PDA

Ver Versão Completa : 4x4 1000 TURBO. pode chamar de gaiola se quiser.



Gomes Neto
19/01/2015, 19:03
Boa tarde, estou no fórum desde 2004 e portanto a 11 anos leio de tudo neste fórum.
Escrevi bem mais do que li e gosto desta proporção, já fui criticado e já critiquei.
Já li muita coisa boa e muita tolice e sei que mesmo as coisas improváveis se vistas por outros ângulos podem se tornar viáveis.
As gaiolas são um bom exemplo disso, até 15 anos atrás se resumiam a um motor de fusca em um chassi cortado e meia dúzia de canos.Depois, mais recentemente, vieram os motores AP 2.0 e agora as 4x4.
Por influencia dos americanos o conceito dos "Side-by-Side" uniu ideias do kart-cross, e Buggy com o conceito das gaiolas e já brotam novas ideias malucas na s nossas cabeças.
A alguns anos eu quis montar algo diferente copiando o conceito do Kawasaki Mule e ideias do projeto da Edra o MOG.

489935489947
e fui muito criticado por querer colocar um motor de twister nele, disseram que ficaria fraco e que não era viavel.
Acabei tentando mas por falta de conhecimento adiei a ideia e acabei colocando um motor VW 1600 ar.
Este foi o resultado...

489937489938

Goste do resultado mas queria algo mais esportivo então modifiquei um pouco meu estilo e com sobras montei este...

489940

Sem desistir das minhas ideias lendo aqui no forum surgiram...

489943489946

Ambos usavam motor de moto a partir de 250cc, projetos nossos BRASILEIROS e que funcionavam muito bem.
Portanto minha ideia não era tão maluca.
Pelo amor de Deus, eu não venho aqui dizer que essa ou aquela ideia são minhas ou que as minhas vieram primeiro, NÂO.
So estou colocando essa linha do tempo para mostrar que uma ideia louca hoje pode ser algo normal amanhã.
Minha nova ideia é algo inspirado nisso.
489951 ou 489952 porém com algumas modificações

Primeiro que motor de moto na minha opinião precisava ser que nem o do "Brutus Turuna" da Hornet 600 e ai entram algumas questões.
1° - Preço !!!??? R$ +- 7000,00
2° - Baixo torque
3° - Necessidade de 2 câmbios:-|
Sei que, quem assistiu o vídeo do Brutos achou irrepreensível seu desempenho e eu também concordo porém 7000,00 em um motor não dá.
Então pensei se o motor da Hornet tem 100cv e +- 60Kg que outro motor poderia ser substituto com menor custo?
Bom, o motor de melhor relação peso potencia, COM VALOR EXCESSIVO e baixa manutenção é o fire 1000.
Aproximadamente 60Kg e 1000cc barato e já com injeção multiponto, interessante...
Achei um completo com modulo chicote motor de arranque etc. de um Uno 2010 por R$2000,00 e comprei por achar um preço justo.
Peraiiiiii, ai você me pergunta "mas este motor não tem 100cv" e eu respondo...

489964

Pronto 100cv ou mais.

CONTINUA...

Gomes Neto
20/01/2015, 00:03
Continuando...
A primeira ideia era utilizar o mesmo principio dos utv que tem sido montados por aqui, com uma caixa do Brasília e(ou) Gol Bx na traseira que serve de caixa de marcha e de diferencial traseiro e uma na dianteira só como diferencial.
Só que uma caixa dessa custa R$ 450,00 e duas portanto R$ 900,00 :shock:
Pq não colocar duas de fusca? custam R$ 60,00 aquelas que ficam como base de troca no desmanche e na maioria das vezes é uma marcha escapando.
Olha a minha ideia...

Na TRASEIRA eu coloco um cambio de fusca sem o eixo primário, só com o eixo (pinhão)...
490006490007490008490009

cortei um eixo pinhão logo após a segunda marcha e mantive o fresado do deslizante da luva de engate da 1ª e 2ª.
Utilizei o guia por ter encaixe fresado e acopla ao eixo sem precisar soldar e ai nele soldei um flange que une o guia a uma ponta de semieixo do Monza.
Com isso eu utilizo a pista e a caixa de agulhas original que vai nesse eixo do cambio.
Por fim montei uma tampa em alumínio somente para vedação.
Pronto já tenho um diferencial traseiro barato e robusto.

Na DIANTEIRA foi um pouco mais complicado porque a maioria dos 4x4 de caixas ligadas diretamente, não possui desacoplamento do diferencial dianteiro.
Nessa caixa eu mantive todo o mecanismo de acoplamento da 1ª marcha e assim posso engatar e desengatar o diferencial.

490036490037

Pronto, já tenho diferencial dianteiro e traseiro.

490038

Gomes Neto
20/01/2015, 00:31
Bom vcs devem estar se perguntando: "e os semieixos"
A resposta está aqui...

490039490040

Um pequeno trabalho na ponta do eixo do fusca e um pequeno trabalho na ponta do semieixo do Gol.
Isso só é possível pq a coifa do Renaut Kangoo serve direitinho na tampa que segura a coifa original, utilizando o sistema de rolamento que permite que o eixo gire livremente enquanto a coifa permanece imóvel (como no Palio).
Infelizmente o eixo tem que ser emendado por solda, não encontrei outra maneira ainda mas não é a primeira vez que vejo isso, inclusive aqui no fórum.

Gomes Neto
20/01/2015, 01:03
A ideia é ...

490045
Mas de repente me deparei com algo que me preocupa muito, principalmente depois que montei aquela gaiola mono posto.
A questão não se atem ao fato de ser mono posto e sim ao baixo centro de gravidade, aquela gaiola era quase incapotavel.
E eu quero isso nesta gaiola e portanto o motor não pode ficar atrás e sobre o diferencial.
É comum observar que em gaiolas que não usam o motor boxer uma inclinação elevada nas curvas principalmente nas que usam o motor AP e semieixos da kombi.
Mas como resolver este problema? O preço é caro!

490046490047490048490049490050490051490052

O Zequinha vai ficar em casa!!!!
:euforico:

armin
20/01/2015, 08:51
Gomes estou com uma ideia bem parecida motor do uno fire com injeção,caixa do passat 4 marchas,motor trazeiro:confused:,vou acompanhar seu tópico para ver como fica.

Abraço.

Troller-a-vista
20/01/2015, 11:06
e daki de ribeirao preto! show! adoraria ver o projeto na pratica! tbn sou de ribeirao. boa sorte!

Gomes Neto
20/01/2015, 21:53
Valeu Armin, qqer informação é bem vinda, Troller-a-vista assim que estiver mais adiantado podemos marcar e trocar umas ideias.
:concordo:

Gomes Neto
20/01/2015, 22:01
A minha ideia é mais ou menos essa...

490135490136

O que está em azul seria o motor...


https://www.youtube.com/watch?v=V6M7V2-5aS4

Gomes Neto
20/01/2015, 22:07
Sei que neste caso não é motor lateral mas da pra ter uma ideia de como ficaria...

https://www.youtube.com/watch?v=rEbfteUIkYU

Esse vídeo é TOP!!!:euforico:

EDAPO
21/01/2015, 23:17
Acompanhando... 👏👍

Gomes Neto
30/01/2015, 21:51
491457

Já comecei a idealizar os semieixos e as mangas para montagem da suspensão dianteira duplo "A".

491458491459

O casulo que acondiciona o motor está pronto, agora é retirar o motor para que o casulo possa ser soldado no restante do esqueleto e qdo tudo estiver pronto, jateado e pintado o motor volta pro lugar.

491460

O cambio 5 marchas do chevette já com a caixa seca cortada vai agora pruma revisão.

Gomes Neto
14/02/2015, 22:49
Ai galera, refiz os cálculos e acho que consigo colocar o motor na traseira acima do diferencial sem que ele fique muito alto salvando assim o banco do Zequinha.
Qual a opinião de vcs?

Troller-a-vista
14/02/2015, 23:00
acho melhor, vai gerar mais tracao e te deixar desgarrar mais a traseira (otimo pra brincar), nao vai ficar aquele treco esquentando e fazendo barulho bem na tua orelha, tb acho mais seguro.

o zequinha? bah o zequinha que se lasque, poe ele sobre o escapamento eheheh brincadeira. sempre legalpoder levar mais 1

FUKETEIRO
15/02/2015, 12:03
491457

Já comecei a idealizar os semieixos e as mangas para montagem da suspensão dianteira duplo "A".

491458491459

O casulo que acondiciona o motor está pronto, agora é retirar o motor para que o casulo possa ser soldado no restante do esqueleto e qdo tudo estiver pronto, jateado e pintado o motor volta pro lugar.

491460

O cambio 5 marchas do chevette já com a caixa seca cortada vai agora pruma revisão.
Olá, ta ficando show, vc vai soldar a capa seca ou vai fazer outra? Abraço.

Elias Petry
17/02/2015, 19:56
Gostei de suas idéias, vai ficar bom.

Gomes Neto
17/02/2015, 20:55
Olá, ta ficando show, vc vai soldar a capa seca ou vai fazer outra? Abraço.

Na realidade vai ser assim: Motor > cardam> cambio> transferência > cardans > diferenciais.
A embreagem vou ter que bolar um mancal para fixar o eixo de força e o rolamento de acionamento, poderia usar a própria caixa seca do câmbio do uno

http://carangoraro.com.br/admin/fotos/veiculo/vei_670_50a19b4768df7.JPG

Mas preciso achar uma com valor em conta e ai cortar as sobras.
Outro problema é a transmissão entre o cambio e os cardans (dianteiro e traseiro), tenho que bolar uma caixa selada com engrenagens ou corrente trabalhando no óleo.
Tenho a opção de usar engrenagens da caixinha da Kombi pque tenho varias sobrando mas ai o problema é a caixa.
Outra opção é usar um par de correntes da CB 400 que são bem parrudas, como na tração da Ranger por exemplo...
493011
Na realidade não decidi:pensativo:

Gomes Neto
17/02/2015, 20:57
Gostei de suas idéias, vai ficar bom.

Valew Elias!

Gomes Neto
17/02/2015, 20:59
acho melhor, vai gerar mais tracao e te deixar desgarrar mais a traseira (otimo pra brincar), nao vai ficar aquele treco esquentando e fazendo barulho bem na tua orelha, tb acho mais seguro.

o zequinha? bah o zequinha que se lasque, poe ele sobre o escapamento eheheh brincadeira. sempre legalpoder levar mais 1

Pode crer o escape é dele kkk:concordo:

Marcos_sc
17/02/2015, 23:31
Que show!!!... É vendo e lendo isso que me faz pensar que tenho cura!

tuna
18/02/2015, 12:04
Gomes, Parabéns, de novo!, vou acompanhar aqui, suas soluções de engenharia avançada sempre me surpreendem, boa sorte aí com o projeto, precisando de algo é só falar...

[]'s

Gomes Neto
20/02/2015, 00:17
Valeu Marcos, valeu tuna, logo posto mais.
[]s

Gomes Neto
21/02/2015, 21:30
Comecei a montar a suspensão dianteira, tubos de 1" #14 e as peças das pontas mandei cortar no plasma.
Bolei o suporte para coxim do Palio no braço "A" superior e o do Gol no braço inferior.
493520493521

As buchas vou colocar as originais da balança do Gol nesses anéis que fiz no torno com tubo schedule.
Centralizei elas com um gabarito antes de soldar.
Ainda falta soldar o suporte do amortecedor na balança superior.

Gomes Neto
23/02/2015, 21:50
Pô, a foto tá horrível mas vou tirar outras.
493731
Hoje terminei o encaixe que conecta o pivô do Palio na "torrinha" do Gol.
Fiz uma bucha cônica de uma polegada e soldei em uma lingueta que mandei cortar no plasma.

Estou me inspirando mais ou menos nessa...

493732

ddiegooo
24/02/2015, 10:30
Muito louco o projeto, parabéns!

Vou acompanhar...

Abs

Gomes Neto
25/02/2015, 21:23
Muito louco o projeto, parabéns!

Vou acompanhar...

Abs

Valeu Diego.

Hoje eu pintei as peças com preto vinílico para dar proteção e servir de fundo.

493837

Tive um probleminha com a minha prensa e não pude colocar as buchas, mas amanhã coloco elas e o rolamento novo na manga.
Estou montando um lado primeiro para ver se vai ficar bom, depois monto o outro igual.

Flávio Cadore
26/02/2015, 12:36
Fala aí Gomes, tudo blz? como anda aquele esquema da direção para as gaiolas, estou pensando seriamente em fazer um pinhão maior e fazer um suporte especial para a cremalheira do Uno...a minha dá quase 3 voltas de batente a batente, estou pensando em algo perto de 1,5 voltas... só tem que achar uma empresa que faça o pinhão novo e que não seja muito caro...

Gomes Neto
26/02/2015, 20:54
Fala aí Gomes, tudo blz? como anda aquele esquema da direção para as gaiolas, estou pensando seriamente em fazer um pinhão maior e fazer um suporte especial para a cremalheira do Uno...a minha dá quase 3 voltas de batente a batente, estou pensando em algo perto de 1,5 voltas... só tem que achar uma empresa que faça o pinhão novo e que não seja muito caro...

Fala Flávio, blz, já que você tocou no assunto, a caixa de direção na minha opinião sempre foi o calcanhar de Aquiles no que diz respeito a adaptações.
Minha primeira adaptação, na época em um Kart-cross, foi a do Uno também. Cortei porque era muito comprida para uma frente estreita e confesso que penei para acertar os ângulos de esterço e variações de altura da susp.
Já usei dela inteira também e ficou bom, leve sempre fica (mesmo porque não tem peso nenhum nessas dianteiras) mas na minha opinião os braços (terminais) axiais são muito curtos restringindo um pouco o curso da suspensão.
Acredito que caixas que trabalham com braços mais longos (que partem de um link central) propiciam melhores recursos, temos como exemplo a do Monza ou até mesmo a pesada direção do Fusca.

Monza 493893 Uno493894

Entendi sua ideia mas acho que mandar fazer um pinhão destes não vale a $$$Pena$$$.
Você poderia encurtar o braço da manga de eixo, o esterço total ocorrerá com menor quantidade de voltas, porém a direção ficaria um pouco mais dura, de qualquer forma mudando pinhão e cremalheira também ficaria.:concordo:

Gomes Neto
27/02/2015, 21:20
Hoje coloquei as buchas mas não utilizei as do Gol, achei melhor fazer umas de PU mais resistentes.

493977493978

[]s

Gomes Neto
02/03/2015, 21:20
Hoje comecei a montar a susp dianteira, tá começando a tomar forma.

494233494234494235494236494237

EDAPO
03/03/2015, 00:32
:curtir:
Acompanhando a evolução...

ademirjse
09/03/2015, 10:29
Eu já pensei numa gaiola com motor 1.0 Fiat, e seria o Fire, sou fã desse motorzinho.
Mas eu usaria motor e câmbio Fiat, instalado longitudinalmente, alongando os semieixos, que serviriam de cardãs, ligados aos diferenciais dianteiros e traseiro.
Com os dois diferenciais ficaria bem reduzida, o que eu compensaria parcialmente com pneus maiores.

Gomes Neto
09/03/2015, 15:13
Eu já pensei numa gaiola com motor 1.0 Fiat, e seria o Fire, sou fã desse motorzinho.
Mas eu usaria motor e câmbio Fiat, instalado longitudinalmente, alongando os semieixos, que serviriam de cardãs, ligados aos diferenciais dianteiros e traseiro.
Com os dois diferenciais ficaria bem reduzida, o que eu compensaria parcialmente com pneus maiores.

Boa Tarde Ademir, essa questão de se usar o diferencial como caixa de transmissão ou diferencial central já foi amplamente discutida aqui no fórum. A conclusão que chegamos é que qualquer diferencial terá no mínimo uma relação de redução de 3:1 e para compensar esta diferença o pneu teria que ser enorme.
Um pneu 175/70/14 tem aproximadamente 1886 mm de circunferência e por tanto cada volta anda 1.88 m correto?
Se houver um segundo diferencial dividindo essa relação por 3 teríamos que ter um pneu com 5658mm de diâmetro para ter o mesmo resultado.
Um pneu aro 26" tem 2844 mm de diametro e como pode ver seria impossível equivaler as condições normais de um só diferencial, ficaria bem parcial mesmo essa compensação.

ademirjse
09/03/2015, 15:50
Certamente!
Mas na trilha não vai andar na mesma velocidade de um carro na estrada, então penso que o ideal é que fique mais reduzida mesmo.
Digamos que a máxima na trilha seja 80km/h, metade da velocidade máxima que esse Fire alcança na estrada, então não precisa compensar totalmente essa redução do duplo diferencial, e fica com mais torque.

PitucoDH
09/03/2015, 18:57
Entrando no debate de vocês, me surgiu uma idéia meia maluca, será que não tem um jeito de fazer para quando desativar a tração desativar também o diferencia central, e assim tirando a redução dele? Seria algo interessante a ser pensado do meu ponto de vista, Um Abraço!

ekoconsciencia
09/03/2015, 19:13
Interessante!
Acompanhando

Gomes Neto
09/03/2015, 20:28
Certamente!
Mas na trilha não vai andar na mesma velocidade de um carro na estrada, então penso que o ideal é que fique mais reduzida mesmo.
Digamos que a máxima na trilha seja 80km/h, metade da velocidade máxima que esse Fire alcança na estrada, então não precisa compensar totalmente essa redução do duplo diferencial, e fica com mais torque.

Tá então a ideia é essa...
494974
Entendi, acho que em 5ª chega aos 80 Km sim mas com pneus grandes.

Gomes Neto
09/03/2015, 20:38
Entrando no debate de vocês, me surgiu uma idéia meia maluca, será que não tem um jeito de fazer para quando desativar a tração desativar também o diferencia central, e assim tirando a redução dele? Seria algo interessante a ser pensado do meu ponto de vista, Um Abraço!

Boa noite Pituco, na realidade bloquear o diferencial ou fazer com que só o cardã traseiro funcione não elimina a redução já que o diferencial está dentro do cambio. Ele não trabalha no sistema coroa e pinhão, ele tem uma engrenagem diagonal diretamente ligada no eixo carretel do câmbio.
494979
Deu pra entender?

Gomes Neto
09/03/2015, 20:46
Na verdade estou mais ou menos copiando a receita do Brutus Turuna que por coincidência é a mesma do companheiro Elias Petry
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/147244-gaiola-4x4-estilo-utv-gs-500-a.html
Só que optei por esse motor por ser a opção mais barata e pratica que poderia se aproximar do desempenho (no caso do Brutus motor de Hornet) sem acrescentar muito no peso.

ademirjse
09/03/2015, 20:52
Entrando no debate de vocês, me surgiu uma idéia meia maluca, será que não tem um jeito de fazer para quando desativar a tração desativar também o diferencia central, e assim tirando a redução dele? Seria algo interessante a ser pensado do meu ponto de vista, Um Abraço!

Sua ideia seria desengatar o cardã e travar o respectivo eixo no diferencial? Se travar um dos eixos o outro gira mais rápido, a ideia funciona, mas acho que o diferencial não aguentaria.

Gomes Neto
09/03/2015, 20:56
Sei que a diagramação de montagem do meu projeto não é das mais praticas ou Plug and Play mas a in tensão des do inicio é ser barato.
Por isso optei pela caixa do Fusca em vez da Kombi, para os diferenciais, que mesmo precisando de alterações ainda é mais em conta, custa em media R$ 60,00.
Logicamente é uma experiência, um tiro no escuro, mas se der certo é mais uma opção barata e simples.

Gomes Neto
09/03/2015, 21:02
Sua ideia seria desengatar o cardã e travar o respectivo eixo no diferencial? Se travar um dos eixos o outro gira mais rápido, a ideia funciona, mas acho que o diferencial não aguentaria.

É, trabalhar continuamente as engrenagens internas (planetárias) da caixa diferencial seria exigir muito dela.
Não sei qual é a relação entre planetárias e satélites no Uno mas o ganho também seria pequeno.

Gomes Neto
11/03/2015, 21:52
Seguinte, depois que montei os eixos dianteiros cheguei a conclusão que as bolachas em vez do eixo original (patesca) do Fusca ficariam melhores, mas continuo não querendo gastar com 2 câmbios de Kombi.
Procurei então no meu fornecedor de peças usadas (desmanche) duas caixas satélite "Gol, Parati, Saveiro, Gol bx, kombi" e adaptei as minhas coroas para não ter que trocar o pinhão.
Pechincha, gastei R$ 140 de peças e R$ 30 de torneiro.
Somando para efeito de calculo, dês de o inicio gastei R$ 60 de cada caixa do fusca mais R$ 170 de adaptação das duas.
Afinal R$ 290 em dois diferenciais (sendo um acionável) não está nada mal.

Gomes Neto
13/03/2015, 20:36
Ai, tive que mudar os suportes da balança pq a distancia entre bolacha e homocinética é menor que no caso do fusca que não usa a bolacha, o eixo entra dentro da caixa.
495450 495451495452

Gomes Neto
19/03/2015, 22:11
Só atualizando ...

496221496222496223

Tá com 33cm livre do solo com pneus R13".
Já comecei a suspensão traseira.

Lucas 4x4
24/03/2015, 12:02
Gomes,

Muito bacana sua idéia.
Acompanhando.

Só me tira uma dúvida, você vai colocar motor Fire, caixa de chevette e 2 caixas de fusca como diferenciais?
Como você vai acoplar a caixa do chevette no motor? E com relação as reduções, não vai ficar muito reduzido?

Gomes Neto
25/03/2015, 21:13
Gomes,

Muito bacana sua idéia.
Acompanhando.

Só me tira uma dúvida, você vai colocar motor Fire, caixa de chevette e 2 caixas de fusca como diferenciais?
Como você vai acoplar a caixa do chevette no motor? E com relação as reduções, não vai ficar muito reduzido?

Boa noite Lucas, no motor eu só coloco uma caixa seca do uno para segurar o eixo (que já foi retirado do câmbio) e para funcionar a alavanca de acionamento, rolamento, disco, etc.
No eixo irá acoplado um mini cardã ligado ao cambio, com isso elimina-se a necessidade de uma flange.
Não há´na verdade redução nenhuma se levarmos em conta que no Chevette, após o câmbio, também há um diferencial (no eixo).
O câmbio do Chevette não tem diferencial dentro dele como no Gol, Monza, Uno e todos os carros de tração dianteira.
Desta forma no meu caso só haverá um diferencial (por eixo) entre o motor e a roda, normal sem reduções a mais.

Gomes Neto
08/04/2015, 21:06
Tinha começado a montar a susp traseira tipo "IRS"
498460498461

Porém descobri na pratica que esse tipo de suspensão apresenta um pouco de efeito bump steer como pude confirmar nesse vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=vB9yMGK0gvw
Aliás é por isso que a CanAm modificou sua suspensão traseira e saiu dos 5 Link e 3 Link bolando um duplo a diferente.
Na via das duvidas e fiz o mesmo e bolei o meu.
498462498463
Na realidade herdou a robustez da suspensão dianteira mas com o desenho dos braços "A" diferente.

Gomes Neto
10/04/2015, 21:13
finalmente completei a suspensão traseira e coloquei o motor em cima, pq ele já estava estorvando rsrsrsr.
498666498667
Próximo passo, ligar os cardã e a caixa de transferência............ vai chão!:shock:

AlfredoB
27/04/2015, 00:34
Gomes, parabéns pelos projetos e obrigado pelas boas dicas para salvar uma grana.
Gostaria da sua opnião sobre a configuração do motor, uma vez q pretendo montar o projeto do Extreme Pua, mas com motor de corsa.
Tomando como exemplo seu projeto, se na caixa traseira vc tivesse a caixa completa do fusca, e mantendo a capa seca no motor fire, é possível fazer a ligação da caixa do fusca (se tirar a capa seca, deixando apenas o eixo piloto), com corrente, até o eixo pilo da caixa do fire? Assim vc mantem o motor sobre a caixa traseira, e dispensa o uso de outra caixa.

Falei asneira ou faz sentido? Sei q no extreme pua utiliza motor de moto, o que torna esta ligação mais fácil, mas com o sistema q vc montou na caixa, é possível?

abraço!

Gomes Neto
27/04/2015, 23:41
Gomes, parabéns pelos projetos e obrigado pelas boas dicas para salvar uma grana.
Gostaria da sua opnião sobre a configuração do motor, uma vez q pretendo montar o projeto do Extreme Pua, mas com motor de corsa.

Obrigado AlfredoB, eu também como muitos aqui no fórum bebo da fonte desse corajoso e bem bolado projeto que é o Puã.
Mas como é costume do Brasileiro, sempre existem aquelas "modificaçõezinhas":grin:
Realmente sei que meu modelo está ficando mais parrudo que o exemplo mas tenho meus motivos assim como posso notar pela sua escolha de propulsor.


Tomando como exemplo seu projeto, se na caixa traseira vc tivesse a caixa completa do fusca, e mantendo a capa seca no motor fire, é possível fazer a ligação da caixa do fusca (se tirar a capa seca, deixando apenas o eixo piloto), com corrente, até o eixo pilo da caixa do fire? Assim vc mantem o motor sobre a caixa traseira, e dispensa o uso de outra caixa.

No caso seria seguir fielmente o modelo Puã porém com o motor de carro?!
É uma ideia muito possível, poderia ligar o motor direto ao câmbio de Fusca por uma corrente.
Na verdade acabei optando por não colocar a capa seca do Uno e fiz um cubo que aproveita o eixo, rolamento e garfo do Fusca, poderia fazer com essas mesmas peças do Uno mas o disco de embreagem do Fusca é do mesmo tamanho e eu já tinha as peças retiradas do câmbio.
Assim que tiver fotos eu posto, você pode aproveitar a ideia e ligar o motor direto no câmbio.
Seria interessante observar se o giro do motor vai coincidir com o giro original do câmbio, sei que o diferencial pode ser invertido mas, me assusta saber que um câmbio que foi projetado para girar em sentido Horário (por exemplo) vai passar a girar ao contrario.:semideia


Falei asneira ou faz sentido? Sei q no extreme pua utiliza motor de moto, o que torna esta ligação mais fácil, mas com o sistema q vc montou na caixa, é possível?

abraço!

Sim é possível, na realidade não fiz assim porque não queria fazer a famosa emenda na ponta do eixo do câmbio do Fusca.
A ideia de se usar o Cambio do Fusca como diferenciais já é fantástica por si só, por isso retirei tudo de dentro e fiz um encaixe aproveitando o fresado original do eixo e a base da luva deslizante da primeira e segunda marchas evitando uma solda de topo nada simples.

500196500197

Outra vantagem é que se eu precisar trocar a coroa e pinhão é só pegar um novo eixo pinhão cortar no ponto correto e pronto.
Tem também a questão do câmbio, eu queria um de 5 marchas com engates mais justos.
Por fim, a situação do "fuça-fuça" me levou a descobrir a opção de um diferencial dianteiro acionável em vez de full-time.

É isso ai, espero ter ajudado, vamos batendo cabeças que a gente chega lá.

eduardoventorim
28/04/2015, 09:15
Muito show esse projeto amigo!
Tenho o maior sonho em poder produzir um desses pra mim!!!
tem em mente o preço da brincadeira toda? Agradeço

Gomes Neto
28/04/2015, 20:40
Muito show esse projeto amigo!
Tenho o maior sonho em poder produzir um desses pra mim!!!
tem em mente o preço da brincadeira toda? Agradeço

Obrigado Eduardo, da mais ou menos pra calcular quanto ficou a brincadeira até agora com motor, suspensão, diferenciais, chassi, eixos, amortecedores, caixa de direção, parte do freio, pedais, rodas e muuuito torno e solda, uns R$ 4000,00.
Acredito que vão mais uns R$ 3000,00. .

Gomes Neto
19/06/2015, 23:59
Muuita água passou debaixo dessa ponte e o projeto deu uma reviravolta.
Realmente o centro de gravidade iria ficar muito alto se eu colocasse o motor atrás, teria problemas com o tanque e o radiador ficando mais baixo que o motor e o encaixe do cambio e da transferência ficariam problemáticos.
Voltei a primeira ideia e resolvi a maioria destes problemas.
É isso aí, o motor vai ser meu carona, e o Zequinha se f()d&[!
505067505068505069

To usando tubos de 1-1/4" com parede de 3mm e de 1" com parede de 2mm.

505070

São os mais grossos que tem por aqui e o bom é que não furam com a solda e não dobram ao serem curvados.

Inspirado por...

505073 505075 505076
Os amortecedores dianteiros ficaram fracos agora por causa da mudança na distribuição do peso, terei que troca-los por outros.
As rodas vou vender e comprar outras de aro 14", os pneus estou vendendo e pretendo colocar os Sem Fronteira Mais 205/75/14.

505071 sai ........... entra505072

JUNIOR FERRAREZE
21/06/2015, 17:18
Blz Gomes Neto (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/2906-gomes-neto/) fiou mt projetado sua gaiola com motor de carona estilo dos gringos, e melhor ainda não vai ter que levar a SOGRA kkkk.....

Gomes Neto
22/06/2015, 22:08
Blz Gomes Neto (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/2906-gomes-neto/) fiou mt projetado sua gaiola com motor de carona estilo dos gringos, e melhor ainda não vai ter que levar a SOGRA kkkk.....

Pois é, o duro é que ainda sobrou espaço prum passageiro se ele não fizer questão de esticar as pernas.

NegrinidoTJK
23/06/2015, 16:49
posta mais fotos?

JUNIOR FERRAREZE
23/06/2015, 21:04
Maravilha Gomes Neto (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/2906-gomes-neto/) estamos acompanhando, compartilha ai!....

Gomes Neto
09/08/2015, 22:14
Pô!!!! copiaram minha ideia! Kkk!!
Polaris RZR 1000 TURBO.

<strong>
https://www.youtube.com/watch?v=MDzsU6RQ0ic

Gomes Neto
13/08/2015, 22:16
Pô!!!! assim até eu....

https://www.youtube.com/watch?v=vccX7VfWCko

Gomes Neto
18/08/2015, 10:22
Pois é a Dillllma me forçou a adiar meus planos de trocar rodas e pneus, então resolvi colocar os que eu tinha mesmo e até que achei bom o resultado.

509926509927509928

Esse radiador não é o que vai nele, tava por aqui e eu coloquei só pra ter uma ideia.
Abaixei a caixa de direção e consegui com isso diminuir os braços das mangas para dar mais precisão e estabilidade.
Coloquei os pedais (conjunto do Corsa).

JUNIOR FERRAREZE
19/08/2015, 22:36
Blz Gomes Neto (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/2906-gomes-neto/)
vejo que vai caminhando mt bem o projeto, está ficando 10, coloca foto aí blz....

Gomes Neto
22/08/2015, 10:45
Blz Gomes Neto (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/2906-gomes-neto/)
vejo que vai caminhando mt bem o projeto, está ficando 10, coloca foto aí blz....

Valeu Júnior, agora o próximo passo é colocar o radiador, que eu decidi colocar um pouco mais para trás entre a estrutura que suporta os amortecedores e a caixa de direção, assim protejo mais ele e poupo a frente para a instalação de um guincho.

Gomes Neto
23/08/2015, 19:45
Ta vendo, 4x4 em um veiculo leve faz toda a diferença.

https://www.youtube.com/watch?v=Gxwdd_oWT8k

tuna
25/08/2015, 09:56
Ta vendo, 4x4 em um veiculo leve faz toda a diferença.

https://www.youtube.com/watch?v=Gxwdd_oWT8k

A pecinha em cima do banco também ajuda bastante :mrgreen:

[]'s

Gomes Neto
25/08/2015, 18:04
AAHHH, Claro!!
Se bem que neste caso, creio ter sido meramente ilustrativo, só pra mostrar os dotes do Fuscão.

Gomes Neto
16/06/2016, 14:09
Boa tarde rapaziada, só dando uma atualizada...
530729530734
Instalando a caixa divisória de transmissão (divide a força vinda do câmbio para frente e para trás)...

530736

Instalando pedaleiras...

Gomes Neto
16/06/2016, 21:31
instalando cilindro mestre de freio do Palio

530780

Estou terminando os cardãs e em seguida vou conectar o motor ao câmbio por sistema de correntes.

530781530782

JUNIOR FERRAREZE
17/06/2016, 18:42
Gomes Neto (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/2906-gomes-neto.html) Maravilha, tá ficando show!

Osmar Junior
30/06/2016, 08:30
Parabéns pelo projeto !!! muito legal !!!

jacson.1
01/07/2016, 16:14
parabéns ta ficando lindo kkk. forte

Dic3
19/07/2016, 14:44
acompanhando o projeto

Tiago Anacleto
23/03/2020, 16:34
Amigo me desculpe, sou novo aqui... se puder passar as medidas das balanças agradeço... pelo que estou vendo as de cima são menores que as de baixo por causa da cambagem....obrigado