PDA

Ver Versão Completa : Associação Nacional de Construtores de Veículos Artesanais

nicolaslancaster
18/01/2015, 23:38
Associação Nacional de Construtores de Veículos Artesanais

ANCVA (sigla e nome provisórios)

A ideia desse tópico é fomentar a criação de uma Associação Nacional de Construtores de Veículos Artesanais.

Esta associação teria a finalidade primordial de assessorar seus membros em seu intento de construção artesanal veicular em termos técnicos e legais. Outra tarefa seria a de "brigar" pelo direito de os construtores de veículos artesanais serem responsáveis em todos os sentidos por seus projetos e sem outros embargos. Hoje é mais fácil construir um avião experimental que um automóvel artesanal. Uma outra boa "briga" seria a de formatar uma legislação especial para os fabricantes veículos artesanais. Afinal, nosso sistema legal, ao menos em tese, prevê um tratamento diferenciado aos menos privilegiados.

Nossa legislação sobre o tema é tão complexa que inibe qualquer iniciativa criativa e responsável. Assim praticamente não temos marcas de veículos essencialmente nacionais. Essa situação conduz os criativos a subterfúgios legais afim de que possam ver seus projetos ganhando as ruas. Não posso crer que a maioria dos criativos queiram trilhar ou viver trilhando atalhos obscuros do sistema regulatório do setor automotivo.

Imagino que assa associação poderia abarcar em seu quadro de associados, pessoas físicas e pequenas empresas fabricantes de veículos, componentes e subconjuntos mecânicos como carroçaria, eixos, cubos de roda, chassis para semi-reboque de pequeno porte entre muitos outros itens possíveis.

Gostaria da ajuda dos membros desse fórum para a montagem da estrutura dessa associação na medida do interesse e conhecimento que cada um desejar compartilhar.

O assunto Veículo Artesanal (nas mais variadas possibilidades) tem preenchido grande parte dos temas desse fórum assim vejo uma justificativa para a criação desse tópico bem como da dita associação.

Gostaria de, com esse intento, abrir as discussões! ANCVA (sigla e nome provisórios)

URSO 4X4
22/01/2015, 23:06
boa iniciativa,briga de davi contra golias,se a ideia continuar gostaria de fazer parte

Sonhador
23/01/2015, 06:34
Parabens acho que isso ja e uma necessidade , diante do nosso mercado que tem se expandido , vemos aqui no forum 4x4 como o pessoal cria .. e modifica os veiculos ....
ainda mais com peças de veiculos sinistrados , ou peças novas para monstrificar os veiculos.
Acredito que com a ampliação do mercado , facilitação da documentação , acredito que vai aparecer muito mais pequenos fabricantes.

nicolaslancaster
23/01/2015, 19:21
Vossas palavra são um incentivo.
Estou buscando um modelo de instituição, assim seria de grande valia se alguém tiver ideia de estatuto ou algo que o valha. Não se acanhe em enviar-me.

rfdex
23/01/2015, 22:51
Compartilho inteiramente das suas razões e apoio totalmente a criação. Devemos observar se já não existe algo semelhante. Estou à disposição para colaborar e fazer parte, será uma honra!!! Abraço

FUKETEIRO
24/01/2015, 21:53
Associação Nacional de Construtores de Veículos Artesanais

ANCVA (sigla e nome provisórios)

A ideia desse tópico é fomentar a criação de uma Associação Nacional de Construtores de Veículos Artesanais.

Esta associação teria a finalidade primordial de assessorar seus membros em seu intento de construção artesanal veicular em termos técnicos e legais. Outra tarefa seria a de "brigar" pelo direito de os construtores de veículos artesanais serem responsáveis em todos os sentidos por seus projetos e sem outros embargos. Hoje é mais fácil construir um avião experimental que um automóvel artesanal. Uma outra boa "briga" seria a de formatar uma legislação especial para os fabricantes veículos artesanais. Afinal, nosso sistema legal, ao menos em tese, prevê um tratamento diferenciado aos menos privilegiados.

Nossa legislação sobre o tema é tão complexa que inibe qualquer iniciativa criativa e responsável. Assim praticamente não temos marcas de veículos essencialmente nacionais. Essa situação conduz os criativos a subterfúgios legais afim de que possam ver seus projetos ganhando as ruas. Não posso crer que a maioria dos criativos queiram trilhar ou viver trilhando atalhos obscuros do sistema regulatório do setor automotivo.

Imagino que assa associação poderia abarcar em seu quadro de associados, pessoas físicas e pequenas empresas fabricantes de veículos, componentes e subconjuntos mecânicos como carroçaria, eixos, cubos de roda, chassis para semi-reboque de pequeno porte entre muitos outros itens possíveis.

Gostaria da ajuda dos membros desse fórum para a montagem da estrutura dessa associação na medida do interesse e conhecimento que cada um desejar compartilhar.

O assunto Veículo Artesanal (nas mais variadas possibilidades) tem preenchido grande parte dos temas desse fórum assim vejo uma justificativa para a criação desse tópico bem como da dita associação.

Gostaria de, com esse intento, abrir as discussões! ANCVA (sigla e nome provisórios)
Parabéns pela iniciativa, quero fazer parte, abraço

valmirjunior
30/01/2015, 11:27
Muito bom, será uma voz a ser ouvida.

rfdex
30/01/2015, 23:41
Então pessoal, vamos agitar isso aqui. A idéia surgiu e morreu???

Frederico Mendes
31/01/2015, 18:58
Alguem tem contacto com algum deputado federal ou senador???
É um ótimo projeto.

rfdex
31/01/2015, 19:41
Projeto? Para montarmos uma associação só é necessário unir algumas pessoas e registrar a entidade em cartório.

nicolaslancaster
01/02/2015, 15:39
A ideia não morreu...
Muita pessoas de regiões diferentes têm interesse em fazer parte dessa associação de modo que acredito que ela teria que ter sedes distribuídas nas regiões com filiações e uma associação nacional. De qualquer modo vou providenciar o trâmite legal deixando em aberto questões de detalhamento de estatuto.
Deixo mais informações assim que as tiver.
Abraço a todos

rfdex
01/02/2015, 15:52
Pronto! Precisar de algo, só dizer. Estamos aguardando.

MOLOKO+
02/02/2015, 17:49
Boa tarde

como sabem montei meu caminhão f750 e para legalizar esgotei o assunto de veículos artesanais ,legalização,transformação,cat e tudo mais.
Segue minha contribuição para o tópico

nicolaslancaster
05/02/2015, 17:44
Muito obrigado!

nicolaslancaster
05/02/2015, 17:45
Obrigado, estamos trabalhando!

URSO 4X4
23/02/2015, 22:12
a ideia não morreu...
Muita pessoas de regiões diferentes têm interesse em fazer parte dessa associação de modo que acredito que ela teria que ter sedes distribuídas nas regiões com filiações e uma associação nacional. De qualquer modo vou providenciar o trâmite legal deixando em aberto questões de detalhamento de estatuto.
Deixo mais informações assim que as tiver.
Abraço a todos
aguardando novedades

natal_antonini
14/10/2015, 18:38
Obrigado, estamos trabalhando!

Boa noite,

Alguma novidade sobre a associação? Penso que ela é muito importante para fortalecer a posição de que gosta de fazer veículos artesanais junto a DENATRAN.

As regras atuais são absurdas para veículos artesanais e pequenos fabricantes e só se adequam as grandes montadoras. Regras recentes tipo o uso de ABS, airbag, assim como coisas obrigatórias aqui e que não são usadas em países do primeiro mundo como a necessidade de para-choque em uma réplica de um Lotus 7 ou a do inútil extintor de incêndio que por sorte caiu agora.

Acho que uma união entre os pequenos fabricantes de réplicas, buguies, jeeps, veículos esportivos e artesanais para uso próprio teria mais força para facilitar as regras para documentar os veículos junto aos DETRANs estaduais.

At.
Natal Antonini

FUKETEIRO
15/10/2015, 07:45
Boa noite,

Alguma novidade sobre a associação? Penso que ela é muito importante para fortalecer a posição de que gosta de fazer veículos artesanais junto a DENATRAN.

As regras atuais são absurdas para veículos artesanais e pequenos fabricantes e só se adequam as grandes montadoras. Regras recentes tipo o uso de ABS, airbag, assim como coisas obrigatórias aqui e que não são usadas em países do primeiro mundo como a necessidade de para-choque em uma réplica de um Lotus 7 ou a do inútil extintor de incêndio que por sorte caiu agora.

Acho que uma união entre os pequenos fabricantes de réplicas, buguies, jeeps, veículos esportivos e artesanais para uso próprio teria mais força para facilitar as regras para documentar os veículos junto aos DETRANs estaduais.

At.
Natal Antonini
Olá, utilitários e veículos de baixa produção não precisam de air bag nem abs, abraço.

rfdex
15/10/2015, 20:44
E ai pessoal, essa associação não sai do papel?

natal_antonini
19/10/2015, 14:53
Boa tarde FUKETEIRO!

Vou colocar o que entendi das resoluções do DENATRAN.

Na letra fria da lei até os bugies, que são off roads de baixa produção, precisam de Airbag e ABS se foram fabricados a partir de 2014.

Parece que os fabricantes estão conseguindo continuar vendendo como se fossem modelos anteriores a 2014 para escapar. Mas é uma solução paliativa e em seguida até os esses veículos precisarão se adequar.

Recentemente se conseguiu que veículos resultantes de transformações de veículos antigos homologados sem Airbag não precisem. (http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao5342015.pdf)

Além destes só estão dispensados os veículos fora-de-estrada (não os de uso misto tipo Jeep, mas os do tipo caminhão de mineração), os veículos especiais, definidos pela norma NBR 13776 Associação Brasileira de Normas Técnicas e os de uso bélico.
Resumindo, fora essas exceções, todos veículos novos que rodam em estradas comuns estão obrigados (http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_311_09.pdf)

Para veículos realmente artesanais, aqueles que saem no nome da pessoa que o fabricou segundo a RESOLUÇÃO Nº 63, DE 21 DE MAIO DE 1998 a coisa ainda está nebulosa e não vi nenhuma resolução específica.

Abs.

FUKETEIRO
20/10/2015, 11:18
Boa tarde FUKETEIRO!

Vou colocar o que entendi das resoluções do DENATRAN.

Na letra fria da lei até os bugies, que são off roads de baixa produção, precisam de Airbag e ABS se foram fabricados a partir de 2014.

Parece que os fabricantes estão conseguindo continuar vendendo como se fossem modelos anteriores a 2014 para escapar. Mas é uma solução paliativa e em seguida até os esses veículos precisarão se adequar.

Recentemente se conseguiu que veículos resultantes de transformações de veículos antigos homologados sem Airbag não precisem. (http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao5342015.pdf)

Além destes só estão dispensados os veículos fora-de-estrada (não os de uso misto tipo Jeep, mas os do tipo caminhão de mineração), os veículos especiais, definidos pela norma NBR 13776 Associação Brasileira de Normas Técnicas e os de uso bélico.
Resumindo, fora essas exceções, todos veículos novos que rodam em estradas comuns estão obrigados (http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_311_09.pdf)

Para veículos realmente artesanais, aqueles que saem no nome da pessoa que o fabricou segundo a RESOLUÇÃO Nº 63, DE 21 DE MAIO DE 1998 a coisa ainda está nebulosa e não vi nenhuma resolução específica.

Abs.
Olá, sei não, porque Troller e Agrale Marruá também não tem e são todos 2015, em contato com um fabricante de Buggy não é obrigatório, porque nem na Inglaterra onde tem vários fabricantes de réplicas e outros veículos também não é obrigatório, abraço.

natal_antonini
20/10/2015, 13:57
Olá, sei não, porque Troller e Agrale Marruá também não tem e são todos 2015, em contato com um fabricante de Buggy não é obrigatório, porque nem na Inglaterra onde tem vários fabricantes de réplicas e outros veículos também não é obrigatório, abraço.

Olá, tive acesso a NBR que classifica os veículos e tens razão quanto aos Off Roads, eles têm que possuir algumas características como tração em pelo menos quatro rodas, travamento de diferencial, distancias mínimas do solo, capacidade mínima de subir rampas e ângulos mínimos de entrada e saída para serem considerados desta categoria, nesse caso realmente não precisam de ABS e Airbag.
Já sobre os buggies e carros artesanais não achei nada, a menos que consiga se enquadrar como veículos de aplicação especial, ou seja, feitos para um propósito específico, como ambulâncias, carros funerários, carros blindados, gruas móveis, motor home, .... Esses foram os exemplos dados na norma, mas não necessariamente se resumem a esses.
Vi um tempo atrás um fabricante de buggie falar noutro fórum sobre esse assunto e que estavam registrando os carros como ano anterior a 2014 para escapar da obrigação...

Abs.

Wanderleytri
12/01/2016, 13:17
Olá Nicolas!

Gostaria de saber mais a respeito da associação, o assunto me interessa!

meu e-mail: wanderleytri@hotmail.com

rfdex
12/01/2016, 16:12
E ai pessoal, vamos ou não tirar isso do papel?

nicolaslancaster
27/04/2016, 09:51
Bom dia a todos, peço desculpas a todos pelo aparente abandono da ideia da associação, estou tendo que lidar com um revés financeiro e isso está me ocupando bastante.
Montei uma empresa de trailer e carretas e o procedimento, guardadas as devidas proporções, é o mesmo para a fabricação de veículos em pequenas séries.
Estou retomando o projeto da associação.

Agradeço a todos pelo apoio e interesse.

rfdex
27/04/2016, 13:56
Que show. Qual seu contato Nicolas? Abraço

nicolaslancaster
29/04/2016, 17:35
nicolaslancaster@gmail.com
(nicolaslancaster@gmail.com)
A título de curiosidade, um vídeo de nossas carretas.

Carretinha - YouTub (https://www.youtube.com/watch?v=FGUBZ4RKosk).

Wanderleytri
24/01/2017, 13:56
Sou Advogado e gostaria de tirar a ideia da associação do papel, mandei um e-mail ao Nicolas, mas ele não
respondeu.
Gostaria de saber quem, esta disposto a prosseguir com a ideia, e gostaria muito de obter a autorização do Nicolas, uma vez que foi ele o autor da criação da associação.

E quem tiver contato com o Nicolas, por favor, me fale!
Um Abraço!

Wanderley

nicolaslancaster
15/07/2018, 23:29
Dispõe sobre a obrigatoriedade do uso do equipamento suplementar de segurança passiva - Air Bag, na parte frontal dos veículos novos saídos de fábrica, nacionais e importados.

Resolução CONTRAN nº 311 de 03/04/2009 - Federal - LegisWeb (https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=111219)

Estabelece requisitos de proteção aos ocupantes de veículos em casos de impacto lateral contra barreira deformável.

Resolução CONTRAN Nº 721 DE 10/01/2018 - Federal - LegisWeb (https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=355792)

Dispõe sobre a obrigatoriedade do uso do sistema de controle de estabilidade, nos veículos M1 e N1 novos saídos de fábrica, nacionais e importados.

http://new.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao5672015.pdf

Altera a Resolução CONTRAN nº 311, de 03 de abril de 2009, que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso do equipamento suplementar de segurança passiva - Air Bag, na parte frontal dos veículos novos saídos de fábrica, nacionais e importados.

http://www.denatran.gov.br/images/Resolucoes/Resolucao59720162.pdf

nicolaslancaster
15/07/2018, 23:33
Sou Advogado e gostaria de tirar a ideia da associação do papel, mandei um e-mail ao Nicolas, mas ele não
respondeu.
Gostaria de saber quem, esta disposto a prosseguir com a ideia, e gostaria muito de obter a autorização do Nicolas, uma vez que foi ele o autor da criação da associação.

E quem tiver contato com o Nicolas, por favor, me fale!
Um Abraço!

Wanderley

Peço perdão pela falta de resposta, estive bastante distante desse projeto.
Meu e-mail é nicolaslancaster@gmail.com

WELLCJ5
13/09/2018, 16:43
Boa tarde pessoal!!!

O assunto em questão me interessa bastante, uma vez que estou finalizando a construção de uma réplica do famoso "Lotus Seven" do Colin Chapman. Só para deixa-los a par, baixei os projetos do carro pela internet e construí a replica a partir de um GM Chevette que possuía. O Chevette esta devidamente registrado em meu nome, o qual sou o segundo dono do veiculo. Como estava em mau estado, pois já havia adquirido ele assim, resolvi usar a mecânica para dar vida a minha criação. Agora que ele está quase pronto preciso documentar, ou como protótipo, que me parece não haver mais essa possibilidade, como buggy ou por fim como veiculo artesanal. Tenho NF das peças novas que foram adquiridas, como disco de freio, burrinhos de rodas, pivôt, cabos de comando, matéria prima para o chassi, etc..
Gostaria de alguma orientação nesse sentido. Contatei um fabricante de gaiola, cujos veículos podem ser documentados. Ele me disse que se eu tivesse um motor sem registro, ou originário de veiculo baixado no Detran, ele me venderia um "KIT" com NF e plaqueta com numero de chassi para eu fazer a documentação. Isso procede? Por outro lado pensei em entrar junto ao Detran com modificação no Chevette e usar o documento do Chevette "Modificado" na replica. Sei que as coisa aqui no nosso Brasil são difíceis, pois colocam dificuldades para "vender" facilidades. Se alguém tiver alguma ideia ou puder me orientar, agradeço. Vou colocar algumas fotos da replica.

Abraço à todos.

nicolaslancaster
05/10/2018, 16:44
Vamos tentar congregar os interessados na Associação Nacional de Construtores de Veículos Artesanais (provisoriamente ANCVA).
Criei um email para fazermos um pré-cadastro inicial dos interessados
ancvaorg@gmail.com, assunto: pre-cadastro ANCVA, aos cuidados Nícolas Lancaster.
Havendo demanda faço um site com um cadastro mais completo.
Os nomes que se cadastrarem por esse email eu mesmo lanço no site
O nome de usuário é o que você quiser para seu acesso ao site no futuro próximo (o mais próximo possível) eu envio uma senha provisória
Esse procedimento é somente enquanto faço um site.

Nome:
Telefone:
Email:
Nome de usuário: