2 CS zero km, que está comigo até hoje, com 328.000 km. É uma picape robusta, própria para o trabalho, contanto que o motorista seja zeloso e cuide da manutenção básica. O motor 2.2, de concepção mais antiga, é menos potente que o 2.5, mas é muito mais robusto e não costuma dar problemas. Com quase 330.000km, nunca foi aberto. A manutenção da 2.2 se resumiu a troca de terminais e pivôs de suspensão, bieletas, amortecedores, buchas do feixe de mola, buchas do trambulador (as de borracha quebravam muito, mandei fazer de material plastico), discos de freio, pastilhas, lonas, limpeza de radiador, óleo e filtros, velas de preaquecimento, pneus e peças de acabamento (fechaduras, bancos, canaletas de vidros, etc). Meu pai elogiava tanto sua Mazda 2.2 que por volta do ano 2.000 resolvi comprar uma Mazda B 2.500 1997/98 usada. Embora tenha as características gerais de robustez da 2.2, o motor 2.5 12 válvulas foi a maior fonte de problemas do carro. Fiz o cabeçote duas vezes, e meu cunhado fez o motor uma vez. Na ultima vez que fiz o cabeçote a retifica informou que não daria mais garantia. E depois de aberto, o motor nunca mais foi o mesmo. Os problemas de superaquecimento se tornaram crônicos, por mais que se trocassem válvulas termostáticas, limpeza de radiador, etc. Achei que pudesse ser um problema exclusivo desse carro, mas uma amiga que tem uma 2.5 98/99 desde zero já queimou junta também. As peças desse motor são caras, e com exceção da junta de cabeçote, são difíceis de achar. As juntas do motor 2.5 12V você acha fácil, justamente porque esses motores vivem dando problema! Esse carro também deu problema no cambio e teve que ser substituída a 5a marcha. Mesmo assim, posso dizer que ela trabalhou bastante, embora dando dores periódicas de cabeça. Depois de mais de 10 anos na familia, dos quais uns 3 ou 4 passados em oficinas, vendi a 2.5, que esquentava de vez em quando já estava com o cambio roncando. Consegui apenas R$ 10.500 por ela. Fiquei só com a 2.2, herança do meu velho. Peguei o dinheiro e fui viajar, foi a maior alegria que essa Mazda 2.500 B 2.5 12V me deu. Quer minha opinião? Se quiser uma Mazda, prefira a 2.2. Mas não se iluda, cada vez vai ser mais difícil achar peças também para ela.