Conectar

Ver Versão Completa : Engesa X Camper

valmor
25/01/2006, 10:48
Desculpem minha ignorancia no assunto mas quais são as diferenças ( ou semelhança) entre a mecanica da Camper e do Engesa ?

[]´s

GH
25/01/2006, 11:16
Chassis, câmbio e suspensão são os mesmos.
O chassis do Engesa é um pouco mais curto.
E alguns motores também são comuns. Menos o 6 cil., que só saiu na Camper (Engesa vinha 4 cil de Opala ou diesel de D-20).

Eriksom Teixeira Lima
25/01/2006, 11:31
Se você perguntasse quais são as semelhanças entre várias camper ou entre vários engesas, eu responderia: depende do acaso! :wink:

Em tese, elas são iguais, só mudaria a carroceria e chicotes elétricos, além do conforto é óbvio.

Antes de mais nada é preciso dizer que há 3 tipos de Engesa: Fase 1, chassis mais curto, Fase 2, chassis de bom tamanho (é o usado nas Campers), Fase 3 ou Jordânia, chassis mais longo, é bastante raro.

1- os diferenciais dianteiros são iguais em ambos os modelos, Dana 30

2- os diferenciais traseiros na Engesa eram iguais (acho!), na Camper deveriam ser iguais, mas a experiência mostra que há algumas variações não relevantes em desempenho, mas absolutamente relevantes na hora de decidir a manutenção (Dana 46 como coroa baixa e alta, dentre outras)

3- motores a gasolina são os mesmos, os do Opala 4 cil (péssimos, pois fracos) e os do Opala 6 cilindros, excelentes

4- motores a diesel são os Perkins Q20B e Maxion S4 ou S4Turbo, o resto são adaptações

5- caixas de marchas 240V ou 2615, usadas em caminhões D-40 dentre muitos. Elas estão associadas a caixas de transferência desenvolvidas pela própria Engesa. Os primeiros modelos de transferências são ensurdecedoras, e os últimos apenas barulhentos :mrgreen: . Algumas muitas Camper foram vendidas 4x2, sendo poucas equipadas com câmbios automáticos.

Isso é o básico, agora você já pode pesquisar melhor as vantagens de cada opção, ou entender as justificativas para cada adaptação.

Desempenho? dependendo da aplicação cada um tem sua especialidade, mas, lembre-se, que o principal equipamento está entre o volante de direção e o banco dianteiro esquerdo :twisted:

Eriksom

valmor
25/01/2006, 11:44
1-Chassis, câmbio e suspensão são os mesmos.
2-O chassis do Engesa é um pouco mais curto.
3- alguns motores também são comuns. Menos o 6 cil., que só saiu na Camper (Engesa vinha 4 cil de Opala ou diesel de D-20).

1 - cambio c/ a 1º BEM reduzida então, alias Engesa ( e Camper ) tem reduzida ???? Todas Camper são 4x4 ?????
2- mas c/ mesmo projeto...
3 - ok ...

Ouvi falar sobre infiltraçoes d´agua na Camper ...é verdade ????

[]´s

GH
25/01/2006, 14:09
O câmbio original das Camper 4x4 e dos Engesa, tem a primeira super curta, que faz a vez de reduzida, pois eles não tem caixa de redução, só 4x4.

Existe Camper 4x2, sim.
Câmbio de C-20 (260F 4m até 92 e 2205 5m de 93 a 95).

valmor
25/01/2006, 15:07
obrigado pelas informaçoes !

e

todas Camper são 2 portas ?????

Luiz Claudio
25/01/2006, 17:47
todas Camper são 2 portas ?????

Valmor,

Existe também Camper 4 portas, se não me engano elas foram fabricadas a partir de 94.

[]'s...

SJKCaio
26/01/2006, 08:10
Ouvi falar sobre infiltraçoes d´agua na Camper ...é verdade ????

Descobri o vilão essa semana, o motor do limpador de parabrisa só tem tres parafusos de fixação com o tempo (sim a viatura é de 93-94 8) 8) 8) ) a borracha resseca e vai água em cima do seu pé :x :x :x

Camper é um jipe de uso misto , só tendo uma para entender, senão ficamos lendo comparações sem sentido com Cherokee e etc...
Ou seja mais confortavel que um CJ mas não tão boa como uma SUV.........MISTO

[ ]´s Fazendo na marra o 4º furo na máquina do limpador de parabrisa

SJKCaio
26/01/2006, 08:15
Outro ponto que entrava água, de novo vedação ressecada com o tempo.........

Para a gambiarra foi usado uma meia-calça de naylon da patroa sendo criado o sitema anti-folha de arvore TABAJARA

Rangel Cesar
06/06/2006, 16:39
e possivel (facil) passar uma camper 4x2 para 4x4??

SJKCaio
06/06/2006, 16:53
Tudo é possivel, mas a conta é alta.........

Vc vai gastar uns 8.000,00-10.000,00 entre peças e mão de obra.

Eriksom Teixeira Lima
07/06/2006, 21:42
Chute muito baixo, pode botar 20K fácil!

Eriksom

SJKCaio
08/06/2006, 14:38
ET,

Estou fazendo as contas usando eixo dianteiro da Rural (Dana 44) e t-case da Hilux.
O cambio seria aproveitado o original 240V.................
Será que mesmo assim passa dos 10K :?: :?: :?:

No final vale mais procurar uma pronta por 30.000,00 :x :x :x

alfreis
08/06/2006, 18:06
Dois,

Vcs têm certeza que essa conta está certa???

Com os 10 mil que foi comentado já daria para comprar eixo de troller, suportes de mola e braço da Cinfel e um belo câmbio...Tudo do bom e do melhor e ainda sobraria grana para muita coisa...

De quebra ainda ganharia um freio a disco duplo ventilado e homocinéticas no eixo dianteiro...

Se for partir para Toyota, tem câmbio por 3,5-4 mil, eixo rural por 0,8 mil e suportes da Cinfel por menos de 0,5 mil...Ahhh, faltou o cardã que não passa de 0,5 mil tbm...

Resultado da minha conta para essa última possibilidade: 5,3-5,8 mil...

Errei nas contas???

[]'s

Eriksom Teixeira Lima
10/06/2006, 18:11
Eixo de Troller tá nascendo em árvore? Tá tão fácil de achar assim?

Tá tão barato colocar todas as ferragens no diferencial (suportes de mola, olhais para o tensor, olhal para a panhard)?

Qualquer mecânico consegue soldar essa ferragens sem danificar o diferencial? Mais ainda, esse qualquer mecânico consegue soldar essas ferragens corretamente, centralizando e mantendo o cáster correto?

Câmbio de hilux .... quanto custa a flange?

Cardã .... no singular? Achei que precisava de dois já que é 4x4?

Hidrovácuo e tudo mais novos (usados jamais) custam um pouquinho mais do que 500 pratas.

E a mão-de-obra, na conta de vocês saiu quanto?

Vejam bem, não estou dizendo que não seja possível fazer no orçamento de vocês, mas .......

Eriksom

GH
10/06/2006, 21:59
Mas não gasta 20k de jeito nenhum!!

Fiz em 2000, na minha primeira Camper (eixo e tcase de Rural), na época gastei 4k no total.

Creio que hoje gaste uns 7k, com tudo da Rural.

Ah, ela hj é do Marcelo Viana, que nunca teve nenhum tipo de problemas com ela. :dance:
Faz trilha e viaja por tudo.

SJKCaio
12/06/2006, 10:00
Realmente a mão de obra tem um bom peso nessas contas, agora o flange para t-case Hilux não é nenhum absurdo.
Vendi uma t-case dessas para o Beto Lacerda e o pessoal lá de Minas já está fazendo um flange.
Ainda não sei o preço mas não deve ser astronômico.

Ainda acho 10K o preço disso tudo...............

PS: Tem o serviço de reparo na fibra e imprevistos :x :x :x

alfreis
12/06/2006, 10:07
Eriksom,

Não estou entendo o porque de tanta rispidez!!!

É problema comigo ou eu não posso contestar nada que você escreve???

Não sou dono da verdade, só não concordei com os 20 mil reais que vc comenta com tanta propriedade...Na minha modesta opinião de ex-dono de camper, os 10 mil que o outro amigo comenta já estariam mais do que bom para fazer uma boa adaptação!!!...E eu sei que seriam necessários dois cardãs ao invés de 1, não sou tão sem noção assim!!!

Voltando à sua resposta, o que eu penso é que entre amigos não é necessário o uso de mensagens em tom ríspidos e as vezes o uso de emoticons podem fazer milagres...Pelo menos mostram que a intenção não é ofender...

Agora se for algum problema com a minha pessoa aconselho não responder às minhas mensagens que eu prometo fazer o mesmo!!!

Atenciosamente,

Eriksom Teixeira Lima
12/06/2006, 15:01
Alexandre (vale também para Heck e demais)

Rispidez?!?!?! Eu APENAS fui econômico nas perguntas ..... Com você? JAMAIS!!!!!!!

Na minha opinião, eu acho que vez por outra SEMPRE extrapolam situações particulares . Tento evitar fazer isso.

Por exemplo, eu jamais direi a ninguém que se acha um eixo de band flutuante por 2k, que foi o que paguei no meu há 3 anos atrás. Por isso fico apreensivo quando se fala que eixo de troller custa baratinho: já vi ofertas de 5K neles, e estou falando do traseiro. Dianteiro, nem sei.

[se os eixos de troller forem tão baratinhos assim, me avisem onde comprar pois tenho um veículo que ficaria muito bem com eles :twisted: e estou falando sério, apesar de preservar AINDA minha assinatura sem novidades]

Quanto às perguntas, mantenho-as todas, para evitar equívocos adicionaria :pensativo: ao final delas.

Ah, sim! eu ainda acho que vocês estão subestimando custos .... de qualquer forma, espero estar errado para o bem de quem quiser fazer a transformação. :mrgreen:

Eriksom

alfreis
12/06/2006, 15:52
Eriksom,

Então já que a coisa não é pessoal, deixa eu responder novamente... :concordo:

Com essas contas algumas pessoas vão acabar chegando à conclusão que eu cheguei no começo desse ano: Vale mais vender a camper e adicionar o que se gastaria para deixá-la "de acordo" e trocar por outro carro, seja lá qual for...No meu caso eu preferi um troller, pois atende às minhas expectativas sem problemas...

Só para usar como parâmetros:

* Camper diesel originalzinha: 27 mil (tem no site por esse preço, mas carro bom chega a ser mais caro que isso!!!)

* Eixo dianteiro decente: 3, 5 ou 7 mil (varia de acordo com o gosto do freguês)

* Câmbio+Caixa Transferência: 3 a 5 mil (também varia muito)

Isso sem falar no custo de mão de obra, um monte de dinheiro que não se planejou, abstinência de andar de carro e alguma dor de cabeça, para não dizer muita.

[]'s

Flavio Miranda
12/06/2006, 18:08
NOSSA !! :o

Gostei dos numeros... :concordo:

Vende-se camper por $ 50 mil .... :twisted: :mrgreen:

Valmor,

Além do Fórum, claro !... Consulte o site www.camper.com.br e se quiser + informações sobre esta excelente viatura, manda e-mail para o Ricardo Farias que montou o site e já fez muitas aterações mecânicas...

Em tempo.... de aprox. 650 Campers fabricadas de 91 a 94, aprox 36 são 4 portas.

[ ] s

SJKCaio
13/06/2006, 08:41
Alexandre,

Tem algumas coisas que o dinheiro não explica, senão vc não tinha um CJ na garagem 8) 8)

Eriksom Teixeira Lima
13/06/2006, 08:45
:lol: :lol: :lol: :lol:

Alê,

Acabas de concordar comigo, ou melhor, NÓS DOIS TEMOS O MESMO PROBLEMA: queremos 100%.

Com relação o Troller, como eu disse, os eixos dele (apesar de serem proprietários) poderiam me interessar para meu novo veículo, pois na Camper uso mesmo os de Toyota Band.

É isso aí, meu amigo, fazer direito custa caro .... dá trabalho arranjar um mecânico decente .... e aguentar os amigos sacaneando porque nossa Camper virou um imóvel :mrgreen: Mas ela retornará 200%!

Eriksom

Eduardo Valaretto
16/06/2006, 18:47
Acho que o valor de uma adaptação depende muito do que se espera conseguir e de como a coisa é feita. Como atualmente estou transformando a minha posso fornecer alguns valores empreendidos;:

- Eixo dianteiro: Compra de um usado, troca da relação (por uma usada), troca de todos os rolamentos por novos Tinkem, colocação de um freio decente (Toyota Bandeirantes) e mão-de-obra especializada (Marcelo Buchili) - valor R$ 3.700,00
- Consequente troca do servo e hidrovácuo (novos) : R$ 650,00
- NP-205 nova: R$ 5.000,00 (usada 3,5k e sabe-se lá quanto aborrecimento),
- Cambio ZF 5s-420 (o mesmo da F-250): R$ 3.500,00 (comprado e já colocado na camper há aproximadamente 1 ano), mais R$ 1.000,00 de troca do eixo piloto,
- Troca da relação traseira (dana 46) com todos os rolamentos Tinkem e relação também original Dana: R$ 3.000,00,
- Revisão preventiva e oportuna no freio traseiro, com troca dos burrinhos e das lonas: R$ 400,00.

Como podem perceber a brincadeira já está bastante cara e ainda não está pronta (falta colocar a transferência no lugar, o que exigirá alterações no cabo e acionamento do freio de estacionamento, confecção dos dois cardâs e alterações no escapamento - que será feito feito em inox), mas poderia ter sido feita de maneira bem menos onerosa, por exemplo usando o 240V de facílimo manuseio ou mantendo o poderoso freio original.

Se é carro ou não, depende de quem faz e para que. Uma camper que será utilizada em finais de semana ou rodando 1000 km por mês realmente não justifica tal gasto, mas se vc pretende casar com o carro e o usa (bastante) no dia-dia garanto que a satisfação paga cada centavo.

Além disso, trocar uma camper com S-4, cambio macio, freio decente e reduzida, fica bastante difícil sem partir para importados (que particularmente não me interessam - preciso de um veículo de manutenção fácil).

Resaltando que tudo começou há mais de um ano, com a troca do cambio (CL2205) que sofreu falência múltipla após quase 200.000 Km e que a camper ficou parada pouquíssiomos dias desde então (é meu veículo de uso diário).

Abraços,

Eduardo Valaretto.

sandro
10/09/2006, 23:32
ola voçe disse que usou caixa de transferencia de rural !! cabe voçe tem fotos como fica