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Ver Versão Completa : F1000 - 1987 "A Fênix"



Endrigo Capobianco
22/01/2015, 15:48
Olá amigos 4x4 Brasil!
Decidi compartilhar com vocês as emoções da reforma da F1000 que pertenceu ao meu pai enquanto vivo.
Já se fazem 1 ano e 06 meses que ele se foi deixando bons conselhos, ótimos exemplos de vida e muita saudade no meu coração!
Apesar de estar em inventário a camionete ficou abandonada, e isso me incomodava muito, já que dela tenho muitas recordações junto com meu pai, inclusive me ensinando a dirigir.
Como em minha família ninguém se dignou em arruma-la, assumi essa empreitada sozinho as minha custas.
Aqui vou colocando as fotos do antes, do agora e do depois (como ela ficará), procurando deixa-la o mais original possível.
Então por enquanto é isso, espero aqui como dito compartilhar dessa alegria e fazer novos amigos.
Um grande abraço
Endrigo

ricarvalhal
22/01/2015, 16:27
Compartilha conosco sim !!!! a irmã da FENIX ta aqui comigo !!


Olá amigos 4x4 Brasil!
Decidi compartilhar com vocês as emoções da reforma da F1000 que pertenceu ao meu pai enquanto vivo.
Já se fazem 1 ano e 06 meses que ele se foi deixando bons conselhos, ótimos exemplos de vida e muita saudade no meu coração!
Apesar de estar em inventário a camionete ficou abandonada, e isso me incomodava muito, já que dela tenho muitas recordações junto com meu pai, inclusive me ensinando a dirigir.
Como em minha família ninguém se dignou em arruma-la, assumi essa empreitada sozinho as minha custas.
Aqui vou colocando as fotos do antes, do agora e do depois (como ela ficará), procurando deixa-la o mais original possível.
Então por enquanto é isso, espero aqui como dito compartilhar dessa alegria e fazer novos amigos.
Um grande abraço
Endrigo

Endrigo Capobianco
22/01/2015, 16:51
Olá colega!
Fico contente em saber da irmã da Fênix, só não assuste de como ela está. Pense como ela ficará!

edusao
22/01/2015, 16:57
Olá amigos 4x4 Brasil!
Decidi compartilhar com vocês as emoções da reforma da F1000 que pertenceu ao meu pai enquanto vivo.
Já se fazem 1 ano e 06 meses que ele se foi deixando bons conselhos, ótimos exemplos de vida e muita saudade no meu coração!
Apesar de estar em inventário a camionete ficou abandonada, e isso me incomodava muito, já que dela tenho muitas recordações junto com meu pai, inclusive me ensinando a dirigir.
Como em minha família ninguém se dignou em arruma-la, assumi essa empreitada sozinho as minha custas.
Aqui vou colocando as fotos do antes, do agora e do depois (como ela ficará), procurando deixa-la o mais original possível.
Então por enquanto é isso, espero aqui como dito compartilhar dessa alegria e fazer novos amigos.
Um grande abraço
Endrigo


Endrigo,

muito legal sua iniciativa. To passando pelo mesmo perrengue, perdi meu pai, meu amigão, há exatos dois anos e sete meses e ainda to de arrasto, daquele jeitão que tem dias que se não engatar a tração e a reduzida a embreagem patina e não saio do atoleiro...

Também aprendi a guiar numa f1000, meu pai teve várias e era o carro da vida dele. Até a última f1000 lançada, em 98, ele foi fiel ao modelo, sempre com motores mwm.

Até hoje vejo fotos das picapes e meus olhos viram aquela piscina...lembro dos sorrisos do meu velho pai de satisfação nas viagens que fazia para o mato grossao afora...isso sem contar o uso diário e os banhos semanais que ele mesmo dava nas fordonas dele.

O bicho adorava a "fordona". Sentia o motor e já dizia: a-la-te mundo velho....

Vai com fé cara, isso vai te fazer muito bem e tenha certeza que seu velho vai estar com você!

Abração!

Endrigo Capobianco
22/01/2015, 16:58
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Endrigo Capobianco
22/01/2015, 17:01
Sei bem o que é a falta de um pai :(
Já postei algumas fotos para se ter a ideia do tanto que ela está judiada.
Mas vai ficar bonita de novo.

Endrigo Capobianco
22/01/2015, 17:13
Como podem ver pela data das fotos a empreitada teve início em outubro/2014, sendo que já em agosto/2013 eu a fiz funcionar pois estava parada a meses no quintal da casa do meu pai.
Vou colocar uma foto de como ela se encontra hoje.

Endrigo Capobianco
22/01/2015, 17:15
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490463490464

Endrigo Capobianco
22/01/2015, 17:16
Será uma reforma completa.

Clark Meireles
22/01/2015, 17:57
Tenho certeza que ficará perfeita. F1000 é um vicio ne? kkkk ja pensou em colocar a frente da F100 nela? com aqueles farois redondos. Ficaria chique d+

Endrigo Capobianco
22/01/2015, 19:19
Tenho certeza que ficará perfeita. F1000 é um vicio ne? kkkk ja pensou em colocar a frente da F100 nela? com aqueles farois redondos. Ficaria chique d+


Eae colega, então, bacana a sua idéia mas eu já optei por deixa-la o mais proximo dos 100% original.
Ontem encaminhei o volante dela para restauração ao invés de comprar um novo (desses que vendem no ML), as rodas já estão no funileiro para pintura e retirada de toda ferrugem, fazendo inclusive novos fuerros ja que os originais (dos bicos de ar) estão podres de tudo, os pneus comprei nas medidas do manual da F1000 (700X16).
Vamos ver no que vai dar!

ricarvalhal
22/01/2015, 20:09
as fotos anteriores mostram ela muito alinhada, aparentemente nunca foi reformada... assim com vc (dono) cuidando do servico eu acredito que vai ficar TOP !!!!!!

Daniel.Shimomoto
22/01/2015, 20:17
Eae colega, então, bacana a sua idéia mas eu já optei por deixa-la o mais proximo dos 100% original.
Ontem encaminhei o volante dela para restauração ao invés de comprar um novo (desses que vendem no ML), as rodas já estão no funileiro para pintura e retirada de toda ferrugem, fazendo inclusive novos fuerros ja que os originais (dos bicos de ar) estão podres de tudo, os pneus comprei nas medidas do manual da F1000 (700X16).
Vamos ver no que vai dar!

Excelente opção!!! Quanto mais próximo do original, mais ela chamará atenção (pelo bom gosto!)

Abs!!!

ricarvalhal
22/01/2015, 20:24
Endrigo, poderia tirar um foto do suporte da bomba de direcao hidraulica do seu motor ? obg

Zé V8
22/01/2015, 23:19
Endrigo, parabéns pelas iniciativas, a primeira em restaurar e não simplesmente reformar uma das F1000 com uma linda combinação de cores que pertenceu a uma pessoa muito importante pra ti, o teu estimado Pai. A outra iniciativa foi de nos dar o privilégio de compartilhar conosco tua obra. Aparentemente a tua F parece judiada para quem não entende do assunto, mas é impressionante como está alinhada. Também impressiona o fato de não possuir corrosão nos cantos tradicionais da cabine. Isto fará com que o resultado final fique perto da perfeição se o teu funileiro for caprichoso. Aproveita que está desmontada e verifica a folga dos pinos das dobradiças das portas que agora tá fácil de mexer. Voto também para que a refaça o mais próximo do original. Com um pouco de paciência se encontra praticamente tudo para nossas Fs. Quanto ao meu falecido Pai lá se vão 14 anos de um buraco no peito que não fecha. Em matéria de veículo, preservo como saiu da loja uma F1000 89 que meu Pai me presenteou 0km e até hoje está perfeita guardada na garagem sob cobertores. Para o uso diário me utilizo de uma F 84 cabinada e cheia de conforto com um up de mecanica que a faz andar bem mais que o normal. Se quiser visite o tópico da f1000 84 bala de prata e sua saga. Ford abraço e seja bem vindo.

drosssor51
23/01/2015, 02:10
Belo projeto Endrigo...

O futuro de efe promete..

Endrigo Capobianco
23/01/2015, 10:14
Bom dia amigos 4X4!
Segue mais uma etapa concluída na Fênix, trata-se do Filtro Decantador (que separa a água do diesel) localizado embaixo da carroceria, que não funcionava estando a conexão cortada e o combustível indo direto, o que é muito arriscado para a bomba injetora.
Com o diagnóstico feito descobrimos que o cabeçote não estava funcionando mais, então fui a caça de um novo cabeçote, o que foi meio complicado de encontrar em minha cidade.
Sugeriram que fosse feita uma adaptação por um filtro de caminhão Mercedez (daquele pequenos), mas como já dito aqui, procuro deixar a "F" o mais próximo do original.
Após uma busca pela cidade, encontrei o cabeçote dela :), como se nota aqui

490560490561

Só para se ter uma ideia melhor de como estava, vejam só:

490562490563490564490565

A substituição já foi feita, vou tirar as fotos e postar mais tarde e garanto que ficou perfeita.

Endrigo Capobianco
23/01/2015, 10:21
Aliás, após a instalação do novo filtro decantador agendei um banho na pelada para levar até o mecânico e podermos diagnosticar todo e qualquer vazamento.
Olha a pelada tomando banho:

490566490567490568490569490570490571

E ela indo para a mecânica (06:00 hs)

490572490573490574490575

Thunder_ot
23/01/2015, 10:23
Endrigo,Parabéns pelo projeto.
abs.

ddiegooo
23/01/2015, 10:51
Show de bola companheiro.
Ano passado demos fim a uma reforma que foi mt demorada, mt cara e de mt dor de cabeça de uma Bandeirante 76 cabine simples, conhecia como queixo-duro.

O carro foi feito todo, praticamente do zero... Acabou que no fim demos duas voltas nela e a band foi vendida com mt dor no coração.

Foi o carro que aprendi a dirigir quando criança ainda.
Muito sucesso para vc e sua reforma,

Abração

Endrigo Capobianco
23/01/2015, 11:10
Obrigado a todos pelo apoio, isso é muito importante pois ajuda a dar ânimo para continuar nessa empreitada :-D
Vou postar agora as fotos do assoalho dela, pois estava bem esburacado:
490577490578490579490580
A hora que cheguei para tirar essas fotos o lado oposto já havia sido retirado
490581
Agora ela já está assim:
490582490583490584

Endrigo Capobianco
23/01/2015, 11:27
Em dezembro me dei um presente:
490587490588
A compra é pelo fato de que tanto o para-lama quanto o para-choque que estão nela não são originais, após uma busca bem longa consegui encontrar o que precisava.
Vejam como estava ela com os paralelos:
490589490590490591490592490593
Notem o estado dos pneus.
A situação é crítica, por isso já comprei os quatros pneus (700x16) nas especificações do manual da F1000 - 1987 e como já dito, estou procurando deixar o mais próximo dos 100% original.
Logo postarei as fotos das rodas com os pneus.

Endrigo Capobianco
23/01/2015, 12:52
Como já postei algumas fotos, apesar de achar um pouco mas vou mostrar os bancos como estavam e como estão.
Cabe mencionar que o tecido original eu não encontrei, pelo menos não aqui em minha cidade e segundo o tapeceiro já não existe mais esse tipo de tecido por isso busquei na net fotos de várias F1000 e encontrei algo parecido e fiz algo que foi do meu agrado.
Os bancos já nem possuíam mais espuma, o tecido todo gasto e se desfazendo, assim como o volante, vejam:
490598490599490600490601490602490603
Hoje eles estão assim:
490604490605490606
A escolha tem como base nos modelos de F1000 de ano 89 e 90 que vi internet e a cor em razão da cor da camionete que Prata/Cinza.

Rodrigo Baratti
23/01/2015, 13:27
Muito legal a reforma.
Essa saia e blusa é a mais legal!

[]'s e boa sorte.

Rubens Linhalis
23/01/2015, 14:24
Parabéns pela dedicação..

O carro esta ficando novo. Vai lhe trazer mais alegrias!

Endrigo Capobianco
23/01/2015, 15:16
Endrigo, poderia tirar um foto do suporte da bomba de direcao hidraulica do seu motor ? obg

Ricarvalhal, fui até a oficina mecânica e perguntei ao responsável sobre o suporte da bomba, segundo ele não há suporte, a bomba fica fixada diretamente na estrutura da F1000, vou postar as fotos e espero que ajude.

Endrigo Capobianco
23/01/2015, 15:18
490625490626490627

ricarvalhal
23/01/2015, 16:53
Endrigo, desculpe o trabalho mas eu perguntei da bomba e não da caixa de direção, a bomba é acionada por uma correia que passa pelo virabrequim, se numa próxima oportunidade vc puder tirar umas fotos do suporte que segura a bomba eu agradeço, pois a polia da minha bomba não esta perfeitamente alinhada com a polia do virabrequim, e pelo que notei tem uma chapa a mais no suporte da minha....
490652
abraço

Endrigo Capobianco
23/01/2015, 17:00
Após avaliação do mecânico comento a lista de peças que serão substituídas.
Peças F1000 – 1987
Diesel – MWM 229

01 barra de direção lado direito;
01 terminal longo esquerdo;
01 terminal curto;
01 jogo de reparo para pinças;
01 par de amortecedores dianteiros;
01 par de amortecedores traseiros;
01 flexível dianteiro;
01 jogo de embuchamento vertical;
02 buchas da tesoura;
04 rolamentos dianteiros;
04 borrachas do tirante;
02 beleta;
02 cilindros (burrinho) de freio traseiro;
01 Conjunto de pastilhas de freio dianteiro (Dir/Esq);
02 fluidos de freio DOT3;
01 Óleo hidráulico;
01 Retentor da ponta do eixo da caixa de câmbio;
01 cruzeta do cardam;
01 correia do alternador;
01 correia da direção hidráulica.

Fora isso, embuchamento das tesouras junto a tornearia.

Essas são as tesouras:
490654490656490657

ricarvalhal
24/01/2015, 22:52
essas fotos mostram o parafuso que prende a cacamba com um coxim... eh isto mesmo ??


Bom dia amigos 4X4!
Segue mais uma etapa concluída na Fênix, trata-se do Filtro Decantador (que separa a água do diesel) localizado embaixo da carroceria, que não funcionava estando a conexão cortada e o combustível indo direto, o que é muito arriscado para a bomba injetora.
Com o diagnóstico feito descobrimos que o cabeçote não estava funcionando mais, então fui a caça de um novo cabeçote, o que foi meio complicado de encontrar em minha cidade.
Sugeriram que fosse feita uma adaptação por um filtro de caminhão Mercedez (daquele pequenos), mas como já dito aqui, procuro deixar a "F" o mais próximo do original.
Após uma busca pela cidade, encontrei o cabeçote dela :), como se nota aqui

490560490561

Só para se ter uma ideia melhor de como estava, vejam só:

490562490563490564490565

A substituição já foi feita, vou tirar as fotos e postar mais tarde e garanto que ficou perfeita.

Endrigo Capobianco
26/01/2015, 09:08
essas fotos mostram o parafuso que prende a cacamba com um coxim... eh isto mesmo ??

Isso mesmo, mas os coxins originais (que vendem nas auto peças) da F1000 à época foram substituídos por pedaços de pneus. Agora nessa restauração vou comprar os originais que vendem da auto peças.
PS: não me esqueci de tirar a foto que você me pediu, apenas não fui ainda ao mecânico. Para você ter ideia a camionete está em 5 lugares diferentes da cidade.

Endrigo Capobianco
27/01/2015, 10:12
Endrigo, desculpe o trabalho mas eu perguntei da bomba e não da caixa de direção, a bomba é acionada por uma correia que passa pelo virabrequim, se numa próxima oportunidade vc puder tirar umas fotos do suporte que segura a bomba eu agradeço, pois a polia da minha bomba não esta perfeitamente alinhada com a polia do virabrequim, e pelo que notei tem uma chapa a mais no suporte da minha....
490652
abraço

Oi amigo, tirei a foto e realmente parece que tem uma chapa soldada na sua a mais, veja a minha foto:

Endrigo Capobianco
27/01/2015, 11:51
490955
Essa é a foto que mencionei acima.
Caso precise de mais me avise.

drosssor51
27/01/2015, 12:22
Endrigo... que correria hein.... tô só de butuca...

ricarvalhal
27/01/2015, 14:12
Endrigo, muito obrigado, vc tirou a foto da posição exata que eu precisava !!!



Essa é a foto que mencionei acima.
Caso precise de mais me avise.

Endrigo Capobianco
29/01/2015, 15:12
Fui as compras:
491218
01 terminal longo esquerdo + 01 terminal curto:
491219491220
01 jogo de reparo para pinças de freio:
491221491222491223
01 par de amortecedores dianteiros:
491224
01 flexível dianteiro direito:
491225491226
01 jogo de embuchamento vertical:
491227491228491229491230
02 buchas da tesoura:
491231
04 rolamentos dianteiros:
491232
borrachas do tirante:
491233
02 bieletas:
491234
02 cilindros de freio traseiro:
491235491236
02 fluidos de freio DOT 03:
491237

Endrigo Capobianco
29/01/2015, 15:18
01 óleo hidráulico:
491238
01 cruzeta do cardam:
491239
graxa:
491240
Fora isso ainda foi incluído na lista:
01 correa do alternador + 01 correa da direção hidráulica
491241491242

Também será trocado isso:
491243491244491245491246
e o volante que já estava desmanchando eu mandei recuperar:
491247491248491249491250491251

Rodrigo Baratti
29/01/2015, 19:07
Legal esse trampo no volante, como foi feito?

drosssor51
29/01/2015, 19:13
Olha.... varios Ups...

Endrigo Capobianco
30/01/2015, 09:15
Legal esse trampo no volante, como foi feito?
Bom dia colega!
Então, inicialmente procurei aqui na minha cidade um volante original da "F" mas isso é praticamente mosca branca, então busquei na net e os que eu encontrei o preço estavam acima do que eu estava disposto a pagar, então fui até uma empresa de ônibus (dessas de transporte coletivo) e perguntei quem fazia a reforma dos volantes deles, já que sei que toda vez estraga os volantes dos ônibus, eles não compram um novo e sim o recondicionam.
Conversando com o rapaz que faz esse serviço de recondicionamento, acertado o preço eis o resultado que se vê acima.
Foi trocado toda borracha que fica no aro e colocada uma nova.
Fica a dica aqui, é só procurar as empresas de ônibus de sua cidade e ver quem faz esse serviço.

Endrigo Capobianco
03/02/2015, 13:51
Olá pessoal, segue mais alguns feitos da F:
Trocamos a cruzeta
491768491769491770491771491772
trocamos as buchas da barra estabilizadora
491773491774491775491776
trocamos o flexível de freio dianteiro e preparamos a troca do fluido
491777491778491779491780
fora essa trocas acima, também já foram feitas outras que não pude tirar a foto no momento pois não estava junto na ocasião.
Lembram que havia dito que teria que ir a tornearia para fazer embuchamento da tesoura, então:
491781491782491783491784491785
e fora isso descobriu-se que tinha que ser feito enchimento nas duas pontas pois os rolamentos ficavam patinando
491786

Endrigo Capobianco
03/02/2015, 14:12
Também foi substituído e concertado o filtro decantador
491792491793
491794491795

Thunder_ot
03/02/2015, 16:01
Parabéns Endrigo, o serviço está indo muito bem, caprichado.
Um gaúcho amigo meu, efemilzeiro doente, tinha me falado sobre esse embuchamento nas tesouras, você saberia dizer quando isto é indicado?
Abraços.

ricarvalhal
03/02/2015, 16:58
O embuchamento é feito quando há folga entre pino e bucha, não da alinhamento das rodas.


Parabéns Endrigo, o serviço está indo muito bem, caprichado.
Um gaúcho amigo meu, efemilzeiro doente, tinha me falado sobre esse embuchamento nas tesouras, você saberia dizer quando isto é indicado?
Abraços.

Thunder_ot
03/02/2015, 20:01
Valeu!
Obrigado.

Endrigo Capobianco
04/02/2015, 16:00
Ok, serviço quase concluído.
Bieletas instaladas bem como barra de direção com os terminais (longo e curto).
491916491917491918491919491920491921

drosssor51
04/02/2015, 21:15
Endrigo .... belíssimo serviço.....

Você poderia falar mais sobre aquele filtro que fica no chassis.... ?
é orginal?
é instalado entre a bomba alimentadora e o tanque?


a minha só tem no motor... e como nosso diesel é uma "belezura de buniteza" to pensando em previnir com um desse ai no chassis..

abç

ricarvalhal
04/02/2015, 21:56
drosssor, o filtro eh original sim, na verdade chama separador de agua. Assim tem um parafuso embaixo desse filtro que de vez em quando abre-se manualmente e escorre diesel + agua + sujeira ...

a sua deve ter tambem, fica no chassis lado interno esquerdo, atras da cabine e antes da roda traseira.....

Endrigo, ta ficando show ++++

abraco


Endrigo .... belíssimo serviço.....

Você poderia falar mais sobre aquele filtro que fica no chassis.... ?
é orginal?
é instalado entre a bomba alimentadora e o tanque?


a minha só tem no motor... e como nosso diesel é uma "belezura de buniteza" to pensando em previnir com um desse ai no chassis..

abç

Endrigo Capobianco
05/02/2015, 10:18
Bom dia amigos!
Mais uma etapa concluída da "F", agora as rodas com os pneus, antes gastos e cansados, beeemmm cansados, já carecas e as rodas cheias de ferrugem e oxidação.
49199549199649199749199849199949200049200149200249 2003492004492005492006492007492008

Endrigo Capobianco
05/02/2015, 10:24
Durante a reforma, tirando toda ferrugem, lixando, tampando os buracos antigos com solda e foi feito nova furação do lado oposto:
492009492010492011492012492013

e agora já reformada, pintada e com os Pneus 700x16 novinhos
49201449201549201649201749201849201949202049202149 2022

drosssor51
05/02/2015, 14:07
drosssor, o filtro eh original sim, na verdade chama separador de agua. Assim tem um parafuso embaixo desse filtro que de vez em quando abre-se manualmente e escorre diesel + agua + sujeira ...

a sua deve ter tambem, fica no chassis lado interno esquerdo, atras da cabine e antes da roda traseira.....

Endrigo, ta ficando show ++++

abraco

Rapaz..... a minha efe não tem esse filtro não... tenho certeza..
tem somente os dois do motor.. e uma peneirinha na bomba alimentadora... por isso to pensando em adicioná-lo... para melhorar a filtragem..

abç

drosssor51
05/02/2015, 14:10
As rodas ficaram bonitas por demais.... pneus diagonais..... em busca da originalidade....

Parabéns...

Endrigo Capobianco
05/02/2015, 17:02
Obrigado a todos pelos elogios, ao Drosssor51 sugiro colocar ou melhor ativar o filtro decantador, justamente para proteger e preservar a bomba injetora da sua "F".
Agora como a "F" ficou bonita de sapatinhos novos:
492052492053492054492055
e ela já com o sistema de freio refeito e as peças trocadas
492056492057
Os amortecedores traseiros trocados
492058492059492060

Endrigo Capobianco
06/02/2015, 15:06
Não pude tirar as fotos na hora que estava fazendo o alinhamento, cambagem e o caster pois em horário comercial trabalhando para poder pagar a reforma, mas o serviço já foi feito.
Agora levar para ver um vazamento de uma mangueira de combustível e devolver ao Funileiro para ele terminar o trabalho.
Se eu demorar agora para postar algumas fotos, entendam que a "F" está na funilaria e dependo do profissional.
Então até breve, se Deus quiser!

Endrigo Capobianco
19/02/2015, 11:35
Bom dia a todos amigos da "F"!
Mais um concerto necessário para a Fênix, que aos poucos ressurge do abandono que se encontrava.
49317049317149317249317349317449317549317649317749 3178493179
Estava vazando muito diesel por causa dessa peça danificada.
Onde era a malha de ferro, estava toda comida e a borracha rachada.

Endrigo Capobianco
13/03/2015, 16:15
Olá amigos 4X4!
Alguém sabe me dizer qual é o tom de prata que vai na F1000 1987? Existem vários tons, mas quero deixar ela o mais próximo do original, encontrei prata sargas, prata lunar, prata tungstênio, etc.
Logo, não mas preciso encontrar o tom correto para o prata e para o cinza também.
Quem souber me ajude, obrigado.

Patryk Laube
15/04/2015, 17:29
Ta Ficando linda... Estou prestes a começar a minha.. estava procurando o capo dela, pois vou mudar a frente dela pro original 4 faróis que nem a sua..

Zé V8
15/04/2015, 21:54
Olá amigos 4X4!
Alguém sabe me dizer qual é o tom de prata que vai na F1000 1987? Existem vários tons, mas quero deixar ela o mais próximo do original, encontrei prata sargas, prata lunar, prata tungstênio, etc.
Logo, não mas preciso encontrar o tom correto para o prata e para o cinza também.
Quem souber me ajude, obrigado.

Endrigo, o cinza da parte de baixo sei que é cinza tornado, agora o prata eu estou em dúvida se é prata stratus ou cinza pombo que é o prata das F1000 a alcool. Quando eu descobrir te informo, Ford abraço.

Edintruder
16/04/2015, 09:33
Essa F literalmente ganhou na loteria, pois estava em situação de quase ir para um desmanche!

Parabéns pelo empenho e capricho. Essa F1000 está ficando perfeita!

Patryk Laube
16/04/2015, 11:41
Continue Postando Fotos dela Amigo. Abraço

Coophamat
16/04/2015, 21:47
Esse pré filtro decantador é muito importante mesmo. Nós temos um trator muller tm14 que tem esse mesmo pré filtro. É impressionante a quantidade de água que é retida nele, as vezes com 50 horas de uso o trator já começa a apresentar os sinais de falta do diesel, basta tirar o filtro e constatar a quantidade de água que tem nele. Pena que no nosso trator não tem dreno, então quando enche de água temos que trocar esse filtro. Aqueles dois filtros que ficam do lado do motor estão sempre limpos, já que toda impureza para no pré filtro.

No mais parabéns pela restauração, está ficando muito bem feita.

ricarvalhal
16/04/2015, 21:54
Toda vez que completo o tanque, a cada 3 ou 4 semanas, eu dreno um pouco de diesel.... e sempre sai um pouco de agua e um po (tipo terra)....

Boa dica Coophamat !!!


Esse pré filtro decantador é muito importante mesmo. Nós temos um trator muller tm14 que tem esse mesmo pré filtro. É impressionante a quantidade de água que é retida nele, as vezes com 50 horas de uso o trator já começa a apresentar os sinais de falta do diesel, basta tirar o filtro e constatar a quantidade de água que tem nele. Pena que no nosso trator não tem dreno, então quando enche de água temos que trocar esse filtro. Aqueles dois filtros que ficam do lado do motor estão sempre limpos, já que toda impureza para no pré filtro.

No mais parabéns pela restauração, está ficando muito bem feita.

Patryk Laube
16/04/2015, 23:01
Rapaz. Ja troquei esse pre filtro da minha. Mas nao sabia que tem q drenar.. como é isso? da entrada de ar não?

Edintruder
17/04/2015, 12:49
Patryk, no filtro que usas tem uma tampinha de plástico rosqueada embaixo? Basta afrouxar a tampa e bombear.

Patryk Laube
17/04/2015, 16:23
Sim, tem sim.. Mas isso não da entrada de ar não? rsrs Tenho uma raiva quando minha fimil da entrada de ar... kkkkkkk

ricarvalhal
17/04/2015, 19:27
Patrik, estou falando sobre este filtro...

é so girar a tampa plastica que o diesel comeca a vazar.... ai não entra ar....pois o diesel vem do tanque...

abraco

499265


Sim, tem sim.. Mas isso não da entrada de ar não? rsrs Tenho uma raiva quando minha fimil da entrada de ar... kkkkkkk

Patryk Laube
23/04/2015, 15:16
Patrik, estou falando sobre este filtro...

é so girar a tampa plastica que o diesel comeca a vazar.... ai não entra ar....pois o diesel vem do tanque...

abraco
499265

Valew Amigo.. Vou fazer isso agora na minha... kkkkkk Troquei tem uns 6 meses ou mais e não sabia q podia girar essa pecinha.. kkk
Dever ter mais água do que Diesel... kkkkk
Obrigado Abraço

Endrigo Capobianco
18/05/2015, 17:39
Olá amigos 4X4!
A "F" continua internada na funilaria já que meu funileiro trabalha a passos de formiga e sem vontade, o que me deixa doido :screwy:!
Mas como ele mesmo me disse, quando ela sair vai parecer que saiu da concessionária.
Tomara, pois não vejo a hora!
Mas olhem como ela estava e está:

Endrigo Capobianco
18/05/2015, 17:44
502220502221502222
502223502224502225502226502227502228502229

bbmoro
18/05/2015, 22:30
muito bom! manda bala!
abraço

ricarvalhal
19/05/2015, 07:59
Muito bom.... assim tem espaço de sobra para qualquer conserto !!!!

Assim aproveita esta etapa e mexa onde precisar !!!

ricarvalhal
19/05/2015, 08:19
vi que vc não retirou o parabrisa, tenha certeza que não esta passando agua, senão é melhor passa a cola de parabrisa....

Patryk Laube
19/05/2015, 10:12
Ta ficando show.. mas funileiro enrolado é Pleonasmo.. kkkkk Quase todos são.. kkkkkk

Endrigo Capobianco
22/09/2015, 16:59
Já temos 04 (quatro) meses que não conversamos amigos 4X4!
Como disse o colega, funileiro enrolado é pleonasmo, mas acredito que seja até mais que isso.
Mas nos últimos meses algo foi feito, mas pouca coisa.
Conforme haviam me dito uma restauração vai: tempo, dinheiro e paciência . . . muuuita paciência!
Até hoje foi tirada as imperfeições da lataria (cabine) isso incluso retirar ferrugem e podres e alinhar as portas e para-lama.
Vejam as fotos:
512539512540512541
Falta bastante trabalho né!
Veja que o chassi assim como o motor ainda não foram pintados:
512542512543512544

Endrigo Capobianco
24/09/2015, 08:37
Bom dia!
Finalmente o funileiro encostou na carroceria . . . mas a cabine tá na mesma! :(
Vejamos algumas das fotos:
512689512690
Muitos podres, ferrugem e amassados:
512692512694512695
Depois de serrada a parte podre, cabe até o braço:
512696512697512698512699

Endrigo Capobianco
29/09/2015, 15:23
Boa tarde 4X4!
Umas das minhas preocupações é realizar o isolamento térmico acústico da cabine (assoalho, portas e teto), alguém conhece alguma página dentro do site de uma passo a passo de como devo proceder?
Atualmente ela está assim:
513023513024513025513026

Edintruder
29/09/2015, 23:14
Compra manta asfáltica, essas com alumínio por fora, e cola por dentro da cabine inteira. Podes colar por baixo da cabine também por fora, formando um sanduíche. Fica bom e reduz muito o ruído. na minha F1000 colei de baixo do painel até debaixo da janela traseira.

Endrigo Capobianco
02/10/2015, 10:48
Bom dia!
Agradeço a sugestão dada pelo Edintruder e aproveito para mostrar mais um pouco do antes e depois.
Antes a "F" com a frente enferrujada e com podres:
51331051331151331251331351331451331551331651331751 3318
Agora como ficou depois de retirada a ferrugem e podres:
513319513320513321513322513323513324

Endrigo Capobianco
02/10/2015, 15:22
As portas! A porta do lado direito estava quebrada na junção (colocarei as fotos desse problema depois).
Mas para ter uma ideia aqui está.
513353513354513355513356513357
Depois de retirado ferrugem, podre e corrigido as imperfeições.
513359513360513361513362513363

bbmoro
05/10/2015, 10:05
Que legal, Endrigo! Está ficando legal o trabalho!

Abraço

KevSanches
05/10/2015, 19:24
Tá ficando um trabalho realmente fantástico, meus parabéns. Como disse o Edin, essa F ganhou na loteria. Vai ficar sensacional.

Endrigo Capobianco
21/10/2015, 09:49
Bom dia a todos os amigos 4x4 e a todos que tem acompanhado essa constante luta e alegria que está sendo restaurar a F-1000 que foi de meu saudoso pai!
Na fase parachoque fez-se necessário serrar os antigos parafusos pois com o decorrer dos anos tornaram-se uma peça única, logo, eis os novos parafusos do parachoque:
514731
Não sei se lembram, mas como já havia dito quero deixar a "F" o mais próximo do original, apesar que se fugir um pouco será para embeleza-la.
O parachoque dianteiro já não era o original a muitos anos, assim como o paralama esquerdo, mas após uma longa procura em ferros-velhos encontrei:
514732514733
Retirado os parachoques o trabalho é lixar e deixar preparado:

514734514735514736514737514738514738

bbmoro
21/10/2015, 17:35
Endrigo,

Que legal o trabalho! To ficando ansioso pelo resultado tche!

Abraço!

ricarvalhal
22/10/2015, 08:07
Endrigo, aproveita e de uma revisão no sistema do acelerador ( o conjunto que vai preso ao motor) e acelera a bomba injetora, tire as folgas que ai a marcha lenta vai ficar redondinha, tanto com o motor quente e com o motor frio...

Endrigo Capobianco
22/10/2015, 14:26
Endrigo, aproveita e de uma revisão no sistema do acelerador ( o conjunto que vai preso ao motor) e acelera a bomba injetora, tire as folgas que ai a marcha lenta vai ficar redondinha, tanto com o motor quente e com o motor frio...

Ricardo boa tarde!
Gostei e me interessei em fazer essa revisão.
Procurei na internet e vi que você fez na sua mas não ensinou o passo a passo (início, meio e fim), mas se não for pedir demais teria como nos ensinar? Já que você passou pela experiência e pode falar das dificuldades e o que é necessário de peças, ferramental e cuidados.
Por favor utilize aqui para nos orientar e inclusive colocar as fotos (passo a passo):

Edintruder
22/10/2015, 14:56
Estou sempre de olho! está renascendo mesmo!

ricarvalhal
22/10/2015, 16:25
Endrigo,

não tem segredo, são 2 parafusos que seguram o suporte no bloco do motor, mas o cabo do acelerador que tem que tirar e mais uma ou duas hastes que vao até a bomba injetora, cuidado para não mudar a regulagem destas hastes, pois eu não sei o que acontece....

retirado o conjunto, tem que tirar a folga entre o pino e a haste... eu preciso tirar o meu acelerador pra fazer isso...

514922
não tem erro, só tem que achar um cara bom para trocar o eixo, ou encher com solda e depois usinar.... não sei qual a melhor maneira de fazer isso...


Ricardo boa tarde!
Gostei e me interessei em fazer essa revisão.
Procurei na internet e vi que você fez na sua mas não ensinou o passo a passo (início, meio e fim), mas se não for pedir demais teria como nos ensinar? Já que você passou pela experiência e pode falar das dificuldades e o que é necessário de peças, ferramental e cuidados.
Por favor utilize aqui para nos orientar e inclusive colocar as fotos (passo a passo):

Endrigo Capobianco
23/10/2015, 15:18
Olá 4x4!
Agradeço a todos que acompanham, opinam e me dão apoio moral para a conclusão dos trabalhos nesta restauração iniciada antes de 08/2014, digo antes pois inicialmente comecei realizando pequenos reparos na "F", contratado mecânico para faze-la funcionar, carga nas baterias, eletricista, dentre outras coisas.
Quando a “F” voltou a funcionar em minhas lembramças recordei da época em que meu saudoso pai me ensiou a dirigi-la, mostrando suas manhas e manias.
Nessa semana essas recordações foram ainda mais vivas quando encontrei fotos dessa época, isso a 20 ou 21 anos atrás, onde me dirigi com a “F” até uma obra de meu pai, fotografias tiradas inclusive por meu pai.
Nota-se que a FÊNIX estava inteirona:

514978514979514980

Ariel Baptista
29/10/2015, 00:33
515347
Linda F1000 amigo, tenho uma idêntica a sua, logo menos também irá pra reforma! Parabéns pela sua! Se precisar de alguma ajuda como informação sobre originalidade ou alguma outra coisa só dar um toke! Acompanhando aqui! Abraço!

Edintruder
29/10/2015, 10:35
Eu sou doido por esse modelo de F1000. Se eu conseguisse aliviar as finanças, seria algo que tenho vontade de comprar para fazer companhia para a Femil na garagem.

Matheus C.
29/10/2015, 12:43
Eu sou doido por esse modelo de F1000. Se eu conseguisse aliviar as finanças, seria algo que tenho vontade de comprar para fazer companhia para a Femil na garagem.

Edin, só atiçando, qual solução você daria para por um 4x4 nela? eixo das mais novas não da certo né? chassis são diferentes?

Edintruder
29/10/2015, 15:23
Matheus, dá sim, basta colocar o setor de direção das modernas na frente da travessa.

Mas o melhor mesmo será a alteração que que estou fazendo na minha F1000. Comprei tubo de aço 1020 de parede grossa, um eixo dianteiro de toyota bandeirante e vou fazer um eixo dianteiro rígido usando os munhões fechados da bandeirante e homocinéticas da bandeirante. Quanto a bola do diferencial podes usar um eixo traseiro igual ao dianteiro e montar virado de cabeça pra baixo. A suspensão farei igaul ao sistema do troller usando as molas e amortecedores da própria f1000.

Em breve abrirei um tópico sobre o eixo dianteiro rígido para a F1000.

Endrigo Capobianco
29/10/2015, 15:39
515347
Linda F1000 amigo, tenho uma idêntica a sua, logo menos também irá pra reforma! Parabéns pela sua! Se precisar de alguma ajuda como informação sobre originalidade ou alguma outra coisa só dar um toke! Acompanhando aqui! Abraço!

Olá Ariel,
Agradeço a você e a todos que estão acompanhando essa luta que está sendo restaurar a "F".
Na minha opinião essa combinação de cores foi perfeita para F1000.
Continue acompanhando e se der passe o seu e-mail.
Obrigado!

Matheus C.
29/10/2015, 15:47
Caramba, achei que fosse diferente os chassis. Não vemos muitas pq o valor deve compensar pegar uma mais nova e já 4x4.

Então, vi você falando desse eixo que está montando mesmo, vai ficar muito bom!
Sobre o tópico, estamos aguardando :pipoca:

Ariel Baptista
29/10/2015, 16:19
Show cara... entre em contato baptistaariel@gmail.com... se precisar algumas fotos de detalhes do interior e tals... Abraço!

Edintruder
29/10/2015, 16:34
Matheus, eu mandei umas peças para o torneiro. Assim que elas chegarem eu abro, senão demora muito.

Endrigo Capobianco
09/11/2015, 15:22
Olá pessoal, a luta para restaurar a "F" continua!
Havia dito que postaria o estado da porta do lado direito (passageiro) pois estava apodrecido na fixação que a prende as dobradiças da camionete.
Vejam:
516083516084516085516086516087

denadaisicari
16/11/2015, 09:57
Bom dia!
Finalmente o funileiro encostou na carroceria . . . mas a cabine tá na mesma! :(
Vejamos algumas das fotos:
512689512690
Muitos podres, ferrugem e amassados:
512692512694512695
Depois de serrada a parte podre, cabe até o braço:
512696512697512698512699

Olá! Parabéns pela reforma!! Estou em um projeto semelhante e tenho duvidas de como fixar a carroceria de metal. Você tem ideia de como é feito? Alguma foto deste seu processo?

Obrigado e sucesso!!

Endrigo Capobianco
19/11/2015, 10:54
Olá "denadaisicari", fiquei na mesma dúvida e fui perguntando a várias pessoas e a resposta foi unânime.
A carroceria da F-1000 quadrada (4 faróis) é fixada diretamente no chassi da "F" e presa por 08 (oito) parafusos da carroceria com porca travante.
Boa sorte e não desanime na sua restauração!

Endrigo Capobianco
19/11/2015, 11:06
Bom dia colegas 4X4!
Vamos falar sobre o capo da FEXIX.
O mesmo encontrava-se amassado, com ferrugem, torto e furado :cry:
Vejam só:
51686151686251686351686451686551686651686751686951 6870516868516871516872516873516874

Endrigo Capobianco
19/11/2015, 11:14
Nota-se que estava bem deteriorada mesmo pelo tempo e pelo tralho contínuo a que foi imposta.
Após os trabalhos iniciados começou a ficar assim, sem ferrugem, imperfeições arrumadas e buraco soldado e corrigido:
516875516876516877516878516879

Feito isso, hora de fazer os acabamentos:
516880516881516882

e como já havia dito e repito, estou fazendo uma restauração total, contudo decidi fazer uma customização na fase da pintura e praticamente foi apenas isso, que foi fazer um detalhe tipo GT na F1000:
516883516884516885
OBS: vejam que ela já está montada.

Edintruder
19/11/2015, 12:31
Uau! Ficou perfeito!

bbmoro
19/11/2015, 16:19
Baaaa, ta ficando muito legal!!! serviço caprichado!

Vendetta
20/11/2015, 13:31
olá endrigo, muito show essa reforma !
sou novo no forum, recentemente negociei a f-1000 que era do meu pai tbm(aguardando o aval do juiz, pois tbm está no inventário...é uma f-1000 turbo, mwm 4x2 Vermelha de 1985(mesmo ano do meu nascimento) interessante sua história até pela semelhança com a minha, acabo de vender meu antigo veiculo um punto 2014 sporting pra poder empreitar!
Assim que iniciar a reforma da minha vou criar um tópico passo á passo !
A minha f-1000 rodou até 2012 dai encostamos por ordem judicial e está lá parada sem ligar até então, o motor nunca foi feito, sempre foi bem cuidada pelo meu falecido pai!

A minha vou colocar pneus bf mud, e vou comprar rodas novas pq as atuais não dá mais!

Parabéns pela reforma e pela f-1000, é um carro old, mais que dura sim a vida toda!

Tem algumas dicas amigo? poderia informar o custo até o momento em tudo?

Endrigo Capobianco
23/11/2015, 10:36
Bom dia 4X4 e Vendetta!
Final de semana agitado mexendo na FÊNIX, mas vamos respondendo ao que o Vendetta perguntou.
Inicialmente te digo, veículo foi feito para rodar, então se a sua “F” está parada desde 2012 isso não é bom! Chame o mecânico de sua confiança e faça ela funcionar, pois com certeza as baterias já colaram placa, a minha para você ter ideia quando estava abandonada no quintal da casa de meu pai, me dava dó, pois na FÊNIX tenho várias recordações tanto de meu pai utilizando ela para trabalho como me ensinando a dirigir quando tinha 17 anos.
Questão de inventário é complicado, sei pois a FÊNIX ainda está no processo mas se eu não tivesse tomado a iniciativa de restaura-la, apodreceria, pereceria e viraria sucata pois ninguém teve essa iniciativa, mas assim que voltou a funcionar a viúva de meu pai logo cresceu os olhos, então de tudo que você gastar guarde os recibos e Notas Fiscais.
A minha iniciativa teve real início a 2 anos e 4 meses atrás, quando chamei um mecânico para fazer funcionar e de início realizei a troca de filtros e óleo do motor. No seu caso como você diz que está parada desde 2012, sugiro escoar o tanque (e se possível realizar posteriormente e limpeza do tanque) e colocar diesel novo; antes de dar a primeira partida desconecte a mangueira de ar (aquela que liga o filtro de ar com o motor) e aplique bastante lubrificante (spray) na câmara de admissão para aliviar o atrito inicial e deixe funcionando na lenta sem acelerar o motor; saia de vagar e vá proceder a troca dos filtros de combustível e motor e troque o óleo, aos poucos observe o que se faz necessário para deixa-la 100% e vá realizado.
Vendetta, não desanime e tenha bom ânimo.
Aguardamos a sua página aqui no site.
Endrigo.

Ariel Baptista
23/11/2015, 11:48
Show a F1000 endrigo! E Vendetta, muito ansioso pra ver uma f1000 com mud!!! Parabens!

Endrigo Capobianco
23/11/2015, 13:16
Só para atiçar o Vendetta na reforma da "F" dele e fazer uma customização se interessar na Vermelhona dele.
O capo customizado:
517116517117517118
A Vermelha pode ficar assim:
517119517120517121517122517123
ou ainda
517124517125517126

Endrigo Capobianco
24/11/2015, 12:55
Bom dia a todos os que acompanham minha página e essa restauração da "F"!
Finalmente retirei a FÊNIX da funilaria (50%) e postarei as fotos mais para frente, mas antes quero escrever como foi resgata-la do funileiro.
Como estava na funilaria a 1 (um) ano, precisei:
1) escoar o tanque de combustível;
2) colocar 12 litros (inicialmente) de diesel novo
517257517258

3) fez-se necessário baterias novas, já que as que estavam nela colaram placa
517261517262

4) procedi a troca dos filtros de combustível
5) completei o tanque e fui trocar o óleo do motor e filtro
6) para finalizar, uma passada na Casa das Borrachas e instalar as borrachas das portas e a borracha interna do teto solar, já que a externa não tinha e tive que comprar em Ribeirão Preto
517264517265517266

netão
24/11/2015, 15:02
Palmas, palmas!!!!!
Mantenha sempre atualizado o tópico.

Endrigo Capobianco
25/11/2015, 11:43
Bom dia a todos!
Hoje quero falar de dos problemas enfrentados após a retirada da FÊNIX de dentro da funilaria.
Percebi no painel de controles que tanto o indicador da nível de combustível como o da pressão do óleo do motor estavam com problemas (um não funciona e o outro vai direto para o número 6, mesmo a “F” estando desligada). Após mexe mexe, o do combustível é algum fio solto já que o funileiro desmontou a “F” inteira e isso vou resolver quando encostar a FÊNIX na Auto Elétrica para uma revisão completa (que ocorrerá semana que vem), já o da pressão do óleo do motor eu já sabia que se tratava da cebolinha (sensor) do mesmo, mas a esse fui a busca e virou novela, por quê?
Porque antes de encontrar o sensor correto acabei testando outros que nem marcar marcavam no painel (não mexia o ponteiro). Como assim? Simples, o mecânico instalou um (paralelo) e nada, outro e nada, então comprei o da marca VDO (1ª linha) e . . . NADA!
Por sorte encontrei na Morena Auto Peças aqui em Campo Grande o original FORD Motorcraft e o vendedor me disse que para as antigas F1000, F2000 e F4000, só mesmo o original é que funcionaria e marcaria corretamente. Dito e certo, agora está funcionando corretamente.
Vejam as fotos:
517354
agora com a nova instalada
517355517356

Endrigo Capobianco
25/11/2015, 11:45
Outra coisa, notei um barulho estranho tipo quando o rolamento está rajando, aquele som característico de rolamento pedido, implorando para ser trocado (vruummmm). Mas o som não vinha dos rolamentos das rodas pois troquei todos em fevereiro e a “F” saiu da oficina mecânica e foi direto para a funilaria e de lá não mais saiu até semana passada, logo, descartei de imediato essa hipótese.
Comecei a observar e percebi que vinha da Caixa de Câmbio (Marchas), o que me deixou super preocupado mas causava-me estranheza já que mandei trocar na época (fevereiro) os óleos do Câmbio e Diferencial (por medida de desencargo de conciência), acrescentando inclusive junto ao óleo, aditivo bardhal e molycote.
517357517358517359

Continuei observando e notei que o som só aparecia quando eu tirava o pé do acelerador e com ela engatada (qualquer marcha), se caso eu colocasse no ponto morto ou se estivesse acelerando o som desaparecia.
Fui consultar o mecânico e descobrimos que o parafuso que fixa/prende a luva do diferencial estava solto, consequentemente o pião vibrava na coroa e justamente isso ocorria pois quando aceleramos a F1000 o motor manda a força necessária para o deslocamento ao diferencial e o pião deve estar justo na coroa, mas quando tiramos o pé do acelerador e se houver folga (e estava solto o parafuso) o pião fica folgado na coroa e vibra, dando aquela impressão de que é rolamento (vruuummm – som vindo do câmbio).
Apertado o parafuso, desapareceu o som por completo.
517360517361

Coophamat
25/11/2015, 13:50
Endrigo, não sabia que você era de campo grande, acompanho desde o começo seu tópico e não tinha me atentado a esse fato. Quando precisar de uma ajuda e só dar um alô.

Endrigo Capobianco
25/11/2015, 14:22
CORREÇÃO
ONDE SE LÊ: ..., descobrimos que o parafuso que fixa/prende a luva do diferencial estava solto, ...
LEIA-SE: ..., descobrimos que a porca que fixa/prende a luva do diferencial estava solta, ...

Endrigo Capobianco
25/11/2015, 16:07
Endrigo, não sabia que você era de campo grande, acompanho desde o começo seu tópico e não tinha me atentado a esse fato. Quando precisar de uma ajuda e só dar um alô.

Mas com certeza vou precisar de ajuda Coophamat!
Aproveita e me passa seu contato (email ou whatssap).

Endrigo Capobianco
25/11/2015, 16:14
Hoje com o temporal que caiu aqui em Campo Grande fui ver o resultado da vedação do teto solar pois foram trocadas as borrachas (interna e externa) juntamente com as mangueiras de escoação e constatei que pingou um pouquinho dentro da cabine, mesmo com tudo novo.
O teto solar (que nada mais é do que uma basculante) da FÊNIX estava sem funcionalidade há muitos anos, pois entrava muita água dentro da cabine quando chovia então meu saudoso pai decidiu lacrar o mesmo.
Notem o que foi feito para lacrar o teto (parafuso + silver tape), além de estar bem queimado do sol e judiado, já que a “F” sofria as intemperies, umas vez que permaneceu muitos anos largada no quintal da casa de meu pai.
517383517384517385517386

Os lacres da parte de trás já não existiam sendo necessário refaze-los com veda choque.
Após feita a restauração dos lacres, pintado e instalado no teto, a tampa ficou assim (mas vou mandar pintar novamente na cor cinza grafite para ornar), juntamente com as borrachas instaladas:
517387517388517389517390517391

Após a chuva:
517392517393

PERGUNTO: alguém pode me dar uma dica de como vedar 100% esse teto, sem ser do jeito que pai havia feito (hehe)?

Lincoln4x4
27/11/2015, 10:07
Meu amigo!!! Que trampo massa..
Você faz parte do grupo da F1000 no whats?
Queria umas informações sobre sua restauração..

Algumas coisas, tenho quase certeza que já fez, mas não custa alertar.. trocou os coxins da cabine? Embuxamento das portas? Embuxamento dos molejos traseiro? Isso é muito chato de fazer depois que a camionete está toda montada..

Manda mais fotos.. muitas fotos!
Inspiração pra minha futura reforma.. kkkkkk
Me diz uma coisa, nos documentos, consta qual cor?

Abraço!

Endrigo Capobianco
28/11/2015, 13:25
Meu amigo!!! Que trampo massa..
Você faz parte do grupo da F1000 no whats?
Queria umas informações sobre sua restauração..

Algumas coisas, tenho quase certeza que já fez, mas não custa alertar.. trocou os coxins da cabine? Embuxamento das portas? Embuxamento dos molejos traseiro? Isso é muito chato de fazer depois que a camionete está toda montada..

Manda mais fotos.. muitas fotos!
Inspiração pra minha futura reforma.. kkkkkk
Me diz uma coisa, nos documentos, consta qual cor?

Abraço!

Olá Lincoln.
Ainda não fasso parte desse grupo no Whats, mas se você puder me adicionar o meu é 6781116828.
Sim, coxins da cabine trocados, já o embuchamento das portas segundo o funileiro não havia necessidade de mexer e quanto ao embuchamento dos molejos traseiros fui até loja de molas aqui em Campo Grande (na Zanardo) e o Jr. me disse que era para aguardar ela montada pois ao que parece terá que trocar a mola mestre alem dos coxins.
Aguardar para ver!

Evandro Grillex
30/11/2015, 13:09
Parabéns pelo empenho... aqui tamo criando coragem pra, ou começar a restaurar, ou vender de vez... kkkkk... o inventário aqui tá quase pronto tbm. Vc consegue passar uma idéia de quanto já gastou, principalmente em funilaria? Abraço!

Endrigo Capobianco
30/11/2015, 20:21
Parabéns pelo empenho... aqui tamo criando coragem pra, ou começar a restaurar, ou vender de vez... kkkkk... o inventário aqui tá quase pronto tbm. Vc consegue passar uma idéia de quanto já gastou, principalmente em funilaria? Abraço!
Evandro, boa noite!
Te digo uma verdade, se a sua "F" tem algum valor sentimental a você então não a venda mas sim restaure.
Não fique tão ligado a valores pois existem profissionais e aqueles que se dizem "profissionais".
Antes de contratar esse funileiro fiquei pesquisando durante uns 6 (seis) meses pois desde o início minha intensão era a de restaurar "a Fênix" e não fazer uma simples reforma.
Como está sendo feito um serviço completo dos pneus ao teto ainda não sentei para contabilizar tudo, mas já vendi meu carro e já fiz um empréstimo no banco para concretizar esse sonho em memória de meu pai.
Então Evandro, coragem, paciência e inicie a sua restauração e compartilhe conosco aqui no 4X4 essa sua jornada, pois estaremos felizes em te ajudar no que for possível.
Att
Endrigo

bbmoro
01/12/2015, 14:02
Onde exatamente entra água pelo teto? É pela fechadura?
Abraço

Endrigo Capobianco
02/12/2015, 10:39
Onde exatamente entra água pelo teto? É pela fechadura?
Abraço

Bom dia 4x4!

Bruno, ontem dei um banho na Fênix e dessa vez não entrou água, acredito que a borracha nova tenha acomodado melhor na lata apesar que no dia que entrou água caiu o céu em Campo Grande.
Veremos como ela irá se comportar daqui para frente.
Vlw
Endrigo

Evandro Grillex
10/12/2015, 10:36
Evandro, boa noite!
Te digo uma verdade, se a sua "F" tem algum valor sentimental a você então não a venda mas sim restaure.
Não fique tão ligado a valores pois existem profissionais e aqueles que se dizem "profissionais".
Antes de contratar esse funileiro fiquei pesquisando durante uns 6 (seis) meses pois desde o início minha intensão era a de restaurar "a Fênix" e não fazer uma simples reforma.
Como está sendo feito um serviço completo dos pneus ao teto ainda não sentei para contabilizar tudo, mas já vendi meu carro e já fiz um empréstimo no banco para concretizar esse sonho em memória de meu pai.
Então Evandro, coragem, paciência e inicie a sua restauração e compartilhe conosco aqui no 4X4 essa sua jornada, pois estaremos felizes em te ajudar no que for possível.
Att
Endrigo
Então Endrigo, provavelmente vamos restaurar sim. O bom que de mecânica a minha não tem muito o que fazer, é só lata mesmo. Mas vai demorar um pouco, infelizmente, não estamos podendo priorizar. Grande abraço!

Endrigo Capobianco
21/01/2016, 09:14
Bom dia pessoal, já algum tempo falei do teto solar (basculante) da F1000 que estava horrível, descascado, entupido e preso por parafuso e silver tape.
Mas o que ocorre. o descascado era falta de funilaria e pintura, agora tá novo, entupido pois as mangueiras já eram e como alternativa meu saudoso pai fixou com silver tape e parafuso. Mas não bastasse isso a parte interna estava começando apresentar pontos de ferrugem, vejam:
520738520739520743520744520745520746520747520748
Esse problema já foi resolvido, lixando e pintando para não mais enferrujar.

Endrigo Capobianco
21/01/2016, 09:24
SUPRESA AO LIMPAR A ÁGUA DO RADIADOR
Pois é pessoal, decidi dar um banho na "F" enquanto a carroceria não fica pronta e dentre a limpeza optei por trocar a água do radiador, escoando a que estava nela e colocar água nova (só água).
Mas encontrei uma surpresinha muito estranha no cano de baixo (inferior) que me deixou cabreiro!
Ah! Antes que me esqueça, meu pai reformou o radiador a uns 4 anos atrás, vejam as fotos:
520749520750520751520752520753520754520755520756

Juliano_SBO
21/01/2016, 17:13
Isso é borra.

Coloca um produto para dissolver tudo isso, roda um ou dois dias, depois abre o retorno do radiador, mete a mangueira de jardim na entrada do radiador e dá partida na F.

Deixa até sair água limpa. Depois enche o radiador com água e fluído específico. Não coloca só água não!

Rodrigo Baratti
22/01/2016, 04:40
Dentro da mangueira tinha uma mola para mantê-la "aberta" e não estrangular, com o tempo ela enferruja e quebra em pedacinhos.
Existem mangueiras mais rígidas que não tem essa mola.

[]'s

Endrigo Capobianco
25/01/2016, 23:24
Boa noite pessoal, mais uma etapa concluida na "F".
Desta vez o isolamento térmico e acústico:
PRIMEIRO OS MOLDES
521077521078521079521080
AGORA JÁ INSTALADO DESDE O TETO AO CHÃO
521081521082521083
521084521085521086521087
NÃO BASTASSE, AMIMEI E FIZ TAMBÉM O CAPÔ:
52108852108952109052109152109252109352109552109052 1096521097

Rodrigo Baratti
26/01/2016, 08:06
Qual o material que vc usou no capô?

Endrigo Capobianco
26/01/2016, 08:59
Qual o material que vc usou no capô?

No capô, feltro betumado e no teto e assoalho feltro comum.

ricarvalhal
27/01/2016, 08:03
Ficou bonito o forramento !

muita diferença no barulho dentro da cabine após a instalação ? e Preço do feltro comum e betumado é muito diferente ?

Feltro betumado é o que vem na parede corta fogo do lado do motor ?

Abraço


No capô, feltro betumado e no teto e assoalho feltro comum.

Edintruder
27/01/2016, 08:46
O resultado é fantástico. Chega a abafar de 15 a 20 decibéis. É bastante coisa.

Endrigo Capobianco
27/01/2016, 09:32
Bom dia a todos que acompanham esta página!
Respondendo aos questionamentos, sim a acústica melhorou significativamente, mas quanto ao custo total ficou na casa de uns R$ 300,00 de material (feltro, cola, pincel e estilete), mas não lembro agora de cabeça o valor exato, pois no assoalho foi usado um feltro de 8mm (vendido por quilo) e no teto um de 5mm (vendido por metro quadrado) e o betumado é um de 6mm (vendido por metro quadrado).
Agora resta concluir os trabalhos.

ricarvalhal
28/01/2016, 13:36
Valeu pela resposta e bom saber que melhorou o som dentro da cabine ! colocou nas portas também ?

o símbolo que vc colocou nas laterais "F-1000" ele é peça única ? eu comprei mas achei muito porcaria... o "F-1" é maior que o "000" e veio um pedaço de fita dupla face que não cobria toda a costa do símbolo....

Endrigo Capobianco
29/01/2016, 08:45
Valeu pela resposta e bom saber que melhorou o som dentro da cabine ! colocou nas portas também ?

o símbolo que vc colocou nas laterais "F-1000" ele é peça única ? eu comprei mas achei muito porcaria... o "F-1" é maior que o "000" e veio um pedaço de fita dupla face que não cobria toda a costa do símbolo....

Bom dia Ricardo!
Deixa te falar pois não respondi da última vez.
A diferença de preço entre o feltro comum e o betumado é pequena e sim o pessoal usa muito o feltro betumado na parede corta fogo, já nas portas não coloquei pois quando lavo a F-1000 percebi que entra água por ali, logo em dias de chuva forte ocorreria o mesmo e pode ser que com o tempo o feltro venha a ficar fedido por causa disso, por isso não coloquei.
Essa peça F-1000 é uma peça única e comprei na loja Multilatas aqui em Campo Grande-MS e é de boa qualidade.

Andrefb69
27/05/2016, 18:26
Endrigo, boa noite!
Estou em processo de estudo para reformar/restaurar minha F1000. Já terminou a sua? Poste algumas fotos, por favor! Tô embalado, mas sempre é bom pra dar mais coragem... Rsrs!

Patryk Laube
29/05/2016, 20:01
Boa noite pessoal.. Minha F ta saindo da reforma tb.. fiz a funilaria dela, agora vou trazer ela aqui ora casa para poder fazer a parte elétrica e de forração.. vou precisar de ajuda de vcs..
Uma pergunta essas rodas sua é 16 ou 15? Qual vc acha melhor?
Sua f ta ficando linda.. tem tempo que não posta fotos dela.. manda umas aí para podermos curtir..
Li aqui tb que tem um grupo no whatsapp para os amantes da F. Me adicione lá fazendo o favor. 033-991190650
Ford abraço

Edintruder
31/05/2016, 18:51
Aro 15 x 8 offset -25 ficam muito legais na F1000, sem dizer que aros 15 tem mais opções de pneus.

niettocvl
08/10/2017, 13:47
Minha F-1000 entra agua pelo teto e corre para os cantos traseiros assim molhando os bancos, ja verefiquei as mangueiras e todas nao estao entupidas, será que trocando as borrachas externas e internas podem ajudar a vedar??? ou preciso fazer mais alguma coisa??? Alguem pode me ajudar???

LUIZ170686
17/10/2017, 16:20
Seguinte, esse teto solar das F1000/4000 são problemáticos desde novos. EU até hoje não conheci alguém que tenha uma camionete dessas que o teto funcione perfeitamente e não entre água. Os que funcionam "abre e fecha" entram água e os que não entram água estão "lacrados".

A minha camionete tinha o teto lacrado com silicone porém com o sol ele ia se desgrudando e começavam as infiltrações pequenas nos banco e ate painel, dai fiz o seguinte:
Retirei o forro do teto em um tapeceiro, e mandei retirar o teto solar e refazer os locais que tinham podres (pequenos cantinhos) geralmente nas entradas das mangueiras de escoamento e nos dois cantos da parte da frente do teto já que a camionete é mais baixa na frente então a água sempre acabava parando ali e como não escorriam para lugar nenhum iam secando conforme a camionete ficava no sol e com isso acabou corroendo um pouco (nada muito grave, apenas algumas bolhas na tinta), revisei as mangueiras, coloquei borrachas novas paralelas já que as originais não acha mais e pintei o teto pra ficar com acabamento legal.
Porém na primeira chuva entrou água...

Eu notei o seguinte, primeiro ponto, a borracha que eu comprei tem espessura mais fina que a antiga original (arrisco dizer que poderia ter deixado a original pois a mesma com 28 anos de uso estava com espessura melhor que a paralela nova!), segundo que esse teto é muito mal feito ele não favorece um escoamento da água que entra e ainda por cima ele acumula muita agua nas canaletas e ai no meu caso era só fazer uma curva pra um dos lados que vc tomava um banho dependendo da chuva.
Bom ai como eu tinha tirado os possíveis pontos de corrosão e revisado ele certinho, comprei um silicone de para-brisa desses que cola muiiito e passei com espátula na borda do teto solar todinho. quem olha nem percebe que ele está lacrado, pois o teto é preto e o silicone tbm dai aparenta ser a borracha do próprio teto.

bom espero ter ajudado, pra mim só isso resolveu. E olha que eu andei muito atrás de fazer esse teto funcionar perfeitamente, mas não tinha acordo. se eu deixasse ele funcionando só poderia andar com a camionete nos dias de sol...pq chuva não dava.

Juliano_SBO
27/02/2019, 12:26
Bom dia!!! Como está a Efe?????