PDA

Ver Versão Completa : Cinto de Segurança

Marcelo
06/01/2004, 20:55
Pessoal,

Estou trocando o cinto de segurança por um de 3 pontas retrátil (é, isso mesmo, estava com um de 2 pontas diagonal :oops: :oops: :oops: ), mas encontrei alguns probleminhas relacionados ao local de fixação da máquina. :cry: :cry:

A princípio, pensei em colocá-la na caixa de roda, bem acima do bocal do tanque, naquela parede "reta". Quando descobri que ela não é completamente "reta" e sim, levemente inclinada. :? Logo teria que fazer um pequeno calço para deixá-la na posição que o cinto só travasse quando necessário. O problema é que não poderia utilizar o cinto com o Jeep inclinado, já que a máquina inclinaria também, travando o cinto. :evil:

Pensei então em colocar a máquina ao lado da caixa de roda, bem atrás dos bancos dianteiros, próximo ao assoalho. :D Não teria que fazer o calço, já que essa "parede" é perpendilucar ao assoalho, porém num pequeno teste de inclinação percebi que o cinto era acionado sem desejado. :evil:

No desenho abaixo, tentei ilustrar os lugares que descrevi acima. Está meio tosco, mas acho que dá pra entender. :roll:

Teria que fazer alguma regulagem na máquina para deixá-la menos sensível? A máquina de qualquer carro serve? :roll: :roll: A que comprei não sei ao certo, mas acho que era de Gol ou Corsa. :roll: :roll:

[s] não-afivelados,

Luiz Claudio
06/01/2004, 21:51
Fala Marcelo,

Você cogitou colocar no Sto. Antônio???
Tenho visto vários jipes assim e me parece que fica muito bom.

[]'s tentando ajudar...
:D :D :D

Marcelo
06/01/2004, 22:10
Grande Luiz,

Até pensei, mas o Sto. Antonio também tem uma leve inclinação, semelhante com a da caixa de roda. :? E nas inclinações que sofre o jeep ele também travaria sem necessidade. :evil:

Também achei um lugar muito exposto pra bater lama. :cry:

De qualquer forma, obrigado pela dica! :wink: :P

[s]

Thiago Rodeghel
06/01/2004, 23:43
E aí Marcelo :D

Tbm apanhei muito para instalar o cinto 3 pontas, travava direto :shock: e tem de ficar a 90º a instalação :wink: O melhor q fiz foi isso no meu 8) desculpa não ter fotos, mas dá para entender :P

Bom o q fiz foi simplesmente um L na base do santo antônio, aproveitando o próprio parafuso q prende o santo antônio e fiz um outro passante pela furação da máquina do cinto no suporte L

O cinto passa pelo Santo antônio fazendo com q ele vire um pouco mesmo :roll: , mas nada q prejudique seu funcionamento :wink: pq esse suporte aproveita a base do santo antônio, ou seja, o cinto vai virar um pouco, mas aí a alça q vai presa no santo antônio, em cima, corrige isso :D
A alça q é presa no S.Antonio vc mede conforme vc quizer 8)

E a 2 ponta, essa q normalmente fica escondida no carro comum, fixa bem abaixo na caixa de roda com parafuso passante :wink:

Para fixar a máquina no suporte vc vai precisar apenas de um nível, esses de construção, coloque a máquina a 90º, ou melhor deixa ela no esquadro :wink: Tudo até mesmo o suporte no esquadro :shock: A chapa q usei é da mesma expessura dos suporte dos bancos :D e a largura vai depender do parafuso do seu santo antônio :P E no comprimento da chapa aí vai depender da sua máquina, além do S.A. :D

Qualquer dúvida, me fala, depois conforme sua dúvida (e dos outros) tento fazer outro desenho :D

A máquina q uso é do Santana :wink:

[s]

du
07/01/2004, 07:55
Pessoal,

Nunca fiz esta adaptação, afinal de contas, nem Jeep tenho, mas puxando pela memória, já tive alguns Diplomata, e no Diplomata a instalação é toda externa, e como é fixado bem próximo ao chão os cintos são bem longos, acho que seria fácil adaptar um completo de Diplomata.

Abraços Du.

Marcelo
07/01/2004, 11:06
Grande Thiago,

É uma boa idéia, e o SA já tem o parafuso do antigo. Não tinha pensado atrás do SA, somente na frente...

Mas com relação à lama, não fica muito exposto nesse local? E se o jeep estiver numa subida/descida, não vai travar sem necessidade?

...no Diplomata a instalação é toda externa, e como é fixado bem próximo ao chão os cintos são bem longos, acho que seria fácil adaptar um completo de Diplomata.
Du,

O cinto que comprei é de carro 4 portas, é bem comprido também. :wink:

[s] ainda em dúvida onde colocar o cinto,

Thiago Rodeghel
07/01/2004, 11:56
Grande Thiago,

É uma boa idéia, e o SA já tem o parafuso do antigo. Não tinha pensado atrás do SA, somente na frente...

Mas com relação à lama, não fica muito exposto nesse local? E se o jeep estiver numa subida/descida, não vai travar sem necessidade?

[s] ainda em dúvida onde colocar o cinto,

Fala aí Marcelo :D

Foi a melhor posição q encontrei para acertar o bendito :roll: , já prendi ele do lado da caixa de roda, direto no SA, e nada :evil: Aí vi em um Jeep de um colega meu, com um suporte parecido :shock: , era o mesmo L só q colocado pela frente do SA, Ficava muito exposto :roll: ao barro, aí decidi colocar por trás do SA, e fica protegido tbm por aquela parte de trás,onde fica a trava da porta :D Protege bem ali, mas não quer dizer q é 100% :roll: mas depois vc pode fazer alguma coisa a mais para proteger :wink: Tipo uma caixa :roll: Isso é claro se vc não estiver satisfeito :roll:

Se for bem instado, tudo bem esquadrejado :D , não trava 8) Pode travar se a máquina do cinto não estiver boa, troquei 2 vezes a máquina até pegar uma boa no desmanche :(

Se tiver mais alguma dúvida :wink:

[s]

Eduardo Chaves
07/01/2004, 16:28
Marcelo,

Por mais correta que esteja a instalação e por mais perfeito que esteja o mecanismo do cinto, com certeza, qq inclinação pouco mais que o normal o cinto travará, e fique contente, pois ele estará funcionando... :lol:

Faça um teste com um carro mesmo, naquelas rampas de estacionamento de subsolo por exemplo, vai travar... :wink:

[]'s seguros...

Marcelo
07/01/2004, 22:28
Pessoal,

É, acho que vou fazer dessa forma. Com um L e fixá-lo no SA. :P
Depois penso num jeito de proteger a máquina do barro. 8)

Obrigadão pelas dicas. :wink:
[s] seguros,

HIGHLANDER
14/01/2004, 18:41
Desculpa levantar o assunto depois de resolvido, mas e cinto de 4 pontos, vc ja penssou neles???
se já pq não, qual o problema???
(curioso pois o meu tem o de 4 pontos :? )

[]ção!!!

Marcelo
14/01/2004, 21:25
Grande Xará,

Nem cogitei essa hipótese. :o
Como o banco é do Kadett, não tem aqueles "buracos" pra passar o cinto, acho que ficaria um pouco estranho. :roll:

Já adaptei o de 3 pontas mesmo, ficou muito bom!! :P :P

[]s

HIGHLANDER
15/01/2004, 10:47
Fala Xara!!!!

Entendi, quando puder mostra umas fotos ae de como ficou Ok

[]ção!

Alemão
15/01/2004, 11:24
E ae......

No meu Jeep eu tenho os bancos do Tipo e passo o cinto de 4 pontas por baixo do encosto de cabeça..... fica legal.......

[]´s.......

Thiago Rodeghel
07/02/2004, 15:55
Aí Marcelo e ALL :D

Tô mandando as fotos dos cinto adaptado, no SA :wink:

Não sei se vc fez assim :roll: , mas deve ter sido parecido :D

Esse é do Santana 8) , mas pode ser feito com de outros carros :wink:

[s]

leopoldo
07/02/2004, 16:45
Caro colega, sem querer ofender, essa montagem em L
é uma piada (não é ofensa pessoal)

Caso voce sofra um acidente para valer, provávelmente o parafuso vai romper depois do braço em L entortar e você pode levar o mecanismo na NUCA, ou no impacto o cinto pode rodar o mecanismo e enquanto isso você está indo de encontro ao para-brisa.

Bom, este é um jeito delicado de dizer que a instalação não esta boa.

O mecanismo tem de estar, como nosso ex- ministro falava..."imexível".

Thiago Rodeghel
07/02/2004, 18:07
Já me falaram isso de o mecanismo girar :roll: Semana passada mesmo :(

Então já estou providenciando a colocação de mais um parafuso. na parte antes da dobra da máquina :roll: . Aí sim elimina esse giro. Ficaria mais um na parafuso entre a chapa e a caixa de roda.

Mas com relação a quebrar o parafuso acho meio q difícil acontecer :shock: Mas mesmo se quizesse colocar mais 1 parafuso fixando essa máquina naum dá, pq ela só fixa em 1 único ponto :shock: , não existe outro local :wink: Já fui até ver isso :shock:

Mas respeito a sua opnião :D , concordo em partes :roll:

[s]

leopoldo
07/02/2004, 18:49
Hummmmm,

Estava falando do parafuso preso ao santo antônio.

E por falar em parafuso......coloque parafusos de aço tipo allen, pois possuem mais resitência.

Tanto no do santo antônio quanto no que prende o mecanismo (e também no reforço que você pretende fazer).

É a sua segurança.

Thiago Rodeghel
07/02/2004, 18:56
Hummmmm,

Estava falando do parafuso preso ao santo antônio.

E por falar em parafuso......coloque parafusos de aço tipo allen, pois possuem mais resitência.

Tanto no do santo antônio quanto no que prende o mecanismo (e também no reforço que você pretende fazer).

É a sua segurança.

Ahh tá :oops: , entendi agora leopoldo :D

Tava pensando tbm em colocar porcas parlock :roll: , acho q melhoraria isso :roll: tbm, q vc acha :) ?

Vou até ver qual tipo de parafuso q o pessoal usa lá na VW, e ver se daria para fazer um esquema :) ali... Eu tô usando sextavados em inox :shock: , tava preocupado em começar a pegar água e barro, e depois oxidar :? perdendo a tenacidade deles, até porcas e arruelas tbm tudo em inox :)

[s]entendidos

leopoldo
07/02/2004, 19:22
Parafusos em aço INOX allen ou sextavado.....ótimo.

Use também arruelas(peça as grossas) e porcas parlock em inox, o jeep acaba e os parafusos não.

www.nutinox.com.br (hoje estava fora do ar)
ou
www.nobrinox.com.br/entrada.htm

Thiago Rodeghel
07/02/2004, 19:32
Parafusos em aço INOX allen ou sextavado.....ótimo.

Use também arruelas(peça as grossas) e porcas parlock em inox, o jeep acaba e os parafusos não.

Hehehehe :lol: pensei mesma coisa q vc na época :D

Na verdade, resumidamente, esses santo antônios vendidos hoje em dia é pura ilusão :? , é tapar o sol com a peneira :shock: , para simplificar são uns palitinhos de dente, soldados :roll: , mas isso acho q vc com certeza já sabe :)

Então, é isso mesmo sextavados em inox, porcas em inox, arruelas e arruelas de pressão tbm tudinho :shock: 8) , aliás acho q só no motor e câmbio não tem parafusos em inox :roll:

Mas vlw pela ajuda :D

[s]

Marcelo
08/02/2004, 19:47
Grande Thiago,

Eu já fiz a instalação do meu, ainda não tirei as fotos. :cry:
Acabei fixando a máquina na lateral da caixa de rodas, e a outra parte na frente da caixa de rodas. :D A curva foi no mesmo parafuso do anterior. :D
Obrigado pelas dicas! :P :P

[s] afivelados,

andretomasi
18/02/2004, 18:57
Meus R$ 0,02 :

Instalei os cintos assim, funcionam bem e não travam quando puxa pra afivelar, só com puxões rápidos, como deve ser, espero :lol: :lol:

[ ]´s

Duda Lopes
19/02/2004, 07:51
Fala Keko, beleza?

Desculpe a minha ignorancia, mas o que vc quis dizer com:

Meus R$ 0,02 :

Abraco,

billj
19/02/2004, 08:06
Keko,

Vejo duas coisas preocupantes no seu cinto......

1) O parafuso que segura a alcinha no santo antônio é de qual especificação?!? Como é que este parafuso está afixado ao tubo?!? Não dá para ver direito, mas me parece um tanto fraco.

2) O mecanismo está afixado à carroceiria como?!? Só na lata com parafusos passantes?!? Tem que pegar alguma coisa estrutural, senão vai sair de lá numa colisão.........

Abraços,

Bill

andretomasi
19/02/2004, 12:49
Fala Keko, beleza?

Desculpe a minha ignorancia, mas o que vc quis dizer com:

Meus R$ 0,02 :

Abraco,

Duda, meus R$ 0,02 --> traduzindo eu quis dizer, minha pequena contribuição :lol:

1) O parafuso que segura a alcinha no santo antônio é de qual especificação?!? Como é que este parafuso está afixado ao tubo?!? Não dá para ver direito, mas me parece um tanto fraco.

2) O mecanismo está afixado à carroceiria como?!? Só na lata com parafusos passantes?!? Tem que pegar alguma coisa estrutural, senão vai sair de lá numa colisão.........

Bill, o parafuso que está no santo antônio é de inox, está preso só de um lado do tubo.. preciso atravessar o tubo com o parafuso ou pode ser em uma parede só?

E na carroceria fixei com um sanduíche de arruela e uma chapa quadrada de aço dos dois lados da lataria.. o "sair de lá" você quer dizer o parafuso arrebentar a lata, certo? Se for isso, a chapa quadrada é pra evitar isso mesmo.

Mande sugestões, se achar que devo melhorar o sistema :wink:
Valeu,

[ ]´s

billj
19/02/2004, 14:08
Bill, o parafuso que está no santo antônio é de inox, está preso só de um lado do tubo.. preciso atravessar o tubo com o parafuso ou pode ser em uma parede só?

O ideal seria de reforçar a área do parafuso, soldando um pedaço de aço mais grosso, um tipo de "botão" para segurar melhor a rosca do parafuso.

Quanto o local do mecanismo, um sanduiche na lata é melhor que apenas parafusos passantes, mas se for possível, seria melhor ainda amarrar no chassis.........

andretomasi
19/02/2004, 15:25
Bill, valeu as dicas, vou providenciar esse reforço no suporte do cinto no santo antônio.. agora, quanto a fixar no chassis, não tem problema de em uma eventual batida, se a lataria se deslocar separada do chassis, o cinto esmagar o piloto por estar preso no chassis?

[ ]´s

billj
19/02/2004, 15:40
Bill, valeu as dicas, vou providenciar esse reforço no suporte do cinto no santo antônio.. agora, quanto a fixar no chassis, não tem problema de em uma eventual batida, se a lataria se deslocar separada do chassis, o cinto esmagar o piloto por estar preso no chassis?

[ ]´s

Dependendo da fixação de tudo sim, há essa possibilidade........ :shock: Porém, isso seria raro acontecer e provavelment resultado de uma falha nos suportes de carroceiria........

O melhor mesmo é de ter os cintos e bancos presos JUNTOS numa única estrutura. Ou seja, uma gaiola..........

Jeep61
08/11/2007, 01:12
Olá para All
Estou achando ótimo esses comentários sobre a instalação do cinto, pois estou reformando o meu Jeep e pretendo colocar cintos de 3 pontas.
Só tem um detalhe em relação a este tópico, cade as fotos que estão sendo comentasas aqui, já procurei e não achei, foram postadas no tópico ou enviadas por e-mail?
Se puderam, enviem as fotos dessa adaptação para mim por e-mail com o título adaptação de cinto de segurança.
hcanellas@yahoo.com.br
Obrigado,
Jeep61.

wcas
13/06/2008, 14:33
Tirando o pó do tópico, to querendo colocar um cinto de 3 pontos no meu CJ5 e gostaria de saber de qual carro fica melhor e mais facil de adaptar ?
Por enquanto esto com um de 2 pontos que esta tão duro que só serve pra não levar multa.

cristianocalamari
16/08/2009, 18:16
Pessoal, comprei um par de cintos 4 pontas, mas nao tenho banco concha:cry:, meus bancos dianteiros tem encosto de cabeça, mas nao sei como fazer para instalar esses cintos nesse tipo de banco, alguem pode me ajudar ?

Robertux
21/08/2009, 15:15
Seu banco vai precisar desse dois furos no encosto, logo abaixo do encosto de cabeça, para passar o cinto. Se o seu não tiver, mande um tapeceiro fazer, se não for possivel, acho que só trocando os bancos.

Robertux
21/08/2009, 15:26
Seguem fotos de cinto 4 pontos em banco concha e banco comum