Ver Versão Completa : Turbina sw4 2001 quebrou! 1kzte
Factotum
08/01/2015, 16:53
Pois bem!
Após alguns dias de aflição resolvi compartilhar meu caso da minha turbina quebrada!
Agradeço ao Engels, Jsantos e todos os demais que me deram um norte!
Espero ajudar mais pessoas com os relatos!
Estava em viagem com minha VTR alegre depois de ter colocado as molas traseiras by Dr. Guilherme!
há uns 40 km do destino em um ultrapassagem em subida,há uns 120 km/h na boa, escuto um barulho de
quebra seguido de psiuuuu como se tivesse aliviado a pressão.
Imediatamente perco a força,rendimento e velocidade caindo para uns 70 km/h. o gol que tava ultrapassando acho que tirou até uma da minha cara!
Olho no ponteiro de temperatura, ufa! ta na metade , encosto o carro, olho água, óleo, tudo normal.
Porém quando acelero escuto o barulho como se tivesse raspando as pás da turbina.
Resolvo seguir viagem mesmo que bem devagar.
Chego na cidade e por sorte encontro um concessionária da Toy aberta para emergência, pois era dia 02/01.
Diagnóstico turbina foi pro saco.
Pergunto se posso seguir viagem o técnico me recomenda ir devagar sem forçar.
Ando 200 km na boa e um barulho infernal!
a partir de um certo ponto o barulho para e fica como se tivesse rodando livre a turbina, mais o rendimento muito ruim!
há 100km da minha cidade noto uma fumaça branca forte!
paro, pois acredito que estava queimando óleo, consequência óleo iria baixar!
Chamo o guincho e levo a VTR na plataforma!
Passado isso, começo a pesquisar o concerto:
Cotei na Status Auto peças em Ponta Porã por indicação.
Turbina nova original R$7.005,00 (DESCARTADO)
Turbina nova paralela marca nakamoto R$2,225.00(DESCARTADO)
Estou no aguardo de um orçamento da America auto peças.
Falei com o meu meca ele indicou comprar uma usada mais original, não comprar uma paralela!
Achei usadas por 2.000,00; 1.500,00 no mercado livre disseram que tinha garantia, porém acho que a garantia soy yo!
também tem o desgaste que deve ter as turbinas, como saber? um tiro no escuro!(DESCARTADO POR ENQUANTO)
As novas mais paralelas estão na faixa de 2.000,00 a 3.000,00 dilmas!
outra opção é Retificar a turbina, porém como alguns no fórum falaram que não compensa, tem que ser um cara que execute
o serviço muito bem para que fique bom! (DESCARTADO POR ENQUANTO)
Também achei no mercado livre um conjunto rotativo central novo importado marca turbo technics do Reino Unido
peça de procedência boa muito próximo da original, segundo jsantos realizou a troca do mesmo sozinho, o conjunto já vem balanceado, muito simples segue links (CONSIDERADO SE MINHAS CARCAÇAS ESTIVEREM BOAS)
Conjunto Central Da Turbina Da Hilux Antiga 2.8 E 3.0 - R$ 750,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-607348258-conjunto-central-da-turbina-da-hilux-antiga-28-e-30-_JM)
Turbo Technics (http://www.turbotechnics.com/)
Obs: para colocar o conjunto é necessário que os caracóis quente e frio estejam em bom estado!
Orcei para tirar a turbina, estavam me pedindo 300 dilmas achei muito caro!
tirei informações e resolvi retirar eu mesmo afinal alguns parafusos e mangueiras,eu estava empolgado!
Resultado: Se não tiverem um elevador ou experiência não aconselho!
Hoje a VTR vulgo BELINA esta na oficina, consegui por R$250,00 de mão de obra!
Vamos ver qual será o próximo capitulo !
Aceito sugestões amigos !
Qualquer dúvida estamos as ordens!!:curtir::concordo:
Factotum
10/01/2015, 19:18
Turbina retirada! eixo do conjunto central quebrado, as pás do caracol quente e frio não estavam quebradas, nenhuma!
os caracóis estavam beleza segundo o meca!
Agora só aguardar o conjunto chegar, e montar!
Abs.
Turbina retirada! eixo do conjunto central quebrado, as pás do caracol quente e frio não estavam quebradas, nenhuma!
os caracóis estavam beleza segundo o meca!
Agora só aguardar o conjunto chegar, e montar!
Abs.
Factotum, cuidado quando desligar o carro. Siga as instruções à risca, de preferência passando um pouco. Acredito que muitas turbinas deem problema pq o povo desliga o carro com a rotação da turbina ainda alta.
... cuidado quando desligar o carro. Siga as instruções à risca, de preferência passando um pouco. Acredito que muitas turbinas deem problema pq o povo desliga o carro com a rotação da turbina ainda alta.
Caro Factotum ... esta advertência do colega dorderf foi muito bem lembrada ... está relacionada com a tal “parada quente”, assunto discutido pela moçada no tópico abaixo. Realmente, muitos às vezes se esquecem, ou deixam de atentar para isso pela inexperiência (acreditamos que não seja o seu caso) ... mas, para aqueles que se interessarem no assunto, vale a pena dar uma olhada lá. De qualquer forma, permita-me deixar registrado o "link" aqui, como mais uma fonte de pesquisa para que outros usuários possam aproveitar a experiência dos demais neste assunto tão interessante e importante na condução e preservação de seus veículos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/86566-topico-da-hilux-123.html
Abs.
feitosac
12/01/2015, 19:15
Uma vez estava estacionando a SW4 em um posto na rodovia e deixei meu carro ligado, sempre deixo 2 minutos, ai chega outra Hilux pickup, o cara para e desliga o carro na hora, veio puxar papo comigo e falou que meu carro ainda estava ligado, expliquei sobre a turbina e ele simplesmente disse que o carro era dele e faz o que quer.
Fazer o que.
Abs.
... expliquei sobre a turbina e ele simplesmente disse que o carro era dele e faz o que quer
Kkkkkk. Desculpe, mas não pude deixar de rir!!! Para responder com tamanha grosseria, com certeza, o cara estava “turbinado”, certamente, bem mais que o veículo. E se tinha alguma turbina em altíssima rotação, com certeza era a dele, e não a da viatura ... e nestas circunstâncias, falar em turbina pode mexer com susceptibilidades, pois, se o veículo dele pudesse falar, certamente também diria ... “a turbina dele está inspirando mais cuidados que a minha!!!!” ... Kkkkkkk.
Mantiqueira
13/01/2015, 11:43
Kkkkkk. Desculpe, mas não pude deixar de rir!!! Para responder com tamanha grosseria, com certeza, o cara estava “turbinado”, certamente, bem mais que o veículo. E se tinha alguma turbina em altíssima rotação, com certeza era a dele, e não a da viatura ... e nestas circunstâncias, falar em turbina pode mexer com susceptibilidades, pois, se o veículo dele pudesse falar, certamente também diria ... “a turbina dele está inspirando mais cuidados que a minha!!!!” ... Kkkkkkk.
Kkkkkkkkkk.
As vezes, me pergunto, até que ponto vai a arrogância? E vendo essa história percebo que não tem limites.. Simplesmente um idiota arrogante!
guilhermeabreu
13/01/2015, 11:47
UM DIA ESTE IDIOTA ARROGANTE estará aqui perguntando O QUE FAZER QDO A TURBINA DELE FOR PRO ESPAÇO e uma original custa mais de 7 paus .
feitosac
13/01/2015, 17:24
Pode ter certeza amigo Guilherme eheheh.
Abs.
Factotum
14/01/2015, 13:59
Factotum, cuidado quando desligar o carro. Siga as instruções à risca, de preferência passando um pouco. Acredito que muitas turbinas deem problema pq o povo desliga o carro com a rotação da turbina ainda alta.
Sim Dorderf, sempre fiz isso quando desligava o carro,deixava 30s a 1 min. mesmo antes de saber exatamente como isso ajudava na vida útil da turbina! porém vai saber como eram os costumes do antigo dono, isso pode ter contribuído na quebra, acredito!
Fica a dica para os desavisados
abs.
Factotum
14/01/2015, 15:00
Uma vez estava estacionando a SW4 em um posto na rodovia e deixei meu carro ligado, sempre deixo 2 minutos, ai chega outra Hilux pickup, o cara para e desliga o carro na hora, veio puxar papo comigo e falou que meu carro ainda estava ligado, expliquei sobre a turbina e ele simplesmente disse que o carro era dele e faz o que quer.
Fazer o que.
Abs.
É Feitosac esse seria um dos piores tipos de babaca! acha que sabe de tudo, e não é humilde para aceitar um conselho. Porém deixa ele ficar nessa posição de quebrar a peça, pra ver o a reação do cara.
Abs.
Factotum
14/01/2015, 15:21
Para fim de informação:
quando comprei o conjunto rotativo da turbina o vendedor pelo telefone me perguntou se tinha feito o motor, se tava amaciando, eu disse que não! quando perguntei: ele me disse motor amaciando é inimigo de turbina, disque a limalha vai para a turbina e ai é problema.
Ele disse que acaba com a turbina! será que procede essa informação amigos?
Para fim de informação:
quando comprei o conjunto rotativo da turbina o vendedor pelo telefone me perguntou se tinha feito o motor, se tava amaciando, eu disse que não! quando perguntei: ele me disse motor amaciando é inimigo de turbina, disque a limalha vai para a turbina e ai é problema.
Se assim fosse, acredito que as nossas SW4 só receberiam turbina depois de terem os motores amaciados...
Mantiqueira
14/01/2015, 19:09
Para fim de informação:
Conversa fiada!
Experiência própria. Pode ir tranquilo.
Factotum
22/01/2015, 22:51
Amigos problema solucionado!!! Após a chegada do conjunto central,
Foi instalado, o meca disse que encaixou perfeito, até ele estava duvidando disso!
Troca de óleo e filtros. Limpeza no filtro de ar! Já rodei uns 500 km esse fds e uns 50 na terra!
Tudo ótimo ! Filé do boi como fala o povo de Maringá.
Obrigado aos que contribuíram!!!
Forte abraço
Amigos problema solucionado!!! Após a chegada do conjunto central,
Foi instalado, o meca disse que encaixou perfeito, até ele estava duvidando disso!
Troca de óleo e filtros. Limpeza no filtro de ar! Já rodei uns 500 km esse fds e uns 50 na terra!
Tudo ótimo ! Filé do boi como fala o povo de Maringá.
Obrigado aos que contribuíram!!!
Forte abraço
Parabéns pela resolução do problema.
Depois coloque os custos totais, para que tenhamos noção, na hipótese de acontecer conosco o problema.
Afinal, sempre que se fala em turbina vem o pavor de se perder mais de R$ 5.000,00.
Coloque também a marca da peça e local da compra.
Boa sorte com sua viatura.:concordo:
AlonsoFausto
23/01/2015, 15:32
Factotum, endosso as palavras do Glaicon! Parabéns pela resolução perfeita e com o menor custo. Não deixe mesmo de colocar, detalhadamente, "o caminho das pedras".
Abraço.
Factotum
24/01/2015, 22:31
Obrigado Srs. Mais quem tem que dar parabéns sou eu, aos amigos !!
Certo segue os gastos
O valor do conjunto central ficou em R$750,00+ frete no meu caso R$62,00 =R$812,00
Mão de obra R$250,00
Junta do coletor metálica R$58,00
Óleo 15w40 R$22,00 x7lts =R$154,00
Filtro óleo R$68,00
Total R$ 1.342,00
Para um primeira estimativa de R$7.000,00 acho que ficou um preço ótimo!
Considerando que não gosto de adquirir produtos ruins, de baixa qualidade e tal, pois o mais barato geralmente é o início da porcaria, porém há controvérsias!! Rsrs digo que esse conjunto tem qualidade!
Marca turbo technics
Origem United Kingdom
Site fabricante: http://www.turbotechnics.com
Onde encontrar ? Segue link:
mercadolivre.com.br/MLB-623013140-conjunto-central-da-turbina-da-hilux-antiga-28-e-30-_JM
... Total R$ 1.342,00 ... Para um primeira estimativa de R$7.000,00 acho que ficou um preço ótimo!
Olá Factotum. Não pude deixar de acompanhar sua saga. Parabéns pelo feliz desfecho (o melhor mesmo seria que não tivesse acontecido nada) e obrigado por compartilhar essa experiência conosco.
Mais uma vez, valeu a máxima do velho Chacrinha: “Quem se comunica, não se estrumbica”. Rsrsrsrsrs.
Vê se não some não, viu???!!!! Continue compartilhando suas experiências com a galera nos demais tópicos.
Forte abraço. Seja feliz com sua excelente viatura.
E.T.:
E a assinatura embaixo "SEM NADA POR ENQUANTO", acho que já pode mudar, não é mesmo? Agora você está muito bem montado!!!! Rsrsrsrsrsrs.
Obrigado Srs. Mais quem tem que dar parabéns sou eu, aos amigos !!
Certo segue os gastos
O valor do conjunto central ficou em R$750,00+ frete no meu caso R$62,00 =R$812,00
Mão de obra R$250,00
Junta do coletor metálica R$58,00
Óleo 15w40 R$22,00 x7lts =R$154,00
Filtro óleo R$68,00
Total R$ 1.342,00
Para um primeira estimativa de R$7.000,00 acho que ficou um preço ótimo!
Considerando que não gosto de adquirir produtos ruins, de baixa qualidade e tal, pois o mais barato geralmente é o início da porcaria, porém há controvérsias!! Rsrs digo que esse conjunto tem qualidade!
Marca turbo technics
Origem United Kingdom
Site fabricante: http://www.turbotechnics.com
Onde encontrar ? Segue link:
mercadolivre.com.br/MLB-623013140-conjunto-central-da-turbina-da-hilux-antiga-28-e-30-_JM
E uma opinião de quem já fez esse tipo de serviço em turbina: FUNCIONA, desde que bem executado. Estou a mais de 2 anos sem ter tido mais nenhum problema na turbina (embora ela nunca tenha disparado, mas estava deixando passar óleo).
Mas, se a intenção for fazer trilha, não sei se uma turbina recondicionada teria a mesma durabilidade (na verdade, não sei nem se uma turbina nova teria muita durabilidade).
zenzen 4x4
06/02/2015, 08:26
Troquei o Miolo da minha, comprei no ML por R$ 775,00 com frete, mais R$ 150,00 MO, ficou perfeito!
Factotum
08/02/2015, 13:50
Olá Factotum. Não pude deixar de acompanhar sua saga. Parabéns pelo feliz desfecho (o melhor mesmo seria que não tivesse acontecido nada) e obrigado por compartilhar essa experiência conosco.
Mais uma vez, valeu a máxima do velho Chacrinha: “Quem se comunica, não se estrumbica”. Rsrsrsrsrs.
Vê se não some não, viu???!!!! Continue compartilhando suas experiências com a galera nos demais tópicos.
Forte abraço. Seja feliz com sua excelente viatura.
E.T.:
E a assinatura embaixo "SEM NADA POR ENQUANTO", acho que já pode mudar, não é mesmo? Agora você está muito bem montado!!!! Rsrsrsrsrsrs.
Obrigado!!
Exatamente "QUEM NÃO SE COMUNICA SE ESTRUMBICA" boa!!!
Opa logo estou de volta tentando solucionar a (luz check acesa+ perda de potência) erro intermitente!!
valeu com certeza.
verdade muito bem montado, vou mudar. realmente é um carro para poucos!!
Forte abraço!!
Factotum
08/02/2015, 14:08
E uma opinião de quem já fez esse tipo de serviço em turbina: FUNCIONA, desde que bem executado. Estou a mais de 2 anos sem ter tido mais nenhum problema na turbina (embora ela nunca tenha disparado, mas estava deixando passar óleo).
Mas, se a intenção for fazer trilha, não sei se uma turbina recondicionada teria a mesma durabilidade (na verdade, não sei nem se uma turbina nova teria muita durabilidade).
Esse era meu medo inicial Dorderf, serviço bem executado,não tinha confiança aqui em minha cidade. Por isso, optei por não recondicionar.
quando encontrei a conjunto central, e me certifiquei que era bom, e que já tinha relatos que o pessoal do fórum já havia trocado, fui na veia.
Acho que para trilha apesar de não ser trilheiro, a recondicionada talvez não aguente tanto!
desgaste maior?! x tipo de serviço executado= possível problema. É a velha história do barato sai caro.
mais se for bem feito como você disse! por que não!
na trilha já são outras variáveis.
No meu caso se durar ,mais de 20 mil km já fico bem satisfeito, sem contar que tem garantia de 12 meses.
viajo na boa , ando em estradas de terra , e tal, mais não trilha pesada, AINDA! rsrs
Abraço
Esse era meu medo inicial Dorderf, serviço bem executado,não tinha confiança aqui em minha cidade. Por isso, optei por não recondicionar.
quando encontrei a conjunto central, e me certifiquei que era bom, e que já tinha relatos que o pessoal do fórum já havia trocado, fui na veia.
Acho que para trilha apesar de não ser trilheiro, a recondicionada talvez não aguente tanto!
desgaste maior?! x tipo de serviço executado= possível problema. É a velha história do barato sai caro.
mais se for bem feito como você disse! por que não!
na trilha já são outras variáveis.
No meu caso se durar ,mais de 20 mil km já fico bem satisfeito, sem contar que tem garantia de 12 meses.
viajo na boa , ando em estradas de terra , e tal, mais não trilha pesada, AINDA! rsrs
Abraço
16.000 km o conjunto rotativo da Chalana já tem e sem problemas.
Quando for a Maringá já sei quem vai pagar as cervejas!! :dance::dance::dance:
Factotum
08/02/2015, 16:35
16.000 km o conjunto rotativo da Chalana já tem e sem problemas.
Quando for a Maringá já sei quem vai pagar as cervejas!! :dance::dance::dance:
Noticia boa!
Opa, é só avisar, que a 1° rodada é por minha conta!!
Abraço
Factotum,
Atualize-nos com as notícias...
Continua perfeita a turbina?
E o desempenho da viatura?
Um abraço, Delfim
Factotum
23/04/2015, 17:07
Fala Delfim, após chegar de viagem por Bolívia, Peru e Chile!
está tudo ótimo com a viatura, apesar de não ter viajado com a viatura.
está tudo ótimo!
Graças aos amigos!
agora estou procurando sapatos novos para a belina, pirelli atr? BF?
Abraços
Opa... vai de BF, sem susto! Meu primeiro jogo rodou 92.000 Km e ainda rodaria até 100.000 km se eu quisesse ir mais fundo. Um abraço, Delfim
Drauzio.Macedo
18/04/2019, 18:32
Amigos gostaria de uma opinião suas, já estou na quarta Hilux e a atual é uma SW4 2001 motor 1kzte.
Atualmente quando fica uns 40 minutos em marcha lenta no trânsito ao acelerar e sair andando começa a queimar óleo fica assim por um tempo e depois para.
De manhã fria e em outras condições não sai fumaça branca, só após tempo na marcha lenta.
Aí pergunto, já posso partir para a turbina direto?
Tem algum outro teste que posso fazer?
Gostaria muito da opinião de vcs
Obrigado e um abraço
Amigos gostaria de uma opinião suas, já estou na quarta Hilux e a atual é uma SW4 2001 motor 1kzte.
Atualmente quando fica uns 40 minutos em marcha lenta no trânsito ao acelerar e sair andando começa a queimar óleo fica assim por um tempo e depois para.
De manhã fria e em outras condições não sai fumaça branca, só após tempo na marcha lenta.
Aí pergunto, já posso partir para a turbina direto?
Tem algum outro teste que posso fazer?
Gostaria muito da opinião de vcs
Obrigado e um abraço
Rapaz, pela minha experiencia, manda dá uma calibrada nos bicos injetores (R$ 240,00) e passe a observar se acontece a mesma coisa. Depois na BI.