Ver Versão Completa : Fistel e pagamento de taxas....
andre_agostinho
03/01/2015, 01:43
Ola pessoal....somente para lembrar os radioamadores e faixa CIDADAO .
as taxas devem ser pagas no início do ano....
vale a pena entrar em sistemas.anatel.gov.br e vá no link boletos....de posse do seu FISTEL...VERIFIQUE PS BOLETOS PARA PAGAR....
A ANATEL NÃO MANDOU OS BOLETOS NO ANO PASSADO E PROVAVELMENTE NÃO MANDARÁ ESTE ANO PROS ENDEREÇOS DE CORRESPONDÊNCIA....
ENTREM LÁ E GARANTAM O DIREITO POR MAIS 1 ano
abs a todos...
Olá André, verifiquei hoje (04/01/2015) no sistema da Anatel e não constava nada ainda para 2015.
Você por acaso conseguiu imprimir o seu boleto?
Fernando Camelier
06/01/2015, 09:53
Pessoal, a Anatel não vai enviar os boletos e acredito que ainda não estão no sistema.
Aguardem alguns dias e estarão lá.
O vencimento de taxas federais é sempre 31 de março.
Um abraço e feliz 2015!
Sérgio Bambirra
29/01/2015, 22:54
Salve galera!
Recebi a licença para funcionamento de estação de rádio cidadão em out/2014. Nem na correspondência da ANATEL nem na carteirinha consta o tal do FISTEL. Como faço para saber qual é o meu número FISTEL? Desde já agradeço.
Sds.
Sérgio Bambirra
Daniel.TC
30/01/2015, 16:51
Salve galera!
Recebi a licença para funcionamento de estação de rádio cidadão em out/2014. Nem na correspondência da ANATEL nem na carteirinha consta o tal do FISTEL. Como faço para saber qual é o meu número FISTEL? Desde já agradeço.
Sds.
Sérgio Bambirra
Até hoje não entendi direito a lógica da Anatel quanto a esse Fistel. Por cima, sei que é um número de 11 dígitos e que você encontra nos boletos da Anatel. Quando vc tirou a licença recebeu os boletos e neles tem esse número. Conforme imagem abaixo. Pegue somente os primeiros 11 dígitos.
491417
Daniel.TC
03/02/2015, 14:08
Outra forma é entrar no módulo consulta do SCRA. Lá tem todos as informações necessárias, desde COER, serviço e estações:
http://sistemas.anatel.gov.br/SCRA/Consulta/Tela.asp?SISQSmodulo=7477
Lá tem dois Fistel (Fundo de Fiscalização das Telecomunicações), do Certificado e do Serviço. Nesse caso tem que pegar do serviço.
Sérgio Bambirra
03/02/2015, 22:27
Valeu Daniel!
Sds.
andre_agostinho
04/02/2015, 00:37
Ola....vamos pagar a taxa de apoio à pesquisa de radiodifusão de terríveis R$ 1,34 ...trabalho no cpqd (centro de pesquisa e desenvolvimento de telecomunicações) e sei da importância da pesquisa nessa área....inclusive de rádio difusao...
grande abraco
Marvin_CPS
04/03/2015, 13:55
Fala André,
Meus estão pagos tb... Msm pq o valor dessas taxas é absurda msm!!! Somando tudo gera um gasto de incríveis R$10,19...
Mas a importância delas é fundamental sim!
:drool:
Rafapinho
04/03/2015, 21:23
Galera, acabei de passar na prova para obter o COER classe C.. Paguei o boleto há 2 dias mas até agora näo consta como pago.. Normalmente demora quanto tempo para dar baixa? No dia da prova já preenchi o formulário para obtenção da licença para estação (até escolhi o indicativo).. Depois de quanto tempo em média posso verificar se já foi "feita" a licença?
andre_agostinho
05/03/2015, 00:18
Demora até 5 dias úteis pra dar baixa...o meu demorou uns 7.... Assim que der baixa vc já pode imprimir seu coer...depois...se vc tivesse feito direto no site, vc poderia já escolher o indicativo...pagar taxas de novo e depois das baixas vc imprime seu indicativo ( que cá entre nós poderia ser menor pra caber na carteira.....):freaking:
abs
Júnior DRM
06/03/2015, 22:09
Ola, gostaria de saber a partir de quando esta liberado para fazer o pagamento das taxas do serviço de radio amador desse ano.
andre_agostinho
07/03/2015, 00:30
Ola...já está liberado e o prazo é 30 marco....verifique seus boletos no site da anatel...
abs
afernandonm
07/03/2015, 10:22
Bom dia a todos!!
Pretendo fazer a prova para radioamador no próximo mês. Onde consigo apostilas e provas anteriores para estudar?
Como funciona todo este processo? Onde obtenho mais informações?
Sou completamente leigo no assunto. Se puderem me ajudar...
Outra pergunta, se o rádio for importado como faço a homologação do mesmo? Ou não é necessário?
Estou querendo comprar o seguinte equipamento:
Dual Band Voyager Vr-d 588 Uv Crossband
Vocês sabem dizer se o
Yaesu Ft-2900r Vhf se comunica com os "talk about"?
Obrigado
Júnior DRM
07/03/2015, 12:17
Opa já vou agilizar e pagar o meu, muito obrigado André!
Bom dia a todos!!
Pretendo fazer a prova para radioamador no próximo mês. Onde consigo apostilas e provas anteriores para estudar?
Como funciona todo este processo? Onde obtenho mais informações?
Sou completamente leigo no assunto. Se puderem me ajudar...
Outra pergunta, se o rádio for importado como faço a homologação do mesmo? Ou não é necessário?
Estou querendo comprar o seguinte equipamento:
Dual Band Voyager Vr-d 588 Uv Crossband
Vocês sabem dizer se o
Yaesu Ft-2900r Vhf se comunica com os "talk about"
?
Obrigado
Acesse http://www.crarsul.com.br/
No menu Downloads tem apostilas.
No menu simulado é possível fazer testes para ver como está seu conhecimento.
Bons estudos
afernandonm
08/03/2015, 08:45
PP5GAS, obrigado pelas dias!! Já baixei apostilas e provas.
E com relação a um rádio que também se comunique com os "talk about"?Alguém saberia dizer se ele tem que ser Dual Band?
Abraço
PP5GAS, obrigado pelas dias!! Já baixei apostilas e provas.
E com relação a um rádio que também se comunique com os "talk about"?Alguém saberia dizer se ele tem que ser Dual Band?
Abraço
Faça o teste no Simulado. São vinte questões cada vez e ao final um resumo com a resposta correta.
Galera, acabei de passar na prova para obter o COER classe C.. Paguei o boleto há 2 dias mas até agora näo consta como pago.. Normalmente demora quanto tempo para dar baixa? No dia da prova já preenchi o formulário para obtenção da licença para estação (até escolhi o indicativo).. Depois de quanto tempo em média posso verificar se já foi "feita" a licença?
Oi Rafa
Será que fizemos a prova no mesmo dia? Fiz a prova para Classe C no dia 28 diretamente no prédio da ANATEL. O boleto levou 3,5 dias para ser baixado após pagá-lo. Já imprimi o COER, agora estou perdido quanto às próximas etapas, pois eu também preenchi o formulário no dia da prova e o entreguei na hora também, já com o possível indicativo desejado. Se você ou alguém souber o passo a passo de agora em diante e puder postar aqui, fico muito agradecido!!!
Um abraço
Júnior DRM
17/03/2015, 17:52
Ola, eu paguei meu FISTEL 2015 hoje, esse é o primeiro ano que pago depois que tirei meu COER por isso não sei se recebo alguma correspondência da ANATEl tipo comprovante de pagamento ou algo assim?
Pior sou eu, passei na prova, tirei o COER e agora não sei qual o próximo passo, pois a ANATEL presta um péssimo serviço ao cidadão. Não informa nada, ninguém atende. Parece que estão realizando um favor a você... absurdo. Coisas desse país.
Júnior DRM
17/03/2015, 22:22
Não sei se aqui no PR o serviço é melhor ou se eu tive sorte mesmo, sempre que liguei lá consegui ser atendido e tirar todas as minhas duvidas, mas tenho que reconhecer que as vezes é revoltante o modo como somos atendidos (ou nem somos como no seu caso) por algumas repartições governamentais
Fernando Camelier
18/03/2015, 09:32
Pior sou eu, passei na prova, tirei o COER e agora não sei qual o próximo passo, pois a ANATEL presta um péssimo serviço ao cidadão. Não informa nada, ninguém atende. Parece que estão realizando um favor a você... absurdo. Coisas desse país.
O próximo passo é você licenciar a sua estação. Fixa (base em casa) ou móvel (No veículo ou portátil).
Procure o setor de outorga da Anatel, pois da parte mais difícil você já passou.
Um abraço
Fernando Camelier
18/03/2015, 09:37
Não sei se aqui no PR o serviço é melhor ou se eu tive sorte mesmo, sempre que liguei lá consegui ser atendido e tirar todas as minhas duvidas, mas tenho que reconhecer que as vezes é revoltante o modo como somos atendidos (ou nem somos como no seu caso) por algumas repartições governamentais
Pessoal, todo serviço público é reflexo de um governo (ou desgoverno). A Anatel sofre da escassez de funcionários e problemas de todo tipo. Pense numa agência que tem que regular desde telefonia e internet até emissões de rádio de toda a natureza e a parte de radiodifusão (Rádio, TV, Tv a cabo e satélite) com tão poucos funcionários...
A paciência nesse caso é necessária e acreditem, todos os questionamentos deverão ser respondidos sim. Basta que entrem em contato com o setor de "outorga" da gerência ou unidade de seu estado.
Um abraço
O próximo passo é você licenciar a sua estação. Fixa (base em casa) ou móvel (No veículo ou portátil).
Procure o setor de outorga da Anatel, pois da parte mais difícil você já passou.
Um abraço
Amigo, obrigado pela resposta. Então, no dia que fiz a prova a própria servidora entregou formulários para que os aprovados preenchessem com suas informações e o prefixo desejado (caso disponível) e tirou cópia dos documentos pessoais de cada um também. Então acredito que devo esperar chegar algum boleto, pois a parte de licenciar a estação deve ser a própria servidora que irá fazer. Correto? Porque tentei de toda forma fazer isso através do sistema SCRA mas sempre dá mensagem impedindo. Um abraço
Fernando Camelier
19/03/2015, 09:40
Procure a servidora que te atendeu e veja qual o próximo passo...
Amigo, obrigado pela resposta. Então, no dia que fiz a prova a própria servidora entregou formulários para que os aprovados preenchessem com suas informações e o prefixo desejado (caso disponível) e tirou cópia dos documentos pessoais de cada um também. Então acredito que devo esperar chegar algum boleto, pois a parte de licenciar a estação deve ser a própria servidora que irá fazer. Correto? Porque tentei de toda forma fazer isso através do sistema SCRA mas sempre dá mensagem impedindo. Um abraço
Procure a servidora que te atendeu e veja qual o próximo passo...
Exatamente este o problema amigo Fernando. A servidora - e pelo visto o setor inteiro - simplesmente não atende público externo. Segundo a telefonista que atendeu a chamada, "a ordem da doutora é ligar no número geral de atendimento, pois eles não atendem telefone de gente de fora". Enfim... eu sou colega até de carreira (sou servidor de uma AR também) e atendo e tiro dúvidas de quem quer que ligue na repartição. Abraço
VOVÔ DO TROLLER
19/03/2015, 17:34
Paguei o meu e o da dona onça, hoje. Obrigado pela lembrança e pelas dicas dos colegas foristas. Abs. Válter.
Exatamente este o problema amigo Fernando. A servidora - e pelo visto o setor inteiro - simplesmente não atende público externo. Segundo a telefonista que atendeu a chamada, "a ordem da doutora é ligar no número geral de atendimento, pois eles não atendem telefone de gente de fora". Enfim... eu sou colega até de carreira (sou servidor de uma AR também) e atendo e tiro dúvidas de quem quer que ligue na repartição. Abraço
rfdex, se vc tiver o numero do fistel se não me engano 11 numeros entra nesse link coloca cpf e fistel para aparecer os boletos que devem ser pagos, se não funcionar a solução é ir na sede da anatel como vc é do DF é no predio atras da Polícia Federal do edificio mascara negra do setor de autarquias sul... o predio da anatel é um predio laranja.
http://sistemas.anatel.gov.br/Boleto/Internet/Tela.asp
tem esse tutorial aqui feito pela anatel
http://sistemas.anatel.gov.br/boleto/Help/Tutorial/Tutorial_Pessoa_Fisica.pdf
Marcio Vargas
04/04/2016, 10:53
PEssoal,
Onde encontro o meu FISTEL?
No link lá do inicio não consegui