Ver Versão Completa : Nova Ranger flex com filtro Inflow
NunesMCZ
17/01/2015, 19:13
Olá. Instalei recentemente um filtro de ar "esportivo" da marca Inflow em minha Ranger Flex 2014 e gostaria de compartilhar minhas impressões de como ficou o comportamento da pickup. A promessa do fabricante é de redução do consumo de combustível e aumento de performace do veículo.
Pois bem, inicialmente notei uma discreta melhora na disposição da camionete em baixa rotação, como se estivesse ganho um pouco de torque para tirar o carro da inércia, mais nada digno de espanto. Quanto ao consumo, ainda não notei diferença alguma, rodo somente no álcool, pois prezo por desempenho em detrimento ao consumo e até mesmo porque onde moro o custo da Km do etanol equivale ao da gasolina, então prefiro o derivado da cana, até mesmo porque outro dia estava na concessionária e vi uma ranger novinha com apenas 40k Km, que só usa gasolina, fazendo descarbonização do motor. E fui aconselhado pelo mecânico a continuar a usar o etanol ou gasolina premium.
Voltando ao filtro, a melhor coisa que notei com a instalação dessa peça foi o funcionamento do motor, ficou "redondinho", tirou aquela aspereza que tinha, principalmente quando se aumentava a rotação, tornando mais gostoso guiar a camionete. Segundo o fabricante do filtro, o carro necessita rodar um pouco com o filtro para que a central eletrônica adapta-se a nova relação ar/combustível. Vamos ver se com o tempo sinto melhoras, rodei apenas 500 Km com o filtro.
Sei que pode ser um efeito placebo, coisa da minha cabeça, porém estou gostando do "Up" que fiz, até mesmo porque se bem não fizer, mal também não. Pelo menos o filtro é lavável e dura 60k km, sendo um bom custo/beneficio.
Alguém do forum já teve alguma experiência com essa marca de filtro?
Nunes.
Ex-Renault Duster 1.6
Propietario Nova Ranger 2014 - Flex.
Moipessoa
18/01/2015, 07:48
se pegar muita estrada de terra, ou ambiente salinizado, lave o filtro a cada 5/7 mkm.
:concordo:
NunesMCZ
18/01/2015, 09:39
Grato pela dica. Lembrando que esse tipo filtro, além de lavável, é também banhado a óleo mineral, que ajuda bastante na retenção de poeira, assim espero.
Pelo que observei, essa filtragem está sendo mais eficiente que o filtro de papel original que estava instalado, por sinal quando fui fazer a substituição desse elemento original, observei uma fina camada de poeira na tubulação de ar que vai até o corpo da borboleta, fiquei preocupado, pois a pickup só tem 8k km rodados e filtro estava aparentemente limpo.
Com o filtro esportivo, por ser feito com uma espécie espuma filtrante, fiquei preocupado em está deixando entrar partículas de sujeira, vivo observando, mas até o momento ele está cumprindo a sua função de filtragem mantendo tudo limpo o que vai para dentro do motor, tomara que continue assim.
Escolhi o modelo inBox, que fica no mesmo compartimento do filtro original, foi só tirar um e colocar o outro. Continuarei a observar o comportamento do carro e postarei futuramente.
Nunes.
Ex-Renault Duster 1.6
Proprietário Nova Ranger 2014 - Flex.
NunesMCZ
20/01/2015, 08:18
Para quem não conhece seguem fotos do filtro.
Nunes.
Ex-Renault Duster 1.6
Proprietário Nova Ranger 2014 - Flex
Moipessoa
20/01/2015, 09:44
tem uma queima melhor, pois tem mais passagem de ar.
a queima fica mais "suave".
NunesMCZ
20/01/2015, 20:59
Deve ser por isso que o motor ficou com uma trabalhada diferente, mais "redondo", principalmente no uso do Etanol, antes era notável uma vibração em excesso na manopla do câmbio quando em ponto-morto, agora vibra muito menos. Além de ter ficado mais esperto em baixa rotação, triscou no pedal o carro responde melhor do que antes. Quanto ao consumo de combustível continua a mesma coisa. Estou gostando do resultado, falta apenas pegar uma estrada para sentir se houve mesmo uma melhora.
Nunes.
Ex-Renault Duster 1.6
usava o inflow em um new civic at que tinha... consumo melhorou de 8 para 9km/l e o desempenho em alto-giro melhorou um pouco também...
uso na frontier e notei melhora na performace em toda faixa de giro e melhora do consumo em 0,5 km/l...
sem contar que sai bem mais em conta lava-lo do que trocar o original que custa 90 reais a cada 10.000 km...
recomendo a todos...
NunesMCZ
21/01/2015, 07:49
Olá!... Qual a frequência que você efetuava a limpeza do filtro? Um ponto negativo que eu acho desse filtro é que o mesmo é feito um material de cor preta, dificultando a identificação do quanto está sujo e a melhor hora de se fazer a lavagem.
Nunes.
Ex-Renault Duster 1.6
usava o inflow em um new civic at que tinha... consumo melhorou de 8 para 9km/l e o desempenho em alto-giro melhorou um pouco também...
uso na frontier e notei melhora na performace em toda faixa de giro e melhora do consumo em 0,5 km/l...
sem contar que sai bem mais em conta lava-lo do que trocar o original que custa 90 reais a cada 10.000 km...
recomendo a todos...
NunesMCZ
25/01/2015, 18:46
Olá, hoje peguei estrada pela primeira vez, uma viagem curta de um pouco mais de 300km, com o filtro Inflow e estou postando minha impressão de como se saiu minha Ranger com ele. Na cidade, como relatei anteriormente, sentir uma leve melhora na disponibilização de torque em baixa rotação, nada esplendoroso, porém melhor que com o filtro original.
Na estrada, tive a mesma sensação de ter mais força no motor sem a necessidade de pisar fundo no acelerador, como da mesma forma que na cidade, nada de fenomenal, mas a pickup ficou mais gostosa de guiar. Quanto ao redução de consumo de combustível não notei nada, lembrando que só uso Etanol, continua beberrona como sempre. Utilizei 100% do tempo o ar-condicionado e velocidade na faixa de 90 a 110km/h.
Pergunta-se: valeu apena investir nessa peça?, paguei pelo filtro e mais frete na faixa de R$ 150,00?.
Respondo: De certa forma sim. Pelo fato do filtro ser lavável e reutilizável; pelo motor que esta trabalhando de forma serena sem a aspereza, principalmente no uso do Álcool; nas respostas um pouco melhor ao acelerar, e até agora cumprindo muito bem a função de filtragem do ar. O custo X beneficio está valendo a pena.
Confesso que imaginava ter um desempenho mais vigoroso da caminhonete com o filtro. Mas quem sabe com o tempo melhore o comportamento geral da pickup. Como costumam dizer por aí: "Não existe almoço grátis!".
Se recomendo o uso do Inflow? Sim, mais sem muitas expectativas.
Nunes.
Ex-Renault Duster 1.6
NunesMCZ
03/02/2015, 06:18
Levei a pickup a concessionária para instalar câmera de ré (retrovisor eletrocrômico + câmera) e durante o serviço perguntei ao consultor técnico se o carro perderia a garantia de fabrica por eu ter trocado o elemento filtrante original por esse esportivo. O cara me disse desde que a peça não cause qualquer avaria não teria problema algum em usar. Por sinal ele ficou bastante curioso e pediu para olhar o filtro, o qual elogiou a construção do mesmo.
Aproveitei e pedi então que desmontasse a tubulação que leva o ar até o corpo da borboleta para verificar se estava tudo em ordem lá por dentro... e pior que estava, tudo limpo, quer dizer, tinha uma leve fina camada que lembra poeira escura, que segundo o mecânico que desmontou o negócio é devido ao vapor de óleo que é natural que apareça com o uso do carro e segundo ele não prejudica em nada o funcionamento do motor, e será eliminado nas revisões futuras com a limpeza corpo da borboleta.
Fiquei mais tranquilo, pois sempre me perguntava se não iria ter problema com a garantia do veículo a substituição de uma peça que não foi homologada pela Ford. Tinha eu até guardado o filtro original para pôr quando fosse fazer a próxima revisão, mas agora desencanei e vou deixar o Inflow instalado mesmo nas revisões posteriores.
Nunes.
Ex-Renault Duster 1.6
NunesMCZ
28/02/2015, 11:43
Atualizando o tópico, nesse carnaval resolvi desbravar novas praias por essas bandas de Alagoas, viajei por volta de 700km, aproveitei para medir o consumo de combustível na estrada de asfalto e barro, sempre no Etanol. E sinceramente, desisti em pensar que um dia terei uma redução de consumo, esse foi o único ponto decepcionante, uma vez que o fabricante do filtro disse que há uma leve diminuição. Desencanei, a brancona bebe pacas, não por causa do Inflow, mais pela característica mesmo do veículo, na próxima revisão de 20k km ire reclamar para ver se há algum problema, pois no álcool na cidade andando no modo tiozão em férias faço uns 4.5 km/l e na estrada 5 km/l (até 110 Km/h).
Pelo menos o desempenho teve uma leve melhora em comparação ao filtro original. A caminhonete anda bem e quem sabe melhore ainda com o tempo pois estou com apenas 10k Km rodados.
Quando comprei a Ranger 4x2, pesquisei bem os prós e os contras e achei que para meu uso uma Flex era ideal. Porém, nessa minha busca por novas praias passei um perrengue e fiquei pensando duas vezes se fiz o certo. Num estradinha de terra fui pego de surpresa por um trecho de areia e terminei atolando, cada vez que tentava sair daquele imprensado eu atolava mais.
Pensei com meus botões se tivesse pego uma diesel 4x4 não passava vergonha...kkkkk. Até pedir ajuda ao morador da região que tinha uma Amarok, que prontamente me ajudou, ele veio todo feliz e comentando que pickup tem que ser a diesel e 4x4 e eu concordando com o mesmo.... até ele tentar rebocar minha ranger, resumido, ficamos eu e ele atolados e com cara de bobos... Solução, Deus existe, em pleno carnaval, passa pela rodovia um trator que nos tirou daquela enroscada. E sugestão do motorista do trator: "...Amigo, corra em uma revendedora de pneus e troque os originais por no mínimo um da marca BF alterrain...". Conselho aceito, esse será meu próximo Up na camionete.
Cheguei há uma conclusão, fiz a escolha certa ter pego a Flex, meu uso é urbano e essa aventura me serviu para saber o limite até onde eu posso andar.
Nunes.
Ex-Renault Duster 1.6
Atualizando o tópico, nesse carnaval resolvi desbravar novas praias por essas bandas de Alagoas, viajei por volta de 700km, aproveitei para medir o consumo de combustível na estrada de asfalto e barro, sempre no Etanol. E sinceramente, desisti em pensar que um dia terei uma redução de consumo, esse foi o único ponto decepcionante, uma vez que o fabricante do filtro disse que há uma leve diminuição. Desencanei, a brancona bebe pacas, não por causa do Inflow, mais pela característica mesmo do veículo, na próxima revisão de 20k km ire reclamar para ver se há algum problema, pois no álcool na cidade andando no modo tiozão em férias faço uns 4.5 km/l e na estrada 5 km/l (até 110 Km/h).
Pelo menos o desempenho teve uma leve melhora em comparação ao filtro original. A caminhonete anda bem e quem sabe melhore ainda com o tempo pois estou com apenas 10k Km rodados.
Quando comprei a Ranger 4x2, pesquisei bem os prós e os contras e achei que para meu uso uma Flex era ideal. Porém, nessa minha busca por novas praias passei um perrengue e fiquei pensando duas vezes se fiz o certo. Num estradinha de terra fui pego de surpresa por um trecho de areia e terminei atolando, cada vez que tentava sair daquele imprensado eu atolava mais.
Pensei com meus botões se tivesse pego uma diesel 4x4 não passava vergonha...kkkkk. Até pedir ajuda ao morador da região que tinha uma Amarok, que prontamente me ajudou, ele veio todo feliz e comentando que pickup tem que ser a diesel e 4x4 e eu concordando com o mesmo.... até ele tentar rebocar minha ranger, resumido, ficamos eu e ele atolados e com cara de bobos... Solução, Deus existe, em pleno carnaval, passa pela rodovia um trator que nos tirou daquela enroscada. E sugestão do motorista do trator: "...Amigo, corra em uma revendedora de pneus e troque os originais por no mínimo um da marca BF alterrain...". Conselho aceito, esse será meu próximo Up na camionete.
Cheguei há uma conclusão, fiz a escolha certa ter pego a Flex, meu uso é urbano e essa aventura me serviu para saber o limite até onde eu posso andar.
Nunes.
Ex-Renault Duster 1.6
eu penso que se o Ranger Flex tivessem o bloqueio do diferencial trazeiro pelo menos, vc tinha grandes chances de sair dessa, sem a necessidade do 4x4, era só equipar a flex com o eixo trazeiro bloqueado da diesel, alguem já pensou nisso? a Ford poderia pensar nisso pois atingiria um nicho de mercado que eventualmente pega algums obstaculos podendo oferecer isso como opcional, e de quebra poderia ser uma contrapartida a S10 flex 4x4 e hilux flex 4x4.
Boa tarde.
Tua Ranger tem controle de tração ? Ja subi serra do tabuleiro com chuva torrencial apenas com uma mala na caçamba e não parei em um atoleiro sequer! Foram 78 Km de estrada de terra serra acima, desde Gravatal, Armazem, Sao martinho até chegar ao asfalto novamente em Aguas Mornas, rumo a Santo Amaro da Imperatriz, em SC.
Bloqueio de diferencial é um sistema mecanico ("analogico") de desvio de torque de uma roda sem tração para outra roda que ainda teria tração. O Controle eletronico de tração faz esta função de maneira muito mais inteligente, usando o ABS dos veiculos mais modernos para parar a roda sem tração até que "pegue" em algo enquanto desvia torque desta roda para a roda oposta! Esta é uma noção importante: ter 4 rodas que tracionam não significa muita coisa quando o veiculo não sabe de fato quais estão em condição de tracionar efetivamente! Isto o controle de tração da Nova Ranger Flex faz de forma brilhante, sou testemunha disto!
Abraços
A minha é a XLT e realmente esse controle de tração que tem na verdade 8 funções é impressionante.
Opa.
Veja aqui um video ilustrativo: https://www.youtube.com/watch?v=K3m24bjkfg0
Abçs
NunesMCZ
28/02/2015, 16:13
eu penso que se o Ranger Flex tivessem o bloqueio do diferencial trazeiro pelo menos, vc tinha grandes chances de sair dessa, sem a necessidade do 4x4, era só equipar a flex com o eixo trazeiro bloqueado da diesel, alguem já pensou nisso? a Ford poderia pensar nisso pois atingiria um nicho de mercado que eventualmente pega algums obstaculos podendo oferecer isso como opcional, e de quebra poderia ser uma contrapartida a S10 flex 4x4 e hilux flex 4x4.
Boa sugestão para as versões 4x2, mas não sei no caso serviria uma vez que atolei em areia de praia, não senti falta de força do motor, mais cada vez que eu acelerava as rodas traseiras cavacavam ainda mais o buraco, chegando ao ponto de tão fundo o chassis encostou no solo, é uma areial que se enfiasse o pé você ficaria preso, tipo "areia movediça"... rsrsrs, as pessoas da região informaram que todo dia fica carro atolado nesse local, pois ao invés da estradinha ter sido feita com terra tipo barro colocaram areia de praia, nesse trecho só circulam aqueles bugres com enormes pneus traseiros de avião. Como eu não sabia e não tinha aviso, me ferrei.
Acho que apenas 4x4 não resolveria, pois se não o colega da Amarok também não tinha ficado preso.
Com o controle de estabilidade ligado, teve uma hora que apenas uma roda tracionava, ao desligar, foi pior, pois as rodas cavucaram bem mais o buraco e o que estava ruim piorou, desisti, mesmo pondo calço embaixo e baixando a pressão dos pneus, não foi nem com reza, o jeito foi rebocar pelo trator. Aí percebi que não estou habilitado para aventuras off-road`s praianas. Fiquei triste... até pegar o asfalto e aí minha felicidade votou. Acho que ele foi feita para andar no piso de piche.
Nunes.
Ex-Renault Duster 1.6
NunesMCZ
28/02/2015, 16:18
Boa tarde.
Tua Ranger tem controle de tração ? Ja subi serra do tabuleiro com chuva torrencial apenas com uma mala na caçamba e não parei em um atoleiro sequer! Foram 78 Km de estrada de terra serra acima, desde Gravatal, Armazem, Sao martinho até chegar ao asfalto novamente em Aguas Mornas, rumo a Santo Amaro da Imperatriz, em SC.
Bloqueio de diferencial é um sistema mecanico ("analogico") de desvio de torque de uma roda sem tração para outra roda que ainda teria tração. O Controle eletronico de tração faz esta função de maneira muito mais inteligente, usando o ABS dos veiculos mais modernos para parar a roda sem tração até que "pegue" em algo enquanto desvia torque desta roda para a roda oposta! Esta é uma noção importante: ter 4 rodas que tracionam não significa muita coisa quando o veiculo não sabe de fato quais estão em condição de tracionar efetivamente! Isto o controle de tração da Nova Ranger Flex faz de forma brilhante, sou testemunha disto!
Abraços
Olá, sim, a minha é a versão XLT com controle de tração e por sinal ele foi muito acionado nessa viagem, me passou muita segurança ao dirigir em terrenos nada amigáveis. Você trocou os pneus originais da sua?
Nunes.
Ex-Renault Duster 1.6
NunesMCZ
25/03/2015, 06:36
Atualizando o tópico.
Fiz ontem a 1ª lavagem do filtro, utilizei:
Água Morna,
Detergente Neutro (de cozinha)
Óleo Mineral.
Processo consistem em banhar o filtro em água morna com detergente durante uns 30 minutos, dando umas chacoalhadas de vez em quanto. Após isso, enxaguar em água corrente e secar a sombra (levou praticamente mais de 12h para secar). Depois disso foi só borrifar o óleo mineral em sua superfície.
Horas depois fui jogar a água da lavagem fora e fiquei impressionado com a quantidade de sujeira, principalmente depois de decantar, ficou uma gosma preta no fundo do balde.
Fiz umas fotos, antes e durante o processo. Perceba que o corpo da borboleta está impecável, sem sujeira alguma.
Nunes.
Ex-Renault Duster 1.6
49692149692249692349692449692549692649692749692849 6929
Miranda_MG
25/03/2015, 07:58
Nunes,
Se me permite, vou postar no outro tópico da Ranger o link desse seu aqui para perguntar aos outros foristas o que acham da utilização do INflow nas diesel.
E, em tempo, muito bom você ter criado o tópico. Devo colocar na minha também (e na Tiguan) já que os veículos estão em uma região onde parece ser necessário esse cuidado adicional.
Abraço,
Miranda
NunesMCZ
25/03/2015, 08:27
Nunes,
Se me permite, vou postar no outro tópico da Ranger o link desse seu aqui para perguntar aos outros foristas o que acham da utilização do INflow nas diesel.
E, em tempo, muito bom você ter criado o tópico. Devo colocar na minha também (e na Tiguan) já que os veículos estão em uma região onde parece ser necessário esse cuidado adicional.
Abraço,
Miranda
Miranda, seria ótimo isso. Fico curioso também em saber quais as impressões dos demais foristas. Grato.
Moipessoa
25/03/2015, 08:38
Nunes.
Ex-Renault Duster 1.6
Nunes,
pra mal phodedor, até os culhões atrapalha, :mrgreen:
veja bem, vc ter ficado com a ranger atolada, até aí tudo bem, 4x2, em areia, pode "dar ruim". esse capimzinho fuleiro pra 4x2 pesado, não gera muito atrito, mas pra um 4x4... o tiozinho que foi te rebocar não deve ter experiência nenhuma em fazer isso. na condição que sua viatura ficou, não é esticando a cinta de carga e saindo lentamente que vai conseguir tirar da inércia. é na base da porrada mesmo... (veja uns vídeos no youtube, que entenderá o que estou escrevendo).
e saída tinha que ser pra trás, vc virando levemente o voltante pra não cair com as rodas dianteiras no buraco, ou ter o risco de deixar o para-choque aí na praia, rsrsrsrs.
o BF all terrain não mudaria em nada o seu atolamento.
NunesMCZ
25/03/2015, 13:37
Nunes,
pra mal phodedor, até os culhões atrapalha, :mrgreen:
veja bem, vc ter ficado com a ranger atolada, até aí tudo bem, 4x2, em areia, pode "dar ruim". esse capimzinho fuleiro pra 4x2 pesado, não gera muito atrito, mas pra um 4x4... o tiozinho que foi te rebocar não deve ter experiência nenhuma em fazer isso. na condição que sua viatura ficou, não é esticando a cinta de carga e saindo lentamente que vai conseguir tirar da inércia. é na base da porrada mesmo... (veja uns vídeos no youtube, que entenderá o que estou escrevendo).
e saída tinha que ser pra trás, vc virando levemente o voltante pra não cair com as rodas dianteiras no buraco, ou ter o risco de deixar o para-choque aí na praia, rsrsrsrs.
o BF all terrain não mudaria em nada o seu atolamento.
Moipessoa,
no caso o colega da Amarok que tentou me ajudar não chegou nem a rebocar-me, ele ficou no areal dos infernos também. O que resolveu foi o trator, que por sinal fez mais ou menos do jeito que mencionasse, rebocando a Ranger por trás e por pouco não deixei o parachoque por lá, mas deu tudo certo no final. Quanto aos pneus, realmente naquela situação não faria muita diferença.
Na verdade eu quis me "amostrar" com minha pickup nova e me ferrei. Aprendi que o offroad só para quem está preparado, minha Ranger é só para o asfalto. Ficou a lição.
Nunes.
Ex-Renault Duster 1.6
Moipessoa
25/03/2015, 22:52
Moipessoa,
no caso o colega da Amarok que tentou me ajudar não chegou nem a rebocar-me, ele ficou no areal dos infernos também. O que resolveu foi o trator, que por sinal fez mais ou menos do jeito que mencionasse, rebocando a Ranger por trás e por pouco não deixei o parachoque por lá, mas deu tudo certo no final. Quanto aos pneus, realmente naquela situação não faria muita diferença.
Na verdade eu quis me "amostrar" com minha pickup nova e me ferrei. Aprendi que o offroad só para quem está preparado, minha Ranger é só para o asfalto. Ficou a lição.
Nunes.
Ex-Renault Duster 1.6
"peor" ainda para o motorista da amarok... se sem puxar carga, ele ficou no areal (areal cheio de capim, pela foto que se vê), se tivesse rebocando a sua, ia deixar metade da pick up (amarok) pelo caminho.
é aquela história, tem que estar com o equipamento certo para a situação. conheço praia que a areia é tão fofa e grossa, que sei de umas 05 L200 / outdoor que os donos foram fazer graça, atolaram com as viaturas e só saíram com trator (e não é trator pequeno não, é trator de puxar embarcação para fora do mar).
ah, e não é achar que por estar com um 4x4 (só com a tração ligada, sem nenhuma preparação), que vai entrar e sair em qq canto. se fosse assim, não seria necessário investir em pneus maiores, espaçadores, amortecedores especiais, lift/ calço, guincho, etc...
Eu comprei um filtro K&N para instalar na minha ranger xlt 2.3 16V 2008, mas como veio da inglaterra, demorou pra chegar e como apareceu uma boa oportunidade, acabei trocando a ranger nesse meio tempo. Não tive oportunidade de experimentar o filtro, mas além da melhora em consumo e desempenho, também pensei no custo, afinal os filtros da ranger são muito caros para se trocar a cada 10milkm... Esse filtro que comprei também vai dentro da caixa original, o que achei vantagem pois pelo que pesquisei, os outros filtros redondos que o pessoal remove a caixa de ar, eles acabam pegando ar quente do motor, o que reduz o desempenho. O ideal é o filtro puxar ar frio. Enfim, pena que não deu para experimentar, agora pretendo comprar um filtro desses para meu novo carro, mas fica ai as dicas, acho que dependendo do preço do filtro original vale muito a pena um lavável, e veja a possibilidade de comprar um que vá no lugar do filtro original por conta da captação do ar! Ah e se tiver alguém interessado no filtro da ranger, está anunciado aqui nos classificados, precinho camarada ;-) Abraços!
NunesMCZ
19/06/2015, 14:44
Até na época pesquisando vi que os filtros K&N são muito bem conceituados, procurei, mais não existia para a nova range, desisti e comprei o da Inflow e não me arrependo. Quando acabar a validade desse daqui a uns dois anos, se estiver K&N disponível para NR testarei.
Só atualizando o tópico, fiz minha segunda revisão e mantive o filtro instalado, conversei com o consultor técnico da concessionária e solicitei que fosse descontado o valor do filtro de papel que seria trocado nessa revisão, toda a revisão de 12 meses saiu por R$ 700,00, mesmo assim achei um roubo pagar tanto por tão pouco.
NunesMCZ.
Eu comprei um filtro K&N para instalar na minha ranger xlt 2.3 16V 2008, mas como veio da inglaterra, demorou pra chegar e como apareceu uma boa oportunidade, acabei trocando a ranger nesse meio tempo. Não tive oportunidade de experimentar o filtro, mas além da melhora em consumo e desempenho, também pensei no custo, afinal os filtros da ranger são muito caros para se trocar a cada 10milkm... Esse filtro que comprei também vai dentro da caixa original, o que achei vantagem pois pelo que pesquisei, os outros filtros redondos que o pessoal remove a caixa de ar, eles acabam pegando ar quente do motor, o que reduz o desempenho. O ideal é o filtro puxar ar frio. Enfim, pena que não deu para experimentar, agora pretendo comprar um filtro desses para meu novo carro, mas fica ai as dicas, acho que dependendo do preço do filtro original vale muito a pena um lavável, e veja a possibilidade de comprar um que vá no lugar do filtro original por conta da captação do ar! Ah e se tiver alguém interessado no filtro da ranger, está anunciado aqui nos classificados, precinho camarada ;-) Abraços!
Tudo bom Nunes, Ainda está com o carro ou usando o filtro? Pode atualizar suas impressões?
Fala pessoal... Minha ranger é 2.2 2013 diesel, peguei hoje o meu filtro inflow e devo instalar hoje ou amanhã. Paguei 235 com frete, peguei a versão "offroad" que vem com o Motul A2 pra aplicar. Um filtro comum dela está saindo na faixa dos 100 reais, onde eu troco o óleo. Até achei mais barato na internet, mas com o frete, volta ou até passa dos 100 reais. Segundo o fabricante, o motul deve dar para a aplicação inicial e mais uma ou duas reaplicações. Se der só pra inicial e para mais uma, já fica quase elas por elas, em termos de preço, mas lembrando que ainda assim o filtro inflow ainda estará apto a mais utilizações, é só comprar o óleo novamente. Enfim, vamos ver como este filtro irá se sair... Abraços!
Bom dia turma!
Instalei o filtro. Na minha postagem anterior, as contas de custo benefício foram relativamente equivocadas, o filtro de papel dra 10mil km enquanto o inflow dura 60mil km. No entanto, o óleo do inflow não dura esses 60mil km, no meu caso, usando o motul, percebi pelo peso da lata que deve dar para usar pelo menos mais duas vezes. A manutenção recomendada é entre 10mil e 15mil km, em condições normais de uso. Se usar severamente na terra, recomenda-se verificar a cada 5 a 7mil km. Se levar em conta "condições normais", e pegarmos o pior caso, de ter que lavar a cada 10mil km, o inflow, sem ter que comprar mais óleo, duraria 30mil km, ao custo de 235 reais. O de papel custaria cerca de 300 reais para essa mesma quilometragem. Como o inflow ainda dura mais 30mil km, eu teria que comprar outra lata de motul, ou usar o óleo mineral. Novamente vamos pegar o mais caro, que seria comprar outro motul, ao custo de 90 reais. Eu rodaria 60mil km ao custo de 325 reais, com o inflow, ou 600 reais com o de papel. Isso levando em conta o pior caso, caso eu opte por utilizar óleo mineral após os 30mil km, esse custo cai. Caso não necessite lavar com 10mil km e aguente até os 15mil, a conta também muda... enfim, financeiramente, parece ser vantajoso.
563088
Filtro antigo e filtro novo. Junto também está o óleo motul A2, adesivos, manual de instruções e carta-resposta.
563089
Nessa foto eu já estava fazendo a aplicação. Como ele é cilíndrico, a fábrica recomendou espirrar o spray a uma distância de 20-30cm, em zig-zag, em metade da superfície dele, e colocar virado para cima, como na foto, para que o óleo "escorra" para a parte interna da espuma, por cerca de 15 minutos. Depois repetir o procedimento na outra metade e esperar outros 15 minutos com o novo lado virado para cima. Após isso peguei um lenço de papel e passei ele apenas na parte laranja onde o motul acabou espirrando, não que a fabrica tenha dito pra fazer isso, mas sim porque achei que o óleo ali não teria utilidade, rsrs. Aliás, esse óleo é BEM pegajoso, grudento.
563090
Aqui foi onde eu colei o adesivo de aviso para não jogar fora o filtro, eu sempre estou junto nas manutenções, mas achei melhor prevenir. Não sei se ali seria o melhor lugar pra colar, acho que também dava pra colar na parte de baixo do filtro, ou do lado dos adesivos que ficam acima da grade... O adesivo parece ter fixado muito bem, espero que o calor do motor não solte ele, caso eu veja que está soltando, eu tiro ele. No adesivo tem o mês e ano que o filtro foi comprado. Para marcar a quilometragem, vou usar a caixa de papelão dele, pois eu guardei o filtro de papel, para caso precise emergencialmente, e também vou marcar junto com o papel de troca de óleo, para não perder o controle.
Hoje percorri uma distância de 17km usando o novo filtro. Sei que o fabricante e várias outras pessoas dizem que tem que esperar a injeção se recalibrar, etc e tal, mas me deu a impressão que o processo de frear e acelerar ficou mais suave. Não sei se o filtro de papel é restritivo demais, ou se é só impressão minha, mas a ranger 2.2 diesel é meio bruta nas trocas de marcha, e esse processo parece que suavizou. Não foi ganho de performance, foi apenas uma suavizada, como o colega que abriu o tópico comentou, "parece que o motor roda mais redondo". Alias, não espero ganho de performance, minha intenção foi economizar grana, acho um absurdo o filtro de papel da ranger custar 100 reais... Se essa suavizada não for apenas impressão, se ela permanecer, ficarei bastante feliz pois a 2.2 é boa depois que embala, mas nessas trocas de marcha, acelera e para, etc e tal, é bruta demais, kkk
Bom, é isso ai... falei, falei e não disse nada. Mas assim que tiver algo a mais pra acrescentar eu posto aqui, ou se alguém quiser tirar dǘvidas, é só falar. A propósito, quem tiver interessado em comprar, mande email para a fábrica e tente negociar com eles. O meu preço, por ter vindo com o motul, ficou excelente direto com eles.
[]s
PauloLimited
06/12/2018, 12:51
Nunca tinha visto esse tópico, achei interessante esse filtro, vou testar na próxima troca.
No site do fabricante há um aviso que na prática do Off-road entrar em contato com eles, antes da compra.
Nunca tinha visto esse tópico, achei interessante esse filtro, vou testar na próxima troca.
No site do fabricante há um aviso que na prática do Off-road entrar em contato com eles, antes da compra.
Exato! Eu não uso minha ranger exclusivamente para off-road e estradas de terra, mas se tiver oportunidade, eu gosto de "sujar" ela! Por esse motivo eu entrei em contato com eles, e a única diferença entre o "comum" e o "offroad" é o tipo de óleo utilizado, no offroad usa o Motul A2, em spray. Em conversa com eles, preferi pecar pelo excesso do que pela falta, seja a resposta deles quando perguntei caso eu não use offroad e fique usando mais na cidade:
Não há problema algum continuar usando o óleo MOTUL A2 caso o seu uso mude, ok?Apenas não há a necessidade, caso isso ocorra, porque facilita no processo de manutenção, visto que o processo de manutenção com o óleo MOTUL A2 tem 1 etapa a mais, se tornando um pouco mais trabalhosa.
O filtro OFF-ROAD está sendo indicado mais pelas suas TRILHAS do que pelo uso em estrada de chão, visto que estes terrenos são pesados em relação a poeira fina, lama, água, entre outros aspectos.
Essa etapa a mais que tem, nada mais é do que a adição de 30% de querosene junto com a água durante a limpeza, por conta do motul ser mais grudento.
[]s
EDIT: Além de pecar pelo excesso, o custo do filtro com o Motul ao invés do óleo mineral ficou muito baixo, caso eu veja algum problema em usar o motul, basta lavar e colocar o óleo mineral, que é muito barato! :-D