PDA

Ver Versão Completa : Impressões da Sportage Flex 2014 Auto



Pablo RR
19/01/2015, 12:30
Esse final de semana fiz uma viagem bate e volta em Manaus ( a 760km de Boa Vista) em uma Kia Sportage, que pertence a minha irmã. Decidi postar minhas impressões para ajudar futuros proprietários.
Carro: Kia Sportage 2014 Flex, Automática, 4x2 com iniciais 1.314km. Ela pagou por volta de 105 mil, com central multimedia One, sensor de estacionamento, e bancos em couro.

Primeiramente antes de viajar, levei o carro para alinhar a balancear, o carro veio de fábrica puxando muito para esquerda, não havia sinal de que o carro foi alinhado ou balanceado ao sair da concessionária.

Impressões iniciais: Ao dirigir não parece que está num SUV, mas num hatch mais crescido. Tem dimensões modesta. O motor é extremamente silencioso em baixos giros. A direção elétrica é extremamente leve (o que achei ruim em altas velocidades), o cambio automático tem trocas suaves mas tem um pequeno lag. O ar condicionado é muito eficiente, mesmo com 5 adultos no carro e o clima quentissimo dessa região, o ar permaneceu entre velocidades 1 e 2.

Na estrada: o carro desenvolve bem e mantém 120km/h com facilidade. O motor não parece ter todos os cavalos que o fabricante afirma, mas dá conta do recado. O problema são as retomadas, o cambio tinha um lag para reduzir as marchas, e quando o fazia jogava o giro do carro a 6.000rpm em terceira marcha (já no limite deste) e depois jogava a quarta, ou seja, nessa burrada do cambio se perdia muito tempo e fazia o carro gritar horrores, e só então é que havia uma certa retomada. Não adianta usar o tiptronic, pois o mesmo apresenta lag também. Estou comparando com meu Focus 2.0 automático de 4 marchas. Onde raramente uso o tiptronic, pois consigo controlar a redução precisamente no acelerador e retomar velocidade com muito mais eficiência. No sportage qualquer pisada no acelerador, mesmo que fosse apenas para manter a velocidade do carro em uma subida mais longa, o carro nunca reduzia para quinta marcha. Sempre jogava terceira pra depois jogar a quarta. No meu carro consigo manter a quarta (ultima marcha) em quase todas as situação acima de 100km/h.

Principais pontos positivos:
1) ar condicionado é o primeiro deles, o carro é uma geladeira.
2) silêncio a bordo, a 120km/h o carro está a 2.500rpm, extremamente silencioso (só não tente retomar velocidades, ai o motor grita mesmo)
3) para minha surpresa, o carro na ida já estava fazendo 10km/l em boa velocidade. Depois que passei a interagir melhor com o carro o consumo foi melhorando, na volta com 5 a bordo e porta malas cheio, chegou a fazer 12,8km/l num ritmo de 120km/h, onde quase não precisei fazer ultrapassagens e deixava o carro perder velocidade em subidas. Uma curiosidade é que o manual diz que o tanque tem 55 litros, quando o painel marcava entre 1/4 e 1/2 tanque eu abastecia e pegava entre 42 e 44 litros, aparentando ter um tanque um pouco maior ou imprecisão no marcador.
4) li muitos comentários sobre a suspensão do sportage ser barulhenta. Achei a suspensão excelente, não bateu em nada, é macia, e pelos aros 18 o carro se mostrou estável e confortável o tempo todo.

Principais pontos negativos:
1) o cambio é suave nas trocas, mas o lag e indecisão são chatos. A vantagem que achei é que mantém o giro do motor bem baixo em velocidade de cruzeiro, mas sai com a impressão que o cambio antigo do meu focus é muito superior.
2) Direção eletrica é otima na cidade, mas ela não é progressiva (endurece com velocidade) deixando o carro muito arisco em alta velocidade. Meu focus além de ter 3 regulagens (conforto, normal e esportiva) é progressivo.
3) Bancos: O espaço interno é bom, a posição de dirigir é elevada, mas os bancos são muito duros, e olha que sou um cara pesado. Dirigi mais de 1.800km e não achei uma posição confortável. O apoio de cabeça é muito inclinado pra frente fazendo com que voce ou dirija com as costas fora do banco ou que dirija com a cabeça inclinada pra frente, minha esposa teve a mesma impressão no banco de passageiro. O banco traseiro possui ajuste de inclinação, mas fica entre super reto e quase reto, também não dando conforto aos passageiros traseiros.
4) o painel de instrumentos é imeeeeeeeeenso, mas não tem computador de bordo, somente Trip A trip B, temperatura do motor, conta-giros pequenos, temperatura do motor e medidor do tanque. O ponteiro e escala de velocidade são enormes. Não tem regulagem de intensidade de luminosidade, e o bixo é de led branco super hiper brilhante me atrapalhando e MUITO dirigir anoite, o carro iluminava tanto minha cara que não enxergava o foco dos farois no chão. Se alguém souber onde baixa a luminosidade do painel, por favor me informe.

Então é isso. Espero ter ajudado.