Conectar

Ver Versão Completa : Qual é o modelo exato da minha Ranger ?

cvprado
19/01/2015, 12:19
Boa Tarde amigos,
Comprei minha 1º 4x4 e estou com algumas duvidas, a 1º seria o modelo exato dela segue abaixo dados e fotos :

Categoria:
PARTICULAR

Marca / Modelo:
/IMP/FORD RANGER 13D
Tipo:
CAMINHONETE

Faixa do IPVA:
2027260
Passageiros:
6

Ano de Fabricação:
1999
Carroceria:
ABER C DUP

489862489863
Ano :1999 modelo 2000 (ESP/CAMINHONET/ABER C DUP DIESEL) (IMP/FORD RANGER 13D)

Comprei ela ciênte de teria que arrumart algumas coisas e deixei ela em um mecanico do meu tio de confiança e rezando que ele entenda de Pick diesel, o que ele vai fazer é :

Retifica completa da Turbina Garret ( A empresa que vai fazer a retifica é super conceituada)
Troca dos 4 amortecedores (o mecânico diz que a suspensão esta boa sem novidades)
Troca do cilindro mestre de freio
Cilindro de roda
Na parte de cima esta vazando água e ele vai retirar este vazamento
Troca de correia de alternador (Estava desfiando)
1 jogo de pastilha de freio
2 disco de polia

O valor total entre peças e mão de obra foi de R$3,100,00

O Mecanico disse que o antigo dono era muiiiito relaxado.

Gostaria de saber o que vocês me orientam em cima do que coloquei acima e atualizem o que mais falta fazer para ter uma ranger diesel 4x4 Ano :1999 modelo 2000 (ESP/CAMINHONET/ABER C DUP DIESEL) (IMP/FORD RANGER 13D)

PS: Como faço o ajuste nesta pickup da VÁLVULA WASTE-GATE

Gostaria de saber mais sobre ela.

rfdex
19/01/2015, 13:44
Primeira coisa eh trocar correia dentada e tensor, depois todos os oleos e filtros. Quanto a wastegate, aqui nomforum tem um topico que mostra ate com fotos. So dar uma pesquisada! Aguardemos mais opinioes dos confrades. Abraco

cvprado
19/01/2015, 14:30
Primeira coisa eh trocar correia dentada e tensor, depois todos os oleos e filtros. Quanto a wastegate, aqui nomforum tem um topico que mostra ate com fotos. So dar uma pesquisada! Aguardemos mais opinioes dos confrades. Abraco

Pelo que sei este modelo de ranger não tem correia dentada.

leoss
19/01/2015, 15:03
ola CV prado tem correia sim, como o amigo ja disse comece por esses itens que ele citou depois vá arrumando aos poucos que fica do seu jeito ....Ah e parabéns vc comprou uma Baita de uma caminhonete. Você vai ouvir muitas criticas em relação ao motor, mas como já sabemos é um motor que se bem cuidado vai muuuito longe...Estou guardando uma grana se Deus quiser ano que vem compro uma pra mim, mas aqui em São Paulo to achando muito caro..
Ranger XL 2.5 TD.....
E vai postando os avanços na manutenção, os planos pra ela e as impressões que esta tendo da pick-up

cvprado
19/01/2015, 15:27
ola CV prado tem correia sim, como o amigo ja disse comece por esses itens que ele citou depois vá arrumando aos poucos que fica do seu jeito ....Ah e parabéns vc comprou uma Baita de uma caminhonete. Você vai ouvir muitas criticas em relação ao motor, mas como já sabemos é um motor que se bem cuidado vai muuuito longe...Estou guardando uma grana se Deus quiser ano que vem compro uma pra mim, mas aqui em São Paulo to achando muito caro..
Ranger XL 2.5 TD.....
E vai postando os avanços na manutenção, os planos pra ela e as impressões que esta tendo da pick-up

Amigo quando deixei ela com meu mecanico, ele verificou que a mesma não tem correia de motor é aquela correia parecida com a de bicicleta dentro do motor

cvprado
19/01/2015, 15:45
Amigos estou a varias horas tentando descobrir qual o modelo exato desta pickup e qual o motor, dificil demais.

leoss
19/01/2015, 16:25
Dificil nada amigo sua Ranger é uma XL CD 1999 Maxion HSD 2.5 turbo e intercooler

leoss
19/01/2015, 16:25
ou eu estou falando besteira ou seu mecanico mas que eu saiba motores Maxion HSD 2.5 tem correia e tensores sim..

cvprado
19/01/2015, 16:33
Ela é Fab.1999 e modelo : 2000 muda algo ?

leoss
19/01/2015, 16:40
absolutamente nada seu carro nao tem nenhum bicho de 7 cabeças pelo contrario é um belo carro

leoss
19/01/2015, 16:44
comece pela troca correia, tensores, fluidos e filtros.....

cvprado
19/01/2015, 16:46
Gostaria de saber qual o modelo dela certinho onde vejo, se nem no documento n diz nada.
Será que meu mecanico acha q o motor é um MWM ?
Pelo que sei Ranger até 2001 saiu com o motor MAXION HSD 2.5

leoss
19/01/2015, 17:02
Amigo não tem segredo, sua Ranger é Modelo: XL, Motor: maxion HSD 2.5 turbo intercooler não tem misterio, seu motor foi produzido pela international motores, que mais tarde se juntou com a MWM......

cvprado
19/01/2015, 18:02
Amigo não tem segredo, sua Ranger é Modelo: XL, Motor: maxion HSD 2.5 turbo intercooler não tem misterio, seu motor foi produzido pela international motores, que mais tarde se juntou com a MWM......

Acabei de ligar para meu mecânico, o mesmo me confirmou que o motor não tem correia dentada é engrenagem.

rfdex
19/01/2015, 19:32
Troca de mecânico então porque ele não sabe nem o que está falando... sai fora desse cara. A correia fica dentro de um compartimento tampado à frente do motor. Esse motor 2.5 usa SIM correia dentada. Saia fora desse cara enquanto é tempo...

cvprado
19/01/2015, 22:02
Troca de mecânico então porque ele não sabe nem o que está falando... sai fora desse cara. A correia fica dentro de um compartimento tampado à frente do motor. Esse motor 2.5 usa SIM correia dentada. Saia fora desse cara enquanto é tempo...

Trabalho com informatica nao manjo nada, como deixei a 4x4 em Itanhaem neste mecanico, so vou buscar Sabado cedo, se tiver uma forma de alguem postar uma figura onde fica a correia eu imprimo e mostro a ele no Sabado so para ver o que ele me diz.

Junior84
19/01/2015, 22:15
Motor com correia dentada,,,,não fica teimando
- especificações do motor e modelos nos quais é usado: http://www.edsolique.com/tabelas/esp...international/ (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.edsolique.com%2Ftabelas %2Fespecificacoes-tecnicas-motor-maxion-hsd-2-5-international%2F)
-como trocar correia dentada do 2.5 HSD: http://mecanicacaseira.blogspot.com....and-rover.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fmecanicacaseira.blogspot.co m.br%2F2010%2F06%2Fford-ranger-ford-f-1000-e-land-rover.html)

- É um veículo de motor com manutenção fácil

leoss
20/01/2015, 06:33
Troca de mexanico enquanto é tempo, vais deixar o cara aprender no teu carro?
Vc é de SP? Traga ela pra sao paulo, mais fácil achar alguem que conheça esse motor aqui.... e quanto a retifica de turbina sei nao se compensa hein, melhor gastar um pouco mais e colocar uma nova, que nunca mais terá problemas. Mas o mais importante agora é tirar seu carro das mãos desse cara

cvprado
20/01/2015, 07:29
Troca de mexanico enquanto é tempo, vais deixar o cara aprender no teu carro?
Vc é de SP? Traga ela pra sao paulo, mais fácil achar alguem que conheça esse motor aqui.... e quanto a retifica de turbina sei nao se compensa hein, melhor gastar um pouco mais e colocar uma nova, que nunca mais terá problemas. Mas o mais importante agora é tirar seu carro das mãos desse cara

Já foi colocado uma NOVA, parece que você adivinhou.

cvprado
20/01/2015, 07:29
Muito obrigado amigos por ajudar este calça branca de pickups.
Quanto ao mecânico, o meu tio que mora há 20 anos em Itanhaém e tem uma S10 ano 98 a vários anos, só leva neste mecanico por isso eu acabei levando também.

leoss
20/01/2015, 07:45
se a S-10 do seu tio é 2.5 maxion o motor é o mesmo do seu, então ele deveria saber que o motor possui correia dentada.
Eu também não tenho muita experiencia com motores diesel e a maioria do (pouco) conhecimento que tenho aprendi aqui neste fórum. E aprenda uma coisa sempre consulte este fórum, antes mesmo da opinião do seu mecanico. Cansei de ver pessoas aqui desvendarem problemas sem sequer ver o carro, só pelo relato do dono...

leoss
20/01/2015, 07:51
e quanto a manutenção dela o que já fez?
Vai usa-la no dia-a-dia? pretende fazer viajens, expedições??
Fale um pouco mais sobre seus planos pra ela

cvprado
20/01/2015, 11:16
Uma breve historia sobre a compra deste carro.
Encontrei esta ranger com a placa de vende, falei com o atual proprietário que havia a pouco tempo feito um rolo, ele deu um terreno e pegou em troca dinheiro + a Ranger, nem havia nem um mês, de R$31,000,00 consegui descer o preço para R$24,000,00, levando no mecanico antes de compra-la o mesmo desmontou tudo até as rodas e deixou no cavalete, e mais tarde ele me disse mostrou os o que tinha a ser feito, segue a lista abaixo :

4 Amortecedor
1 Turbina Nova
1 Troca de oleo
1 Jogo de pastilha
2 Cilindros de rodas
1 Cilindro mestre
2 Discos de Polia

A Ranger não tinha freio nenhum, e os amortecedores estavam principalmente no lado motorista batendo seco.

Esta lista acima deu total com mãos de obra R$3,100,00

Vou usar esta Ranger para trabalho e principalmente andar em estrada de areia e terra em Itanhaem porque os melhores locais são de pouco acesso a carro comum, só 4x4 mesmo, exemplos : as 3 lagoas de Itanhaem , As 3 quedas (uma linda cachoeira) fora Guarau e etc,etc e etc...

Pretendo colocar 4 farol de milhas na frente dela como ja vi algumas e gostei muito só preciso saber qual é o modelo deles.

cvprado
20/01/2015, 11:52
Qual a receita para deixar a minha assim nesta altura?

490071

leoss
20/01/2015, 12:03
legal boas ideias pra ela, vai sempre postando os avanços com ela e qualquer duvida pergunte aqui tem muitos expert's em ranger.... vc é de onde ?? sou da ZN vila maria......

rfdex
20/01/2015, 14:49
Qual a receita para deixar a minha assim nesta altura?

490071

Body Lift. Procure por ADAMS LIFT no google. É uma empresa do sul que fabrica esses kits. A tração da Ranger é um pouco chata. Não entre em terreno duvidoso antes de saber se a tração está realmente funcionando a contento. Ora é o motorzinho de acionamento, ora são as rodas livres. Há sistema de engate/acionamento da tração mecânico. Nunca mais irá chatear. É carinho mas vale a pena. Abraço.

cvprado
20/01/2015, 15:35
Amigo sou da ZL - Vila Formosa.

Outra duvida, caso aconteça do motor disparar como vi em alguns topicos do forum, solução : Encostar a traseira da ranger em um poste e em 5º marcha soltar a embreagem de uma vez que ela desliga, agora me expliquem como tampar a admissão de uma ranger ?

leoss
20/01/2015, 17:03
amigo relaxa isso só acontecerá se os bicos estiverem mijando ou se passar o óleo lubrificante pra dentro do motor. Se o motor estiver em ordem quase que impossível acontecer isso

cvprado
26/01/2015, 10:46
Bom dia amigos, peguei minha Ranger em Itanhaém litoral Sul, foi feito no mecanico isso :
Turbina Nova Garret
Troca dos 4 amortecedores cofap turbo diesel
Troca do cilindro mestre de freio
Cilindro de roda
Troca de correia de alternador (Estava desfiando)
1 jogo de pastilha de freio
2 disco de polia

Resultado foi o seguinte, o motor esta meio que atrasado , a caçamba trepida muito parece q esta solta ?, quandop passo em buracos bate seco na frente, sinto no meu pé ? e o 4x4 parece q não esta funcionando ? Alguem conhece mecanico bom em São Paulo ?

rfdex
26/01/2015, 12:10
Se não trocar o kit da correia dentada, e continuar acreditando neste mecânico, em breve precisará de retífica do motor também, não esquece de acrescentar à lista!
- Motor atrasado: ver o ponto do mesmo, aproveite na hora que for trocar a correia dentada.
- caçamba pode estar com algum parafuso de fixação solto.
- suspensão dianteira precisa ter a barra de torção reapertada para deixá-la mais durinha.

Abraço

cvprado
26/01/2015, 13:06
Se não trocar o kit da correia dentada, e continuar acreditando neste mecânico, em breve precisará de retífica do motor também, não esquece de acrescentar à lista!
- Motor atrasado: ver o ponto do mesmo, aproveite na hora que for trocar a correia dentada.
- caçamba pode estar com algum parafuso de fixação solto.
- suspensão dianteira precisa ter a barra de torção reapertada para deixá-la mais durinha.

Abraço

Da primeira vez que vc falou da correia dentada eu marquei nos afazeres urgentes da ranger, agradeço suas sugestões são super bem vindas para um leigo como eu. Em relação a ela estar amarrada o mexanico disse que é só levar a um bombista para ele adiantar.

leoss
26/01/2015, 17:10
Parabéns um dia chego lá... agora que estas com ela aos poucos vais andando e identificando barulhos e ajustes a fazer o passo mais certo agora é a troca da correia dentada pra andares tranquilo. ....quanto a caçamba verifique os parafusos qe fixam ela ao chassis.....quanto ela estar amarrada depende dos carros qe vc conduzia antes e fomo esta dirigindo ela muitas pessoas tem carros 1.8 2.0 ai quando entram na 2.5 acham ela meio lenta. Se fosse eu trocaria a correia deixava ela no ponto certinho ai partia pra enforcar a wast gate e aumentar o debito da bomba......

cvprado
27/01/2015, 18:19
Amigo tirei umas fotos do motor da Ranger para vocês confirmarem para mim o modelo, tem foto da turbina NOVA, e foto da frente que esta muito baixa e batendo seco em buracos e lombadas, lembrando que troquei os 4 amortecedores novos.
O que seria a foto com a numeração HRC 2666 ?
490998490999491000491001491002491003491004

rfdex
27/01/2015, 21:42
A frente pode ser apenas dar um aperto nas barras de torção como pode ser também problemas na suspensão em si, necessitando troca de bandejas, etc. Sua Ranger é a cab dupla, diesel, 2.5 maxion. Abraço

leoss
27/01/2015, 22:22
Entao como ja dito sua Ranger é uma Cabine Dupla XL motor maxion 2.5 turbo. .... entao como nosso amigo acima citou a suspensão dianteira pode ser apenas um aperto na barra ou pode ser suspensão ruim molas cansadas e tal ai só vendo o carro mesmo pra saber.... quanto a caminhonete tava precisando de um dono mas no geral ta bonitona Parabéns. ....

cvprado
28/01/2015, 19:20
Boa noite amigos, hoje levei no amigo meu mecanico que apertou os parafusos da barra de tração, eles nunca haviam sido apertados, ele apertou até o final nos dois lados, ela ficou perfeita atras e na frente o mesmo tamanho, alinhei e balanceei n precisa de cambagem e o alinhamento estava muito pouco fora, o problema agora é q meu amigo mecanico disse é q ela esta muita amarrada e tem de ser levada para acertar a bomba e os bicos só q até agora todos que liguei cobram muito caro ?

Tem como limpar os bicos eu mesmo ?

rfdex
28/01/2015, 21:00
Amigo, a barra de torção deve ser apertada de modo que o carro fique confortável para dirigir, mas tem gente que usa ela durona mesmo. Não precisa limpar bicos. Inicialmente há de ver o ponto da bomba injetora e caso não resolva, deve-se analisar o estado dos bicos e bomba. Estando bons, basta abrir um pouco o parafuso de injeção (débito) de diesel da bomba injetora. Compareça a uma oficina diesel de confiança que trabalhe com sistema de injeção (regulagem de bomba injetora). Eles vão desmontar e ver como está tanto a bomba quanto os bicos, além de colocar tudo no ponto. No seu caso sugiro que procure uma Bosch Diesel Service ou então alguém indicado por algum colega aqui do fórum ok!

Junior84
29/01/2015, 00:58
No caso dos bicos, usa o teccom 10.
muita gente já usou e a maior parte aprova
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/106734-teccom-10-opinioes-de-quem-ja-usa-ou-usou-o-produto-2.html

leoss
29/01/2015, 07:05
Cara como ja disse antes nao sei se vc ja teve carro diesel ou dirigiu algum, mas a condução de uma caminhonete diesel é totalmente diferente de um carro a gasolina aceleração, frenagem etc se a pessoa estiber acostumada a dirigir sempre carros 1.6 1.8 2.0 concerteza vai achar a ranger " amarrada"... eu mesmo demorei muito até pegar a manha de conduzir corretamente. Sinceramente antes de sair gastando ( o que nao e pouco) em bomba e bicos eu faria um teste simples e eficiente que o Edintruder ensinou aqui. Coloca ela na estrada (em local seguri claro) e acelera se ela atingir a 160km/h bomba e bicos estao bons, agora se ela sofrer a atingir 140 km/h é hora de revisar bomba e bicos, pelo menos eu penso assim esgotar todas as possibilidades antes de sair gastando meu dinheiro suado.

cvprado
29/01/2015, 09:54
Bom dia amigos, pelo que pude perceber vindo pela Imigrantes para São Paulo, ela sofre sim para atingir 120KM, queria saber se é este preço mesmo que achei em SP, o minimo foi de R$1,500,00 para mexer na bomba.
Uma pergunta muito importante que ninguém me responde, como tiro o estepe desta Ranger ?

leoss
29/01/2015, 12:59
Bom dia amigos, pelo que pude perceber vindo pela Imigrantes para São Paulo, ela sofre sim para atingir 120KM, queria saber se é este preço mesmo que achei em SP, o minimo foi de R$1,500,00 para mexer na bomba.
Uma pergunta muito importante que ninguém me responde, como tiro o estepe desta Ranger ?

Se esse preço é por um serviço de um bom profissional revisando a BI completa e equalizando bicos abraça que ta barato , pelo que aprendi aqui bicos injetores da ranger não se limpa, se regula o leque de injeção e se os bicos tiverem ruins, troque pois não fica bom se mandar reparar... quanto ao estepe e segurado embaixo da caçamba com um cabo de aço.. parecido com o estepe da blazer, ford ka etc tire a trava e desenrole o cabo que ele desce

cvprado
29/01/2015, 14:04
O que vi no meio do estepe é tipo uma borboleta com uma mola em volta, não entendi nada :)

cvprado
29/01/2015, 17:48
Me ferraram e nem vi, não veio macaco só a chave de roda com um engate acho que devia ter vindo esta chave491276

leoss
29/01/2015, 19:08
exatamente cv prado vais ter que correr atrás disso....
e quanto as impressoes da caminhonete.. como esta o consumo? o conforto o espaço no banco de tras o que esta achando?

cvprado
03/02/2015, 12:28
Hoje deixei a Ranger para equalizar Bico e Bomba vamos ver como fica, qnto ao espaço , de todas pickups acho que esta que estou tem um espaço otimo, ela é 6 lugares.

leoss
03/02/2015, 12:58
Legal cara assim que sair nos conta como tudo correu e parabens continue cuidando de sua Ranger que ela sempre lhe retribuirá confiança e durabilidade estou cada vez animado pra pegar uma pra mim.... quem sabe qqr dia a gente nao se tromba por ai pra trocar umas ideias ja que moramos tao próximo

Ale-X
03/02/2015, 19:48
Muito obrigado amigos por ajudar este calça branca de pickups.
Quanto ao mecânico, o meu tio que mora há 20 anos em Itanhaém e tem uma S10 ano 98 a vários anos, só leva neste mecanico por isso eu acabei levando também.

Amigo, preciso de indicação de mecânico em Itanhaém!

Ale-X
03/02/2015, 19:59
Me ferraram e nem vi, não veio macaco só a chave de roda com um engate acho que devia ter vindo esta chave491276

Quando comprei o meu, tive o mesmo problema, e descobri do pior jeito: com o pneu furado na estrada. Tinha a chave, mas estava com a ponta quebrada. Dá pra baixar o estepe desenrolando o carretel com a mão. É pesado e demorado, mas dá pra fazer. Depois você guarda na caçamba até conseguir uma chave. O carretel fica por cima do estepe. A chave/ferramenta é muito difícil pra comprar, e cara. Pra mim eu tirei a medida (igual a fenda do macaco, se original) e encomendei uma, comprida, não escamoteavel, que guardo atras do banco (a minha é CS...)

Ale-X
04/02/2015, 17:18
O "modelo exato" de Ranger é dado pelo numero do chassis, lendo-se o 6o, 7o e 8o digitos. O Modelo do meu é "11X", o que significa que é um XLT 4.0 V6 CS caçamba 7" ;)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/50537-calco-nas-borrachas-da-barra-estabilizadora-da-ranger-3.html

http://www.ehow.com.br/ler-numero-chassis-pickups-ford-como_4481/