PDA

Ver Versão Completa : Novato com Explorer calling for Help!



Trilhaman
26/01/2006, 17:24
Oba! blz pessoal, acabo de entrar no forum e gostaria de fazer umas perguntas sobre minha viatura aqui...
comprei uma Ford Explorer 4x4 ano 94 manual, tenho poucas informacoes sobre ela, falta ser aprovado pelo banco que logo logo estarei com ela, (proxima segunda ou terca feira).

Ela tem algum ponto critico quanto a manutencao?
Ouvi dizer que algumas pecas dela sao iguais a da Ranger, alguem confima?

Pontos quanto media de consumo (eh uma 4.0L V6), pecas de reposicao e etc? Vale a pena por um GNV? Penso em colocar 2 cilindros de 25m, compensa?

Bem, agradeco desde ja, obrigado...

Níracas
26/01/2006, 20:44
Olá amigo, tudo bom?
Seja bem vindo, e que sorte hein, eheheh, que bom que já conseguiu uma, logo logo também espero ser um feliz proprietário de uma Explorer, ehehehe.

Bom, respondendo algumas dúvidas, de acordo que eu li em alguns tópicos, segundo o Ronaldo Sajonc, ele possui uma ''Explorer 94 com um cilindro de 25M3 esta fazendo uma média de 8 Km por Metro Cúbico do GNV''. E se eu não estiver enganado na gasolina é 5 ou 6km/l.

Ela possui algumas peças que são iguais da Ranger sim, como ''diferencial é o Ford 8.8 aberto, o mesmo da Ranger 2001 e anterior'' segundo Walter L.L. Casitta. Creio que possua mais, mas não sei te dizer extamente quais são.

Ouvi dizer que o motor dela é o mesmo da Ranger V6, isso eu não posso confirmar, apenas me disseram.
Agora enquanto algum ponto crítico quanto a manutenção, também não sei te dizer.

Bom, espere mais um pouco que logo o pessoal que entende sobre o assunto aparecera para ajudar.
Espero que ajudei um pouco.
abraços.

Trilhaman
03/02/2006, 00:32
Ae, obrigado... 8km/m3 eh bem melhor que os 6 que faz com a gasolina, como meu pai roda bastante (algo em torno de 4mil km/ Mes) penso em por 2 cilindros mesmo... Achei 2 lojas de pecas para Ford e Chev importadas em Sao Paulo, me falta informacao quanto aos precos das pecas de reposicao, como filtros e palhetas e etc., se alguem me pudesse informar seria :concordo:
Alguem que tenha uma explorer pode me passar telefone de contato de importador ou site? Obrigado desde ja, VLW galera... :wink:

(ja tamo numa sexta feira e o banco ainda ta pra aprovar... burocracia eh dose...) :putz:

j.sebastian
03/02/2006, 07:42
aqui em Sampa, vc pode tentar:

Ford Memorial
http://www.memorialpecas.com.br
(011) 3666-6702 (011) 3826-3222
Al. Olga, 369 - Barra Funda
01155-040

Suspar
Endereço: Rua General Osório, 692 Centro - São Paulo-SP
Fone/Fax: (11) 3331-2851 - 222-2125 Fone: 3337-6669

Ford Souza Ramos - Freitas fone (11) 6643-8000

FordTem: Av Ataliba Leonel - Santana
Fone: 6950-9220

Ford Sonnervig - Carlos - Av. Ricardo Jafet
Fone: 6166-1145

China Autopeças - Av Eng. Caetano Álvares
Fone: 6239-2230

Castro
Fone 6163-6816

Imirim 6236-4046 (apenas freios)


Sebastian

Trilhaman
20/02/2006, 20:46
Obrigado, finalmente depois de quase 2 meses de espera eu peguei a Explorer hoje de tarde, percebi que o acionamento dos vidros eletricos esta com algum problema, as vezes eles nao sobem e nem descem, tive de estacionar na garagem com o vidro dianteiro direito aberto, amanha vou dar uma geral no carro, troca de filtros, oleo e checar as pastilhas de freios. A tracao 4x4 esta funcionando, mas exige algum tipo de manutencao? Eu preciso de informacoes quanto ao tipo de oleo a ser usado pois nao possuo o manual, alias onde eu posso arranjar um manual?
Pra que servem os botoes do volante? Sei que um eh o de piloto automatico, mas e o resto?
Qual a funcao do botao que esta abaixo do de 4x4? LOW RANGE? O que significa exatamente?
Eu adquiri um cilindro de GNV de 25m3, pretendo colocar mais um cilindro, o kit estava instalado em uma S-10 95, nao sei se era V6, o kit eh o mesmo do da Explorer? No caso, a V6 eh injetada ou carburada?

Me desculpem as inumeras perguntas, pois sou meio ignorante no assunto, agradeco desde ja, obrigado.

j.sebastian
21/02/2006, 11:30
"Trilhaman",

quanto aos vidros elétricos, escrevi um artigo sobre isso em:

http://www.comunidaderanger.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=64&Itemid=29

Os botões do volante (5) servem para o "cruise control" ou piloto automatico. On/Off são obvios. Set ativa e memoriza a velocidade atual (funciona só acima de 45km/h), e acelera se vc ficar com ele pressionado. CoaST é para diminuir a velocidade, sem desativar o controle. ReSuMe é para qdo vc pisou no freio (desativou o piloto) e vc quer voltar para a velocidade memorizada.

Low range ativa a reduzida na caixa de transferência, multiplicando a força por 2.48. Tem que estar com o carro parado, 4x4 acionado e câmbio em N.

Ambas V6 são injetadas.

Boa sorte com a máquina!

Sebastian

Trilhaman
24/02/2006, 10:04
UAU!
Vlw mesmo Sebastian... Levei a viatura pra olhar os vidros numa auto vidro, eles disseram que ficaria em 220 reais para recondicionar os 2 motores que estariam no "fim da vida", vou seguir o seu tutorial.

Quanto a manutencao, troquei o oleo com o Tecno da BR SAE 15W40 (4,5L), o filtro de oleo , conforme o mecanico que fez a troca, o filtro de ar ainda estava bom (incrivel que haja um sensor da injecao ate na caixa de filtro de ar) e deve ser trocado a cada 15mil km na gasolina e 10mil km quando no GNV. Eu pretendia trocar os outros fluidos, de cambio e transmissao, porem o mecanico nao soube me informar qual o fluido certo, o da caixa de transmissao dianteira o fluido estava muitoooo limpo como se nunca tivesse sido usado (testei o 4x4 antes de comprar o carro), quanto ao fluido da caixa traseira ja esta no limite, preciso trocar porem nao sei qual o fluido correto e a marca ideal. Obrigado pelas informacoes.

j.sebastian
24/02/2006, 10:36
No câmbio, e na Tcase (transferência, reduzida, caixa4x4 são outros nomes), vc deve usar ATF Mercon ou DexronIII. Não use outra especificação pq vai estragar o câmbio.

Nos diferenciais (eixos), que vc chamou de transferência, vc usa óleo 90, GL5 - eu uso Shell. Se o teu eixo traseiro tiver bloqueio de deslizamento limitado, precisa adicionar um modificador de atrito Ford ou ir para óleo específico. Tem uma etiqueta na porta do motorista, onde vc vai achar um código AXLE. Verifique na seguinte tabela e se for "limited slip", precisa o modificador de atrito...

43 Open 3.08
41 Open 3.27
42 Open 4.10
46 Open 3.73
45 Open 3.55
D4 Limited Slip 3.73
D2 Limited Slip 4.10
L73 Limited Slip 3.73

Boa sorte!

Seba

Níracas
24/02/2006, 14:00
Fala Trilhaman, tudo bom?
Fico feliz por ter conseguido tirar a sua, agora é so alegria hein, ehehhehe.
Você faloou que a sua esta sem o manual né, se você quiser, a minha veio com o manual, eu posso tirar um xerox dele para você e ai eu enviava para você ou poderiamos, você é de Campinas mesmo né, marcar um lugar e eu entregava para você.

Um abraço

Trilhaman
26/02/2006, 13:53
Ae, obrigado pelas dicas.
Sebastian, na minha Explorer nao tem nenhuma etiqueta na porta, pelo menos nada que esteja visivel, tem um numero de serie e um de revisao de freios...
O litro da Mercon esta em 16,30 aqui em campinas, a caixa de cambio e Tcase vao proximo de 3 litros de oleo? Ou vai mais?
O eixo traseiro foi um parto pra fazer a troca do 90W, simplesmente tem que tirar todos os 10 parafusos e depois refazer a junta com cola de silicone, creio que exista alguma ferramenta que faca a troca, porem o meu mecanico desconhece.

Nicaras, eu agradeco se puder me fazer esse favor, me passa o teu telefone que a gente marca um local, se eu puder retribuir algum favor me avise...

Níracas
26/02/2006, 19:05
Ae Trilhaman, tudo bom?
Opa, tranquilo cara, sem problemas, amanhã mesmo vou tirar o xerox para você.
Estou enviando em mp meu telefone pra você.
Abraço.

j.sebastian
26/02/2006, 19:20
A etiqueta é como a anexa a seguir... talvez tenham arrancado da tua :(

A Tcase vai +-1,25l. O câmbio, dependendo se tiver radiador externo ou não, são uns 10 litros total, mas se só tirar o carter do câmbio devem sair uns 3 ou 4... O resto fica no conversor de torque, tubulação, bomba... Para trocar inteiro precisa de uma máquina de flush, ou fazer um processo meio "sujo", de ir tirando por um tubo do radiador e colocando pelo outro...

Para trocar do eixo traseiro (do dianteiro tbem!), o processo certo é esse q vc fez, desmontando, limpando e refazendo a junta, já q náo tem dreno. Dá para fazer usando aquelas máquinas de troca de óleo a vácuo, mas vc não sabe como está o diferencial, se tem limalha ou não...