Ver Versão Completa : Toyota Bandeirante 1980 - Capota de lona - RACOLA
Gabriel_Bertinatto
04/01/2015, 23:53
Bom agora que estou com alguns dias de fórum, decidi criar um tópico pra minha VTR.
Uma Band 84,capota de lona,motor OM-314, caixa 4M com 1º e 2º seca.
Antes uma breve apresentação da Racola, Primeiramente sobre seu apelido, Minha amada mãe o deu para ela,devido a ausência de barulho e que de vez em quando ela precisa de uns ajustes finos......
Adquiri ela de um senhor que a usava para ir de casa para o trabalho, já que as estradas vicinais daqui não são as melhores...
Itens que pretendo instalar/concertar nela.
Curto prazo ou melhor urgente!
- Botão da marcha lenta no painel (para desligá-la tenho que puxar o acelerador para cima.)
- Cano de descarga está solto e ira quebrar logo...
- Instrumentos do painel, os únicos que funcionam são o voltímetro e o da temp.
- Motor de arranque parece estar pesado.
- Passar a bateria do para choque para o cofre.
(estes itens só para poder andar tranquilo.) Pois o resto da Mec esta OK.
Longo prazo:
- DH
- Rearqueamento dos feixes.
- pneus + agressivos.
Detalhe sua finalidade não é para trilhas, é para passeios nos fins de semana.
Relíquia! Parabéns pela VTR!
Muito bonita :curtir:
Só uma pergunta. Ano 84 já não deveria ser com câmbio sincro e reduzida ?
Lauro Paiva
05/01/2015, 10:03
MUITO BONITA A VTR!!!
Eu tentaria manter o máximo da originalidade dessa beleza!!!
E se me permite uma pergunta indiscretíssima, quanto pagou por ela???
E mande mais fotos!!!
Lauro Paiva
05/01/2015, 10:07
MUITO BONITA A VTR!!!<br>Eu tentaria manter o máximo da originalidade dessa beleza!!!<br>E se me permite uma pergunta indiscretíssima, quanto pagou por ela???<br>E mande mais fotos!!!<br><br>
Gabriel_Bertinatto
05/01/2015, 11:02
Muito bonita :curtir:
Só uma pergunta. Ano 84 já não deveria ser com câmbio sincro e reduzida ?
Olha os erros aparecendo........
84 era a outra VTR essa é 80, ja cheguei se n tem mais nenhum erro e vou pedir para um adm mudar o nome do tópico.
Agradeço o lembrete!!!
Abraços
Gabriel_Bertinatto
05/01/2015, 11:04
MUITO BONITA A VTR!!!
Eu tentaria manter o máximo da originalidade dessa beleza!!!
E se me permite uma pergunta indiscretíssima, quanto pagou por ela???
E mande mais fotos!!!
Lauro tentarei manter o max de originalidade, mas é necessário alguns itens como DH por ela ser meio "pesadona", depois de um dia a dirigindo você não sente mais os braços......
Abraço
Gabriel_Bertinatto
05/01/2015, 11:10
Relíquia! Parabéns pela VTR!
Obrigado Herick!!
Gabriel_Bertinatto
05/01/2015, 11:27
Bom dia!!
Alguém de vocês tem alguma ideia do que possa estar deixando o motor com o arranque pesado?
Com uma bateria de 115A a carga máxima ele gira por pouco, então não posso me bobear na hora do arranque. E daqui os dias chega nosso inverno que é razoavelmente "fresquinho" ai quero ver pegar de manha cedo.
Detalhe: Segundo o antigo dono, ele trocou as escovas do motor a poucos dias.E este parece ser o original.
hercilio.neto
05/01/2015, 20:54
Gabriel, bem vindo.
A sua Band está muito bonita, parabéns.
Eu já tive uma Band 64 de lona com motor OM314 e cambio seco sem reduzida.
Fiquei com o jipe por 8 anos e curti muito.
Esse modelo de painel é muito lindo e tem a vantagem de poder usar instrumentos comuns a outros veículos. Você não terá dificuldade em por tudo pra funcionar.
O botão estrangulador é só regular, provavelmente está com folga na mola.
A bateria está em um péssimo local, não deu pra ver se os polos estão bem isolados, mas fique atento. O lugar original é embaixo do banco do motorista.
Caso opte por levá-la para dentro do cofre, estude todas as futuras modificações que tem em mente, para que um upgrade não inviabilize outro (ex: snorkel, filtro seco, DH, AC, turbo e intercooler, etc.).
A direção hidráulica é um baita conforto mas é um upgrade caro. Eu dirigi oito anos sem DH, e com pneus maiores. O segredo é esterçar com o carro em movimento. Com o carro parado é praticamente impossível virar.
O sintoma do motor de partida não é um bom sinal. Se a bateria está boa, é sinal que a partida está no fim. Verifique com urgência, ou ficará na mão.
Gabriel_Bertinatto
05/01/2015, 21:07
Boa Noite!
Hercilio como o banco do motora não é original não tem espaço, e no banco do carona tem o tanque que ocupa um belo espaço, e como meus planos é apenas para um DH, pretendo até colocar uma bateria de 170A no lugar desta, para garantir o inverno.......
E a band já esta na mecânica para abrir o motor de arranque.
hercilio.neto
05/01/2015, 21:56
Boa Noite!
Hercilio como o banco do motora não é original não tem espaço, e no banco do carona tem o tanque que ocupa um belo espaço, e como meus planos é apenas para um DH, pretendo até colocar uma bateria de 170A no lugar desta, para garantir o inverno.......
E a band já esta na mecânica para abrir o motor de arranque.
O suporte original para colocar a bateria no cofre é difícil de encontrar. O companheiro Capt Gottlieb desenvolveu uma adaptação que é uma alternativa interessante:
488642
Gabriel_Bertinatto
05/01/2015, 23:08
E como é feita essa adaptação do Filtro?, ele deitado não vaza óleo?
hercilio.neto
06/01/2015, 09:40
Nesse caso, o filtro banhado a óleo foi substituído pelo filtro seco (elemento de papel) das Bands modernas. É obrigatório para instalação do turbo.
Gabriel_Bertinatto
06/01/2015, 10:43
Hercilio, Muito obrigado pelas informações.
Vou pegar a VTR sexta no Meca ai posto fotos para vocês.
Abraço
Lauro Paiva
06/01/2015, 17:05
Gabriel,
Outra coisa que vc pode olhar a respeito de sua ignição pesada é a instalação elétrica, os conectores e cabos devem estar isentos de oxidação e bem apertados, uma pequena dica é colocar aquele
Engate rápido de bicicleta, substituindo o parafuso que aperta o borne na bateria do carro, inclusive colocando as cores vermelha e preta para indicar o positivo e negativo.
aí vão os meus dois tostões...
força no trabalho!!!
488712
Gabriel_Bertinatto
06/01/2015, 17:25
Lauro eu já lixei, os contatos da bateria e do cabo que conecta nela. Até fazendo ponte de carro convencional o motor esta pesado....
Este engate rápido de bicicleta não é muito comprido? Os que achei fuçando nas minhas tranqueiras, só tem rosca na ponta se fosse inteira até dava para fazer.....
Mas vamos ver oque que o meca diz..
Amigos vocês usam bateria de quantos A?
Abraço
hercilio.neto
06/01/2015, 19:52
Amigos vocês usam bateria de quantos A?
Abraço
Eu uso uma de 100A.
O Carlo Pecca deu uma ótima explicação sobre a relação de capacidades da Bateria e do alternador.
Veja o post #26 desse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/83437-bateria-3.html
Lauro Paiva
08/01/2015, 10:08
Gabriel,
Você usa apenas as "cabeças" das peças e um parafuso que caiba no borne da bateria, isso é apenas uma maneira de dar um aperto de maneira rápida e no caso de um curto que qualquer coisa do gênero poder retirar mais rapidamente o contato.
Gabriel_Bertinatto
10/01/2015, 16:14
Boa Tarde!
Ontem fui visitar a Band que infelizmente não ficou pronta, e o meca nem começou os reparos ainda :freaking:
Talvez semana que vem eu esteja com ela. E adiantando vai ter umas surpresinhas na volta dela.
Lauro quando ela voltar farei isso.
Grande abraço!
Gabriel_Bertinatto
23/01/2015, 23:02
Pessoal hoje estive no meca de novo!
Ele ainda não acabou o Serviço e me prometeu que estarei com a band na 4º.
Mas vamos as novidades..
1º Bateria colocada atras do banco do motorista.
2º A band recebera um novo para-choque com quebra mato e com berço pra guincho, que era de uma outra band. (substituindo aquele que parece de caminhão...)
3º Troca dos filtros de diesel
4º Solda no cano de descarga para reforço
5º O Melhor de todos,já praticamente no lugar uma DH com setor da ranger e bomba de SW4.
Se lembrar de mais algum, atualizo vcs.
Abraçoss
hercilio.neto
24/01/2015, 11:23
Gabriel,
A bateria ficou sob o banco do motorista, ou atrás?
Se for atrás, ficou no assoalho ou sob o assoalho?
A caixa da DH foi colocada na ponta da longarina?
Aguardamos fotos.
Gabriel_Bertinatto
25/01/2015, 12:42
Hercilio
A bateria ficou atrás do banco sobre o assoalho,em um suporte que o meca fez.
A caixa da DH esta na ponta da longarina, a principio eu iria colocala no cofre, mas por indicação do mecânico coloquei na longarina para evitar que com o tempo se crie folgas no sistema de direçao, aquela peça que conecta a caixa original as barras de direção estava com uma folga astronômica por isso a opção de eliminala.
Quando estiver com a band posto as fotos.
Outra coisa alguem sabe se é muito difícil a instalação do snorkel em casa?estou pensando em por um na band e junto já colocar os respiros dos diferencias e da caixa.
Alem de ums pneus 31 recapados com a banda VJ 910 da vipal. Alguém já usou ela na band? E sera que este pneu me trará problemas mecânicos devido ao esforço?
Abraço
Gabriel_Bertinatto
31/01/2015, 20:36
segue as fotos prometidas. o atraso foi devido a um setor de direção que começou a mijar óleo assim que a bomba foi conectada....
DH *O setor foi trocado pelo do omega e a bomba é da sw4.
491532491531
Motor de arranque novo
491533491534
Suporte da bateria ( Não ficou 100% ao meu ver)
491535
Desligador novo.(o antigo quebro a espia e o botão era um parafuso)
491536
Quebra mato com faroletes ( a serem ligados)491537
Desculpe a qualidade de algumas fotografias, e a sujeira pois jipe com capota de lona rodando em estrada de chão da pra imaginar a poeira né..........
Abraços
Gabriel_Bertinatto
31/01/2015, 20:44
Agora vamos ao problema novo o cilindro de embreagem...
Eu estava dirigindo quando percebi um vazamento no cilindro imediatamente fui a procura de um meca mas como estava no interior a oficina estava fechada numa sexta de manhã.
Ai achei um posto e comprei um litro de óleo hidráulico vermelho ( é oque esta no meu cilindro não sei se é o adequado) e venho completando, apesar que o nível não esta baixando rápido, pois hoje fiz 60km e o nível mal e mal se alterou.
agora vamos até segunda assim.e nem quero pensar quanto tempo o mecânico vai levar para trocá-lo... 491538
Segue uma foto do passeio que foi o teste da DH que esta muito boa, deixando a dh do gol com inveja...
Vista que só a serra gaucha proporciona...
491539
* esses quadrados que vocês percebem são videiras.
Cilindro mestre da embreagem usa óleo de freio, os famosos DOTs!
Gabriel_Bertinatto
01/02/2015, 09:55
Herick que eu sabia também era fluido de freio mas nesse cilindro não tem óleo dot e segundo a um mecânico do interior aquilo é fluido hidráulico, mas vou aproveitar e trocar pelo Dot já que é o correto.
Abraços e por favor sempre que ver um erro pode puxar a orelha aqui no tópico.
hercilio.neto
01/02/2015, 22:15
Gabriel,
A barra de direção é uma peça unica desde a cruzeta até a caixa?
Provavelmente o seu jipe não tem banco traseiro, ou a bateria inviabilizaria ocupantes no banco de trás.
Ainda assim, seria interessante proteger os polos.
Lauro Paiva
02/02/2015, 15:39
491694
Gabriel,
Agora acho que da para entender melhor o que eu falei sobre os conectores de bateria e os engates rápidos de bicicleta, isso facilita um pouco a nossa vida na hora de apertar ou de soltar a bateria com mais rapidez.
A band tá ficando bonita, vai em frente!!!!!
Gabriel_Bertinatto
02/02/2015, 20:22
Gabriel,
A barra de direção é uma peça unica desde a cruzeta até a caixa?
Provavelmente o seu jipe não tem banco traseiro, ou a bateria inviabilizaria ocupantes no banco de trás.
Ainda assim, seria interessante proteger os polos.
Hercilio não é uma peça unica, se você observar na foto em anexo tem uma luva com parafuso que conecta a direção ao setor bem na ponta , e outra é loco após a entrada do fluido hidráulico se vê uma "emenda" , e da para ver os parafusos que seguram a peça no lugar bem na ponta dela que esta voltada para a vtr.
E realmente o jipe não tem banco traseiro, mas como só o banco do caroneiro rebate, ela não incomoda ai, serve até para apoiar minha caixinha de ferramentas e tralhas.
Abração
Gabriel_Bertinatto
02/02/2015, 20:26
Gabriel,
Agora acho que da para entender melhor o que eu falei sobre os conectores de bateria e os engates rápidos de bicicleta, isso facilita um pouco a nossa vida na hora de apertar ou de soltar a bateria com mais rapidez.
A band tá ficando bonita, vai em frente!!!!!
Lauro obrigado pela imagem apesar deu já ter meio que entendido a tua ideia foi esclarecedora.
Vou ver se amanha faço isso e vou ver como fica, pois estou com receio quanto ao aperto dos contatos.
E vamos tentar ajeitar essa band, pois ela merce muito! e obrigado o elogio
Abraços
Lauro Paiva
03/02/2015, 09:52
Gabriel, da uma olhada no braço pitman, parece que ela foi soladada!!!
segue as fotos prometidas. o atraso foi devido a um setor de direção que começou a mijar óleo assim que a bomba foi conectada....
DH *O setor foi trocado pelo do omega e a bomba é da sw4.
491532491531
Gabriel,
Da uma atenção nesse braço pitman, daqui parece que ele foi soldado!!!
Essa é uma peça que sofre muito esforço, e não vale a pena economizar na segurança!!!
abçs.
Motor de arranque novo
491533491534
Suporte da bateria ( Não ficou 100% ao meu ver)
491535
Desligador novo.(o antigo quebro a espia e o botão era um parafuso)
491536
Quebra mato com faroletes ( a serem ligados)491537
Desculpe a qualidade de algumas fotografias, e a sujeira pois jipe com capota de lona rodando em estrada de chão da pra imaginar a poeira né..........
Abraços
Gabriel_Bertinatto
03/02/2015, 10:30
Gabriel, da uma olhada no braço pitman, parece que ela foi soladada!!!
Lauro realmente ele foi, pois ele não tinha tamanho para alcançar a barra, e se alterrase o angulo da barra eu ia perder em curva para um lado.
Mas esta solda foi muito bem feita, Levei no único soldador de região que faz solda ponta-ponta, e para completar foi colocado 4 reforços que cruzam a solda para evitar qualquer problema.E esses braços de pitman mais compridos não achei nenhum na região.
Abraço, e estou procurando aqui essas bloqueagens rápidas de bike, eu tenho mas não sei aonde hahahah
Herick que eu sabia também era fluido de freio mas nesse cilindro não tem óleo dot e segundo a um mecânico do interior aquilo é fluido hidráulico, mas vou aproveitar e trocar pelo Dot já que é o correto.
Abraços e por favor sempre que ver um erro pode puxar a orelha aqui no tópico.
Nada disso meu amigo, estamos juntos! Um forte abraço na nova empreitada, acompanhando
Lauro Paiva
06/02/2015, 10:42
Gabriel,
Estamos esperando as novidades do jipe!!!
abçs
Gabriel_Bertinatto
06/02/2015, 19:22
Lauro tu tem bola de cristal? hahahha só hoje que tive tempo de mexer no jipe.
Mas vamos as novas:
-Cilindro mestre de embreagem foi concertado e esta com fluido DOT.
-Cano de descarga foi cortado e colocado para o lado,para evitar a entrada dos gases na cabine.
O jipe passou 2 dias em uma auto elétrica e la foi feito o seguinte:
-Troca da espia do velocímetro.
-Foi refeito a afiação da boia de combustível até o marcador.
- Faroletes ligados, agora com chave separada e conectores rápidos nos fios, para andar com eles desligados na estrada.
- Instalação de luz na cabine para saber quando o pisca esta ligado.(nunca sabia)
-Instalação de esguicho de água pro para-brisa ( aproveitando o furo já existente)
-Revisão e manutenção de todas as luzes,
Coisas que fiz hoje a tarde:
-Retirada de todas as lonas das janelas e limpá-las pois não se enxergava fora.
-Reaperto dos parafusos do assoalho e substituição de porcas agora com arruelas de pressão.
-Colocação de um saco de areia com 90kg feito com câmara de caminhão.
Vou ficar devendo todas fotos , mas as que tenho irei postar mais tarde.
E Lauro antes que tu me peça, o cabeça aqui ainda não fez os conectores para a bateira.
Abraço para todos.
Gabriel_Bertinatto
06/02/2015, 20:15
Seguem as fotos que tenho no momento qualquer duvida podem pedir!! ( apesar de eu ter mais o que aprender com vcs)
492168492169492170492171492176492173
492174
492175
Abraçosss
Lauro Paiva
11/02/2015, 09:19
Show de bola!!!!
Ficou muito bom!!!
Torcendo para que tudo continue nota 10!!!
Lauro Paiva
13/02/2015, 19:26
Gabriel,
Eu vi esse post e acho que vc poderia usar a ideia para reformar o vidro do voltímetro e de outro mostrador se necessário, o fundo do seu V é muito bacana e seria uma pena colocar um dos modernos e sem graça.
Bom aí vai um pitaco, mais um, kkk.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/13509-reforma-do-velocimetro.html#post1247809