Conectar

Ver Versão Completa : Fistel e pagamento de taxas....

andre_agostinho
03/01/2015, 01:43
Ola pessoal....somente para lembrar os radioamadores e faixa CIDADAO .
as taxas devem ser pagas no início do ano....
vale a pena entrar em sistemas.anatel.gov.br e vá no link boletos....de posse do seu FISTEL...VERIFIQUE PS BOLETOS PARA PAGAR....
A ANATEL NÃO MANDOU OS BOLETOS NO ANO PASSADO E PROVAVELMENTE NÃO MANDARÁ ESTE ANO PROS ENDEREÇOS DE CORRESPONDÊNCIA....
ENTREM LÁ E GARANTAM O DIREITO POR MAIS 1 ano
abs a todos...

J.Ohia
04/01/2015, 19:38
Olá André, verifiquei hoje (04/01/2015) no sistema da Anatel e não constava nada ainda para 2015.
Você por acaso conseguiu imprimir o seu boleto?

Fernando Camelier
06/01/2015, 09:53
Pessoal, a Anatel não vai enviar os boletos e acredito que ainda não estão no sistema.
Aguardem alguns dias e estarão lá.
O vencimento de taxas federais é sempre 31 de março.
Um abraço e feliz 2015!

Sérgio Bambirra
29/01/2015, 22:54
Salve galera!

Recebi a licença para funcionamento de estação de rádio cidadão em out/2014. Nem na correspondência da ANATEL nem na carteirinha consta o tal do FISTEL. Como faço para saber qual é o meu número FISTEL? Desde já agradeço.

Sds.

Sérgio Bambirra

Daniel.TC
30/01/2015, 16:51
Salve galera!

Recebi a licença para funcionamento de estação de rádio cidadão em out/2014. Nem na correspondência da ANATEL nem na carteirinha consta o tal do FISTEL. Como faço para saber qual é o meu número FISTEL? Desde já agradeço.

Sds.

Sérgio Bambirra

Até hoje não entendi direito a lógica da Anatel quanto a esse Fistel. Por cima, sei que é um número de 11 dígitos e que você encontra nos boletos da Anatel. Quando vc tirou a licença recebeu os boletos e neles tem esse número. Conforme imagem abaixo. Pegue somente os primeiros 11 dígitos.

491417

Daniel.TC
03/02/2015, 14:08
Outra forma é entrar no módulo consulta do SCRA. Lá tem todos as informações necessárias, desde COER, serviço e estações:

http://sistemas.anatel.gov.br/SCRA/Consulta/Tela.asp?SISQSmodulo=7477

Lá tem dois Fistel (Fundo de Fiscalização das Telecomunicações), do Certificado e do Serviço. Nesse caso tem que pegar do serviço.

Sérgio Bambirra
03/02/2015, 22:27
Valeu Daniel!

Sds.

andre_agostinho
04/02/2015, 00:37
Ola....vamos pagar a taxa de apoio à pesquisa de radiodifusão de terríveis R$ 1,34 ...trabalho no cpqd (centro de pesquisa e desenvolvimento de telecomunicações) e sei da importância da pesquisa nessa área....inclusive de rádio difusao...
grande abraco

Marvin_CPS
04/03/2015, 13:55
Fala André,

Meus estão pagos tb... Msm pq o valor dessas taxas é absurda msm!!! Somando tudo gera um gasto de incríveis R$10,19...
Mas a importância delas é fundamental sim!

:drool:

Rafapinho
04/03/2015, 21:23
Galera, acabei de passar na prova para obter o COER classe C.. Paguei o boleto há 2 dias mas até agora näo consta como pago.. Normalmente demora quanto tempo para dar baixa? No dia da prova já preenchi o formulário para obtenção da licença para estação (até escolhi o indicativo).. Depois de quanto tempo em média posso verificar se já foi "feita" a licença?

andre_agostinho
05/03/2015, 00:18
Demora até 5 dias úteis pra dar baixa...o meu demorou uns 7.... Assim que der baixa vc já pode imprimir seu coer...depois...se vc tivesse feito direto no site, vc poderia já escolher o indicativo...pagar taxas de novo e depois das baixas vc imprime seu indicativo ( que cá entre nós poderia ser menor pra caber na carteira.....):freaking:
abs

Júnior DRM
06/03/2015, 22:09
Ola, gostaria de saber a partir de quando esta liberado para fazer o pagamento das taxas do serviço de radio amador desse ano.

andre_agostinho
07/03/2015, 00:30
Ola...já está liberado e o prazo é 30 marco....verifique seus boletos no site da anatel...
abs

afernandonm
07/03/2015, 10:22
Bom dia a todos!!

Pretendo fazer a prova para radioamador no próximo mês. Onde consigo apostilas e provas anteriores para estudar?
Como funciona todo este processo? Onde obtenho mais informações?

Sou completamente leigo no assunto. Se puderem me ajudar...

Outra pergunta, se o rádio for importado como faço a homologação do mesmo? Ou não é necessário?
Estou querendo comprar o seguinte equipamento:

Dual Band Voyager Vr-d 588 Uv Crossband

Vocês sabem dizer se o
Yaesu Ft-2900r Vhf se comunica com os "talk about"?

Obrigado

Júnior DRM
07/03/2015, 12:17
Opa já vou agilizar e pagar o meu, muito obrigado André!

PP5GAS
07/03/2015, 17:27
Bom dia a todos!!

Pretendo fazer a prova para radioamador no próximo mês. Onde consigo apostilas e provas anteriores para estudar?
Como funciona todo este processo? Onde obtenho mais informações?

Sou completamente leigo no assunto. Se puderem me ajudar...

Outra pergunta, se o rádio for importado como faço a homologação do mesmo? Ou não é necessário?
Estou querendo comprar o seguinte equipamento:

Dual Band Voyager Vr-d 588 Uv Crossband

Vocês sabem dizer se o
Yaesu Ft-2900r Vhf se comunica com os "talk about"
?

Obrigado

Acesse http://www.crarsul.com.br/
No menu Downloads tem apostilas.
No menu simulado é possível fazer testes para ver como está seu conhecimento.
Bons estudos

afernandonm
08/03/2015, 08:45
PP5GAS, obrigado pelas dias!! Já baixei apostilas e provas.

E com relação a um rádio que também se comunique com os "talk about"?Alguém saberia dizer se ele tem que ser Dual Band?

Abraço

PP5GAS
08/03/2015, 09:04
PP5GAS, obrigado pelas dias!! Já baixei apostilas e provas.

E com relação a um rádio que também se comunique com os "talk about"?Alguém saberia dizer se ele tem que ser Dual Band?

Abraço

Faça o teste no Simulado. São vinte questões cada vez e ao final um resumo com a resposta correta.

rfdex
08/03/2015, 13:53
Galera, acabei de passar na prova para obter o COER classe C.. Paguei o boleto há 2 dias mas até agora näo consta como pago.. Normalmente demora quanto tempo para dar baixa? No dia da prova já preenchi o formulário para obtenção da licença para estação (até escolhi o indicativo).. Depois de quanto tempo em média posso verificar se já foi "feita" a licença?

Oi Rafa

Será que fizemos a prova no mesmo dia? Fiz a prova para Classe C no dia 28 diretamente no prédio da ANATEL. O boleto levou 3,5 dias para ser baixado após pagá-lo. Já imprimi o COER, agora estou perdido quanto às próximas etapas, pois eu também preenchi o formulário no dia da prova e o entreguei na hora também, já com o possível indicativo desejado. Se você ou alguém souber o passo a passo de agora em diante e puder postar aqui, fico muito agradecido!!!

Um abraço

Júnior DRM
17/03/2015, 17:52
Ola, eu paguei meu FISTEL 2015 hoje, esse é o primeiro ano que pago depois que tirei meu COER por isso não sei se recebo alguma correspondência da ANATEl tipo comprovante de pagamento ou algo assim?

rfdex
17/03/2015, 21:42
Pior sou eu, passei na prova, tirei o COER e agora não sei qual o próximo passo, pois a ANATEL presta um péssimo serviço ao cidadão. Não informa nada, ninguém atende. Parece que estão realizando um favor a você... absurdo. Coisas desse país.

Júnior DRM
17/03/2015, 22:22
Não sei se aqui no PR o serviço é melhor ou se eu tive sorte mesmo, sempre que liguei lá consegui ser atendido e tirar todas as minhas duvidas, mas tenho que reconhecer que as vezes é revoltante o modo como somos atendidos (ou nem somos como no seu caso) por algumas repartições governamentais

Fernando Camelier
18/03/2015, 09:32
Pior sou eu, passei na prova, tirei o COER e agora não sei qual o próximo passo, pois a ANATEL presta um péssimo serviço ao cidadão. Não informa nada, ninguém atende. Parece que estão realizando um favor a você... absurdo. Coisas desse país.

O próximo passo é você licenciar a sua estação. Fixa (base em casa) ou móvel (No veículo ou portátil).
Procure o setor de outorga da Anatel, pois da parte mais difícil você já passou.
Um abraço

Fernando Camelier
18/03/2015, 09:37
Não sei se aqui no PR o serviço é melhor ou se eu tive sorte mesmo, sempre que liguei lá consegui ser atendido e tirar todas as minhas duvidas, mas tenho que reconhecer que as vezes é revoltante o modo como somos atendidos (ou nem somos como no seu caso) por algumas repartições governamentais

Pessoal, todo serviço público é reflexo de um governo (ou desgoverno). A Anatel sofre da escassez de funcionários e problemas de todo tipo. Pense numa agência que tem que regular desde telefonia e internet até emissões de rádio de toda a natureza e a parte de radiodifusão (Rádio, TV, Tv a cabo e satélite) com tão poucos funcionários...
A paciência nesse caso é necessária e acreditem, todos os questionamentos deverão ser respondidos sim. Basta que entrem em contato com o setor de "outorga" da gerência ou unidade de seu estado.
Um abraço

rfdex
18/03/2015, 19:01
O próximo passo é você licenciar a sua estação. Fixa (base em casa) ou móvel (No veículo ou portátil).
Procure o setor de outorga da Anatel, pois da parte mais difícil você já passou.
Um abraço

Amigo, obrigado pela resposta. Então, no dia que fiz a prova a própria servidora entregou formulários para que os aprovados preenchessem com suas informações e o prefixo desejado (caso disponível) e tirou cópia dos documentos pessoais de cada um também. Então acredito que devo esperar chegar algum boleto, pois a parte de licenciar a estação deve ser a própria servidora que irá fazer. Correto? Porque tentei de toda forma fazer isso através do sistema SCRA mas sempre dá mensagem impedindo. Um abraço

Fernando Camelier
19/03/2015, 09:40
Procure a servidora que te atendeu e veja qual o próximo passo...

Amigo, obrigado pela resposta. Então, no dia que fiz a prova a própria servidora entregou formulários para que os aprovados preenchessem com suas informações e o prefixo desejado (caso disponível) e tirou cópia dos documentos pessoais de cada um também. Então acredito que devo esperar chegar algum boleto, pois a parte de licenciar a estação deve ser a própria servidora que irá fazer. Correto? Porque tentei de toda forma fazer isso através do sistema SCRA mas sempre dá mensagem impedindo. Um abraço

rfdex
19/03/2015, 11:59
Procure a servidora que te atendeu e veja qual o próximo passo...

Exatamente este o problema amigo Fernando. A servidora - e pelo visto o setor inteiro - simplesmente não atende público externo. Segundo a telefonista que atendeu a chamada, "a ordem da doutora é ligar no número geral de atendimento, pois eles não atendem telefone de gente de fora". Enfim... eu sou colega até de carreira (sou servidor de uma AR também) e atendo e tiro dúvidas de quem quer que ligue na repartição. Abraço

VOVÔ DO TROLLER
19/03/2015, 17:34
Paguei o meu e o da dona onça, hoje. Obrigado pela lembrança e pelas dicas dos colegas foristas. Abs. Válter.

GLIDER
22/03/2015, 05:50
Exatamente este o problema amigo Fernando. A servidora - e pelo visto o setor inteiro - simplesmente não atende público externo. Segundo a telefonista que atendeu a chamada, "a ordem da doutora é ligar no número geral de atendimento, pois eles não atendem telefone de gente de fora". Enfim... eu sou colega até de carreira (sou servidor de uma AR também) e atendo e tiro dúvidas de quem quer que ligue na repartição. Abraço
rfdex, se vc tiver o numero do fistel se não me engano 11 numeros entra nesse link coloca cpf e fistel para aparecer os boletos que devem ser pagos, se não funcionar a solução é ir na sede da anatel como vc é do DF é no predio atras da Polícia Federal do edificio mascara negra do setor de autarquias sul... o predio da anatel é um predio laranja.

http://sistemas.anatel.gov.br/Boleto/Internet/Tela.asp

tem esse tutorial aqui feito pela anatel

http://sistemas.anatel.gov.br/boleto/Help/Tutorial/Tutorial_Pessoa_Fisica.pdf

Marcio Vargas
04/04/2016, 10:53
PEssoal,

Onde encontro o meu FISTEL?

No link lá do inicio não consegui