Ver Versão Completa : BF161 desligado por 10 anos e revisao de cambio
Pessoal,
Tudo bem com todos? Faz muitos anos, creio que mais de 10 que nao participo rs... Estou com o meu M38A1 parado por esse tempo todo desde que tive um problema no cambio e nao quis mais mexer...
Agora penso em eu mesmo acertar o cambio e ligar novamente..
Procurei e nao achei nenhum tutorial de como tirar o cambio para revisar se puderem ajudar com isso ou indicar um tutorial agradeceria muito.
Procurei informacoes de como ligar o motor.. Me corrijam se eu estiver errado por favor
- esgotar todo o oleo
- tirar distribuidor
- tirar carburador e revisar
- desligar cabos
- esgotar tanque de combustivel
- esgotar radiador
Para ligar:
- abastecer radiador
- colocar oleo (indicaram motor diesel nesse momento)
Duvida:
Dou partida sem ignicao apenas para lubrificar o motor? Parece que tem de girar algumas vezes para lubrificar.
Funcionando:
- abastecer gasolina aditivada de preferencia com oleo 2 tempos para dar o start
- montar carburador
- montar distribuidor
- trocar velas
- trocar cabos
E agora dar a partida. É isso pessoal?
abs a todos e desde já obrigado
andre_agostinho
03/01/2015, 01:55
Sinceramente.....depois de 10 anos...se vc deixou o óleo dentro do motor....e gasolina no tanque ...provavelmente seu motor deve estar cheio de borra dentro....logo...esgotar o óleo pode nao ser a melhor opção....
falo isso pois...meu boris ficou 6 anos mais ou menos parado ...com óleo e tudo...resultado...quando fui ligar...o bixo não pegou nao..mesmo esgotando óleo e trocando...tava tudo entupido...reboquei até um mecânico que fez o serviço...
abriu o motor...escoou todo óleo...limpou todas as mangueiras...e, no meu caso, tive que refazer o motor pois ferrou algumas coisas no motor por dentro na tentativa de ligar...
portanto...se vc não tem muita experiência...como eu não tinha....acho melhor vc levar num mecanico DESLIGADO e pedir pra ele fazer o serviço....
André,
Obrigado pela dica.. Mas não sou muito chegado em mecânicos, sempre tive má experiência com eles.. Muitas vezes era tipo um parafuso solto e queriam trocar uma peça. No seu relato até me passou pela cabeça que o cara pode ter enrolado e dito que deu problema interno no motor por tentar ligar..
Estou fazendo um julgamento e não devia.. Mas acredito que vc não deva ter forçado tanto assim o motor a ponto de comprometer, ou vc abusou um pouco na tentativa?
Meu pai não tinha muito estudo e ele sempre me dizia.. Se eu ou qualquer pessoa sem estudar consegue fazer, pq você não irá conseguir? Desde então venho tentando fazer tudo que posso com muita cautela...
Já vi absurdos de quererem 2000,00 para ligar esse meu Jeep, posso estar errado, mas eu "acho" que não vale tudo isso.. Se for pagar isso para ligar um BF prefiro comprar um AP e instalar sem mexer nesse motor..
Mesmo assim obrigado por relatar sua experiência :)
andre_agostinho
03/01/2015, 13:04
Ola...não forcei nao...o óleo acaba criando borra no cárter e acaba entupindo...é um trampo pra ligar sem dar nenhum problema...
mas se vc tem tempo e disposição...manda ver...posta os resultados depois
abs
Willian Del Piero Rocha
03/01/2015, 14:20
Se quer meter a mão na massa ,drene o óleo ,retire o carter e limpe bem ,retire o filtro e mangueiras de óleo e limpe também ,retire as velas e aplique wd40 ou similar bom dentro dos cilindros para desengripar e facilitar o motor a rodar ,coloque para rodar sem as velas e sempre dando poucas voltas por vez ,monte as velas e veja o que dá ,não esqueça uma bateria boa né ,isso é o que lembro no momento .Mas como vc mesmo falou ,pagar 2.000,00 reais para ligar o motor ,,,nem se fosse mecânico amigo meu ,se não for conhecido então ,nem pensar .Tente vc mesmo ,se não der certo e o motor tiver que abrir para mexer , , ,sapeca logo um AP 2.0 e seja feliz .
Thiago Rodeghel
03/01/2015, 16:15
Vou fazer a experiência que tive com meu AP, ficou parado 6 anos...
Troquei o óleo, coloco sempre sintético no meu motor, 5W40 Castrol fino o suficiente qdo está frio, troquei toda a água do radiador, remova as velas, jogue óleo dentro dos cilindros, a quantidade, uma tampa do lubrificante, em cada cilindro.
Deixe de um dia para o outro o óleo vai lubrificar cilindros e anéis, no dia seguinte, desligue a ignição, e dê alguns giros no motor, só para lubrificar o virabrequim...
Dê na partida...
Fiz isto no meu motor, só que meu motor é injeção eletrônica, não tive de mexer em nada em questão da alimentação de combustível, só coloquei filtro de combustível novo.
Se quiser, pode levantar as rodas traseiras, engate o cambio em marcha que ficar mais leve para vc girar na mão, e gire as rodas sem as velas no motor, vai facilitar mais ainda, subir óleo no cabeçote e virabrequim
[s]
andre_agostinho
04/01/2015, 00:15
Boas dicas.....não se esqueça de trocar as velas pois é barato e poupa muita dor de cabeça...
Pessoal,
Obrigado pelas dicas.. No final estou trocando o motor por um do Opala 4CC + cambio de Chevette 5 marchas e vou manter o 4x4 e reduzida com flange da AdapBrasil...
Estou colocando a venda motor, cambio e outras coisas que irao sobrar da adaptação
abs