Conectar

Ver Versão Completa : Hilux SW4 1997 2.7 16v 3RZ-FE - "Deep Purple"



victor84br
11/01/2015, 02:29
Saudações a todos! :safari-rig:

É com grande satisfação :cool: que compartilho com vocês a minha nova aquisição:

Uma bela Hilux SW4 1997 2.7 16v a gasolina com motor 3RZ-FE - Batizada de :violao:"Deep Purple" :twisted: por causa da cor-de-burro-quando-foge, que não é roxa, nem azul e nem prata, mas algo por ali.. :mrgreen:

Peguei ela um pouco antes do natal, exatamente no dia 23 de dezembro de 2014, na Maggi Motors (Ccs Toyota de Pirassununga-SP), onde fui extremamente bem atendido pelo vendedor Richard, gente finíssima.

A viatura estava com 205.300km e de lá pra cá já rodei aproximadamente 1500km. Está com manutenções documentadas, manuais, chave reserva, um bom som Sony com MP3 (apesar de ainda ter a disqueteira original, o som original já NON ECZISTE... mas acho que vou manter assim) e a antena elétrica funciona!! :dance: Isso me lembra os Galaxies que meu avô teve... corralindja!

O preço julgo ser o justo, me saiu por R$28.000,00 dilmas, contando que aceitaram na troca a minha Scenic 1.6 16v 2003 prata...:bananadança:

Eu e minha esposa estávamos procurando um carro com 7 lugares, que tivesse de preferência tração nas 4 rodas e que fosse de boa procedência. Inicialmente também era meta ser a diesel, porém essa exigência foi abolida visto os altos preços dos veículos a diesel e a raridade de se encontrar em bom estado. A maioria dos carros a diesel abaixo dos R$30.000 parecem que voltaram do Afeganistão....:pensativo: Preciso fazer um suporte pro meu AK-47 em algum lugar por aqui....:twisted:8--)

Inicialmente vimos algumas Pajeros a diesel (as Sports foram descartadas por levarem somente 5 pessoas) e quase comprei uma verde, 1998 em Bauru SP por R$40.000, mas esse valor estava muito acima do meu limite e ainda fizeram (*) doce pra pegar minha Scénic... :parede:

Estou muito satisfeito com o carro, confortável, anda muito bem por ser 4 cilindros, principalmente depois dos 3500 giros. Fiquei mesmo impressionado, visto que meu pai já teve uma Grand Cherokee V8 aut. 1994 e uma Pajero V6 manual 1994 há alguns anos. Achei que a Hilux seria muito mais xoxa que elas, mas não é!!!:euforico:

Claro que não anda como a Grand Cherokee, mas em termos de consumo não se compara... Diria que tem um custo-benefício melhor.

Pelas minhas primeiras medições a Deep Purple fez em torno de 10km/l na estrada e 7km/l na cidade, com ar-condicionado full-time.... Acho mais que suficiente para um carro desse porte a gasolina.

Algumas coisas me agradaram muito, como o interior monocromático azul e o vidro da tampa traseira elétrico... Outras nem tanto como a faixa preta no parachoque da frente (xunelagem do antigo dono) e a baixa velocidade do ventilador interno, o que vai me forçar a instalar um insulfilm mais escuro do que eu gostaria...) Ossos do ofício pra quem curte carros semi-velhos ... :lol:
O carro ainda tem o terceiro banco dobrável (muito pior e mais difícil de usar do que os das Pajero, mas tudo bem...) e tem também a capa de enrolar do porta malas com funcionamento intacto, coisa rara de se ver... Apenas pequenos detalhes que demonstram certo cuidado dos antigos donos.

Estou postando as fotos da "Deep Purple". Vejam que a herdeira já tomou posse do banco do motorista!! hehehe...

Em breve vou relatar algumas coisas que já fiz no carro e outras que ainda estão para fazer, como a folga na caixa de direção e o cansaço nas molas traseiras :roll:.... Pelo que vi nos tópicos isso é meio crônico dessas nossas viaturas..:(

Já estou na captura de um engate e das calhas de chuva, mas ainda nada concretizado.

Tenho acompanhado o tópico do Rubens (com o seu "Pacato") e já adianto que muita coisa será copiada de lá! :news-coffee:

Abração a vc Rubens e obrigado por documentar tão bem o processo de "personalização" do seu tómóver... :concordo:!



Grande abraço a vocês e que Deus abençoe o ano de 2015 para todos nós!! :cavalo:

leojaz
11/01/2015, 05:11
Ta lindo o carro, é automática? Tem fotos do interior azul monocromático? Fiquei curioso.
A "xunelagem" não ficou ruim não.
parabens pela aquisição.

ja morei em Pira, fiz algumas trilhas de bandeirante há muitos anos.

Glaicon
11/01/2015, 08:23
Victor, parabéns pela viatura e pelo bom humor no texto.
O suporte para o AK 47 foi impagável.:palmas:
É incrível o que essas viaturas nos proporcionam, pois mesmo contando com tão longa idade, ainda ficamos satisfeitos com a sua aquisição.
Por conta da terceira fileira de banco e o vidro elétrico da tampa traseira sou proibido de vender a viatura, mesmo que seja para fazer um upgrade de uns 10 anos.
Boa sorte e felicidades à bordo.:concordo:

AAssis
11/01/2015, 08:42
Parabéns Victor. linda vtr!!
Toyota é bao dimaix!!
E Seja bem vindo aos amigos da petrobras.. Nós vamos salvá la...rs...

Supercharger
11/01/2015, 08:55
Em breve vou relatar algumas coisas que já fiz no carro e outras que ainda estão para fazer, como a folga na caixa de direção e o cansaço nas molas traseiras :roll:.... Pelo que vi nos tópicos isso é meio crônico dessas nossas viaturas.

Não diria que é crítico, veja, as viaturas tem quase 20 anos de uso! Mola cansa mesmo, setor de direção desgasta, são itens de consumo. Assim como alternador precisa trocar escovas, às vezes o regulador de tensão, e por aí vai. Parafraseando o nobre colega, "ossos do ofício pra quem curte carros semi-velhos"!

No mais, parabéns pela Toyota!

Supercharger
11/01/2015, 08:57
Ta lindo o carro, é automática?

Se não me engano, as 4cil não vieram automáticas para o Brasil, assim como as 6cil não vieram mecânicas (o que não quer dizer que não existam exceções).

Tio Eddie
11/01/2015, 09:10
Parabens pela SW4, como todo carro semi-velho (adorei!) tem coisas para fazer, mas com certeza muita diversão.

[]s

victor84br
11/01/2015, 16:17
Ta lindo o carro, é automática? Tem fotos do interior azul monocromático? Fiquei curioso.
A "xunelagem" não ficou ruim não.
parabens pela aquisição.

ja morei em Pira, fiz algumas trilhas de bandeirante há muitos anos.


Léo, o câmbio é manual. Por isso o consumo é tão bom. Se fosse V6 automática acho que beberia quase a mesma coisa da Grand Cherokee...
Vou tirar as fotos do interior e posto em breve.

Você é da Aeronáutica? Passou por Pira, mora em Natal.... Tenho alguns amigos nessa situação! Outros estão em Brasília e assim vai.. :-)

Abraço!

victor84br
11/01/2015, 16:18
Victor, parabéns pela viatura e pelo bom humor no texto.
O suporte para o AK 47 foi impagável.:palmas:
É incrível o que essas viaturas nos proporcionam, pois mesmo contando com tão longa idade, ainda ficamos satisfeitos com a sua aquisição.
Por conta da terceira fileira de banco e o vidro elétrico da tampa traseira sou proibido de vender a viatura, mesmo que seja para fazer um upgrade de uns 10 anos.
Boa sorte e felicidades à bordo.:concordo:

Obrigado Glaicon!

victor84br
11/01/2015, 16:20
Se não me engano, as 4cil não vieram automáticas para o Brasil, assim como as 6cil não vieram mecânicas (o que não quer dizer que não existam exceções).

Exato Supercharger, a minha é manual.

victor84br
11/01/2015, 16:23
Obrigado a todos que postaram e eu não respondi pessoalmente!

Um abraço a todos.

calhiandro
11/01/2015, 16:59
Parabéns, pela belíssima viatura.

Boa sorte

victor84br
11/01/2015, 17:06
Algumas coisas que já fiz na criança, grande maioria em casa:

- Desmontagem das lanternas traseiras, setas dianteiras e lâmpadas de placa para limpeza (estavam cheias de pó vermelho..);

- Lubrificação de maçanetas, fechaduras e outros plásticos internos com desingripante e silicone spray;

- Remoção de restos de cola do antigo insulfilm com removedor (parecido com querosene, limpou que é uma maravilha!);

- Reparo do desembaçador traseiro danificado na retirada do antigo insulfilm (riscando com lápis, o grafite conduz energia e tende a voltar a funcionar... Ainda falta testar);

- Limpeza geral de canaletas dos vidros e lubrificação com silicone spray;

- Retirada do estepe para lavagem e lubrificação do mecanismo do cabo e da roda (Acho que tinha barro original do Monte Fuji ainda..:putz: O estepe é de ferro e o pneu original, porém já rodou um bocado...;

- Lubrificação da antena elétrica (só paliativo, preciso desmontar a bicha e fazer a lubrificação interna);

- Pintura das calotas com tinta Alumínio (Colorgin basicão, só pra dar um tapa..);

- Pintura das caixas de roda com preto fosco spray, sem frescura também;

- Rodízio dos pneus e alinhamento, onde descobri que as buchas da caixa de direção estão estouradas e um batente de borracha do eixo traseiro quebrado...:parede:

Alguém sabe onde encontro as presilhas plásticas que se prendem no para-choque dianteiro, onde o parafuso das setas dianteiras se fixa? Só tinha um no lugar.... o resto tá preso por gambiarra e pela gravidade.:rolleyes:

Só a pintura das calotas e das caixas de roda já mudaram a aparência da viatura...8--)

Seguem as fotos.

Em breve farei uma lista de miudezas que vou comprar no Rockauto.com

Por enquanto é isso...:concordo:

Jsantos
11/01/2015, 17:18
Bela viatura!!

O ar fraco pode ser o núcleo evaporador entupido de sujeira, só mandar limpar que fica zero.

Sonhador
11/01/2015, 20:37
Vi seu relato que esta andando no giro na faixa dos 3500 rpm .

De uma lida nesse topico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/134738-motor-foi-pro-saco-10.html

Não e para assustar mas para conhecer um pouco mais.

victor84br
11/01/2015, 21:17
Bela viatura!!

O ar fraco pode ser o núcleo evaporador entupido de sujeira, só mandar limpar que fica zero.

Obrigado JSANTOS, vou verificar isso.

victor84br
11/01/2015, 21:19
Vi seu relato que esta andando no giro na faixa dos 3500 rpm .

De uma lida nesse topico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/134738-motor-foi-pro-saco-10.html

Não e para assustar mas para conhecer um pouco mais.

Sonhador, obrigado pela indicação do tópico.... De fato é assustador!
Não tenho o hábito de atolar o pé, somente o fiz pra sentir o carro nos primeiros dias. De resto a coisa é bem pacata...

Ficarei atento!:curtir:

Sonhador
11/01/2015, 23:11
E a Troca dos oleos e dos filtros ?

OliverThies
12/01/2015, 09:57
Fala meu camarada Victor...
Você está com uma nave!!!! da época de guerra nas estrelas...mas uma nave!!!
Ontem bati 500km de estrada....puxando uma carretinha( dessas do tipo fazendinha) com 6 pessoas no carro.... o consumo foi 9 (medido na bomba)...
Não tenho dúvida nenhuma que você possui o melhor custo benefício do mundo!!!...não não...do Brasil...
Faça as manutenções com peças originais, cuide bem da sua viatura que ela vai lhe retribuir em dobro, triplo e por ai vai...

Rubens Linhalis
12/01/2015, 10:04
Victor !

Bom saber que o Pacato serve de inspiração e estimulou alguns aqui do fórum a ter esse carro maravilhoso!

Parabéns pelo carro ! Realmente esta bonito. É um carro. O consumo, mantendo o carro original e pé leve, é esse mesmo 7 na cidade e 10 na estrada.

Pneus do tamanho original, deixam o carro mais esperto. Olha os cabos de velas que estão no seu carro, os meus ate alguns dias atrás eram os originais de fabrica. Troquei e carro ficou outro! Recomendo muito fazer isso, além das velas, limpeza de bicos e tbi.

Esse batente da suspenção, o meu tambem esta quebrado (e deve continuar assim...rs). As molas cansadas, recomendo esse topico, coisa boa e barata. http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/97005-molas-traseiras-sw4-115.html

A troca de óleo e filtros é bem importante, ate então tenho usados os filtros originais, mas talvez não seja realmente necessário.

Uma revisada no sistema de arrefecimento é interessante fazer tambem.. faça tudo aos poucos, para ir pegando gosto..rs. Se tiver espaço e coragem, é tudo muito facil de fazer nesse carro, e se acha MUITA coisa no youtube e google , só procurar por 4Runner.

Se o carro nao precisa fazer nada urgente, importe as peças e faça a revisão programada, é bem mais barato.

O que nao vai faltar agora, é terapia.. muita coisinha fácil e gostosa de fazer no carro.. é só curtição..

grande abraço e no que precisar, estamos aqui !

Rubens Linhalis
12/01/2015, 10:05
Fala meu camarada Victor...
Você está com uma nave!!!! da época de guerra nas estrelas...mas uma nave!!!
Ontem bati 500km de estrada....puxando uma carretinha( dessas do tipo fazendinha) com 6 pessoas no carro.... o consumo foi 9 (medido na bomba)...
Não tenho dúvida nenhuma que você possui o melhor custo benefício do mundo!!!...não não...do Brasil...
Faça as manutenções com peças originais, cuide bem da sua viatura que ela vai lhe retribuir em dobro, triplo e por ai vai...

X2 !

Se pacato não tivesse o bagageirão todo para frear o carro, na estrada seria melhor! Na cidade, mantém os 7km/l mesmo com pneus 31 e todo o peso no carro.

Rubens Linhalis
12/01/2015, 10:29
...
- Remoção de restos de cola do antigo insulfilm com removedor (parecido com querosene, limpou que é uma maravilha!);

- ...buchas da caixa de direção estão estouradas....
...



Que removedor é esse? Quando comprei o carro tinha isulfilm no para brisa. Mandei retirar, mas fizeram um serviço porco e ficou um pouco de cola..

A bucha da caixa de direção, na CSS só vendem uma (a maior na segunda foto e a que tem duas setas na primeira foto). As outras buchas marcadas na primeira foto eles alegam que só vem junto com a caixa. Em alguns sites na "gringolandia", vc encontra o kit para trocar todas as buchas.

489165 489166

abraços!

AlonsoFausto
12/01/2015, 14:40
Victor, assinando o tópico! Parabéns pela compra e cuidado com a viatura. Vi na sua assinatura que é ex Grand Cherokee e Pajero... seria legal postar uma comparação entre os três!

Abraço.

victor84br
13/01/2015, 01:19
Fala meu camarada Victor...
Você está com uma nave!!!! da época de guerra nas estrelas...mas uma nave!!!
Ontem bati 500km de estrada....puxando uma carretinha( dessas do tipo fazendinha) com 6 pessoas no carro.... o consumo foi 9 (medido na bomba)...
Não tenho dúvida nenhuma que você possui o melhor custo benefício do mundo!!!...não não...do Brasil...
Faça as manutenções com peças originais, cuide bem da sua viatura que ela vai lhe retribuir em dobro, triplo e por ai vai...


Maravilha Oliver! É muito interessante a eficiência desse motor.... E pensar que até ver a Deep Purple na concessionária, eu nunca tinha ouvido falar em Hilux 4 cilindros... Foi paixão a primeira abastecida! :dance:

A minha idéia é essa mesmo, poder fazer viagens longas, puxando meu Caracol e com muita gente/bagagens.
Se quiserem ver os vídeos do meu trailer digitem Mini Trailer Caracol no youtchubiss..

O que me falta ainda é um engate!! Acho que vou acabar fazendo um.... Como o carro tem chassi, é moleza.

Com o tempo vou ter que levantar a suspensão do trailer e colocar uns pneus maiores pra ornar com a SW4.

Fico bem mais tranquilo em poder trocar idéias sobre o carro com quem já tem e cuida bem dele como vcs. Muito obrigado por enquanto! :D

Ah, estou acompanhando o tópico do motor da sua SW Oliver... Espero não precisar fazer o motor tão cedo.. :roll: Mas a vantagem é que agora vc tem um motor ZERO debaixo do capô..8---)


Grande abraço!

victor84br
13/01/2015, 02:33
Victor, assinando o tópico! Parabéns pela compra e cuidado com a viatura. Vi na sua assinatura que é ex Grand Cherokee e Pajero... seria legal postar uma comparação entre os três!

Abraço.

Fausto, obrigado assinar o tópico.
Sobre a Grand Cherokee e a Pajero, vamos lá..

Há alguns anos, quando ainda morava com meus pais, tivemos vários carros em casa (Veja a foto da nossa garagem na época... TEMPO BÃO..hahaha diversão pura!). Acho que sempre tive o vírus do 4x4, afinal os que mais gostei foram a Grand Cherokee (que era V8 e automática) e a Pajero (Que era V6 e manual), ambas traçadas e com reduzida.

Meu pai nunca foi adepto de ter carros a diesel, primeiro por sempre terem valores extorsivos no Brasil, segundo por rodarmos pouco e terceiro por questões de conforto, como vibração, fumaceira, além de outros fatores como preço de peças, seguro e etc. Até hoje concordo com ele nisso tudo.

A Grand Cherokee era V8, 5.2 L, o motor dos nossos Dodges Dart e Charger, porém atualizado com injeção, catalizador e outras frescuragens..... Aquilo anda DEMAIS tem um ronco do *ralho (ainda mais sem silenciador como era a nossa :twisted:), mas é óbvio, como todo SUV é ruim de curva. Conforto excepcional, acabamento primoroso, enfim, pra quem gosta de carros americanos é o melhor dos mundos: É V8, interior luxuosíssimo, automática, macia e 4x4! Pra mim é a melhor delas....

PORÉM...
Aquela maldita tração FULLTIME 4x4 acaba com o consumo (7,5 na estrada e 4,5 na cidade), pneus e cobra caro na manutenção, afinal o flúido ATF e os discos de composite da transmissão automática se desgastam muito mais rápido do que se a transmissão pudesse ser desligada....:parede: Uma pena. Coisa feita pra andar na NEVE e com donos cuidadosos! Ambas as coisas são raríssimas no BR....

Se tivesse o mesmo câmbio das Cherokee Sport (onde é possível desligar a tração) creio que seria imbatível. Outra coisa, leva somente 5 pessoas.... A SW4 e a Pajero levam 7. O fato de ser monobloco e não chassi acaba atrapalhando em alguns quesitos como Body lift por exemplo.. mas deixa o carro mais estável e torce menos.Questão de gosto.
Em comparação com a SW4 parece menor no comprimento (disse PARECE, não comparei a medida das duas ainda). O espaço interno parece mais curto, porém o pé direito interno é maior pelo fato de não se ter longarinas.Parece mais espaçosa... Outra coisa.... carros americanos quebram mais do que japoneses. Digo isso porquê já tivemos dois Taurus em casa (Uma SW 94 e um sedan 97 tubarão), além da GC. Não é a toa que nossas SW4 (4runner nos EUA) são os carros com menor desvalorização ao longo do tempo dentro da categoria dos midsize SUVs dos anos 90 nos EUA...Tem fama de indestrutíveis lá também. Comparem os preços dos 4Runners com GC, Explorers e Blazers num Ebay ou Craigslist da vida... É de assustar como os carros das marcas americanas não valem nada nessa faixa de idade...E os 4Runners são caros lá para o padrão deles!

Enfim, como não leva 7 pessoas, bebe pra *ralho e dá mais manutenção, infelizmente não seria a minha escolha.
Nossa GC acabou sendo vendida porque minha irmã estava tirando carta e precisava de um carro "normal"... A GC deu lugar a um lindo Ford Ka 2007.... hahahah:-x


Sobre a a Pajero..... Ahh a Pajero..... que saudades daquele carro! :angel:
Não anda como a GC, não tem o glamour do acabamento interno da GC, mas tinha 2 cilindros a menos e levava 2 pessoas a mais....Custo benefício! Sem falar naquele inclinômetro no painel que eu acho a cozzamarrrlindjadumundo!:drool:

Nossa Pajero tinha rodas de ferro, era magrinha pois não tinha os alargadores de paralamas, enfim, tinha uma aparencia basicona, mas que me agradava muito num carro offroad.... Dava menos dó de botar na lama do que a GC.
Curti muito aquele carro na época, porém nos deu problema de cabeçote e naquela ocasião ficou salgado pra arrumar.... descobrimos que o antigo dono adaptou peças nacionais no motor e deu merda (como vedadores de valvula de Monza por exemplo).... enfim, meu pai acabou se desgostando do carro e vendemos. Por ser motor em V,como todos sabemos, explode o dobro de vezes pra rodar a mesma coisa, por isso tem mais torque e cobra por isso no consumo.Em comparação com a GC era bem econômica, fazia 8,5 - 9 na estrada e 6 na cidade. A não ser que você apele para as aberrações do GNV, isso não é problema, mas carro com GNV to fora... Só se justifica no estado do RJ onde o IPVA é a metade.... aí eu pensaria melhor.Enfim...

A suspensão traseira era feixe de molas e por isso o carro era o mais desconfortável dos 3... Mas aquela porta de abertura lateral e a facilidade de se fazer um engate ou de se parafusar qualquer coisa na traseira eram trunfos que nem a GC nem a SW4 possuem.... Teria outra fácil, mas como não existe 4 cilindros no Brasil, teria que partir para uma diesel mesmo, o que nos leva aos carros caros ou ultra-rodados, fumacentos, vibrantes e inseguráveis (seguros caros)...Pra ter uma V6 teria que estar IMPECÁVEL e já ser o motor 3.5 que é bem mais potente. A nossa era 3.0. Creio que em se tratando de Pajero, as melhores são as 3.5 com cambio manual.

A Hilux SW4 está comigo há pouco tempo, mas creio que em breve posto minha impressões sobre ela também.Por enquanto tem me agradado o consumo, a beleza, o conforto interno, a suavidade do motor.... porém as buchas da direção e a suspensão traseira são coisas a serem resolvidas EM BREVE.
Acho que é isso...
Espero ter conseguido passar o meu ponto de vista da coisa...

Seguem algumas fotos das máquinas na época.

Abraço!

victor84br
13/01/2015, 02:56
Que removedor é esse? Quando comprei o carro tinha isulfilm no para brisa. Mandei retirar, mas fizeram um serviço porco e ficou um pouco de cola..

A bucha da caixa de direção, na CSS só vendem uma (a maior na segunda foto e a que tem duas setas na primeira foto). As outras buchas marcadas na primeira foto eles alegam que só vem junto com a caixa. Em alguns sites na "gringolandia", vc encontra o kit para trocar todas as buchas.

489165 489166

abraços!


Grande Rubens, obrigado pelo apoio e pelas dicas.... Acho que vou acabar comprando as buchas na Rockauto! Apenas 16 doletas..... acaba chegando aqui com imposto e tudo pela metade do preço dos vendedores nacionais....
Meu meca falou que as buchas estragaram por conta de um vazamento de óleo... amanhã vou ver de onde está vindo isso.... a embreagem está trepidando um pouco, mas sem patinar.... outra coisa que vou fazer em breve também... Acho que vou fazer um pacotão de miudezas na Rockauto e mandar vir.... Esperando só mais um tempo pra recapitalizar...$$$:news-coffee:

Esse tópico das molas do Dr. Guilherme é o bixo! Estou seguindo também....

Alguém de vcs sabe opinar sobre esse kit aqui??
https://www.youtube.com/watch?v=sQG4K4yptFg

A promessa é caber os desejados 33", mas pretendo ficar somente nos BF 31 iguais aos seus, Rubens.
Fiquei tentado nesse kit pelo preço (250 doletas) e por resolver molas e amortecedores traseiros de uma vez só.... E PLUG and PLAY...:drool:

Sobre o removedor para cola do insulfilm, usei aqueles removedores de mercado, tipo Bufalo ou King (do índio)... Barato e funcionou muito bem por aqui!

Vamos nos falando!

Forte abraço!

victor84br
13/01/2015, 03:22
Parabéns Victor. linda vtr!!
Toyota é bao dimaix!!
E Seja bem vindo aos amigos da petrobras.. Nós vamos salvá la...rs...

Poxa Abel, bem que eu queria salvar a Petrobrás, mas tá dificil com tanto comunista mamando na jugular da coitada.... hahah

AlonsoFausto
13/01/2015, 10:55
Fausto, obrigado assinar o tópico.
Sobre a Grand Cherokee e a Pajero, vamos lá..

Há alguns anos, quando ainda morava com meus pais, tivemos vários carros em casa (Veja a foto da nossa garagem na época... TEMPO BÃO..hahaha diversão pura!). Acho que sempre tive o vírus do 4x4, afinal os que mais gostei foram a Grand Cherokee (que era V8 e automática) e a Pajero (Que era V6 e manual), ambas traçadas e com reduzida.

Meu pai nunca foi adepto de ter carros a diesel, primeiro por sempre terem valores extorsivos no Brasil, segundo por rodarmos pouco e terceiro por questões de conforto, como vibração, fumaceira, além de outros fatores como preço de peças, seguro e etc. Até hoje concordo com ele nisso tudo.

A Grand Cherokee era V8, 5.2 L, o motor dos nossos Dodges Dart e Charger, porém atualizado com injeção, catalizador e outras frescuragens..... Aquilo anda DEMAIS tem um ronco do *ralho (ainda mais sem silenciador como era a nossa :twisted:), mas é óbvio, como todo SUV é ruim de curva. Conforto excepcional, acabamento primoroso, enfim, pra quem gosta de carros americanos é o melhor dos mundos: É V8, interior luxuosíssimo, automática, macia e 4x4! Pra mim é a melhor delas....

PORÉM...
Aquela maldita tração FULLTIME 4x4 acaba com o consumo (7,5 na estrada e 4,5 na cidade), pneus e cobra caro na manutenção, afinal o flúido ATF e os discos de composite da transmissão automática se desgastam muito mais rápido do que se a transmissão pudesse ser desligada....:parede: Uma pena. Coisa feita pra andar na NEVE e com donos cuidadosos! Ambas as coisas são raríssimas no BR....

Se tivesse o mesmo câmbio das Cherokee Sport (onde é possível desligar a tração) creio que seria imbatível. Outra coisa, leva somente 5 pessoas.... A SW4 e a Pajero levam 7. O fato de ser monobloco e não chassi acaba atrapalhando em alguns quesitos como Body lift por exemplo.. mas deixa o carro mais estável e torce menos.Questão de gosto.
Em comparação com a SW4 parece menor no comprimento (disse PARECE, não comparei a medida das duas ainda). O espaço interno parece mais curto, porém o pé direito interno é maior pelo fato de não se ter longarinas.Parece mais espaçosa... Outra coisa.... carros americanos quebram mais do que japoneses. Digo isso porquê já tivemos dois Taurus em casa (Uma SW 94 e um sedan 97 tubarão), além da GC. Não é a toa que nossas SW4 (4runner nos EUA) são os carros com menor desvalorização ao longo do tempo dentro da categoria dos midsize SUVs dos anos 90 nos EUA...Tem fama de indestrutíveis lá também. Comparem os preços dos 4Runners com GC, Explorers e Blazers num Ebay ou Craigslist da vida... É de assustar como os carros das marcas americanas não valem nada nessa faixa de idade...E os 4Runners são caros lá para o padrão deles!

Enfim, como não leva 7 pessoas, bebe pra *ralho e dá mais manutenção, infelizmente não seria a minha escolha.
Nossa GC acabou sendo vendida porque minha irmã estava tirando carta e precisava de um carro "normal"... A GC deu lugar a um lindo Ford Ka 2007.... hahahah:-x


Sobre a a Pajero..... Ahh a Pajero..... que saudades daquele carro! :angel:
Não anda como a GC, não tem o glamour do acabamento interno da GC, mas tinha 2 cilindros a menos e levava 2 pessoas a mais....Custo benefício! Sem falar naquele inclinômetro no painel que eu acho a cozzamarrrlindjadumundo!:drool:

Nossa Pajero tinha rodas de ferro, era magrinha pois não tinha os alargadores de paralamas, enfim, tinha uma aparencia basicona, mas que me agradava muito num carro offroad.... Dava menos dó de botar na lama do que a GC.
Curti muito aquele carro na época, porém nos deu problema de cabeçote e naquela ocasião ficou salgado pra arrumar.... descobrimos que o antigo dono adaptou peças nacionais no motor e deu merda (como vedadores de valvula de Monza por exemplo).... enfim, meu pai acabou se desgostando do carro e vendemos. Por ser motor em V,como todos sabemos, explode o dobro de vezes pra rodar a mesma coisa, por isso tem mais torque e cobra por isso no consumo.Em comparação com a GC era bem econômica, fazia 8,5 - 9 na estrada e 6 na cidade. A não ser que você apele para as aberrações do GNV, isso não é problema, mas carro com GNV to fora... Só se justifica no estado do RJ onde o IPVA é a metade.... aí eu pensaria melhor.Enfim...

A suspensão traseira era feixe de molas e por isso o carro era o mais desconfortável dos 3... Mas aquela porta de abertura lateral e a facilidade de se fazer um engate ou de se parafusar qualquer coisa na traseira eram trunfos que nem a GC nem a SW4 possuem.... Teria outra fácil, mas como não existe 4 cilindros no Brasil, teria que partir para uma diesel mesmo, o que nos leva aos carros caros ou ultra-rodados, fumacentos, vibrantes e inseguráveis (seguros caros)...Pra ter uma V6 teria que estar IMPECÁVEL e já ser o motor 3.5 que é bem mais potente. A nossa era 3.0. Creio que em se tratando de Pajero, as melhores são as 3.5 com cambio manual.

A Hilux SW4 está comigo há pouco tempo, mas creio que em breve posto minha impressões sobre ela também.Por enquanto tem me agradado o consumo, a beleza, o conforto interno, a suavidade do motor.... porém as buchas da direção e a suspensão traseira são coisas a serem resolvidas EM BREVE.
Acho que é isso...
Espero ter conseguido passar o meu ponto de vista da coisa...

Seguem algumas fotos das máquinas na época.

Abraço!


Show o relato Victor! Uma GC nos EUA, com peças fartas e preços acessíveis, deve se uma maravilha de brinquedo!

OBS: fico babando qdo vejo no amazon.com amortecedores Bilstein na faixa de US$ 75,00 para as nossas viaturas (4runner).

abraço

bombacha
13/01/2015, 21:27
Primeiramente parabéns pela viatura.

O bom de ter um "semi-velho" é que aqui no fórum você vai encontrar solução para a maioria dos problemas que ele pode apresentar.
Diferente de muito carro novo que nem a fabrica sabe o que está acontecendo.
Seja bem vindo amigo.
Apresente suas duvidas, será um prazer colaborar.


Forte abraço...

victor84br
14/01/2015, 01:12
Primeiramente parabéns pela viatura.

O bom de ter um "semi-velho" é que aqui no fórum você vai encontrar solução para a maioria dos problemas que ele pode apresentar.
Diferente de muito carro novo que nem a fabrica sabe o que está acontecendo.
Seja bem vindo amigo.
Apresente suas duvidas, será um prazer colaborar.


Forte abraço...

Valeu Bombacha! Obrigado.

Abraço!

victor84br
14/01/2015, 01:14
Show o relato Victor! Uma GC nos EUA, com peças fartas e preços acessíveis, deve se uma maravilha de brinquedo!

OBS: fico babando qdo vejo no amazon.com amortecedores Bilstein na faixa de US$ 75,00 para as nossas viaturas (4runner).

abraço


Fausto

Não é fácil viver num país onde tudo fica três vezes mais caro, e ganhamos cinco vezes menos!! :freaking:

Abraço!

Cristian Fay
14/01/2015, 14:42
Descobri a pouco, um amigo que indicou, nao sei se para voces vale a pena, mas acredito que se comprar bastante coisa, vale a pena ate pedir para ser entregue em Pedro Juan Caballero, que é divisa seca com Brasil, em Ponta Porã, para mim que moro em Cascavel-PR com certeza vale a pena pedirem para entregar em Ciudad del Este:


verificar Site: é tipo um redicionador, e para o Paraguai


https://paraguaybox.zendesk.com/hc/es/articles/200848807--C%C3%B3mo-comprar-en-Amazon-


Voce pede a mercadoria na loja e da um endereço de entrega em Miami, e eles se encarregam de trazer para o Paraguai, por uma taxa de US$ 17,00 por Kg, e se for para entrega no interior do Paraguai, cobram mais US$ 1,00 por kg, e vem via aérea.
Ate pelo frete que é dentro do USA vale a pena.
Eu ainda nao comprei nada, mas quando começar a mecher na minha viatura, vou eperimentar.


Abraço.

Ronaldo Petri
15/01/2015, 23:36
Linda viatura, parabéns! A minha é do mesmo ano e modelo, qualquer coisa é só chamar.
Abraço.

Rubens Linhalis
16/01/2015, 00:19
Victor,

Agora que vi o vídeo do lift. Acredito que funcione sim. Esse tipo de lift é um receita comum nas Tracker/GV. Se pesquisar acha uns kits bem parecidos com esse aqui no BR (para Tracker e GV).

Entao, seguindo a mesma logica, deve funcionar sim.

Tozzi
22/01/2015, 23:55
Tá linda a SW4! visual clean, bem conservada pelas fotos!
Vida longa!

abraço!