PDA

Ver Versão Completa : Bomba d'água troller 3.0

GPBarbosa
01/01/2015, 18:49
Pessoal,

Aprendi que é comum problemas com a bomba d'água do 3.0, sempre na casa dos 50 @ 60mil km.
estou pensando em trocar a minha antecipadamente e estou tentado pesquisar mais detalhes sobre, mas não achei muita coisa organizada nem aqui no fórum nem no TC.

esses dias vi um pessoal comentado de que a bomba da ranger tem uma diferença no material do rotor.
no troller originalmente é de plástico e na ranger alumínio.

alguém tem experiência em colocar a da ranger no troller?
será q vale a pena?

RcPM
02/01/2015, 08:30
Barbosa,
Eu já ouvi sobre este assunto, mas não tenho experiência própria sobre este assunto.

Eu rodei 85mil km com o meu 2010 e não tive problemas, mesmo com o motor chipado, em deslocamentos longos do tipo 1000km/dia 4 dias seguidos em locais de temperaturas elevadas ou proximas de 0º C, rodando sempre perto dos 3000 rpm.

Na minha opinião, falta de manutenção e "azares" pontuais e andar com a hélice cheia de barro ou dentro da água, são os motivos da lenda.
Eu sabendo da estória, fiz as trocas do liquido de arrefecimento conforme manual e aguardei os sinais (ruido) antes de mexer. Acabei vendendo a viatura depois de quase 5 anos sem problemas.
Não sei o ano do teu, mas não vejo necessidade para essa manutenção preventiva.

Abs,
Reinaldo

lhneves
02/01/2015, 09:07
Pessoal,

Aprendi que é comum problemas com a bomba d'água do 3.0, sempre na casa dos 50 @ 60mil km.
estou pensando em trocar a minha antecipadamente e estou tentado pesquisar mais detalhes sobre, mas não achei muita coisa organizada nem aqui no fórum nem no TC.

esses dias vi um pessoal comentado de que a bomba da ranger tem uma diferença no material do rotor.

será q vale a pena?

A bomba dágua é a mesma para os 2 carros. tive um troller 2007 que encheu o saco até que eu troquei. Na concessionária em São paulo me aconselharam trocar a bomba junto com a correa poli V. Segundo o chefe da oficina fica mais barato a mão de obra já que vai ter que mexer na parte da frente. Estava com um problema de aquecimento no meu 2011 e troquei bomba dágua e termostatica. Não era nenhuma das 2. estou com as peças em casa. Gastei 850 em peças. Mas pode comprar a da ranger que serve.

homerohermida
02/01/2015, 09:53
Se a MWM fornecer duas bombas diferentes para o mesmo motor, o que não acredito, estarão disponíveis para compra nos representantes. No mais, acho que é tudo lenda.

homerohermida
02/01/2015, 10:01
E sobre troca antecipada, a minha durou 128.000 km e quebrou numa viajem, rodei 65o km antes de trocar. E troquei na garagem de casa com a ajuda de um vizinho. Só cogitaria pensar na possibilidade remota de troca antecipada se fosse fazer uma expedição ao fim do mundo ou coisa parecida.

Gustavo D
02/01/2015, 21:05
E sobre troca antecipada, a minha durou 128.000 km e quebrou numa viajem, rodei 65o km antes de trocar. E troquei na garagem de casa com a ajuda de um vizinho. Só cogitaria pensar na possibilidade remota de troca antecipada se fosse fazer uma expedição ao fim do mundo ou coisa parecida.

E foram 128.000 km com água de bica no radiador e 2 litros de aditivo petronas neh!? hehehehe

Barbosa, eu troquei a minha "preventivamente" pois o retentor vazou, e por medo de encontrar a bomba d'água num estado deplorável, comprei uma nova pois é barata. A bomba antiga guardo até hoje e ela está perfeita. Sinceramente, hoje, se passasse pela mesma situação, não compraria uma nova, colocaria a antiga mesmo.

E depois de ver o homero andando 650 km sem bomba d'água entre 80-90 km/h na rodovia nesse calor que está fazendo... não trocaria preventivamente de jeito nenhum, salvo uma expedição (talvez apenas levasse uma reserva).

GPBarbosa
02/01/2015, 21:54
Barbosa,
Eu já ouvi sobre este assunto, mas não tenho experiência própria sobre este assunto.

Eu rodei 85mil km com o meu 2010 e não tive problemas, mesmo com o motor chipado, em deslocamentos longos do tipo 1000km/dia 4 dias seguidos em locais de temperaturas elevadas ou proximas de 0º C, rodando sempre perto dos 3000 rpm.

Na minha opinião, falta de manutenção e "azares" pontuais e andar com a hélice cheia de barro ou dentro da água, são os motivos da lenda.
Eu sabendo da estória, fiz as trocas do liquido de arrefecimento conforme manual e aguardei os sinais (ruido) antes de mexer. Acabei vendendo a viatura depois de quase 5 anos sem problemas.
Não sei o ano do teu, mas não vejo necessidade para essa manutenção preventiva.

Abs,
Reinaldo

Valew Reinando...
ah estou aqui na terrinha, Curitiba.

Então eu tive 2 amigos que tiveram problema. E já vi uma bomba d'água aberta na concessionária.
Fora os que eu vi pelo facebook com problema...

Meu dilema é sofrer o problema durante uma prova de rali... vou ficar P da vida!!! kkkk

GPBarbosa
02/01/2015, 21:56

Eu penso em trocar preventivamente para evitar uma quebra em um prova de rali.
Tipo no transcatarina que é uma prova longa e cara para participar...

O que houve com a sua? Foi o famoso rotor de plástico?
A nova q vc instalou foi com rotor de plástico tmb?

E conta mais sobre essa aventura de rodar sem bomba d'água, é isso mesmo? Achava que era impossível...

Obrigado

GPBarbosa
02/01/2015, 21:58
E foram 128.000 km com água de bica no radiador e 2 litros de aditivo petronas neh!? hehehehe

Barbosa, eu troquei a minha "preventivamente" pois o retentor vazou, e por medo de encontrar a bomba d'água num estado deplorável, comprei uma nova pois é barata. A bomba antiga guardo até hoje e ela está perfeita. Sinceramente, hoje, se passasse pela mesma situação, não compraria uma nova, colocaria a antiga mesmo.

E depois de ver o homero andando 650 km sem bomba d'água entre 80-90 km/h na rodovia nesse calor que está fazendo... não trocaria preventivamente de jeito nenhum, salvo uma expedição (talvez apenas levasse uma reserva).

E qual vc instalou no lugar?

Obrigado

homerohermida
02/01/2015, 23:51
Eu penso em trocar preventivamente para evitar uma quebra em um prova de rali.Tipo no transcatarina que é uma prova longa e cara para participar...O que houve com a sua? Foi o famoso rotor de plástico?A nova q vc instalou foi com rotor de plástico tmb?E conta mais sobre essa aventura de rodar sem bomba d'água, é isso mesmo? Achava que era impossível...ObrigadoSim. Foi o famoso rotor de plástico quebrado. Na verdade não rodei sem a bomba e sim continuei a viagem com ela qubrada no lugar. Cheguei no destino, fiquei dois dias e retornei pra minha cidade. Na ida, era noite, o ar funcionou normalmente mas na volta, durante o dia quente, vim com o ar desligado. Instalei uma nova, original, de plástico também.

Gustavo D
03/01/2015, 10:12
E qual vc instalou no lugar?

Obrigado

Instalei original de plástico. Ao menos na época, era essa que a distribuidora MWM estava vendendo.
Não há diferença entre a bomba da ranger e do troller. É a mesma.
A de metal, até agora não descobri qual o fabricante.

Tatulama
03/01/2015, 18:00
Pessoal meu troller 2011 as vezes está subindo a temperatura acima de 90°C quando estou na estrada acima de 100km/h e com o ar ligado. Percebo que o ponteiro da temperatura está subindo daí tiro o pé e a temperatura volta a ficar normal (90°C). Nunca deixei entrar em modo de segurança. Será que é bomba d'água? Tem como testar para saber o que é?

Agradeço a ajuda.

Obrigado.

homerohermida
03/01/2015, 21:15
Pessoal meu troller 2011 as vezes está subindo a temperatura acima de 90°C quando estou na estrada acima de 100km/h e com o ar ligado. Percebo que o ponteiro da temperatura está subindo daí tiro o pé e a temperatura volta a ficar normal (90°C). Nunca deixei entrar em modo de segurança. Será que é bomba d'água? Tem como testar para saber o que é?

Agradeço a ajuda.

Obrigado.
O meu na estrada, com ar ligado e no calor de 40 graus o ponteiro fica ligeiramente acima de 90 e daí não passa. Não alivio nem desligo ar. Se a bomba quebrar e se o seu for original, ele vai cortar a potência, desligar o compressor do ar condicionado e o ponteiro fica por volta de 90 e mais pra baixo que pra cima. Se for chipado/reprogramado, não faço idéia.

GPBarbosa
03/01/2015, 22:19
O meu na estrada, com ar ligado e no calor de 40 graus o ponteiro fica ligeiramente acima de 90 e daí não passa. Não alivio nem desligo ar. Se a bomba quebrar e se o seu for original, ele vai cortar a potência, desligar o compressor do ar condicionado e o ponteiro fica por volta de 90 e mais pra baixo que pra cima. Se for chipado/reprogramado, não faço idéia.

dependendo da reprogramação os parâmetros de segurança são mantidos.
Já se for chip tmb não tenho ideia, acho q as proteções NÃO são mantidas.

Tatulama
03/01/2015, 23:05
O meu esta original não chipado! Oq me entriga é q o radiador esta limpo ( de agua; do intercoler e do ar TB!); o liquido de arrefecimento ta normal sem ferrugem; o aquecimento só acontece na estrada acima de 100km/h, nunca na cidade. Acredito q nunca entrou em modo de segurança pois qdo o ponteiro esta chegando perto do vermelho eu desligou o ar e tiro o pe e ele volta para o 90°. Não abaixa agua!
A única coisa diferente q notei foi q as vezes ele faz aquele barulho maravilhoso das correntes do comando batendo...... dai dou umas pisadas no acelerador e ele some!

Tatulama
03/01/2015, 23:15
Só para acrescentar ! O troller esta com 60.000km sou segundo dono e não sei se a bomba dágua ainda é a original!

homerohermida
03/01/2015, 23:26
Quando o ponteiro sobe, o ventilador está "acionado" pela embreagem viscosa? Você ouve o barulho? Se não souber do que estou falando, explico melhor. Ontem, por exemplo, estava quase 40 graus e estava na estrada, a 100-110 km/h com o ar ligado, ouvia claramente ventilador acionando e desacionando o tempo todo.

GPBarbosa
03/01/2015, 23:54
Quando o ponteiro sobe, o ventilador está "acionado" pela embreagem viscosa? Você ouve o barulho? Se não souber do que estou falando, explico melhor. Ontem, por exemplo, estava quase 40 graus e estava na estrada, a 100-110 km/h com o ar ligado, ouvia claramente ventilador acionando e desacionando o tempo todo.

O ventilador do meu tem acionado direto

Tatulama
04/01/2015, 00:05
Não tenho percebido este barulho da hélice quando ando com o carro somente durante a partida e o motor ainda esta frio depois disso não faz mais barulho. Já pensei q poderia ser isso, fiz um teste com o carro parado e a hélice gira o tempo todo em marcha lenta sem fazer barulho forte, não consigo perceber diferença! Existe outra forma de testar o acoplamento viscoso???
Outra duvida! Quando paro o troller no acostamento para verificar se tem algo errado apos o aquecimento e com o motor ainda ligado o ponteiro volta para 90° de novo. Imagino q se fosse o acoplamento viscoso ele continuaria subindo a temperatura......certo????

homerohermida
04/01/2015, 00:18
Não tenho percebido este barulho da hélice quando ando com o carro somente durante a partida e o motor ainda esta frio depois disso não faz mais barulho. Já pensei q poderia ser isso, fiz um teste com o carro parado e a hélice gira o tempo todo em marcha lenta sem fazer barulho forte, não consigo perceber diferença! Existe outra forma de testar o acoplamento viscoso???
Outra duvida! Quando paro o troller no acostamento para verificar se tem algo errado apos o aquecimento e com o motor ainda ligado o ponteiro volta para 90° de novo. Imagino q se fosse o acoplamento viscoso ele continuaria subindo a temperatura......certo????
Girar sem fazer barulho é sinal de descoplado. Quanto ao acostamento, ao diminuir a carga, acredito que a temperatura diminua, pois o ventilador sempre gira um pouco.

Tatulama
04/01/2015, 00:39
Homero estou me convencendo que pode ser ela mesmo pois isso q VC disse sobre ela girar um pouco sempre é verdade ! Talvez por isso ele não esquenta na cidade !!!
É um caso complicado pois se for sair trocando tudo .... Viscosa.... Bomba dágua..... V.T. ....... A brincadeira sai caro!

GBratz
04/01/2015, 11:38
Daí galera.
Tive meu 3.0 e como já comentei em outro tópico, troquei a bomba 3 vezes (sempre coloquei a de plástico)
Eu sabia quando ela estava quebrada pois eu estava SEMPRE na estrada.
Todas as vezes foram iguais. Eu estava andando normal (80km/h), puxava 4 para fazer uma ultrapassagem e ele cortava potência pois entrava em modo de segurança. Não me lembro bem a quanto ia o giro, mas ele caia bastante, o ponteiro da turbina que eu tinha caia a zero e o ar condicionado desligava. Me lembro que o carro não passava de 70-80km/h.
Aí eu aliviava o pé e ficava nessa velocidade um tempo, o motor esfriava e voltava ao normal, mas se eu exigisse do carro de novo ele voltava a fazer a mesma coisa.
O que eu percebi, porém era que o ponteiro da temperatura mudava MUITO pouco. Ele nunca saía do risco do 90. Depois de várias vezes que isso aconteceu, eu percebi que quando estava andando normal o ponteiro da temperatura ficava no início com risco do 90, e quando eu pisava e ele cortava potência o ponteiro ia até o final do 90, mas NUNCA saiu do risco do 90.
Depois que esse problema apareceu eu andei uns 700km com o carro, pois na minha cidade não tem CCS.
Nunca deu problema diferente disso. Era trocar a bomba e o carro estava 100%.
Lembrando que era um 3.0 com 220cv.

Abraços.

homerohermida
04/01/2015, 12:13
Daí galera.
Tive meu 3.0 e como já comentei em outro tópico, troquei a bomba 3 vezes (sempre coloquei a de plástico)
Todas as vezes foram iguais. Eu estava andando normal (80km/h), puxava 4 para fazer uma ultrapassagem e ele cortava potência pois entrava em modo de segurança. Não me lembro bem a quanto ia o giro, mas ele caia bastante, o ponteiro da turbina que eu tinha caia a zero e o ar condicionado desligava. Me lembro que o carro não passava de 70-80km/h.
Aí eu aliviava o pé e ficava nessa velocidade um tempo, o motor esfriava e voltava ao normal, mas se eu exigisse do carro de novo ele voltava a fazer a mesma coisa.
O que eu percebi, porém era que o ponteiro da temperatura mudava MUITO pouco. Ele nunca saía do risco do 90. Depois de várias vezes que isso aconteceu, eu percebi que quando estava andando normal o ponteiro da temperatura ficava no início com risco do 90, e quando eu pisava e ele cortava potência o ponteiro ia até o final do 90, mas NUNCA saiu do risco do 90.
Depois que esse problema apareceu eu andei uns 700km com o carro, pois na minha cidade não tem CCS.

Abraços.
Tirando a entrada no modo de segurança, foi exatamente o que aconteceu comigo.

Tatulama
04/01/2015, 13:10
Pessoal o meu nao perde potência o ponteiro chega a encostar no vermelho. Ou estou acima de 100km/h ou estou em uma subida longa...... Fato é q não escuto a ventoinha nunca......somente durante a primeira partida com motor frio! Uso pneu mud oq atrapalha um pouco a ouvir o barulho!
Rodei 800km continuamente neste feriado desta maneira e sempre o mesmo sintoma.....
Já troquei a tampa do reservatório do radiador mas não mudou nada!
Infelizmente acho q terei q começar pela ventoinha e depois para a bomba dágua.....
Porem se tivesse com testar as pecas antes da troca ajudaria muito.......$$$$$

homerohermida
04/01/2015, 13:29
Pessoal o meu nao perde potência o ponteiro chega a encostar no vermelho. Ou estou acima de 100km/h ou estou em uma subida longa...... Fato é q não escuto a ventoinha nunca......somente durante a primeira partida com motor frio! Uso pneu mud oq atrapalha um pouco a ouvir o barulho!
Rodei 800km continuamente neste feriado desta maneira e sempre o mesmo sintoma.....
Já troquei a tampa do reservatório do radiador mas não mudou nada!
Infelizmente acho q terei q começar pela ventoinha e depois para a bomba dágua.....
Porem se tivesse com testar as pecas antes da troca ajudaria muito.......$$$$$
Bomba d'água não acredito que seja, pelos vários motivos já comentados. Meu pneu é Mud também e ouço perfeitamente quando ventilador "entra". Não há como ter dúvida. Parece que um avião turbo-hélice pousou em cima de você! Tente arrumar uma embreagem emprestada. Leva uns 15 minutos pra trocar! Se fosse aqui, trocaria contigo pra testar.

Tatulama
04/01/2015, 14:06
Caro Homero Obrigado pela atenção é bom saber que neste mundo off road temos sempre um irmão pra ajudar!!!

GPBarbosa
04/01/2015, 19:25
Caro Homero Obrigado pela atenção é bom saber que neste mundo off road temos sempre um irmão pra ajudar!!!

Tem grande chance de ser o acoplamento mesmo, qdo ele aciona, é o q o Homero comentou mesmo. Baita barulhão...

Carolino
04/01/2015, 20:47
Eita, aconteceu uma comigo essa semana, tava no meio do mato e apertando bem o motor, ai acendeu a luz da injecao e o A/C desligou, andei uns 20 metros e meti a mao chave desligando o carro mas não deixando morrer, apagou a luz e voltou a funcionar o ar......hehehe

Mas tem hora que acho que a bomba de alta, faz um barulho menor do que o habitual dela, ta danado......

Tem algum teste pra saber se o acoplamento ta fungando?

Tatulama
13/01/2015, 18:01
Pessoal, chegou a peça (acoplamento viscoso da ventoinha - marca modefer cód. 1932.324, a única marca que encontrei) hj pra mim, vou instalar e depois comento o resultado.

Tatulama
13/01/2015, 23:05
Pra variar não estou conseguindo retirar a polia viscosa..... Kkkkk
Já tentei quase tudo .... Colocar a chave na porca e bater com uma marreta ...... e Nada. Tentei fábrica uma chave para travar a polia da bomba dágua utilizando os furinhos dela mas a chave entorta e nada......
Alguém saberia me informar como sacar a mardita!!!!

homerohermida
13/01/2015, 23:46
Pra variar não estou conseguindo retirar a polia viscosa..... Kkkkk
Já tentei quase tudo .... Colocar a chave na porca e bater com uma marreta ...... e Nada. Tentei fábrica uma chave para travar a polia da bomba dágua utilizando os furinhos dela mas a chave entorta e nada......
Alguém saberia me informar como sacar a mardita!!!!
Só vais conseguir usando uma chave fixa de 32mm (de preferência longa) e uma ferramenta como a que fiz. Solta-se girando a porca da embreagem no sentido anti-horário (de quem está na frente do carro, olhando para o motor). É bem apertado. Tenho que colocar um cano de ferro na minha ferramenta pois é meio curta demais! Se tiver que soltar a correia, basta usar um cabo de força de 1/2" no esticador e girar no sentido anti-horário. Com a outra mão, solta-se a correia. Mas é melhor fazer com um ajudante. Sozinho é meio complicado...

jrmotta
14/01/2015, 08:04
Só vais conseguir usando uma chave fixa de 32mm (de preferência longa) e uma ferramenta como a que fiz. Solta-se girando a porca da embreagem no sentido anti-horário (de quem está na frente do carro, olhando para o motor). É bem apertado. Tenho que colocar um cano de ferro na minha ferramenta pois é meio curta demais! Se tiver que soltar a correia, basta usar um cabo de força de 1/2" no esticador e girar no sentido anti-horário. Com a outra mão, solta-se a correia. Mas é melhor fazer com um ajudante. Sozinho é meio complicado...

Seguindo esses procedimentos e utilizando as ferramentas indicadas pelo Homero, funciona mesmo. Palavra de ajudante. 😀

Tatulama
14/01/2015, 11:36
Homero e jrmotta,

Obrigado pelas dicas. Hoje fiz uma ferramenta/gambiarra para travar, não bem feita como a sua Homero, mas deu certo. O segredo é o travamento.

489426 489427 489428

Depois relato se o meu problema foi resolvido.

Seguindo esses procedimentos e utilizando as ferramentas indicadas pelo Homero, funciona mesmo. Palavra de ajudante. 

homerohermida
14/01/2015, 13:00
Homero e jrmotta,

Obrigado pelas dicas. Hoje fiz uma ferramenta/gambiarra para travar, não bem feita como a sua Homero, mas deu certo. O segredo é o travamento.

489426 489427 489428

Depois relato se o meu problema foi resolvido.
Excelente idéia! E não precisou de solda! Aguardando resultado...
Abs

Carolino
22/01/2015, 09:43
Poise, mandei conferir valvula termostatica, e bomba da agua, nada com defeito, tudo perfeito, válvula abrindo com 89 Graus, e bomba sem nada quebrado.

So que nao escuto a hélice viscosa fazer esse barulho que vcs falam, ela so fica girando normal.

Vou colocar um filtro diesel original agora, o meu esta apenas com 3500 km, mais ja tem uns 10 meses que troquei.

O que vcs me recomendam olhar?

A luz a injecao esta acendendo ate cedo quando dou a partida, e o AC não liga.

Pra voltar ao normal com o carro ligado, desligo a chave como se fosse desligar e volto pra posição ligado pro carro não desligar, ai volta ao normal.

Ta froids isso, ninguém acha nada no carro.

Abs e obrigado.

Tatulama
22/01/2015, 17:38
Pessoal, quanto ao meu caso, substitui a embreagem viscosa da ventoinha, como citado acima, e, até o momento parece que o problema foi resolvido. Andei um pouco na estrada, forcei o carro e até o momento a temperatura não subiu.

Minha impressão: depois da troca da peça consigo escutar aquele barulho "de turbina de avião" o tempo todo. Antes a minha fazia este barulho na partida e depois parava, não escutava mais.

Vou pegar mais estrada e relato se foi realmente resolvido o problema.

homerohermida
23/01/2015, 02:15
Pessoal, quanto ao meu caso, substitui a embreagem viscosa da ventoinha, como citado acima, e, até o momento parece que o problema foi resolvido. Andei um pouco na estrada, forcei o carro e até o momento a temperatura não subiu.

Minha impressão: depois da troca da peça consigo escutar aquele barulho "de turbina de avião" o tempo todo. Antes a minha fazia este barulho na partida e depois parava, não escutava mais.

Vou pegar mais estrada e relato se foi realmente resolvido o problema.
Estamos na torcida!

Tatulama
01/02/2015, 23:25
PROBLEMA DE AQUECIMENTO RESOLVIDO:

- Fiz uma viagem de 400km contínuos com subidas longas e velocidade alta, não aqueceu mais.

O problema era a embreagem viscosa da ventoinha.

Relembrando: sintomas: aquecimento em velocidade superior a 100km/h ou em uma subida longa. A ventoinha ligava após a partida e depois não ligava mais, dando a impressão que estava tudo correto, pois a mesma girava dando a entender que estava OK, mas não fazia barulho. Agora com a peça nova é possível escutar a ventoinha o tempo todo, hora mais alto hora mais baixo (como "turbina de avião").

Gostaria de agradecer a todos os amigos que colaboraram.

Abraços.

GPBarbosa
02/02/2015, 11:17

- Fiz uma viagem de 400km contínuos com subidas longas e velocidade alta, não aqueceu mais.

Relembrando: sintomas: aquecimento em velocidade superior a 100km/h ou em uma subida longa. A ventoinha ligava após a partida e depois não ligava mais, dando a impressão que estava tudo correto, pois a mesma girava dando a entender que estava OK, mas não fazia barulho. Agora com a peça nova é possível escutar a ventoinha o tempo todo, hora mais alto hora mais baixo (como "turbina de avião").

Abraços.

Se importa em divulgar os valores?

Obrigado

Guilherme

Tatulama
02/02/2015, 14:29
Se importa em divulgar os valores?

Obrigado

Guilherme

Guilherme, comprei neste site: http://www.glautopecas.com.br/produto/embreagem-eletromagnetica-%252d-modefer-%252d-ford-ranger-3.0-4x2-%252d-dupla-4x4-2005-em-diante.html

Marca: modefer, código fabricante: 1932.324, Preço: R$: 496,80, mão-de-obra: R$: 0,00 (eu troquei).

homerohermida
02/02/2015, 14:49

Abraços.
Obrigado pelo feedback!

RANGER FEDERAL
02/02/2015, 17:14
Instalei no troller um marcador digital com sensor no bloco.

Por ele acompanho a oscilação temperatura de acordo com a demanda.

Andando nas dunas, dia muito quente, 4X4LOW e pé no salão direto a temperatura subiu até os 98°, então a ventoinha do motor travou fazendo o barulho de avião, em seguida a temperatura baixou para 90°

Na BR do mesmo modo, acima de 140km/h a temperatura sobe, em seguida a ventoinha trava e baixa novamente. Na BR é mais difícil de ouvir por conta do barulho do vento lá fora. Na BR chegou a uns 94°.

Caso a bomba de agua solte o rotor e pare de girar, a temperatura vai subir e vou ter como saber pelo marcador digital que o motor não está normal. O marcador original (painel) do carro, quando oscila por aquecimento demora a subir, ou então há oscilação no ponteiro imperceptível, o que pode ser fatal.

Outro item que vale a pena instalar é uma boia de nível no reservatório de agua do motor. Caso a bomba de água vaze, rasgue algum mangote ou baixe água por qualquer motivo, tem como saber.

São investimentos relativamente baratos em relação a um prejuízo que possa causar temperatura e água no motor.

GPBarbosa
02/02/2015, 22:34
Guilherme, comprei neste site: http://www.glautopecas.com.br/produto/embreagem-eletromagnetica-%252d-modefer-%252d-ford-ranger-3.0-4x2-%252d-dupla-4x4-2005-em-diante.html

Marca: modefer, código fabricante: 1932.324, Preço: R$: 496,80, mão-de-obra: R$: 0,00 (eu troquei).
Obrigado!!!!!!!

DevaAbhik
11/03/2015, 02:22
Daí galera.

Abraços.

Olá,

Tenho o Troller 3.0 2010 com 63000 km.
Comprei ele a uns 4 meses. Desde que comprei acontece exatamente o que você citou, reduzo para a quarta em uma ultrapassagem e ele entra em modo de segurança e perde potência. Quando alivio o pé ele volta ao normal. O ponteiro nem sonha em sair de 90 graus.
Moro no Tocantins e aqui não existe CCS.
Como resolveu seu problema? Foi somente a bomba? Qual o modelo/fornecedor/preço?

Obrigado.

jrmotta
11/03/2015, 07:22
Instalei no troller um marcador digital com sensor no bloco.

Por ele acompanho a oscilação temperatura de acordo com a demanda.

Andando nas dunas, dia muito quente, 4X4LOW e pé no salão direto a temperatura subiu até os 98°, então a ventoinha do motor travou fazendo o barulho de avião, em seguida a temperatura baixou para 90°

Na BR do mesmo modo, acima de 140km/h a temperatura sobe, em seguida a ventoinha trava e baixa novamente. Na BR é mais difícil de ouvir por conta do barulho do vento lá fora. Na BR chegou a uns 94°.

Caso a bomba de agua solte o rotor e pare de girar, a temperatura vai subir e vou ter como saber pelo marcador digital que o motor não está normal. O marcador original (painel) do carro, quando oscila por aquecimento demora a subir, ou então há oscilação no ponteiro imperceptível, o que pode ser fatal.

Outro item que vale a pena instalar é uma boia de nível no reservatório de agua do motor. Caso a bomba de água vaze, rasgue algum mangote ou baixe água por qualquer motivo, tem como saber.

São investimentos relativamente baratos em relação a um prejuízo que possa causar temperatura e água no motor.

Ranger,
Qual foi o sensor de temperatura que você instalou?
Tem como colocar umas fotos dessa instalação?
Obrigado!

homerohermida
11/03/2015, 10:15
Olá,

Tenho o Troller 3.0 2010 com 63000 km.
Comprei ele a uns 4 meses. Desde que comprei acontece exatamente o que você citou, reduzo para a quarta em uma ultrapassagem e ele entra em modo de segurança e perde potência. Quando alivio o pé ele volta ao normal. O ponteiro nem sonha em sair de 90 graus.
Moro no Tocantins e aqui não existe CCS.
Como resolveu seu problema? Foi somente a bomba? Qual o modelo/fornecedor/preço?

Obrigado.
Tem aqui: http://www.ideiasweb.com.br/shop/detalhe.aspx?comando=775120372SL&produto=233
nas ccs Ford tem da Ranger 3.0 que é igual ou nas revendas MWM pelo Brasil.

RANGER FEDERAL
11/03/2015, 10:27
jrmotta,

O sensor e o marcador vêm juntos. Comprei pelo ML.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-624412139-medidor-temperatura-agua-ou-oleo-do-motor-digital-azul-_JM

495145

495154

O sensor foi instalado em um parafuso que fica na válvula termostática. Esse parafuso é de plastico e serve para tirar ar do sistema. No caso, meu meca mandou o torneiro fazer um parafuso de metal na mesma medida do de plástico. Nesse de metal ele já fez o furo para rosquear o sensor.

495155

Marcador

Também instalei essa boia de nível. Tem no ML.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-631917547-sensor-nivel-agua-para-reservatorio-do-radiado-original-icos-_JM

495161

OBS: a água está transparente porque ainda não estava com aditivo.

homerohermida
11/03/2015, 12:13
Já ia levar uma bronca... Ainda bem que avisou a tempo!😀😀😀

jrmotta
11/03/2015, 21:29
jrmotta,

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-624412139-medidor-temperatura-agua-ou-oleo-do-motor-digital-azul-_JM

495145

495154

O sensor foi instalado em um parafuso que fica na válvula termostática. Esse parafuso é de plastico e serve para tirar ar do sistema. No caso, meu meca mandou o torneiro fazer um parafuso de metal na mesma medida do de plástico. Nesse de metal ele já fez o furo para rosquear o sensor.

495155

Marcador

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-631917547-sensor-nivel-agua-para-reservatorio-do-radiado-original-icos-_JM

495161

Obrigado pelas informações, Ford.
Seu meca fez um bom trabalho no seu carro.
O parafuso foi todo feito pelo torneiro ou o meca comprou pronto e mandou fazer apenas a furação para fixar o sensor? Sabe dizer a medida?
O sensor pode ser regulado para emitir algum som, caso a temperatura supere o valor pré-determinado?
Quanto ao sensor de água, ele também avisa se a água estiver muito baixa?
Obrigado.

RANGER FEDERAL
12/03/2015, 09:35
Já ia levar uma bronca... Ainda bem que avisou a tempo!😀😀😀eu

Homero,

kkkkkkkkkkkk

Valeu pela quase bronca.

Arriei o verde claro que vem original da Autorizada e coloquei o rosa.

Abraço.

RANGER FEDERAL
12/03/2015, 09:59
Obrigado pelas informações, Ford.
Seu meca fez um bom trabalho no seu carro.
O parafuso foi todo feito pelo torneiro ou o meca comprou pronto e mandou fazer apenas a furação para fixar o sensor? Sabe dizer a medida?
O sensor pode ser regulado para emitir algum som, caso a temperatura supere o valor pré-determinado?
Quanto ao sensor de água, ele também avisa se a água estiver muito baixa?
Obrigado.

jrmotta,

Não estava presente quando ele mandou fazer no torneiro. Com o sensor em mãos, você pode tirar o parafuso de plástico e levar no torneiro. Pede para o torneiro fazer a peça na hora. É bom arrumar um anel de borracha resistente ou feito de material de junta para colocar entre o parafuso novo de metal e a carcaça da válvula, para evitar vazamentos.

O marcador pode ser ajustado para emitir aviso sonoro em determinada temperatura. Ele já vem ajustado de fábrica em 102°. Deixei assim nessa temperatura.

Quanto ao sensor de agua, copiei a ideia de um colega aqui do fórum.

Achei nesse tópico aqui do fórum:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/141413-tampa-c-sensor-de-nivel-reservatorio-do-radiador-troller-3-0-2010-a.html

No comentário do ivancgbsb tem esse link:

https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos/troller

Muito bom o roteiro que ele fez. O meu fiz diferente na luz que liga para avisar da falta de água. Eu coloquei a boia fechando contato no sensor de fluido de freio. Deste modo, se faltar água no motor vai acender a luz de freio no painel, que continua acendendo quando o freio de mão está puxado e também continua acendendo caso falte fluído de freio.

Qualquer dúvida pergunta ai.

Abraço.

Ranger.

jrmotta
14/03/2015, 01:01
Ranger,

Obrigado pelas dicas e informações.

Abraço
João Ricardo.

Felipe Glod
29/03/2015, 13:37
A lenda da bomba eu descobri da forma mais cara pagando o dobro do preço da peça numa viagem, quebrou com 83000 km entrando em modo de segurança sem dar nenhum sinal antes de quebrar, comprei a original da Ranger que também é de plástico.

homerohermida
29/03/2015, 18:27
A lenda da bomba eu descobri da forma mais cara pagando o dobro do preço da peça numa viagem, quebrou com 83000 km entrando em modo de segurança sem dar nenhum sinal antes de quebrar, comprei a original da Ranger que também é de plástico.
Que chato! A minha foi em viagem também mas continuei e só troquei em casa. Não conseguiu continuar por que?

RENAN CAMARGO
04/08/2015, 22:28
Galera,

Tenho um troller t4 3.0 2011, e estou um pouco confuso com relacao ao meu problema.

Meu troller pega normal de manha, so que mesmo ele frio, ou ja quente, quando chega no 4000 giro, ele perde potencia. Ocorre tal perda tambem, abaixo dos 4000 giro, ou seja, em 1 º marcha ou 2º ou terceira, o veiculo da uma engasgada e depois desenvolve normal. Acontece que percebo na bomba eletrica ( de baixa) um barulho como se estive entrando ar , ou com sujeira.

Tal perda de potencia, ou travamento de potencia, pode ser ocasionado pela peneira do tanque, ou pela bomba eletrica?

Ja li post de bomba d agua, de pre filtro (pescador), de bomba eletrica, de turbina.

Aguardo a ajuda

homerohermida
04/08/2015, 22:49
Bomba d'água não parece ser. Quando a falha ocorre, acende a luz da injeção no painel?

Jorgao
05/08/2015, 01:50
Galera,

Tenho um troller t4 3.0 2011, e estou um pouco confuso com relacao ao meu problema.

Meu troller pega normal de manha, so que mesmo ele frio, ou ja quente, quando chega no 4000 giro, ele perde potencia. Ocorre tal perda tambem, abaixo dos 4000 giro, ou seja, em 1 º marcha ou 2º ou terceira, o veiculo da uma engasgada e depois desenvolve normal. Acontece que percebo na bomba eletrica ( de baixa) um barulho como se estive entrando ar , ou com sujeira.

Tal perda de potencia, ou travamento de potencia, pode ser ocasionado pela peneira do tanque, ou pela bomba eletrica?

Ja li post de bomba d agua, de pre filtro (pescador), de bomba eletrica, de turbina.

Aguardo a ajuda

4000 rpm!?!?!?! Renan, o limite seguro desse motor é justamente 4000 rpm!!!! Acima de 4000 rpm é faixa vermelha no conta-giro e o motor corta potência!! A não ser que seja chipado, aí não sei o que acontece!!

Quanto a engasgar abaixo dos 4000 rpm, faça um vídeo e poste aqui que mataremos a charada pra você.

Bem vindo ao fórum!

GuilhermeACC
05/08/2015, 13:03
Presenciei por um problema similar ao do GBratz, na cidade nem dava pra perceber, mas na estrada não conseguia fazer ultrapassagens nem manter velocidade em subidas, do nada perdia potência e não passava mais de 2000RPM. Em partes planas chegava até uns 90km/h tranquilo, mas se apertasse pra fazer uma ultrapassagem perdia potência novamente. Encontramos um mecânico e o scanner logo ajudou a localizar o problema: enquanto o painel mostrava 90ºC, o scanner chegou a ler 114ºC, quando o motor entrou em modo de segurança e perdeu potência.

A explicação pra essa divergência é a localização dos sensores, o do painel fica no retorno da água, o outro não lembro bem onde fica, se é no radiador, cabeçote ou bloco do motor. Se a água não está circulando, vai continuar marcando 90ºC no painel o tempo todo. O mecânico recomendou trocar a posição do sensor para detectar mais facilmente esse tipo de problema, caso ocorra novamente. Por isso o diagnóstico foi simples, ou seria radiador entupido ou problema com a bomba d'água, felizmente foi apenas o rotor de plástico da bomba que tinha quebrado.

A idéia do RANGER FEDERAL é ótima, esse sensor de temperatura com alarme e o de nível de água podem evitar um problema bem maior. Li em outro tópico (não lembro de cabeça qual, mas posso procurar caso haja interesse) de alguém que teve um prejuízo enorme pois o radiador secou e ele não percebeu. No mesmo tópico recomendaram colocar um sensor de nível, outra idéia foi um sensor com alarme para temperatura, se cair pra menos de 80ºC é quase certo que secou onde fica o sensor que vai pro painel e que há um vazamento.

Daril camassola
16/08/2015, 20:31
o meu esta semana entrou em modo de segurança e a temperatura subiu ate o primeiro risco vermelho ai parei e fui verificar estava com a agua do reservatorio totalmente fria e a mangueira debaixo do radiador morna liguei pra um mecanico ele matou a charada na hora rotor da bomba da agua ele esta com 81.000 kms ja aproveitei e troquei a valvula termostatica pois achava que ele demorava pra esquentar mas ja vi que isto era normal , mas ja que estava mexendo nao custava trocar

Gustavo D
16/08/2015, 21:37
o meu esta semana entrou em modo de segurança e a temperatura subiu ate o primeiro risco vermelho ai parei e fui verificar estava com a agua do reservatorio totalmente fria e a mangueira debaixo do radiador morna liguei pra um mecanico ele matou a charada na hora rotor da bomba da agua ele esta com 81.000 kms ja aproveitei e troquei a valvula termostatica pois achava que ele demorava pra esquentar mas ja vi que isto era normal , mas ja que estava mexendo nao custava trocar

Daril, o troller demora a esquentar mesmo, mas cuidado com a válvula do ar quente. Ela pode mascarar a temperatura do painel. Tive um problema que o troller simplesmente não esquentava. Demorava muuuuuuuuito mesmo. E de noite, ao pegar a estrada, segundo o ponteiro do painel, o troller esfriava até a marca mínima rs. Depois de isolar a válvula do ar quente com a grande ajuda do homerohermida aqui do fórum (usou uma peça do rancho dele pra conectar uma mangueira na outra), ficou perfeito. Marca certinho. O ponteiro antes raramente chegava nos 90 graus, marcava sempre 80-85. Agora, fica exatamente nos 90 graus. E subindo uma bocaina por exemplo, embaixo de um sol de 40 graus, que é a única situação possível de ver a viscosa acionando, o ponteiro marca levemente acima dos 90 graus, provavelmente uns 92 graus. E rapidamente volta a 90 graus e desacopla a turbina de avião.

Eu sugiro que, se ainda não tiver sido feito, faça o isolamento da válvula pra observar a mudança no comportamento do ponteiro do painel.

Daril camassola
17/08/2015, 20:29
Daril, o troller demora a esquentar mesmo, mas cuidado com a válvula do ar quente. Ela pode mascarar a temperatura do painel. Tive um problema que o troller simplesmente não esquentava. Demorava muuuuuuuuito mesmo. E de noite, ao pegar a estrada, segundo o ponteiro do painel, o troller esfriava até a marca mínima rs. Depois de isolar a válvula do ar quente com a grande ajuda do homerohermida aqui do fórum (usou uma peça do rancho dele pra conectar uma mangueira na outra), ficou perfeito. Marca certinho. O ponteiro antes raramente chegava nos 90 graus, marcava sempre 80-85. Agora, fica exatamente nos 90 graus. E subindo uma bocaina por exemplo, embaixo de um sol de 40 graus, que é a única situação possível de ver a viscosa acionando, o ponteiro marca levemente acima dos 90 graus, provavelmente uns 92 graus. E rapidamente volta a 90 graus e desacopla a turbina de avião.

Eu sugiro que, se ainda não tiver sido feito, faça o isolamento da válvula pra observar a mudança no comportamento do ponteiro do painel.

Boa noite Gustavo eu tambem tive que trocar a maldita valvula já por duas vezes é que aqui em gramado faz frio ai nao da pra isolar se nao no inverno agente " encaranga" como se diz aqui no sul , fica com mt frio kkkkkkkkk mas agradeço pela dica

urso branco
01/01/2016, 00:37
Boa noite ....

Meu 2010 esta sumindo agua tambem mas, so aparece vazamento no chao da minha garagem , um poco so..., com o motor completamente frio, com motor quente nada..tudo seco.., o que significa esse sintoma, carcaca de distribuicao? Ou a bomba de aqua? .. O Sistemo ja fui completatda com O Aditivo do Ford 50% /50 %....
A Temparatura nao fica ensima de 90 graus... no panel....

Feliz ano novo

Abracos

urso branco
01/01/2016, 10:30
..Feliz ano novo par tudos !

hoje de manha eu decubri onde a aqua sai do motor..... a aqua sai onde se encontrar o bloco do motor com o carter e a
caixa de destribuicao no lado esquerda ( motorista ) dianteiro do motor.... quando o motor esta frio...tenho esse vazamento...
se o motor esta quente...o vazamento parou.. na hora..

Espero so vai ser esse anel de borracha que ficer na bomba de aqua...

Abracos

urso branco
04/01/2016, 22:23
meu carro esta na officina agroa.. o mecanico ja tirei a caixe de destribuicao.. e o carter....
resultado.... a bomba de aqua e bom ainda..( fui trocado pelo primeiro donno...a bomba e da marca PERFECT com o rotor do metal... a caixa de dest. nao tem nenhuma ferrugem.... e o selo que fica dinateira do block do motor e tambem em ordem..mais o mechanico vai trocer o selo preventivo... o vazamento e por causa de um borracho que esta localizada atras da bomba de aqua....
So o radiador tem uma fissura... talvez e possivel de soldar ele....

Abracos

GPBarbosa
05/01/2016, 10:06
- o meu está vazando pela mangueira, pelo menos eu acho. Vou trocar ela, que está toda ferrada e ver se resolve.

Com relação a vazar somente frio é, meu palpite é que quando está quente ele dilata cobrindo a folga da junta de borracha...
depois comenta ai se resolveu a encrenca.

urso branco
05/01/2016, 20:43
o radiador vai precisar uma rede novo... ..e o thermostat esta novo tambem...
sexta feira eu vou saber ..quando tudo vai ser bom...

Lembrancas

urso branco
09/01/2016, 21:44
.o meu Troller esta em casa !! Tudo bem com o carro agora... no mais vazendo nada.... nem Agua nem oleo...
So alegria !!!:euforico:

Fim do mes eu vou viagar pela Fortalezza... talvez vou vistar a fabrica do Troller tambem, quando o tempo dar.....

abracos

urso branco
31/01/2016, 22:29
...a bomba de aqua comercou de pinga....:(

fui na Fortalezza 1500 km sem problemas... hoje eu fiz uma controlle do nivel de aqua no reservatorio faltam quasi um copinho de agua..
encontrei um pinga de agua en baixo da bomba de agua... entao vou comprar uma.... mais qual ? Original MWM ( com rotor de plastic ) ou mais uma vez uma bomba com rotor em metal ??
Abracos

urso branco
01/02/2016, 20:44
agorao meu Troller tem bomba numero tres.. desa vez umabomba da empresa "schadek" todo metal...o rotor tambem..
vamos ve...quando tempo vai demorrar ate a proxima vez...:pensativo:

Abracos

P.S O" operacao "demorrou 1 Hora e meia so.... bem rapido

Jorgao
02/02/2016, 00:45
agorao meu Troller tem bomba numero tres.. desa vez umabomba da empresa "schadek" todo metal...o rotor tambem..
vamos ve...quando tempo vai demorrar ate a proxima vez...:pensativo:

Abracos

P.S O" operacao "demorrou 1 Hora e meia so.... bem rapido

Pinga pinga (vazamentos) na bomba d'água não tem relação com rotor de plástico. Isso é falha na vedação, normalmente causado por aditivo insuficiente ou incorreto no sistema, o que também danifica o rotor de plástico. O correto é usar aditivo orgânico na proporção 50%/50%. Nessas condições dificilmente se tem problemas com menos de 100-150 mil km de uso.

urso branco
02/02/2016, 20:06
oi Jorgao..
a pinga pinga comercou...porque o rolamento da bomba de agua estava com foga.. por isso o redentor nao pode selar mais...
O aditivo que eu uso e da Ford ( Motorcraft )...monoethylglicol mixtura 50 : 50...
Tambem a bomba de agua que quebrou... era da marca "PERFEKT "...
Abracos

RANGER FEDERAL
05/04/2016, 09:59
Olá senhores,

Passando aqui para deixar relato sobre a revisão no Troller.

Estava notando que a viscosa da hélice não estava acoplando, pois não estava ouvindo mais aquele barulho característico de turbina de avião. Levando em consideração mais o ano da viatura 11/12 do que a Km de 47 mil, já imaginava que além da viscosa, a bomba de água e válvula termostática precisassem ser substituídas. Aproveitando a mão de obra de trocar a viscosa, já resolvi me precaver e trocar tudo.

Encontrei a bomba de água original com rotor de plástico por R$ 450,00 e outra da marca Schadek por R$ 480,00 (foto 1). Escolhi essa com rotor de ferro da Schadek. Infelizmente não tirei fotos da minha bomba velha. O rotor ainda estava firme no eixo, mas já tinha uma lasca, do tamanho de uma unha, rachando e em breve iria se soltar. Tinha marca de aditivo de radiador na parte inferior, que denunciava um pouco (muito pouco mesmo) de vazamento pelo anel de borracha.

A Viscosa comprei da marca Borgwarner (foto 3) por R$ 550,00 em uma loja de peças independente (mesma loja da bomba). Na autorizada Troller me orçaram por R$ 750. Em uma distribuidora MWM me passaram o preço de mais de 1,5 mil Dimas, pois só vendiam com a hélice junto. Agora o carro está acoplando a hélice certinho. Em trajetos urbanos, antes não acionava, ou acionava rapidamente.

A Valvula termostática já tinha guardado, pois tinha comprado na MWM para minha ex-Ranger e não tinha trocado. Não lembro o preço. A minha válvula antiga já estava começando a vazar por aquele tubo da plástico na parte inferior. Pouco vazamento. Não dava para notar. O tubo de plástico não estava rachado.

Mão de obra custou R$ 150,00 e uma manhã de serviço.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526213&stc=1

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526214&stc=1

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526215&stc=1

urso branco
05/04/2016, 16:59
oi Ranger Federal....

nao joga fora o thermostat .. se vc conhece algum que tem uma tourneira..ele poder fazer esse tubo de plastic ...mais em INOX
e nunca mais vc tem um problem com essa peca....

Abracos Jurgen

...preciso tambem de comprar a viscosa... vc encontrei ela aonde ? Em Recife ??

RANGER FEDERAL
05/04/2016, 18:28
oi Ranger Federal....

nao joga fora o thermostat .. se vc conhece algum que tem uma tourneira..ele poder fazer esse tubo de plastic ...mais em INOX
e nunca mais vc tem um problem com essa peca....

Abracos Jurgen

...preciso tambem de comprar a viscosa... vc encontrei ela aonde ? Em Recife ??

Jurgen,

Deixei as peças velhas no mecânico. Boa ideia essa sua.

Comprei em João Pessoa, na loja PneuPoint.

Fiz o serviço no Distrito Mecânico.

Abc

urso branco
06/04/2016, 12:49
Oi ranger federal.... obrigado pela sua information. Eu sai mais ou menos aonde fica essa loja....

Abracos Jurgen

BACANÃO
16/12/2016, 20:14
Boa noite turma, a bomba d'água da marca INDISA é boa? Aguenta o tranco? Att

T4 2010

urso branco
16/12/2016, 22:08
Nao sei....mais eu sei que uma bomba com rotor de aco e bem mais resistente do que um rotor de plastic.... SCHADEK e uma marca boa..

Abracos Jurgen

BACANÃO
26/12/2016, 17:21
Valeu Urso Branco. Meu amigo comprou uma bomba da INDISA, tudo indica que é muito boa, a carcaça é de metal e não de alumínio, o rotor é de ferro fundido, o rolamento é Dina ou SKF e pagou 200 conto. Estive com ela na mão e achei muito boa e com ótimo acabamento. Um outro cara esta usando uma bomba dessas e já rodou 4.000 Km e esta tudo em ordem. Obs.: Quando comprar pergunte se a carcaça é de ferro pois tem lotes antigos que é de alumínio e de acordo com o fabricante era suscetível a vazamento por isso passaram a fabricar com ferro.

brunobatt
04/06/2017, 08:59
Bom dia!
Estou com um "possível" problema na bomba dágua no meu 3.0 2010 chipado com 57mil km.

Rodando pouco, coisa de 10~20 km depois de voltar a andar com ele apos uns 4 meses "parado" pra equipar, percebi o ponteiro da temperatura subindo rapidamente até atingir o extremo e a luz do termometro acender somente em situaçoes em que acelerei mais forte. Dirigindo mais suave o ponteiro não passa da metade (normal).

Também ouço aquele som de "castanhado" em marcha lenta algumas vezes, e quando acelero o barulho para.
Fiz o teste de ligar o ar quente e nada... nada de ar quente pra dentro da cabine...

Podem confirmar esses sintomas? Se tiver mesmo que trocar a bomba, qual é a recomendada?

dudu83
04/06/2017, 20:52
tive dois problemas com bomba original mwm.. na primeira bomba com 15 mkm rodados na subida começou a esquentar, so era forcar um pouco e comecava a esquentar.. parei essa ranger uns 15 dias depois a outra ranger do nada começou a esquentar do mesmo jeito como a bomba era nova com menos de 6 meses de uso achei que era outra coisa..troquei todo o sistema de arrefecimento e nada.. o mecanico tirou a bomba e o rotor estava frouxo, coloquei outra bomba e acabou o problema.. fui la na outra ranger que estava parada e estava com o mesmo problema no rotor... nos dois casos acabei colocando bomba original mwm mesmo e nao voltei a ter problemas... acho que tinah um lote ruim no meio

homerohermida
04/06/2017, 22:42
Bom dia!
Estou com um "possível" problema na bomba dágua no meu 3.0 2010 chipado com 57mil km.

Rodando pouco, coisa de 10~20 km depois de voltar a andar com ele apos uns 4 meses "parado" pra equipar, percebi o ponteiro da temperatura subindo rapidamente até atingir o extremo e a luz do termometro acender somente em situaçoes em que acelerei mais forte. Dirigindo mais suave o ponteiro não passa da metade (normal).

Também ouço aquele som de "castanhado" em marcha lenta algumas vezes, e quando acelero o barulho para.
Fiz o teste de ligar o ar quente e nada... nada de ar quente pra dentro da cabine...

Podem confirmar esses sintomas? Se tiver mesmo que trocar a bomba, qual é a recomendada?
Normalmente, quando a bomba está ruim, o ponteiro da temperatura mal se mexe... Seu caso parece ser mais uma falha na embreagem viscosa.

brunobatt
09/06/2017, 17:26
Normalmente, quando a bomba está ruim, o ponteiro da temperatura mal se mexe... Seu caso parece ser mais uma falha na embreagem viscosa.

Mal se mexe???

Não sei se expliquei direito, mas dirigindo "sem emoçao" o ponteiro chega na metade em menos de 10 minutos e uns 3km de distancia. Depois disso se dirigir mais, acelerando mais forte o ponteiro passa e atinge o vermelho, acende a luz, mas nenhum sinal de modo de segurança. (pode ser que por ser chipado tenham desativado isso...) e tambem nada de ar quente pra dentro da cabine.

Comprei uma bomba nova e estou trocando este final de semana. Vamos ver o que dá...

homerohermida
09/06/2017, 18:19
Mal se mexe???

Não sei se expliquei direito, mas dirigindo "sem emoçao" o ponteiro chega na metade em menos de 10 minutos e uns 3km de distancia. Depois disso se dirigir mais, acelerando mais forte o ponteiro passa e atinge o vermelho, acende a luz, mas nenhum sinal de modo de segurança. (pode ser que por ser chipado tenham desativado isso...) e tambem nada de ar quente pra dentro da cabine.

Comprei uma bomba nova e estou trocando este final de semana. Vamos ver o que dá...
Não acredito que resolva.

VOVÔ DO TROLLER
09/06/2017, 18:26
Boa noite pessoal. O meu bugão 3.0 tá com
100.000 K, 8 anos de uso e tudo em ordem com relação a temperatura, não apresenta vazamentos, etc. Dizem que nessa quilometragem é conveniente trocar a bomba d'água preventivamente. Procede? Será que é bom colocar uma nova, antes que..... Abs

brunobatt
09/06/2017, 19:05
Não acredito que resolva.

Homero, boa noite!
Eu até cheguei a perguntar pro meu mecanico sobre o funcionamento da polia viscosa, mas "leigo" que sou, entendo que ela só é acionada quando toda a água está circulando pelo sistema (bloco+radiador) já na temperatura de trabalho.

O fator determinante que o problema seria na bomba foi pelo sintoma durante a aceleração e o ar quente que nao funciona.

Segundo ele, quando aceleramos o rotor patina e nao consegue mandar água na pressão suficiente para circular pelo radiador.

brunobatt
09/06/2017, 19:09
100.000 K, 8 anos de uso e tudo em ordem com relação a temperatura, não apresenta vazamentos, etc. Dizem que nessa quilometragem é conveniente trocar a bomba d'água preventivamente. Procede? Será que é bom colocar uma nova, antes que..... Abs

Vovô, se o teu Troller pela atual situaçao nunca apresentou sintomas de problema na bomba d´agua, então isto é muita sorte!! O rotor da original é de plastico fixo na polia de metal. Uma hora isso desgasta e roda em falso...

O meu está com 56mil km, mas ja peguei ele assim. Nao sei como o antigo dono usava o carro.

Se quer trocar para o "antes que", já fique ciente ai do meu relato... a temperatura subiu, a luz acendeu, mas foi dirigindo tranquilo e em curtas distancias. Nao sei se teria a mesma sorte se estivesse em uma estrada em viagem...

VOVÔ DO TROLLER
09/06/2017, 19:16
Vovô, se o teu Troller pela atual situaçao nunca apresentou sintomas de problema na bomba d´agua, então isto é muita sorte!!

O meu está com 56mil km, mas ja peguei ele assim. Nao sei como o antigo dono usava o carro...

Se quer trocar para o "antes que", já fique ciente ai do meu relato... a temperatura subiu, a luz acendeu, mas foi dirigindo tranquilo e em curtas distancias. Nao sei se teria a mesma sorte se estivesse em uma estrada em viagem...

Valeu Bruno , obrigado. O meu bugão é só para viagens, geralmente longas. Pelo s pelo não , vou pedir para o meu Meca trocar. Vc colocou outra original? Assunto offtopic: o meu 2010 tb tá reprogramado pela SFI. Vale a pena colocar esse Booster? O seu fumaça muito? Aumentou muito o consumo? Abs

homerohermida
09/06/2017, 21:14
Homero, boa noite!
Eu até cheguei a perguntar pro meu mecanico sobre o funcionamento da polia viscosa, mas "leigo" que sou, entendo que ela só é acionada quando toda a água está circulando pelo sistema (bloco+radiador) já na temperatura de trabalho.

O fator determinante que o problema seria na bomba foi pelo sintoma durante a aceleração e o ar quente que nao funciona.

Segundo ele, quando aceleramos o rotor patina e nao consegue mandar água na pressão suficiente para circular pelo radiador.
Quando a bomba quebra o ponteiro da temperatura não costuma se mexer. Apenas perde-se a potência intermitentemente juntamente com o desligamento do compressor do ar condicionado.

homerohermida
09/06/2017, 21:16
É uma prevenção recomendável mas obrigatória dependendo do caso, como por exemplo, uma viajem longa.

homerohermida
09/06/2017, 21:26
A título de curiosidade, minha bomba quebrou na estrada e tive que rodar mais de 600 km a no máximo 90km/h e sem ar condicionado!

VOVÔ DO TROLLER
09/06/2017, 21:54
A título de curiosidade, minha bomba quebrou na estrada e tive que rodar mais de 600 km a no máximo 90km/h e sem ar condicionado!
👍 Valeu......

brunobatt
10/06/2017, 07:14
Valeu Bruno , obrigado. O meu bugão é só para viagens, geralmente longas. Pelo s pelo não , vou pedir para o meu Meca trocar. Vc colocou outra original? Assunto offtopic: o meu 2010 tb tá reprogramado pela SFI. Vale a pena colocar esse Booster? O seu fumaça muito? Aumentou muito o consumo? Abs

Bom dia!
Sim, optei pela original. Vi umas reclamaçoes sobre as paralelas e com rotor de ferro e fui de original mesmo.

Sobre o Booster, acabei colocando na visita que fiz a SFI, pois nem fazia idéia que meu carro era chipado... rs Acabei descobrindo lá e pra nao "perder a viagem" (moro do lado rs). Usei pouquissimas vezes, realmente o carro fica muito mais arisco (tem 2 opçoes de programação) e agora que mexi na suspensao e pneus sequer usei... acho que pode ser util na trilha. Fumaçar pouco mais é normal, e quanto a economia, voce pisa mesmo e gasta menos... rs

brunobatt
10/06/2017, 17:48
Homero e demais assinantes deste tópico:

Realmente o problema "parcial" estava na bomba d´agua. Substituindo a mesma com muita dificuldade para se desmontar o conjunto, (parafusos emperrados) a temperatura estabilizou e demorou bem mais para subir. O Ar quente voltou a funcionar.

Porém percebemos que a água está circulando apenas de um lado do radiador. Como se algo estivesse obstruindo a passagem da mesma por todo o corpo do radiador. Na segunda-feira vamos retirar e mandar para uma revisão especializada.

VOVÔ DO TROLLER
10/06/2017, 19:47
Bom dia!
Sim, optei pela original. Vi umas reclamaçoes sobre as paralelas e com rotor de ferro e fui de original mesmo.

Sobre o Booster, acabei colocando na visita que fiz a SFI, pois nem fazia idéia que meu carro era chipado... rs Acabei descobrindo lá e pra nao "perder a viagem" (moro do lado rs). Usei pouquissimas vezes, realmente o carro fica muito mais arisco (tem 2 opçoes de programação) e agora que mexi na suspensao e pneus sequer usei... acho que pode ser util na trilha. Fumaçar pouco mais é normal, e quanto a economia, voce pisa mesmo e gasta menos... rs
Valeu Bruno. O difícil é não pisar, rsrs.... Abs. Válter

brunobatt
11/06/2017, 15:07
Valeu Bruno. O difícil é não pisar, rsrs.... Abs. Válter

Ops, quis dizer "pisa menos"...rs

VOVÔ DO TROLLER
11/06/2017, 15:53
Ops, quis dizer "pisa menos"...rs
Boa tarde. Com tantos cavalos "dando sopa" é ruim "pisar menos". O pé não obedece, kkk. Abs

Ley Tracker
12/06/2017, 14:44
Pessoal,

Tenho um Troller 3.0 2008, chipado com 217 CV, estava com um problema quando a viatura aquecia (90º), aparecia uns ruídos muito estranhos na parte superior, parecia vir do cabeçote. Logo pensei ser a bomba d'agua que deveria estar ineficiente ou quebrada, já que sabia que era rotor plástico. Após trocar a bomba d'agua e colocar aditivo novo, lá persistia o barulho (como se fosse rajando no cabeçote). Resolvi então abrir a parte superior do motor e encontrei apenas as guias de válvulas um pouco folgadas, mas nada de alarmante ou que pudesse gerar o ruído, fui e mandei substituir as guias. Novamente após os 90 º estavam lá as rajadas ao acelerar, logo retirei o veículo todo e comecei a abrir todo o sistema de arrefecimento, após remover a bomba de óleo lá estava a surpresa, tem um selo que vai atrás dela que estava corroído, injetando água pra dentro da carcaça perto do cilindro 1, já vi outros relatos sobre esse selo, porém quis aqui detalhar um pouco mais e alertar os colegas quanto a essa ''falha'' de projeto. Lembro também que o selo novo eu resinei com produto da 3M utilizado para proteger rotores de turbinas em hidrelétricas, acho que não corrói mais .. hehe

VOVÔ DO TROLLER
12/06/2017, 15:29
Pessoal,

Tenho um Troller 3.0 2008, chipado com 217 CV, estava com um problema quando a viatura aquecia (90º), aparecia uns ruídos muito estranhos na parte superior, parecia vir do cabeçote. Logo pensei ser a bomba d'agua que deveria estar ineficiente ou quebrada, já que sabia que era rotor plástico. Após trocar a bomba d'agua e colocar aditivo novo, lá persistia o barulho (como se fosse rajando no cabeçote). Resolvi então abrir a parte superior do motor e encontrei apenas as guias de válvulas um pouco folgadas, mas nada de alarmante ou que pudesse gerar o ruído, fui e mandei substituir as guias. Novamente após os 90 º estavam lá as rajadas ao acelerar, logo retirei o veículo todo e comecei a abrir todo o sistema de arrefecimento, após remover a bomba de óleo lá estava a surpresa, tem um selo que vai atrás dela que estava corroído, injetando água pra dentro da carcaça perto do cilindro 1, já vi outros relatos sobre esse selo, porém quis aqui detalhar um pouco mais e alertar os colegas quanto a essa ''falha'' de projeto. Lembro também que o selo novo eu resinei com produto da 3M utilizado para proteger rotores de turbinas em hidrelétricas, acho que não corrói mais .. hehe

Olá Ley. Valeu pelas informações, obrigado. É bom ter conhecimento desses detalhes desse grande motor. Abs

brunobatt
13/06/2017, 20:37
Boa tarde. Com tantos cavalos "dando sopa" é ruim "pisar menos". O pé não obedece, kkk. Abs

VÔ... depois de instalar esse pedal ai com o remap, quem não obedece é o freio e o volante. Nao faz ideia de como é mais de 2 toneladas desgovernada...

brunobatt
13/06/2017, 20:40
Pessoal,

Não faço ideia de como seria estas rajadas... tem como fazer uma verificaçao preventiva pra ver a situação dos selos? Nao to com paciencia nem condiçoes pra inventar mais essa agora...

VOVÔ DO TROLLER
13/06/2017, 21:23
VÔ... depois de instalar esse pedal ai com o remap, quem não obedece é o freio e o volante. Nao faz ideia de como é mais de 2 toneladas desgovernada...
Olá Bruno, boa noite. . Faço sim. Já dei um capote com PT e tudo, mas agora que eu estou velhinho, tô bem mais prudente e comportado, mesmo porque ando sempre com a dona onça ( Zequinha brava) ao meu lado que está sempre atenta e com a mão no breque de mão. Abs.Valter

P.s. O meu eu pedi para o Medina colocar o Stage I (bem mais fraquinho que o seu , apesar de ser o mesmo preço do II), pois o objetivo não é correr e sim ter mais conforto , no sentido de não ter que ficar toda hora cambiando, principalmente em subidas de serra. Não​ é nada absurdo não o I ( o II é outra história). Já corri muito e fiz muita besteira nessa vida , principalmente quando eu era jovem, de carro e de moto. Naquele tempo não havia radares, lombadas, nem excesso de velocidade ( na prática não havia). Multas e carteira suspensa, nem pensar. Não havia pedágios também ( bons tempos). Agora ( há 8 anos) só tô curtindo a aposentadoria, devagar e sempre , até a hora em que o Pedrão me chamar, mas não tenho pressa. Abs

Ley Tracker
14/06/2017, 12:45
Não faço ideia de como seria estas rajadas... tem como fazer uma verificaçao preventiva pra ver a situação dos selos? Nao to com paciencia nem condiçoes pra inventar mais essa agora...

brunobatt,

As rajadas são como quando o motor está cansado, tipo batendo casquilhos, vc realmente acha que o motor vai pro saco a qualquer instante, já estava até olhando um motor novo pra comprar, um autorizado MWM aqui na região tinha um zero km (na caixa) completo por 18k(muuuuuito caro), mas após as persistências foi resolvido o problema por 2,5k e o motor ficou novo. Outro ponto que deixa os NGD's desorientados é a bomba de alta quando afrouxa o parafuso central da polia, em altas rotações a injeção fica ineficiente, injetando combustível insuficiente, causando ruídos anormais no cabeçote e perda de potência considerável.

BACANÃO
16/06/2017, 17:07
Há um ano quebrou a válvula do ar quente do meu Troller 2010, substitui por uma nova e percebi que o ponteiro da temperatura que antes ficava colado no 90 graus passou a ficar marcando 60 graus e é muito difícil ele chegar próximo aos 90 graus. Será que danificou o sensor da temperatura (cebolinha)? Vcs sabem o código do sensor da temperatura? Depois quebrou a bomba d’água, o carro perdeu potencia e chegou a vazar agua pela tampa do reservatório de expansão, ao desmontar percebi que faltavam pedaços do rotor que é de plástico. Esses pedaços foram para dentro do motor, será que eles podem danificar o motor?
Depois disso tudo o ar quente demorava a esquentar e agora parou de esquentar de uma vez, o que será que esta acontecendo? Att

VOVÔ DO TROLLER
16/06/2017, 17:55
Boa noite Bruno. Desculpe-me o assunto offtopic, mas você conhece algum mecânico bom de Troller no Tatuapé ou adjacências? Grato.

brunobatt
17/06/2017, 10:45
Boa noite Bruno. Desculpe-me o assunto offtopic, mas você conhece algum mecânico bom de Troller no Tatuapé ou adjacências? Grato.

Sim! Voce é daqui da ZL? Bacana! Eu estou na Penha! E o único mecanico até hoje que eu conheço e faz manutençao no meu! Diga que é indicaçao minha, Bruno do Troller Cinza.

Reginaldo Mello
Mecanica Corin 4x4
Rua Corin, 36
Bairro: Penha
São Paulo - SP
Cep: 03661-010

11 98207-8078
11 2682-1836

brunobatt
17/06/2017, 10:48
brunobatt,

As rajadas são como quando o motor está cansado, tipo batendo casquilhos, vc realmente acha que o motor vai pro saco a qualquer instante, já estava até olhando um motor novo pra comprar, um autorizado MWM aqui na região tinha um zero km (na caixa) completo por 18k(muuuuuito caro), mas após as persistências foi resolvido o problema por 2,5k e o motor ficou novo. Outro ponto que deixa os NGD's desorientados é a bomba de alta quando afrouxa o parafuso central da polia, em altas rotações a injeção fica ineficiente, injetando combustível insuficiente, causando ruídos anormais no cabeçote e perda de potência considerável.

Bom, acho que não é meu caso entao...rs 65 mil km, manutençao toda em dia, e nao tem esses outros comportamentos.
E o que foi feito no seu motor por 2,5?

VOVÔ DO TROLLER
17/06/2017, 11:48
Sim! Voce é daqui da ZL? Bacana! Eu estou na Penha! E o único mecanico até hoje que eu conheço e faz manutençao no meu! Diga que é indicaçao minha, Bruno do Troller Cinza.

Reginaldo Mello
Mecanica Corin 4x4
Rua Corin, 36
Bairro: Penha
São Paulo - SP
Cep: 03661-010

11 98207-8078
11 2682-1836
Valeu Bruno. Somos praticamente vizinhos . O meu carro desde zero está com o mesmo mecânico ( primeiro na autorizada e depois esse mecânico abriu uma oficina própria). O cara é muito bom , competente, honesto e entende muito de Troller, mas , infelizmente é longe prá farão..., lá no extremo sul de Sampa. Muito obrigado pelas inforwmações.. Válter

brunobatt
17/06/2017, 19:11
Valtao, me manda uma MP. Quem sabe combinamos algum dia ir la juntos. To sempre por lá... Abraços

VOVÔ DO TROLLER
18/06/2017, 12:56
Olá Brunão. Tentei te enviar uma MP mas o fórum diz que essa função não está habilitada. Manda uma MP prá mim que eu te respondo. Valeu. Válter

Ley Tracker
19/06/2017, 09:23
Bom, acho que não é meu caso entao...rs 65 mil km, manutençao toda em dia, e nao tem esses outros comportamentos.
E o que foi feito no seu motor por 2,5?

Brunobatt,

Troquei as guias de válvulas, o jogo de juntas superior e inferior, bomba d'agua e os selos do motor, o resto está zero.

Obs: Acho que devido ao motor ser chipado (220CV), todo o conjunto do cabeçote sofrem um pouco mais dependendo do pé de chumbo do dono, as guias do meu estava ligeiramente folgadas e optei em trocar de uma vez, no mais, ficou fino.

BACANÃO
21/06/2017, 15:07
Há um ano quebrou a válvula do ar quente do meu Troller 2010, substitui por uma nova e percebi que o ponteiro da temperatura que antes ficava colado no 90 graus passou a ficar marcando 60 graus e é muito difícil ele chegar próximo aos 90 graus. Será que danificou o sensor da temperatura (cebolinha)? Vcs sabem o código do sensor da temperatura? Depois quebrou a bomba d’água, o carro perdeu potencia e chegou a vazar agua pela tampa do reservatório de expansão, ao desmontar percebi que faltavam pedaços do rotor que é de plástico. Esses pedaços foram para dentro do motor, será que eles podem danificar o motor?
Depois disso tudo o ar quente demorava a esquentar e agora parou de esquentar de uma vez, o que será que esta acontecendo? Att

homerohermida
21/06/2017, 22:38
A água não está circulando pela válvula do ar quente. Está bloqueada por algum motivo. Não há nada de errado com a cebolinha. Os pedaços perdidos da bomba não causarão nenhum prejuízo.

BACANÃO
22/06/2017, 07:47
Bom dia Homero, pensando aqui, pode ser que algum pedaço da bomba d'água esteja bloqueando o fluxo da água para a válvula do ar quente. pode estar enroscado na cebolinha e atrapalhando a medição da temperatura. Sera? Quando quebrou a bomba d'água o carro perdeu potencia, vazou aguá pelo reservatório de expansão, mas não ascendeu a luz de alta temperatura no painel e o ponteiro da temperatura estava em 90º, isso é normal?? Valeu.

homerohermida
22/06/2017, 15:55
Bom dia Homero, pensando aqui, pode ser que algum pedaço da bomba d'água esteja bloqueando o fluxo da água para a válvula do ar quente. pode estar enroscado na cebolinha e atrapalhando a medição da temperatura. Sera? Quando quebrou a bomba d'água o carro perdeu potencia, vazou aguá pelo reservatório de expansão, mas não ascendeu a luz de alta temperatura no painel e o ponteiro da temperatura estava em 90º, isso é normal?? Valeu.
Seria uma baita azar. Para tirar isso a limpo, solte a tubulação que fica do lado direito do motor, entre o cabeçote e a mangueira do ar quente. O sensor fica junto deste sistema também.

BACANÃO
24/06/2017, 18:23
Vou verificar isso, obrigado Homero.

JPX97
28/08/2017, 22:24
engracado que o meu o ponteiro nunca chega nos 90 graus, nem dentro da cidade nem na estrada. porem quando aperto o pe e seguro por um tempo ele entra em modo de seguranca apos alguns minutos.
1.minha bomba ta ruim ? 2. a bomba indisa e recomendada?? 3.se eu eliminar a termostatica (como teste)o painel passa a mostrar a mesma temperatura enviada para o modulo ?

Dom troller 3.0

Elison
29/08/2017, 17:35
Pode ser problema no filtro de combustível.

engracado que o meu o ponteiro nunca chega nos 90 graus, nem dentro da cidade nem na estrada. porem quando aperto o pe e seguro por um tempo ele entra em modo de seguranca apos alguns minutos.
1.minha bomba ta ruim ? 2. a bomba indisa e recomendada?? 3.se eu eliminar a termostatica (como teste)o painel passa a mostrar a mesma temperatura enviada para o modulo ?

Dom troller 3.0

Walter da Camper
29/08/2017, 17:41
Provavelmente é a bomba d'água com rotor quebrado (total ou parcialmente).
O painel nunca vai mostrar a mesma temperatura enviada para o módulo porque são 2 sensores instalados em posições diferentes. O do módulo fica próximo à termostática e o do painel num tubo de circulação de água que vai para a válvula do ar quente, por isso esse último demora a sentir o calor, ou então nem sente, caso haja pouca circulação da água.

Dom troller 3.0

Dioclecio
29/08/2017, 18:51

Dom troller 3.0

Já tive troller 3.0 2008 e aconteceu isso, ou seja entrava em modo de segurança, nada era informado no painel. andei uns 200 km a 60 km/h pra chegar em casa. Na epoca levei na oficina e examinaram tudo e concluiram que a bomba dágua (que é de plastico - coisas de Brasil que aceita qualquer porcaria) não fazia a pressão necessária poeque as aletas plasticas haviam se quebrado. Troquei a bomba e tudo funcionou normal.
No seu caso o mecanico num teste basico ve se o problema e na valvula termostatica parcialmente trancada ou a bomba. eu apostaria na bomba

VOVÔ DO TROLLER
29/08/2017, 20:02
Tô com uma bomba d'água Índisa disponível, nova, na caixa , nunca foi usada . Faço por um bom preço. Para não contrariar as regras do fórum, respondo por MP. Abs

BACANÃO
03/09/2017, 18:39
Boa tarde, repasso o que sei sobre a bomba dágua INDISA:
Meu amigo comprou uma bomba da INDISA, tudo indica que é muito boa, a carcaça é de metal e não de alumínio, o rotor é de ferro fundido, o rolamento é Dina ou SKF. Estive com ela na mão e achei muito boa e com ótimo acabamento.
Obs.: Quando comprar pergunte se a carcaça é de ferro pois tem lotes antigos que é de alumínio e de acordo com o fabricante era suscetível a vazamento por isso passaram a fabricar com ferro. Meu amigo já rodou 6000Km e esta tudo em ordem. Nil.'.

GRocha
15/10/2017, 21:36
Boa noite.
O meu bugão de um mês prá cá, de vez em quando aumenta o nivel da água do reservatório (temperatura 90).... quando esfria eu abro o reservatório e aperto a mangueira que vai da válvula termostática ao radiador e borbulha um pouco e a água volta ao nível normal. Tem ar no sistema. Há pouco mais de um mês isolei a válvula de ar quente, que certamente entrou ar no sistema, mas essa ocorrência já houve 3 vezes.
Será qie ainda tem ar? Como fazer para tirar o ar? Tem algu.a relação com bomba d'água, válvula termostática e polia viscosa?

Obrigado.

GRocha troller 2011.

jmanzano
24/06/2019, 14:27
Boa noite.
O meu bugão de um mês prá cá, de vez em quando aumenta o nivel da água do reservatório (temperatura 90).... quando esfria eu abro o reservatório e aperto a mangueira que vai da válvula termostática ao radiador e borbulha um pouco e a água volta ao nível normal. Tem ar no sistema. Há pouco mais de um mês isolei a válvula de ar quente, que certamente entrou ar no sistema, mas essa ocorrência já houve 3 vezes.
Será qie ainda tem ar? Como fazer para tirar o ar? Tem algu.a relação com bomba d'água, válvula termostática e polia viscosa?

Obrigado.

GRocha troller 2011.

Se tem ar, podes retira-lo pelo parafuso de plástico sobre a carcaça da válvula termostática. Mas não deveria acumular ar, pois a valvula venturi (Y, imagem abaixo) tem a função de retirar o ar do circuito. Talvez ela estivesse avariada.
567098

jmanzano
24/06/2019, 14:36
Pessoal,

será q vale a pena?

Em tempo, por esses dias a bomba dágua do 3.0/2011 começou a ter um pequeno vazamento (T4 com 115.000 km rodados, bomba original).
Retirei a bomba e verifiquei que estava integra, o vazamento foi devido o selo ressecado. Porém o rotor (de plástico) estava perfeito, assim como a vedação do eixo.
Contrariando as recomendações de vários mecânicos, decidi colocar a mesma bomba, fazendo um novo selo, desta vez com silicone de alta temperatura.
A princípio, ficou bom, tenho apenas 2 mil km rodados com esse paliativo, e não apresentou vazamento. Veremos quanto tempo mais vai durar.

Gustavo D
29/06/2019, 15:47
Em tempo, por esses dias a bomba dágua do 3.0/2011 começou a ter um pequeno vazamento (T4 com 115.000 km rodados, bomba original).
Retirei a bomba e verifiquei que estava integra, o vazamento foi devido o selo ressecado. Porém o rotor (de plástico) estava perfeito, assim como a vedação do eixo.
Contrariando as recomendações de vários mecânicos, decidi colocar a mesma bomba, fazendo um novo selo, desta vez com silicone de alta temperatura.
A princípio, ficou bom, tenho apenas 2 mil km rodados com esse paliativo, e não apresentou vazamento. Veremos quanto tempo mais vai durar.

Aconteceu o mesmo comigo aos 80 mil kms. Bomba perfeita, mas um pequeno vazamento.
Na época, optei por colocar uma nova e a mesma durou dos 80 mil kms até 177 mil kms, quando o rotor dessa nova bomba quebrou. Eu só percebi a bomba quebrada quando começaram alguns cortes de potência em subidas de serra. Mas, no geral, você consegue andar normalmente com o veículo. No seu lugar, estando o rotor realmente perfeito, hoje, eu também não colocaria uma nova. Não vejo necessidade, pois mesmo que o rotor quebre, você anda normalmente. A única desvantagem é que caso você não esteja com sorte e o rotor quebre na semana seguinte, você terá pago 2x M.O (que não é tão cara). ou terá que refazer o trabalho de instalação de uma nova bomba (que é simples de fazer).

BACANÃO
26/07/2019, 12:40
Boa tarde, gostaria de colocar uma boia (sensor) para monitorar o nível da água do reservatório de expansão do Troller 3.0, vi aqui referente a um sensor que é aparafusado pela parte de fora do reservatório, a pergunta é a seguinte: Por ser aparafusado por fora por uma arruela de borracha expansiva corre o risco da pressão expulsar o sensor? Alguém esta usando isso atualmente e é seguro? Qual o sensor recomendado? Att

ivancgbsb
26/07/2019, 15:15
Boa tarde Bacanão.

Por ser aparafusado por fora por uma arruela de borracha expansiva corre o risco da pressão expulsar o sensor? Alguém esta usando isso atualmente e é seguro? Qual o sensor recomendado?
No meu eu instalei um sensor com porca do lado de dentro. Mesmo sendo impossível de apertá-la.
Troller - IvandeAraujo (https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos/troller)

Na época eu me preocupei mais com o tamanho do furo do que com a pressão.
A Eicos (antiga Icos) sugere agora esse sensor: Sensor de Nivel LF222E-40: R$71,00 - Para Falta D'Liquido no Radiador (https://www.eicos.com.br/sensor-de-nivel/montagem-lateral/LF222E-40/)

O que usei (LA16M40 (http://icos.com.br/SensorDeNivel/LA36M40/)) também tem uma tolerância maior para temperatura máxima.

BACANÃO
28/07/2019, 14:51
Boa tarde, obrigado pela informação e aproveitando sua experiencia, esse sensor pode ser ligado diretamente no circuito do sensor de nível do fluido de freio do Troller 2011/2012? A boia do sensor tem que ficar aberta ou fechada. Att

ivancgbsb
29/07/2019, 07:50
Bom dia.

esse sensor pode ser ligado diretamente no circuito do sensor de nível do fluido de freio do Troller 2011/2012?
Pensei em fazer isso, mas prefiro um circuito separado para evitar interferências.

A boia do sensor tem que ficar aberta ou fechada.
Com água no reservatório a boia tem que ficar "aberta". Fechando o circuito quando o nível da água baixa. Figura anexa.

BACANÃO
29/07/2019, 15:43
Ivan, muito obrigado pela atenção. Vou tentar usar o sensor (LA36M40) que esta no desenho acima pois ele é rosqueado por dentro no reservatório, não confio no sensor que é fixado por fora através de uma arruela expansiva (LF222E-40). Att Nil.'.

BACANÃO
29/07/2019, 15:44
Ivan, muito obrigado pela atenção. Vou tentar usar o sensor (LA36M40) que esta no desenho acima pois ele é rosqueado por dentro no reservatório, não confio no sensor que é fixado por fora através de uma arruela expansiva (LF222E-40). Att Nil.'.

Pedro Sylvestre
10/02/2020, 20:27
jrmotta,

495145

495154

495155

Marcador

495161

Estou querendo instalar um manômetro mecânico para monitorar a temperatura do meu Troller (2007). Pretendo fazer um esquema parecido com o que o RANGER FEDERAL fez. Minha dúvida é a seguinte, o termopar do meu sensor é uma sonda de aproximadamente 3cm (abaixo vou anexar uma foto). Qual é a profundidade do buraco daquele "respiro" do sistema de arrefecimento perto da válvula termostática? Tenho medo de inserir a sonda inteira no orifício e ela raspar e, por consequência, danificar algo.

571012

Pedro Sylvestre
14/02/2020, 00:14
Olá a todos, colegas jipeiros.

Tenho um troller 3.0 2007 com 165.000km e remapeado pela SFI Chips (Stg Rally).
Recentemente, voltando de uma viagem de aproximadamente 130km, notei que o marcador de temperatura no painel mal se mexeu, acho que nem chegou no terceiro "risquinho". Lendo aqui no fórum, vi que o problema pode estar na famigerada bomba d'água que não está gerando pressão suficiente na água e por isso o sensor não consegue marcar direito a temperatura. Decidi que está na hora de trocar a bomba, mas ai vem a questão.
Olhando na internet, notei a grande variedade de marcas de bombas para o motor 3.0 NGD e a grande flutuação de preços. Algumas das marcas que eu vi foram:

Autotec - R$187
Starke - R$157
Indisa - R$200
Ymax - R$240
Freedom Parts - R$190
Original MWM - R$590

Essas duas últimas me chamaram a atenção por possuírem as pás da hélice feitas de metal, diferentemente das originais que são de plástico.
Qual a opinião de vocês sobre essas marcas paralelas? Alguém já optou por comprar alguma dessas marcas ao invés da original? Vale a pena investir 3x mais dinheiro numa original?

Desde já agradeço.

Gustavo D
14/02/2020, 12:44
Olá a todos, colegas jipeiros.

Tenho um troller 3.0 2007 com 165.000km e remapeado pela SFI Chips (Stg Rally).
Recentemente, voltando de uma viagem de aproximadamente 130km, notei que o marcador de temperatura no painel mal se mexeu, acho que nem chegou no terceiro "risquinho". Lendo aqui no fórum, vi que o problema pode estar na famigerada bomba d'água que não está gerando pressão suficiente na água e por isso o sensor não consegue marcar direito a temperatura. Decidi que está na hora de trocar a bomba, mas ai vem a questão.
Olhando na internet, notei a grande variedade de marcas de bombas para o motor 3.0 NGD e a grande flutuação de preços. Algumas das marcas que eu vi foram:

Autotec - R$187
Starke - R$157
Indisa - R$200
Ymax - R$240
Freedom Parts - R$190
Original MWM - R$590

Essas duas últimas me chamaram a atenção por possuírem as pás da hélice feitas de metal, diferentemente das originais que são de plástico.
Qual a opinião de vocês sobre essas marcas paralelas? Alguém já optou por comprar alguma dessas marcas ao invés da original? Vale a pena investir 3x mais dinheiro numa original?

Desde já agradeço.

Pedro, marcador de temperatura marcando frio no troller 3.0, não acredito ser certeza de estar relacionado com a bomba d'água. Na verdade, nunca vi estar relacionado com bomba d'água.
Quando a bomba d'água falha (quebra o rotor), o que acontece é corte de potência do motor (que eu me lembre, sem acendimento da luz da injeção) e caso o ar-condicionado esteja ligado, o compressor desarma (veja bem: o compressor desarma, mas o botão do painel continua ligado, apenas o ar passa a sair com temperatura ambiente). Dependendo da região, temperatura, uso (subidas de serra, descidas ou no plano), pode ser que você nem perceba que ela esteja quebrada, como aconteceu comigo. Só percebi quando começou a fazer calor no Rio de Janeiro e ao subir serra. Como não afeta significativamente o uso, eu não trocaria ela preventivamente, a não ser que esteja pensando em uma expedição ou viagem longa e ela já esteja com mais de 80 mil km.

Sobre o problema do marcador de temperatura: Aconteceu no meu! O marcador mostrava sempre motor muito frio. De noite, em estrada, chegava a descer totalmente o ponteiro.

O motivo foi o travamento da válvula do ar quente. Ao remover a válvula do ar quente (ligar uma mangueira na outra), o marcador de temperatura ficou perfeito. Pior que fiz isso no "feeling". Passei por alguns mecânicos que me deram diagnósticos errados. Como estava desconfiado dessa válvula, justamente pelo posicionamento da mangueira próximo ao sensor que faz a leitura dessa tempratura e por ser um procedimento simples, resolvi testar isso antes, e era exatamente isso. Como a válvula travou fechada, a água retida no tubo onde está o sensor de temperatura ficava isolada e esquentava por condução (ou seja, mal esquentava).

A respeito de marca de bomba d'água, só usei original. Troquei uma bomba d'água preventivamente aos 80 mil km (o que não faria novamente) e outra aos 177 mil kms por quebra do rotor. Hoje meu Troller está com 210 mil km rodados e 14 anos de uso, ano 2006.

Pedro Sylvestre
14/02/2020, 16:11
Fala Gustavo, beleza?

Aproveitei para fazer esse "bypass" do ar quente hoje mesmo. No total, me custou R$50 (mangueira em U, duas juntas de alumínio, abraçadeiras e dois tampões).
571067
571069
Amanhã de manhã vou usar o carro e ver se funcionou.
Obrigado pela dica!

Samuel Junior
14/02/2020, 17:32
Eu não sei de qual marcar é esta aqui, só tenho o código, mas é com a hélice de metal também.

Indisa 204014

Pedro Sylvestre
14/02/2020, 18:46
Eu não sei de qual marcar é esta aqui, só tenho o código, mas é com a hélice de metal também.

Indisa 204014

Olá Samuel, você lembra quanto custou? Há quantos Km está com ela? Acha que possui qualidade similar a original?

Gustavo D
15/02/2020, 11:09
Fala Gustavo, beleza?

Aproveitei para fazer esse "bypass" do ar quente hoje mesmo. No total, me custou R$50 (mangueira em U, duas juntas de alumínio, abraçadeiras e dois tampões).
571067
571069
Obrigado pela dica!

Valeu Pedro, depois não esquece de postar o desfecho!

Pedro Sylvestre
15/02/2020, 19:21
Valeu Pedro, depois não esquece de postar o desfecho!

Bem, andei com a viatura hoje de manhã e voilà, o ponteiro da temperatura voltou a subir e medir próximo dos 90 graus. E agora a temperatura está estabilizando nos 90 bem mais rápido do que antes.
Muito obrigado mesmo, você fez um Trolleiro feliz.

VOVÔ DO TROLLER
15/02/2020, 19:32
Olá VOVÔ DO TROLLER, obrigado pela oferta, mas no momento estou meio curto na grana e vou esperar a minha bomba ir pro saco (já que o problema era de fato a válvula de ar quente, muito bem pontuado pelo amigo Gustavo D).
👍 Beleza. De qualquer forma, quando tiver que trocar , recomendo que utilize a original. Abs

Gustavo D
23/02/2020, 17:30
Bem, andei com a viatura hoje de manhã e voilà, o ponteiro da temperatura voltou a subir e medir próximo dos 90 graus. E agora a temperatura está estabilizando nos 90 bem mais rápido do que antes.
Muito obrigado mesmo, você fez um Trolleiro feliz.

Que bom que resolveu Pedro! Eu passei por 4 mecânicos quando aconteceu comigo. E alguns, bem renomados no ramo de Troller. Nenhum achou que seria possível isso acontecer. Pelo visto, o meu não foi o único.

No meu caso, essa válvula pifou na primeira submersão dela (passei com água beirando o parabrisa numa enchente).

Pedro Sylvestre
02/08/2020, 15:49
Fala Gustavo, beleza?

571067
571069
Obrigado pela dica!

Olá pessoal,

Venho aqui novamente para mostrar um aprimoramento que fiz nesse bypass da válvula do ar quente. Antes, estava como nas fotos acima, uma mangueira conectada direto na outra, porém após um tempo fuçando na internet, vi que isso diminui a eficiência do sistema de arrefecimento do carro. Isso acontece pois uma das mangueiras é uma saída de água do cabeçote (a água sai do cabeçote muito quente) e a outra mangueira é uma entrada de água para o bloco. Ao conectar essas duas mangueiras, a água quente que sai do cabeçote e que deveria ir para o radiador e ser resfriada, está retornando quente para o bloco (a água está "driblando" o radiador). Essa água quente se mistura lá dentro do bloco com a água que acabou de sair do radiador, diminuindo a eficiência de resfriamento do sistema.
A solução encontrada foi simplesmente tapar esses dois pontos de onde saíam as mangueiras que iam para a válvula do ar quente com dois tampões com abraçadeiras de alta pressão.

Resultado final:
573873

Tubo metálico que possui o sensor de temperatura e transporta a água que acabou de sair do cabeçote:
573874

Entrada de água para o bloco do motor:
573875

Tive a ideia de fazer esse aprimoramento depois de ver esse vídeo do canal no YouTube "amantes dos motores a Diesel":

Dica sobre arrefecimento - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=g19goWOgtfk&t=308s)

BACANÃO
06/08/2020, 11:14
Pedro, bom dia. Esse procedimento que vc fez se aplica no motor 3.0 2012? Pretendo fazer isso agora no verão e desfazer no inverno. Att

BACANÃO
06/08/2020, 11:21
Chega-se a conclusão que estando a válvula aberta ou fechada diminui a refrigeração do motor? Pois de qualquer maneira a água quente circula por essas mangueiras independente da válvula estar fechada ou aberta. Certo?? Att

Pedro Sylvestre
06/08/2020, 20:40
Pedro, bom dia. Esse procedimento que vc fez se aplica no motor 3.0 2012? Pretendo fazer isso agora no verão e desfazer no inverno. Att

Sim, o meu é um 2007, que também é 3.0, motor idêntico ao seu 2012.

Pedro Sylvestre
06/08/2020, 20:46
Chega-se a conclusão que estando a válvula aberta ou fechada diminui a refrigeração do motor? Pois de qualquer maneira a água quente circula por essas mangueiras independente da válvula estar fechada ou aberta. Certo?? Att

Com a válvula fechada, sim, diminui a refrigeração do motor, pois acontece o que eu falei acima, a água sai do cabeçote e entra direto pro bloco. Com a válvula aberta eu já não sei te dizer, teria que ser feito um teste. Com o ar quente ligado (válvula aberta) a água quente que sai do cabeçote circula por um pequeno radiador que fica dentro do painel do carro (ele é o responsável por aquecer o ar do ar quente). Teria que ver se a água desse radiadorzinho sai mais fria do que a água que sai do radiador do carro.

BACANÃO
08/08/2020, 18:48
Vi no YouTube duas informações diferentes, um mecânico diz que é errado obstruir essa mangueira e outro diz o contrário. Já troquei essa válvula, não estou certo mas acho que quando vc liga o ar quente a válvula direciona a água para passar pelo radiador do ar quente e quando desliga a água volta a circular passando pelas mangueiras e entra no motor novamente. Ou seja, a água de uma forma ou de outra não tem seu fluxo interrompido. Vou ver se acho a válvula velha e testar com ela aberta ou fechada, ela estava funcionando, está apenas com uma trinca na carcaça.

BACANÃO
08/08/2020, 19:05
Meu carro faz uma coisa muito estranha, tem hora que a água no tanque de expansão está no máximo e outra está apenas com dois dedo e não importa se esta com o motor frio ou quente. Já troquei bomba, válvula termostática, tanque de expansão, água - aditivo, tudo original. Isso acontece desde quando um amigo comprou esse carro que na época estava com 18 mil km. Ar no sistema não é pois só eu já troquei a água várias vezes. Queria descobrir o que acontece, pois coloquei uma boia no tanque de expansão e não posso liga-la. Será que alguém nesse fórum tem o mesmo problema? Att

broata
17/08/2020, 12:01
bom dia , entao no meu 3.0 passei pelo mesmo problema e descobri que era pressao no sistema , ae trocar o fluido ou devidas manutencoes ,na maioria nao retiramos a tampa da valvula termostatica para sangria de ar do sistema . descobri com meses quebrando a cabeça , andava pequenos percusos e via o sistema muito cheio e depois quando desligava( motor ja frio) esta abaixo do nivel.......
solucionei o problema trocando a tampa do reservatorio , simples testei a "danada" e o sistema com pressao indicada nao me lembro quantos bar ...
mas apos a troca acabou o problema, obs quando for comprar uma tampa nova teste ela , testei 3 na loja e so uma estava boa (todas original ford ) !!!

BACANÃO
17/08/2020, 15:28
Broata, obrigado pela atenção mas já troquei tudo que pude e tudo original. Já cheguei a colocar outra tampa e depois devolvi pois o problema continuou. Att

marceloconsultor
06/10/2020, 22:36

Agradeço a ajuda.

Obrigado.

A bomba d'agua é um dos motivos - mas, não chega a subir a temperatura e o carro entra em 'modo de segurança'. Meu Troller 3.0 2011 está com 140.000km e já teve sintomas iguais para problemas diferentes: a) Filtro de ar - cheio de areia do Jalapão - subiu a temperatura até acender a luz vermelha ainda piscante. Pare esfrie e siga. No filtro tinha 1,3km de areia kkkk.; b) Filtro de óleo - isso mesmo, deixei de trocar com 4k, 9.5 e quando estava com 12 (minhas trocas são com 10k - quando não entro na terra) esquentou da mesma forma do filtro de ar. c) Filtro de combustível + diesel ruim durante 2 trocas e 'pá' o mesmo problema. Agora, bomba d'água é diferente. 2 sensores colher informações diferentes de temperatura e a segurança não deixa esticar. O ar condicionado também pára. Mesmo sem vazamentos na bomba - ela, por ter seu rotor de plástico, deixa de funcionar quando não manda a quantidade necessária para arrefecimento. Estão dizendo, os mecânicos, que a bomba dura 40.000km em média. A Urba é OEM - 'dizem que até pode ser a mesma MWM' e custa a metade. A Magnet Marelli é outra opção na faixa de R$350k.
Abraço para todos.

JAIME
14/10/2020, 21:25
A bomba d'agua é um dos motivos - mas, não chega a subir a temperatura e o carro entra em 'modo de segurança'. Meu Troller 3.0 2011 está com 140.000km e já teve sintomas iguais para problemas diferentes: a) Filtro de ar - cheio de areia do Jalapão - subiu a temperatura até acender a luz vermelha ainda piscante. Pare esfrie e siga. No filtro tinha 1,3km de areia kkkk.; b) Filtro de óleo - isso mesmo, deixei de trocar com 4k, 9.5 e quando estava com 12 (minhas trocas são com 10k - quando não entro na terra) esquentou da mesma forma do filtro de ar. c) Filtro de combustível + diesel ruim durante 2 trocas e 'pá' o mesmo problema. Agora, bomba d'água é diferente. 2 sensores colher informações diferentes de temperatura e a segurança não deixa esticar. O ar condicionado também pára. Mesmo sem vazamentos na bomba - ela, por ter seu rotor de plástico, deixa de funcionar quando não manda a quantidade necessária para arrefecimento. Estão dizendo, os mecânicos, que a bomba dura 40.000km em média. A Urba é OEM - 'dizem que até pode ser a mesma MWM' e custa a metade. A Magnet Marelli é outra opção na faixa de R$350k.
Abraço para todos.

A minha dura 120.000. meu carro estácom 250000 estou na segunda troca. Todas originais MWM. Uso agua desmineralizada e Coolant a 50%.

Gustavo D
17/10/2020, 10:51
A minha dura 120.000. meu carro estácom 250000 estou na segunda troca. Todas originais MWM. Uso agua desmineralizada e Coolant a 50%.

Aproveitei pra abrir minha planilha.
Meu 3.0 2006 quebrou a bomba d'água aos 177 mil km.
Havia trocado preventivamente aos 71 mil km pois teve um merejamento de água devido a falha na vedação da mesma.
Vale ressaltar que andando no Rio de Janeiro, naquele calor, só percebi que a bomba quebrou quando subi serra e limitou potência a uns 60-70 km/h.
Meu uso era em estradas de até 80-90 km/h e trânsito, e nessas condições o troller rodava tranquilo mesmo com o rotor da bomba d'água quebrado.
Também uso Petronas Coolant UP concentrado a 40-50% aproximadamente e água desmineralizada.
Atualmente está com 212 mil kms, sem surpresas, apenas manutenção preventivamente no motor.
Na injeção, só troquei as arruelas de cobre de 50 centavos aos 191 mil kms.

Flaubert Tracker 2008
19/01/2021, 14:26
Boa tarde pessoal, comprei meu primeiro Troller agora, um 2008 com 199859 km rodados, o antigo dono disse que retirou a válvula termostática.
Dúvida, será que preciso colocar de volta ou teria algum problema rodar com ela assim?

Obrigado pelas respostas!!

Jorgao
19/01/2021, 19:47
Boa tarde pessoal, comprei meu primeiro Troller agora, um 2008 com 199859 km rodados, o antigo dono disse que retirou a válvula termostática.
Dúvida, será que preciso colocar de volta ou teria algum problema rodar com ela assim?

Obrigado pelas respostas!!

Tem problema sim. Seu motor irá trabalhar frio, aos 60-70 graus. A temperatura de trabalho ideal é por volta de 90 graus.
Motor frio = desgastes não previstos.

Impressionante como ainda tem gente que faz uma M dessa..

BACANÃO
03/01/2022, 00:07
Boa noite mestres, essa semana vou trocar a bomba d'água vou aproveitar e trocar a Embreagem viscosa também.
Qual embreagem viscosa vcs usam e indicam? Outra coisa, o manual diz que vão 11 litros de liquido no sistema mas todas vezes que troquei só couberam 8 litros, tem algum lugar no motor que posso drenar os 3 litros restantes? Att.'.