Ver Versão Completa : Luz do ABS e falha do velocímetro S10 2.8 4x4 2011
Gustavozander
15/01/2015, 23:02
Boa noite caros colegas...
Estou com falha no velocímetro e a luz do sensor do ABS acendeu e não quer mais apagar. Tem alguma relação entre esses dois componentes?
Obs: Quando troquei os discos e pastilhas de freio não foi feito o (reset do ABS), isso interfere em algo?
Li em alguns tópicos aqui do site, que esse é um procedimento fácil e pode ser feito... Pode ser feito realmente?...
Li também sobre a limpeza desses sensores, o que posso fazer a respeito?
O velocímetro está com falhas e demonstra muita oscilação, tem algo a ver com falhas no sensor de velocidade?
Será que este sensor de velocidade interfere no funcionamento do ABS, fazendo com que se indique que o sistema está com anomalia?
Muito grato pela atenção...
Um abraço e boa noite a todos...
Gustavo Zander...
Gustavozander
21/01/2015, 16:11
Olá pessoal...
Estou retornando, para dizer que consegui solucionar o problema mencionado no início do tópico.
O problema era realmente o sensor de velocidade, pois o mesmo, funciona enviando informações da velocidade para a central.
Como esse sensor estava defeituoso, o sensor do ABS não poderia funcionar corretamente, pois o mesmo precisa das informações do sensor de velocidade para que possa atuar de maneira correta.
Ou seja, resumidamente falando, com o sensor de velocidade estragado, a central não recebia informações sobre a velocidade do veículo, o que deixava o sistema de ABS sem informações e inoperante fazendo com que se acenda a luz do ABS no painel.
Muitas vezes esse defeito pode ser confundido com o defeito do sensor do ABS. Mas deve-se tomar cuidado, o fato do sensor estar inoperante não é estar defeituoso ou estragado.
OBS: Interessante que logo em seguida, começou a acender a luz da injeção e o sensor de velocidade influencia ai também. De maneira "geral", quando acelera a viatura, a central comanda o sistema de acordo com a necessidade do veículo para aquele momento. Com o sensor de velocidade defeituoso, a central acaba não tendo informações da velocidade correta fazendo com que se acenda também a luz de injeção indicando que há anomalia, porém, é só o sensor.
Um abraço a todos...
Espero ter colaborado com alguma informação...
Gustavo Zander...
Gustavozander
21/01/2015, 16:16
Troquei o sensor e já peguei estrada para testar. Foi tudo bem não apresentou defeitos...
Um abraço a todos...
Gustavo Zander...
Olá Gustavo, minha s10 2.8 2010
Após andar uns 40km ela acende a luz (Abs) e a luz ( ! ) e o velocímetro também começa a falhar e até mesmo para de funcionar. Quando o carro está frio funciona normal e depois de andar 40km começa tudo novamente. O seu problema era assim também?
Gustavozander
01/12/2015, 11:38
Opa... Olá Raynno...
A luz do ABS não apagava e o velocímetro não funcionava já no instante em que eu andava com a viatura, não existia tempo de espera para daí começar a apresentar sintomas...
Agora no seu caso, poderia fazer uma leitura da ECU para ver o que pode estar acontecendo... As vezes pode não apresentar nada na leitura... Isto por que nem tudo o que é problema envolvendo luzes de advertência e anomalia, está relacionado a ECU.
E, se não apresentar nada e continuar os problemas, tem que ir inspecionando os setores até achar o defeito...
Desculpa pelo atraso na resposta, acredito que Você já tenha até resolvido seu problema :wink:...
Um abraço Raynno até...
Evandro Medeiros de Souza
29/08/2018, 22:03
Esta com o mesmo problema do Amigo ai
minha s10 2.8 2010
Após andar uns 40km ela acende a luz (Abs) e a luz ( ! ) e o velocímetro também começa a falhar e até mesmo para de funcionar. Quando o carro está frio funciona normal e depois de andar 40km começa tudo novamente. O seu problema era assim também?
dois problemas possiveis sensor de velocidade do cambio 4x4 ou diferencial 4x2,e outro mais comum modulo abs.
Evandro Medeiros de Souza
25/09/2018, 22:40
algum amigo tem o contato do Raynno
emal ,tel , ou algo assim pois a minha caminhonete esta aprasentando o mesmo problema igualmente a dele e ninguém ate agora descobriu o que é
Raynno
Olá Gustavo, minha s10 2.8 2010
Após andar uns 40km ela acende a luz (Abs) e a luz ( ! ) e o velocímetro também começa a falhar e até mesmo para de funcionar. Quando o carro está frio funciona normal e depois de andar 40km começa tudo novamente. O seu problema era assim também?
Adriano Leonardo
19/01/2019, 00:43
algum amigo tem o contato do Raynno
emal ,tel , ou algo assim pois a minha caminhonete esta aprasentando o mesmo problema igualmente a dele e ninguém ate agora descobriu o que é
Raynno
Olá Gustavo, minha s10 2.8 2010
Após andar uns 40km ela acende a luz (Abs) e a luz ( ! ) e o velocímetro também começa a falhar e até mesmo para de funcionar. Quando o carro está frio funciona normal e depois de andar 40km começa tudo novamente. O seu problema era assim também?
Olá Gustavo, minha s10 2.8 2010
Após andar uns 40km ela acende a luz (Abs) e a luz ( ! ) e o velocímetro também começa a falhar e até mesmo para de funcionar. Quando o carro está frio funciona normal e depois de andar 40km começa tudo novamente. O seu problema era assim também?
A minha S10 estava com esse problema. O que solucionou foi o seguinte, troquei os sensores de velocidade das rodas pois estavam cortados porém não solucionou o problema. Então eu descobri que o módulo elétrico do ABS dela é que dava problema e o problema dessa central é apenas um relé que danifica-se, comprei um relé numa eletrônica da minha cidade foi um de 12v 10A (o original é 12V5A se não me engano, mas não achei este e vi que o de 10A poderia ser utilizado sem problemas) me custou uns 4 reais, tirei o módulo elétrico que são 4 parafusos torkx (vc pode andar no carro sem ela); tirei só a tampa com cuidado usando só a pontinha de um estilete e levei numa eletrônica da minha cidade, pedi pra ele de-soldar as solenoides (que são 8 cilindrozinhos prateados) e com isso a placa solta, aí é só de-soldar o relé antigo e soldar o novo no lugar; soldar as solenoides de volta; passar pasta térmica nova em uns pontos que vc vai perceber onde é pq vão ficar marcados da pasta antiga e depois cole a tampa no lugar com um silicone de alta temperatura (aqueles pretos) e ponha no lugar de novo. Pronto as luzes do ABS e da (!) apagaram até hj e o ABS voltou a funcionar novamente. Espero ter ajudado! Qualquer dúvida só perguntar.
Adriano Leonardo
19/01/2019, 00:52
Esse vídeo que achei no YouTube explica melhor o que disse acima
https://www.youtube.com/watch?v=aAqyASJlzxI
Esse aqui foi um vídeo que eu fiz mostrando como trocar o sensor da roda dianteira
https://www.youtube.com/watch?v=unB4BdzMG48
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