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MATOSWR
13/01/2015, 14:47
SUZUKI SAMURAI MULT-USO

Ao comprar meu Suzuki Samurai precisei fazer uma reforma e revisão geral. Então fica a duvida, manter original ou fazer uma preparação?
Como pretendia usar o carro também no dia-a-dia e as vezes em trilhas mais pesadas onde não queria levar meu Jimny decidi por fazer melhorias. Essas tinha apenas a função de tornar o carro melhor para o dia-a-dia e também otimizar seu uso off-road.

Deixo aqui para que sirvam de dicas para quem tem Samurai:

Carro quando comprado:

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Velas de Iridium – reduz a necessidade de troca, pois duram muito. Os Jimny´s atuais vem com vela de Iridium (duram mais de 90mil km). Também troquei cabo de vela e tampa da bobina pra deixar a ignição 0 km.

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Troca junta flexível da direção. Comprei um kit importado com uma qualidade maior que a do original e incomparavelmente melhor do que adaptar a borracha do fusca.

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Instalação do Ar condicionado – indispensável para o conforto para o dia-a-dia no calor do Rio. (criei um tipico no fórum com o passo-a-passo da instalação.
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Pintura interna em bate-pedra, torna o carro mais robusto e reduz corrosão . O forração interna foi substituita por borracha. Mais fácil manutenção e limpeza.
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Adaptação do banco traseiro para rebater. Comprei a trava de fixação do banco de um samurai Americano e soldei no meu banco. Fixei o suporte no piso e pronto. Agora o banco traseiro rebate facilmente, facilitando a transporte de bagagem.
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Guanchos de fixação da caçamba da Fiat Strada. Usei para facilitar a amarração e trasporte de carga no carro. Na segunda foto mostra como foram fundamentais quando transportei uma prensa hidráulica muito pesada por mais de 100km.
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Mostradores a mais no painel. Fixei sobre o painel do velocímetro. São três: um voltimetro, um conta-giro e um medidor de temperatura da água.
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Relogio, inclinômetro e Altímetro. Como meu samurai era básico compre esses itens separados. Não é preciso cortar nenhum fio, na parte de trás do painel tem todas as conexões para a instalação.Rádio Px Cobra. Uso principalmente em viagem para ouvir as “noticias” do transito na frequência dos caminhoneiros. Já me livrou de muitos engarrafamentos.
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Luz Break Light do Vitara Canvas Americano. Comprei nos Estados Unidos e instalei no Samurai, é quase plug-in-play. Basta fazer um furo no suporte original. Pode parecer apenas estético, mas acredito que ajude os motoristas a perceberem que você esta freando.
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Para melhorar a habilidade offroad decidi não mexer muito.

Instalei um Quebra-mato com mesa para guinho (comprado no caminhodaspedras4x4.com.br). Guincho MileMaker 6000 com cabo de Kevlar ideal para o peso do carro e farol Hella.
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Pneus Mud BFGoodrich 215/75/15 – não precisa mudar nada, não altera a estabilidade do carro e nem afetou muito o consumo.
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Snorkel – Instalei para cruzar alguns trechos de rio (raro) e para enfrentar os alagamento das chuvas de verão no Rio (muito comum). Foi comprado na Gama4x4

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Uso o carro para passeio, para trilhas média e as vezes para trabalhar. Ando em engarramentos sem problema e no mato também.

O consumo:
Rodovia plana, andando a 90km: 11,3 km / l
Rodovia com declives e aclives, com a ligado: 10km/l (medido na Viagem Rio-Ilha Bela-SP (01/01/2015)

jipezuki
13/01/2015, 20:37
Parabéns !! Boa sorte com o carro !!

pedropedreiro
14/01/2015, 16:02
Parabéns !! Boa sorte com o carro !!
Ótimas dicas!

MATOSWR
15/01/2015, 10:49
Agora vou partir para a forração dos bancos e capota.