PDA

Ver Versão Completa : Jimny puxando carretinha

pontilhao
22/01/2015, 18:59
Pessoal, estou há muito tempo criando coragem para comprar um Jimny, que é, disparado, o 4x4 que mais me empolga até uns R$ 100 mil pelo menos. O problema primordial para mim é que eu usaria o carro para puxar uma carretinha com barco de alumínio, de pesca. Eu não sei bem quanto pesa o barco e a carreta, mas estimo que o conjunto pese uns 400kg.
Daí eu pergunto: isso não é muito peso para o Jimny?

Não sei se alguém aqui tem algum uso semelhante ou já botou e tirou barco da água com carro, em local sem rampa concretada. Será que o Jimny faz isso sem ficar preso? Colocar o barco na água nem é tão problemático, o problema é tirar depois, puxando a carreta mais o barco, de dentro da água e sempre com as rodas da carreta enterradas no barro.

E na estrada, alguém já puxou alguma carreta com Jimny? Dá para manter uns 90 km/h e aguentar o ritmo das carretas?

GWC
22/01/2015, 20:23
Olá pontilhao
A capacidade de reboque do jimny é de 350 kg, quando este não possui freio, já com reboque com freio a capacidade sobe pra 1300kg os dados estão no site da suzuki: http://www.suzukiveiculos.com.br/jimny?gclid=CLiX-erQqMMCFYQ7gQodUB0Axw ... Acredito que pra colocar e tirar o barco na água não terá problemas, mas não sei como ele vai ser na pista...

Abs
Wagner

pontilhao
22/01/2015, 20:41
É, eu vi os dados oficiais da Suzuki... foi justamente isso que me deixou mais preocupado.
Hoje eu tenho um Vectra 2011, que salvo engano possui capacidade de reboque sem freio de 400kg e ele já dá uma penada...
Tenho medo do Jimny não conseguir nem segurar 90, 100 na estrada, ritmo de caminhão...
E tem o medo pra tirar e botar da água...

Prieto 4x4
26/01/2015, 11:13
Amigo,
Já puxei o Jet com meu Jimny (acredito que Jet e Carreta devam pesar uns 500 Kg), e sofre bastante quando se encaram umas subidas. Com relação a frenagem, o importante e se manter atento e manter distância segura pra se evitar frenagens repentinas. O Jimny é pequeno e leve, então creio que em situações de emergência não deve ser muito agradável.
Quanto a tirar e por na água, utilizando-se da reduzida, o Jimny faz o serviço tranquilamente.
Creio que o problema maior seja subir uma serra, ou a necessidade de ultrapassagens. Aí tem que ter paciência mesmo.

abs

Biaaa
26/01/2015, 12:47
Já puxei uma carretinha com barco de pesca de aluminio e o motor de dentro d'água, puxa de boa... como a margem não era muito barrenta e sem aclives entrei com o carro na agua quase ate o meio da porta e puxei, usando a tração, já em local barrento creio q acionando a redução já tira tb...

Só q entra agua no carro se ficar parado dentro do rio, q nem eu fiz... rs

Já na estrada não testei, mas essa mesma carretinha de barco foi puxada varias vezes na estrada por um golzinho bola 1.0 sem muita dificuldade, para o jimny tb não vai ser serviço difícil não, apesar d perder potência as subidas e retomadas... ;)

renato edde
22/02/2015, 11:39
meu problema ja eh bem maior .

segui o manual que diz poder puxar 1300 kilos . to quase comprando um jimmy porem vou precisar puxar uma carretinha com 1 eixo e freio proprio , com um gol de arrancada em cima . o total seria 1100 kilos , dentro dos 1300 .

o que voces acham ? alguem ja teve experiencia ? rodar a 80 na estrada , viagem longa .

Prieto 4x4
23/02/2015, 12:06
aí eu acho que você vai sofrer.
Viagem longa sem o reboque já é chatinha com o Jimny.
Tem que ter paciência. Esquece desempenho.
Bom, minha opinião apenas rs

MATOSWR
23/02/2015, 13:37
Bem Renato, la vai....

O jimny não pode puxar 1300kg. Geralmente nenhum veiculo deve puxar um reboque que exceda 45% do seu peso. O jimny pesa cerca de 1050kg. Assim não poderia puxar nunca 1300kg, mesmo reboque com freio.

De onde vem essa confusão:

O manual do meu Jimny modelo 2010 indica na pagina 7-2 = 450 kg para reboque com freio e 350kg para reboque sem freio. Tive um Jimny modelo 2001, o valor é o mesmo, até o número da pagina do manual.

De onde vem o valor 1300kg ? da pagina da própria Suzuki , inclusive as paginas de outros países. Ela indica 350kg para reboque sem freio e 1300kg para reboque com freio. Isso é estranho, pois embora o valor para reboque com freio seja sempre maior, nunca é tão grande.

Além disso o Granvitara que tem quase o dobro do peso do Jimny e maior potencia tem valor de reboque citado de 1360kg!!

Assim, sugiro para o que você precisa seria melhor um Grandvitara, se o uso for pouco frequente.

Se o uso for muito frequente, sugiro um pick up que apresenta capacidade de reboque bem maior e freio projetados para esse esforço.

Só para consulta a capacidade de reboque para trailer com freio: Amarok 2450kg, Ranger Diesel 1800kg.

Já consultei o 0800 da suzuki e eles falaram que deve-se usar o valor do manual (450kg) e ficaram de verificar o porque da divergência de valores.

renato edde
23/02/2015, 22:26
mas se vce olhar duster , cobalt , spin , montana e tantos outros , a diferença de com freio para sem freio eh grande . o jimmy tem uma vantagem enorme em cima de todos esses outros que citei por ter a estrutura identica a pickups . tem uma estrutura mais robusta . inclusive tem engates prontos q suportam 800 kilos . o site gringo informa 1300 kilos tambem ?

JimnyRV
23/02/2015, 22:45
Renato, o problema que vejo é que o Jimny é leve, curto, alto e "fino". Pra rebocar dentro da cidade seria até tranquilo, agora pra pegar estrada fica muito arriscado. Sem carga a 120km/h na estrada o jipinho já fica instável, imagina com uma carga pesada desse jeito. Acho que o que acontece no vídeo abaixo seja bem mais fácil de acontecer com um Jimny...

http://www.youtube.com/watch?v=f3VEO8V-XhU

renato edde
23/02/2015, 22:54
vou dar minha opiniao do video pois ja reboquei muito na minha saveiro . o problema ali foi distribuiçao de peso no reboque . quanto mais pra frente fica , mais seguro eh porem o pino bola deve ser bem robusto . outro ponto nesse video foi a velocidade . nao passo de 80 quando reboco . outro detalhe . quando o reboque balança em hipotese alguma freie . faz o efeito mostrado no video . o reboque quer passar o rebocador . desacelere e reduza marcha . outro ponto nesse video eh referete ao eixo . meu reboque so tem um eixo o que torna a vida mais facil para o rebocador . no meu caso tambem o carro a ser rebocado eh bem mais leve do que esse do video . tenho um gol quadrado que pesa 850 kilos . outra coisa , o rebocador do video eh algo semelhante a minha saveiro . tem centro de gravidade baixo o que eh extremamente ruim e atrapalha demais a fazer a distribuiçao correta do carro em cima da carreta . o jimmy tem um centro alto e me ajudaria bastante . enfim , to querendo apenas chegar num consenso se eh viavel respeitando limites de velocidade , respeitando a perfeita distribuiçao e amarraçao do rebocado na carreta . a estrutura do jipe me parece que eh identica as de pickups por se tratar de chassis com travessas correto ?

MATOSWR
23/02/2015, 23:44
Nenhum carro deve rebocar mais que a metade do seu peso. Isso vai comprometer a frenagem, arracanda, consumo e durabilidade das peças. Esses veículos não foram feitos pra isso, salvo eventualidade. Toda a relação peso-potencia é feito considerando o carro. Imagina dirigir um Jimny puxando um reboque de 1300kg e ter que frear rapidamente? Como seria? Imagina descer uma serra? e o aquecimento? sem chance, reboque pra jimny é ocasional.

Nas estradas Americanas a gente vê muito reboques, alguns muito grandes, rebocando coisas bem pesadas. Mas são todas pick up's. E elas são enormes, Dodge 2500, Ford F250... Todas com freios gigantes, discos ventilados, diferencia muito grande....são feitas pra isso.

Na duvida consulta o povo que tem cavalos...sempre você vê eles nas rodovias puxando reboque com cavalo.... todos com carros grandes. Hilux, L200 etc. Detalhe.. um cavalo pesa cerca de 500kg!!

kikoroberto
11/03/2015, 10:55
Nenhum carro deve rebocar mais que a metade do seu peso. Isso vai comprometer a frenagem, arracanda, consumo e durabilidade das peças. Esses veículos não foram feitos pra isso, salvo eventualidade. Toda a relação peso-potencia é feito considerando o carro. Imagina dirigir um Jimny puxando um reboque de 1300kg e ter que frear rapidamente? Como seria? Imagina descer uma serra? e o aquecimento? sem chance, reboque pra jimny é ocasional.

Nas estradas Americanas a gente vê muito reboques, alguns muito grandes, rebocando coisas bem pesadas. Mas são todas pick up's. E elas são enormes, Dodge 2500, Ford F250... Todas com freios gigantes, discos ventilados, diferencia muito grande....são feitas pra isso.

Na duvida consulta o povo que tem cavalos...sempre você vê eles nas rodovias puxando reboque com cavalo.... todos com carros grandes. Hilux, L200 etc. Detalhe.. um cavalo pesa cerca de 500kg!!

acho q o jimny pucha bem mais que seu peso mais q o dobro dele inclusive!!

https://www.youtube.com/watch?v=TADY5oXDfoE

MATOSWR
12/03/2015, 21:00
Videos como esse são comuns, tem Jimny, Troller, Jeep e até Subaru fazendo isso. Só que ninguém mostram as danos depois, nem a conta. Um puxadinha também é diferente de rebocar estrada a fora.

https://www.youtube.com/watch?v=_o9mve4T9ws

MATOSWR
09/04/2015, 20:22
Não tenho certeza se foi em decorrência do contato que fiz com a 0800 da Suzuki questionando a capacidade de reboque informando no site. Mas esta informação não consta mais lá!!

http://www.suzukiveiculos.com.br/jimny