Ver Versão Completa : Som Cabine F1000
EngenheiroGaucho
16/01/2015, 13:08
Boa tarde Pessoal,
Comprei recentemente uma F1000 1995 SS Turbo, e gostaria de receber sugestões (via fotos) de instalação de som para a cabine.
Uma coisa simples, não é trio elétrico.
Aguado comentários. Obrigado!
Bom, se for para cabine simples, coloque bons alto falantes nas portas aproveitando o local original, uma caixa atrás dos bancos, um módulo e já vais ter algo com qualidade.
EngenheiroGaucho
17/01/2015, 14:02
Vlw Zé V8, por acaso vc sabe qual a dimensão do alto falantes das portas? Tava pensando e conseguir em baixo do painel. Será que tem espaço suficiente?
Na minha eu aumentei um pouco a entrada e coloquei um par de 6x9 nas portas mesmo !! Ficou original e pra melhorar o som foi instalado uma potência !!
Troller-a-vista
17/01/2015, 16:32
indico vc fortemente a ler o topico sobre falantes na frontier... é exatamente a mesma coisa que esta descrito la, com a benéficie de que nao ter que instalar nada atras...
simples, barato e de qualidade pra quem esta dentro.
BrunoDallanora2013
17/01/2015, 18:04
Vlw Zé V8, por acaso vc sabe qual a dimensão do alto falantes das portas? Tava pensando e conseguir em baixo do painel. Será que tem espaço suficiente?
me metando um pouco ! que ano é a F1000 ? os originais é 4 pol com adaptador para 5 pol ! eu coloquei um de 6 pol mas tive que recortar um ouco as lata!
Eu também cortei um pouco a lata das portas e mantive a forração original, ficou muito bom, uma dica, invista na qualidade e não na quantidade. Se vc colocar falantes bons vc vai ter um ótimo resultado.
BrunoDallanora2013
18/01/2015, 02:14
Eu também cortei um pouco a lata das portas e mantive a forração original, ficou muito bom, uma dica, invista na qualidade e não na quantidade. Se vc colocar falantes bons vc vai ter um ótimo resultado.
Isso , mas alto falantes muito pequenos também não ajuda !
Troller-a-vista
18/01/2015, 08:35
As dicas ate o momento foram boas, mas devem ser tb com BOA compreensão. Pois no mundo sonoro, não existem verdades intocáveis e muitas vezes (diria que 97%) tudo é feito para te enganar e arrancar dinheiro com base em beleza, cores e principalmente NÚMEROS (potencia por exemplo).
Por isso indiquei ler o tópico de falantes da frontier, lá foi discutido um pouco sobre o assunto.
Colocar bons falantes? Isso é óbvio, mas o que seria um bom falante? Marca? Nao.. As marcas tem produtos bons, médio, ruins, excelentes e IMPAGÁVEIS...
Investir em pioneer (que normalmente é horrivel mas o povo brasileiro acha ótimo, provavelmente, pq la nos idos 1980 só tinha essa opcao pra fugir dos arlen, originais e super twters da vida), fosgate, mtx, kicker entre outros, nao é sinonimo de qualidade ou satisfação.
Precisa entender antes da assinatura sonora de cada marca, por exemplo:
Pionner: produção em super massa, preço razoável, som médio e grave, sempre produz o HIS (ou aquele som de fundo tipo um xiiisss, isso chamamos de HIS)
MTX e Fosgate: produção em massa, preço alto, som grave, voltado para quem gosta de aumentar o som e ter auqele gravão dentro do do carro (SPL)
Kicker: basicamente só é lembrada msmo em subwoofer, de grandes proporcoes, alta potencia e visual diferenciado, porem com qualidade final baixa .
JL, questo, Clarion: alto preço, alta qualidade (construtiva, materiais, sonora), resposta em todas as frequencias e volumes, tocada de graves macios e precisos, rápida resposta sonora.
O que é um falante bom? aquele que toca grave, médio e agudo (coaxial, bicoaxial, triaxial, pentaxial) ? Nao! Falante deve ter cortes de frequencia e cada falante tocar uma faixa específica de som, por exemplo sub graves (subwoofer) deve tocar de 60hz pra baixo, midbass de 60 a 100, twiter acima de 100-120hz.
Dificilmente vc terá uma amplitude perfeita de frequencias, provavelmente vai haver pqnos buracos no som, que podem ser solucionados com equalizacao, cortes ou falantes pqnos.
Por isso carros de luxo possuem 10, 12. 20 falantes, porém uma instalacao dessas é custosa e difícil, sao raros os instaladores no BR que conseguem isso com qualidade, por isso nao se deve instalar muitos falantes memso no carro.
Indico um kit 2 vias nas portas.
Falantes grandes tb nao é nada de outro mundo, há a impressão de que quanto maior, mais som vai ter. Isso não é necessariamente uma verdade ou uma inverdade, é apenas uma opcao.
Um falante grande deslocará mais ar que um falante peqno, portanto, sua penetracao tb PODE ser maior (nao necessariamente), porem com o tamanho maior, tb vem dificuldades, por exemplo a maior potencia necessaria para mover todas as partes móveis, perde-se sensibilidade (a grosso modo é a juncao de qualidade com capacidade de tocar, ou seja, precisa de mais volume para que ele comece a tocar, mas tb com muito volume ele pode distorcer), perde-se precisao (o falante ideal deve mover-se ao mesmo tempo e igualmente em toda extensao da sua borda, quando ele move-se em velocidade diferentes e amplitude diferente, fica tremulo, perde absolutamente todos os aspectos, como qualidade, sensibilidade, som, etc, vira um som parecido com um peido, aquela coisa tosca que nao é uma batida de instrumento mas produz muita pressao (SPL).
Falantes pequenos são muito mais dificieis de serem BEM instalados, pois se mandar muita potencia eles irao queimar, se instalados mal nao vao produzir potencia nem som. Porem se bem instalados (cabos, caixas, modulos, cortes, frequencia etc) a possibilidade de tocar MAIS e MELHOR que um modelo igual da mesma marca é muito grande.
Ha de se entender tb as necessidades de cada falante, como por exemplo o material de que é feito as partes.
Falantes com cones de papel, ou materiais moles, simples mais fracos, sao normalmente falantes mais baratos, possuem uma sensibilidade baixa (toca rapidamente mesmo em baixissimas potencias e volumes), porem por serem moles, distorcem rapidamente tb, enfiar potencia nesse falante é pedir para ter problemas (amplificadores e boosters), ja falantes que o cone é mais duro, por exemplo plasticos, kevlar, aluminio etc, terá uma distorcao bem menor, podera receber mais potencia, porem é mais pesado e mais dificil do som sair, logo vai precisar de mais volume e potencia...
Isso tudo que eu expliquei pode ser contornado com produtos de alta qualidade, alto preco e instalacao criteriosa... alem de conhecimento claro.
Por isso nao podemos falar em verdades absolutas nem tao pouco falar algo pq ouviu o carro do vizinho do amigo que é parente de nao sei quem.
Tb precisa saber as interacoes possiveis.
CLaro sempre haverao receitinhas prontas que dificilmente ficarao ruins, mas antes verifique se qm te deu a receita realmente entender de som ou acreditou no Remela que vende falante na esquina e fica ali o dia inteiro e nao se atualiza, nao ESTUDA (sim le livros, foruns, pesquisa, faz testes) o estudo.
BrunoDallanora2013
18/01/2015, 11:27
As dicas ate o momento foram boas, mas devem ser tb com BOA compreensão. Pois no mundo sonoro, não existem verdades intocáveis e muitas vezes (diria que 97%) tudo é feito para te enganar e arrancar dinheiro com base em beleza, cores e principalmente NÚMEROS (potencia por exemplo).
Por isso indiquei ler o tópico de falantes da frontier, lá foi discutido um pouco sobre o assunto.
Colocar bons falantes? Isso é óbvio, mas o que seria um bom falante? Marca? Nao.. As marcas tem produtos bons, médio, ruins, excelentes e IMPAGÁVEIS...
Investir em pioneer (que normalmente é horrivel mas o povo brasileiro acha ótimo, provavelmente, pq la nos idos 1980 só tinha essa opcao pra fugir dos arlen, originais e super twters da vida), fosgate, mtx, kicker entre outros, nao é sinonimo de qualidade ou satisfação.
Precisa entender antes da assinatura sonora de cada marca, por exemplo:
Pionner: produção em super massa, preço razoável, som médio e grave, sempre produz o HIS (ou aquele som de fundo tipo um xiiisss, isso chamamos de HIS)
MTX e Fosgate: produção em massa, preço alto, som grave, voltado para quem gosta de aumentar o som e ter auqele gravão dentro do do carro (SPL)
Kicker: basicamente só é lembrada msmo em subwoofer, de grandes proporcoes, alta potencia e visual diferenciado, porem com qualidade final baixa .
JL, questo, Clarion: alto preço, alta qualidade (construtiva, materiais, sonora), resposta em todas as frequencias e volumes, tocada de graves macios e precisos, rápida resposta sonora.
O que é um falante bom? aquele que toca grave, médio e agudo (coaxial, bicoaxial, triaxial, pentaxial) ? Nao! Falante deve ter cortes de frequencia e cada falante tocar uma faixa específica de som, por exemplo sub graves (subwoofer) deve tocar de 60hz pra baixo, midbass de 60 a 100, twiter acima de 100-120hz.
Dificilmente vc terá uma amplitude perfeita de frequencias, provavelmente vai haver pqnos buracos no som, que podem ser solucionados com equalizacao, cortes ou falantes pqnos.
Por isso carros de luxo possuem 10, 12. 20 falantes, porém uma instalacao dessas é custosa e difícil, sao raros os instaladores no BR que conseguem isso com qualidade, por isso nao se deve instalar muitos falantes memso no carro.
Indico um kit 2 vias nas portas.
Falantes grandes tb nao é nada de outro mundo, há a impressão de que quanto maior, mais som vai ter. Isso não é necessariamente uma verdade ou uma inverdade, é apenas uma opcao.
Um falante grande deslocará mais ar que um falante peqno, portanto, sua penetracao tb PODE ser maior (nao necessariamente), porem com o tamanho maior, tb vem dificuldades, por exemplo a maior potencia necessaria para mover todas as partes móveis, perde-se sensibilidade (a grosso modo é a juncao de qualidade com capacidade de tocar, ou seja, precisa de mais volume para que ele comece a tocar, mas tb com muito volume ele pode distorcer), perde-se precisao (o falante ideal deve mover-se ao mesmo tempo e igualmente em toda extensao da sua borda, quando ele move-se em velocidade diferentes e amplitude diferente, fica tremulo, perde absolutamente todos os aspectos, como qualidade, sensibilidade, som, etc, vira um som parecido com um peido, aquela coisa tosca que nao é uma batida de instrumento mas produz muita pressao (SPL).
Falantes pequenos são muito mais dificieis de serem BEM instalados, pois se mandar muita potencia eles irao queimar, se instalados mal nao vao produzir potencia nem som. Porem se bem instalados (cabos, caixas, modulos, cortes, frequencia etc) a possibilidade de tocar MAIS e MELHOR que um modelo igual da mesma marca é muito grande.
Ha de se entender tb as necessidades de cada falante, como por exemplo o material de que é feito as partes.
Falantes com cones de papel, ou materiais moles, simples mais fracos, sao normalmente falantes mais baratos, possuem uma sensibilidade baixa (toca rapidamente mesmo em baixissimas potencias e volumes), porem por serem moles, distorcem rapidamente tb, enfiar potencia nesse falante é pedir para ter problemas (amplificadores e boosters), ja falantes que o cone é mais duro, por exemplo plasticos, kevlar, aluminio etc, terá uma distorcao bem menor, podera receber mais potencia, porem é mais pesado e mais dificil do som sair, logo vai precisar de mais volume e potencia...
Isso tudo que eu expliquei pode ser contornado com produtos de alta qualidade, alto preco e instalacao criteriosa... alem de conhecimento claro.
Por isso nao podemos falar em verdades absolutas nem tao pouco falar algo pq ouviu o carro do vizinho do amigo que é parente de nao sei quem.
Tb precisa saber as interacoes possiveis.
CLaro sempre haverao receitinhas prontas que dificilmente ficarao ruins, mas antes verifique se qm te deu a receita realmente entender de som ou acreditou no Remela que vende falante na esquina e fica ali o dia inteiro e nao se atualiza, nao ESTUDA (sim le livros, foruns, pesquisa, faz testes) o estudo.
NO Troller qual tu usa ?
o que acha da Bravox ? botei um kit da Bravox é a marca que vem os alto falantes originias de fabrica , claor que o kit tem mais qualidade que os originais , mas achei um preço bom ja tive uns pioner e não gostei !
coloquei kit mid bass quevem os falantes e 2twiter pequenos ,achei bom o som , mas pretendo colocar 2 subwoffer pequenos atras do banco , é numa f1000 , sabe de subwoffers pequenos de 6 pol que possa colocar ? de preferencia não queria usar amplificador ! não sei se tem como !
Troller-a-vista
18/01/2015, 17:28
Bruno, nao tenho troller, nunca tive. Qdo fiz o nick estava fechando negocio, corri por muito tempo atras de outro mas ai vieram outras prioridades e o nick ficou...
Pelo que entendi, o que vc tem é o kit 2 vias sem modulo correto?
Falando do kit em si, é um kit 2 vias bem simples, muito , muito muito (uns 10 muitos ainda), ate o crossover dele (um equipo normalmente quadradinho que no caso do bravo é um "cilindro" , esse crossover tem a finalidade de separar as frequencias entre o miss bass e o twitter e atenua-los caso for o gosto do proprietario). Sua intencao nao é qualidade, é proporcionar ao usuario normal a primeira experiencia sonora legal.
Tem por caracteristica boa sensibilidade, bom sensacao de pressao e aceita boas doses de potencia sem reclamar. ou seja, uma experiencia inicial de um kit 2 vias ! Sem custar muito, claro nao da pra esperar qualidade, definicao, alta fidelidade, complexidade de frequencias, etc. Mas certamente é melhor que um coaxial.
Mais ou menos quando o cabra vai numa churrascaria de R$100 a cabeça, é muito melhor que aquela churrascaria PODRAO GAUCHO da estrada, mas tb nao da pra pedir que venha picanha , fraldinha, alcatra etc a toda hora né?! Vai passar coracao, vai passar linguica, a mesa de frios vai ser triste, vao demorar um seculo pra passar, o queijinho ja vem frio... heheheh
Continuando, os kit bravox (provavel o seu seja o CS60B) tocam bem em portas nao tratadas e muito melhor em portas tratadas, tem um mid que bate bem, mais voltado para medios, precisa saber se ele on-axis ou nao, ou seja, toca melhor com os twitters voltados para seus ouvidos ou um de frente pro outro.
Toca-los sem modulo é sub aproveitar o kitzinho, mas é um kit pra colocar um amp de entrada, nada d+, do contrario ele vai ficar destoante do que vc pretende.
Antes de investir num sub (e todo sub precisa de um amp, mesmo que simples), coloque um amp pra ver se realmente vai precisar de um sub.
Antecedendo: nao vai preencher como um sub, obviamente, mas vai ajudar bastante. Se vc tratar as portas, mesmo que porcamente, vai melhorar uns 30% +-.
Porem em uma f1000 tem que se fazer o que pode, afinal falta espaco internamente. Ha hoje opcoes como subwoofers flat, onde suas dimensoes sao bem mais finas, porem custam caro no BR (claro), rarissimos de achar. Buscar um sub desses pode ser a melhor alternativa possivel, assim vc consegue colocar um bom sub, uma caixa adequada e ficara bem legal o som.
Nao achando, procure um sub de 8 (sub de 6 é mosca branca de olhos azuis, sapatos altos scarpin de diamante e que voa graciosamente!), nao sao tao dificieis assim, mas normalmente os instaladores torcem o nariz pra ele (puro preconceito e falta de informacao, se o cara torcer, acredite, mude de profissional, pq certamernte ele vai fazer caca).
Ha subs nao tao profundos de 10 polegadas, tera que pesquisar para ver opcoes. Pesquisar quais caixas indicadas para cada sub que achar (litragem, profundidades necessarias etc). Ha centenas de exemplos na internet , com tutorial, fotos, medidas que cabem ate subs de 12.
Claro que essas caixas nao serao perfeitas, ou vc vai deixar faltando litragem ou profundidade ou vai faltar espaco no banco, obrigando a coloca-lo mais pra frente. Por isso vai precisar estudar .
Nao é impossivel, mas da pra fazer, só precisa de um pouco de carinho.
Por exemplo eu tenho 2 subs parados da Clarion de 10 polegadas, sao subs relativamente profundos em sua estrutura, mas nao requerem caixas grandes nem profundas, logo, cabe na maioria das picapes. MAs quem olha jamais vai imaginar isso.
Se vc partir realmente para o sub, procure nao colocar 2 subs, alem da caixa ficar muito grande, eh um custo grande (a caixa fica maior, sao 2 falantes, mais cabos, mais modulo, enfim, fica caro), procure comprar 1 sub de boa qualidade, acaba que o custo final fica igual ou menor e o resultado tb ficará melhor, a menos que esteja procurando puro SPL aquele gravao de tremer tudo, trincar vidro , nao ouvir nada alem de grave.
Mas como vc disse q nao qr usar modulo, provavelmente qr gastar pouco ou quase nada. Ai nao tem jeito, investe no kit 2 vias, um modulo legal pra ele e trata as portas, esquece o sub.
BrunoDallanora2013
18/01/2015, 19:19
Bruno, nao tenho troller, nunca tive. Qdo fiz o nick estava fechando negocio, corri por muito tempo atras de outro mas ai vieram outras prioridades e o nick ficou...
Pelo que entendi, o que vc tem é o kit 2 vias sem modulo correto?
Falando do kit em si, é um kit 2 vias bem simples, muito , muito muito (uns 10 muitos ainda), ate o crossover dele (um equipo normalmente quadradinho que no caso do bravo é um "cilindro" , esse crossover tem a finalidade de separar as frequencias entre o miss bass e o twitter e atenua-los caso for o gosto do proprietario). Sua intencao nao é qualidade, é proporcionar ao usuario normal a primeira experiencia sonora legal.
Tem por caracteristica boa sensibilidade, bom sensacao de pressao e aceita boas doses de potencia sem reclamar. ou seja, uma experiencia inicial de um kit 2 vias ! Sem custar muito, claro nao da pra esperar qualidade, definicao, alta fidelidade, complexidade de frequencias, etc. Mas certamente é melhor que um coaxial.
Mais ou menos quando o cabra vai numa churrascaria de R$100 a cabeça, é muito melhor que aquela churrascaria PODRAO GAUCHO da estrada, mas tb nao da pra pedir que venha picanha , fraldinha, alcatra etc a toda hora né?! Vai passar coracao, vai passar linguica, a mesa de frios vai ser triste, vao demorar um seculo pra passar, o queijinho ja vem frio... heheheh
Continuando, os kit bravox (provavel o seu seja o CS60B) tocam bem em portas nao tratadas e muito melhor em portas tratadas, tem um mid que bate bem, mais voltado para medios, precisa saber se ele on-axis ou nao, ou seja, toca melhor com os twitters voltados para seus ouvidos ou um de frente pro outro.
Toca-los sem modulo é sub aproveitar o kitzinho, mas é um kit pra colocar um amp de entrada, nada d+, do contrario ele vai ficar destoante do que vc pretende.
Antes de investir num sub (e todo sub precisa de um amp, mesmo que simples), coloque um amp pra ver se realmente vai precisar de um sub.
Antecedendo: nao vai preencher como um sub, obviamente, mas vai ajudar bastante. Se vc tratar as portas, mesmo que porcamente, vai melhorar uns 30% +-.
Porem em uma f1000 tem que se fazer o que pode, afinal falta espaco internamente. Ha hoje opcoes como subwoofers flat, onde suas dimensoes sao bem mais finas, porem custam caro no BR (claro), rarissimos de achar. Buscar um sub desses pode ser a melhor alternativa possivel, assim vc consegue colocar um bom sub, uma caixa adequada e ficara bem legal o som.
Nao achando, procure um sub de 8 (sub de 6 é mosca branca de olhos azuis, sapatos altos scarpin de diamante e que voa graciosamente!), nao sao tao dificieis assim, mas normalmente os instaladores torcem o nariz pra ele (puro preconceito e falta de informacao, se o cara torcer, acredite, mude de profissional, pq certamernte ele vai fazer caca).
Ha subs nao tao profundos de 10 polegadas, tera que pesquisar para ver opcoes. Pesquisar quais caixas indicadas para cada sub que achar (litragem, profundidades necessarias etc). Ha centenas de exemplos na internet , com tutorial, fotos, medidas que cabem ate subs de 12.
Claro que essas caixas nao serao perfeitas, ou vc vai deixar faltando litragem ou profundidade ou vai faltar espaco no banco, obrigando a coloca-lo mais pra frente. Por isso vai precisar estudar .
Nao é impossivel, mas da pra fazer, só precisa de um pouco de carinho.
Por exemplo eu tenho 2 subs parados da Clarion de 10 polegadas, sao subs relativamente profundos em sua estrutura, mas nao requerem caixas grandes nem profundas, logo, cabe na maioria das picapes. MAs quem olha jamais vai imaginar isso.
Se vc partir realmente para o sub, procure nao colocar 2 subs, alem da caixa ficar muito grande, eh um custo grande (a caixa fica maior, sao 2 falantes, mais cabos, mais modulo, enfim, fica caro), procure comprar 1 sub de boa qualidade, acaba que o custo final fica igual ou menor e o resultado tb ficará melhor, a menos que esteja procurando puro SPL aquele gravao de tremer tudo, trincar vidro , nao ouvir nada alem de grave.
Mas como vc disse q nao qr usar modulo, provavelmente qr gastar pouco ou quase nada. Ai nao tem jeito, investe no kit 2 vias, um modulo legal pra ele e trata as portas, esquece o sub.
s se fosse um cabine estendida teria espaço ! na f250 mesmo cabine simples vem 4 2 nas portas e 2 atras do banco num canto perto do suporte do cinto !
os da porta ela até tem um pouco de isolamento , amentando um pouco o som , mas na verdade acho que nem serve para isto ! mas da uma ajuda no som ! mas isolar total melhor não tem como !
eu tenho um par de subs não sei bem se é sub mas é diferente de mid bass ! e 6 pol , será que tem concerto ? estão funcionando mas com um certo ruido !
olha só : me diz se é bom : tenho o par !
489807 489808 489809
achei que você tinha Troller , ficou só na vista ? mas uma hora ele aparece !
Troller-a-vista
18/01/2015, 20:11
pois eh meu amigo, fiquei vendo hehehhe vendo vendo vendo e ele foi embora uaheuahe mas uma hora volta! Sem problemas, vou curtindo o forum do memso jeito.
Esses buracos na coluna traseira, perto do cinto, normalmente sao feitos para falantes 6x9, tem que dar uma olhada, se for possivel usar lá, otimo, mas provavelmente nao vai dar certo, seria otimo pq ai nao interfere no espaco interno, nem atrapalha colocar aquelas tralhas que a gente poe atras do banco e esquece la ehhehe tem que desmontar e olhar, já vi umas fotos na internet que o cara cortou um pedaco do plastico e moldou la uma caixa de fibra de vidro selada, deve ter ficado legal, se vc tem tempo e alguem que saiba trabalhar legal com isso, manda ver!
Sobre esses falantes: sao mid bass, nao sao subwoofer, nem woofer (woofer é um falante em desuso, justamente pelo uso do mid bass que ganhou qualidade e facilidade de montagem! basicamente ele tocava um grave gostoso mas nao subgrave, ficava nos tampoes de antigamente, eram pesados, usavam muita energia e nao tinham muita qualidade, entao foi dividido sua funcao entre midbass e subwoofer, particularmente eu gosto do grave que ele produz, que é um grave mais SONORO e menos PRESSAO, ou seja, vc ouvia mais a pancada do que sentia... mas isso eh papo pra outra postagem, nem vou entrar no merito).
Voltando pro mid bass, é um falante polivante, vai bem em portas, vai bem em pezinhos e semelhantes., Pezinhos são caixas seladas ou não, que vao normalmente perto dos pés (mas podem ir perto dos bancos ou dentro das portas mesmos, ai sao chamados de DOOR PORTS), independente de onde vao instalados e se são seladas ou dutadas, sua função é tocar graves e médios, ele faz isso com muita polivancia e qualidade.
Tocam muito mal sub graves (eles nao descem tanto a frequencia) racham o sub grave e pior ainda os agudos.
A funcao do mid bass é dar aquela sensacao gostosa no som, aquela empolgada, sabe qdo toca a tua musica preferida oiu vc ta puto e aumenta o som? Entao... é nele que vao acontecer as magicas pra vc rir a toa e ficar balancando a cabeca no meio do transito.
Por isso o mid bass é importante, claro , q sem o twitter o agudo nao sai e nao vai ter voz, guitarras, instrumentos de alta frequencia, mas o mid bass é aquele que empolga, se vc ter um mid bass que nao desce tanto, vc pode por um subwoofer e ter menos buracos nas frequencias tocadas, se o mid desce muito, provavelmente vai haver um buraco nas media/altas frequencias ate o tw entrar em acao.
Mas nao se preocupe com isso agora, deixa isso pra qm realmente gosta de som e investe nisso.
Esses mid bass sao muito parecidos (qdo nao o mesmo) dos mid bass do kit 2 vias. Com a diferenca que nao tem o crossover nem o twitter... Sao realmente mid bass, inclusive ta escrito isso no adesivo atras... Só é um pouco antigo.
Se estao com ruidos, rachando (som que parece um peido), com borda rasgada ou ao apertar o cone ele raspa (da pra sentir com os dedos), vc pode sempre conserta-los.
O problema de consertar é que quase nunca fica bom, ou a cola e ruim, ou o produto a ser cnsertado é de qualidade diferente, a precisao da colagem e da centralizacao nunca sao iguais da fabrica... Alem do que, um kit desses novo, vc compra com twiter e crossover por 300 pila, um conserto nunca vai ficar menos de 80 reais, nao acho muito viavel. Sem contar que um vai ficar sempre diferente do outro (isso ocorre em fabrica tb mas em menor escala).
Ha os fanaticos, tarados, malucos por som que pegam um falante ruim, desmontar e tunam ele inteiro, fica muito bom, mas esse cara demora dias, semanas para conseguir isso, usam produtos internamente que valem muitas vezes o proprio falante zero... Nao é disso que estamos falando ok?
Se vc se interessa por som, eu usaria esses falantes de testes, pra vc aprender, usar em diferentes locais, formas, potencia, etc...
Se isso nao eh teu hobby, compra novos ehhehe
Lembrando que tratar uma porta nao é dificil, só é um pouco trabalhoso, vc compra as mantas, tira toda forracao da porta, da uma limpada por dentro (porta é um negocio bem sujo, ainda mais de carro que vai em terra!), lubrifica bem travar e vidros, e coloca uma ou duas mantas na folha externa da porta (aquela que é vista por fora do carro, obviamente vai por dentro da porta neh...), depois é fazer o mesmo na parte interna da porta, onde vao os forros, com a atencao de nao deixar aparente qdo recolocar o forro, pode usar silicone ou carpete para vedar melhor o buraco do falante (se usa tb carpete ou uma manta especial na folha externa bem onde fica a bunda do falante, isso ameniza as pancadas do falante). pode-se usar manta no forro tb, vai melhorar ainda mais o som.
Esse tratamente é importante por dois motivos: o primeiro é diminuir vibracoes ou eliminá-los das portas, especialmente dirigindo e tocando musica, a porta vibra muito e isso gera alem de barulho um incomodo sonoro pros falantes tremendo, a segunda coisa claro é criar uma especie de caixa de som selada (que nunca fica perfeita claro mas pode ser melhorada e muito!). Isso vai gerar mais som, mais qualidade e obviamente vai diminuir e muito o barulho exterior, dando a sensacao de melhora completa do som.
*estou fazendo mil coisas ao mesmo tempo, demorei 1 hora pra escrever isso e o outro post, se esqueci de algo ou ficou estranho, perguntem ai ... as vezes posso ter me perdido pela qtidade de coisa q estou faznedo..
BrunoDallanora2013
18/01/2015, 23:28
pois eh meu amigo, fiquei vendo hehehhe vendo vendo vendo e ele foi embora uaheuahe mas uma hora volta! Sem problemas, vou curtindo o forum do memso jeito.
Esses buracos na coluna traseira, perto do cinto, normalmente sao feitos para falantes 6x9, tem que dar uma olhada, se for possivel usar lá, otimo, mas provavelmente nao vai dar certo, seria otimo pq ai nao interfere no espaco interno, nem atrapalha colocar aquelas tralhas que a gente poe atras do banco e esquece la ehhehe tem que desmontar e olhar, já vi umas fotos na internet que o cara cortou um pedaco do plastico e moldou la uma caixa de fibra de vidro selada, deve ter ficado legal, se vc tem tempo e alguem que saiba trabalhar legal com isso, manda ver!
Sobre esses falantes: sao mid bass, nao sao subwoofer, nem woofer (woofer é um falante em desuso, justamente pelo uso do mid bass que ganhou qualidade e facilidade de montagem! basicamente ele tocava um grave gostoso mas nao subgrave, ficava nos tampoes de antigamente, eram pesados, usavam muita energia e nao tinham muita qualidade, entao foi dividido sua funcao entre midbass e subwoofer, particularmente eu gosto do grave que ele produz, que é um grave mais SONORO e menos PRESSAO, ou seja, vc ouvia mais a pancada do que sentia... mas isso eh papo pra outra postagem, nem vou entrar no merito).
Voltando pro mid bass, é um falante polivante, vai bem em portas, vai bem em pezinhos e semelhantes., Pezinhos são caixas seladas ou não, que vao normalmente perto dos pés (mas podem ir perto dos bancos ou dentro das portas mesmos, ai sao chamados de DOOR PORTS), independente de onde vao instalados e se são seladas ou dutadas, sua função é tocar graves e médios, ele faz isso com muita polivancia e qualidade.
Tocam muito mal sub graves (eles nao descem tanto a frequencia) racham o sub grave e pior ainda os agudos.
A funcao do mid bass é dar aquela sensacao gostosa no som, aquela empolgada, sabe qdo toca a tua musica preferida oiu vc ta puto e aumenta o som? Entao... é nele que vao acontecer as magicas pra vc rir a toa e ficar balancando a cabeca no meio do transito.
Por isso o mid bass é importante, claro , q sem o twitter o agudo nao sai e nao vai ter voz, guitarras, instrumentos de alta frequencia, mas o mid bass é aquele que empolga, se vc ter um mid bass que nao desce tanto, vc pode por um subwoofer e ter menos buracos nas frequencias tocadas, se o mid desce muito, provavelmente vai haver um buraco nas media/altas frequencias ate o tw entrar em acao.
Mas nao se preocupe com isso agora, deixa isso pra qm realmente gosta de som e investe nisso.
Esses mid bass sao muito parecidos (qdo nao o mesmo) dos mid bass do kit 2 vias. Com a diferenca que nao tem o crossover nem o twitter... Sao realmente mid bass, inclusive ta escrito isso no adesivo atras... Só é um pouco antigo.
Se estao com ruidos, rachando (som que parece um peido), com borda rasgada ou ao apertar o cone ele raspa (da pra sentir com os dedos), vc pode sempre conserta-los.
O problema de consertar é que quase nunca fica bom, ou a cola e ruim, ou o produto a ser cnsertado é de qualidade diferente, a precisao da colagem e da centralizacao nunca sao iguais da fabrica... Alem do que, um kit desses novo, vc compra com twiter e crossover por 300 pila, um conserto nunca vai ficar menos de 80 reais, nao acho muito viavel. Sem contar que um vai ficar sempre diferente do outro (isso ocorre em fabrica tb mas em menor escala).
Ha os fanaticos, tarados, malucos por som que pegam um falante ruim, desmontar e tunam ele inteiro, fica muito bom, mas esse cara demora dias, semanas para conseguir isso, usam produtos internamente que valem muitas vezes o proprio falante zero... Nao é disso que estamos falando ok?
Se vc se interessa por som, eu usaria esses falantes de testes, pra vc aprender, usar em diferentes locais, formas, potencia, etc...
Se isso nao eh teu hobby, compra novos ehhehe
Lembrando que tratar uma porta nao é dificil, só é um pouco trabalhoso, vc compra as mantas, tira toda forracao da porta, da uma limpada por dentro (porta é um negocio bem sujo, ainda mais de carro que vai em terra!), lubrifica bem travar e vidros, e coloca uma ou duas mantas na folha externa da porta (aquela que é vista por fora do carro, obviamente vai por dentro da porta neh...), depois é fazer o mesmo na parte interna da porta, onde vao os forros, com a atencao de nao deixar aparente qdo recolocar o forro, pode usar silicone ou carpete para vedar melhor o buraco do falante (se usa tb carpete ou uma manta especial na folha externa bem onde fica a bunda do falante, isso ameniza as pancadas do falante). pode-se usar manta no forro tb, vai melhorar ainda mais o som.
Esse tratamente é importante por dois motivos: o primeiro é diminuir vibracoes ou eliminá-los das portas, especialmente dirigindo e tocando musica, a porta vibra muito e isso gera alem de barulho um incomodo sonoro pros falantes tremendo, a segunda coisa claro é criar uma especie de caixa de som selada (que nunca fica perfeita claro mas pode ser melhorada e muito!). Isso vai gerar mais som, mais qualidade e obviamente vai diminuir e muito o barulho exterior, dando a sensacao de melhora completa do som.
*estou fazendo mil coisas ao mesmo tempo, demorei 1 hora pra escrever isso e o outro post, se esqueci de algo ou ficou estranho, perguntem ai ... as vezes posso ter me perdido pela qtidade de coisa q estou faznedo..
sim a f250 são todos 6x9 !
não sou fã mas queria um pouco mais de pancada mas não nas portas atras do banco e por estes mid bass parecerem bons eu comprei de um amigo ! realmente ele é impresionante ! é forte ! por mais pequeno que seja é forte !
a questão de arrumar não me importa se sair mais que um novo pois acho que não se encontra novos deste modelo !
não curto um som grande tipo 10 pol 8 ! ainda mais que estamos falando de um cabine ! não a necessidade , som muito forte prejudica a audição ! não quero ficar velho e surdo ( bom velho vou ficar ) mas não quero ficar surdo !
costumo ouvir a radio num volume baixo ou medio só levanto atoda numa musica bem boa ! kk
não sei se ja mostrei ! mas aqui uma enjambração minha : note a musica até mais ou menos a batida !
levando em conta a camera ruim de som e tambem o usb que fiz !
https://www.youtube.com/watch?v=HLJ1qEclMQQ
EngenheiroGaucho
20/01/2015, 12:17
A f1000 é 1995.
EngenheiroGaucho
20/01/2015, 12:18
me metando um pouco ! que ano é a F1000 ? os originais é 4 pol com adaptador para 5 pol ! eu coloquei um de 6 pol mas tive que recortar um ouco as lata!
a F1000 é 1995
EngenheiroGaucho
20/01/2015, 12:50
indico vc fortemente a ler o topico sobre falantes na frontier... é exatamente a mesma coisa que esta descrito la, com a benéficie de que nao ter que instalar nada atras...
simples, barato e de qualidade pra quem esta dentro.
Troller, pesquisei o topico indicado mas não encontrei.
é muito antigo esse tópico?
obrigado!
a idéia que tenho é colocar 2 falantes nas portas, bons, e se possivel embaixo do painel 2 de 6", também verificar a necessidade de um módulo para por embaixo do banco. Verifiquei que tem muito pouco espaço atras do banco para um Sub.
o rádio já comprei um Pioneer, como foi citado, barato e regular. quero som para ouvir na cabine, nada de competição.
vlw, abraço!
BrunoDallanora2013
20/01/2015, 12:52
a F1000 é 1995
to bolando para por uns mid bass forte atras do banco ! vou fazer uma caixinha de mdf pequena para por eles e forrar com couro cinza igual do assoalho !
EngenheiroGaucho
20/01/2015, 13:02
to bolando para por uns mid bass forte atras do banco ! vou fazer uma caixinha de mdf pequena para por eles e forrar com couro cinza igual do assoalho !
Se fizer, quando concluir nos enviar algumas fotos...
Troller-a-vista
20/01/2015, 16:54
Bruno, com oq ue vc descreveu, com essa gambi, esse radio, esses falantes bravox, estamos falando de coisas absolutamente diferente (nao digo opostas mas diferentes).
Aqui nesse topico explico um pouco sobre isso: http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/143270-auto-falantes-originais-nissan-frontier-2013-a.html?highlight=clarion ..
Se vc quer qualidade, esquece bravox, esquece tape, esquece gambiarra pra fazer funcionar usb, etc.... Voce pode estar com boas intencoes, mas munido de coisas nem tao boas assim... Sabe aquele cara que compra uma pampa 4x4 e quer fazer altas trilhas? o cara esta com boas intencoes mas nao da pra pensar numa 4x4 de verdade, saca? mesmo arrumando, tendo carinho, etc etc etc... nao vai ser um troller.
Troller-a-vista
20/01/2015, 17:02
Troller, pesquisei o topico indicado mas não encontrei.
é muito antigo esse tópico?
obrigado!
a idéia que tenho é colocar 2 falantes nas portas, bons, e se possivel embaixo do painel 2 de 6", também verificar a necessidade de um módulo para por embaixo do banco. Verifiquei que tem muito pouco espaço atras do banco para um Sub.
o rádio já comprei um Pioneer, como foi citado, barato e regular. quero som para ouvir na cabine, nada de competição.
vlw, abraço!
Engenheiro, o topico é esse http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/143270-auto-falantes-originais-nissan-frontier-2013-a.html?highlight=clarion
Veja há MUIIIIIIIIIIIIIITAAA diferenca entre um som de competicao, seja pra qualidade ou spl ou trio, prum som legal. Inclusive em valores.
Por exemplo, um som de competicao, pode comecar a pensar em 10 mil reais, um som pra ouvir legalzinho dentro do carro pode pensar em 2.500 +-, e nao eh tao diferente por exemplo de um som ruim !
Por exemplo, um kit de coaxiais, vc vai gastar entre 150 e 300 reais, ja um kit 2 vias de entrada, nada profissional mas que já é MUITO melhor que esses coaxiais, vc vai gastar ... entre 200 e 400 reais. Veja vc gasta o mesmo ou quase nada a mais e tem 10x mais qualidade.
Claro que se for tratar porta, comprar amplificador, investir em cabos, em um player de qualidade, a conta sobe, sobe rapido, mas nao é esse o caso, as dicas que estou dando aqui no forum, sao muito proximas de valores e interesses daquelas experimentadas pelos instaladores por ai ... Esses quea doram colocar adesivo da loja deles no teu carro sem vc permitir.
Esse ';e um forum 4x4, nao de aficionados em som, entao sigo essa linha. quem quiser algo mais especifico vai procurar em outros foruns.
Essa sua ideia de por 2 falantes bons na porta ou embaixo do painel, se mal escolhidos, provavlemente vai gastar BEM mais do que aquilo que estou indicando e ficar 1/10 do que poderia ficar ...
Vai por mim, kit 2 vias, amplificador pra toca-lo legal, radio bom, escuta por um tempo, tenho certeza que vc vai ficar feliz, nao ficando ai sim partimos pra instalar sub, amps melhores, players melhores... ok?
Qdo escrevo isso, teho em mente que vcs tem boa vontade, mas nao sabem diferenciar de fato um som de qualidade de um alta fidelidade, nao sabem as diferencas de frequencia, sensibilidade, qs, potencia, clipagem etc... E nem vao querer saber pra ser sincero ehhehe A coisa é ter som legal, sem gastar os rins nem tao pouco ficar por ai de porta aberta mostrando o som pra outros ...
BrunoDallanora2013
20/01/2015, 19:26
Bruno, com oq ue vc descreveu, com essa gambi, esse radio, esses falantes bravox, estamos falando de coisas absolutamente diferente (nao digo opostas mas diferentes).
Aqui nesse topico explico um pouco sobre isso: http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/143270-auto-falantes-originais-nissan-frontier-2013-a.html?highlight=clarion ..
só fiz por hobby ! me desafiaram que não ia funcionar ai eu fiz ! hehehe mas to comprando um radio melhor !
a o son por mim ta de bom tamanho ! só = os mid bass forte atras do banco e deu ! com amplificador ! ten uns pequenos
Se vc quer qualidade, esquece bravox, esquece tape, esquece gambiarra pra fazer funcionar usb, etc.... Voce pode estar com boas intencoes, mas munido de coisas nem tao boas assim... Sabe aquele cara que compra uma pampa 4x4 e quer fazer altas trilhas? o cara esta com boas intencoes mas nao da pra pensar numa 4x4 de verdade, saca? mesmo arrumando, tendo carinho, etc etc etc... nao vai ser um troller.
só fiz por hobby ! me desafiaram que não ia funcionar ai eu fiz ! hehehe mas to comprando um radio melhor !
a o som por mim ta de bom tamanho ! só os mid bass forte atras do banco e deu ! com amplificador ! ten uns pequenos bons mais ou menos né ?
Troller-a-vista
20/01/2015, 21:17
bruno, eu sempre digo: se esta bom pra vc, ta otimo entao... serve pra td neh?
mid em sua grande maioria funcionam bem em portas e em pezinhos, seu som tem frequencias medias e baixas, e toca em stereo.
Por isso colocar um mid atras podem nao tem sua funcao bem desempenhada. Diferente por exemplo do sub, que soh toca um tipo de som, mono e de baixas e baixissimas frequencias... o sub vc pode por quase em todos os lugares que sua funcao sera feita (claro q com menor ou maior desempenho).
Coloca ai, testa, faz vc mesmo tenho certeza q sera igual ou melhor que pagar, e se ficar ruim vc perdeu pouquissimo $$$
EngenheiroGaucho
21/01/2015, 12:19
Engenheiro, o topico é esse http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/143270-auto-falantes-originais-nissan-frontier-2013-a.html?highlight=clarion
Veja há MUIIIIIIIIIIIIIITAAA diferenca entre um som de competicao, seja pra qualidade ou spl ou trio, prum som legal. Inclusive em valores.
Por exemplo, um som de competicao, pode comecar a pensar em 10 mil reais, um som pra ouvir legalzinho dentro do carro pode pensar em 2.500 +-, e nao eh tao diferente por exemplo de um som ruim !
Por exemplo, um kit de coaxiais, vc vai gastar entre 150 e 300 reais, ja um kit 2 vias de entrada, nada profissional mas que já é MUITO melhor que esses coaxiais, vc vai gastar ... entre 200 e 400 reais. Veja vc gasta o mesmo ou quase nada a mais e tem 10x mais qualidade.
Claro que se for tratar porta, comprar amplificador, investir em cabos, em um player de qualidade, a conta sobe, sobe rapido, mas nao é esse o caso, as dicas que estou dando aqui no forum, sao muito proximas de valores e interesses daquelas experimentadas pelos instaladores por ai ... Esses quea doram colocar adesivo da loja deles no teu carro sem vc permitir.
Esse ';e um forum 4x4, nao de aficionados em som, entao sigo essa linha. quem quiser algo mais especifico vai procurar em outros foruns.
Essa sua ideia de por 2 falantes bons na porta ou embaixo do painel, se mal escolhidos, provavlemente vai gastar BEM mais do que aquilo que estou indicando e ficar 1/10 do que poderia ficar ...
Vai por mim, kit 2 vias, amplificador pra toca-lo legal, radio bom, escuta por um tempo, tenho certeza que vc vai ficar feliz, nao ficando ai sim partimos pra instalar sub, amps melhores, players melhores... ok?
Qdo escrevo isso, teho em mente que vcs tem boa vontade, mas nao sabem diferenciar de fato um som de qualidade de um alta fidelidade, nao sabem as diferencas de frequencia, sensibilidade, qs, potencia, clipagem etc... E nem vao querer saber pra ser sincero ehhehe A coisa é ter som legal, sem gastar os rins nem tao pouco ficar por ai de porta aberta mostrando o som pra outros ...
Boa tarde Troller,
tem bastante informação no forum. somente para conhecimento, qual tua formação/profissão, de onde obteve esses conhecimentos em sonoridade.
Mais uma vez obrigado!
Troller-a-vista
21/01/2015, 14:37
Sou administrador formado e pós graduado pela Mackenzie SP. Sou consultor empresarial, trabalho com toda área administrativa (gestão, organização, planejamento estratégico, execução, novos negócios, reestruturação, POP entre outros). Atualmente busco uma nova oportunidade, se tiver algo disponível, sou todo ouvidos...
Meus conhecimentos em sonorização automotiva são parcos, longe de saber muito, sei na realidade muito pouco, por isso qdo posto aqui, levo em consideração que não estamos falando de som de campeonato, alta fidelidade, hi-fi, hi-end, etc... Disso não opino. Levo sempre em consideração que temos pouco a gastar com o som do carro e especialmente, acho uma inutilidade extrema gastar horrores com o som do carro pq simplesmente JAMAIS vai ficar proximo do perfeito, visto que o carro é um habitáculo irregular , cheio de sólidos diferentes e com a pior acústica disponível. Logo ficar gastando horrores com isso é inútil.
Eu comecei como a grande maioria começou: com o primeiro carro ! fui comprando, pedindo pra montar... ver o que acontecia, testando aqui e ali, perdendo muito dinheiro e achando que eu estava com um som "todo foda" . Até entrar numa loja em SP e ver um corsa igual o meu, gastando MENOS que eu , com equipo MAIS FRACO em potencia que o meu, dando um surra de chinele de pneu de caminhão sem clemencia .... Aí eu fui perguntar o que era aquilo, foi quando me apresentaram um kit 2 vias, um subwoofer de qualidade e um amplificador de qualidade.
O cara tinha 3x mais porta malas que o meu corsa (o meu era sedan e o dele hatch!) simplesmente pq a caixa era pqna e bem instalada, o amplificador era dividido corretamente, de menor consumo de bateira e melhor qualidade sonora, ficava debaixo do banco enquanto o meu era um trambolho que ocupava o resto do porta malas. Os falantes tinham uma potencia e qualdiade que eu nem sonhava...
Ai fui aprender melhor... Aprendi que na realidade eu nao tinha sido enganado por um monte de loja safada e sim na realidade essas lojas é que só tinham um bando de muleque crescido que não sabiam nem ler direito, quanto mais ter estudo , pesquisa, treinamento etc... Foram aprendendo sozinho e continuavam instalando a mesma coisa ha mais de 10 anos...
Ai o tempo passou, finalmente ganhei dinheiro pra comprar coisas boas e fui buscar instaladores de primeira pra fazer meu som. Deparei-me com dois aspectos:
a) se era um tiquinho bom, cobrava mais caro que todo equipo que eu tinha comprado mais seguro mais revisao de 1 ano mais gasolina...
b)se era pagável, era uma porcaria, fios errados, bitolas erradas, instalação porca, fios jogados, amperagem incorreta pros amplificadores, caixas fora de especificação... Enfim, tipico das 99% das lojas existentes, usa oq ue tem e tá certo, instalou e tocou foda-se o resto.
Fiquei com o som parado meses e comecei a pesquisar o assunto, cada vez mais, fazer simulações, comprar cabos separados, ate um dia ter coragem de desmontar o carro e eu mesmo instalar... demorou, me cortei algumas vezes mas fiz o som... Vi que no final, tendo as especificacoes na mão é basicamente um trabalho de suor, ou seja, senta, desmonta, corta fio, solda ou emenda, checa 3x pra saber se nada está errado, liga o som, regula, monta tudo de novo, regula novamente e voce fica tranquilo.
mais ou menos assim: se tem um zé qualquer que mal sabe escrever o nome consegue fazer, não é possível que um pós graduado, vivido, viajado e que não baba não consiga montar.
De fato ébem simples, basta ter boa vontade.
Troller-a-vista
21/01/2015, 15:39
esse forum ensinou e ainda ensina muita coisa: http://autoforum.com.br/
problema eh q la tem muito garoto de 12 anos, entao td q vc le, tem que reler, ver se eh realidade, verificar outros 100 topicos, pq a mulecagem le uma vez e sai vomitando a mesma cosia 100x ate aprender de fato. ai ficam centenas de topicos parecidos dizendo asneira, mas é facil, lendo o forum vc pega o jeito de qm manja e qm nao sabe nada, ai vc começa a dar mais credito...
EngenheiroGaucho
22/01/2015, 09:22
Tens razão Troller, a unica diferença é que se consome tempo para isso... e normalmente acreditamos que estamos numa loja confiável. mas não verdade o pessoal quer saber do $$$
Sobre uma nova oportunidade, caso tenha inglês fluente, sugiro buscar os recursos humanos da John Deere em Indaiatuba. Excelente empresa.
Troller-a-vista
22/01/2015, 10:06
opa, obrigado pela dica! ja vou procurar!
realmente consome um tempinho sim, eu fiz o seguinte, como fui comprando aos poucos, estudando, qdo fui fazer, reservei 3 horas numa tarde de sabado, deixei td preparado, na ordem da instalacao, e fiz fora do carro a fiacao (separei, cortei, medi, fiz as soldas no meu caso, os fusiveis, etc), no meu caso eu tinha feito um som um pouco mais complexo, tinham 2 modulos, 2 subwoofers, diversos sistemas de protecao, etc.
Entao coloquei o carro na garagem, arrumei um som na tomada, e fui fazendo, nao retirei muito acabamento, basicamente foram os apliques e borrachas das portas, por onde desparafusei e passei os fios para o porta malas e voltei, com o cuidado de de um lado irem fios de energia (todos bem presos com aqueles enforca-gatos) e do outro lado do carro irem os fios de som, isso evita ruidos e interferencias.
No carro mesmo demorei pouco tempo,em media gastei 1 hora e 30, pra qm nunca fez achei pouco, demora é por e tirar parafuso.
Mas o meu sistema foi complexo, ujm som mais simples gastará menos.
ricarvalhal
04/02/2015, 07:57
Segue link de minha caixa atras do banco. É um sub de 12", se não me engano a caixa tem 25 litros conforme necessidade do sub. Mas para som médio e agudo tem somente 2 6x9 .....
abraço
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/141065-f1000-1987-em-taubate-15.html
Bom dia
Deixei registrado no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/140313-adaptando-diesel-na-f1000-gas-52.html , uma receita que ficou bem bacana para montar SOM na Efe , e independente de Marcas de produtos , que isto vai de gosto e região , o esquema e disposição dos alto-falantes , ofereceram excelente qualidade sonora e não tomaram espaço útil na cabine ao ponto de atrapalhar ou ocupar espaço para os terecoteco que costumamos carregar atrás do banco !!!
Ficadica !!!
EngenheiroGaucho, de Três de Maio, com F1000 95, acho que conheço esse cara!!!! Fala Vô!!!!
Abre um tópico sobre a tua milona ai!! O pessoal é muito gente boa!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/133083-f1000-td229-4-minha-peca-rara.html
Abraço
EngenheiroGaucho
09/02/2015, 17:48
EngenheiroGaucho, de Três de Maio, com F1000 95, acho que conheço esse cara!!!! Fala Vô!!!!
Abre um tópico sobre a tua milona ai!! O pessoal é muito gente boa!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/133083-f1000-td229-4-minha-peca-rara.html
Abraço
É isso seu Moro... temo aí trocando idéia com o pessoal.. wlw.
Abraço!
EngenheiroGaucho
09/02/2015, 18:24
Bom dia
Deixei registrado no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/140313-adaptando-diesel-na-f1000-gas-52.html , uma receita que ficou bem bacana para montar SOM na Efe , e independente de Marcas de produtos , que isto vai de gosto e região , o esquema e disposição dos alto-falantes , ofereceram excelente qualidade sonora e não tomaram espaço útil na cabine ao ponto de atrapalhar ou ocupar espaço para os terecoteco que costumamos carregar atrás do banco !!!
Ficadica !!!
Randal, muito boa a tua instalação... vou instalar um kit de 2 vias nas portas e uma caixa com sub e modulo atras do banco.
Vlw.
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