PDA

Ver Versão Completa : Guincho manual - Auxilio

Dog Master
02/01/2015, 19:32
Pessoal, desculpe abrir novo tópico, até tentei e postei em outro com assunto similar mas não obtive auxilio. Bom,... seguinte,.. depois de ter "ficado" na areia da praia semana passada (a minha pkp não é 4x4)...... e depois de um amigo ter atolado uma van num gramado encharcado (a van tem 3500 k, não deu para desenterrar facil) nesta semana :parede:,... eu decidi comprar um desses guinchos manuais tipo catraca.

Eu lí algumas coisas, ví alguns vídeos e tal,... mas tenho duvidas quanto a qual deles comprar, ... quantos metros de cabo, que tipo de cabo, como utilizar de forma funcional, etc... Coisas desse tipo e mais o que eu precise saber para adquirir e utilizar a ferramenta.

Alguém pode me detalhar sobre o assunto? Agradeço antecipadamente!!

Dog Master
03/01/2015, 11:30
E ai galera...? Ninguém..? Todos contra os guinchos manuais...? kkkk :pipoca:

Satomcz
03/01/2015, 12:07
E ai galera...? Ninguém..? Todos contra os guinchos manuais...? kkkk :pipoca:

Blz, Dog master.

Este tipo de guincho não é nada funcional.
Se nestas situações você está em mais de um carro, o que te indico é comprar uma cinta de reboque. E verifique a forma de fixação, acho que o ideal é comprar uma anilha junto.

Dog Master
04/01/2015, 15:56
Blz, Dog master.

Este tipo de guincho não é nada funcional.
Se nestas situações você está em mais de um carro, o que te indico é comprar uma cinta de reboque. E verifique a forma de fixação, acho que o ideal é comprar uma anilha junto.

Então,... geralmente não ando com mais de 1 carro para poder utilizar a cinta, por isso cogitei um guincho manual, pois seria somente para ter no carro em alguma situação como estas que comentei acima. Não vou fazer trilha, mesmo porque minha viatura não serviria para este fim, mas não prometo que não entrarei novamente na areia da praia ....kkkkk:angel:

O lance seria mais para esses casos mesmo, ou seja, se acontecer de novo eu já teria algo mais no auxílio. Seria viável para este fim? Alguém sabe dizer qual deles seria a melhor opção? E quanto aos cabos, qual e quantos metros necessitarei?

Help ai galera! :rolleyes:

Dog Master
06/01/2015, 19:06
Caraca,.... acho que não deve ser bom,... ninguém opina? Só queria saber qual o melhor modelo disponivel para poder comprar, e também algumas dicas de como utilizar funcionalmente. Seria só um acessório a mais na viatura....

Alguém...? :pensativo:

bandoleiro
06/01/2015, 19:21
Meu amigo. Compra um macaco higt lift que é muito mais versátil que essas talhas manuais. O mesmo pode ser usado para levantar a viatura ou puxar como guincho, desde que você tenha os acessórios necessários.
Dá uma pesquisada e depois diz o que achou.
abraços

Dog Master
06/01/2015, 21:10
Meu amigo. Compra um macaco higt lift que é muito mais versátil que essas talhas manuais. O mesmo pode ser usado para levantar a viatura ou puxar como guincho, desde que você tenha os acessórios necessários.
Dá uma pesquisada e depois diz o que achou.
abraços

:palmas: Blz, mais alguém se pronunciando!!! Valeu Bandoleiro, procurei e vi alguns vídeos e achei o macaco muuuito funcional mesmo, porém, minha viatura é CS, na caçamba carrego caixa de transporte de cães e na cabine mau entro eu para dirigir (tenho quase 1,90m) e esse macaco tem média de 1,5m.

Seria um lance mais para ser mais um acessório no carro, para eventuais "façanhas" que eu cometa novamente, então usarei muito pouco (espero eu). Se ele fosse menorzinho, ou eu pudesse levar ele na caçamba ou cabine com certeza meu problema estaria resolvido agora mesmo com sua dica.

Continuo necessitando de sugestões! Mas te agradeço novamente!

bandoleiro
06/01/2015, 22:17
Dá uma olhada nos higt lifts de 1m. Esses cabem atrás do banco na sua pick up.

bandoleiro
06/01/2015, 22:19
Só como sugestão
MACACO HI LIFT DE 0,90 M (http://www.jipebras.com.br/website/ecm_produto_detalhar.asp?cod=2434&idi=1&moe=304&id_produto=84349&produto=MACACO+HI+LIFT+DE+0%2C90+M)

Dog Master
07/01/2015, 17:08
Fala "mermão"!! Agradeço muito, achei que só tinha de 1,5 m mas já vou começar a fazer as cotações. Muitíssimo obrigado!! :concordo:

A propósito, eu até vi uns vídeos de como utilizar ele como guincho, varias parafernalhas e tudo mais, confesso que achei meio complicado de usar (como guincho) além de um pouco caro também (levando em consideração os valores dos guinchos manuais que vi),.. então,... esse manuais são bost... mesmo? Não tem nenhum que sirva? Pergunto, pelo fato de serem bem baratos e nas especificações vão até 2,5 T de capacidade,... achei fácil de manusear, etc....

Abraço!!

Giu Bernardon
10/01/2015, 16:55
Caro amigo,
já utilizei muito um guincho manual do tipo Tirfor, às vezes puxando um caminhão Agrale atolado até o chassis. Um com capacidade de 800 kg (que é a capacidade de levantamento de carga dele) é suficiente, com a vantagem de puxar pra frente, pra trás, de lado... Conheço trilheiros experientes que levam um desses no jipe, pois se precisar puxar pra trás, ou desvirar um jipe capotado, não vai ser o guincho elétrico que vai ajudar... Não ocupa muito espaço, não é tão pesado, e o inverstimento é pequeno. Recentemente comprei um novo da Columbus McKinnon, (http://www.cmdobrasil.com.br/guinchos_de_alavanca.html) ótima qualidade e preço (na faixa de 600 R$), já vem até com o cabo de aço, e o atendimento deles (por email) foi ótimo. Recomendo.

Abaixo um vídeo demonstrando o uso e vantagens desses guinchos.
https://www.youtube.com/watch?v=MvU2g4dyKhI

Tio Eddie
10/01/2015, 18:20
Dog Master,

Como foi dito:

Guincho tipo catraca é uma cilada, FUJA!
Hi-lift e tirfor são duas ferramentas excelentes, sendo o Hi-lift mais versátil (ergue, aperta, faz as vezes de guincho, etc).
Eu iria de hi-lift com os acessórios adequados e boa.
Agora, se pretendes se aventurar com mais frequência - guincho elétrico, mesmo sendo 4x2.

My 2¢

Dog Master
17/01/2015, 15:31
Blz galera, agradeço muito pelas sugestões e orientações, agora é só correr atras das "mercadorias"!! Muito obrigado mesmo!!

Dog Master
17/01/2015, 15:53
Esse aqui presta? Achei o preço legal, pois é só para ter no carro e pretendo não precisar utilizar. Mas vi que é de catraca, porém são para 4t.

Será que serve para tirar o carro de alguma lama ou areia de praia?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-609543418-guincho-manual-tifor-4t-com-catraca-traco-e-levantamento-_JM

Giu Bernardon
19/01/2015, 10:10
Esquece...
poderia dizer que é melhor que nada, mas é quase nada mesmo se estiver atolado. Ele só tem 1,4 metro de cabo, que mal dá pra tencionar a fita ou cabo que stiver usando. Se for usar uma corda então, sem chance.
E de certo modo é o mesmo que usar um Hi-lift como guincho - se puxa só 1 metro, normalmente não dá nem pra tirar do buraco. Sem contar que para utilizar um Hi-lift pra erguer um veículo é preciso ter pelo menos os parachoques de aço para poder apoiá-lo, estou certo?

Esse aqui presta? Achei o preço legal, pois é só para ter no carro e pretendo não precisar utilizar. Mas vi que é de catraca, porém são para 4t.

Será que serve para tirar o carro de alguma lama ou areia de praia?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-609543418-guincho-manual-tifor-4t-com-catraca-traco-e-levantamento-_JM

Dog Master
19/01/2015, 10:43
Caro amigo,
já utilizei muito um guincho manual do tipo Tirfor, às vezes puxando um caminhão Agrale atolado até o chassis. Um com capacidade de 800 kg (que é a capacidade de levantamento de carga dele) é suficiente, com a vantagem de puxar pra frente, pra trás, de lado... Conheço trilheiros experientes que levam um desses no jipe, pois se precisar puxar pra trás, ou desvirar um jipe capotado, não vai ser o guincho elétrico que vai ajudar... Não ocupa muito espaço, não é tão pesado, e o inverstimento é pequeno. Recentemente comprei um novo da Columbus McKinnon, (http://www.cmdobrasil.com.br/guinchos_de_alavanca.html) ótima qualidade e preço (na faixa de 600 R$), já vem até com o cabo de aço, e o atendimento deles (por email) foi ótimo. Recomendo.

Abaixo um vídeo demonstrando o uso e vantagens desses guinchos.
https://www.youtube.com/watch?v=MvU2g4dyKhI

Giu, e para qual capacidade que vc comprou? Eu ví que tem 04 modelos. Qual deles vc acha que me serviria melhor? Entendi o lance que vc disse sobre o tamanho do cabo do modelo que citei, havia pensado a mesma coisa, e estava aqui pensando em como puxaria o carro por mais distancia caso precisasse

Giu Bernardon
20/01/2015, 09:06
O de 800kg, é mais que suficiente. Lembre que essa é a capacidade de levantamento de carga dele, a capacidade de arraste é muito maior (e ainda poderia ser duplicada com o uso de uma polia).

Dog Master
20/01/2015, 21:15
O de 800kg, é mais que suficiente. Lembre que essa é a capacidade de levantamento de carga dele, a capacidade de arraste é muito maior (e ainda poderia ser duplicada com o uso de uma polia).

Legal, Giu, show de bola, o pessoal até já me enviou um orçamento, em breve vou adquirir um desses, e o legal também já vem com o cabo de 20m. Valeu "mermão" :concordo: