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Ver Versão Completa : Adaptando motor 2.4 flex no GV 4 portas



Elisson
13/01/2015, 17:08
Saudações pessoal.


Depois de tantas idas e vindas, e depois de um ano com o carro parado resolvendo o que fazer achei um mecânico na região mais louco do que eu que disse que faria a adaptação. Ele queria por um AP 2.0, mas como eu sou DIFERENTE, (sou hétero hein), quis optar por um motor mais novo, flex, com mais cavalaria e com um pouco mais de torque, daí apareceu uma doadora; uma s10 executive preta PT 2011 flex de seguradora. Aproveitei o ensejo e peguei o radiador com ventolina e mangotes.

Problemas e opiniões eu sei que virão, mas de todo jeito essa semana o Bixão verde tá entrando na oficina pra adaptar o bixinho em anexo.

Em seguida vou postando os percalços.....já de primeira consegui ver que o platô e disco aparentam não encaixar na CM e que o cárter do bixo é maior que o do GV. O radiador da S10 também é largão, então muita coisa vai mudar no cofre.


O carro é esse aqui, um Grand Vitara manual 4 portas, manual e ano 2000 com lift 1" (calços de borrachas)

o custo da "brincadeira" até agora tá assim:

Motor 2.4 Flex com fiação, módulo, pedal do acelerador etc R$ 6.000,00
Radiador da S10 com Ventolina R$ 750,00
Caixinha dos mexânicos do desmanche (tiraram o motor) R$ 40,00 (oportunistas)*
Custo da adaptação do motor (sem peças mangueiras etc) R$ 1.500,00
Total R$ 8.290,00

Bom, isso é uma parcial. Depois do motor no lugar (até lá tem mangueiras da direção hidraúlica entre outros) vem a instalação elétrica e ar condicionado que vai mudar uma mangueiras (acredito eu).


Assim que as coisas forem acontecendo vou adicionando informações. Até breve.

Sonhador
13/01/2015, 18:11
Acompanhando ... vamos ver o resultado

Chuva
13/01/2015, 20:31
Show!! Acompanhando!!

(oba!! quero ver a parte elétrica tb, hein..)

[ ]

jipezuki
13/01/2015, 20:33
Legal ! Boa sorte no projeto !!

Ricardo Passoni
13/01/2015, 21:08
Elisson é isso ai ! Vai dar certo ja teve um Tracker que colocaram MWM portanto cabe! Vamos acompanhando a jornada , vai postando e se possivel mandando fotos.
Abraco

Elisson
14/01/2015, 10:28
Obrigado pelo apoio positivo pessoal.

E Ricardo, vai ter que dar messssmmooo....hehehhehehehe.. a previsão que o mecânico me deu foi que o motor esteja no lugar até o final do mês, contagem regressiva pra amanhã ele entrar na oficina. Saindo da mecânica, vamos a elétrica e talvez no carnaval ele já esteja funcionando (espero que deste carnaval de 2015), sem ar condicionado pq aí será outra novela mas vai!!! :putz: (passagem de mangueiras etc).

Possivelmente ele virará uma Sgrantara Flex (s10 com grand vitara) hahahhahaha..........


Em breve atualizações...

eduardodidi
14/01/2015, 11:35
show, boa sorte e muita paciência!!

LFC
14/01/2015, 14:16
show, boa sorte e muita paciência!!

Esse motor GM deve casar bem com a caixa do Ômega, vale uma pesquisada.
Abs e boa sorte>
LFC

Fabil
15/01/2015, 12:21
assistindo!!

leodbc
15/01/2015, 12:47
Acompanhando!

Imagino que vai ficar show!!

Abraço!

Pescador4x4
16/01/2015, 10:41
Eita!!!

Agora vai!!! KKKK

Acompanhando e torcendo!!!

Abs!

Elisson
16/01/2015, 16:13
Eita!!!

Agora vai!!! KKKK

Acompanhando e torcendo!!!

Abs!

É isso ae parceiro, vamos voltar a atividade!!! heheheh...abraço.

Ontem já estacionei o bixo na oficina, de agora em diante atualizações dos pormenores. Vamos simbora.....

Elisson
22/01/2015, 23:42
Notícias, notícias, notícias...não vou mentir que estava apreensivo se a "urna" iria acomodar bem o volante/disco/platô. E o resultado é esse aí, casou! Agora é partir pra flange motor/caixa, eixo primário que tá curto, alinhamento caixa/motor, e a questão do platô/disco/colar que amanhã veremos. :euforico:

Faltou um detalhe, a partida que é mais pra fora do que a acomodação na caixa. Possivelmente haverá corte desse espaço e um enxerto soldando com aluminio pra compensar. Mas menos uma dor de cabeça com relação a urna! :palmas:

Portug@
23/01/2015, 00:33
Cara te desejo boa sorte na empreitada e acredito que vai ser interessante mas que mal lhe pergunte, pq vc tá fazendo isso?

Sem crítica, apenas curiosidade.

Abs

Elisson
23/01/2015, 09:24
Cara te desejo boa sorte na empreitada e acredito que vai ser interessante mas que mal lhe pergunte, pq vc tá fazendo isso?

Sem crítica, apenas curiosidade.

Abs

Olá Portug@. Tô fazendo isso depois de tentativas frustradas de tentar retificar o motor do carro, chegando a gastar 13 mil num periodo de 3 anos na mão de mecânicos furrecas que não sabiam o que estavam fazendo (ou sabiam me ludibriando pra não dizer pior).

Daí pensei, se é pra gastar mais que seja pra melhor e pra sair da mão dos ladrões, digo, ludibriadores, vou arrumar um motor que a oferta de peças seja mais fácil, conserto também, flex, mais novo, e mais potente com relação ao original. :)

Portug@
23/01/2015, 16:13
Olá Portug@. Tô fazendo isso depois de tentativas frustradas de tentar retificar o motor do carro, chegando a gastar 13 mil num periodo de 3 anos na mão de mecânicos furrecas que não sabiam o que estavam fazendo (ou sabiam me ludibriando pra não dizer pior).

Daí pensei, se é pra gastar mais que seja pra melhor e pra sair da mão dos ladrões, digo, ludibriadores, vou arrumar um motor que a oferta de peças seja mais fácil, conserto também, flex, mais novo, e mais potente com relação ao original. :)


Devidamente compreendido, vc tá certissimo, boa sorte e irei acompanhar.

Abs

Elisson
01/02/2015, 21:44
Atualizandoo.....

Motor 2.4 Flex com fiação, módulo, pedal do acelerador etc R$ 6.000,00
Radiador da S10 com Ventolina R$ 750,00
Caixinha dos mexânicos do desmanche (tiraram o motor) R$ 40,00 (oportunistas)*
Custo da adaptação do motor (sem peças mangueiras etc) R$ 1.500,00
Chapa de 2cm, 50x50 pra flange do motor R$ 120,00

Total R$ 8.410,00

O Mala do mecânico havia me prometido o motor no lugar ontem, mas previsão de mecânico é como compromisso com rapariga, sempre terá outro trabalho no lugar.

Furação da chapa com gabarito do motor já está ok. Falta furação da caixa na chapa, abertura da chapa pra partida e atuador da embreagem. Como amanhã é feriado na cidade, o trabalho só recomeça na terça e mais uma semana pra frente. Após a furação da chapa e deixar ela ao menos redondinha, é partir pra fixação da dos coxins e ver como colocar o radiador...se é que vai dar. Em breve mais notícias.

Marlio Frizzera
02/02/2015, 12:18
Muito bem sou novo aqui mas, gosto muito de 4x4.



Gran Vitara 2.016v 99/00

Múcio Luiz
02/02/2015, 16:28
Opa, não sou vitareiro (quase comprei um GV 98), mas quem sabe um dia?
Acompanhando,

[]s!

DiêgoÁxel
10/02/2015, 00:32
Acompanhando...

Elisson
10/02/2015, 09:23
Atualizandoo.....

Motor 2.4 Flex com fiação, módulo, pedal do acelerador etc R$ 6.000,00
Radiador da S10 com Ventolina R$ 750,00
Caixinha dos mexânicos do desmanche (tiraram o motor) R$ 40,00 (oportunistas)*
Custo da adaptação do motor (sem peças mangueiras etc) R$ 1.500,00
Chapa de 2cm, 50x50 pra flange do motor R$ 120,00
Corte da chapa no torneiro R$ 250,00
Mão de obra do Eletricista R$ 800,00 ( já combinamos o valor, mas ele só pega quando o motor/caixa tiver no lugar.)


Total R$ 9.460,00


E na foto a flange já com as furações da caixa e motor e o guia do primário no centro do volante. Tá andando, a passo de tartaruga com dor de barriga mas tá andando.......

Elisson
19/02/2015, 11:46
atualizandoo....


Bom, caixa e motor "no lugar" pra ajustes no cofre agora.. tá no lugar, mas sem o cárter, pois com ele o motor ficou acima do caput uns 10 a 15 cm. O trabalho será concetrado em: remodelação do cárter, corte da flange (pois ficou topando no diferencial), e posicionamento dos coxins do motor.


Segue foto anexo....

Fabil
19/02/2015, 13:39
o que pretente fazer com o carter?

rfdex
19/02/2015, 14:10
Troque uma idéia com o Rogério Bacellar, de SP. O criador do kit de adaptação do AP no Niva e outros! O cara é um gênio e muito bom de serviço. Se ele já tiver feito este serviço, irá te passar as dicas. Fala que foi o Raphael, do Niva Diesel de Brasília, que recomendou para você tirar eventuais dúvidas. Não tenho o tel dele, mas é fácil achar no google. Abraço

Elisson
19/02/2015, 19:03
o que pretente fazer com o carter?

Olá Fabil. Pelo que eu entendi ele vai remoldar o cárter de acordo com o do GV, agora como ele vai fazer isso sem perder a litragem só Deus e ele sabe.... vamos acompanhando..

Elisson
19/02/2015, 19:04
Troque uma idéia com o Rogério Bacellar, de SP. O criador do kit de adaptação do AP no Niva e outros! O cara é um gênio e muito bom de serviço. Se ele já tiver feito este serviço, irá te passar as dicas. Fala que foi o Raphael, do Niva Diesel de Brasília, que recomendou para você tirar eventuais dúvidas. Não tenho o tel dele, mas é fácil achar no google. Abraço

Obrigado Raphael, com certeza entrarei em contato pra ver se ele já fez algo do tipo...abraço.

Elisson
25/03/2015, 09:44
Atualizando a bagaça......


O negócio deu uma parada pois o mecânico é uma tartaruga nadando pra trás em meio um rio descendo pra o mar. O motor já está adaptado a caixa, deixei hoje o primário pra alongar e o cárter para fazer um pequeno detalhe. Como podem ver na imagem foi tirado uma boa parte dele pra que ele coubesse sem encostar no diferencial e na altura em cima não encostar no capô. Aí vocês me perguntam: E a litragem como irá compensar?! Bom, diz ele que arrumando um filtro de óleo maior fica tudo ok sem dar problemas de aquecimento...... Tá bem adiantado, ainda faltando fazer os calços do motor, será utilizado os coxins do GV ...:putz:.....quando estiver pronto mostro fotos com detalhes....


Valor já tá chegando próximo dos 10 mil com despesas de solda etc......em breve vai um relatório completo também...

Fabil
25/03/2015, 10:08
se o problema do menor volume de oleo for apenas o aquecimento, nada que um radiador de oleo nao resolva..

abs

Elisson
25/03/2015, 14:41
se o problema do menor volume de oleo for apenas o aquecimento, nada que um radiador de oleo nao resolva..

abs

Vlw Fabil, grato pela dica! :concordo:

rfdex
25/03/2015, 17:51
Voce ligou para o Rogerio, em SP? Com esse valor eu teria levado o carro para ele mexer...

Lantimant
25/03/2015, 19:28
Acompanhando...

Perdido
25/03/2015, 21:24
Acompanhando x2

Elisson
26/03/2015, 11:05
Voce ligou para o Rogerio, em SP? Com esse valor eu teria levado o carro para ele mexer...


Olá Raphael, estou em ARAPIRACA - ALAGOAS, só o custo pra ele MEXER no meu carro, de transporte eu gastaria no mínimo uns R$ 1.200,00. O que inviabilizaria o projeto.

:concordo:

Elisson
29/04/2016, 18:47
Bom pessoal, devido a participação nas redes sociais acabei esquecendo do tópico.
Muita coisa mudou, o eletricista que cobrou 800 sumiu, depois apareceu aumentando o valor e cheio de desaforo então mandei ele pra pqp e arrumei outro, mais caro, mas com a garantia de que ia ficar bom do jeito que ficou.

Segue abaixo o relato.

paguei 6 mil no motor completo (alternador, bomba hidraulica, compressor, etc) chicote e módulo elétrico. O mecânico pediu R$ 1.500,00 para fazer instalação, o eletricista pediu mais R$ 2.000,00, na Flange eu gastei R$ 300,00, eixo piloto alongado da S10 com serviço de torno mais R$ 700,00 e gastei mais R$ 1.500,00 entre outras coisas que foram aparecendo. Bom, foi feito a flange que foi uma chapa de 2cm de espessura tendo a furação da caixa original com furação do motor, alongado o primário, remodelado o cárter da s10 de aluminio e colocado um reservatório pra compensar o corte do mesmo. Esse reservatório ficou com 3,3 L (o cárter da s10 pega 5.8L) quando reduziu ele ficou só com 2,5L, então pra não dar aquecimento nem falta de óleo fizemos esse reservatório (um extintor pequeno cortado dando a litragem exata necessária fixado na chassi e passando mangueira de pressão de óleo para o parafuso do carter para que se comunique com o cárter. O pescador do motor da S10 também foi remodelado e ajustado para a nova posição de óleo do cárter. Acho que foi isso...o carro agora é FLEX E COM ACELERADOR ELETRÔNICO. A chave estou usando a original e o imobilizador está ligado direto com o code da chave próximo ao módulo. O eletricista pegou o sinal do velocimetro e puxou pra o painel e só não conseguiu ligar o RPM, mas para este estou comprando um computador de bordo que vende no ML que joga a informação no parabrisas e inclusive com consumo etc. Então ficou filé. O carro tá uma bala!!! Consumo na cidade 6,5km/L e estrada de 9,5 a 10/L em média....no final, o mesmo consumo com mais torque e resposta mais rápida!

Vendi parte do motor em peças e faturei R$ 4.200,00, então o gasto se equilibrou nos 8 mil em média.

O primeiro eixo piloto paguei 80,00 de torneiro mas só durou 3 meses. Quebrou na solda. O 2º vai em uns 60 dias já, o torneiro me cobrou 180,00 e o cara que cobrou 400,00 pra tirar a caixa, abrir, trocar o eixo e o rolamento.

Elisson
11/05/2016, 08:56
Acrescentando.....


Usando o kit de embreagem da S10 2.4 Flex......

Vitor3c
11/05/2016, 18:16
Parabéns Elisson.
Pensei que tinha abandonado o projeto, pois tinha uma rifa né.

Agora é curtir o JIPE.

Elisson
12/05/2016, 08:40
Parabéns Elisson.
Pensei que tinha abandonado o projeto, pois tinha uma rifa né.

Agora é curtir o JIPE.

Foi um momento de fraqueza....kkkkkkkkkkkkkkkkk.....estava pensando em investir na empresa, mas o comércio deu uma esfriada em geral e se tivesse feito o investimento talvez tivesse ferrado.... Hoje é só curtição!

Rodrigo_China SSA
30/11/2023, 10:50
Já Fiz essa adaptação em casa e foi bem tranquilo, comprei a flange pronta da adapta brasil e usei o motor 2.0 8v do vectra o carro ficou muito melhor. assim que eu tive um tempo vou postar aqui todos os detalhes