PDA

Ver Versão Completa : De olho numa Hilux SW4 4x4 3.4 24V - Dicas?



gnecchi
27/01/2006, 02:05
Pessoall,

Pretendo trocar meu carro de passeio por uma SUV e as alternativas que estou pesquisando são: Hilux SW4 3.4 24V ou Cherokee Sport 4.0 .... ambas automática à gasolina.

Possuo um Engesa Fase 3 que uso exporadicamente no dia/dia e para realizar passeios e trilhas Off-Road (nada muito hard), portanto a SUV seria para o uso diário e na maioria das vezes quem vai pilotar é a "dona da pensão".

Tenho preferência pela SW4, pois pelo que tenho pesquisado as SW4 são melhores conservadas do que as Cherokee Sport, entretanto a oferta de Cherokee Sport é absurdamente maior.

A SW4 que gostei está anunciada no Webmotors...
http://www.webmotors.com.br/Webmotors/ssCompra/pgBuscaUsadosDetalhes/pgBuscaUsadosDetalhes.aspx?cod=1990188&tipo=U

ano/modelo: 1998/1998 - 75.000km rodados
http://www.webmotors.com.br/_fotos/anuncioUsados/grande/199018820051020141535.jpg

http://www.webmotors.com.br/_fotos/anuncioUsados/grande/199018820051020141035.jpg


Antes de ir ver o carro estou pesquisando aqui no Fórum quais são os contras e os prós deste motor 3.4 24V à gasolina. Pelo que andei lendo por aqui, o maior incoveniente desta motorização é a dificuldade de se encontrar as peças de reposição e o consumo elevado desse motorzão.

Existe alguma diferença entre esse modelo e os demais em relação ao sistema de suspenção?

Colocar um kit gás nesse motor é fria? (li um relato aqui no Fórum de um proprietário que adaptou um kit gás numa 4runner e o resultado foi insatisfatório) :pensativo: :pensativo:



[]'s e obrigado por enquanto

Nando
27/01/2006, 20:33
Outro dia fiz uma viagem do Rio pra Buzios numa bem parecida com essa e com essa motorização. Minhas impressões:

1) o conforto é de outro mundo tanto para o motorista quanto para os passageiro
2) achei o motor fraco para um 6 cil... ele pucha bem mas demora pra retomar e pra acelerar
3) achei a suspensão meio boba, muito macia, não da muita segurança em altas velocidades (mais de 140). A suspensão mudou mais ou menos em 96, quando ela era identica a das Hilux pickups mais novas (com IFS) depois acho que as mudanças foram poucas.
4) gasta que é uma beleza.
5) pelo que me disse o dono a manutenção é quase nula, está com uns 150 mil e nunca deu oficina fora as revisões.
6) acho que botar um gas vai deixar ela muito xoxa....

Quanto a cheroka, é confortavel mas não chega ao pés da Hilux
Anda mais mas tb gasta mais
Da mais oficina que a Hilux e as peças são mais demoradas para chegar.

Luca
28/01/2006, 13:45
Gnecchi,

Acho qu o Nado mandou bem. Nunca andei em uma, então não posso falar com proriedade.
Em teoria, veja bem em teoria, diria que o carro deve ser um canhão em desempenho, pois um motor 3,4, multivalvulado deveria desempenhar muitíssimo bem. A suspensão dianteira dela, é McPhearson, ou seja, prá carros de série é de ótima qualidade. Muito melhor do que a que vem na minha SW, nas Rangers, e Blazers, por exemplo. Sedans germânicos de alto pedigree usam este mesmo projeto de supensão. A suspensão traseira é tão ruim quanto de qualquer SUV de eixo rígido.
Não dá prá comparar com Cherokee no quesito qualidade. Já foi bem discutida aqui a qualidade das Toyotas, e esta não deve fugir à regra. Peças? Concordo plenamente com o Nando.
Gás? Jamais. Resseca todos os retentores do cabeçote e dá desgaste prematuro nas válvulas. Fique fora. Aliás, nunca, repito nunca compre um carro que já tenha sido movido a gás.
Pague o preço da gasolina e seja feliz com sua nova amante. É cara, mas é boa.
Penso que ninguém aqui do fórum tem uma destas. Seria bom termos um testemunho.

Abraço

gnecchi
30/01/2006, 20:30
Nando e Luca,

Valeu pelas dicas.... irei pesquisar mais sobre as SW4 à diesel, pois seria uma boa opção apesar do seguro subir absurdamente :pensativo: :pensativo:

Não estou muito afins de ficar sócio do posto de gasolina.... já chega meu Engesa com motor 4.1 :mrgreen:


[]'s de olho numa SW4 97 ou 98 :wink:

Txsco
05/04/2006, 00:48
Olá gnecchi, temos uma 97 V6 aqui em casa. Compramos 0 km e até agora com 120 mil km só foram trocados os pneus (80k), amortecedores(90k), discos de freio e pastilhas(90k), bateria(110k, o carro só anda em estrada praticamente), velas(100k), correias(100k), óleos (motor a cada 5k e câmbio e diferenciais só aos 80k) e revestimento dos bancos (uso intenso :mrgreen: ). O carro é excelente, um conforto absurdo tanto para quem viaja na frente quanto atrás. Realmente ela é um pouco "lerda" para um V6, mas pode pisar que ela responde. Quanto ao consumo, a daqui de casa faz 7km/L na cidade e 8,5km/L na estrada com o ar e rodando de 120-160km/h, não acho muito já que a TR-4 faz quase a mesma coisa com um L4 ao acompanhar esse rítmo de viagem. Peças ainda não tivemos dificuldades de encontrar, a única queixa é que poucas delas estão disponíveis no mercado paralelo. E a v6 tem algumas diferenças para as outras Sw4, como os bancos dianteiros modelo "esportivo" (com abas laterais que abraçam mais o corpo), suspensão um pouco mais firme (não posso confirmar isso pois nunca andei em outra, mas foi um mecânico da Toyota quem me disse) e o teto-solar. Qualquer dúvida manda aí, quem sabe eu posso te ajudar :concordo:
[]'s

Aurélio
05/04/2006, 01:33
3) achei a suspensão meio boba, muito macia, não da muita segurança em altas velocidades (mais de 140). A suspensão mudou mais ou menos em 96, quando ela era identica a das Hilux pickups mais novas (com IFS) depois acho que as mudanças foram poucas.


Esse efeito "landau" das SW4 acaba se vc usar amortecedores Rancho :mrgreen:

GH
05/04/2006, 09:38
Aurélio,

Tenho um par de Ranchos 9198, saíram de minha Camper, são do modelo indicado para Dodge Ram e a turma usa nos Troller/Engesa/Camper, será que serve na SW4?

A fixação é por olhal, nas duas pontas.

Aurélio
05/04/2006, 10:18
Gustavo ,

Não servem, pois para as SW4 são parafuso na parte de cima e olhal na parte de baixo.
O catálogo de aplicações da Rancho, indica para as SW4 os seguintes amortecedores:
Trazeiros: RS-99187
Dianteiros: RS-99145

E por falar em substituir, esses shocks servem no Jeep?

[]'s

GH
05/04/2006, 10:37
Aurélio,

Servem no Jeep, sim, desde que ele seja mais alto que o original.
Você viu minhas outras dúvidas no tópico "catálogo para SW 2.8"?
Tô precisando umas dicas...

Aurélio
05/04/2006, 12:39
Gustavo Heck,

Vi e respondi
Voltando aos Rancho, quanto e onde mais alto?
Tá usando eles no Jeep?

[]'s

GH
05/04/2006, 13:56
Valeu, Aurélio!

Os Rancho eram da Camper e estão guardados.
Vou medir e depois posto aqui.

Aurélio
05/04/2006, 14:08
Gustavo,

Estou aguardando, amigão

[]'s

GustavoRisso
05/04/2006, 16:31
Senhores,
Esta tabela pode ajudar ... :concordo: ... sabendo o código Rancho fica fácil ... tem no próprio amortecedor ...
Hoje estou com um RS99012 ... :dance:
[]'s

Erich BH
11/06/2009, 01:21
Olá gnecchi, temos uma 97 V6 aqui em casa. Compramos 0 km e até agora com 120 mil km só foram trocados os pneus (80k), amortecedores(90k), discos de freio e pastilhas(90k), bateria(110k, o carro só anda em estrada praticamente), velas(100k), correias(100k), óleos (motor a cada 5k e câmbio e diferenciais só aos 80k) e revestimento dos bancos (uso intenso :mrgreen: ). O carro é excelente, um conforto absurdo tanto para quem viaja na frente quanto atrás. Realmente ela é um pouco "lerda" para um V6, mas pode pisar que ela responde. Quanto ao consumo, a daqui de casa faz 7km/L na cidade e 8,5km/L na estrada com o ar e rodando de 120-160km/h, não acho muito já que a TR-4 faz quase a mesma coisa com um L4 ao acompanhar esse rítmo de viagem. Peças ainda não tivemos dificuldades de encontrar, a única queixa é que poucas delas estão disponíveis no mercado paralelo. E a v6 tem algumas diferenças para as outras Sw4, como os bancos dianteiros modelo "esportivo" (com abas laterais que abraçam mais o corpo), suspensão um pouco mais firme (não posso confirmar isso pois nunca andei em outra, mas foi um mecânico da Toyota quem me disse) e o teto-solar. Qualquer dúvida manda aí, quem sabe eu posso te ajudar :concordo:
[]'s
Olá Junior.

Sua viatura era automática ?
Pretendo adquirir uma Hilus SW4 6 cil 24 v automática 98/98. Achei uma aqui em bh com 95.000 km, cor preta, com teto solar, toda inteira por R$34.900,00o a respeito deste carro. Qual o consumo em cidade e estrada, ambos com ou sem carga. Já fui ver o carro. Trocar a bateria que esta arriada e uns detalhes bôbos. Pneus em bons estados. Gostaria muito de algumas dicas. Só conheço a hilux sw4 98/98 2.7 16 v. Temos uma aqui em casa. Pretendo trocar minha parati 1.8 completa 2000/2001 nesta viatura v6. A minha entra na troca.
Agradeço a colaboração

Abraços

Erich

Santa Bárbara
01/09/2009, 20:07
Falando em SW4 V6...há uma 94/94 3.0 V6 12v à venda numa agência...
A aparência está bonita...
Estou com vontade de fazer um test-drive nela amanhã só para ver como é que é.

Alguém aqui tem uma dessas ?
Será que o consumo é alto...peças já não se encontram mais...e por aí vai ?

Sergio SW4 98
02/09/2009, 15:56
Olá
Vou contar um pouco de minha experiencia com minha 3.4 v6 1998.
comprei por 30 mil em fevereiro de 2009 (estou com ela há 6 meses).
Já gastei 7 mil nela. O essencial foi:
-correias 1400 (toyota),
-discos e pastilhas 380,
-par de amortecedores tras 260 (original toyota),
-bucha de bandeja 26, que logo depois foi trocada por original de 200 (toyota). A mao de obra foi em dobro (250),
-buchas da fixação da caixa de direção 400,
-filtro de gasol. (paralelo) e bomba (bosch adaptada) 680,
-radiador paralelo novo 1250,
-velas 220,
-o resto das buchas das bandejas inferiores diant (3 peças) 600 (toyota),
-rack de teto "long life" 400 ( paralelo necessitou de um ajuste)
e outras coisas mais...Ufa! Acho que precisava desabafar com alguem...pra quem gosta, é um prazer arrumar o que pode ser melhorado.
Tive duas Pajero 7 lugares uma à gasolina e outra à diesel. Desculpem os amigos do diesel, mas eu ficava muito preocupado em controlar se saia muita fumaça da diesel e se estava perdendo performance no Turbo.
Comprei a SW por causa do seguro mais barato e do cambio automático da SW à gasolina.
Faz 5,5 na cidade e 7 na estrada. A tração 4x4 engata que é uma beleza, já nas Pajero era um sufoco voltar a 4x2.
Já rodei em 6 meses mais de 15.000 km e estou muito satisfeito.
Um abraço

Tadi
02/09/2009, 18:31
Esse efeito "landau" das SW4 acaba se vc usar amortecedores Rancho :mrgreen:
Esse efeito ''landau nas sw4'' como vcs falam tem solução. Use somente os amortecedores originais que são a gas e oleo e tambem existem 4 braços na suspensao traseira (dois superiores e 2 inferiores) que folgam as suas buchas. Troque as buchas e vc resolve isto.

Alfranger
24/03/2010, 23:37
Comprei uma c/ 82.000 km V6 ano 98 em dez/09 e gastei 6000 latinhas para deixar zero - correias, amortecedores, besteiras de suspensão, todos fluidos, pastilhas, 4 pneus 265/70 r16 AT.
Saí da dor de cabeça diária depois de rodar 2 horas/dia numa hilux diesel 3.0 para o silêncio delicioso do V6 (consigo escutar Vivaldi baixinho...).
Conforto, luxo, motor potente e esperto, felicidade da família sem virar pipoca saltitante na segunda classe - rsrsrs.
Ponto negativo? 8km/l misto estrada/cidade. Tudo tem seu preço, mas o balanço é muito favorável!

Sergio SW4 98
30/07/2010, 14:20
Esse efeito ''landau nas sw4'' como vcs falam tem solução. Use somente os amortecedores originais que são a gas e oleo e tambem existem 4 braços na suspensao traseira (dois superiores e 2 inferiores) que folgam as suas buchas. Troque as buchas e vc resolve isto.
Pois é depois de remexer a frente toda, trocar os 4 amortecedores, reparar a caixa de direção R$900 (estava começando a vazar), cheguei a conclusão do efeito "landau". As buchas das barras da traseira estavam desgastadas (quatro barras). Foi embuchar e pronto, ficou tudo perfeito. Acabo de fazer SP Porto seguro - BA sem problemas!

righi
30/07/2010, 23:55
naverdade já tive 3 cherokee sport 97 e agora tenho uma sw4 97. Se vc quiser maior custo beneficio, durabilidade, confiança no carro, (acho que ta bom ne?) , vai de sw4, agora qto a conforto,motor, e leveza de estar dirigindo como em um carro pequeno masem um carro gigante,vai de cherokee sport, o propblema é que vc precisa ser socio de umposto. O barato da cherokee vicia, eu nempasso perto se nao compro outra.

LuizSchmitz
20/08/2012, 22:48
Olá gnecchi, temos uma 97 V6 aqui em casa. Compramos 0 km e até agora com 120 mil km só foram trocados os pneus (80k), amortecedores(90k), discos de freio e pastilhas(90k), bateria(110k, o carro só anda em estrada praticamente), velas(100k), correias(100k), óleos (motor a cada 5k e câmbio e diferenciais só aos 80k) e revestimento dos bancos (uso intenso :mrgreen: ). O carro é excelente, um conforto absurdo tanto para quem viaja na frente quanto atrás. Realmente ela é um pouco "lerda" para um V6, mas pode pisar que ela responde. Quanto ao consumo, a daqui de casa faz 7km/L na cidade e 8,5km/L na estrada com o ar e rodando de 120-160km/h, não acho muito já que a TR-4 faz quase a mesma coisa com um L4 ao acompanhar esse rítmo de viagem. Peças ainda não tivemos dificuldades de encontrar, a única queixa é que poucas delas estão disponíveis no mercado paralelo. E a v6 tem algumas diferenças para as outras Sw4, como os bancos dianteiros modelo "esportivo" (com abas laterais que abraçam mais o corpo), suspensão um pouco mais firme (não posso confirmar isso pois nunca andei em outra, mas foi um mecânico da Toyota quem me disse) e o teto-solar. Qualquer dúvida manda aí, quem sabe eu posso te ajudar :concordo:
[]'s

Txsco vc pode me ajudar a encontrar peças da Hilux?!, tenho um modelo igual o seu, adquiri a pouco tempo e o antigo dono nao cuidava dela, estou arrumando ela e nao encontro o um bico injetor e nem o regulador de pressao. só na toyota achei, q por sinal é muito caro la. Tenho uma duvida tambem, vc q tem ela a mais tempo ou outra pessoa ai q pode me ajudar, queria saber se o nome desse modelo 3.4 v6 24v gasolina é 4 runner nos EUA, e se nos catalogos do brasil devo procurar por 4runner tbm, pq nao acho a hilux sw4 3.4 v6 24v nos catalogos de pecas, só acho a 4runner com essas caracteristicas de motor.
Obrigado pela atencao
abracos

geovanih
21/08/2012, 20:12
Olá LuizA sw4 é a 4runner sim. Olha meu avatar, fotinho do tapete. :) Em USA tem 2 ou 3 modelos diferentes, que mudam a perfumaria e os tipos de tração.Por aqui, a diferença da diesel acho que fica no cambio e motor, o resto é igual.É unanimidade, quer ter uma viatura confiável, compre peças toyota. O mais fácil é procurar peças pela referência. Faça um cadastro no www.toyodiy.com e tenha isso.Acredito que as concessionárias te consigam tudo, mas tem seu preço. Tem o tópico fixo sobre revendas de peças.Por enquanto não tive grandes gastos, no brasil comprei apenas lubrificantes e articulação axial.Os filtros compro na RockAuto Auto Parts (http://www.rockauto.com). Pretendo comprar velas no ebay e o kit da correia comando http://www.toyotapartszone.co (http://www.toyotapartszone.com/)mAbraço

LuizSchmitz
21/08/2012, 23:05
Geovani muito massa, voce me ajudou, muito obrigado. Falei com minha irma que esta nos EUA e ela vai me mandar as pecinhas que preciso. Achei muitooo barato, comprei um regulador de pressao(brasil : 980,00 e la vai pedrada, no http://www.toyotapartsbarn.com/Toyota/1997/4Runner/Parts/1997-Toyota-4Runner.shtm dos EUA 140$, comprei no ebay por 100$ uma nova), hoje a tarde fiz a cagada de comprar na toyota uns aneis que cada um custava 12 reais, eram 18 aneis de borracha. Comprei no paralelo um bico injetor paguei 180 reais(toyota 1380 R$), fui ver no site só pra me arrepender (quase chorei 120$), e as velas que voce tambem quer comprar é apenas 2.60$, aqui no brasil o jogo 200 reais.
Bom, agora eu ja sei onde comprar quando eu precisar cuidar da minha 4runner branquela. Esse site ai é legal pq tem o mapa das peças dela. Agora o amigo da minha irma vem segunda feira para o brasil e vai trazer as peças, muito grato pela sua ajuda.
Sou novo nessa parada mas vou conseguir gastar com tudo isso menos de mil reais pra arrumar minha Toyota.
Obrigado Geovani, e se vc precisar de algo, eu o ajudarei com muito prazer!
Abraço!!!

Andre Canario
21/08/2012, 23:24
Os filtros compro na RockAuto Auto Parts (http://www.rockauto.com). Pretendo comprar velas no ebay e o kit da correia comando http://www.toyotapartszone.co (http://www.toyotapartszone.com/)mAbraço[/QUOTE]

Fala geovani blz?

Cara... nao compro mais filtros na Rockauto... achei no Brasil por R$18,00 e se nao me engano, é o mesmo do corola 1992 (PH3614).
Filtro de ar to comprando na Eletrocar em SP a R$72,00 cada
E correia dentada, pode comprar o kit completo da Goodyear na Rockauto, ja vem com os esticadores, a minha ja tem 60.000 km e é so alegria.

abração

geovanih
23/08/2012, 12:21
Tudo bem Andre

Sabe que na última troca de óleo que fiz, o cara disse que era o mesmo filtro corolla. Não levei muita fé porque ele não olhou referência, disse isso só de olhar o filtro (aparentemente pra mim é tudo igual)

É essa eletrocar aqui? Eletrocarsp Auto Peas para Veiculos Pickups e Vans Nacionais e Importados (http://www.eletrocarsp.com.br/loja/loja-184756)
Não achei o filtro de ar

Abraço

Andre Canario
24/08/2012, 13:52
É essa eletrocar aqui? Eletrocarsp Auto Peas para Veiculos Pickups e Vans Nacionais e Importados (http://www.eletrocarsp.com.br/loja/loja-184756)
Não achei o filtro de ar

Abraço

Essa mesmo... olha ai como achei:

Filtro De Ar - Hi Lux 3.4 V6 24v Gasolina 96 } - R$ 72,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-429961042-filtro-de-ar-hi-lux-34-v6-24v-gasolina-96--_JM?redirectedFromParent=MLB237360621)