Ver Versão Completa : Primeiro 4X4
Wilmarborges
09/01/2015, 15:15
Boa tarde amigos jipeiros,
Venho lendo diversos tópicos aqui há algum tempoe tomei coragem de me cadastrar e pedir a ajuda de vocês. A verdade é que quanto mais eu leio, mais dificil fica pra decidir hahahahahah. Li o tópico "4x4 para inciantes, qual comprar" e não consegui me decidir.
Ja andei em muitos 4x4, acompanhei algumas trilhas, ja dirigi alguns poucos, ja entendi que cada um tem vantagens e desvantagens, ja notei que muito muda de um ano pro outro, ja pesquisei no forum, não estou com pressa.... só me falta aprender conceitos basicos de mecanica, se alguém tiver uma dica de como faço isso eu aceito, não conheço nenhum mecanico no rio especializado, seria bom ter um contato.
O perfil que busco é o seguinte:
- Não será meu unico carro, tenho um sedan para andar na cidade
- Não preciso de espaço, ou seja, um jipe pequeno não é problemático em nada pra mim, até prefiro (esteticamente)
- Não quero fazer trilhas pesadas. Porém tenho projeto de fazer viagens longas e trilhas moderadas de acesso a cachoeiras (estradas de terra esburacadas com uma razoavel ladeira) , areia e lama.
- Minha verba é de no maximo 30 mil, se fosse menos seria melhor.
De tudo que tenho lido fiquei com algumas opções na cabeça, mas gostaria das sugestões de vocês, seja dentro das opções que já pensei , seja outra coisa completamente diferente.
Me agradam os seguintes: Samurai/Jimny , Pajero TR4, Vitara
O que me dizem?
Lucas Lee
09/01/2015, 17:28
Tenho um samurai 95 (feixe de molas) e tenha certeza que samurai é bem diferente de jimny. Preço, manutenção e por aí vai. Pode ser que os mais novos (96 e 97) por ser mola helicoidal, tenham um conforto mais parecido com jimny.
minha opinião
vai fazer só trilhas leves/moderadas: tr4, vitara, jimny, samurai heli e samurai feixe
viagens longas: tr4, vitara ...............jimny, samurai heli, .....................................samurai feixe
$ de manutenção; samurai (os 2), vitara=jimny, ...............................................tr4
$ do carro pelo que oferece: samurai (os 2), vitara, jimny e tr4
Na verdade só não indicaria os samurais e o jimny para as viagens. NO restante o grau de preparação é que vai dizer o que o carro enfrenta. Uma tr4 com pneu mud e um pouco levantada enfrenta muita coisa.
Veja a opção de uma Tracker. Não é tão cara quanto uma tr4, mais econômica e a manuteção barata.
Veja com algumas pessoas que tenham o carro e pergunte a elas o que acham. Quanto mais vc conversa e pesquisa mais fica sabendo.
Abs, Lucas Lee
Wilmarborges
09/01/2015, 17:40
Lucas,
Valeu pelas dicas. O que mais me interessa hoje são trilhas leves a moderadas e viagens longas. Pelas conversas que tenho tido me parece que o Vitara é a melhor opção. Pela questão do conforto pra viagens longas e o desempenho um pouco melhor que o TR4 nas trilhas. Tenho certeza que depois que tiver o meu primeiro 4x4 minhas opiniões vão mudando e com o tempo vou pegando o meu estilo e aprendendo a preparar o carro.
Ainda me falta analisar um pouco mais a questão de consumo e a questão dieselxgasolina. mas estou com paciência, a idéia é fazer a compra em até 6 meses. Vou analissar a Tracker.
Elton Severo
11/01/2015, 10:07
Bom dia, Wilmar Vc comenta que não precisa de espaço mas depois diz que pretende fazer longas viagens e expedições mais à frente. Acredito que vc já deveria procurar uma viatura pensando em espaço, e um bom porta malas, já que pretende fazer expedições no futuro.
Wilmarborges
12/01/2015, 09:21
Elton, somos somente eu e minha esposa e sempre viajamos com pouquissima coisa. Digo que o espaco nao eh essencial porque podemos usar o banco de tras e o bagageiro acima do carro sem problemas.
eliasFerreira
12/01/2015, 12:54
Vá de Vitara com câmbio manual.
meireles90
12/04/2016, 16:42
Ola amigos boa tarde a duas semanas comprei meu primeiro carro 4x4 um troller 2010 chipado com reprogramação da reiko. quando comprei levei a dois mecânicos de amigos jipeiros para avaliar e todos os testes foram feitos, tudo lindo até então.
Ontem quando parei em um semáforo dois meliantes em uma moto vieram me abordar e eu arranquei forte com o carro, ao passar a terceira deu um forte estalo no carro e senti uma das rodas travar um pouco encostei o carro, pensei ate q um pneu tivesse estourado na hora, encostei o carro e parecia que o carro esta com a roda travada tentei sair com ele e ele agarrava como fiquei com medo dos vagabundos aparecerem não pensei 2x joguei pra 4x4 e voltei devagar para minha casa,parecia aquela sensação de que o carro estava normal porem andando com freio mão puxado fazendo alguns pequenos estalos uma vez ou outra, encostei o carro. hoje com calma fui no carro passei pra 4x2 coloquei primeira pra testar e fui tirando o pé para testar ele nao esboçou reaçao alguma, olhei o carro por baixo aparentemente nenhum dano e percebi um vazamento minimo de oleo na roda traseira esquerda, sei que não era pra ter puxado o carro daquela maneira porem foi uma reaçao com medo de perder meu patrimonio e evitar males a minha familia, sou novato no mundo do 4x4 praticamente nada sei. gostaria de uma luz e saber se vai doer a pancada no bolso já que amanha vou levá-lo para oficina. e tentar saber o que pode ter sido se foi diferencial ou caixa de transferencia, pinça de freio. desde já obrigado.
Emerson Höpner
13/04/2016, 12:22
Que situação!
Agiu certo, o primeiro é estar seguro, depois conserta.
Na minha opinião quebrou a ponta de eixo traseira. Teu troller tem bloqueio no dif. traseiro?
meireles90
13/04/2016, 13:02
Ola amigo levei hj no mecânico de confiança ele avaliou e deu esse mesmo provavel diagnóstico nao sei ao certo se tem o bloqueio porém nessa parte de mecânica acredito que ele nao esteja modificado. Voce tem noção de quanto deve ser meu prejuízo?
Emerson Höpner
14/04/2016, 12:12
Não tenho idéia, mas dá uma pesquisada no forum que o pessoal do Troller certamente já passou por situações parecidas de quebra.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/62627-ponta-de-eixo-troller-t4-2001-a-1.html#post986611
meireles90
21/04/2016, 14:12
Peguei o carro ontem, foi realmente nescessario trocar a manga e o semi eixo traseiro esquerdo, comprei tudo na troller deu 1600 reais, porem aproveitei e dei logo uma geral troquei todos os oleos,arrefecimento, filtros, lubrifiquei o carro todo e troquei um pivo da direção dianteira que estava estourado e os amortecedores de direçao que eram originais coloquei os da d20 que melhorou muito a direçao do troller, mão de obra paguei 400 reais e de peças,filtros,oleos,retentores,rolamentos troquei todos ficou em qse 2600. pancada foi forte porem o carro agora ta todo revisado.
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