Ver Versão Completa : Tracker 1" abc paulista - lowcost
Depois de muita pesquisa nesse tão importante fórum, realizei hoje o Lift de 1" na minha tracker.
Antes, um breve resumo:
À cerca de 3 anos atrás, comprei uma tracker, estava indeciso entre a TR4 e a Tracker, quando entrei na TR4 me senti apertado nela, já na Tacker, me senti muito confortável.
Sempre lendo muito aqui no fórum, meu sonho era fazer o Lift de 2", pneus BF Goodrich 235/70/16, snorkel, protetores, o kit completo.... estava com a grana guardada. No início do ano passado, exatamente dia 05 de Janeiro de 2014, fiz uma viajem para o Uruguai com a Tracker, viajem perfeita, o carro lotado, com 5 pessoas e 5 pranchas em cima. Na volta, por um grande vacilo meu, adormeci no volante, faltando cerca de 20 minutos para chegar onde iríamos acampar. Bati atrás de um caminhão que, para a sorte minha e de todos, estava em movimento. Sem seguro, me desesperei. Tinha duas opções, vender o carro no estado que estava ou arrumar... sou muito apegado ao que tenho, resolvi arrumar.
489637
Só o guincho para São Paulo, me custou R$2.000,00. Garimpei peças, chorei preços, fui arrumando aos poucos, durante o ano inteiro. Peças novas estavam fora de cogitação. Comprei a frente de uma Tracker que foi incendiada nas manifestações aqui de São Paulo. Air bags pelo Mercado Livre, etc, etc, etc. Nada de desmanches ilegais ou produtos de roubo, isso nunca!
Após um ano, ela quase perfeita (falta pintar o capô e os paralamas e desentortar o banco do motorista), hora de trocar os pneus, que estavam com pneus originais 235/60/16.
Lift de 2", fora de cogitação por causa do valor. Havia decidido então apenas colocar os pneus 225/70/16 e deixar na altura original. Comecei a cogitar os calços do 1". Alguns metiam o pau, outros defendiam. Na minha situação financeira, é o que tem pra hoje! Ok, dá para colocar pneus 235/70/16 e apenas fazer os calços!
PNEUS
Pesquisando a semana inteira por preços de pneu encontrei um anúncio no Mercado Livre, R$1400,00 EM 4 GOODRICH 235/70/16 NOVOS! Pulei na hora, os deuses estavam solidários à mim! Com nota fiscal, garantia, tudo em ordem!!! Mandei perguntas e o vendedor não respondia, com medo de perder o negócio, comprei. Mercado Pago você só vê as informações do vendedor após efetuar o pagamento.... ok, efetuei o pagamento a vista. Com o telefone em mãos liguei para o vendedor, de Campinas. Estava em reunião e não podia falar no momento. Peguei a viatura e fui para Campinas. Quase chegando em Campinas o vendedor me liga... "então, o anúncio saiu errado, o pneu não são os BF goodrich, são goodride. Brochei!... mas estava quase chegando então, vamos ver essa encrenca aí. Chegando o rapaz já me pediu mil desculpas, e disse que iria me recompensar, mesmo o valor estando abaixo do praticado pelo mercado. Resumindo, saí de lá feliz com os 4 pneus (novinhos com nota) mais um par de molas para aumentar a TR4 em 1,5" na caixa (quem tiver interesse estou vendendo) mais um par de molas usados da TR4 originais, amortecedores usados mas ainda bons para lift de 1,5"na TR4 (tudo para TR4 :/) e capa para estepe com slogan..... da Mitsubishi :freaking:
489653
Ok, pneus comprados. Por sinal, uma ÓTIMA opção pra quem não tem grana, os GOODRIDE AT!! conforme for utilizando eu posto minhas impressões. Agora, bora atrás do calço.
CALÇOS
Fiz tornearia no SENAI, apesar de não trabalhar na área, me rendeu algumas boas amizades. Fui atrás do material (nylon) para "eu mesmo" confeccionar os calços (no caso, dois amigos FAZENDO e eu olhando :bye:).
Segue abaixo o material usado/comprado e serviços prestados. Não recebo nenhuma comissão e não tive desconto por postar aqui, apenas estou indicando para simplificar o caminho para quem quer fazer e mora no ABC Paulista. POR CONTA E RISCO, ASSIM COMO EU FIZ.
Calços de 1" - Material e confecção
489647
>>> Gasto com material: R$25,00 - Comprado na Rua Afonsina - Rudge Ramos em um ferro velho que possui sóbras de nylon. Preço de R$15,00 o KG, peguei um tarugo com mais ou menos 120mm de comprimento e 150mm de diâmetro, mas poderia seR com 120mm de diâmetro também.
>>> Medidas do calço - Desenho chupinhado do Rubens Linhalis daqui do fórum que fez na Tracker que ele tinha e disponibilizou o desenho pra galera. Vou colocar em anexo aqui. Fácil de fazer no torno e bem rápido.
489646
MONTAGEM
A montagem fiz na DM Centro Automotivo em Santo André, o Juliano sempre cuidou dos meu carros e além de muito honesto e experiente em mecância ele cobra um valor justo e facilita o pagamento. Não sei se posso postar o telefone aqui, mas se eu puder faço questão de indicar para todos!
489649
Alguém aqui no fórum disse "é simples de montar, dá para fazer em casa".... Mentira! Os traseiros são simples como dá pra ver na foto. Basta tirar a mola e o amortecedor. Encaixar o calço na parte superior da mola com o chanfro para cima. Colocar a mola e o amortecedor e Voilá! AH! Se fosse assim nos 4!!
489650
Lembrando que os calços com 25mm ficam atrás, montados ficam assim:
489651
Mas na frente o buraco é mais embaixo, deu um pouco de trabalho:
489652
Foi necessário comprimir a mola para poder encaixar o calço. mas ok!
489654
Na sequencia vou colocar fotos de medições de altura e de antes e depois:
Antes 28cm:
489655
Depois - 35 cm:
489656
Eca Sport do lado:
489657
Impressões ao dirigir (primeiros 10Km :torcendo:)
Carro mais firme, nitidamente mais alto para quem está acostumado com o carro. um pouco, mas bem pouco mais pesado, parece mais robusto.
Em breve, impressões ao dirigir no Off road
Mancha, parabéns pela vtr, ficou muito bacana, e tb pelo seu esforço e determinação.
Abs
Valeu Portug@, espero encorajar outros Trackeiros e só tenho a agradecer à todos do fórum!
DiêgoÁxel
20/01/2015, 00:20
Muito bom. Estou balançado pra fazer colocar estes calços. O problema é que tô usando pneus com as medidas quase originais e como estão novos não irei trocá-los. Será que a altura ficará desproporcional?
lucasschneider
20/01/2015, 07:37
bah, show de bola!
Muito bom. Estou balançado pra fazer colocar estes calços. O problema é que tô usando pneus com as medidas quase originais e como estão novos não irei trocá-los. Será que a altura ficará desproporcional?
Que medida de pneu que vc está usando? Dizem que qualquer medida diferente do original raspa!!!
Abs.
Valeu Portug@, espero encorajar outros Trackeiros e só tenho a agradecer à todos do fórum!
Tá encorajando mesmo..rsrsrsrs Não foi mexido mais nada no carro, por exemplo: amortecedores ou bieletas?
Abs.
RafaelCandido
20/01/2015, 09:48
Ficou fera.
Parabéns!!!
É uma opção, caso não queira fazer um grande investimento. (obrigado pela ideia)
Abs
lucasschneider
20/01/2015, 10:21
O mais interessante é que a diferença de altura no final das contas quase não muda em relação ao lift de 2", e mexendo muito menos...já que o que acaba dando mais diferença mesmo acaba sendo o pneu.
RafaelCandido
20/01/2015, 11:27
Mancha,
Com o lift 1" há desgaste prematuro de algum componente? Há alguma adaptação especial? Quanto ao Pneu, como disse, com o lift de 1" dá para colocar 235/70/16 e 225/70/16, certo?
Por fim, até aproveitando o que o lucasschneider disse, a diferença "parece" ser mínima entre o de 1" e de 2", com bem menos adaptações, já que são aprox. 7 cm contra 10 cm.
Ou seja, pra quem não vai meter o carro na terra (pesada) e quer dar uma mudada no visual (eu), levantando o carro e colocando uns pneus mais agressivos, o lift de 1" tem melhor custo x benefício (exceto se comprometer a vida útil de lagum outro componente do carro). Certo? Me corrijam, pf.
Abs
Rubens Linhalis
20/01/2015, 11:50
Eu tive esses calços de 1" na Tracker (tem o link do carro na minha assinatura). Rodei uns 15 mil km usando pneus 235 70 16. Sempre andei com muito peso, e normalmente estradas ruins (nao fazia trilha). Funcionou perfeitamente, não de problema algum!
JosephRS
20/01/2015, 23:15
Mancha, parabéns pela viatura e pela tua determinação.
Estou há 7 anos com a Bolokona original, 47 mil km rodados.
Na época que comprei acompanhava bastante o forum e lembro do mítico (kkk) Andre Souza preparando sua Tracker e ensinando a turma. Como não tinha $ para mexer no único carro zerinho e não faria trilhas deixei assim e me esqueci do forum.
Agora, com $$$$ e na hora de trocar as botas, voltei pro forum e pesquisei e li muito. Decidi fazer o upgrade.
A minha escolha é lift 1" com pneus 235/70R16 Michelin LTX AT2 para uso urbano, estrada, estrada de chão, trilha leve, enfim, nada radical.
O princípio que adotei foi o de incrementar sem mexer demais no carro. Espero correr menos risco de desgaste de peças.
Este upgrade era para ter sido feito em dezembro, mas os correios conseguiram estragar meus planos. Encomendei as peças de SP que foram postadas em 12/12 em 2 pacotes. Um chegou dia 20/12 dentro do esperado; o outro, 06/01... os calços estavam neste... eu saí de recesso originalmente...
Valeu pelas fotos, vou repassar para o meca.
Uma coisa que me chamou a atenção, no kit da RC eles me enviaram com os calços 2 espaçadores dos amortecedores dianteiros. Mantém o curso original do amortecedor e facilita o acerto da cambagem se necessário. Dá uma olhada no site da RC4x4.
Pra aqueles que estão indecisos ainda o tópico do Rubens do post aí de cima foi muito útil, valeu Rubens.
Há outros tópicos muito bons. Procurem por :lift 1", lift 2", preparação para trilhas, maior pneu sem alterar a tracker.... aqui, nos tópicos do forum.
Agradeço sempre o conhecimento partilhado por todos que aqui aprendem e colaboram.
abraços
Tá encorajando mesmo..rsrsrsrs Não foi mexido mais nada no carro, por exemplo: amortecedores ou bieletas?
Abs.
Não mexi em nada além do calço, e os pneus. Raspa um pouco ao esterçar tudo, mas o ganho na altura e estabilidade do carro compensam!
Mancha,
Com o lift 1" há desgaste prematuro de algum componente? Há alguma adaptação especial? Quanto ao Pneu, como disse, com o lift de 1" dá para colocar 235/70/16 e 225/70/16, certo?
Por fim, até aproveitando o que o lucasschneider disse, a diferença "parece" ser mínima entre o de 1" e de 2", com bem menos adaptações, já que são aprox. 7 cm contra 10 cm.
Ou seja, pra quem não vai meter o carro na terra (pesada) e quer dar uma mudada no visual (eu), levantando o carro e colocando uns pneus mais agressivos, o lift de 1" tem melhor custo x benefício (exceto se comprometer a vida útil de lagum outro componente do carro). Certo? Me corrijam, pf.
Abs
Olha, estou fazendo uma viajem pelo interior de Minas, peguei barro, costela de vaca, asfalto, estradas muito ruins e boas. Só posso dizer que não tenho o que reclamar. Só melhorou o carro. Os pneus 235/70/16 pegam bem pouco quando se extersa todo o volante. Os pneus também me surpreenderam, por serem chineses estão indo muito bem!
O importante é usar no máximo 26 de pressão na calibragem, o carro fica perfeito!
Quando chegar de viajem vou postar as primeira impressões depois de 5000 Km rodados com o lift e esses pneus.
Tive um problema com a hélice do radiador, mas isso foi antes de fazer o lift, ou seja, não tem relação com o lift.
GustavoDM
26/01/2015, 15:06
Mancha,
Primeiramente parabéns pelo tópico, eu vou acompanhar sua experiência com o lift 1''! Quanto aos pneus, você notou se houve aumento de ruído no contato pneu e asfalto?
O pouco que pega ao esterçar o volante, chega a atrapalhar para fazer baliza?
DiêgoÁxel
26/01/2015, 23:46
Uso 235/60 eu acho.
Que medida de pneu que vc está usando? Dizem que qualquer medida diferente do original raspa!!!
Abs.
RafaelCandido
27/01/2015, 11:51
No aguardo Mancha,
Boa viagem aí. Aproveita a viatura.
Abs
DiêgoÁxel
27/01/2015, 19:50
Mancha, será que uns espaçadores não evitariam esse problema de raspar ao esterçar?
Waldmartins
29/01/2015, 01:20
Prezados,
estou chegando (na verdade é minha esposa pq a TK é dela...rsrs) nesse mundo Suzuki/"GM" agora e estou querendo fazer um lift de 1" já que os pneus traseiros estão já todos cortados :cry: (o antigo dono colocou pneus 235/70 sem notar isso e rodou 5k km assim :parede:)
Gostaria de saber se esses calços de borracha prensada são suficientes ou não?
http://www.caminhodaspedras4x4.com.br/produtos/detalhes.php?id=995
Muito obrigado!!!
Abs
Wald
Mancha,
Boa tarde!
Fiquei muito interessado nesse lift, pode dizer quanto gastou no centro automotivo que instalou para vc.?
Outra coisa : não conheço ninguém que poderia tornear as peças, vc. tem alguém para indicar ?
Obrigado!!
Abs!
José Orlando
30/01/2015, 18:39
[QUOTE=Mancha;2233921]Depois de muita pesquisa nesse tão importante fórum, realizei hoje o Lift de 1" na minha tracker.
.................
Olá Mancha!
Os calços traseiros devem ser mesmo mais altos que os dianteiros? O carro não fica embicado?
Já tô achando a minha TK um pouco embicada, temo em montar dessa forma e ela ficar mais ainda.
Prezados,
estou chegando (na verdade é minha esposa pq a TK é dela...rsrs) nesse mundo Suzuki/"GM" agora e estou querendo fazer um lift de 1" já que os pneus traseiros estão já todos cortados :cry: (o antigo dono colocou pneus 235/70 sem notar isso e rodou 5k km assim :parede:)
Gostaria de saber se esses calços de borracha prensada são suficientes ou não?
http://www.caminhodaspedras4x4.com.br/produtos/detalhes.php?id=995
Muito obrigado!!!
Abs
Wald
Olá Wald, acabei de chegar de Minas e te digo que o calços deixam o carro um novo carro, ou seja, só melhoraram mesmo! Um detalhe, o amortecedor é um pouco curto, acaba fazendo um pouco de barulho atrás se caso passar por erosões muito altas, ou passar por lombadas rápido. Não sei dizer, direito, nada que comprometa o carro. Os calços de borracha da Caminho das pedras é muito usado por muita gente aqui no fórum. No meu caso, os meus foram feitos de nylon, não sei se tem alguma diferença.
Mancha, será que uns espaçadores não evitariam esse problema de raspar ao esterçar?
Oi Diego, talvez sim, mas no momento não irei mexer com espaçadores. Moro em apartamento, a garagem é muito ruim de estacionar, não estou tendo problemas.
[QUOTE=Mancha;2233921]Depois de muita pesquisa nesse tão importante fórum, realizei hoje o Lift de 1" na minha tracker.
.................
Olá Mancha!
Os calços traseiros devem ser mesmo mais altos que os dianteiros? O carro não fica embicado?
Já tô achando a minha TK um pouco embicada, temo em montar dessa forma e ela ficar mais ainda.
Olá José Orlando, olha, não sei te explicar o pq o calço traseiro é um pouco mais alto, mas posso te dizer que é imperceptível. Os pneus chamam tanta a atenção, que não dá para reparar!
Mancha, parabéns pela viatura e pela tua determinação.
Estou há 7 anos com a Bolokona original, 47 mil km rodados.
Na época que comprei acompanhava bastante o forum e lembro do mítico (kkk) Andre Souza preparando sua Tracker e ensinando a turma. Como não tinha $ para mexer no único carro zerinho e não faria trilhas deixei assim e me esqueci do forum.
Agora, com $$$$ e na hora de trocar as botas, voltei pro forum e pesquisei e li muito. Decidi fazer o upgrade.
A minha escolha é lift 1" com pneus 235/70R16 Michelin LTX AT2 para uso urbano, estrada, estrada de chão, trilha leve, enfim, nada radical.
O princípio que adotei foi o de incrementar sem mexer demais no carro. Espero correr menos risco de desgaste de peças.
Este upgrade era para ter sido feito em dezembro, mas os correios conseguiram estragar meus planos. Encomendei as peças de SP que foram postadas em 12/12 em 2 pacotes. Um chegou dia 20/12 dentro do esperado; o outro, 06/01... os calços estavam neste... eu saí de recesso originalmente...
Valeu pelas fotos, vou repassar para o meca.
Uma coisa que me chamou a atenção, no kit da RC eles me enviaram com os calços 2 espaçadores dos amortecedores dianteiros. Mantém o curso original do amortecedor e facilita o acerto da cambagem se necessário. Dá uma olhada no site da RC4x4.
Pra aqueles que estão indecisos ainda o tópico do Rubens do post aí de cima foi muito útil, valeu Rubens.
Há outros tópicos muito bons. Procurem por :lift 1", lift 2", preparação para trilhas, maior pneu sem alterar a tracker.... aqui, nos tópicos do forum.
Agradeço sempre o conhecimento partilhado por todos que aqui aprendem e colaboram.
abraços
JosephRS, vou dar uma olhada, a cambagem não precisou mexer, mas na estrada, com o carro entre 110 e 120 sinto vibração no volante, mas não é sempre. Vou voltar no centro automotivo e vou conversar e verificar o que pode ser.
Agora, te falo uma coisa, pneu AT é show de bola, para nós que não vamos encarar trilhas médias ou pesadas. Em Minas choveu bastante nessa semana e fiz questão de encarar lamas que com o pneu original não seria possível. Foi show!
PRIMEIROS 1000Km
Percorri os primeiros 1000Km entre asfalto, lama, estrada de terra batida com o Lift e os pneus novos. Segue minhas impressões:
Pneus: (Goodride 235/70/16 AT) - Chinês copia do Goodrich
Pelo valor, me surpreenderam pela qualidade. Nota-se que estou comparando com os pneus que originais que estavam na viatura.
Aquaplanagem: Depois de uma baita tempestade, saí de Ribeirão Verelho - MG e fui para Lavras ( cerca de 10km, bem perto). Na estrada, bem pavimentada, fui surpreendido após uma curva por uma grande piscina. Não sei ao certo a velocidade que eu estava, mas não estava de vagar não. Gelei na hora, mas passei muito bem, grudado no asfalto. Um susto que deu credibilidade ao pneu chingling.
Tração na lama: Dei sorte por ter pego bastante chuva em Minas, pude experimentar os pneus na lama, claro, nada de muito hard. Gostei do que vi. Pneu puxou bem o carro, mas um detalhe, cuidado sempre com a calibragem, nunca deixe acima de 26.
Estrada de terra/ cascalho/ costela de vaca: Empolgado com o pneu novo e o lift, coloquei o carro na estrada sem verificar a calibragem dos pneus. Cheguei em Carrancas-MG e fomos para as cachoeiras desse lugar maravilhoso. Estava estranho, o carro estava kikando, escapando, passava nas costelas de vaca parecia que o carro ia desmontar todo! muito ruim (sou novato nesse mundo e tudo o que tenho aprendido na prática é sozinho). Pensei que havia feito besteira de ter escolhido os chinesinhos... Fui conferir a calibragem, 34 Psi... mesmo eu tendo pedido para deixar com 26. Troquei a calibragem, UAU! um novo carro surgiu no off road! Acelerei nas curvas, uma ótima aderência. Costelas de vaca, agora sentia quase nada! Ruído do pneu? Um pouco mais que antes, mas nada que incomode.
Consumo/potência: Ainda não sei, não marquei o consumo e a questão de perda de potência também não reparei. Talvez com 24 de psi fique pesado, mas com 26 psi está ótimo para essa finalidade.
Resumo: Pneu aprovado, ótimo custo benefício! Lift aprovado! mesmo sendo apenas 1,5"atrás e 1"na frente, com os pneus 70 ficou muito firme e alto. O carro se tornou seguro nas curvas, passa sem medo nas pedras, sem baterem no fundo (novamente, não estou falando de trilhas mais pesadas!)
Ou seja, se o seu foco for pegar estradas de terra sem ficar com medo se vai chover na volta, subir morros, pastos, lama sem MUITA profundidade, a melhor coisa a fazer na sua Tracker é esse lift e os pneus AT nessa medida!
DiêgoÁxel
06/02/2015, 17:02
Ótimo relatos, Mancha. Estou decido a fazer o LIFT + PNEU.
DiêgoÁxel
07/02/2015, 19:01
Hoje pela manhã comprei os pneus 235/70 ht 750 da MAXXIS e mandei confeccionar e instalar os calços em tecnil.
Entretanto, como já estava tarde, acabou não dando tempo instalar os calços da frente, porém mesmo assim instalei os pneus.
Os MAXXIS tem umas letras brancas no pneu, estou na dúvida se na segunda-feira, quando for instalar os calços dianteiros, mando inverter o lado dos pneus para que a parte visível fique totalmente preta.
O que acham?
Fiz exatamente isso!
Pra mim pneu com coisa branca é pra pista de asfalto.. kkk
[ ]s
492327
Fiz o lift 1" a mais de um ano nunca tive problemas. Pneus rotalla rf06 at, show de bola, super indico, metade do preço de um bf, e vai onde o outro vai!!!492336
Subida de 45° com um Mud e pouco embalo.. kkk brincadeira hein!!
http://youtu.be/wxaSncKwtEE
Mandou muito bem chuva
Abs
DiêgoÁxel
09/02/2015, 12:17
Bom dia, galera.
Acabo de colocar os calços da frente e agora deu diferença na cambagem. Os "mexânicos" aqui estão sem uma solução para o problema. O que vocês fizeram pra resolver?
Pra cambagem tem uns caras que puxam no cyborg.. uma m.. kk
Os parafusos cam12 são funcionais mas saem de ponto as vezes, segundo relatos, nunca usei.
492466
Tem um esquema para se oblongar os buracos do amortecedor. Acho a melhor opção. Tem gente que solda uma arruela na posição pra estabilizar o ajuste.
Esse aqui é o esquema pra 2" para vc ter uma ideia, mas não sei se está correto. Confira com quem realmente fez ou pela lógica ou com seu mechanico..
492467
Isso tudo foi material colhido nesse fórum. Uso os offshox que vem com ajuste serrilhado.
[ ]
Ricardo Bambhoo
09/02/2015, 20:50
Uso os offshox que vem com ajuste serrilhado.
[ ]
Chuva, (que inclusive neste exato momento começou a cair aqui onde moro e que é muito bem vinda !) li muito aqui o fórum que os offshox têm um ótimo desempenho, mas estouram com certa frequência ? o que me diz ?
É verdade! O que sei é o seguinte:
Há muitos relatos de que estouram e não aguentam em situações mais rigorosas, como rallys. Tem um camarada aqui do forum que fizemos algumas trilhas no passado que depois do 3o uso da garantia desistiu.. só não sei o que ele colocou no lugar.
Eu uso esporadicamente o carro em situação mais complicada ou adversa. Tb não forço correndo nos buracos, esse não é o propósito desse jipinho, acho eu. Os meus nunca estouraram.
A garantia parece que funciona bem, mas é um saco ficar um tempo sem carro por estar desmontado com as peças em outro estado..
Uma época eu ouvia uns barulhos nhec nhec na suspensão e desconfiei dos amortecedores, mas parou sozinho e os amortecedores não estão vazando e estão em estado de zero. Bem estáveis mesmo.
Pelo valor eu não compraria de novo, iria de KYB se o carro fosse ficar com altura original. Apesar de que a diferença dos offshox com 2" pro original são só alguns cms na HASTE, ou seja, um extensor bem feito e instalado dá conta fácil do recado com os KYB para um uso não muito hard.
[ ]s
Ricardo Bambhoo
09/02/2015, 21:15
Pois bem, chuva ! Minha pergunta com relação de se usar os offshox 1" maior é por conta de 4 pneus 235/70/16 AT guardadinhos na garagem de casa esperando eu me decidir (esperando a grana tb) para a melhor receita de de lift de 1". A opção aos Offshox seria por conta deles já virem ajustados para a nova cambagem pós-lift. Isso na frente, pois na traseira já esta decidido: molas 1" da Alternativa + amortecedores da Alternativa tb. Na frente mola 1" Alternativa tb. Não farei trilhas hard, apenas passeios e trilha leve.
Achei uma foto com a diferença das hastes, no canto superior esquerdo..
492484
Vixe meu caro.. não tenho certeza, mas acho q não tem offshox com 1'', só com 2''.. ACHO.. certifique-se lá na off-limits..
Se não tiver mesmo vai de haste 1 pol..
Os off shox não vem ajustados pra cambagem.. vc que tem que "acertar".. pelos meus cálculos qdo fiz, deixei 0,5 graus positivos.. e tá assim até hj.. uma vez fui medir a cambagem numa oficina e os caras só me confirmaram os 0,5 graus em cada roda.. mas se eu ajustasse eles virariam 0,5 graus negativos.. ou seja, não tenho muita escolha, preferi deixar os pneus um pouco abertos (efeito kombi velha) pra ficar mais estável na estrada)... xo ver se acho uma foto do serrilhado do ajuste pra vc entender..
Ricardo Bambhoo
09/02/2015, 21:22
O que me deixou meio pensativo foi que liguei na Alternativa 4x4 e me garantiram que os amortecedores originais dianteiros com lift de 1" não precisam ser substituídos, pois eles têm curso suficiente !
492486
Ta aí.. essa parte pqna cor prata no buraco do parafuso é o ajuste serrilhado.. vc tira e muda de mm em mm.. tem dos dois lados..
Pode ser que os originais tenham curso suficiente sim.. talvez nem exista extensor.. só sugeri para não ficar forçando nada mesmo.. pra lift de 2 pol sem chances..
Esses caras que usinam peças, torneiros mecanicos e tal, que tem umas máquinas ninjas de bancada podem fazer milagre.. acho q é bico fabricar dois extensores de alguns cm pra se por na ponta da haste dos amortecedores originais.. vc teria que convencer algum amigo a fazer.. o mais dificil vai ser explicar pro cara que tem q ser um aço bem duro pra fazer rosca decente e furar na mesma peça.. e talvez depois temperar.
Uma vez levei uma peça de aeromodelo (peça chata e pqna de fazer) e o cara fez com perfeição! nem acreditei.. cobrou 10 dilmas.. vai da boa vontade do cidadão..
Ricardo Bambhoo
09/02/2015, 21:26
Pra lift de 2 sei que tem que trocar ou alongar, mas pra lift de 1 esse truque ai de cima dá pra fazer no quintal de casa (torneiro da esquina). Pensei tb em fazer o tal furo oblongo com um plus: uma bucha de metal pra preencher o espaço que sobraria após a fixação dos amortecedores. Isso traria um resultado melhor e "mais limpo" do que apenas soldar os parafusos. Só que pra bucha funcionar corretamente sem se soltar seria necessário trocar os parafusos de fixação por parafusos com rosca completa, dai colocaria contra-porcas com arruela por dentro do amortecedor pra segurar as buchas. Sacaram ?
Saquei, boa idéia tb!! Põe fotos se fizer!!
Abç
Bom dia, galera.
Acabo de colocar os calços da frente e agora deu diferença na cambagem. Os "mexânicos" aqui estão sem uma solução para o problema. O que vocês fizeram pra resolver?
Diego, no meu caso não precisei mexer na cambagem, estranho...
Como resolveu seu problema?
portouna
10/02/2015, 11:46
Olá amigos,
Acabei de adquirir minha 1° Tracker, "completinha", mas sem banco de couro, vou instalar, e gostaria de saber de algum colega que tenha feito o serviço, após a compra, onde fez e se a qualidade e serviço prestado foi satisfatória.
Ontem (09/02/15) cotei o serviço na Tapeçaria Alemão (Pacaembu), ficou na faixa de preço do que eu já esperava - R$ 1.900 c/ bancos 100% em couro e forro das portas -, fiquei empolgado, e ia agendar a instalação, mas felizmente existe um recurso chamado Internet e melhor ainda Reclame aqui, e desanimei de imediato na hora em que li as diversas reclamações e os resultados que estes usuários tiveram na Tapeçaria Alemão. Pesquisei outras empresas então vi a SULAM e a BANTEC, alguém já fez o serviço em algumas dessas empresas e pode me dar uma opinião a respeito?
Fico no aguardo de algum colega, que tenha feito o serviço em alguma tapeçaria de São Paulo - SP, me dar esse "bizu" de onde fazer este serviço com qualidade e sem arrependimentos.
Abraços.
Tracker 07/08 68.000 km
Olá amigos,
Acabei de adquirir minha 1° Tracker, "completinha", mas sem banco de couro, vou instalar, e gostaria de saber de algum colega que tenha feito o serviço, após a compra, onde fez e se a qualidade e serviço prestado foi satisfatória.
Ontem (09/02/15) cotei o serviço na Tapeçaria Alemão (Pacaembu), ficou na faixa de preço do que eu já esperava - R$ 1.900 c/ bancos 100% em couro e forro das portas -, fiquei empolgado, e ia agendar a instalação, mas felizmente existe um recurso chamado Internet e melhor ainda Reclame aqui, e desanimei de imediato na hora em que li as diversas reclamações e os resultados que estes usuários tiveram na Tapeçaria Alemão. Pesquisei outras empresas então vi a SULAM e a BANTEC, alguém já fez o serviço em algumas dessas empresas e pode me dar uma opinião a respeito?
Fico no aguardo de algum colega, que tenha feito o serviço em alguma tapeçaria de São Paulo - SP, me dar esse "bizu" de onde fazer este serviço com qualidade e sem arrependimentos.
Abraços.
Tracker 07/08 68.000 km
Portouna, aqui em São Caetano, o cara referência nesse trabalho (todos indicam, realemnte é bom!) é o Rosa da Ideal Couros. Fica na divisa com Santo Adré no Bairro Campestre. Para a tracker fica mais ou menos R$2.200,00. Segue o contato:
IDEAL COUROS TAPECARIA DE AUTOS
Telefone: 4473-4040
Oi Portouna,
Eu coloquei essas capas de "couro" que vendem no mle e ficou simples e funcional. Pela diferença do valor, pode valer a pena.
Tenho couro "original" num outro carro e fica bem parecido mesmo. Passa despercebido pra quem não conhece. O importante é acertar o tom ou cor, o que não foi meu caso.. kkk
Segue aqui algumas fotos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/115224-aos-poucos-mas-vou-comecar-tracker-07-x-barro-33.html?highlight=poucos
[ ]
Chuva, quanto pagou pelas capas?
portouna
11/02/2015, 20:01
Aos colegas Mancha e Chuva os meus agradecimentos pelas dicas. Depois de algumas pesquisas e opiniões de outros clientes da Bantec, fechei com eles. O serviço ficou em R$ 1.300,00 (promoção de inauguração da loja na rua do Oratório na Mooca), tudo incluso - couro 100%, portas e volante. Peguei no padrão cinza claro, muito próximo ao acabamento interno. E o volante optei pelo grafite, pois é uma região de contato e muito claro mancha e suja rápido, vai ser instalado na sexta 13, vamos ver como vai ficar.....
Comprei o carro de um Sr em Santo André, e até agora já coloquei: engate, travessa do rack, sensor de ré, capa do estepe e logo mais bancos de couro, tudo pesquisado pelo MercLivre, mas comprado pessoalmente nas lojas. Estranhamente tudo na região do ABC, exceto o engate que foi em Osasco.
Mais uma vez obrigado!!! :)
Tracker 2007/2008 68.000 km
DiêgoÁxel
11/02/2015, 21:55
Mancha, oblonguei o furo como no esquema que o Chuva passou em PDF, daí coloquei arruelas nos parafusos e fixei os amortecedores já em cima do alinhador pra verificar a cambagem. Depois de tudo OK e apertado só fiz pedir pra dar uns pingos de solda nas arruelas pra os parafusos não voltarem pro lugar original no caso de uma pancada mais forte.
Minha cambagem ficou com mais ou menos meu grau negativo.
Diego, no meu caso não precisei mexer na cambagem, estranho...
Como resolveu seu problema?
maiconbruno1
18/02/2015, 20:06
Mancha,
obrigado pela postagem.
Desejo fazer o mesmo em meu Tracker 2008.
Na minha cidade, as oficinas de 4x4 não se interessam por Tracker e nunca vi alguma com preparação, por isso não quero arriscar com o lift de 2", que parece necessitar de diversas alterações e, também, não tenho conhecimento de mecânica pra acompanhar as alterações mais delicadas.
Vou muito a praia, fazendas, sítios e estradas de acesso recomendado a veículos 4x4, etc e não pretendo participar de trilhas pesadas, apenas "passeios".
Li sobre este lift de 1" em:
http://www.mundooutdoor.com.br/2014/09/preparacoes-realizadas-no-tracker-para.html
http://www.todoterreno.com.br/app.empresa/app.view/app.produtos/app.view/descricao.php?ind=177&Cal%C3%A7o-de-Suspens%C3%A3o-GM-Tracker
e, desde então, tenho esse desejo, já que não pretendo me desfazer deste carro pelos próximos 30 anos.
Pergunto: Hoje, o seu carro continua com a mesma alteração, apenas o lift de 1" e os pneus 235/70/16 ou foi necessário algo mais? O carro tem apresentado alguma característica desagradável ou danificado alguma peça?
Agradeço pela paciência em me ajudar.
Maicon.
Waldmartins
24/02/2015, 18:33
Galera,
comprei esses calços de 1" polegada para colocar na minha Tracker, mas meu mecânico falou que colocar esses calços é arriscado a mola sair do lugar. É verdade?
Agora estou na dúvida se coloco os calços ou trocos os pneus para os originais (os pneus que vieram na tracker são 235x70 e estão pegando)
O calço pode ser esse ou ter que ser diferente ou ter alguma reentrância pra caber as molas?
Valeu!
Abs
493778493779
Galera,
comprei esses calços de 1" polegada para colocar na minha Tracker, mas meu mecânico falou que colocar esses calços é arriscado a mola sair do lugar. É verdade?
Agora estou na dúvida se coloco os calços ou trocos os pneus para os originais (os pneus que vieram na tracker são 235x70 e estão pegando)
O calço pode ser esse ou ter que ser diferente ou ter alguma reentrância pra caber as molas?
Valeu!
Abs
493778493779
Cara, acredito que outros já usaram este calço e não lembro de relatos da mola sair mas o que eu não gosto nesse modelo é que não têm a "beirada" que encaixa dentro da mola.
Abs
Alessandro Camelo
02/03/2016, 14:11
Olá amigo. Onde conseguiu estes pneus?