PDA

Ver Versão Completa : Troca de tambor de freio - será que dá?



Mauro B.
07/01/2004, 00:12
Olá pessoal !!! :D

Eu tenho um cj5 do ano de 1960. Ele tem os eixos canela fina, sendo que o traseiro tem aquela porca na ponta.

Esta semana, fui calçar meu jipe com pneus grandes (295/75 R16). Instalei eles em minhas rodas mangels, que já tem o off-set negativo (mas não sei quanto).
Bom, na frente, sua instalação ocasionou a diminuição do esterçamento. Até aí nada de mais. O problema maior foi atrás: os pneus não giram porque esbaram nos feixes traseiros, já que eles estão por fora do chassis!! :shock:

Ainda não quero jogar os feixes para dentro, ou seja, a solução é jogar a roda mais pra fora. Não é muita coisa. Uns 2cm já dá espaço! :wink: E se afastar isso na frente tbm, já ganho um pouco de esterçamento. :P

Bom, poderia mandar um torneiro deixar o off-set mais negativo ainda. Mas deixo esta opção para depois, por causa do preço meio alto. Espaçadores de roda nem penso, pois são muito caros. :oops:

Vejam no que pensei: os tambores de freio do meu jipe estão por dentro do cubo de roda. Os modelos mais novos que ele vieram com tambores de freio por fora do cubo. Se eu trocasse meus tambores de freio pelos dos modelos mais novos, as rodas seriam jogadas para fora a espessura do novo tambor, que acho que deve ser ir de 1/4" até 3/8". É pouca coisa, é verdade, mas eu ainda teria a vantagem de não ter, nunca mais, que desmontar o cubo de roda para poder mexer ou apenas ver como estão os freios, seja só para limpar!!! O que realmente é um saco! Agora, com esses novos tambores, é só dar uma batidas no tambor que ele sai fora, e vc tem acesso direto aos freios! :wink:

Depois de feito isso, eu faria um anel de uns 3/8" de espessura, que colocaria entre a roda e o tambor, para afastar um pouquinho mais os pneus... :) Feito depois de feito isso ainda não for o suficiente, ou eu colocaria os feixes traseiros para dentro denovo, ou mudaria o off-set...mas daí é depois! :roll:

A dúvida é a seguinte: é possível essa troca??? É só achar uns tambores destes e colocar no lugar??? :?: :?: :?:

OBS: abaixo, os desenhos dos dois tipos de tambores para jeep's! Por eles, parece que é praticamente tudo igual e não teria problema...mas na prática, eu não sei....os tambores a gente acha uns usador por aí e os aneis são baratinhos

[]'s

ribon
07/01/2004, 07:06
Mauro,

Não seria mais fácil usar espaçadores?

Abraço.

Mauro B.
07/01/2004, 11:31
Não seria mais fácil usar espaçadores?
Fala Ribon !!! :D

Sim, claro, mas é que trocando os tambores, eu terei a vantagem de não ter que desmontar o cubo para mexer nos freios! E isso pra mim é uma grande vantagem :wink: Os espaçadores são muito mais práticos, é só chegar e botar. Porém são caros e não modificaria a porcaria que é esse sistema de ter que desmontar o cubo para ver os freios....se for pra fazer algo maior, daí penso em mexer no off-set! :P
Eu queria saber mesmo é se estes tambores são intercambiáveis! O fato dos pneus não caberem deu o impulso para essa modificação que eu já queria fazer a um tempo...mas só agora surgiu uma necessidade maior disso! :D Ou seja, unindo o útil ao agradável! :wink:

[]'s

leopoldo
07/01/2004, 13:07
Bom dia Mauro,

Essa modificação é possível, só que atente para os detalhes:

O cubo antigo, êsse que voce possui, não tem a guia do tambor pelo lado externo, assim você precisaria levar a um torneiro para êle usinar a guia piloto para o tambor de forma que não permita ao mesmo girar fora de centro, a menos que a guia produzida pelos próprios prisioneiros de roda garantam a centralização da panela.

Eu sugiro a instalação dos prisioneiros da F-1000 com roda de liga leve, pois sendo mais compridos poderão, quem sabe, garantir essa centralização sem a necessidade de usinagem da guia.

A vantagem de usar os prisioneiros da F-1000 é que permite a instalação de um espaçador de até 10 mm entre a roda e o cubo.

Qual a roda que voce está usando???

Roda de aço ou de liga?

Já Pensou em colocar um kit de flutuante?????

Ah!, quase esquecí:
Você vai ter que colocar também um espaçador entre a flange do eixo e o espelho pois senão as lonas não acoplam 100% ao tambor a dentro.

Giovani
07/01/2004, 18:42
O cubo antigo, êsse que voce possui, não tem a guia do tambor pelo lado externo, assim você precisaria levar a um torneiro para êle usinar a guia piloto para o tambor de forma que não permita ao mesmo girar fora de centro, a menos que a guia produzida pelos próprios prisioneiros de roda garantam a centralização da panela.
Eu sugiro a instalação dos prisioneiros da F-1000 com roda de liga leve, pois sendo mais compridos poderão, quem sabe, garantir essa centralização sem a necessidade de usinagem da guia.
Ah!, quase esquecí:
Você vai ter que colocar também um espaçador entre a flange do eixo e o espelho pois senão as lonas não acoplam 100% ao tambor a dentro.

:D Grande Mauro!!!

:D O Leopoldo está certíssimo! Apesar dos desenhos, que mostram algumas peças iguais, como os espelhos, estes são mais para o lado do centro do eixo, o que deixa o tambor pegando só em parte da lona de freio.
Outro detalhe é o diâmetro externo do cubo, na parte onde vão os prisioneiros. Os mais antigos têm um diâmetro maior, apesar da furação ser a mesma... Com freios à disco, é preciso tornear os cubos antigos, para que o disco encaixe, talvez com o tambor aconteça o mesmo. :wink:
:D Esses tambores têm às pencas por aqui... O pessoal joga fora mesmo! Já não pensou em partir logo para um freio à disco???? :wink:
[]'s

Mauro B.
09/01/2004, 00:52
Oi pessoal !!! :D


Qual a roda que voce está usando???
Roda de aço ou de liga?
É de aço. É aquele modelo comum mangels triangular. Tem aos montes por aí! Pq? :?:


Já Pensou em colocar um kit de flutuante?????
Pois é, transformando em flutuante, aquele espaçador entre a flange do eixo e a manga já afastaria a roda...o problema de fazer isso é o preço... :cry: Era sobre esse afastamente que vc quis se referir??? :?:


Já não pensou em partir logo para um freio à disco????
Cai no mesmo problema acima...Eu queria fazer uma coisa que ficasse bem barata. Freio a disco é ótimo, mas ainda não é hora :oops:


O cubo antigo, êsse que voce possui, não tem a guia do tambor pelo lado externo, assim você precisaria levar a um torneiro para êle usinar a guia piloto para o tambor de forma que não permita ao mesmo girar fora de centro, a menos que a guia produzida pelos próprios prisioneiros de roda garantam a centralização da panela.

Outro detalhe é o diâmetro externo do cubo, na parte onde vão os prisioneiros. Os mais antigos têm um diâmetro maior, apesar da furação ser a mesma... Com freios à disco, é preciso tornear os cubos antigos, para que o disco encaixe, talvez com o tambor aconteça o mesmo.
Xiiiii.....se tiver a necessidade de se fazer esses serviços de torno, acho que daí não valeria a pena.....se bem que o serviço é relativamente simples, talvez o torneito cobrasse pouco...não sei, acho que o melhor é pegar os tambores primeiro e ver a necessidade! :roll:


Eu sugiro a instalação dos prisioneiros da F-1000 com roda de liga leve, pois sendo mais compridos poderão, quem sabe, garantir essa centralização sem a necessidade de usinagem da guia.
A vantagem de usar os prisioneiros da F-1000 é que permite a instalação de um espaçador de até 10 mm entre a roda e o cubo.
Com os prisioneiros originais a gente consegue colocar um espaçador de 8mm pelo menos. Só vendo na hora....valeu a dica, eu não sabia que se encaixavam no jipe, e nem que eram mais compridos! :P Bom, se precisar tornear para diminuir o diâmetro, tornear para fazer a guia, e colocar os prisioneiros da F-1000, eu desisto da idéia! :? Dái eu apenas mudava o off-set das rodas e seguia com os tambores por dentro assim mesmo, até o dia em que eu definitivamente me encher o saco de ter que tirar o cubo para olhar os freios... :evil:


Ah!, quase esquecí:
Você vai ter que colocar também um espaçador entre a flange do eixo e o espelho pois senão as lonas não acoplam 100% ao tambor a dentro.

Apesar dos desenhos, que mostram algumas peças iguais, como os espelhos, estes são mais para o lado do centro do eixo, o que deixa o tambor pegando só em parte da lona de freio.

Putz...o espelho tbm é diferente....droga! :cry: E se eu conseguir o conjunto espelho e tambor, será que dá sem precisar de espaçador nenhum???

A respeito do espaçador entre a flange e o espelho, eu tenho dúvidas: Não é o espelho que "aperta" o rolamento da roda, segurando ele no lugar??? Taí o desenho.... :!: Eu teria que fazer então um espaçador com o diâmetro interno igual ao do espelho???? É isso??? Acho que esse espaçador seria fino, já que o tambor novo já "entra" um pouco... :roll:

[]'s

leopoldo
09/01/2004, 21:30
Mauro,

O espelho é o mesmo, só que quando você coloca a panela 1/4 para fora, o espelho tem que ir junto 1/4 , senão um pedaço das lonas ficam aparecendo entre o vão do espelho e a panela!!!!!

Então você tem que colocar um anel espaçador entre a panela e a flange do eixo de forma a puxar a cota tanto quanto a panela "saiu".

Ah! e muito importante.....

O diâmetro interno do espaçador entre a flange e o espelho garante a fixação da capa do rolamento

Mauro B.
14/01/2004, 01:40
O espelho é o mesmo, só que quando você coloca a panela 1/4 para fora, o espelho tem que ir junto 1/4 , senão um pedaço das lonas ficam aparecendo entre o vão do espelho e a panela!!!!!
Olá Leopoldo !!! :D

Tudo bem, eu entendi isso. Acontece que eu não vou utilizar o mesmo tambor, e sim o outro tipo, que é diferente! Dá para se ver na figura abaixo que a parte central dele é projetada para o lado de fora, deixando a região onde as lonas atritam na mesma posição (ou quase) que o tambor antigo! A linha vermelha que eu fiz mostra que o término da região de atrito dos dois tipos de tambor estão á mesma distância do espelho, anulando a necessidade de um espaçador. Porém, de acordo com o Giovani, ele disse que ainda há uma pequena diferença, e que terei que colocar um espaçador de uns 3mm somente! :P

Bom, a parte principal da modificação já está esclarecida. Agora, eu queria saber: alguém já fez isso ou sabe de alguém que fez???? Seria muito bom saber isso, para saber com certeza tudo que precisou ser feito (torneiro, espaçador...), ou seja, tudo mastigadinho!!! :D

[]'s

fpandur
14/01/2004, 09:02
Olá Maurão !!!

Vi sua mensagem em PVT e vim dar uma "olhada" neste tópico. Eu estou na mesma situação que você: estou de saco cheio de arrancar o cubo apenas p/ limpar os freios ... :evil: :evil:

Outro dia tive a oportunidade de comparar os 2 cubos e pelo que pude perceber, basta dar um passe do lado de fora do modelo antigo, criando um anel p/ centrar a roda. O modelo antigo é bem mais espesso que o modelo novo, portanto sobra material suficiente.

Depois disto, vai ter que trocar as campanas, já que como você citou na última mensagem, a do modelo novo é mais "bojuda", p/ poder ser colocada por fora e ficar no lugar correto em relação às lonas.

Pelo que pude ver é apenas isto, nem precisa trocar os prisioneiros de roda. Quero ver se no mês que vem faço essa modificação e espero dizer adeus a ter que usar sacador especial p/ ter apenas de limpar os freios após uma trilha ... :wink: :wink: :wink:

Ah, ia me esquecendo: no modelo novo, a campana é presa ao cubo por 3 "parafusinhos". Na verdade, nem sei se precisam deles, visto que a roda vai por cima e trava todo o sistema, mas se quiser seguir à risca o sistema original, marque a furação da campana no cubo, faça os 3 furos, passe um macho na medida e boa ! :wink:

Abraços !

leopoldo
14/01/2004, 12:05
Mauro,

Eu já ví isso num CJ2a 1949, mas como eu disse, uma parte das lonas aparecia entre a panela e o espelho; embora o jeep tivesse sido equipado com o freio traseiro do landau.

Meu conselho:

Começe a modificação e depois, a arruela de ajuste do afastamento do espelho, você calcula, pois não é complicado a montagem e desmontagem.

Sobre os pequenos parafusos que prendem a panela ao cubo, esqueçam, eu nunca usei. Nem sei porquê o eng projetou isso.

Mauro B.
15/01/2004, 02:45
Olá Flávio e Leopoldo !!! :D

Oba! Mais dicas! Tá ficando cada vez melhor! Vou seguir mesmo o que vc disse Leopoldo: deixar por último o espaçador! :P

Flávio, não se esqueça de escrever tudo aqui depois que vc fizer, hein! Lembre-se os detalhes! :shock: 8) Eu tbm só iria começar mês que vem, quando entrasse em férias! 8)

[]'s

Mauro B.
08/03/2004, 01:03
Oi pessoal !!! :D

Essa mensagem é só pra avisar que resolvi o problema dos pneus que batiam nos feixes alterando o off-set das rodas no torneiro. O trabalho é bem simples: arrancar a solda original, deslocar o espelho da roda, centrar direito e soldar novamente na posição desejada.

Minhas rodas são Mangels modelo triangular 16x8". Os espelhos foram deslocados 30mm para dentro do aro, sendo que ficaram com offset -30.

Só que....o torneiro não fez direito. :evil: Depois de montar os 5 pneus, fui andar com o jipe e notei que todas as rodas estavam "bamboleando"! :shock: Não teve jeito, retirei todos os pneus novamente a mandei o torneiro refazer o serviço. Ele está pra me entregar as rodas nessa semana, mas acredito que dessa vez ele acerte...espero! :P

Bom, é isso!

Ah, ainda não desisti de trocar os tambores de freio, para facilitar a vida na hora de ter que mecher neles. :wink:

[]'s

Marcos ET
08/03/2004, 09:40
PessoALL e Mauro,

A algum tempo atrás eu troquei o sistema de freios original de meu CJ3A 1951 (é dos antigos nao eh? hehe :lol: ) pelo sistema original de um CJ5 1980 (dos mais novos hehe - troquei as panelas, espelhos, burrinhos, etc....) e, pelo menos no meu, foi "plug n'play", só tive que cortar o suporte dos flexíveis de freio dianteiro e mais nada... nao troquei prisioneiros, nem nada....

sds!

Mauro B.
08/03/2004, 15:21
Eaee Marcos !!! :D

Não precisou usinar um pouco o cubo de roda traseiro (chavetado) para centrar o novo tambor??? Os próprios prisioneiros se encarregaram disso???

[]'s

Marcos ET
08/03/2004, 21:22
Cara, o mecânico que trocou o conjunto todo nao levou nada pro torno... vcs estao tao preocupados que eu tou até ficando preocupado... nao tou tendo problemas com freio, tá tudo centrado e preso pelos prisioneiros de roda, o jeep tá freiando legal... a única coisa que o mecanico falou que fez foi desmontar o meu e motar o outro... mas diante de tanda insistência, sábado vou lá dnovo e pergunto pra ele se ele nao levou MEEESMO os cubos pro torneiro ok?

até lá continuo vendendo o peixe que me venderam: foi tudo Plug'n play! ah! outro conjunto que ele instalou (mas nao sei se foi pro torno) em um CJ3A foram as panelas e espelhos da F100... ficou muito bom tbem.

Ah! trocando o conjunto de freios, nao mudou muuuita coisa na distância das rodas... (acho que elas moveram-se uns 3cm pra fora...)

mas a troca vale a pena, se vc nao tiver querendo colocar um freio a disco...

Falow!

Mauro B.
08/03/2004, 22:42
Oi Marcos!!! :D


Cara, o mecânico que trocou o conjunto todo nao levou nada pro torno... mas diante de tanda insistência, sábado vou lá dnovo e pergunto pra ele se ele nao levou MEEESMO os cubos pro torneiro ok?

É que o cubo de roda traseiro desses modelos antigos, que tinham o tambor por trás, não possuem uma projeção na face externa que encaixe (passe) pelo novo tambor. Os prisioneiros ficam então fixados somente pela parte traseira deles, e a parte que passa pelo tambor fica solta, criando então um pequeno braço de alavanca, que com os impactos na roda poderia inclinar um pouco os prisioneiros, deixando tanto a roda quanto o tambor fora de centro! :o Isso é a teoria, na prática não sei se essa pequena alavanca prejudica alguma coisa....mas como todos os veículos originais tem, fica a questão! :)


outro conjunto que ele instalou (mas nao sei se foi pro torno) em um CJ3A foram as panelas e espelhos da F100... ficou muito bom tbem.
Valeu a dica! Um conjunto de freio a tambor que um cara me disse que fica ótimo é o do Landau. Plug-and-play tbm para os modelos não-chavetados. Esse cara me disse que está trocando o sistema de freios a disco dele por esse sistema do Landau, porque as pastilhas gastam muito rápido pra quem faz trilha seguido! :wink:


Ah! trocando o conjunto de freios, nao mudou muuuita coisa na distância das rodas... (acho que elas moveram-se uns 3cm pra fora...)

Vc acha 3cm pouco??? :shock: Ao meu ver só jogaria as rodas para fora a espessura do tambor, que acredito ser 3/8" (9,5mm), pois os cubos não saem do lugar! :wink: Se jogou mais que isso, deve ter outras coisas no meio...(?) :?:


mas a troca vale a pena, se vc nao tiver querendo colocar um freio a disco...

Não coloco freio a disco pelos custos, pois teria que trocar tudo! E tbm instalar um servo-freio, senão fica mais duro! :wink:

[]'s

ronaldo.otero
11/07/2004, 22:51
:( Eu tinha esse problema em um Jeep 1961. Toda vez que precisava olhar os freios, tinha que desmontar tudo.
:D Para resolver eu fiz o seguinte: Mantive as lonas originais e usei tambor da F-1000. Torneei o cubo da roda (por fora) de acordo com o tambor para ficar centrado. Precisa disso porque o cubo do Jeep não é "chato" por fora, só por dentro (onde assenta o tambor antigo).
:P Serviço de torno bem pequeno e barato.
Como a lona da F-1000 é mais larga que a do Willys, não teve problema. O tambor foi até o fundo e a lona ficou pegando inteira. Conforme vc tornear o cubo, tem também de dar uma diminuída na largura do tambor, senão fica pegando no flange.
:D Resultado: As rodas saem um pouco para fora e fica muito mais fácil revisar os freios.
:shock: O ideal é trocar os parafusos pelos da F-1000, que são um pouco mais compridos e encaixam perfeitamente.
Agora, se vc conseguir os eixos dos modelos mais novos (1975 p/ cima), aí é "plug-play". Basta tirar um e colocar outro. Porém, o preço é um "bacalhau" de salgado... :(
Espero ter ajudado. :!: :?:

Mauro B.
13/07/2004, 13:51
Oi ronaldo !!! :D

Cara, quanto vc pagou pelos tambores da F-1000 ??? Vc saberia me dizer se o furo central desse tambor da F-1000 tem o mesmo diâmetro do furo central do tambor do jeep ???

Ah, tem alguma foto?

[]'s

Marcos ET
13/07/2004, 16:12
Oi Marcos!!! :D



Ah! trocando o conjunto de freios, nao mudou muuuita coisa na distância das rodas... (acho que elas moveram-se uns 3cm pra fora...)

Vc acha 3cm pouco??? :shock: Ao meu ver só jogaria as rodas para fora a espessura do tambor, que acredito ser 3/8" (9,5mm), pois os cubos não saem do lugar! :wink: Se jogou mais que isso, deve ter outras coisas no meio...(?) :?:

[]'s

Acho que escrevi errado, na verdade, quando falei nos 3 Cm tava pensando no deslocamento total dos dois cubos, o aumento da "bitola" entre a roda esquerda com a direita... foi mal, lendo a mensagem dá pra pensar errado mesmo, vi que nada foi usinado nos cubos, foi tudo plug'n'play mesmo e as rodas foram mais ou menos 1,5Cm pra cada lado.

Ficou bom, mas tem um pequeno inconveniente... com os freios mais "fortes" (pouca coisa), o jeep deu pra travar mais facilmente as rodas traseiras, então acho que vc deveria colocar aquele limitador de pressão (acho que é este o nome) para as rodas traseiras nao travarem numa "pisada dicunforça" no freio... já tive que parar o jeep em estrada de chão com pouco espaço... parar a frente ate´que foi fácil, mas a traseira quase me ultrapassou..... :shock: pra dar uns cavalos de pau é bom, mas pra emergência.... tem que ficar moooooooointo atento!

ah, por aki tao falando mesmo em colocar os tambores da F.1000 na dianteira.... pessoalmente prefiro SBD....

Grande abraço!

ronaldo.otero
13/07/2004, 20:30
Como diria Jack (o "Estripador"), vamos por partes:
1. Eu não sei o preço atual dos tambores de freio da F-1000, porque já faz alguns anos que eu fiz essa adaptação. Inclusive nem o jeep tenho mais (embora esteja morrendo de vontade de comprar outro. Só falta a grana$$$$$). Mas acredito que deve sair quase o mesmo preço do tambor do jeep.
2. O furo central possui o diâmetro parecido. Mas como vc tem que mandar tornear os cubos, já manda tornear exatamente na medida do furo central do tambor. Daí não fica nenhuma folga.
3. Alguém respondeu que o tambor pode ficar solto em relação aos parafusos. Por isso que se coloca também o parafuso da F-1000, para poder ficar bem ajustado no tambor e não jogar ao frear.
4. Infelizmente não tenho fotos desse esquema.

Mauro B.
13/07/2004, 21:58
Ronaldo, mais 1 pergunta: de quê modelo de F-1000??? :?: Estou perguntando isso pois não sei se há diferenças entre os modelos mais antigos e mais novos, e acredito que haja, pois isso, se souber de que modelo ou ano que vc usou os tambores, seria interessante saber! :wink:

[]'s 4 meses atrasados para o ET !!!! :lol: Brincadeira Marcos!!! :D

Marcos ET
14/07/2004, 15:54
[]'s 4 meses atrasados para o ET !!!! :lol: Brincadeira Marcos!!! :D



Pow Mauro, sabe como é, daki pro meu planeta a distância é longa mesmo, uns dois meses pra ir e mais dois pra voltar.... hehe

Tinha até esquecido deste tópico... hehehe é que tava concentrando minas forças pra resolver o problema da embreagem... neste findi eu vou procurar os espelhos e panelas da F.1000 pra colocar no Jeep, vam vê no que dá... (lá vou eu gastar mais $$, nem me recuperei ainda do "tombo" de colocar o GM151 e a Direção... hehehe na velocidade das coisas, acho que vou ficar solteiro novamente logo logo....)

Falae qual é o ano da F.1000 que dá pra colocar no Jeep, pra eu poder voltar com a peça certa, tow usando agora os eixos originais do CJ3A de 1951 "canelinha fininha" mesmo...

Grande abraço!

ronaldo.otero
15/07/2004, 00:13
Eu usei o modelo da F-1000 1990. Acredito que de 79 (primeiro ano que saiu a F-1000) até 92 (quando mudou o modelo) todas sejam iguais.
Utilizam a lona de freio mais larga que a da F-100/C-10, por isso que dá para pôr por fora do cubo do Jeep.

Kerosene
12/08/2004, 10:21
Tudo isso é válido, mas vai ficar uma misturera danada....

Eu coloquei todo o conjunto da F1000, diferencial, pontas de eixo, espelho , tambor, tudo, ficou pra mim, por 1000lts, e não arrependo nem um pouco.

Só tem uma diferença.... se eu quebrar minha ponta de eixo, fica tudo preso só pelo rolamento.... é Fria.

PS: O Tambor da F1000 tem o centro ígual ao antigo.