Ver Versão Completa : T-Case Willys, desmontando
Pessoal,
Boa noite, estou desmontando, pelo menos tentando desmontar minha T-Case para limpar e pintar ela antes de colocar na nova configuração do meu Jeep...
Ja tirei o Carter e soltei outros para fusos, porem ao tentar remover a peça que liga o cardan (nao sei o nome dela rs) ela sai uns 3 cm e trava, nao desgruda da T-Case, alguém pode me ajudar com isso? Alguma dica?
abs
489503489504
Nao sei direto , mas me parece que esta prendendo no garfo , mandei umas vistas explodidas para ajudar ...
Pessoal,
Boa noite, estou desmontando, pelo menos tentando desmontar minha T-Case para limpar e pintar ela antes de colocar na nova configuração do meu Jeep...
Ja tirei o Carter e soltei outros para fusos, porem ao tentar remover a peça que liga o cardan (nao sei o nome dela rs) ela sai uns 3 cm e trava, nao desgruda da T-Case, alguém pode me ajudar com isso? Alguma dica?
abs
Meloni,
Obrigado pelas imagens..
Nao estou conseguindo soltar essa porca, a peça gira e não sei como travar para poder trabalhar, alguma dica?
489512
antonio umino
15/01/2015, 12:51
Esta porca da frange do cardan..
Um pito da medida da porca mais uma ferramenta..
Esta ferramenta vc faz, com uma barra de ferro chato de 3/8 por 1"1/4 mais ou menos de espessura. com comprimento de 50 a 60 cm....
Mede a frange em diagonal. (onde vai os grampos da cruzeta).
Com uma broca de 5/16 faz os furos e mais um no centro de 3/8 onde vc vai colocar um parafuso de 3/8 de mais ou menos de 5 " (cinco polegadas) com rosca inteira, o melhor um pedaço de barro roscavel de 3/8. mais duas porcas.
Parafusa esta ferramenta no lugar da frange no lado oposto ao que vc vai tirar a porca. como tem um sentido para roscar a porca faz um apoio na bancada e com a chave de pito faz força para tirar a porca.... se não conseguir no braço. pega um pedaço de caibro e bata na extensão... ok. até soltar a porca.
Para tirar a frange. retire a ferramenta e coloque no lugar da frange sem a porca... parafuse na frange com parafusos de 5/16 e no centro o de 3/8 com uma porca pelo lado do eixo entalhado. e com a chave vai roscango que a frange sai.. (as vezes a frange sai sem fazer força..)
Abçs
489514489513
antonio umino
15/01/2015, 12:55
Ao tirar o eixo entalhado.
Tem uma trava que trava o rolamento.
Deu um trabalho danado para tirar esta trava (tem que ter um alicate proprio para tirar esta trava)..como não tinha.
Bom qualquer duvida tem um tópico que ajudei a pessoa montar esta caixa de reduzida...Pesquise que vc acha.
Precisando estamos aqui.
grande abraço.
Ao tirar o eixo entalhado.
Tem uma trava que trava o rolamento.
Deu um trabalho danado para tirar esta trava (tem que ter um alicate proprio para tirar esta trava)..como não tinha.
Bom qualquer duvida tem um tópico que ajudei a pessoa montar esta caixa de reduzida...Pesquise que vc acha.
Precisando estamos aqui.
grande abraço.
Agora entendi ... otima ideia .. eu soltei travando o eixo piloto do cambio ...:shock::parede:
Deste jeito é muito mais facil e vou usar para trocar os retentores do pinhao do diferencial ..
antonio umino
15/01/2015, 17:25
Meloni.
Vejo que vc é de São Miguel Arcanjo....
Não sei te falar qual a saida da cidade. acho que para o litoral. tem um barracão na beira da pista, há muito tempo vi um jeep lá.
Já puseram para rodar??? ou venderam....
Parece que estava guardado....
abçs
Ola pessoal!
Obrigado novamente Meloni. T-Case parcialmente desmontada :)
Não vou retirar as engrenagens, o meu problema era duas travas que seguram umas das guias da T-Case, nao sei o nome, mas tem uma de cada lado e dentro do canal que elas selam tem 2 molas, 2 esferas e um bastonete..
As engrenagens estão todas ok, o que devo trocar como manutenção preventiva? Alguém sabe dizer?
Agora vou limpar, pintar e fechar novamente..
Antonio,
Obrigado pela dica, para tirar eu prendi em torno :)
abs
Meloni.
Vejo que vc é de São Miguel Arcanjo....
Não sei te falar qual a saida da cidade. acho que para o litoral. tem um barracão na beira da pista, há muito tempo vi um jeep lá.
Já puseram para rodar??? ou venderam....
Parece que estava guardado....
abçs
Pra falar a verdade , estou em São Paulo e vou todos os finais de semana para São Miguel . Nos últimos dois finais de semana passei por lá e não vi nada .
Mas agora volta para lá no final do mês , vou dar uma olhada para ver se acho ..
Pessoal,
Quais retentores devo trocar? É fácil?
abs
Thiago Rodeghel
16/01/2015, 00:41
Pessoal,
Quais retentores devo trocar? É fácil?
abs
Tem dois retentores maiores onde sai na flange da cruzeta dos cardans, e 2 retentores menores um para cada eixo da alavanca... o restante são juntas. Naqueles pratos que são das flanges que vc fixa a cruzeta, tem um feltro ali dentro... é mais uma proteção para os retentores.
[s]
Pessoal,
Onde ficam os retentores das alavancas?
Da para acessar eles sem remover as engrenagens?
abs
Pessoal,
Ja estou quase no ponto de fechar a T-Case novamente e surgiu uma duvida, preciso lubrificar algo antes de fechar ou sera tudo lubrificado ao colocar o óleo? E outra coisa, que óleo usar e qual a quantidades?
abs
Pablo.pinto2007
17/01/2015, 20:17
Opa! Amigo não sei se te falaram... mas tome muito cuidado, monte minuciosamente pois o que tem de gente por aí que desmonta e quando monta dá problema, quebra engrenagem e o preju é enorme... não tô te querendo pôr medo não... até porque quando desmontei a minha fiquei me perguntando, como alguém pode montar isso errado? é isso... não vi a turma de orientar a colocar o pino chorão com rolamento, existe até um kit, mas tem muita oficina que tem a receita própria, a minha fui eu quem troquei (na verdade o torneiro que já é profissional em willys, presta serviço para oficinas especializadas da cidade) deu toda a dica e eu só instalei... inclusive não concordei com a forma como fazem, mas ele me garantiu ser a forma que todos fazem e que não dá problema, então segui sua receita e realmente não tive problemas... aí vc me pergunta qual a vantagem, a resposta era pra ser óbvio, fica mais silenciosa, já que o original são roletes e gaiolas abertas, enfim, na minha não notei nada de diferente, mas é porque a minha já tem um roncado característico devido uma engrenagem que comprei sem ser casada... enfim...
Coloca umas fotos da finalização pra gente ver!!!
Parabens!!
Pablo
Thiago Rodeghel
18/01/2015, 02:41
Pessoal,
Ja estou quase no ponto de fechar a T-Case novamente e surgiu uma duvida, preciso lubrificar algo antes de fechar ou sera tudo lubrificado ao colocar o óleo? E outra coisa, que óleo usar e qual a quantidades?
abs
Tem um nível do lado direito (lado do passageiro) da Tcase, um bujão na lateral, encha até vazar por ali... Eu uso óleo EP 140 da Shell ou Texaco, são 30000km, com engrenagens zeradas, perfeitas, sim o óleo é grosso, parece até graxa, mas tenho usado e foi o melhor que usei até hj, dica de um senhor, era mecânico do Exército, usava este óleo nas viaturas e caminhões militares... Não precisa lubrificar nada a mais... No cambio é outra história, no meu caso, tenho um Clark 5m, uso óleo 75w90
[s]
Pablo,
Obrigado pelas dicas, mas "acho" que nao se aplicam ao meu caso, nao removi as engrenagens, estao todas ok e firmer :)
Estas são imagens antes da limpeza
489785 489786489787
Capa seca do opala moderno embuchada e pintada:
489788
Cambio de chevette CL2505-D 5M pintado:
489789
Peças da T-Case Limpas
489790489791489792489793489794
abs
Thiago,
Obrigado pelas dicas do óleo! Então é fechar, instalar e completar o óleo com o indicado, isso?
abs
Thiago Rodeghel
18/01/2015, 11:53
Thiago,
Obrigado pelas dicas do óleo! Então é fechar, instalar e completar o óleo com o indicado, isso?
abs
Sim isto mesmo, compre todas as juntas e retentores, a Sabó ainda fabrica, se não encontrar na sua cidade, a Agromotor ainda tem a venda. Minha dica, silicone Locktite Preto, é o melhor, porém caro 30 reais em média. Limpe bem, desengraxe tudo, e use as juntas de papel, com silicone em ambos os lados, tem as instruções no verso do silicone, se vc seguir não tem erro, não se esqueça de colocar o feltro nas juntas que saem do cardan, ajudam bastante na vedação e proteção.
O óleo, segundo o manual e puristas, é o 90, mas como eu uso, já tem um bom tempo, não tive problemas com o 140, e o mecânico que me deu a dica, trabalhava no exército, foi o ideal para mim. Isto que exigi bastante da minha Tcase, em longas viagens, em alta velocidade...
[s]
Paulo Leit
18/01/2015, 21:28
Olá Pilatti,
Vendo suas fotos ,Tem a capa seca do opala embuchada ?
Vc não trocou o piloto ?
O piloto do chevette é mais curto q do opala.
O rolamento é menor (isso a bucha já resolve ) porém é mais fino, aí a tulipa do opala não aperta e o retentor não vai ter pista para ele ( o piloto fica mais para dentro).
E eu aconselho vc montar todas as engrenagens (da parte central do câmbio) primeiramente na capa seca.
Vai a dica ,abraço..
Olá Pilatti,
Vendo suas fotos ,Tem a capa seca do opala embuchada ?
Vc não trocou o piloto ?
O piloto do chevette é mais curto q do opala.
O rolamento é menor (isso a bucha já resolve ) porém é mais fino, aí a tulipa do opala não aperta e o retentor não vai ter pista para ele ( o piloto fica mais para dentro).
E eu aconselho vc montar todas as engrenagens (da parte central do câmbio) primeiramente na capa seca.
Vai a dica ,abraço..
Oi Paulo,
Tudo bem? Não entendi muito bem. Você se refere a moringa isso? Ela não irá prender o rolamento embuchado porque o rolamento além de menor é mais fino, confere? Preciso fazer um embuchamento entre a moringa e o rolamento?
Só não entendi a parte de montar as engrenagens, o câmbio está montado, você diz para fixar a casos seca nele antes de montar a t-case?
Abs
Na minha T-Case usei somente a cola sem as juntas de papel que não encontrei. Será que vai vazar? Ainda não coloquei óleo.
antonio umino
19/01/2015, 09:49
Matraka.
Também montei uma reduzida, só que fiz as juntas de papel, tipo capa de veja.......
Passei cola de silicone e boa não vaza.....
ainda não está rodando....
abçs
Compra velumoide pra fazer as juntas, tem em espessuras diversas, encontra em lojas de ferramentas...
Aqui deve ter: http://www.ferramentaskennedy.com.br/loja/
Abraço...
Paulo Leit
19/01/2015, 20:37
Oi Pilatti,
É a moringa mesmo,mais o detalhe é q eixo piloto do chevette é mais curto q do opala, não seria mais prudente já por tudo do opala( piloto e rolamento) , quanto ao montar primeiro as engrenagens do câmbio na capa seca é por causa do rolamento de agulhas ( o pequeno) , ter cuidado para cair os roletes para dentro do mesmo.
Até mais..
Oi Pilatti,
É a moringa mesmo,mais o detalhe é q eixo piloto do chevette é mais curto q do opala, não seria mais prudente já por tudo do opala( piloto e rolamento) , quanto ao montar primeiro as engrenagens do câmbio na capa seca é por causa do rolamento de agulhas ( o pequeno) , ter cuidado para cair os roletes para dentro do mesmo.
Até mais..
Entendi..
Pensei em comprar o rolamento do opala e o eixo piloto, mas só o eixo é mais caro do que paguei no cambio.. Por isso optei por fazer o embuchamento e em vários locais vi que aparentemente não há problemas na diferença de tamanho dos eixos..
Pessoal,
Uma duvida.. Eu nao me recordo..
Comecei a fechar a T-Case e percei que ao apertar os parafusos das peças que cobrem as pontas dos eixos (onde ligo os cardans) estes ficam extremamente pesados para girar com a mao. É normal? Estao assim pq a caixa esta sem oleo? Ou tem algo errado?
abs
Pessoal,
Uma duvida.. Eu nao me recordo..
Comecei a fechar a T-Case e percei que ao apertar os parafusos das peças que cobrem as pontas dos eixos (onde ligo os cardans) estes ficam extremamente pesados para girar com a mao. É normal? Estao assim pq a caixa esta sem oleo? Ou tem algo errado?
abs
Problema resolvido. Comprei juntas e agora esta perfeita, antes estava usando apenas a junta de silicone..
Agora tenho outra dúvida.. Como desmonto essa parte do cambio, preciso retirar a parte de trás para trocar pela Flange que ligará a T-Case ao cambio CL2506D (Chevette), só falta tirar essa trava para continuar a montar, alguma dica?
Tentei puxar com um alicate sem sucesso :(
490709
Ian Jeep
24/01/2015, 02:09
Problema resolvido. Comprei juntas e agora esta perfeita, antes estava usando apenas a junta de silicone..
Agora tenho outra dúvida.. Como desmonto essa parte do cambio, preciso retirar a parte de trás para trocar pela Flange que ligará a T-Case ao cambio CL2506D (Chevette), só falta tirar essa trava para continuar a montar, alguma dica?
Tentei puxar com um alicate sem sucesso :(
490709
Quando fui colocar a trava, foi só batendo com uma alicate, agora pra tirar, acredito q batendo com um pino menor pouca coisa q o diâmetro da trava, batendo com cuidado até o mesmo sai do outro lado, cuidado pra não cair dentro da caixa.
Abraços e boa sorte.
Quando fui colocar a trava, foi só batendo com uma alicate, agora pra tirar, acredito q batendo com um pino menor pouca coisa q o diâmetro da trava, batendo com cuidado até o mesmo sai do outro lado, cuidado pra não cair dentro da caixa.
Abraços e boa sorte.
Valeu Ian..
Deu certo, tinha pensado nisso, mas não tinha sentido o furo do outro lado consegui tirar de boa.. :)
abs
antonio umino
24/01/2015, 21:32
Esta trava...
é pino elastico..
abçs
Pessoal,
Olha o conjunto montado, cambio chevette CL2505D, flange AdapBrasil e minha T-Case origial :)
490913
Pessoal,
Troquei retentores e feltro da peça que é ligada ao cardan.. O feltro novo tem a espessura de quase 2 feltros, coloquei e apertei o parafuso , ficou muito, muito pesado, é isso mesmo? ou esse feltro deve ser dividido em 2?
abs
Ian Jeep
28/01/2015, 00:32
Conjunto montado
490954
Parabéns, serviço limpo, sem gambis e alinhado!
É isso ai, mão na massa.
Abraços e boa sorte.
Parabéns, serviço limpo, sem gambis e alinhado!
É isso ai, mão na massa.
Abraços e boa sorte.
Valeu Ian :)
Lucianols
02/05/2018, 15:34
Quai são os retentor do cj3 T-Case e pinhão ?
Olá pessoal, alguém poderia me ajudar, a minha T-case esta parcialmente desmontada para troca de rolamentos e retentores, a minha duvida é: Ao desmontar vi q n tinha esse tal Feltro, ele é instalado entre o rolamento e o retentor?