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Ver Versão Completa : Instalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo



MATOSWR
13/01/2015, 12:49
Ar Condicionado no Suzuki Samurai 94

Bem estou criando esse tópico para detalhar a instalação do ar condicionado num Suzuki samurai que não tinha ar de fabrica.
Primeiro eu optei por instalar um ar original. Isso depois de ver vários relatos que o ar universal instalado por lojas não gelava.
Primeiro passo então: comprar um ar original de alguém que tinha tirado do samurai. No meu caso precisava ser de um samurai 92 a 95. Visto que após 95 muda o modelo do samurai e também do ar.
Conseguir o ar foi a tarefa mais difícil, depois de pesquisar muito e colocar anúncios no “compra peças” aqui no fórum só apareciam ar incompleto. Ou seja, sempre faltava alguma coisa.
Então racionalizei. Listei as peças do ar condicionado e verifiquei quais obrigatoriamente tinha que ser originais e quais não deveria ser usadas , sob pena de não funcionar bem.

Segue e a lista:

1. Caixa condensadora – precisa ser original para manter a originalidade dentro do carro;
2. Controle do painel – idem item acima;
3. Chicote elétrico com Centralina – precisa ser original para fazer o carro não morrer com o ar ligado em baixas rotações.
4. Válvula VSV – Ela fica localizada na parede corta fogo, atras da TBI, quando o ar é ligado ela desvia uma quantidade maior de ar diretamente para a TBI o que faz aumentar a rotação em marcha lenta. (essa peça é fundamental para o carro funcionar o ar bem me marcha lenta)
5. Filtro secador – não é recomendável ser usado pois podem estar sujo. (parti para um universal)
6. Condensador – não encontrei original em bom estado (muitos estão amassados ou muito sujos. (parti para um universal)
7. Compressor e mangueiras. (Comprei usado em bom estado, mas o compressor é igual ao do uno 1.0 até o ano 2000) . Levei as mangueiras numa loja especializada para trocar a borracha que estava ressecada e para adaptar as conexões ao novo condensador.
8. Ventoinha – com o condensador novo também comprei uma nova, universal que no futuro será de fácil reposição.

Com as peças listadas parti para a compra: Chicote e Centralina só achei no eBay, outras peças não valiam comprar pelo eBay devido ao elevado peso, que encarece muito o frete.
Caixa condensadora, compressor e mangueiras comprei usado.
Condensador (Condensador Behr Universal 11,5 x 19 x 16) , ventoinha comprei novos no site da Netair.com.br.
Adaptação das mangueira fiz numa loja especializada em bonsucesso aqui no Rio de Janeiro.

Com tudo comprado só restava instalar o ar. Para facilitar consegui um manual de instalação detalhado do ar.

Seguem as fotos:

Primeiro retirei o painel - não é necessário, mas eu fiz para poder limpara todo o sistema de ventilação. Estava muito sujo. Feito isso foi apenas conectar o chicote, instalar o comando do ar, e a caixa condensadora. É necessário marcar bem para fazer os furos das mangueiras para a caixa condensadora.
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Feito isso só montar o painel no lugar.
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Agora era partir para o compartimento do motor.
Retirei o radiador e montei o evaporador como o original.
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Fiz os suporte com chapa de aço galvanizado.
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Depois de verifiquei se tudo encaixava perfeitamente.
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Montei o radiador no lugar com o evaporador. A ventoinha entra depois, tem que retirar agrade fronta para monta-la.
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Montando o compressor. Primeiro identifiquei o lugar. Montei os suportes que foram previamente pintados com tinta preta fosco. Usei parafusos de inox, são mais caros mais duram muito.
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Depois conectei a válvula VSV na TBi e conectei o chicote elétrico. ( o chicote do ar é dividido em duas partes, uma que fica dentro da cabine e outra que fica no cofre do motor. É necessário ajustar a abertura da valvula VSV, para isso é preciso medir a rotação do motor em marcha lenta. Com o carro em marcha lenta, aquecido SEM ar ligado a rotação deve ser de aproximadamente 800 RPM. Ligando o ar a válvula é aberta e a rotação deve ficar em torno de 1000 RPM, se não estive assim basta ajustar na própria válvula VSV no parafuso.

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Conectei as mangueiras e o filtro secador
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A única peça que não consegui foi o interruptor de temperatura do água (foto abaixo) No meu carro no lugar dele tem um sensor de temperatura da água para um mostrador no painel. O interruptor original não pode ser substituído por sensores de temperatura como alguns fazem, visto que sua função é outra. Ele desliga o ar sempre que a temperatura do motor passa de 113oC. Para que o ar condicionado funcione eu conectei o fio a parafuso do coletor, quando eu conseguir o interruptor eu coloco no lugar.
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Feito tudo levei o carro para dar carga de gás e colocar o lubrificante no sistema. O ar funciona perfeitamente. Segue o manual em PDF para instalação: 489315

rfdex
13/01/2015, 13:55
Que show!!!! Meus parabéns pela empreitada e principalmente por compartilhar de forma tão didática aqui no fórum. Abraço.

smagarss
19/01/2015, 12:05
Cara parabéns! Eu tenho um samuca teto auto 91, sera que as adaptações sao as mesmas? To pensando em colocar no meu tambem. Aqui em SP ta muito quente.

smagarss
19/01/2015, 12:16
Ah... esqurci de pergunta. Qual preço medio de tudo instalado sem mao de obra so pra eu ter ideia. Abraço.

MATOSWR
23/01/2015, 00:37
Ah... esqurci de pergunta. Qual preço medio de tudo instalado sem mao de obra so pra eu ter ideia. Abraço.

Olá Smagarss. Acho que minha instalação ficou por uns 1200 reais. Eu mesmo instalando. Você pode comprar um kit completo de alguém que tirou do Samurai mais barato que isso. Mas qualquer técnico em ar vai dizer que uma instalação deve trocar o filtro secador e o evaporador. A principio dá pra adaptar quase tudo. Mas não deve deixar de instalar uma válvula VSV (item 4 da minha lista e foto 14), pois é ela que vai aumentar a rotação na marcha lenta quando o ar condicionado estiver ligado. Essa válvula você também pode tirar do ar do Suzuki swift mais fácil de achar num ferro velho. A caixa do condensador é bom ser original pra encaixar direito embaixo do painel. O reto é só adaptar, inclusive o botão que liga e deliga basta você comprar um genérico quadradinho (acha no Mercadolivre) . vlw

shuribes
11/05/2015, 22:29
Show de bola a empreitada. Sabe dizer qual é o interruptor de temperatura do água que dá certo para adaptar, tentei ligar, o meu tbém está direto, tentei ligar no normal do marcador de temperatura mas não funciona.
Valeu.

Fsraulino
24/08/2015, 19:06
Excelente este tópico. A disponibilização do manual de manutenção de AC será de grande serventia.
Estava dando uma geral na TBI e no coletor de admissão e também acabei quebrando o interruptor térmico do AC. Uma parte ficou dentro do coletor de admissão, em consequência passei uma broca e fiz rosca com um macho M10 a fim de colocar um sensor de temperatura comercial.
O sensor não serviu de nada, então tive que aterrar o fio desse sensor para o AC continuar funcionando.
O correto é colocar o interruptor térmico original, de 1 Pino, mas na Suzucar está custando R$ 195.
Pelo que entendi, é um interruptor do tipo "Normalmente Fechado" que abre o contato quando a temperatura atinge 113ºC. O AC do Samurai somente funciona enquanto o fio estiver aterrado (fechado).
Procurei muito, mas realmente não existe equivalente igual no comércio.
No catálogo da MTE-Thomson encontrei o Interruptor Térmico código 743 ( 2 pinos - rosca M10 - abre com 107ºC) que julgo ser o mais próximo do modelo do Samurai. Como é de 2 pinos, um deles teria que ser aterrado.
Nas imagens, a primeira contém o interruptor original e, na outra, o MTE-Thomson 743, que está custando R$ 42,00 no Mercadolivre.

Fsraulino
28/11/2015, 12:52
Para completar o conteúdo do post anterior, coloco a foto do Interruptor Térmico código 743 instalado no coletor de admissão do Samuca. A foto foi tirada com celular e está meio desfocada, mas dá para entender.
O fio vermelho, que tem um acabamento amarelo, é que está aterrando um dos terminais do interruptor. O interruptor custou em torno de R$ 45.

rfdex
28/11/2015, 18:29
Muito bom!!!

ivancs
19/04/2020, 15:08
Pessoal, uma dúvida que tenho a respeito do ar condicionado do samurai:

Meu ar condicionado parece que tem um mal contato naquela chave deslizante de regulagem de temperatura. Volta e meia o rele do compressor fica desarmando, aí eu dou uma mexida nessa chave deslizante e ele arma de novo. Eu achava que essa chave apenas liberava a água quente para o aquecedor, mas parece que tem alguma iteração elétrica com o ar condicionado. Alguém pode confirmar? No manual que o @MATOSWR disponibilizou, item 7 e figura 14 é citado um "temperature control resister". Seria ele que pode estar dando problema?

Outra dúvida é se o ar de vocês consegue dar vazão com o carro parado em marcha lenta. Nessa situação em dia quente o meu ar não serve praticamente para nada...

MATOSWR
20/04/2020, 23:18
Oi. Ali dentro tem um pequeno interruptor, que desliga o ar condicionado quando você aciona o ar quente. Pode ser mau contato nele. Para tirar essa peça é facil, basta tirar o botão e puxar ela. Se ela tiver quebrada pode fazer um ligação direta, mas tem que lembrar de desligar o ar condicionado quando desligar o ar quente. Mas não tem mistério ali não.

Com dia quente como aqui do Rio, com o carro parado não esfria mesmo não. O melhor mesmo é levar numa oficina especializada, que testa o compressor, faz uma limpeza na linha. E tem que usar uma ventoinha na frente do condensador.





Pessoal, uma dúvida que tenho a respeito do ar condicionado do samurai:

Meu ar condicionado parece que tem um mal contato naquela chave deslizante de regulagem de temperatura. Volta e meia o rele do compressor fica desarmando, aí eu dou uma mexida nessa chave deslizante e ele arma de novo. Eu achava que essa chave apenas liberava a água quente para o aquecedor, mas parece que tem alguma iteração elétrica com o ar condicionado. Alguém pode confirmar? No manual que o @MATOSWR disponibilizou, item 7 e figura 14 é citado um "temperature control resister". Seria ele que pode estar dando problema?

Outra dúvida é se o ar de vocês consegue dar vazão com o carro parado em marcha lenta. Nessa situação em dia quente o meu ar não serve praticamente para nada...