Ver Versão Completa : Caixa de 5 marchas para OM314
Ave a todos, tenho uma curiosidade possuo um Band 1983 4marchas sincro, se optasse por uma adaptação de uma caixa de 5 marchas qual caixa caberia qual seria a ideal?
Grato
hercilio.neto
21/01/2015, 23:31
A caixa original da Band 5 marchas.
Lembre-se Inner, Band não tem adaptação, tem atualização.
Grato Hercílio quer dizer então que uma caixa do motor 14B serviria? pergunto pois tenho um amigo que está vendendo uma com a reduzida junto e pelo que ele me disse seria de uma Band 96. E quanto a atualização seria simples ou muita coisa a fazer li que as alavancas não casam e que sertia necessário um refuração do piso para que coubesse é isso mesmo?
A caixa original da Band 5 marchas.
Lembre-se Inner, Band não tem adaptação, tem atualização.
hercilio.neto
22/01/2015, 00:08
Há necessidade de alguns ajustes, devido a diferença nas estrias do eixo piloto do 14B para os motores Mercedes.
Veja esse tópico, tem as informações que precisa.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/65653-cambio-5-marchas-duvidas-instalacao.html
titanium
22/01/2015, 07:59
Eu fiz essa "atualização" e é simples, Inner.
rsrsr
Segui as instruções do amigo TOUNDA:
caso vc pegue um 5M do 14B, vc terá que trocar:
1) disco embreagem 14B
2) plato do MB (que você já tem)
3) rolamento da ponta do piloto(12mm do diametro interno e 35mm do diamentro externo, assim vc nao precisa fazer uma bucha, como a maioria faz... tipo sem gambiarra... foi assim que fiz na minha)
4) troca da moringa do cambio do 14b por um do MB(~120 reais)
5) mexer nos cardans
6) mexer no assoalho(no meu caso, fiz um quadrado na tampa original e comprei, a tampinha da band moderna, alem de agora nao precisar mais tirar a tampa grande, fica com estetica bem original e de trabalho bem feito.
MAS eu recomendo você SOMENTE alongar a relação.
Não acho que vale a pena trocar o câmbio 4m por um 5 marchas, mesmo eu tendo feito isso
rsrsrsrs
No seu caso você pode turbinar a Viatura (se ainda não tiver turbinado) e apenas alongar com 12x35.
Fica excelente! Mesmo por que a 5ª marcha não alonga quase nada a Band.
Abração
Sergio c
22/01/2015, 08:19
Realmente, parece simples trocar a caixa de 4M por uma de 5M, dá bastante trabalho e uns gastos, mas nada que assuste.
Eu tenho relação 10x37 e uso muito pouco a 5M, com pneus de trilha nem pensar,e, com pneus lisos, só acima de 100km/h, o que já é meio perigoso em uma band, senão o motor fica muito em baixa rotação.
cristiano
22/01/2015, 08:34
É simples mas o titanium teve mais trabalho porque não colocou o eixo piloto para esse câmbio ser usado junto com o motor Mercedes, ele custa uns 500 mais ou menos. Quando não se faz isso tem que usar a embreagem do 14b e arrumar uma solução para o rolamento que centraliza o eixo no volante do motor.
Particularmente não gosto da idéia de usar embreagem do 14b no Mercedes porque a mesma não faz uso de molas, enquanto o disco de embreagem do Mercedes possui, pois o Mercedes possui mais torque em baixa e o acoplamento é mais suave na "meia embreagem".
Do ponto de vista financeiro vale mais a pena alongar os diferenciais, mas se apareceu a oportunidade de um câmbio desse aconselho revisar antes e ser feliz. No asfalto todo mundo adora!
titanium
22/01/2015, 09:07
É simples mas o titanium teve mais trabalho porque não colocou o eixo piloto para esse câmbio ser usado junto com o motor Mercedes, ele custa uns 500 mais ou menos. Quando não se faz isso tem que usar a embreagem do 14b e arrumar uma solução para o rolamento que centraliza o eixo no volante do motor.
Particularmente não gosto da idéia de usar embreagem do 14b no Mercedes porque a mesma não faz uso de molas, enquanto o disco de embreagem do Mercedes possui, pois o Mercedes possui mais torque em baixa e o acoplamento é mais suave na "meia embreagem".
Do ponto de vista financeiro vale mais a pena alongar os diferenciais, mas se apareceu a oportunidade de um câmbio desse aconselho revisar antes e ser feliz. No asfalto todo mundo adora!
O que deu trabalho foi o CORTE e BALANCEAMENTO Dos cardãns!
Isso sim que sai caro e dá um trabalho danado!! Tem que levar em quem REALMENTE sabe fazer!
Senão a Band vai ficar vibrando.. é um saco.
No mais, é um rolamento (cujas medidas estão ali em cima) e o Disco de embreagem... comprar os dois sai mais barato que mandar abrir o câmbio para trocar o eixo piloto. Pelo menos saiu na ocasião...
Eu echo que vale mais a pena alongar por que colocando o câmbio 5 marchas não será suficiente para baixar muito a rotação e melhorar a velocidade de cruzeiro...
Ou seja, com câmbio 5 marchas e pneus 265/75r16 a Band vai chegar a 125 km/h com 2.700 RPM.... o que já é bem desconfortável para os ouvidos e é onde começa a forçar o motor..
Se colocar pneus 33" e alongar com 12x35, já fica excelente!
:twisted:
Pois é estou com a Band 4 marchas há muito pouco tempo, a anterior era 14B eu acho interessante pois além do Tita, alguém já havia dito que não valeria a pena colocar a caixa de 5 pois o ganho seria insignificante e que a melhor opção seria alongar os diferenciais. Bem meu uso é urbano só tenho a Band, e em viagens as vezes longas, no caso da Band anterior a 5ª marcha fazia muita diferença já nessa sinto o motor pedir 5ª, pode ser ainda o hábito antigo do 14B. Estou usando pneus 235/85/16 e ainda assim sinto o giro alto ando na média 90/100km vi há algum tempo atrás que a Coniflex fabrica as engrenagens se não me engano 1.700,00 mais mão de obra, tenho um amigo que me ofereceu uma caixa com a reduzida por 4.000,00 e ainda tem a MO e as peças, então vejo que o alongamento ficaria bem mais em conta e pelo relato de vocês ficaria a mesma coisa não é isso?
O que deu trabalho foi o CORTE e BALANCEAMENTO Dos cardãns!
Isso sim que sai caro e dá um trabalho danado!! Tem que levar em quem REALMENTE sabe fazer!
Senão a Band vai ficar vibrando.. é um saco.
No mais, é um rolamento (cujas medidas estão ali em cima) e o Disco de embreagem... comprar os dois sai mais barato que mandar abrir o câmbio para trocar o eixo piloto. Pelo menos saiu na ocasião...
Eu echo que vale mais a pena alongar por que colocando o câmbio 5 marchas não será suficiente para baixar muito a rotação e melhorar a velocidade de cruzeiro...
Ou seja, com câmbio 5 marchas e pneus 265/75r16 a Band vai chegar a 125 km/h com 2.700 RPM.... o que já é bem desconfortável para os ouvidos e é onde começa a forçar o motor..
Se colocar pneus 33" e alongar com 12x35, já fica excelente!
:twisted:
hercilio.neto
22/01/2015, 10:10
O câmbio de 5 marchas apresenta um ganho sobre o de 4 marchas, o principal é a manutenção da relação original, sobretudo para quem encara trilhas mais radicais.
Lembremos que relações mais longas, alteram o comportamento de todas as marchas, inclusive em reduzida.
Mas cá para nós:
1) Normalmente quem quer uma Band mais estradeira, pouco ou nunca, encara trilhas radicais.
2) O gasto na compra um cambio 5 marchas só se justifica se o seu câmbio estiver detonado (mesmo considerando a venda do mesmo)
Agora o contraponto:
1) O custo do alongamento, embora menor, também não é pequeno.
2) Para ficar bom, tem que turbinar, ou então a subida da serra será em 3.ª marcha.
aguinel martins
22/01/2015, 20:37
Grato Hercílio quer dizer então que uma caixa do motor 14B serviria? pergunto pois tenho um amigo que está vendendo uma com a reduzida junto e pelo que ele me disse seria de uma Band 96. E quanto a atualização seria simples ou muita coisa a fazer li que as alavancas não casam e que sertia necessário um refuração do piso para que coubesse é isso mesmo?
Patrão não e tão difícil fazer essa adaptação na minha eu mesmo fiz, vc vai ter de usar o disco do 14b e o plato antigo usar um rolamento sob medida na ponta do eixo piloto dimensionar os 2 cardãs e o tampão do assolho tem que levantar um pouco e mudar a furação das alavancas eu preferir fazer um buraco e usar a tampa do 14b
Glauco mendes
22/01/2015, 21:07
Galera eu fiz esta alteração na minha band 79, coloquei o cambio 5 marchas ano 2000 do 14B e digo foi a melhor coisa que poderia, muda o carro, o trampo é bem simples, referente ao disco ambos o do MB ou do 14B são do mesmo tamanho 11", além disso faz uma luva para a moringa do rolamento de embregem pois o rolamento do MB tem o diametro maior e troca o roalento de centro do piloto no meu caso eu preferi colocar o do 14B que é maior o que fiz foi usinar o adaptador minima coisa, isso ja faz 10 anos e nunca mexi em nada, quem tem um cambio destes na mão coloca rapido que vale muito a pena.
rodrigobiell
18/06/2016, 10:01
Olá pessoal. A dois meses comprei uma band pick up motor OM 314 câmbio 4 marchas (caixa seca).
Ai que está o problema, não gostei desse câmbio... a idéia da band seria para usar na cidade ealgumas viagens em terreno misto (asfalto/estrada de terra), mas nunca trilhas.
Estou com um pneu 295 e nao sei qual é a relação dela. mas na cidade na segunda ela anda esguelada e na tercieira fica parece que frouxa, molenga.... nao me entendi com esse câmbio, acho que ele deve ser top só para trilhas pesadas...
Então estou com dúvida no seguinte:
Se eu alongar a relação o que preciso comprar e qual o custo aproximado de tudo com mão de obra etc...
A opção 2 seria vender a azeitona.
Aqueles que puderem me dar uma dica
Arildo MT
18/06/2016, 12:30
Olá pessoal. A dois meses comprei uma band pick up motor OM 314 câmbio 4 marchas (caixa seca).
Ai que está o problema, não gostei desse câmbio... a idéia da band seria para usar na cidade ealgumas viagens em terreno misto (asfalto/estrada de terra), mas nunca trilhas.
Estou com um pneu 295 e nao sei qual é a relação dela. mas na cidade na segunda ela anda esguelada e na tercieira fica parece que frouxa, molenga.... nao me entendi com esse câmbio, acho que ele deve ser top só para trilhas pesadas...
Se eu alongar a relação o que preciso comprar e qual o custo aproximado de tudo com mão de obra etc...
Qual altura do pneu 295/???, acho que os cambio 5m não muda a relação das marchas, só acrescenta a 5° over drive, mas não tenho certeza, logo o pessoal esclarece ai.
Muda sim, porque o dele é seco, com primeira trator. O que não sei se muda é a 4a. (dos sincronizados não muda).
Mas o problema que Rodrigo relatou pode ser resolvido trocando o câmbio por um sincronizado. De 4 marchas acha relativamente fácil de alguém q trocou por de 5, já o de 5 não é tão trivial. Alongar a relação só iria piorar a situação.
Com um de 4 se achar que falta velocidade final aí sim da pra pensar em trocar relação. Com o de 5 marchas, que tenho na minha, já acho que não tem necessidade da troca de relação porque dá pra viajar até os 120 com pneus 32', e acima desta velocidade eu não arriscaria porque acho que o Pé de Pano desmonta...
Carlo Pecca
18/06/2016, 13:41
u
Rodrigo,
uma cx de 4M sincronizada, fica entre 1500 a 3000 pilas, dependendo da regiao. Mão de obra e adaptações que venham a serem necessárias vai de 800 a 1500, também depende da região. Alongar transmissão sem turbinar vai do gosto de cada uma Sugestão: comece trocando a cx de Marcha e veja como ficou no teu dia-a-dia.
Cara Band é um Play-Mobil e se vc não controlar os gastos, tua vai pro Inferno!
hercilio.neto
18/06/2016, 21:56
Lembre-se que na Band com cambio seco o diferencial traseiro é centralizado.
A troca do câmbio só é vantajosa se o estado geral da lataria e do motor for muito bom e já tiver com servo-freio. Caso contrário, compensa aguardar para investir na troca do jipe.
Com o tempo você acostuma com o câmbio. Eu tive um jipe com câmbio seco, sem direção hidráulica, e usei no dia-a-dia por 8 anos sem stress.
Você deve conduzir como se o jipe tivesse apenas 3 marchas. Engata 2.ª com o carro parado e sai como se fosse em 1.ª. Esse é o segredo.
rodrigobiell
28/06/2016, 21:06
Então amigos.
E trocar o câmbio 4 marcha caixa seca por um 4 marcha alongado? nesse caso só troco o câmbio ... não precisa trocar o diferencial não é?
Pois trocar cambio e diferencial aumenta muito o custo, passando a compensar a troca da viatura como falou o hercílio.neto.
Tudo isso é porque tenho uma amigo que tem uma 4 marcha alongada e quer por um 5 marcha na dele ai podia fazer algum rolo com ele pegar esse cambio dele.
Obrigado pela ajuda pessoal
Carlo Pecca
29/06/2016, 10:57
Rodrigo,
no teu caso vai ter que trocar o diferencial central por um lateral.
Como o Hercilio avisou : é melhor trocar de viatura ou continuar como esta e sair de Segunda marcha na Cx Seca, como se fosse a Primeira marcha. Depois que vc pegar o jeito, verás que a primeira marcha fica como marcha de força, para sair de atoleiros.
Boa sorte na ESCOLHA Grd Abç.
A relação dos cambio seco e sincronizado mudam. O cambio seco não tem um escalonamento bom, tipo 1, 2 e 3ª bem reduzida e a 4ª direta como todos os outros cambios das bands, daí o problema, na minha band eu tenho esse cambio, relação 10x37 e pneus 700-16, numa subida de 4ª marcha vai tipo a 50km/h o motor com o giro lá embaixo, daí jogo uma 3ª e o giro sobe lá pra depois dos 2500 rpm, eu mesmo já me acostumei e não ligo, saio de primeira mesmo e vou "cambiando" as marchas...kkkk Mas isso eh relativo.
Já o cambio 4 marchas sincronizado tem as relações mais bem escalonadas, a primeira não eh tão reduzida e da terceira pra quarta marcha não tem esse buraco enorme em relação ao cambio seco, porem a quarta marcha tem a mesma relação 1:1 igual aos outros cambios da band.
Qualquer mudança que você fizer resultará em um grande investimento e com valores semelhantes e resultados semelhantes, mas dependendo do seu uso vc terá q escolher qual irá fazer.
Só para ter ideia o cambio 5m ganha mais 20km em velocidade final e a 80km/h fica girando em torno de 300rpm a menos do q a quarta marcha isso com a relação 10x37, porem a relação na reduzida não altera já q está com mais uma marcha ascendente. Já se vc alongar o diferencial para 11x35 q foi o meu calculo a band vai ter o mesmo comportamento em relação a velocidade final, porem nas saidas e reduzida vou irá notar o carro um pouco "xoxo" devido a relação dos diferenciais serem mais longas o q poderia ser um contra em trilhas pesadas. E caso vc deseje alongar para 12x35 aí ficará pior ainda, só turbinando para melhorar essa falta de força.
Espero q tenha entendido meu discurso acima...kkkkk
Valeu