PDA

Ver Versão Completa : Teste de cabeçote trincado, isso procede?



nelsonmatos
17/01/2015, 16:35
Boa tarde galera, li na internet, aonde um rapaz explica um método de teste, que o mecânico dele fez em sua cherokee XJ, curioso que sou :news-coffee:, fui fazer na minha cherokee sport e a Grand Cherokee do meu pai 2000, segue o comentários do site:

(o teste que o mecanico fez é simples ele tirou a ponta da mangueira qua vai preza no reservatorio botou dentro de um copo pequeno com um pouco de agua e deixou o motor funcinando até aquecer bem , ai me mostrou muitas bolhas de ar que vinham pela mangueira , me disse que o cabeçote quando está rachado ele bota a compressão para dentro do sistema de refrigeração).



Isso é verdade o meu carro e a do meu pai estão ferrados, pois quando coloquei a mangueirinha no copo de água ficou soltando bolhas :shock:!!!!!

Esse teste procede?

Amatinho
17/01/2015, 19:29
Boa tarde galera, li na internet, aonde um rapaz explica um método de teste, que o mecânico dele fez em sua cherokee XJ, curioso que sou :news-coffee:, fui fazer na minha cherokee sport e a Grand Cherokee do meu pai 2000, segue o comentários do site:

(o teste que o mecanico fez é simples ele tirou a ponta da mangueira qua vai preza no reservatorio botou dentro de um copo pequeno com um pouco de agua e deixou o motor funcinando até aquecer bem , ai me mostrou muitas bolhas de ar que vinham pela mangueira , me disse que o cabeçote quando está rachado ele bota a compressão para dentro do sistema de refrigeração).



Isso é verdade o meu carro e a do meu pai estão ferrados, pois quando coloquei a mangueirinha no copo de água ficou soltando bolhas :shock:!!!!!

Esse teste procede?


Se vc aquecer a água muito , ela vai começar a virar vapor e com isso, fazer bolhas.

Seu carro e do seu pai, esquentam mais do que o normal?
Perdem água ou óleo ?

nelsonmatos
17/01/2015, 20:50
Boa noite Amantinho, olha fiz até um post uma vez, aonde relado que o meu carro chega uns 105 a 107ºc, quando o Rio bateu o record de calor 47ºc e engarrafamento bem complicado até Niterói, mas nunca ao ponto de aquecer. Nesse dia quando parei para abastecer o frentista me avisou que estava caindo água, quando abri vi que o reservatório estava borbulhando e estava saindo água pelo o ladrão. Mas como o ex-dono nunca mexeu muito no sistema de arrefecimento, eu mandei limpar o sistema, troquei a bomba d'água e na segunda chegará a válvula termostática, tampa do reservatório nova, pois a que está lá ainda é original. Não mistura água com óleo, mas tenho que trocar a junta da tampa de tucho, que está melando de óleo.

Amatinho
17/01/2015, 21:32
Boa noite Amantinho, olha fiz até um post uma vez, aonde relado que o meu carro chega uns 105 a 107ºc, quando o Rio bateu o record de calor 47ºc e engarrafamento bem complicado até Niterói, mas nunca ao ponto de aquecer. Nesse dia quando parei para abastecer o frentista me avisou que estava caindo água, quando abri vi que o reservatório estava borbulhando e estava saindo água pelo o ladrão. Mas como o ex-dono nunca mexeu muito no sistema de arrefecimento, eu mandei limpar o sistema, troquei a bomba d'água e na segunda chegará a válvula termostática, tampa do reservatório nova, pois a que está lá ainda é original. Não mistura água com óleo, mas tenho que trocar a junta da tampa de tucho, que está melando de óleo.



Não sou um "conhecedor" desses motores, tenho olhado os posts para aprender sobre a marca antes de entrar num.
Você já está fazendo uma boa manutenção no motor. Borbulhar pode ser totalmente explicado pelas peças que está trocando e o fluido de Arrefecimento , que podia não estar atuando. Uma das funções dele é elevar o ponto de ebulição da " mistura", justamente para não comprometer o sistema é motor. Mas " ACHO" que para chegar a um cabeçote trincado , o carro precisaria ter "fervido" e continuar andando sem água ou terem colocado água fria no reservatório vazio com motor quente.


Só acho que o teste que o mecânico fez , não é totalmente "científico" ou usou muita física . Já que ele estava provando que havia "trinca" no cabeçote e vazava compressão da câmara para o circuito de arrefecimento , Não seria o caso das bolhas aparecerem já com motor frio?

Tem que esperar aquecer até o TALO , para a trinca dilatar deixar passar compressao ?

Como disse , não sou " expert" , muito menos mecânico, mas antes de comprar carro de determinada marca , procuro pesquisar para conhecer o que vou dirigir e não ter surpresas com defeitos crônicos. Ao meu ver, o motor do seu carro até pode ter problemas, mas ponho em dúvida se ele está trincado.

fejeep
20/01/2015, 18:52
Boa tarde galera, li na internet, aonde um rapaz explica um método de teste, que o mecânico dele fez em sua cherokee XJ, curioso que sou :news-coffee:, fui fazer na minha cherokee sport e a Grand Cherokee do meu pai 2000, segue o comentários do site:

(o teste que o mecanico fez é simples ele tirou a ponta da mangueira qua vai preza no reservatorio botou dentro de um copo pequeno com um pouco de agua e deixou o motor funcinando até aquecer bem , ai me mostrou muitas bolhas de ar que vinham pela mangueira , me disse que o cabeçote quando está rachado ele bota a compressão para dentro do sistema de refrigeração).



Isso é verdade o meu carro e a do meu pai estão ferrados, pois quando coloquei a mangueirinha no copo de água ficou soltando bolhas :shock:!!!!!

Esse teste procede?
A meu ver o problema está na tampa do radiador, procure usar uma original 16 psi, essa tampa funciona também como válvula, se estiver ruim permite que jogue a água pra fora.