PDA

Ver Versão Completa : Preparação band 79

guilherme hofman
12/01/2015, 01:35
Fala galera,seguinte meu pai tem uma band 79, e ele vai passar ela pra mim, gostaria de saber algumas modificações simples que posso fazer nela pra ela ficar boa de trilha ,ela ta pelada, com carroceria de madeira,enfim,qualquer ajuda é bem vinda, valeu

hercilio.neto
12/01/2015, 22:53
O primeiro passo é encurtar a carroceria para melhorar o ângulo de saída.
Pneus fazem diferença. Quanto mais agressivos, melhores para trilha.
Procure uma galera ou um jipe clube para fazer algumas trilhas e terá uma ideia melhor do que deve ser prioridade.

guilherme hofman
13/01/2015, 01:07
O primeiro passo é encurtar a carroceria para melhorar o ângulo de saída.
Pneus fazem diferença. Quanto mais agressivos, melhores para trilha.
Procure uma galera ou um jipe clube para fazer algumas trilhas e terá uma ideia melhor do que deve ser prioridade.
O que você me recomenda fazer em relação a suspensão dela? E pra encurtar a carroceria tem algum procedimento? Obrigado pela resposta

titanium
13/01/2015, 08:11
O que você me recomenda fazer em relação a suspensão dela? E pra encurtar a carroceria tem algum procedimento? Obrigado pela resposta

Bom dia Guilherme!

Parabéns por ganhar a Band!
Ela sendo 79, tem câmbio seco e motor Mercedes OM-314 maçarico.

O câmbio seco é bruto e a primeira marcha dele é bem reduzida!! Vai atender bem em trilhas!

Os eixos são parrudos, mas pelo fato de os semieixos serem de 6 estrias, é bom tomar cuidado, pois acaba ficando um POUCO (eu disse Pouco) mais frágil que as mais novas, que já vem com 30 estrias..
Então é bom evitar Trancos!

Preparação para trilha é algo muito relativo.
Antigamente se fazia trilha com pneus finos do tipo militar.
Hoje, a turma segue a filosofia de quanto mais Cravudo melhor o pneu...

Na verdade, na verdade, NÃO é bem assim.... (desculpa Hercilio!) rsrsrsrs

Tudo depende do TIPO de trilha que tem na região que você mora E Quais você vai curtir fazer.

Ex:
- trilha com pântanos e lamas, é bom ter um pneu FINO, Alto e cravudo.
- trilha em Dunas, areião e cascalho, é bom ter um pneu largo e não precisa ser alto e com POUCOS cravos (Um AT vai bem).

Mas preparação pra trilha é basicamente Pneu e algumas ferramentas tipo CintaS, PÁ, Hi-Lift e prancha de desatolagem.
Com isso já dá para fazer MUITA coisa!

Agora... como o mestre Hercilio falou, antes de tudo isso faz uma trilha com o pessoal do jipe clube da sua cidade para ir sentindo o tipo de trilha da região e o que você mais curte..

Eventualmente, pode ser que você curta mais trilhas leves e médias, com uma bela paisagem no final dela...
Digo isso por que tem gente que faz trilha que começa no Nada e vai pra Lugar Algum.. kkkkkkkkk
Aí se o cara vai com mulher e filhos, a familia vai reclamar.
rsrsrs

Quanto a suspensão, pode colocar Jumelos maiores num primeiro momento.

E depois você pensa em Bloqueio, Guincho (elétrico, hidráulico ou mecânico), SPOA...

Outra opção é você vender essa sua Band e já comprar uma "pronta pro crime"! rsrs
Aqui no fórum tem o Lengler que está vendendo (nos classificados) a Band Longa dele que já está SPOAda e com pneuzão enorme!
Ta bem cuidada e pronta pra curtir trilha.

Acho até que ele é da sua região.
E está procurando por uma pickup!!
rsrs

Abraços e bota fotos da criança aí para darmos uma babada!
:pipoca:

Abraços

hercilio.neto
13/01/2015, 08:36
Guilherme,
A preparação para trilhas envolve varias modificações e você deverá priorizá-las de acordo com o nível de dificuldades que decidir encarar.

Lembrando, trilha não deve ser feita sozinho, porque o barato está no companheirismo envolvido na aventura, mas principalmente porque é comum ficar com o jipe atolado, enroscado e até quebrado no meio do mato.
Procure uma galera ou um jipe clube para fazer uma trilha leve, pra começar hehe.

Seria interessante postar algumas fotos da sua picape, para que o pessoal possa dar seus pitacos, inclusive sobre como encurtar a caçamba.

A suspensão original é apropriada para encarar as trilhas, mas pode ser melhorada com jumelos articulados e numa configuração mais elaborada, até adotado o SPOA.
As picapes que não usam a caçamba original não tem problemas com espaço para pneus, então mexer na suspensão não é prioridade.

Pneus grandes, a partir de 33", são melhores na trilha mas nas Band sem reduzida o ideal é usar pneus de 31".
Caso use pneus grandes, terá que queimar embreagem nos trechos travados. Além disso nas decidas muito inclinadas terá diminuída a função de freio-motor. Aliás, nessa situação, o freio original a tambor é um desastre.

Sergio c
13/01/2015, 08:59
Primeira coisa, em qualquer tipo de trilha ou passeios em estradas mais movimentadas, deves instalar no mínimo freio a disco na dianteira, o ideal é nas 4 rodas.
Primeiro passo é parar com segurança hehehe. Para a frente, sempre se dá um jeito, nem que seja os amigos puxando com uma cinta nas trilhas, prancha, ladeira abaixo heheheh

dudu83
13/01/2015, 11:13
Ou seja, voce pretende investir R$15.000 na viatura?

guilherme hofman
13/01/2015, 12:12
Bom dia Guilherme!

Parabéns por ganhar a Band!
Ela sendo 79, tem câmbio seco e motor Mercedes OM-314 maçarico.

O câmbio seco é bruto e a primeira marcha dele é bem reduzida!! Vai atender bem em trilhas!

Os eixos são parrudos, mas pelo fato de os semieixos serem de 6 estrias, é bom tomar cuidado, pois acaba ficando um POUCO (eu disse Pouco) mais frágil que as mais novas, que já vem com 30 estrias..
Então é bom evitar Trancos!

Preparação para trilha é algo muito relativo.
Antigamente se fazia trilha com pneus finos do tipo militar.
Hoje, a turma segue a filosofia de quanto mais Cravudo melhor o pneu...

Na verdade, na verdade, NÃO é bem assim.... (desculpa Hercilio!) rsrsrsrs

Tudo depende do TIPO de trilha que tem na região que você mora E Quais você vai curtir fazer.

Ex:
- trilha com pântanos e lamas, é bom ter um pneu FINO, Alto e cravudo.
- trilha em Dunas, areião e cascalho, é bom ter um pneu largo e não precisa ser alto e com POUCOS cravos (Um AT vai bem).

Mas preparação pra trilha é basicamente Pneu e algumas ferramentas tipo CintaS, PÁ, Hi-Lift e prancha de desatolagem.
Com isso já dá para fazer MUITA coisa!

Agora... como o mestre Hercilio falou, antes de tudo isso faz uma trilha com o pessoal do jipe clube da sua cidade para ir sentindo o tipo de trilha da região e o que você mais curte..

Eventualmente, pode ser que você curta mais trilhas leves e médias, com uma bela paisagem no final dela...
Digo isso por que tem gente que faz trilha que começa no Nada e vai pra Lugar Algum.. kkkkkkkkk
Aí se o cara vai com mulher e filhos, a familia vai reclamar.
rsrsrs

Quanto a suspensão, pode colocar Jumelos maiores num primeiro momento.

E depois você pensa em Bloqueio, Guincho (elétrico, hidráulico ou mecânico), SPOA...

Outra opção é você vender essa sua Band e já comprar uma "pronta pro crime"! rsrs
Aqui no fórum tem o Lengler que está vendendo (nos classificados) a Band Longa dele que já está SPOAda e com pneuzão enorme!
Ta bem cuidada e pronta pra curtir trilha.

Acho até que ele é da sua região.
E está procurando por uma pickup!!
rsrs

Abraços e bota fotos da criança aí para darmos uma babada!
:pipoca:

Abraços

Então tenho muito trabalho a fazer hahaha
E vou dar uma olhada nos classificados, obrigado pela ajuda, abraço

guilherme hofman
13/01/2015, 12:14
Guilherme,
A preparação para trilhas envolve varias modificações e você deverá priorizá-las de acordo com o nível de dificuldades que decidir encarar.

Lembrando, trilha não deve ser feita sozinho, porque o barato está no companheirismo envolvido na aventura, mas principalmente porque é comum ficar com o jipe atolado, enroscado e até quebrado no meio do mato.
Procure uma galera ou um jipe clube para fazer uma trilha leve, pra começar hehe.

Seria interessante postar algumas fotos da sua picape, para que o pessoal possa dar seus pitacos, inclusive sobre como encurtar a caçamba.

A suspensão original é apropriada para encarar as trilhas, mas pode ser melhorada com jumelos articulados e numa configuração mais elaborada, até adotado o SPOA.
As picapes que não usam a caçamba original não tem problemas com espaço para pneus, então mexer na suspensão não é prioridade.

Pneus grandes, a partir de 33", são melhores na trilha mas nas Band sem reduzida o ideal é usar pneus de 31".
Caso use pneus grandes, terá que queimar embreagem nos trechos travados. Além disso nas decidas muito inclinadas terá diminuída a função de freio-motor. Aliás, nessa situação, o freio original a tambor é um desastre.

E como funciona esse esquema com jumelos? e o que é spoa? to iniciando no mundo das trilhas rsrsrsr abraço

guilherme hofman
13/01/2015, 12:15
Primeira coisa, em qualquer tipo de trilha ou passeios em estradas mais movimentadas, deves instalar no mínimo freio a disco na dianteira, o ideal é nas 4 rodas.
Primeiro passo é parar com segurança hehehe. Para a frente, sempre se dá um jeito, nem que seja os amigos puxando com uma cinta nas trilhas, prancha, ladeira abaixo heheheh

Hahahha vou providenciar os freios, obrigado pela ajuda, abraço

guilherme hofman
13/01/2015, 12:16
Ou seja, voce pretende investir R$15.000 na viatura?

Se quiser fazer bem feito tem que rolar um investimento né hahaha, obrigado pela resposta

guilherme hofman
13/01/2015, 12:31
489309489311 Algumas fotos da band

blind75
13/01/2015, 21:31
Escuta a turma que são feras... Encurta a traseira fazendo uma caçamba própria p equipamentos, inclusive no chassi p ter melhor angulo de saída, spoa direto que é passar o eixo p baixo das molas e disco na frente... Pneus p sua finalidade... Começa assim . Ou simplesmente liga as 4 e vai. Ainda terei uma do modelo igual a sua pra trilha..

hercilio.neto
13/01/2015, 21:48
A carroceria está aparentemente em bom estado, talvez seja viável vendê-la ou reservá-la.
Mas se quiser, poderá serrar na linha da ultima travessa, e usar essa mesma.
As fotos do cofre não consegui ampliar, mas aparentemente não tem servo-freio. Não é uma adaptação cara

Jumelos articulados, ou jumelo revólver, permitem maior abertura da suspensão, importante para manter as 4 rodas no chão, quando o jipe está torcido.
SPOA é a configuração em que o feixe fica sobre o eixo.

Quanto aos investimentos, recomendo não investir muito. Apenas nos itens relativos a segurança, sobretudo os freios.
Aproveite e curta bastante, e quando juntar uma grana, troque por uma Band acima de 82.

guilherme hofman
13/01/2015, 21:59
A carroceria está aparentemente em bom estado, talvez seja viável vendê-la ou reservá-la.
Mas se quiser, poderá serrar na linha da ultima travessa, e usar essa mesma.
As fotos do cofre não consegui ampliar, mas aparentemente não tem servo-freio. Não é uma adaptação cara

Jumelos articulados, ou jumelo revólver, permitem maior abertura da suspensão, importante para manter as 4 rodas no chão, quando o jipe está torcido.
SPOA é a configuração em que o feixe fica sobre o eixo.

Quanto aos investimentos, recomendo não investir muito. Apenas nos itens relativos a segurança, sobretudo os freios.
Aproveite e curta bastante, e quando juntar uma grana, troque por uma Band acima de 82.

Será que vale a pena vender essa e investir em uma um pouco mais moderna? quais as vantagens de uma acima de 82? Da muito trabalho fazer o SPOA ? onde posso encontrar esses jumelos? Obrigado pelo apoio

guilherme hofman
13/01/2015, 22:04
Escuta a turma que são feras... Encurta a traseira fazendo uma caçamba própria p equipamentos, inclusive no chassi p ter melhor angulo de saída, spoa direto que é passar o eixo p baixo das molas e disco na frente... Pneus p sua finalidade... Começa assim . Ou simplesmente liga as 4 e vai. Ainda terei uma do modelo igual a sua pra trilha..

ahhahaha Essa da sua foto ta bonitona, queria que a minha ficasse parecida, o que você fez nela? obrigado pela resposta, abraço

hercilio.neto
13/01/2015, 23:16
Será que vale a pena vender essa e investir em uma um pouco mais moderna? quais as vantagens de uma acima de 82? Da muito trabalho fazer o SPOA ? onde posso encontrar esses jumelos? Obrigado pelo apoio
Sim, vale a pena investir em uma acima de 82.
A partir de 82 o cambio é sincronizado com reduzida. Devido à mudança do câmbio, mudou também o eixo traseiro.
O cambio seco é um item que desvaloriza a viatura, por isso não aconselho a investir nessa aí que você tem.
Posso assegurar que dá pra curtir do jeito que está, mas se você já dispõe de uma grana, parte para uma mais moderna.

guilherme hofman
14/01/2015, 01:24
Sim, vale a pena investir em uma acima de 82.
A partir de 82 o cambio é sincronizado com reduzida. Devido à mudança do câmbio, mudou também o eixo traseiro.
O cambio seco é um item que desvaloriza a viatura, por isso não aconselho a investir nessa aí que você tem.
Posso assegurar que dá pra curtir do jeito que está, mas se você já dispõe de uma grana, parte para uma mais moderna.

Então nem vou fazer muito investimento nessa, vou dar uma ajeitada nela e vender, obrigado pelas dicas Hercilio

blind75
14/01/2015, 08:47
Amigo pessoal investe nas Toyotas, e sabem de receitas de sucesso e os anos das atualizações. O Hercílio ja te adiantou um bocado. Faça uma pesquisa que tem jipes e caminhonetes altamente adaptadas e prontas p trilhas. Existem acessórios e equipamentos essenciais e outros p segundo momento .. Ai entra a questão financeira. Com o que gastei na minha compraria sim uma mais nova... Então é questão de oportunidade. Fazer o investimento imediato ou a longo prazo. Força ai. Abs

Sergio c
14/01/2015, 09:57
Pelas fotos vê-se que está em bom estado, fosse eu, venderia essa e compraria uma mais nova, acima de 1982, se puder compre o jeep curto de aço.
Agora, se foi presente de seu pai, fica meio ruim vender um presente eheheheheh.
Ou investindo nela, mas não fazer mudanças radicais....

dudu83
14/01/2015, 14:37
Ta bonitona vende facil por uns R$15000 ou ate 20.. somando uns 15 que iria gastar so pra começar, ja teria 30 conto, de 30 a 40 conto encontra ate jipe 14b se procurar bem..

guilherme hofman
15/01/2015, 23:01
Galera, como posso fazer pra colocar pneus maiores na band? alguma dica?

hercilio.neto
15/01/2015, 23:17
Galera, como posso fazer pra colocar pneus maiores na band? alguma dica?
Se for em um jipe tem que fazer algum tipo de lift na suspensão ou na carroceria.
Se for em uma Picape com caçamba alta, não há necessidade.
Dependendo do pneu que escolher, terá que trocar também as rodas. Pneus de aro 15 são mais fáceis de encontrar.

Sergio c
16/01/2015, 09:50
Medidas até 31,32 polegadas é só colocar. O pneus 33, em erosões quando as susp trabalha bastante pode raspar em algumas partes. Acima de 33 polegadas, tem de erguer a carroceria ou SPOA, senão é incomodação na certa.

Carlo Pecca
18/01/2015, 11:27
guilherme hofman (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/guilherme-hofman.html)

para freio a disco dianteiro:

Compre o o conjunto ofertado pela TRACAOMANIA.COM.BR. É completo e não dá problemas!
Boasorte nas adaptacões..