Conectar

Ver Versão Completa : Jeep Willys 1958 (CJ5) - Restauração e preparação "Old School"

leoporfir
20/01/2015, 17:44
Já registrado aqui há mais de ano e leitor frequente, somente agora venho mostrar o porque de estar aqui.

No final dos anos 80 meu pai comprou um Jeep Willys, usou por um ou dois anos e logo o deixou em um galpão até agora. Desde meus quatro anos de idade, já dizia que aquele carro iria ser meu e que eu o "recriaria". E, vale ressaltar, minha enorme insistência foi o único motivo que o manteve na família, ou do contrário já teria sido vendido. Enfim, palavras não seriam suficientes para mostrar-lhes o quanto esse carro é importante para mim.

A primeira ignição em todos os mais de 25 anos parado foi dada em Dezembro de 2012. Foi só limpar o carburador, as velas e girar o motor na mão para confirmar e... ele gritava como quem quisesse agradecer por tê-lo tirado da morte certa. Entretanto, só agora, em Dezembro de 2014, obtive condições e pude viajar até o interior (onde ele está) e começar de verdade a empreitada. Enfim, chega de história e vamos a um breve resumo fotográfico da evolução dele (tudo isso aconteceu em duas semanas, fazendo o serviço em casa):

Rubens Linhalis
20/01/2015, 17:53
Show de bola! Parabens .. qual os planos pro jipe (upgrade e uso)?

leoporfir
20/01/2015, 19:10
Agora, explicando:

O projeto está dividido em duas fases básicas: Restauração e Preparação. No meu cronograma de curto prazo (três meses), a prioridade é deixar o Jeep inteiro, em boas condições de rodar e já encaminhado para as etapas seguintes. Nessa etapa, aliás, os pontos considerados foram (e estão sendo, em alguns casos) os seguintes:

- Revisar sistema de freios (OK)
- Substituir jogo de pneus (OK)
- Revisar mecânica
- Revisar elétrica (OK)
- Refazer assoalho dianteiro esquerdo
- Fazer vistoria e regularizar o carro (estava com placas amarelas, mas já tenho as atuais)
- Lixar e pintar chassis

Fazendo isso, trarei o carro para São Paulo e o usarei em todas as situações. Vai ser meu período de adaptação, para conhecer o carro e saber exatamente o que melhorar na etapa seguinte. Falando nisso, vamos falar das diretrizes do projeto:

Como amante de quase tudo que tem rodas, motores e pode navegar, voar, andar ou correr, o que mais valorizo é um projeto bem elaborado e bem construído, independentemente da proposta. Meu Jeep não será específico de trilha, muito menos de passeio. Ele apenas deverá fazer aquilo que todo carro foi feito pra fazer: andar. Da melhor forma possível e em todos os lugares que puder alcançar, aliás. Não quero perder a originalidade pela qual me apaixonei, mas também quero o melhor que pode ser feito nele nessas condições.

É aqui que começa a preparação. Uma preparação leve, mas bem feita e ainda não totalmente definida. Meus planos são:

- Sistema de exaustão redimensionado, partindo do coletor e terminando em um abafador Flowmaster
- Sistema de alimentação otimizado, o que inclui um novo carburador e novo sistema de admissão de ar
- Sistema de ignição eletrônica (ainda estou em dúvida quanto a isso, para ser sincero)
- Velas com ponta de irídio
- Freios a disco nas quatro rodas (na frente já tem!)
- Pneus 285/75 R16 montados em rodas "modulares", réplicas das Aero usadas na NASCAR
- Novos amortecedores
- Aumentar bitola de ambos os eixos (ainda não defini o método)
- Gaiola interna seguindo os parâmetros da FIA
- Bancos de época (talvez eu ainda opte por conchas) com suporte que estou desenhado para acomodar cintos de 4 pontos
- Volante com offset e pouco menor que o original (375mm, contra 400mm)
- Dois faróis de neblina de lentes amareladas, fixados no parachoques dianteiro
- Dois faróis de milha, fixados no alto do Santo Antônio
- Pintar na cor Grabber Blue, a icônica tinta usada nos Mustangs de todas as gerações
- Carroceria em fibra, mas idêntica à original, desde os vincos até a abertura da tampa traseira e caixa de roda redonda
- Guincho elétrico com capacidade de 9000lbs.
- Alargadores de paralamas, para deixar os pneus dentro do que rege a lei

Se não esqueci nada, minha receita é essa. Não há nada que não possa ser revertido e, no fim das contas, terei um Jeep com capacidades On e Off-road ampliadas, além de um equilíbrio dinâmico exponencialmente mais bem acertado que o original. Fiz essa ilustração abaixo como uma prévia do resultado visual final.

Vale lembrar que tudo está sendo feito por mim, em casa mesmo. Isso vai demorar um pouco - especialmente a segunda etapa - mas com certeza é a melhor (e mais barata) maneira de criar uma nova e boa história na minha vida! =D

leoporfir
20/01/2015, 19:15
Show de bola! Parabens .. qual os planos pro jipe (upgrade e uso)?

Obrigado, Rubens!

Por coincidência, quando você perguntou eu já estava redigindo o texto seguinte, que - suponho - vai responder suas dúvidas, hehe. Está logo acima.

Abraço!

leoporfir
20/01/2015, 19:21
Ah! Já ia me esquecendo dos vídeos!

Primeiro, o vídeo da primeira partida no motor, feito em 2012:

https://www.youtube.com/watch?v=wY8mHWuC0i4

Agora, o vídeo feito há menos de um mês, numa comparação rápida entre o escape original e sem o silencioso:

https://www.youtube.com/watch?v=yuTwZ-u4Yh0

andre_agostinho
20/01/2015, 19:51
Agora, explicando:

O projeto está dividido em duas fases básicas: Restauração e Preparação. No meu cronograma de curto prazo (três meses), a prioridade é deixar o Jeep inteiro, em boas condições de rodar e já encaminhado para as etapas seguintes. Nessa etapa, aliás, os pontos considerados foram (e estão sendo, em alguns casos) os seguintes:

- Revisar mecânica
- Revisar elétrica (OK)
- Fazer vistoria e regularizar o carro (estava com placas amarelas, mas já tenho as atuais)
- Lixar e pintar chassis

Fazendo isso, trarei o carro para São Paulo e o usarei em todas as situações. Vai ser meu período de adaptação, para conhecer o carro e saber exatamente o que melhorar na etapa seguinte. Falando nisso, vamos falar das diretrizes do projeto:

Como amante de quase tudo que tem rodas, motores e pode navegar, voar, andar ou correr, o que mais valorizo é um projeto bem elaborado e bem construído, independentemente da proposta. Meu Jeep não será específico de trilha, muito menos de passeio. Ele apenas deverá fazer aquilo que todo carro foi feito pra fazer: andar. Da melhor forma possível e em todos os lugares que puder alcançar, aliás. Não quero perder a originalidade pela qual me apaixonei, mas também quero o melhor que pode ser feito nele nessas condições.

É aqui que começa a preparação. Uma preparação leve, mas bem feita e ainda não totalmente definida. Meus planos são:

- Sistema de exaustão redimensionado, partindo do coletor e terminando em um abafador Flowmaster
- Sistema de alimentação otimizado, o que inclui um novo carburador e novo sistema de admissão de ar
- Sistema de ignição eletrônica (ainda estou em dúvida quanto a isso, para ser sincero)
- Pneus 285/75 R16 montados em rodas "modulares", réplicas das Aero usadas na NASCAR
- Novos amortecedores
- Bancos de época (talvez eu ainda opte por conchas) com suporte que estou desenhado para acomodar cintos de 4 pontos
- Pintar na cor Grabber Blue, a icônica tinta usada nos Mustangs de todas as gerações
- Carroceria em fibra, mas idêntica à original, desde os vincos até a abertura da tampa traseira e caixa de roda redonda

Se não esqueci nada, minha receita é essa. Não há nada que não possa ser revertido e, no fim das contas, terei um Jeep com capacidades On e Off-road ampliadas, além de um equilíbrio dinâmico exponencialmente mais bem acertado que o original. Fiz essa ilustração abaixo como uma prévia do resultado visual final.

Vale lembrar que tudo está sendo feito por mim, em casa mesmo. Isso vai demorar um pouco - especialmente a segunda etapa - mas com certeza é a melhor (e mais barata) maneira de criar uma nova e boa história na minha vida! =D

Ola...coloque uma ventoinha elétrica com ligacao no cebolão e manual....fundamental para quem quer manter o BF161...

Leonardo Raffi
20/01/2015, 20:38
e a tinta na cor Grabber Blue conseguiste aonde???

Ian Jeep
21/01/2015, 01:01
Agora, explicando:

- Revisar mecânica
- Revisar elétrica (OK)
- Lixar e pintar chassis

- Novos amortecedores

Muito lega a historia, gostei muito do projeto, simples, objetivo e funcional!

Vou acompanhar.

Abraços

Thiago Rodeghel
21/01/2015, 01:49
Opa mais um de SBC...

Abraçosss

tuna
21/01/2015, 08:41
Léo, seja bem vindo e parabéns, apesar da pouca idade vc. tem idéias já formadas sobre a preparação, e pelo jeito estudou antes de ficar postando um monte de perguntas como a grande maioria que não sabe nem o que quer e fica atirando pra tudo quanto é lado...:palmas:

Eu não entendi a questão do offset do volante, vc quis dizer diâmetro, certo? Até porque o offset do volante original é zero ou seja ele é flat;

E outra, no vídeo do bf com escapamento original, ou o escapamento não é original ou tem algo errado no circuito, pois o bf com escape original é bem mais silencioso do que na gravação... só meus 0,02 cents

No mais, seja bem vindo, parabéns pela viatura, pela história, pelo empenho e pela postura :concordo:

Vou acompanhar aqui com certeza.

[]'s

Lauro Paiva
21/01/2015, 10:42
Ian,

Bonito jeep.

Já pensou em colocar ele totalmente original e conseguir uma placa preta????
Pelo jeitão dele ele deve ficar uma beleza de carro!!!

Christen Eagle
21/01/2015, 14:30
Muito bom! Esta fase de adaptação é fundamental para decidir o que fazer no carro! Depois de algumas trilhas o 'capeta' coloca várias ideias na cebaça! Hauhauahu

pinafioffroad
21/01/2015, 15:12
Boa sorte no projeto, e com certeza vou acompanhar, pois tenho um cj5 1961 99% caseiro pois eu mesmo encaro os concertos e melhorias começando pela primeira reforma que ja faz uns 13 anos
hehehe.

leoporfir
21/01/2015, 15:25
Ola...coloque uma ventoinha elétrica com ligacao no cebolão e manual....fundamental para quem quer manter o BF161...

Obrigado pela dica, André. Vou estudar esse ponto!

Abraço!

e a tinta na cor Grabber Blue conseguiste aonde???

Ainda não tenho a tinta, Leonardo. Estou estudando por quais meios vou fazer isso. Quando chegar lá, eu posto aqui. ;D

Muito lega a historia, gostei muito do projeto, simples, objetivo e funcional!

Vou acompanhar.

Abraços

Obrigado, Ian! =D

Opa mais um de SBC...

Abraçosss

Opa! hehe

Léo, seja bem vindo e parabéns, apesar da pouca idade vc. tem idéias já formadas sobre a preparação, e pelo jeito estudou antes de ficar postando um monte de perguntas como a grande maioria que não sabe nem o que quer e fica atirando pra tudo quanto é lado...:palmas:

Eu não entendi a questão do offset do volante, vc quis dizer diâmetro, certo? Até porque o offset do volante original é zero ou seja ele é flat;

E outra, no vídeo do bf com escapamento original, ou o escapamento não é original ou tem algo errado no circuito, pois o bf com escape original é bem mais silencioso do que na gravação... só meus 0,02 cents

No mais, seja bem vindo, parabéns pela viatura, pela história, pelo empenho e pela postura :concordo:

Vou acompanhar aqui com certeza.

[]'s

Tuna, muito obrigado pela cortesia! Tem razão, há muitos anos eu venho lendo artigos, matérias e livros sobre quase tudo que ronda o assunto. Aos poucos a gente vai absorvendo alguma coisa... Afinal o conhecimento é a melhor forma de aproveitar o que se tem e o que podemos ter.

Quanto ao volante, eu devo ter me expressado mal. Me referi à profundidade. Estou entre dois modelos Lotse da linha Class: o HEMI ou Big Block (vide as fotos anexas). E sobre o escape - apesar de completo - suponho que ele esteja realmente caindo aos pedaços, com alguns furos causados pela ferrugem dos 20 anos parado...

Mais uma vez, muito obrigado!

Ian,

Bonito jeep.

Já pensou em colocar ele totalmente original e conseguir uma placa preta????
Pelo jeitão dele ele deve ficar uma beleza de carro!!!

Obrigado, Lauro! Até já cogitei isso, mas meu gosto pessoal e minhas propostas de uso acabam divergindo um pouco do que um Jeep original seria capaz de proporcionar. De qualquer modo, todas (ou quase todas) as modificações são reversíveis.

Abraço!

Muito bom! Esta fase de adaptação é fundamental para decidir o que fazer no carro! Depois de algumas trilhas o 'capeta' coloca várias ideias na cebaça! Hauhauahu

Hehe, tem razão Christen! Espero que eu me mantenha na linha planejada...

leoporfir
21/01/2015, 15:29
Boa sorte no projeto, e com certeza vou acompanhar, pois tenho um cj5 1961 99% caseiro pois eu mesmo encaro os concertos e melhorias começando pela primeira reforma que ja faz uns 13 anos
hehehe.

Opa, obrigado! Acho bem mais prazeroso, didático e barato nós mesmos mexermos no carro... Boa sorte com seu Jeep! =D

tuna
21/01/2015, 17:17
Caraca, esse volantes da lotse são animais! meus, 0,02 cents se for substituir o original por esses sem mexer na barra, tenho a impressão de que periga ficar bem alto... mas esses volantes são de cair o c* da bunda de bonitos.

[]'s

jfwebber
21/01/2015, 21:40
Tuna - Tenho um volante destes no "azeitona" recomendo!

leo parabens pelo projeto. O meu e um 1959 e este paralama redondo eh muito mais bonito que o quadrado!.

Seguem fotos.

Caraca, esse volantes da lotse são animais! meus, 0,02 cents se for substituir o original por esses sem mexer na barra, tenho a impressão de que periga ficar bem alto... mas esses volantes são de cair o c* da bunda de bonitos.

[]'s

leoporfir
21/01/2015, 23:29

[]'s

Esse também é meu medo, Tuna. Tenho que ir numa loja que tem esses volantes e ver de perto como vai ficar. Mas acho que dá tudo certo. A Ford, nos anos 80, fez um protótipo do Jeep atualizado (que infelizmente não foi além disso), e ele usava volante do Maverick - que tem dimensões semelhantes a esses que quero colocar - e a barra de direção me parece ter a mesma posição do meu, logo, suponho que vá ficar bom.

Abraço!

leo parabens pelo projeto. O meu e um 1959 e este paralama redondo eh muito mais bonito que o quadrado!.

Seguem fotos.

Obrigado, Jfwebber! Também sempre achei o paralamas redondo mais atraente - tanto é que sempre gostei mais do visual dos Jeeps AMC e posteriores fabricados nos Estados Unidos...

Se não for pedir muito, você tem fotos do seu volante instalado? Como ficou a ergonomia? Meu único receio é ter que deslocar demasiadamente os meus bancos, que são bem "gordinhos", para acertar isso.

Abraço!

Lauro Paiva
22/01/2015, 08:47
Já que estamos falando em volantes, aí vai minha pequena sugestão.
490387

Caro Leoporfir, esse volante não é prático, machuca as mãos mais sensíveis, kkkk mas tem uma aparência bem animal.

Fiz ele com corrente de inox e solda de inox, na verdade é uma cópia de um volante que eu vi num carro na feira de Ipanema a alguma décadas atrás.
É apenas uma brincadeira.
Mas continua com seus posts vc mostra muita segurança no que deseja fazer com jeep.
Parabéns!!!

hercilio.neto
22/01/2015, 09:24
Acompanhando... e gostando.

tuna
22/01/2015, 09:32
Esse também é meu medo, Tuna. Tenho que ir numa loja que tem esses volantes e ver de perto como vai ficar. Mas acho que dá tudo certo. A Ford, nos anos 80, fez um protótipo do Jeep atualizado (que infelizmente não foi além disso), e ele usava volante do Maverick - que tem dimensões semelhantes a esses que quero colocar - e a barra de direção me parece ter a mesma posição do meu, logo, suponho que vá ficar bom.

Abraço!

Obrigado, Jfwebber! Também sempre achei o paralamas redondo mais atraente - tanto é que sempre gostei mais do visual dos Jeeps AMC e posteriores fabricados nos Estados Unidos...

Se não for pedir muito, você tem fotos do seu volante instalado? Como ficou a ergonomia? Meu único receio é ter que deslocar demasiadamente os meus bancos, que são bem "gordinhos", para acertar isso.

Abraço!

Léo, muito legal, cara, tem mais informações desse jeep protótipo?

[]'s

jfwebber
22/01/2015, 15:13
Quando da colocaçã do volante tive que fazer uma "bucha" com a furação idêntica a dele pois os parafusos do "miolo" do volante ficaram muito compridos. Eu achei a ergonomia (para um jipe) bem adequada, até porque minha barra de direção esta original. Seguem as fotos.
Leo quanto aos bancos a receita é antiga mas eficiente: corte um pedaço dos paralamas internos que não tem erro. O "azeitona" tem bancos de cherokee que são bem gordinhos mas extremamente confortáveis, e detalhe, elétricos e funcionais. É um divertimento colocar para funcionar, quem vê quase não acredita um jipe 59 com bancos elétricos (recomendo).. rsrsr

leoporfir
22/01/2015, 19:06
Já que estamos falando em volantes, aí vai minha pequena sugestão.

Caro Leoporfir, esse volante não é prático, machuca as mãos mais sensíveis, kkkk mas tem uma aparência bem animal.

Fiz ele com corrente de inox e solda de inox, na verdade é uma cópia de um volante que eu vi num carro na feira de Ipanema a alguma décadas atrás.
É apenas uma brincadeira.
Mas continua com seus posts vc mostra muita segurança no que deseja fazer com jeep.
Parabéns!!!

Muito legal seu volante, Lauro! Ele cairia muito bem num Hot Rod... Obrigado pelo apoio!

Acompanhando... e gostando.

Que bom que gostou, Hercilio!

Abraço!

Léo, muito legal, cara, tem mais informações desse jeep protótipo?

[]'s

Tuna, esse projeto era chamado internamente de "JIP", sigla para Jeep Improvement Program, e era dedicado exclusivamente ao mercado brasileiro. A lista abaixo mostra todas as melhorias (peguei do site AutoEntusiastas):

"- Painel dos instrumentos, adição de medidores de pressão do óleo, temperatura e amperímetro para a carga da bateria. Adicionadas também luzes redundantes para as mesmas funções
- Freio de estacionamento no assoalho acionado com o pé esquerdo, semelhante à picape F-75
- Alavanca do câmbio mais longa com a manopla semelhante a da picape F-1000
- Removida a caixa de ferramentas do assoalho e transferida para dentro do cofre do motor
- Coluna de direção e volante do Corcel
- Pedaleira do freio e embreagem suspensos do Corcel
- Bancos dianteiros com a estrutura herdada do Maverick, incluindo a regulagem longitudinal para o motorista
- Tanque duplo de combustível instalado no chassis embaixo dos bancos dianteiros
- Extintor de incêndio relocado entre os bancos dianteiros
- Pneu sobressalente instalado na tampa traseira (swing support system)
- Lanternas traseiras da Belina
- Motores elétricos para os limpadores do pára-brisa, motorista e passageiro
- Aplicação de pintura emborrachada embaixo dos pára-lamas e assoalho
- Adição de estribo tubular
- Adicionados lábios maiores nos pára-lamas
- Novos espelhos retrovisores externos
- Pneus mais largos tipo cidade e campo
- Lanternas nos pára-lamas iguais às dos caminhões série F
- Para-choques maiores
- Sistema de direção revisado, geometria, barramento, juntas esféricas etc.
- Suspensão mais macia, novas molas e amortecedores
- Pintura, com adição de frisos adesivos
- Circuito duplo de freio
- Bitola traseira e dianteira com revisões nos eixos
- Caixa de direção com adição de junta elástica na coluna
- Sistema elétrico totalmente revisado em seu projeto, incluindo roteiros e processos de manufatura."

Infelizmente a ideia não vingou...

Quando da colocaçã do volante tive que fazer uma "bucha" com a furação idêntica a dele pois os parafusos do "miolo" do volante ficaram muito compridos. Eu achei a ergonomia (para um jipe) bem adequada, até porque minha barra de direção esta original. Seguem as fotos.
Leo quanto aos bancos a receita é antiga mas eficiente: corte um pedaço dos paralamas internos que não tem erro. O "azeitona" tem bancos de cherokee que são bem gordinhos mas extremamente confortáveis, e detalhe, elétricos e funcionais. É um divertimento colocar para funcionar, quem vê quase não acredita um jipe 59 com bancos elétricos (recomendo).. rsrsr

O volante caiu muito bem no Jeep, Jfwebber! Obrigado pelas dicas! O volante e os bancos ainda vão esperar um pouco, então sobra tempo pra planejar tudo certinho...

Viniciusaol
22/01/2015, 19:46
Cara, cada vez mais acho que esses carros têm alma...:angel: cuide bem dessa herança que seu pai lhe gardou... parabéns pela paixao que tem e iniciativa de cuidar dessa raridade. Pode apostar que este carro lhe trará muita mas muita felicidade no decorrer de sua vida
Parabéns e fico aqui acompanhando tbm. Bela história.

Viniciusaol
22/01/2015, 19:53
Leo, vc ainda nao pode ter mensagens particulare, mas vai por aqui mesmo entao...
Estou procurando um suporte de estepe móvel trazeiro como o q vc tem no jeep... entao se nao for usáloo no seu projeto e tiver interesse em vende-lo podemos conversar meu e-mail viniciusaol@yahoo.com.br.
Valeu, abraço.

tuna
23/01/2015, 00:26
Muito legal seu volante, Lauro! Ele cairia muito bem num Hot Rod... Obrigado pelo apoio!

Que bom que gostou, Hercilio!

Abraço!

Tuna, esse projeto era chamado internamente de "JIP", sigla para Jeep Improvement Program, e era dedicado exclusivamente ao mercado brasileiro. A lista abaixo mostra todas as melhorias (peguei do site AutoEntusiastas):

"- Painel dos instrumentos, adição de medidores de pressão do óleo, temperatura e amperímetro para a carga da bateria. Adicionadas também luzes redundantes para as mesmas funções
- Freio de estacionamento no assoalho acionado com o pé esquerdo, semelhante à picape F-75
- Alavanca do câmbio mais longa com a manopla semelhante a da picape F-1000
- Removida a caixa de ferramentas do assoalho e transferida para dentro do cofre do motor
- Coluna de direção e volante do Corcel
- Pedaleira do freio e embreagem suspensos do Corcel
- Bancos dianteiros com a estrutura herdada do Maverick, incluindo a regulagem longitudinal para o motorista
- Tanque duplo de combustível instalado no chassis embaixo dos bancos dianteiros
- Extintor de incêndio relocado entre os bancos dianteiros
- Pneu sobressalente instalado na tampa traseira (swing support system)
- Lanternas traseiras da Belina
- Motores elétricos para os limpadores do pára-brisa, motorista e passageiro
- Aplicação de pintura emborrachada embaixo dos pára-lamas e assoalho
- Adição de estribo tubular
- Adicionados lábios maiores nos pára-lamas
- Novos espelhos retrovisores externos
- Pneus mais largos tipo cidade e campo
- Lanternas nos pára-lamas iguais às dos caminhões série F
- Para-choques maiores
- Sistema de direção revisado, geometria, barramento, juntas esféricas etc.
- Suspensão mais macia, novas molas e amortecedores
- Pintura, com adição de frisos adesivos
- Circuito duplo de freio
- Bitola traseira e dianteira com revisões nos eixos
- Caixa de direção com adição de junta elástica na coluna
- Sistema elétrico totalmente revisado em seu projeto, incluindo roteiros e processos de manufatura."

Infelizmente a ideia não vingou...

O volante caiu muito bem no Jeep, Jfwebber! Obrigado pelas dicas! O volante e os bancos ainda vão esperar um pouco, então sobra tempo pra planejar tudo certinho...

Léo, cara alguma coisa eu acertei, minha pedaleira é do corcel kkkk

[]'s

Christen Eagle
23/01/2015, 08:38
Eu tbm tenho volante da Lotse e é bem confortável...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/christen-eagle-albums-jeep-cj5-1965-picture460393-painel.jpg

leoporfir
23/01/2015, 18:01
Cara, cada vez mais acho que esses carros têm alma...:angel: cuide bem dessa herança que seu pai lhe gardou... parabéns pela paixao que tem e iniciativa de cuidar dessa raridade. Pode apostar que este carro lhe trará muita mas muita felicidade no decorrer de sua vida
Parabéns e fico aqui acompanhando tbm. Bela história.

Leo, vc ainda nao pode ter mensagens particulare, mas vai por aqui mesmo entao...
Estou procurando um suporte de estepe móvel trazeiro como o q vc tem no jeep... entao se nao for usáloo no seu projeto e tiver interesse em vende-lo podemos conversar meu e-mail viniciusaol@yahoo.com.br.
Valeu, abraço.

Vinicius, muito obrigado pelas palavras! =D

Quanto ao suporte do estepe. Eu pretendo restaurá-lo e usar... :P De qualquer forma, se porventura eu mudar de ideia te aviso.

Abraço!

Léo, cara alguma coisa eu acertei, minha pedaleira é do corcel kkkk

[]'s

Hehehe, alguma coisa a gente tinha que acertar, né?

Eu tbm tenho volante da Lotse e é bem confortável...

É bom saber sua opnião, Christen. Estou querendo cada vez mais um volante deles. E seu interior tá bem legal, o volante combinou com as cores!

leoporfir
23/01/2015, 18:39
As fotos abaixo retratam um pouco do processo desde a retirada dele do galpão. Temos também as rodas da F-1000 antes e depois da pintura, e por fim montadas nos pneus BF Goodrich MUD Terrain 285/75 R16.

Nas rodas de tala 7 pretas, os pneus ficaram gorduchos, o que os deixou com uma cara mais oldschool. E isso me agradou bastante.

Os bancos são, se não me engano, de uma Belina que meu pai teve há muitos anos também. E aquele volante está lá só de enfeite, já que é muito pequeno e não ajuda muito a melhorar a ergonomia interna...

leoporfir
23/01/2015, 18:43
Depois de tudo limpo eu fiz uma montagem provisória. Coloquei até dois faróis de Fusca no parachoques pra ver como ficava, mas estão muito grandes e não iluminam tão bem...

Viniciusaol
23/01/2015, 18:46
:curtir: !!!!!!!!!

Lauro Paiva
28/01/2015, 11:11
Leoporfir,

Aqui tem uma página do face book que fala sobre os faróis de milha e explica a diferença entre lúmen, potência e lux.
Na verdade é um bom lugar para se entender um pouco sobre iluminação das nossas vtr.
A propósito os bancos que você mostrou são bem interessantes.
Vai firme na reforma, e coloca MUITAS FOTOS!!!!!
ABÇS.

https://www.facebook.com/XrayVision.SeeBeyond?ref=profile

pinafioffroad
28/01/2015, 13:07

Seguem fotos.

O meu cj5 também tem o paralama redondo, e concordo que seja mais bonito que o quadrado.

491097491098

Lauro Paiva
29/01/2015, 22:09
O meu cj5 também tem o paralama redondo, e concordo que seja mais bonito que o quadrado.

491097491098

Prezado Pinafioffroad,

Essa carroceria é de lata?
Tive um bernardão cuja carroceria era fabricada pela carraço em são paulo, só o pano daporta tinha quase 100 parafusos que soltavam a cada solavanco.
Quem fez a pintura???
Belo jipe!!!

leoporfir
31/01/2015, 13:39
Leoporfir,

Aqui tem uma página do face book que fala sobre os faróis de milha e explica a diferença entre lúmen, potência e lux.
Na verdade é um bom lugar para se entender um pouco sobre iluminação das nossas vtr.
A propósito os bancos que você mostrou são bem interessantes.
Vai firme na reforma, e coloca MUITAS FOTOS!!!!!
ABÇS.

https://www.facebook.com/XrayVision.SeeBeyond?ref=profile

Obrigado pela dica, Lauro! Vou ler a respeito! Pode deixar que foto não vai faltar! O único problema é que eu acabei de arrumar um emprego, então vou ter que esperar um feriado prolongado pra poder ir mexer nele, e vai demorar mais...

491097491098

Bonito teu Jeep, hein? Gostei da pintura, hehe.

leoporfir
02/02/2015, 22:59
Vou demorar algumas semanas para viajar até onde o Jeep se encontra. Em compensação, estou com o velocímetro aqui, que trouxe para restaurar. O problema é que quebrei o vidro ao manusear...

Enfim, para essa semana o objetivo é mandar fazer o vidro novo, pintar os ponteiros, o aro externo e dar um trato em toda a superfície da peça. Tem que ficar brilhando, como se fosse novo. E vai ficar. =D

tuna
03/02/2015, 09:26
Vou demorar algumas semanas para viajar até onde o Jeep se encontra. Em compensação, estou com o velocímetro aqui, que trouxe para restaurar. O problema é que quebrei o vidro ao manusear...

Enfim, para essa semana o objetivo é mandar fazer o vidro novo, pintar os ponteiros, o aro externo e dar um trato em toda a superfície da peça. Tem que ficar brilhando, como se fosse novo. E vai ficar. =D

Cara, se vc olhar no meu tópico, fiz exatamente a mesma coisa um tempo atrás, é só levar um pedaço do vidro velho em qualquer loja de vidros (para saber a espessura e pedir para cortar um círculo no diâmetro do velocímetro) aqui me custou 8 reáu...

[]'s

reslima
03/02/2015, 09:51
Acompanhando!
Parabéns pelo empenho!
Abraço.
Renato

Ian Jeep
03/02/2015, 21:23

Iaew Leo, tranquilo?

Da uma olhada nesse tópico aki, tem umas fotos minhas tmb bem legal.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/13509-reforma-do-velocimetro.html#post1247809

Vc falou em colocar velas de iridium no jeep, esses dias precisei trocar as velas do meu. Qual o modelo/ referencia /aplicação dessas velas?

Abraços

Lauro Paiva
06/02/2015, 10:47
Iaew Leo, tranquilo?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/13509-reforma-do-velocimetro.html#post1247809

Vc falou em colocar velas de iridium no jeep, esses dias precisei trocar as velas do meu. Qual o modelo/ referencia /aplicação dessas velas?

Abraços

Caro Ian,

Fui olhar o seu trabalho, realmente muito bom, ficou elegante e sóbrio, parabéns!!!

Ian Jeep
06/02/2015, 13:54
Caro Ian,

Fui olhar o seu trabalho, realmente muito bom, ficou elegante e sóbrio, parabéns!!!

Valeu Lauro, sempre q da pra fazer a gente tenta né kkkk
E o JAVA? to acompanhando.

Abraços

leoporfir
06/02/2015, 17:38
Cara, se vc olhar no meu tópico, fiz exatamente a mesma coisa um tempo atrás, é só levar um pedaço do vidro velho em qualquer loja de vidros (para saber a espessura e pedir para cortar um círculo no diâmetro do velocímetro) aqui me custou 8 reáu...

[]'s

Ontem eu mandei fazer a peça nova numa vidraçaria aqui perto de casa. No fim das contas, me saiu 5 reais um vidro novo de 3mm já cortado.

Meu velocímetro está quase igual ao seu agora, com o aro externo cromado, hehe. E isso é bom, pois o seu está muito bonito!

Acompanhando!
Parabéns pelo empenho!
Abraço.
Renato

Muito obrigado, Renato!

Abraço!

Iaew Leo, tranquilo?

Abraços

E ae, Ian!

Eu tinha visto esse tópico há algum tempo. Inclusive ele me inspirou a tirá-lo de lá, hehe. No começo eu pensei em fazer com o fundo branco - tal qual o primeiro velocímetro do tópico - mas acabei escolhendo o preto mesmo... E sua reforma ficou muito bem feita pelo que dizem as fotos! Foi tranquilo pra tirar os ponteiros de lá inteiros? Eu tive medo de tirar os meus devido ao ressecamento do plástico.

Quanto às velas, eu ainda não cheguei a pesquisar modelos nem nada... :P Só sei que é um pouco difícil achar velas Iridium pro BF161... Assim que eu achar o modelo correto eu posto aqui, pode ser? Hehe

Abraço!

leoporfir
06/02/2015, 17:45
Ontem mandei fazer um novo vidro para o velocímetro, dei um trato na superfície interna e também pintei os ponteiros dele. Hoje foi dia de lixar e polir o aro externo dele.

Essa era umas das diretrizes visuais do interior. Assim, fica tudo combinando melhor com o futuro volante! =D

Enfim, fotos do antes e depois:

Obs.: Nas fotos, o fundo preto parece estar borrado/sujo. Na verdade é reflexo da parede de casa que está suja pra caramba. O velocímetro está brilhando!

tuna
06/02/2015, 18:30
Ontem mandei fazer um novo vidro para o velocímetro, dei um trato na superfície interna e também pintei os ponteiros dele. Hoje foi dia de lixar e polir o aro externo dele.

Essa era umas das diretrizes visuais do interior. Assim, fica tudo combinando melhor com o futuro volante! =D

Enfim, fotos do antes e depois:

Obs.: Nas fotos, o fundo preto parece estar borrado/sujo. Na verdade é reflexo da parede de casa que está suja pra caramba. O velocímetro está brilhando!
Cara, obrigado pelo elogio.

O teu velocimetro ficou muito bom, mesmo! Continue assim, que essa reforma aí vai te dar o retorno esperado rapidinho, vai sair um belo jeep daqui.

[]'s sempre acompanhando

Ian Jeep
06/02/2015, 19:13
Ontem eu mandei fazer a peça nova numa vidraçaria aqui perto de casa. No fim das contas, me saiu 5 reais um vidro novo de 3mm já cortado.

Meu velocímetro está quase igual ao seu agora, com o aro externo cromado, hehe. E isso é bom, pois o seu está muito bonito!

Muito obrigado, Renato!

Abraço!

E ae, Ian!

Eu tinha visto esse tópico há algum tempo. Inclusive ele me inspirou a tirá-lo de lá, hehe. No começo eu pensei em fazer com o fundo branco - tal qual o primeiro velocímetro do tópico - mas acabei escolhendo o preto mesmo... E sua reforma ficou muito bem feita pelo que dizem as fotos! Foi tranquilo pra tirar os ponteiros de lá inteiros? Eu tive medo de tirar os meus devido ao ressecamento do plástico.

Quanto às velas, eu ainda não cheguei a pesquisar modelos nem nada... :P Só sei que é um pouco difícil achar velas Iridium pro BF161... Assim que eu achar o modelo correto eu posto aqui, pode ser? Hehe

Abraço!

Então, te, um outro tópico q o cara desmonta o velocímetro todo, até as rodinhas q marcam a quilometragem, queria fazer o mesmo, zerar o a quilometragem e limpar os números, porem não consegui tirar o ponteiro maior não, apenas os dos marcadores menores.
Sou apaixonado pro cromo, mas aqui é difícil encontrar um serviço bom e com o preço realista.

Pois é essas velas ai são meio difíceis mesmo ainda mais uma q caiba no bf.

Parabéns, ficou show.

Abraços

leoporfir
09/02/2015, 16:22
Cara, obrigado pelo elogio.

O teu velocimetro ficou muito bom, mesmo! Continue assim, que essa reforma aí vai te dar o retorno esperado rapidinho, vai sair um belo jeep daqui.

[]'s sempre acompanhando

Obrigado, Tuna! =D

Então, te, um outro tópico q o cara desmonta o velocímetro todo, até as rodinhas q marcam a quilometragem, queria fazer o mesmo, zerar o a quilometragem e limpar os números, porem não consegui tirar o ponteiro maior não, apenas os dos marcadores menores.
Sou apaixonado pro cromo, mas aqui é difícil encontrar um serviço bom e com o preço realista.

Pois é essas velas ai são meio difíceis mesmo ainda mais uma q caiba no bf.

Parabéns, ficou show.

Abraços

Eu também queria limpar os números. Até tentei desmontar o resto, mas fiquei com medo de quebrar o ponteiro devido ao ressecamento do plástico...

Valeu, Ian! =D

leoporfir
19/02/2015, 16:07
Fala, pessoal!

Enquanto não posso mexer no carro, vou raciocinando exatamente o que fazer, mudar ou adicionar no projeto. Como vocês já devem ter sacado, meu objetivo é manter o motor original dele, o BF-161 - mas com um tempero extra. Uma antiga ideia, que mal cheguei a citar aqui, era utilizar o cabeçote do motor Willys 3000, aquele com coletor de admissão separado do bloco.

O objetivo primário é usar um Webber 40, e o secundário é reduzir peso, já que o coletor de admissão seria substituído por outro redimensionado - tal qual o coletor de escape. No fim das contas, essas mudanças vão me render alguns cavalos a mais e outros quilos a menos, e uma relação peso-potência mais equilibrada.

Vale lembrar que ainda não me aprofundei no estudo relativo ao fluxo/quantidade de ar e combustível que será admitido. Portanto, minhas atuais referências técnicas são incertas e ainda passíveis de mudança.

Depois, se não me decidir, vou postar na seção de classificados. Mas, por enquanto, pergunto: Alguém tem, conheçe quem tenha ou sabe especificamente onde encontrar esse meu sonhado cabeçote? Também aceito todo tipo de informação, afinal, conhecimento é melhor upgrade que podemos fazer antes de mexer no carro! =D

Abraço!

Ian Jeep
19/02/2015, 18:06
Fala, pessoal!

Enquanto não posso mexer no carro, vou raciocinando exatamente o que fazer, mudar ou adicionar no projeto. Como vocês já devem ter sacado, meu objetivo é manter o motor original dele, o BF-161 - mas com um tempero extra. Uma antiga ideia, que mal cheguei a citar aqui, era utilizar o cabeçote do motor Willys 3000, aquele com coletor de admissão separado do bloco.

O objetivo primário é usar um Webber 40, e o secundário é reduzir peso, já que o coletor de admissão seria substituído por outro redimensionado - tal qual o coletor de escape. No fim das contas, essas mudanças vão me render alguns cavalos a mais e outros quilos a menos, e uma relação peso-potência mais equilibrada.

Vale lembrar que ainda não me aprofundei no estudo relativo ao fluxo/quantidade de ar e combustível que será admitido. Portanto, minhas atuais referências técnicas são incertas e ainda passíveis de mudança.

Depois, se não me decidir, vou postar na seção de classificados. Mas, por enquanto, pergunto: Alguém tem, conheçe quem tenha ou sabe especificamente onde encontrar esse meu sonhado cabeçote? Também aceito todo tipo de informação, afinal, conhecimento é melhor upgrade que podemos fazer antes de mexer no carro! =D

Abraço!

Iaew Leo blz?

Bom tem um tópico legal aki, não é exatamente idêntico ao seu projeto, mas acredito q da pra ter uma ideia.
Um bf-184 com cabeçote do 3000.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/142632-motor-de-maverick-6cc.html

Vale atentar para seguinte questão, se o volume das câmaras são iguais (bf-161 e 3000).
Aki tem algumas discussões sobre o assunto.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/38882-melhorias-no-bf-161-a-5.html#post2051491

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/38882-melhorias-no-bf-161-a-5.html#post2051493

Quem pode confirmar com vc é o Antonio.

No mercado livre tem um anuncio. Não sei se compensa pelo estado de conservação da peça.
Um cabeçote desses ta bem difícil de encontrar.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-620887636-cabecote-itamaraty-aerowillys-willys-3000-usado-no-estado-_JM

Vc pode trocar umas ideias tmb com o pessoal do maverick
http://www.manualdomaverick.com.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=94&start=120

Abraços

Lauro Paiva
20/02/2015, 09:25
Só admirando o calibre dos presadíssimos colegas do forum, e torcendo pelo projeto!!!!

pinafioffroad
23/02/2015, 16:15
Prezado Pinafioffroad,

Essa carroceria é de lata?
Tive um bernardão cuja carroceria era fabricada pela carraço em são paulo, só o pano daporta tinha quase 100 parafusos que soltavam a cada solavanco.
Quem fez a pintura???
Belo jipe!!!

Obrigado Lauro.
A carroceria é de lata sim,conheço a capota da carraço,a minha é oura marca não sei qual, alguns amigos me disseram que ela era usada em viaturas da polícia militar, esteticamente a diferença entre ela e a carraço é que a minha tem o teto mais arredondado, e as portas são suicidas.
Já tenho este Jeep a 14 anos,e toda parte de manutenção reforma e no caso da capota restauro é feita por mim mesmo, a parte das chamas da aerografia contei com um amigo também jeepeiro pra me dar umas dicas e uma grande ajuda.

49368849368949369049369149369249369349369449369549 3696493697

pinafioffroad
23/02/2015, 16:20
Obrigado pela dica, Lauro! Vou ler a respeito! Pode deixar que foto não vai faltar! O único problema é que eu acabei de arrumar um emprego, então vou ter que esperar um feriado prolongado pra poder ir mexer nele, e vai demorar mais...

Bonito teu Jeep, hein? Gostei da pintura, hehe.

Obrigado Leoporfir, a pintura como todo o Jeep foi eu que fiz, é um Jeep praticamente feito em casa e artesanal hehehe, boa sorte com a reforma do seu, com certeza vou acompanhar por aqui.

leoporfir
26/02/2015, 16:26
Iaew Leo blz?

Bom tem um tópico legal aki, não é exatamente idêntico ao seu projeto, mas acredito q da pra ter uma ideia.
Um bf-184 com cabeçote do 3000.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/142632-motor-de-maverick-6cc.html

Vale atentar para seguinte questão, se o volume das câmaras são iguais (bf-161 e 3000).
Aki tem algumas discussões sobre o assunto.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/38882-melhorias-no-bf-161-a-5.html#post2051491

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/38882-melhorias-no-bf-161-a-5.html#post2051493

Quem pode confirmar com vc é o Antonio.

No mercado livre tem um anuncio. Não sei se compensa pelo estado de conservação da peça.
Um cabeçote desses ta bem difícil de encontrar.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-620887636-cabecote-itamaraty-aerowillys-willys-3000-usado-no-estado-_JM

Vc pode trocar umas ideias tmb com o pessoal do maverick
http://www.manualdomaverick.com.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=94&start=120

Abraços

E ai, Ian!

Mal pela demora! A semana foi corrida... haha

Eu tinha lido esses tópicos já, eles me ajudaram muito.

Quanto ao anúncio, aquele cabeçote já está a venda há um bom tempo... E se bem me lembro, ele ainda abaixou um pouquinho o preço :P

Eu até pensei em fazer uma proposta (até porque seria incerto comprar sem saber o real estado dele, que pode ter micro trincas ou qualquer outra coisa...), mas com certeza ele ia dar com o cabeçote nas minhas fuças.

Acho que vou deixar a ideia para segundo plano por enquanto, aí se aparecer alguma coisa boa e barata eu arremato.

Valeu as dicas, Ian!

Só admirando o calibre dos presadíssimos colegas do forum, e torcendo pelo projeto!!!!

Me sinto feliz em saber que está apreciando. Obrigado, Lauro!

Obrigado Leoporfir, a pintura como todo o Jeep foi eu que fiz, é um Jeep praticamente feito em casa e artesanal hehehe, boa sorte com a reforma do seu, com certeza vou acompanhar por aqui.

Que legal, pinafioffroad! Admiro esse tipo de trabalho! E não imaginava que essa pintura pudesse combinar tão bem com o Jeep!

Lauro Paiva
09/03/2015, 16:54
Obrigado Lauro.
A carroceria é de lata sim,conheço a capota da carraço,a minha é oura marca não sei qual, alguns amigos me disseram que ela era usada em viaturas da polícia militar, esteticamente a diferença entre ela e a carraço é que a minha tem o teto mais arredondado, e as portas são suicidas.
Já tenho este Jeep a 14 anos,e toda parte de manutenção reforma e no caso da capota restauro é feita por mim mesmo, a parte das chamas da aerografia contei com um amigo também jeepeiro pra me dar umas dicas e uma grande ajuda.

49368849368949369049369149369249369349369449369549 3696493697

A pintura está nota 1000.
Sem comentários!!!!
Acompanhando e desejando vida longa e prospera!!!
E é claro UM PEDIDO FAZ ALGUMAS FOTOS COM A PORTA ABERTA!!!!!

pinafioffroad
16/03/2015, 13:27
A pintura está nota 1000.
Sem comentários!!!!
Acompanhando e desejando vida longa e prospera!!!
E é claro UM PEDIDO FAZ ALGUMAS FOTOS COM A PORTA ABERTA!!!!!

Obrigado Lauro, tenho algumas fotos da porta aberta, porem ainda faltando o apoio de braço.

495674495671495673

Guima-MS
16/03/2015, 18:03
Passando para assinar o topico , vai ficar fera o jeep !
Ansioso por novas fotos .

Lauro Paiva
17/03/2015, 15:33
Obrigado Lauro, tenho algumas fotos da porta aberta, porem ainda faltando o apoio de braço.

495674495671495673

Que espetáculo!!!!
E o jeep não tem medo de barro, heim????
Ficou muito elegante a porta suicida!!!
Acompanhando a saga do true fire

leoporfir
22/03/2015, 00:57
Passando para assinar o topico , vai ficar fera o jeep !
Ansioso por novas fotos .

Obrigado, Guima!

Eu também estou, hehe. Meu pai viajou para onde o Jeep está e a intenção é que ele faça algumas coisas. Dentre elas consta conectar as mangueiras e circuitos do sistema de freio, instalar o velocímetro que eu reformei e soldar o assoalho do motorista. Eu pedi, mas não sei se ele vai fazer... De qualquer forma, fotos só daqui alguns dias.

Maaas, enquanto estou longe dele fico pensando em outras coisas. Hoje mesmo decidi que vou usar uma capota fechada (antes eu queria no máximo um toldo) por questão de necessidade. Então estou fazendo alguns desenhos no Photoshop pra ver qual modelo e cor vou usar.

Paralelo a isso, também estou desenhando uma Rollcage (ou Santo Antônio) baseada nos padrões estabelecidos pela FIA, com direito até a testes virtuais de colisão e deformação.

Para não ficar devendo nada, logo mais eu posto as projeções. =D

Abraço!

pinafioffroad
22/03/2015, 13:59
Obrigado, Guima!

Eu também estou, hehe. Meu pai viajou para onde o Jeep está e a intenção é que ele faça algumas coisas. Dentre elas consta conectar as mangueiras e circuitos do sistema de freio, instalar o velocímetro que eu reformei e soldar o assoalho do motorista. Eu pedi, mas não sei se ele vai fazer... De qualquer forma, fotos só daqui alguns dias.

Maaas, enquanto estou longe dele fico pensando em outras coisas. Hoje mesmo decidi que vou usar uma capota fechada (antes eu queria no máximo um toldo) por questão de necessidade. Então estou fazendo alguns desenhos no Photoshop pra ver qual modelo e cor vou usar.

Paralelo a isso, também estou desenhando uma Rollcage (ou Santo Antônio) baseada nos padrões estabelecidos pela FIA, com direito até a testes virtuais de colisão e deformação.

Para não ficar devendo nada, logo mais eu posto as projeções. =D

Abraço!

Acompanhando o tópico
esperando fotos pra ver os progetos
e o progresso do azulão

leoporfir
22/03/2015, 21:43
Uma das coisas que eu não queria era colocar uma capota fechada no Jeep. Primeiro porque gosto mais do visual limpo - sem nada. Segundo, porque é bastante peso extra. E terceiro (e principalmente), porque é bem mais caro. Assim, eu ia colocar somente um toldo e me dar por satisfeito.

Mas agora eu estava raciocinando melhor e acho que devo priorizar a capota. Sou aquele tipo meio louco. Louco do tipo de voltar do trabalho a tarde, pegar o Jeep e ir pra uma trilha qualquer se sujar, e voltar pra faculdade a noite - dentre outras coisas. Além do mais, aqui na região vira e mexe chove - e não tenho condições éticas e pessoais de chegar no trabalho ou faculdade todo ensopado pela chuva (embora eu goste, hahaha)...

Sem mais firulas, eu me interessei por três modelos conversíveis:

- Atlântida 4x4 (Sport)

- Gaúcha

- Pissoletro

O estilo mais aventureiro e angular da capota Sport (da Atlântida) me atrai bastante. Mas há dois inconvenientes: [1] o preço notavelmente mais elevado, e [2] o fato do estilo mais "moderninho" não se encaixar muito bem com a proposta oldschool do meu carro.

Já a Gaúcha e a Pissoletro são quase iguais no que tange ao desenho - com algumas variações sensíveis (mas pertinentes!). A primeira tem a porção traseira do teto bem inclinada e a janela lateral é 100% horizontal, seguindo a mesma linha do parabrisa do Jeep - o problema é que é um pouquinho mais cara e ainda tem o inconveniente (pra mim) de ser fabricada em Porto Alegre, o que exige uma logística mais bem pensada e mais cara ainda. E por fim temos a Pissoletro, com a linha superior da janela inclinada e traseira levemente menos angular. Ela é mais barata e também é fabricada aqui perto (a 30km). Passei a tarde fazendo alguns desenhos no Photoshop para visualizar melhor o resultado final e me decidir. Aí vão elas:

tuna
23/03/2015, 08:54
Dando um palpite, todas as capotas aí estão com as traseiras sensivelmente baixas, a atlantida então não fica reta assim não.
Dá uma olhada na minha.
Por outro lado, faltou a opção das fixas três janelas, que tem da pissoletro e da gaúcha, se não me engano, essa daí era canyon, ótima capota, mais leve e menos barulhenta que as conversíveis, e com um pequeno trabalho de tapeçaria ela fica relativamente fácil de tirar.

e outra: com azul, a bege iraque é o que há :mrgreen:

[]'s

reslima
23/03/2015, 09:23
Tbem acho muito legal a combinação azul com bege iraque. Acho as capotas atlantida muito mais bacanas que as demais.
Abs.

leoporfir
24/03/2015, 00:21
Dando um palpite, todas as capotas aí estão com as traseiras sensivelmente baixas, a atlantida então não fica reta assim não.
Dá uma olhada na minha.
Por outro lado, faltou a opção das fixas três janelas, que tem da pissoletro e da gaúcha, se não me engano, essa daí era canyon, ótima capota, mais leve e menos barulhenta que as conversíveis, e com um pequeno trabalho de tapeçaria ela fica relativamente fácil de tirar.

e outra: com azul, a bege iraque é o que há :mrgreen:

[]'s

Valeu, Tuna! As fixas eu nem cheguei a cogitar, pois elas não atendem algumas coisas que eu quero...

E azul com bege fica lindo! hehe

Tbem acho muito legal a combinação azul com bege iraque. Acho as capotas atlantida muito mais bacanas que as demais.
Abs.

Fala, Reslima! Eu também gosto bem mais do desenho das capotas da Atlântida, só estava em dúvida se ele ia combinar com meu objetivo... As outras - mais clássicas - me agradam bastante também.

Abraço!

leoporfir
24/03/2015, 00:38
Bom, pessoal... Pesquisei bastante e pensei tanto quanto, e já descartei a capota Gaúcha da minha lista.

Sobraram então a Atlântida e a Pissoletro. Pelos inúmeros tópicos e comentários espalhados pela internet, pude concluir que as capotas da Atlântida são bem mais vantajosas do ponto de vista qualitativo e técnico. Ao menos dizem que é bem mais leve, mais resistente, melhor acabada e ainda segue o estilo das capotas norte-americanas Best Top.

Tuna! Você que usa uma, sabe me dizer se esses adjetivos são verídicos?

Por outro lado, liguei na fábrica/loja da Pissoletro e o valor que me foi passado foi de R$ 1.350,00 a vista (embora eu acredite que dê pra negociar mais um pouco). A cereja do bolo, entretanto, surgiu agora pouco: achei na Gama 4x4 uma capota Atlântida por R$ 1.466,61 no boleto bancário. Ou seja, uma diferença quase irrisória se todas aquelas virtudes forem reais.

Já imprimi o boleto para garantir a oferta e amanhã vou passar na Atlântida para ver um modelo ao vivo e tirar minhas conclusões. Mas ainda assim me reservo ao direito de perguntar a vocês, nobres cavalheiros de maior experiência:

O que acham? Por R$ 1.466,61 torna-se mais vantajoso pegar a capota Atlântida Mascote/Sport ou economizar R$ 100,00 e ir na Pissoletro mesmo?

Abraço!

tuna
24/03/2015, 10:46
Eu iria de Atlantida mesmo, veda mais, tem muito menos ferragem (menos barulho e mais leveza), abre e fecha com uma só mão (a pissoletro e a gaucha pra abrir e fechar são um inferno) e, na minha opinião, tem a vantagem da porta inteira e da estética.

[]'s

Lauro Paiva
24/03/2015, 11:00
Concordo com o Tuna, a Atlântida com menos ferragem é menos sujeita a problemas.
Manda as fotos quando colocar a capota.
abraços!!!

eliasFerreira
24/03/2015, 11:30
Bom, pessoal... Pesquisei bastante e pensei tanto quanto, e já descartei a capota Gaúcha da minha lista.

Sobraram então a Atlântida e a Pissoletro. Pelos inúmeros tópicos e comentários espalhados pela internet, pude concluir que as capotas da Atlântida são bem mais vantajosas do ponto de vista qualitativo e técnico. Ao menos dizem que é bem mais leve, mais resistente, melhor acabada e ainda segue o estilo das capotas norte-americanas Best Top.

Tuna! Você que usa uma, sabe me dizer se esses adjetivos são verídicos?

Por outro lado, liguei na fábrica/loja da Pissoletro e o valor que me foi passado foi de R$ 1.350,00 a vista (embora eu acredite que dê pra negociar mais um pouco). A cereja do bolo, entretanto, surgiu agora pouco: achei na Gama 4x4 uma capota Atlântida por R$ 1.466,61 no boleto bancário. Ou seja, uma diferença quase irrisória se todas aquelas virtudes forem reais.

Já imprimi o boleto para garantir a oferta e amanhã vou passar na Atlântida para ver um modelo ao vivo e tirar minhas conclusões. Mas ainda assim me reservo ao direito de perguntar a vocês, nobres cavalheiros de maior experiência:

O que acham? Por R$ 1.466,61 torna-se mais vantajoso pegar a capota Atlântida Mascote/Sport ou economizar R$ 100,00 e ir na Pissoletro mesmo?

Abraço!

Bom dia, Leo.

Eu tenho uma Pissoletro, que adquiri em 2013. É a fixa de 5 janelas, e comprei direto da fábrica.
E a anterior também era uma Pissoletro, fixa de 3 janelas, que durou 23 anos, e com certeza duraria mais uns 5. A vendi pra um amigo em ótimo estado, e me arrependo da venda por que era bem possível refazer algumas partes pra ela ficar quase nova.

Quanto a qualidade da Atlântida, eu tenho minhas dúvidas sobre ela ser melhor que a Pissoletro. Não acho melhor.
Colegas de trilha têm dela, e também já reparei nos jeeps dos encontros, e sempre achei a qualidade e o "caimento" inferior às capotas Pissoletro. As Pissoletro ficam bem justas (não imagina o trampo que foi instalá-la!).
Certa vez fui de Zequinha numa trilha com bastante chuva, e entrava bastante água pelas costuras e outras partes. É a mesma bege Iraque sport, e que não está tão velha quanto a minha antiga estava.

Já que é de São Bernardo, você 2 ótimas opções aí do seu lado: a Pissoletro em Guarulhos; e as capotas do Valdir Rainer (Valdir Jeep, lá no Facebook), nosso colega aqui do fórum, e daí de São Paulo, que faz capotas excelentes, e ao gosto do freguês. Tem vários vídeos de demonstração no canal dele no Youtube. Recomendo fortemente que fale com ele antes de decidir.

496760

Essa é a minha: Pissoletro, fixa, e de 5 janelas. Muito agradável, pois é bem arejada.
A foto não tá boa porque é de celular.

Espero ter ajudado.

Ian Jeep
24/03/2015, 13:30
Gosto do designe Atlântidas, mas me parece q elas não tem janelas para o passageiro e a janela traseira não é de mola, que é muito mais pratico, do quer ficar enrolando ela com a mão e prendendo. Porem tem menos ferragem e consequentemente mais leve e menos barulho.

As Pisoletro ficam bem justinhas se bem sentadas e tem as 5 janelas com mola. Se elas tivessem as portas da Atlândidas, ficariam show.
Tenho uma Trevo q é muito semelhante a Pisoletro, não é difícil de fechar não uma pessoal fecha tranquilo, e o barulho tem um pouco de rangido, mas acho q acostumei e nem percebo mais.

As fixas achava q combinava mais com o old school, mas tem essa limitção.

Bem lembrado pelo Elias, o Valdir Jeep faz um trabalho muito bom, realmente vale apena conferir. No youtube tem muitos videos

Algumas fotos pra ilustrar, não achei nenhum Jeep azul com capota Beje Iraque =/

496775

496776

496777

Abraços.

leoporfir
28/03/2015, 17:15
Fala, gente! Muito obrigado a todos pelas dicas e considerações!

Eu procurei conhecer todas as alternativas que me deram e analisei bem, mas vou ficar com a Atlântida mesmo por uma questão de custo e benefício. Considerando que comprei numa pequena oferta, ela está saindo mais barato até do que comprar direto na fábrica (eu fui lá). E a diferença de preço para a Pissoletro (110 reais) se justifica pelo desenho mais atraente para mim, pelas portas bipartidas e pela facilidade de retração da capota. A falta de janelas na traseira não é um problema, já que não pretendo levar muita gente lá (nem banco tem por enquanto).

Gostei muito da qualidade geral das capotas do Valdir. Fazer com ele seria ótimo, mas infelizmente está um pouco acima do que me propus a gastar.

E a cor será... Bege Iraque! \o/

Abraços!

leoporfir
29/03/2015, 17:21
Falando aqui, eu devo demonstrar a imagem de um cara extremamente planejador, paciente com o projeto de seu carro e prudente na hora de gastar seu dinheiro. Mas, definitivamente, tudo o que eu mais quero nesse momento da minha vida é ver meu Jeep andando (bem!) e já encaminhado para o fim do projeto.

Não aguento mais de ansiedade! hahahaha

Amanhã mesmo já vou gastar meus quase dois últimos meses de salário em capota e volante (+cubo), e com o troco ainda deu pra comprar uma manopla de câmbio que eu queria. Semana que vem, quando receber de novo, chegam os cintos de quatro pontos San Marino e - talvez - os novos amortecedores (originais mesmo, por enquanto).

Eu só escrevi isso porque deu vontade mesmo... hahaha

Abraço!

Lauro Paiva
02/04/2015, 10:01
Leoporfir,

Vai firme na empreitada!!!!
E não esquece de colocar as fotos!!!
E a propósito a cor Beje Iraque é 10!!!

leoporfir
03/04/2015, 01:58
Leoporfir,

Vai firme na empreitada!!!!
E não esquece de colocar as fotos!!!
E a propósito a cor Beje Iraque é 10!!!

Pode deixar que eu não vou esquecer não, Lauro! Eu fiquei bem em dúvida quanto a cor, mas acho que não vou me arrepender não, hehe

leoporfir
03/04/2015, 02:29
Argumentando de forma científica, o que nos faz gostar de carros (sejam eles on ou off road) ou qualquer outra experiência intensa é a proximidade dessas atividades com os cinco sentidos humanos. Isso é verídico e vale para absolutamente qualquer coisa.

O tato é importante nesse aspecto - e não somente pela ergonomia, mas sim pelo que cada forma representa para cada um. E por essas e outras que eu me preocupo tanto com os detalhes. Ontem, por exemplo, chegou essa frescurinha logo abaixo.

É uma manopla de câmbio inspirada primordialmente numa bola de sinuca, com um ar mais cool e descolado. Mas o desenho dela é sensivelmente adaptado a outros valores históricos do automobilismo, como é o caso da faixa azul cruzando a superfície branca e - no centro dessa - um circulo branco com contorno preto com o número centralizado. Exatamente como eram aqueles carros de corrida antigos. Ela é esférica, semelhante às manoplas Hurst - quase uma característica dos muscles americanos.

Por fim, o numero 8, além de representar o fim do jogo na sinuca, também é classificado através da numerologia como representante do equilibrio. E essa, se vocês se lembram, é uma das principais diretrizes do projeto.

Semana que vem chegam mais umas peças novas e interessantes, haha.

Lauro Paiva
03/04/2015, 09:33
Gostei de quase tudo o que você falou, com exceto da "frescurrinha"

EM PRIMEIRO LUGAR:A manopla é MUITO, MAS MUITO MESMO BACANA.

Se as minhas manoplas de caveira não fossem tão legais eu ficava até com um pouco de inveja, kkkkk

E as considerações organolépticas fazem todo sentido!!!

Só podemos amar o que conhecemos, já falava o meu caríssimo professor Josafá Siqueira.

Caro leoporfir, continue sempre com suas interessantes considerações!
Forte abraço!!!

Ian Jeep
03/04/2015, 16:15
497875 497876

Outras marcas de volante q seguem esse estilo class e q talvez vc goste são elas a Shutt e Lenker.

http://shutt.com.br/produtos/volantes

http://www.lenker.com.br/site/produtos.asp?IDLinha=15

Adoro esse estilo q envolve desde volantes a manoplas clássicas.

Uma vez eu fiz uma partindo de uma bola de sinuca real.

Massa, tenho muitos desses detalhes de acabamento na minha cabeça, um dia ainda monto meu jeep CHEIO dessas frescurinhas.

Abraços.

leoporfir
03/04/2015, 18:05
Gostei de quase tudo o que você falou, com exceto da "frescurrinha"

EM PRIMEIRO LUGAR:A manopla é MUITO, MAS MUITO MESMO BACANA.

Se as minhas manoplas de caveira não fossem tão legais eu ficava até com um pouco de inveja, kkkkk

E as considerações organolépticas fazem todo sentido!!!

Só podemos amar o que conhecemos, já falava o meu caríssimo professor Josafá Siqueira.

Caro leoporfir, continue sempre com suas interessantes considerações!
Forte abraço!!!

Hahaha, Valeu Lauro!

Abraço

Outras marcas de volante q seguem esse estilo class e q talvez vc goste são elas a Shutt e Lenker.

http://shutt.com.br/produtos/volantes

http://www.lenker.com.br/site/produtos.asp?IDLinha=15

Adoro esse estilo q envolve desde volantes a manoplas clássicas.

Uma vez eu fiz uma partindo de uma bola de sinuca real.

Massa, tenho muitos desses detalhes de acabamento na minha cabeça, um dia ainda monto meu jeep CHEIO dessas frescurinhas.

Abraços.

Valeu, Ian! Eu conhecia esses outros também, mas a concepção dos volantes da Lotse me agradam um pouco mais. Aliás, eu já comprei ele, chega semana que vem! o/

Eu também já pensei em pegar uma bola de sinuca de verdade e fazer, deve ter ficado legal! hehe

leoporfir
03/04/2015, 18:19
Como falei, eu mesmo estava desenhando a minha gaiola. Ela já chegou num nível aceitável, agora só preciso fazer simulações pra ter certeza que funciona.

Fiz seguindo os parâmetros estabelecidos pela FIA e outros órgãos do automobilismo. Os cintos de quatro pontos serão fixados a 45 graus, logo naquele arco atrás dos bancos. Pretendo usar aço carbono 4340 ou 1020, com diâmetro de 38 mm (1,5 pol) e espessura de 2 mm.

Já fiz algumas pesquisas e, em se tratando de um artifício de proteção com muitas peculiaridades na hora da fabricação, é no mínimo recomendável fazer com alguém com experiência. Achei alguns aqui por perto e o valor fica sempre próximo de R$ 1500,00. Como eu estou dando o projeto pronto (onde podem, inclusive, gerar receita sem minha autorização), quero chegar próximo dos R$ 1000,00. Aí eu faço, hehe.

Seguem as fotos do processo de modelagem e alguns renders:

Renan Folly
03/04/2015, 19:14
Parabéns pelo projeto! Estou acompanhando...

pedro bonadio
03/04/2015, 20:41
4340 não serve para essa função, 4130 é bem mais indicado.

MarcioNatal
04/04/2015, 01:10
Como falei, eu mesmo estava desenhando a minha gaiola. Ela já chegou num nível aceitável, agora só preciso fazer simulações pra ter certeza que funciona.

Fiz seguindo os parâmetros estabelecidos pela FIA e outros órgãos do automobilismo. Os cintos de quatro pontos serão fixados a 45 graus, logo naquele arco atrás dos bancos. Pretendo usar aço carbono 4340 ou 1020, com diâmetro de 38 mm (1,5 pol) e espessura de 2 mm.

Já fiz algumas pesquisas e, em se tratando de um artifício de proteção com muitas peculiaridades na hora da fabricação, é no mínimo recomendável fazer com alguém com experiência. Achei alguns aqui por perto e o valor fica sempre próximo de R$ 1500,00. Como eu estou dando o projeto pronto (onde podem, inclusive, gerar receita sem minha autorização), quero chegar próximo dos R$ 1000,00. Aí eu faço, hehe.

Boa noite Leoporfir.

Parabéns pelo belo projeto. Desculpando-me desde já pela minha "inguinorança", pergunto-lhe: a ancoragem dessa gaiola vai ser via ligações diretas com o chasis da viatura?

Após suas simulações o tubo pretendido, se possível, tente simular com o tubo AC BS de 1 1/2" com 3,25 mm de parede, sem costura. Creio que a diferença de valores e diagramas das deformações obtidos entre ambos os tipos de tubos serão consideráveis e a favor do sugerido por último. Sendo, assim, a diferença de valores entre os dois tipos, desprezível, a partir dos resultados obtidos. Depois nos diga o que consegui pós simulação.

Penso que também seria bem vindo um "X" no último quadro(traseira), daria uma maior rigidez ao conjunto.

497934

Desculpe os pitacos. Um abraço e sucesso na empreitada.

Márcio Humberto

leoporfir
04/04/2015, 17:27
Parabéns pelo projeto! Estou acompanhando...

Obrigado, Renan! =D

Abs

4340 não serve para essa função, 4130 é bem mais indicado.

Valeu a dica, Pedro! Fui dar outra estudada e você tem razão.

Abs

Boa noite Leoporfir.

Parabéns pelo belo projeto. Desculpando-me desde já pela minha "inguinorança", pergunto-lhe: a ancoragem dessa gaiola vai ser via ligações diretas com o chasis da viatura?

Após suas simulações o tubo pretendido, se possível, tente simular com o tubo AC BS de 1 1/2" com 3,25 mm de parede, sem costura. Creio que a diferença de valores e diagramas das deformações obtidos entre ambos os tipos de tubos serão consideráveis e a favor do sugerido por último. Sendo, assim, a diferença de valores entre os dois tipos, desprezível, a partir dos resultados obtidos. Depois nos diga o que consegui pós simulação.

Penso que também seria bem vindo um "X" no último quadro(traseira), daria uma maior rigidez ao conjunto.

497934

Desculpe os pitacos. Um abraço e sucesso na empreitada.

Márcio Humberto

Fala, Márcio! Imagina, eu agradeço pelas dicas e pitacos!

Bom... não vou ancorar ela no chassis. Aliás, isso é uma coisa que eu esqueci de mostrar e falar. Estou fazendo dela uma célula de segurança independente. Nos renders e na modelagem não mostra (ainda), mas na porção inferior dela haverão travessas estruturais que também acomodarão os bancos. Ou seja: os bancos e cintos de segurança estarão acomodados numa mesma estrutura. Assim, em caso de colisão, capotamento ou qualquer outro imprevisto que porventura venha a torcer o chassis/carroceria do Jeep, teoricamente não haverá tensionamento ou folga no cinto e nos bancos, mantendo a geometria desses elementos. Isso poderia acontecer caso, por exemplo, os bancos fossem fixados na carroceria e os cintos na gaiola.

Portanto, a gaiola como um todo será apenas fixada na carroceria. Ainda não fiz isso pois devo me preocupar primeiro com as soluções que vou empregar no tanque de combustível, já que essas travessas ocupariam o espaço dele. Quanto ao elemento em "X", eu fiz de tudo para acomodá-lo de forma que não prejudicasse a ergonomia e o espaço interno, mas não deu certo, hehe. Mas na hora da construção talvez haja alguma divergência e eu consiga fazer.

E quanto ao material, eu agradeço a dica! Vou estudar e sem dúvidas vou fazer a simulação. Quando conseguir posto aqui os resultados.

Abs!

MarcioNatal
04/04/2015, 19:23
Portanto, a gaiola como um todo será apenas fixada na carroceria. Ainda não fiz isso pois devo me preocupar primeiro com as soluções que vou empregar no tanque de combustível, já que essas travessas ocupariam o espaço dele. Quanto ao elemento em "X", eu fiz de tudo para acomodá-lo de forma que não prejudicasse a ergonomia e o espaço interno, mas não deu certo, hehe. Mas na hora da construção talvez haja alguma divergência e eu consiga fazer.

E quanto ao material, eu agradeço a dica! Vou estudar e sem dúvidas vou fazer a simulação. Quando conseguir posto aqui os resultados.

Abs!

Boa noite Leoporfir.

Legal. Mas não seria viável você utilizar a seu favor as propriedades estruturais oferecidas pelo chassis e pela carroceria como aliadas no seu conjunto, ao invés de considerá-los meros coadjuvantes do mesmo? Banco e cintos fixados na gaiola é uma excelente ideia, mas essa sua célula trabalhando independente do resto do conjunto.... Bola pra frente. Vamos esperar os resultados.

Um abraço.

Márcio Humberto

hercilio.neto
05/04/2015, 21:28
Leo,
Acho que falta ainda alguma triangulação entre o arco da coluna A e o arco da coluna B.
Veja que são unidos somente pelas duas barras no meio do teto, que podem não impedir que o arco do parabrisa se dobre ao encontro do arco da coluna B.
A barra que acompanha o painel também deve ser triangulada ou o arco deverá ser reforçado.
Os arcos estão estabilizados lateralmente pela curva do tubo.
Se você planejar direitinho, poderá utilizar a estrutura da gaiola como suporte para a lona e assim dispensar a ferragem da capota.

Lauro Paiva
07/04/2015, 13:45

Grande Leoporfir,

Quero uma gaiola dessas, a única diferença é que quero que a minha eu possa retirar da vtr e assim ficar com ela de um tamanho que possa entrar nos barcos regionais da amazônia, você topa a gente fazer as duas gaiolas juntos????
Podemos falar com o Odin que fez a minha suspensão???

leoporfir
11/04/2015, 14:37
Pessoal, desculpem pela demora na resposta. Anda muito corrido... o pouco tempo que me sobra de semana eu não consigo - por necessidade - fazer outra coisa senão estudar e dormir... hehe

[FONT=Verdana]

Boa noite Leoporfir.

Legal. Mas não seria viável você utilizar a seu favor as propriedades estruturais oferecidas pelo chassis e pela carroceria como aliadas no seu conjunto, ao invés de considerá-los meros coadjuvantes do mesmo? Banco e cintos fixados na gaiola é uma excelente ideia, mas essa sua célula trabalhando independente do resto do conjunto.... Bola pra frente. Vamos esperar os resultados.

Um abraço.

Márcio Humberto

Fala, Márcio! Então, sem dúvidas seria ótimo, ao menos do ponto de vista técnico. Se bem feita, melhoraria a rigidez à torção de todo conjunto e me daria uma célula mais segura também. O problema é que, a princípio, não me convenci de atravessar a carroceria e nem ancorá-la no chassis. Principalmente pelo custo, pelo trabalho e pelo corrompimento da originalidade de forma mais abrupta.

Como o uso do Jeep não será exclusivo de trilhas pesadas e eu também tenho um estilo de direção pouco mais prudente, acredito que o risco de uma capotagem seja baixo, não justificando um investimento e/ou modificações superdimensionadas.

Mas isso, claro, ainda está em fase de estudo. Como só vou fazê-la quando o Jeep já estiver aqui comigo, terei tempo de raciocinar melhor.

Abraço!

Leo,
Acho que falta ainda alguma triangulação entre o arco da coluna A e o arco da coluna B.
Veja que são unidos somente pelas duas barras no meio do teto, que podem não impedir que o arco do parabrisa se dobre ao encontro do arco da coluna B.
A barra que acompanha o painel também deve ser triangulada ou o arco deverá ser reforçado.
Os arcos estão estabilizados lateralmente pela curva do tubo.
Se você planejar direitinho, poderá utilizar a estrutura da gaiola como suporte para a lona e assim dispensar a ferragem da capota.

Fala, Hercílio! Valeu pelas dicas. Eu penso nisso também, estava esperando fazer a simulação para ver a diferença dos resultados com diferentes combinações da gaiola. Mas houveram problemas com a modelagem e não estou conseguindo... :P

Mas é extremamente provável que eu faça algumas modificações nela.

Abraço!

Grande Leoporfir,

Quero uma gaiola dessas, a única diferença é que quero que a minha eu possa retirar da vtr e assim ficar com ela de um tamanho que possa entrar nos barcos regionais da amazônia, você topa a gente fazer as duas gaiolas juntos????
Podemos falar com o Odin que fez a minha suspensão???

Podemos topar sim, Lauro! Mas onde que o Odin fica? O problema é que deve ser muito longe, hehehe

leoporfir
11/04/2015, 15:27
Na Quarta-feira chegou o volante Lotse Big Block. Muito bem construído, funcional e ainda belíssimo. Optei pelo marrom por gosto pessoal, se não ficar legal é só tingir de preto. O diâmetro - de 375 mm - me parece perfeito para o Jeep, já que é pouca coisa menor que o original e não faz a direção pesar muito, mas tem uma pegada muito melhor o que já citado volante de três raios original. Já veio com cubo e buzina. Agora é só instalar!

Eu disse que tinha comprado a capota, mas nem sequer cheguei a pagar o boleto. Raciocinando bem, é muito dinheiro pra algo muito simples. Vou é fazer a minha daqui a um tempo. Talvez eu compre um toldo enquanto isso...

Os cintos de quatro pontos chegam semana que vem, aproveitei e comprei as travas do capô que estavam faltando. E agora também tem um tacômetro Auto Gauge de 95 mm, bem simples e com uma pegada mais clássica, para ser fixado na coluna de direção, atrás do volante. O corpo é todo cromado e tem dimensões diminutas. Ele já vem com shift-light interno, coisa essa que não se mostra uma necessidade real no Jeep. Mas já que tem - e é bem discreto - pode deixar por lá mesmo. Minha única exigência é que o fundo seja preto, então eu mesmo vou desenhar um fundo preto e substituir o branco dele.

Meu sonho era um Sunpro Super Tach II, mas agora só por importação independente e custa pelo menos 150 reais a mais. Então enterrei a idéia...

Lauro Paiva
12/04/2015, 15:36
Tá ficando muito lindo!!!!
Acompanhando sempre!!!498771

Eis aí um volante extremamente desconfortável,kkkkk
Mas gosto...
Continua firme na empreitada!!!!

Ian Jeep
12/04/2015, 20:23
Na Quarta-feira chegou o volante Lotse Big Block. Muito bem construído, funcional e ainda belíssimo. Optei pelo marrom por gosto pessoal, se não ficar legal é só tingir de preto. O diâmetro - de 375 mm - me parece perfeito para o Jeep, já que é pouca coisa menor que o original e não faz a direção pesar muito, mas tem uma pegada muito melhor o que já citado volante de três raios original. Já veio com cubo e buzina. Agora é só instalar!

Meu sonho era um Sunpro Super Tach II, mas agora só por importação independente e custa pelo menos 150 reais a mais. Então enterrei a idéia...

Esse Jeep tá ficando muito Chique kkkk
Engraçado como temos o mesmo gosto para esses detalhes!!

Conta mais ai as novidades, oq vem por ai??

Abração

leoporfir
13/04/2015, 15:05
Tá ficando muito lindo!!!!
Acompanhando sempre!!!498771

Eis aí um volante extremamente desconfortável,kkkkk
Mas gosto...
Continua firme na empreitada!!!!

Hahahaha Aí sim, Lauro! Ainda quero ter um Hot Rod com um volante assim...

Esse Jeep tá ficando muito Chique kkkk
Engraçado como temos o mesmo gosto para esses detalhes!!

Conta mais ai as novidades, oq vem por ai??

Abração

Chique nada... Assim que os freios funcionarem, a primeira coisa que vou fazer é jogar ele num barro qualquer, quero ver se as peças aguentam, hahahaha!

Acho que por enquanto as grandes novidades acabaram... :/ A única coisa que vou ter que fazer agora é:

- Fazer um suporte especial soldado à estrutura interna do banco para que ele acomode os cintos de 4 pontos com segurança (mas isso acho que vai só pra depois da vistoria).

Também quase comprei as peças do escapamento (coletor 6x2 + abafador flowmaster + canos de 2 pol) para montar (e dobrar) em casa, mas acho muito caro e devo ainda estudar melhor os materiais dele.

Logo, acho que o que me resta agora é concentrar forças e dinheiro pra deixar ele mais confiável de mecânica. Coisa de manutenção básica... Depois sim vou "meter o louco": rebaixar cabeçote (já que não consigo achar o do motor 3000 por um preço justo...), refazer toda a ignição (eletrônica, com direito às velas de iridio e amplificador de centelha Tech Race), escape e bloqueio de diferencial...

Abraço!

pedro bonadio
13/04/2015, 18:00
Leonardo, estou só acompanhando o projeto e ao mesmo tempo admirando o rumo que está dando à este jeep. Parabéns pelo bom gosto Jeep com visual New School não cola mesmo não! Tens bom gosto.

Quanto à capota, aproveite a gaiola e o projeto dela e tente fazer uma capota de estilo militar com a sustentação embutida na gaiola, e ai poderá usar janelas e portas removíveis. O visual fica show e é possível fazer bem mais robustas que essas disponíveis no mercado. Procure uma lona que combine com seus bancos e volante, pois a escolha deles foram perfeitas.
498884

Quanto ao motor, o BF161 é um motor meio limitado. Trabalhe na alimentação dele, o uso de um 6x2 confere um ronco excepcional e não é necessário um abafador de grife, um par de JK já vai te dar um belíssimo resultado.

Quanto à aparência, um tapa cromado no motor (tampa de cabeçote, suportes e polias) também dão um visual incrível.

Parabéns novamente e está ficando l

leoporfir
17/04/2015, 15:37
Leonardo, estou só acompanhando o projeto e ao mesmo tempo admirando o rumo que está dando à este jeep. Parabéns pelo bom gosto Jeep com visual New School não cola mesmo não! Tens bom gosto.

Quanto à capota, aproveite a gaiola e o projeto dela e tente fazer uma capota de estilo militar com a sustentação embutida na gaiola, e ai poderá usar janelas e portas removíveis. O visual fica show e é possível fazer bem mais robustas que essas disponíveis no mercado. Procure uma lona que combine com seus bancos e volante, pois a escolha deles foram perfeitas.
498884

Quanto ao motor, o BF161 é um motor meio limitado. Trabalhe na alimentação dele, o uso de um 6x2 confere um ronco excepcional e não é necessário um abafador de grife, um par de JK já vai te dar um belíssimo resultado.

Quanto à aparência, um tapa cromado no motor (tampa de cabeçote, suportes e polias) também dão um visual incrível.

Parabéns novamente e está ficando l

Obrigado pelas palavras, Pedro!

Estou pensando bastante na questão da gaiola justamente por isso. Acho que eu vou alterar o projeto dela para servir de estrutura para uma capota também...

O coletor 6x2 é o que mais quero, mas não queria gastar mais que 700 reais no escape completo. Só no coletor vou gastar prováveis 490 reais (o mais barato que encontrei)... :/ Acho que vou aceitar a sua sugestão e pegar os JK mesmo. Já procurei os tubos para fazer o resto e sai bem barato, coisa de 80 reais por 6m de tubos. O problema vai ser dobrar tudo...

Eu realmente quero cromar algumas peças do motor, mas ainda não achei lugar bom e de preço justo, hehehe

Valeu, Pedro!

Abs

pedro bonadio
17/04/2015, 16:42
Faça o 6x2 sob medida. 80 reais 6 metros? Tudo de escape não precisa ser resistente e logo nem ter parede grossa. Acho caro esse valor. Com 700 reais dá pra fazer legal, uma ponteira de cada lado, fica show.

Seu motor já tem ignição eletrônica?

Abraços

leoporfir
18/04/2015, 18:52
Faça o 6x2 sob medida. 80 reais 6 metros? Tudo de escape não precisa ser resistente e logo nem ter parede grossa. Acho caro esse valor. Com 700 reais dá pra fazer legal, uma ponteira de cada lado, fica show.

Seu motor já tem ignição eletrônica?

Abraços

Dá pra fazer até com menos... e é o que eu quero, hehe. Quanto ao coletor, o ruim é que encontrei vários serviços bons, mas nenhum com preço justo. Chegaram a me cobrar R$1800,00 por um escape completo, partindo do coletor! Alguns outros, infelizmente, são gambiarras...

Não tem ignição eletrônica pois ainda não vi necessidade, mas antes dela pretendo colocar um módulo amplificador de centelha com limitador de giro (principalmente por segurança, ao menos para dificultar roubos), cuja relação custo/resultado será ligeiramente melhor. Depois, se necessário, aí sim coloco.

Abraço!

leoporfir
20/04/2015, 21:40
Hoje, Segunda Feira que antecede o feriado de Tiradentes, fui no Brás (teoricamente um dos melhores lugares para esse tipo de compra) pesquisar os materiais que vou usar posteriormente, direto nos fabricantes e distribuidores. Portando deixo aqui, para fins didáticos e de pesquisa a quem mais interessar, os valores de tudo o que procurei.

A estrutura metálica de um banco concha extremamente medíocre sai 450 reais cada. As espumas, mais 140 reais. E nessa conta não entra o revestimento e nem a mão de obra. Acho que não preciso falar que é um absurdo...

A chamada lona "Capota Marítima" - para fazer a capota - sai por 20 reais o metro na cor preta ou bege clarinho, e indo para R$ 22,00 a bege "Iraque" e a verde musgo. O plástico transparente das janelas varia de 20 até 25 reais de acordo com a espessura. A largura padrão é de 1,60m.

Os revestimentos dos bancos em Courvin de boa qualidade saem em média 15 reais o metro. Como eu planejo usar materiais texturizados e/ou com costura trabalhada, os valores chegam até a 45 reais o metro.

A fita para cinto de segurança custa R$ 3,50 o metro, e eles tem praticamente a cor que você quiser.

reslima
22/04/2015, 09:00
Um camarada aqui estava vendendo um par de banco concha fixo san marino, com alguns lugares onde a costura estourou e e um ou dois cortes, por R$ 400,00. Se interessar, vejo com ele se ainda vende.
Abs.

A estrutura metálica de um banco concha extremamente medíocre sai 450 reais cada. As espumas, mais 140 reais. E nessa conta não entra o revestimento e nem a mão de obra. Acho que não preciso falar que é um absurdo...

leoporfir
22/04/2015, 14:16
Um camarada aqui estava vendendo um par de banco concha fixo san marino, com alguns lugares onde a costura estourou e e um ou dois cortes, por R$ 400,00. Se interessar, vejo com ele se ainda vende.
Abs.

Reslima, se você puder ver e conseguir umas fotos, eu agradeço!

Minha intenção é fazer uma adaptação na estrutura dos meus para comportar os cintos de quatro pontos com segurança, pois gosto deles. Mas é mais prático e seguro eu usar logo um concha, então dependendo... Meu pai vai pro Paraná no final de semana, aí talvez facilite também...

Abraço!

squinzani
22/04/2015, 16:26

Seguem fotos.

499736

e essa porta ai???
vc que fez?

Ian Jeep
22/04/2015, 21:32
Também quase comprei as peças do escapamento (coletor 6x2 + abafador flowmaster + canos de 2 pol) para montar (e dobrar) em casa, mas acho muito caro e devo ainda estudar melhor os materiais dele.

Abraço!

Realmente esses coletores tão difíceis de achar e cada dia mais caros. Possuo um no meu bf, porem ainda não estou satisfeito com o ronco, queria mesmo botar dois canos 2,5''/3'' e um abafador bacana ou com dois jks. Mas ainda nao não acho espaço pra isso. No momento ele ta com um cano só e e um abafador do Escort se nao me engano e ta muito silencioso. vou fazer ele direto pra ver como q fica :evil:.

Uma dica q me deram, é colocar a quela malha de aço entre a curva do escape com a junção do cano, pra evitar q o cano rache ou quebre, legal tmb é envolver com aquelas mantas ter micas.

Aki pra fazer um escape vão meter a faca tmb, agora se eu tivesse uma maquina de dobrar.. ai ser um abraço kkk
Me cobraram R$ 2500 por um motor 3000 todo refeito, quero muito colocar esse motor até pq o meu já ta meio cansado, mas tem outras prioridades e assim vai ficando pra depois.

No meu eu cromei a tampa do filtro de ar, filtro de óleo e tampa de válvula, fica muito bacana se for bem cromado, q nao foi o meu caso.

Pra ajudar na capota/gaiola
499762499764

Abraços

reslima
23/04/2015, 15:20
Leo, camarada me mandou as fotos. Da uma olhada aí, qqer coisa manda MP.
499789 499790 499791 499792 499793 499794 499795 499796

Abraço.

jfwebber
23/04/2015, 17:09
Quanto as portas comprei da FIBER4x4.

Elas vem um pouco mal acabadas mas com um pouco de trabalho e capricho ficam bem boas...

e essa porta ai???
vc que fez?

leoporfir
26/04/2015, 19:26
Realmente esses coletores tão difíceis de achar e cada dia mais caros. Possuo um no meu bf, porem ainda não estou satisfeito com o ronco, queria mesmo botar dois canos 2,5''/3'' e um abafador bacana ou com dois jks. Mas ainda nao não acho espaço pra isso. No momento ele ta com um cano só e e um abafador do Escort se nao me engano e ta muito silencioso. vou fazer ele direto pra ver como q fica :evil:.

Uma dica q me deram, é colocar a quela malha de aço entre a curva do escape com a junção do cano, pra evitar q o cano rache ou quebre, legal tmb é envolver com aquelas mantas ter micas.

Aki pra fazer um escape vão meter a faca tmb, agora se eu tivesse uma maquina de dobrar.. ai ser um abraço kkk
Me cobraram R$ 2500 por um motor 3000 todo refeito, quero muito colocar esse motor até pq o meu já ta meio cansado, mas tem outras prioridades e assim vai ficando pra depois.

No meu eu cromei a tampa do filtro de ar, filtro de óleo e tampa de válvula, fica muito bacana se for bem cromado, q nao foi o meu caso.

Pra ajudar na capota/gaiola

Abraços

Pois é, Ian. Eu não quero gastar muito nessas coisas, pois realmente não vale a pena. Mas como quero manter o BF até o fim da vida dele... aí depois eu me viro pra botar um V8! haha

Vou tentar usar extra-oficialmente o curvador de tubos que tem na faculdade... haha O problema vai ser saber fazer tudo certo... :P

Eu ainda to procurando um lugar legal pra mandar cromar as peças... mas também não acho.

E tá legal esse Jeep aí, hein? Já salvei nas minhas referências!

Leo, camarada me mandou as fotos. Da uma olhada aí, qqer coisa manda MP.

Abraço.

Reslima,

Muito obrigado! Pelo preço é um ótimo negócio, mas acho que vou manter os meus bancos mesmo. Eu gosto do visual deles...

Qualquer coisa eu te chamo novamente!

Abraço!

Lauro Paiva
01/05/2015, 04:34
Acompanhando,
cade as fotografias??????
Tem que atualizar,kkkkk
abraços!!!

leoporfir
01/05/2015, 23:07
Acompanhando,
cade as fotografias??????
Tem que atualizar,kkkkk
abraços!!!

Fala, Lauro!

hahaha O problema é que meu pai está demorando para ir lá no Paraná e trazer o carro pra SP! Era pra ele ter feito isso mês passado, mas acho que ele só vai mesmo semana que vem...

Estando lá, ele vai soldar o assoalho novo provisoriamente e regularizar a situação legal do Jeep. E em no máximo um mês o bichinho estará comigo aqui. Só então que eu vou conseguir mandar fotos boas e atualizadas do projeto...

E mesmo assim, depois de uma semana com o Jeep aqui (isso se ele for rápido lá), vou deixar vocês sem atualização por mais um mês e meio... kkk vou passar algumas semanas estudando em Portugal. E quem sabe eu consiga conhecer o cenário off-road por aquelas bandas, além de dar uma passadinha em Nurburgring. Tudo bem que não costumam levar Jeeps à autódromos, mas pelo menos vou ter o que contar... kkkk

Enquanto isso, vou deixar todas as fotos que ainda não postei

leoporfir
01/05/2015, 23:27
Detalhe para a parte elétrica, que ainda ainda funciona perfeitamente, vide os faróis acesos. Eu até assustei quando a buzina funcionou!

E ali na foto do motor vocês podem ver meu tanque de combustível de alta periculosidade.

Lauro Paiva
11/05/2015, 10:25
VALEU!!!!
MUITO OBRIGADO!!!!
BOA VIAGEM, E ESPERO QUE ENCONTRE LAMA A BEÇA (ESSA SÓ JIPEIRO ENTENDE,KKKKKKKK)
Aguardamos sua volta, e bons estudos!!!!

leoporfir
17/05/2015, 20:41
VALEU!!!!
MUITO OBRIGADO!!!!
BOA VIAGEM, E ESPERO QUE ENCONTRE LAMA A BEÇA (ESSA SÓ JIPEIRO ENTENDE,KKKKKKKK)
Aguardamos sua volta, e bons estudos!!!!

Ô Lauro! Muito obrigado!

Vou tentar aproveitar bem! E quando voltar espero que o Jeep esteja bem! hahaha

Abraço!

leoporfir
20/06/2015, 20:16
Boas novas! Meu pai está com o Jeep (eu infelizmente não posso ir ainda por conta da faculdade) e já fez uma Towbar pra trazer ele rebocado pra SP. Também já colocou o assoalho e está fazendo novas travessas para fixar a carroceria no chassi, pois as antigas estavam podres. E agora também está com calço de carroceria de 1pol.

Ele não me mandou fotos, então não consigo postar nada (e estou curioso pra ver também!). Vou tentar viajar até lá daqui umas duas semanas...

A má noticia: agora que estamos ligando ele regularmente, tá vazando óleo e água em tudo que dava pra vazar: diferencial, câmbio, motor, caixa de transferência, radiador... hahaha!

Já tenho as mangueiras do radiador, agora vou comprar os retentores e fazer assim que o Jeep chegar aqui. O que eu imagino que aconteça mês que vem. o/

Lauro Paiva
22/06/2015, 12:50
Aguardando o desenrolar da história!!!!!
E torcendo para achar todos os vazamentos, lembrando que jeep não vaza; marca território!!!!!
forte abraço!!!!!!!

leoporfir
27/06/2015, 00:46
Aguardando o desenrolar da história!!!!!
E torcendo para achar todos os vazamentos, lembrando que jeep não vaza; marca território!!!!!
forte abraço!!!!!!!

Hahahaha! Boa, Lauro! Vou usar esse argumento quando ele começar a vazar no estacionamento do prédio!

Abraço!

leoporfir
27/06/2015, 00:59
Pra não gastar dinheiro a toa mais pra frente, nada como ter certeza do que se quer. E pra confirmar isso, eu comecei a fazer um modelo 3D mais fiel do Jeep há algumas semanas. Só hoje eu (acho que) acabei.

Ironicamente, acabei me apegando à faixa branca na lateral. Usei como referência histórica o Mustang Boss 302 - modelo que também é "dono" do Grabber Blue, cor que eu vou pintar ele. Coloquei lá só pra ver como ficava...

leoporfir
01/07/2015, 18:05
Meu pai mandou algumas fotos agora. A carroceria está temporariamente suspensa por calços de madeira, por isso está demasiadamente alta e torta.

O próximo passo é fixar o tanque de combustível, os bancos, cinto de segurança (abdominal por enquanto), retrovisores e colocar um extintor pra trazer.

OPC+JR
02/07/2015, 09:48
Pra não gastar dinheiro a toa mais pra frente, nada como ter certeza do que se quer. E pra confirmar isso, eu comecei a fazer um modelo 3D mais fiel do Jeep há algumas semanas. Só hoje eu (acho que) acabei.

Ironicamente, acabei me apegando à faixa branca na lateral. Usei como referência histórica o Mustang Boss 302 - modelo que também é "dono" do Grabber Blue, cor que eu vou pintar ele. Coloquei lá só pra ver como ficava...

Leofir.

Parabens, ficou muito legal.

Podei comercializar o desenho, melhor mesmo só se fosse verde e com o corte da caixa de roda traseira quadrado :mrgreen:

Também gostei da faixa, os renegade dos EUA em uma determinada série tinha uma faixa, mas a sua ficou mais limpa e legal :concordo:

leoporfir
05/07/2015, 03:57
Leofir.

Parabens, ficou muito legal.

Podei comercializar o desenho, melhor mesmo só se fosse verde e com o corte da caixa de roda traseira quadrado :mrgreen:

Também gostei da faixa, os renegade dos EUA em uma determinada série tinha uma faixa, mas a sua ficou mais limpa e legal :concordo:

Valeu, OPC+JR!

A modelagem ainda tem uns erros de proporção e falta fazer algumas superfícies (como a curvatura que acompanha a caixa de roda dianteira), porque eu não sei fazer, kkk

A faixa do Renegade é bem legal, mas algo nela me incomodava... Aí pra não ficar sem nada, fiz essa! kk

Abs!

rfdex
05/07/2015, 09:52
Ficou perfeito. Qual o software que usou? Acho que fica legal experimentar o estepe sobre o santo antonio e tambem na mesma posicao atual, so que pelo lado interno da traseira. Qual o motor e cambio que ele ta usando?

leoporfir
05/07/2015, 23:02
Ficou perfeito. Qual o software que usou? Acho que fica legal experimentar o estepe sobre o santo antonio e tambem na mesma posicao atual, so que pelo lado interno da traseira. Qual o motor e cambio que ele ta usando?

Valeu, rfdex!

Usei o Rhinoceros para modelagem, Keyshot para renderização e Photoshop para detalhes (faixa lateral, minha assinatura na lataria, etc).

De início eu queria colocar o estepe desse jeito que você falou, entre o Santo Antônio. Assim, dava até pra concentrar melhor o peso entre os eixos e abaixar um pouquinho o centro de gravidade - além de dar um visual semelhante aos carros que competem no BAJA 1000. O grande problema é que iria diminuir muito o espaço atrás - dificultando o transporte de cargas e inviabilizando o uso de um banco traseiro. Então optei por deixar ele lá atrás mesmo, kk.

Ele tá usando tudo original: BF161 + câmbio de 3 marchas.

Abs!

rfdex
06/07/2015, 00:20
Show!!!!!!!

Lauro Paiva
07/07/2015, 09:33
MUITO, MAS MUITO LEGAL MESMO!!!!
Agora além das fotos que eu sempre peço a todos, vou começar a pedir também modelagens em 3D, kkkkk
Uma curiosidade, com essa imagem, você pode fazer modelos na impressora 3D??????

leoporfir
07/07/2015, 18:15
MUITO, MAS MUITO LEGAL MESMO!!!!
Agora além das fotos que eu sempre peço a todos, vou começar a pedir também modelagens em 3D, kkkkk
Uma curiosidade, com essa imagem, você pode fazer modelos na impressora 3D??????

kkk Obrigado, Lauro!

Dá pra fazer em qualquer impressora 3D "meia-boca", mas o resultado não ia ser exatamente perfeito. Como essa modelagem tem muitos detalhes, a demanda ideal seria por um equipamento de alta precisão, que é caríssimo (mesmo mandando fazer) kkk

Faz um tempo que ando estudando fazer isso, mas o problema é o que cobram... :/

Abs!

leoporfir
07/07/2015, 19:13
É o seguinte. Somando toda a informação técnica adquirida em pesquisas, leituras e tal, eu acabei tomando uma postura mais técnica para adequar o sistema de escape às melhores condições possíveis. Sem gastar dinheiro a toa e ainda prejudicar o rendimento do conjunto - o que acontece muito por aí...

Pois bem, depois de alguns cálculos, descobri alguns dados ideais para o coletor:

O diâmetro interno dos tubos primários deve ser 38mm. Externamente, pelo que vi, o coletor original tem 40mm externos - descontando a parede do tubo (em ferro fundido e bem grossa), suponho que temos apenas pouco mais de 30mm.

Se alguém tiver acesso fácil à essa medida exata (espessura da parede do coletor ou diâmetro interno), eu ficaria grato.

Já de comprimento - medida desde o cabeçote até o ponto que os tubos se conjugam num só até o fim do carro - deve-se ter 950mm - quase um metro (!).

Não compensa pra mim mandar fazer um do zero em uma oficina especializada. Assim, acho que vou comprar modelo pré-fabricado da Scap Online (http://www.escaponline.com.br/coletor-dimensionado-escapamento-jeep-willys-rural-f-75-6-cilindros-p992/), já que ele está com medidas muito próximas do ideal e é mais barato do que mandar fazer por aqui... (a não ser que eu ache alguém melhor, kkk)

Sei que já existem alguns tópicos sobre escape, mas vou deixar aqui também todo o processo e os porquês. Dessa forma, sei que ajuda muita gente que também tem dúvidas.

Porque escolhi um coletor 6x2? Pra aumentar o fluxo de gases, sua velocidade e o comportamento do motor. Quando você aumenta a velocidade dos gases, você também aumenta a inercia deles. Isso vai gerar vácuo no instante em que os gases deixam o cilindro. E esse vácuo literalmente suga a mistura que está no coletor de admissão no momento em que ocorre o cruzamento do comando de válvulas — um curto momento em que as válvulas de admissão estão começando a abrir e as de escape ainda não se fecharam completamente. É isso te dá um pouco mais de potência (mas pode perder torque) e faz o motor ter maior facilidade pra subir de giro.

Só que tem um diâmetro exato pra isso funcionar. Ele muito estreito vai restringir excessivamente os gases. Ele muito largo vai tirar toda a inércia do conjunto, e aí só vai perder rendimento - o oposto do que se planeja. Pra exemplificar: Seria semelhante a você colocar uma bolinha de papel dentro de um canudo fino e assoprar. Ela vai voar longe. Mas se você usar um canudo muito grosso, o vento vai passar pela bolinha e ela vai só ser empurrada...

leoporfir
31/08/2015, 09:27
Estou 8 mil quilômetros distante do Jeep :/ Mas há pouco recebi do meu pai algumas fotos do processo. Como tinha uma lata de tinta velha sobrando lá, ele resolveu fazer alguns reparos e pintar.

tuna
31/08/2015, 09:43
Leo, algum motivo especifico para a montagem do sto antonio invertido?

No mais, parabéns pela empreitada.

[]'s

leoporfir
31/08/2015, 09:51
Leo, algum motivo especifico para a montagem do sto antonio invertido?

No mais, parabéns pela empreitada.

[]'s

Fala, Tuna!

Então, o Santo Antonio não está montado ainda.

Meu pai só colocou ele dessa forma pra facilitar o acesso ao assoalho e não bater a cabeça nele (como eu mesmo já fiz algumas vezes)... hahaha

Aliás, ele já está no primer, agora falta só pintar.

tuna
31/08/2015, 11:12
Fala, Tuna!

Então, o Santo Antonio não está montado ainda.

Meu pai só colocou ele dessa forma pra facilitar o acesso ao assoalho e não bater a cabeça nele (como eu mesmo já fiz algumas vezes)... hahaha

Aliás, ele já está no primer, agora falta só pintar.

:concordo:
bacana, companhando aqui

[]'s

Lauro Paiva
02/09/2015, 11:06
É o seguinte. Somando toda a informação técnica adquirida em pesquisas, leituras e tal, eu acabei tomando uma postura mais técnica para adequar o sistema de escape às melhores condições possíveis. Sem gastar dinheiro a toa e ainda prejudicar o rendimento do conjunto - o que acontece muito por aí...

Pois bem, depois de alguns cálculos, descobri alguns dados ideais para o coletor:

O diâmetro interno dos tubos primários deve ser 38mm. Externamente, pelo que vi, o coletor original tem 40mm externos - descontando a parede do tubo (em ferro fundido e bem grossa), suponho que temos apenas pouco mais de 30mm.

Se alguém tiver acesso fácil à essa medida exata (espessura da parede do coletor ou diâmetro interno), eu ficaria grato.

Já de comprimento - medida desde o cabeçote até o ponto que os tubos se conjugam num só até o fim do carro - deve-se ter 950mm - quase um metro (!).

Não compensa pra mim mandar fazer um do zero em uma oficina especializada. Assim, acho que vou comprar modelo pré-fabricado da Scap Online (http://www.escaponline.com.br/coletor-dimensionado-escapamento-jeep-willys-rural-f-75-6-cilindros-p992/), já que ele está com medidas muito próximas do ideal e é mais barato do que mandar fazer por aqui... (a não ser que eu ache alguém melhor, kkk)

Sei que já existem alguns tópicos sobre escape, mas vou deixar aqui também todo o processo e os porquês. Dessa forma, sei que ajuda muita gente que também tem dúvidas.

Porque escolhi um coletor 6x2? Pra aumentar o fluxo de gases, sua velocidade e o comportamento do motor. Quando você aumenta a velocidade dos gases, você também aumenta a inercia deles. Isso vai gerar vácuo no instante em que os gases deixam o cilindro. E esse vácuo literalmente suga a mistura que está no coletor de admissão no momento em que ocorre o cruzamento do comando de válvulas — um curto momento em que as válvulas de admissão estão começando a abrir e as de escape ainda não se fecharam completamente. É isso te dá um pouco mais de potência (mas pode perder torque) e faz o motor ter maior facilidade pra subir de giro.

Só que tem um diâmetro exato pra isso funcionar. Ele muito estreito vai restringir excessivamente os gases. Ele muito largo vai tirar toda a inércia do conjunto, e aí só vai perder rendimento - o oposto do que se planeja. Pra exemplificar: Seria semelhante a você colocar uma bolinha de papel dentro de um canudo fino e assoprar. Ela vai voar longe. Mas se você usar um canudo muito grosso, o vento vai passar pela bolinha e ela vai só ser empurrada...

Valeu Leoporfir,
Acredito que o mesmo vale para motores a diesel, se tiver como disponibilizar mais informações vai ser ótimo.
Parabéns pelo trabalho criterioso!!!!

leoporfir
02/09/2015, 20:19
Valeu Leoporfir,
Acredito que o mesmo vale para motores a diesel, se tiver como disponibilizar mais informações vai ser ótimo.
Parabéns pelo trabalho criterioso!!!!

Acredito que o raciocínio seja o mesmo para o Diesel, Lauro. Mas não entendo muito de motores de ciclo Diesel, então... :P

Veja essa matéria técnica do Flatout, logo abaixo. Foi baseado nas informações desse artigo que eu fiz os cálculos do meu coletor. Tem muita coisa útil por lá! =D

- http://www.flatout.com.br/sistemas-de-escape-coletores-dutos-e-emissoes-parte-1/

Obrigado, Lauro!

Lauro Paiva
03/09/2015, 19:34
leoporfir,

So passei para agradecer, esse site eh muito bom!!!
Estou estudando tanto a adimisssao quanto o escapamento!!!!
Obrigado!!!

leoporfir
17/11/2015, 00:00
Eu posso até demorar - mesmo que tente evitar isso - mas nunca vou faltar por aqui.

O bichinho já está parando muito bem, embora o cilindro mestre esteja com um pequeno vazamento. Já ganhou leves reparos na funilaria e banho de tinta pra proteger enquanto não faço um serviço decente. Hoje, ele foi parar na oficina pela primeira vez, pois temos que baixar motor e câmbio pra trocar tudo quanto é retentor que tem lá. Enfim...

BRAVOECONOVEMBER
17/11/2015, 15:42
Leoporfir,
Estou acompanhando, empreitada boa essa, vai ficar top o jipe!
Alguns pontos até pra discussão com o pessoal aqui:
1. Polir a admissão só te trará ganhos, e demanda só mão de obra tua e algumas lixas. Pense nisso.
2. Dimensionar escapamento, perfeito!!! Só creio que devas concentrar o dimensionamento em torque em baixa, e não potência em alta. Comentaste que teu jipe deve ser versátil, e para ser mais prazeroso de tocar também uma curva mais plana de torque é necessária.
3. Junta flexível no escape ajuda muito a evitar rachaduras. Mas enrolar fita no escape tem algumas implicações. Ela ajudaria a evitar perda de energia dos gases e ajudaria no fluxo em alta. Mas também faz com que tubo trabalhe muito mais quente, e não dá pra usar aço carbono porque vai queimar logo. Teria que usar aço inox de alto cromo, ou aço ao níquel pra alta temperatura, ambos materiais caros e difíceis de conseguir. Ou ficar remendado ou trocando seguido, mas acho que teu objetivo não é esse.
Enfim, só alguns palpites.
Sds.

leoporfir
19/11/2015, 13:13
Leoporfir,
Estou acompanhando, empreitada boa essa, vai ficar top o jipe!
Alguns pontos até pra discussão com o pessoal aqui:
1. Polir a admissão só te trará ganhos, e demanda só mão de obra tua e algumas lixas. Pense nisso.
2. Dimensionar escapamento, perfeito!!! Só creio que devas concentrar o dimensionamento em torque em baixa, e não potência em alta. Comentaste que teu jipe deve ser versátil, e para ser mais prazeroso de tocar também uma curva mais plana de torque é necessária.
3. Junta flexível no escape ajuda muito a evitar rachaduras. Mas enrolar fita no escape tem algumas implicações. Ela ajudaria a evitar perda de energia dos gases e ajudaria no fluxo em alta. Mas também faz com que tubo trabalhe muito mais quente, e não dá pra usar aço carbono porque vai queimar logo. Teria que usar aço inox de alto cromo, ou aço ao níquel pra alta temperatura, ambos materiais caros e difíceis de conseguir. Ou ficar remendado ou trocando seguido, mas acho que teu objetivo não é esse.
Enfim, só alguns palpites.
Sds.

Obrigado pelos palpites, Ben! São de grande valia e me mostraram alguns pontos que eu não havia pensado!

Polir a admissão está nos planos. É uma forma barata de otimização. =D

O único problema com o qual me deparei em relação ao escape é o preço. Embora barato, não quero fazer em aço carbono devido ao seu alto nível de oxidação e desgaste. Penso em aço inoxidável AISI 304L, devido ao seu baixo nível de carbono (0,03%), e consequente resistência à temperatura de trabalho do escape. Apesar de caro, é o melhor custo benefício.

Entretanto, não acaba por ai. Não posso fazer o coletor de aço inoxidável e o resto de aço carbono, então terei que investir mais um tanto nas tubulações... :/

tuna
19/11/2015, 13:57
Léo, na boa, faz de cano de escape mesmo, não estamos falando de um motor de 600 hp, dura muito e fica barato, fácil de refazer e prático prar consertar em qualquer lugar :concordo: Imagine vc, no meio de algum grotão procurando inox e tig para remendar o escape que pode ter quebrado por causa de um toco por ex.

Funciona direitinho assim há, pelo menos, 60 anos:)

[]'s

BRAVOECONOVEMBER
19/11/2015, 22:21
Léo, na boa, faz de cano de escape mesmo, não estamos falando de um motor de 600 hp, dura muito e fica barato, fácil de refazer e prático prar consertar em qualquer lugar :concordo: Imagine vc, no meio de algum grotão procurando inox e tig para remendar o escape que pode ter quebrado por causa de um toco por ex.

[]'s

Fato. Até porque se começar a enrolar isolamento e inventar essas coisas, até o 304L vai se entregar. Fazer só o coletor de escape de aço inox não te adianta muito, porque vai perder temperatura no resto do cano igual.
Concordo que fazer de aço carbono bem feito vai fazer um custo benefício muito melhor. Além disso, o ganho é diferencial, para custo exponencial.

viniciusw
11/01/2016, 18:34
Só passando para dizer que este tópico esta sensacional. Me ajudando a esclarecer várias ideias q estavam meio nebulosas na minha cabeça. Obrigado por compartilhar sua história conosco!

leoporfir
14/01/2016, 20:52
Fato. Até porque se começar a enrolar isolamento e inventar essas coisas, até o 304L vai se entregar. Fazer só o coletor de escape de aço inox não te adianta muito, porque vai perder temperatura no resto do cano igual.
Concordo que fazer de aço carbono bem feito vai fazer um custo benefício muito melhor. Além disso, o ganho é diferencial, para custo exponencial.

[]'s

Tuna e Bravoeconovember,

Desculpem a demora hahahaha

Vocês tem razão. Agora vou no mais barato e mais simples...

Abraço!

leoporfir
14/01/2016, 20:54
Só passando para dizer que este tópico esta sensacional. Me ajudando a esclarecer várias ideias q estavam meio nebulosas na minha cabeça. Obrigado por compartilhar sua história conosco!

Vinicius,

Eu que fico agradecido de poder ajudar em algo! É um prazer escrever!

Tem um CJ também?

Abraço!

leoporfir
14/01/2016, 20:59
Estou sumido pois não houve nenhuma novidade realmente relevante ainda... Alguns imprevistos externos apareceram também. Até o mês que vem eu monto os bancos, tanque, retrovisores e trago ele pra cá.

Enquanto isso, eu acabei me inscrevendo no Project Cars do Flatout! Um site com MUITO repertório técnico e cultural. Pra quem quiser dar uma olhada no primeiro texto (de apresentação), está aquí o link. Logo vai ao ar o post 2 também!

http://www.flatout.com.br/project-cars-319-um-projeto-old-school-para-meu-jeep-willys-cj5-1958/

rfdex
15/01/2016, 15:11
Site show esse flatout!

Lauro Paiva
01/02/2016, 08:18
http://www.flatout.com.br/project-ca...llys-cj5-1958/ (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.flatout.com.br%2Fprojec t-cars-319-um-projeto-old-school-para-meu-jeep-willys-cj5-1958%2F)

Que legal a sua historia!!!!
Me lembra do meu primeiro jeep um Bernardão com capota de aço da Carraco!!!!

reslima
01/02/2016, 08:35
Parabéns pela história, pela dedicação e pelo ótimo bom gosto nas mudanças realizadas!
Sempre acompanhando!
[]´s

CaytoH
12/02/2016, 16:25
Assinando e acompanhando o tópico (assim já vou antecipando os posts do Flatout!)

Abs

Matheus C.
05/04/2016, 17:47
Tem Post novo no Flatout!
Project Cars #319: um projeto Old School para meu Jeep Willys CJ5 1958 - FlatOut (http://www.flatout.com.br/project-cars-319-um-projeto-old-school-para-meu-jeep-willys-cj5-1958/)
Project Cars #319: começa a restauração do meu Jeep CJ-5 1958! - FlatOut (http://www.flatout.com.br/project-cars-319-comeca-a-restauracao-do-meu-jeep-cj-5-1958/)
Jeep CJ-5: o término da reforma, o primeiro passeio e o começo do fim - FlatOut (http://www.flatout.com.br/jeep-cj-5-o-termino-da-reforma-o-primeiro-passeio-e-o-comeco-do-fim/)

pinafioffroad
02/02/2018, 10:44
Alguma novidade no projeto do jeep?

leoporfir
02/02/2018, 11:45
Alguma novidade no projeto do jeep?

Fala, pinafioffroad!

Tô bem sumido, né?

Umas reviravoltas na vida deixaram o Jeep lá no Paraná e eu já não vou pra lá há mais de um ano e meio. Mas não desisti do projeto não!

Não tenho nenhuma novidade pra mostrar, mas nesse tempo parado eu fui administrando as ideias e pensando em algumas mudanças.

Dentre elas, decidi que motor usar. Vai contra-mão do usual, mas vou de 6 cillindros BMW (M50 ou M52, que vieram nas E36).

Em 2016 peguei uma 328i 1996 (M52) e adorei a mecânica dela, tem muito torque em baixa (28kgfm) e bem forte em alta (193cv original). Por incrível que pareca é uma mecânica robusta e barata de manter (não tanto quanto um AP, mas muita coisa é até mais barata que Opala 6 cilindros). Abaixo uma foto dela. Com coletor de admissão de M3 chegou nos 210cv e ficou um tesão. Acabei de vendê-la :(

Outra coisa era a carroceria. Eu faço questão de manter os paralamas traseiros redondos, e felizmente a Gama 4x4 começou a vender carroceria em fibra do CJ5 militar exatamente do jeito que eu quero. Já é mais um passo a frente :)

Paulo André BR
02/02/2018, 14:09
Leoporfir,

A vez que vi uma carroceria vendida pela Gama 4x4, fiquei com medo!
Qualidade duvidosa e espessura de papel, fora alinhamento das peças!

Eu troquei a minha por uma de fibra da TecFibra 4x4, fica perto do Itaquerão (apesar da proximidade, a qualidade não é comprometida, hehe)....
Essa da tecfibra é extremamente reforçada e o cara faz redonda tb...
O preço é maior que o da gama, mas a qualidade não se compara e ele entrega alinhada e ajustada...

Meu pitaco...

T+

555660

Paulo André BR
02/02/2018, 14:13
Aliás, essa minha eu personalizei, como vc pode notar...
Sem bocal do tanque e a caixa redonda está 10cm mais pra trás...
O redondo, quando em posição original, basta cortar o trapézio da caixa. Nesse meu teve que ser feito um preenchimento.

T+

leoporfir
03/02/2018, 14:41
Leoporfir,

Eu troquei a minha por uma de fibra da TecFibra 4x4, fica perto do Itaquerão (apesar da proximidade, a qualidade não é comprometida, hehe)....
O preço é maior que o da gama, mas a qualidade não se compara e ele entrega alinhada e ajustada...

Meu pitaco...

T+

Obrigado, Paulo!

Eu fui na TecFibra4x4 lá em meados de 2015. A empresa ainda existe? Ano passado tentei contato, mas todos os telefones que eu tinha não atendiam mais. Aí ouvi boatos que eles fecharam e eu praticamente perdi as esperanças hehe

Se você tiver algum contato deles, pode me passar? Na época eu ainda estava estudando a possibilidade trocar minha carroceria, mas gostei muito da qualidade da Tec Fibra também.

A propósito, tem mais fotos desse seu Jeep? Carroceria muito bonita! Não encontrei nenhum tópico dele hehe

Paulo André BR
05/02/2018, 10:01
Leoporfir,

Foi no final de 2015 que peguei a minha...
Olha ai no Jornal Mais Off-Road desse mês, tem anuncio deles:
http://www.maisoffroad.com/maisoffroad/ed164/index.html#4/z

Aliás, comigo ele foi muito correto no prazo. Deu um prazo longo, mas mostrou todos os trabalhos que tinha para fazer na frente.
Não pediu dinheiro nenhum além do combinado. Entregou, se não me engano, até uns dias antes...

Olha a minha aí ainda em fase de montagem, vai ter que mexer um pouco no canto do redondo, mas o alargador ainda cobrirá.
555756
555758

Quando terminar meu Jeep, se é que isso é possível, eu monto um tópico pra ele, hehe

Vamos em frente!

T+

3 climas
18/05/2018, 22:54
Show esse tópico pretendo acompanha-lo até o final.

Adrian Rueckl
27/06/2018, 07:35
Caramba.. que show esse verde. Saberia dizer o nome desse verde?
Abraços e parabens pela viatura.

Leoporfir,

Meu pitaco...

T+

555660

Paulo André BR
27/06/2018, 13:53
Caramba.. que show esse verde. Saberia dizer o nome desse verde?
Abraços e parabens pela viatura.

Comprei esse Jeep em 1999 e o dono anterior havia comprado num de leilão da prefeitura.
Dizem que era um veículo de usado em Zoonoses, combate a mosquito, ou qq coisa assim; por isso a cor...
Lenda ou não, é essa a informação que tenho!

E é bem difícil ver essa cor em Jeep, mas pessoalmente acho que casa muito bem!

Já repintei 2 vezes, sempre mandei fazer a cor, tendo a tampa do porta luvas como referência, portanto não sei se na lata vem referência do nome da cor, mas posso buscar na lata e depois coloco aqui.
Dessa vez que foi na fibra, levei uma amostra de tinta e o Gel foi feito na cor.

Depois pego a lata e posto aqui.

T+