Ver Versão Completa : VW diesel two-stroke poppet valve
Boa noite pessoal, segue abaixo o primeiro vídeo da conversão do motor diesel 4 tempos para 2 tempos.
Ressalvo que o projeto ainda está em estágio inicial de desenvolvimento e que muito trabalho ainda terá de ser feito.
Após resolvido os problemas, partiremos para os testes em dinamômetro, mas desde já aviso que o progresso é lento devido ao fato de não haver literatura a respeito desta conversão, e as variáveis que interferem no motor são inúmeras, o que dificulta muito o projeto.
Peço desculpas pela baixa resolução do vídeo, mas a internet aqui no sítio onde moro não permite upload em full hd.
http://youtu.be/kot9GYBeCJ8
Abraços
Jorge
Junior84
01/01/2015, 04:05
QUAL O MOTIVO DA TRANSFORMAÇÃO? No que vai usar o motor?
Curiosidades
QUAL O MOTIVO DA TRANSFORMAÇÃO? No que vai usar o motor?
Curiosidades
Bom, no motor quatro tempos o ciclo completo leva 720º, ou seja, 2 voltas no virabrequim enquanto que no 2 tempos o ciclo é de 360º, ou seja, apenas 1 volta no virabrequim. Portanto em um motor de 4 cilindros 4 tempos teríamos uma explosão a cada 180º do virabrequim, e neste mesmo caso, no motor 2 tempos teríamos 2 explosões, que seria o dobro de trabalho exercido pelo motor no mesmo período.
Em teoria teríamos um motor que produziria o dobro de torque, com um consumo também em dobro em relação ao motor 4 tempos. Seria como se tivéssemos um motor normal com o dobro da cilindrada funcionando, mas que manteria o mesmo peso do motor original, seria como se tivéssemos um motor Q20B em vez do original VW1.9 diesel.
Na prática espero um aumento de torque na casa dos 70% devido às perdas de bombeamento do compressor, mas o consumo não seria o dobro também, pois seria um motor com ênfase em torque em baixas rotações, como os motores diesel de antigamente. O mais certo é verificar no dinamômetro qual seria o consumo específico em termos de g/kW.h deste motor.
O uso prioritário seria nas condições em que se necessita de torque em vez de potência, que seria o caso dos jipes de trilha e dos motores marítimos, aproveitando os motores antigos já existentes no mercado.
eliasFerreira
02/01/2015, 16:48
O barulho tá bonito!
O barulho tá bonito!
O barulho não tem nada a ver com o de um motor 4 tempos, parece que é de um motor muito maior.
Pelo vídeo não dá para ter ideia do volume que é bem alto, o tom grave chega a tremer o seu corpo como se fosse um subwoofer potente.
No vídeo abaixo é o mesmo motor já com silencioso: Matou o grave, mas pelo menos dá para conversar ao lado do motor.
http://youtu.be/qosAllch8Sg
Miúdogeo
22/10/2015, 12:48
J. Observei que vc fez a transformação para ciclo 2t apenas com a redução da polia do comando (me corrija se eu estiver errado), porém a BI continua injetando apenas nos tempos normais, pois está com a polia do tamanho original.
Agora vou às perguntas, se as puder responder:
Houve alguma alteração no comando de válvulas, pois se não me engano, não ha tempo suficiente para compressão entre a admissão e o escape no caso desse sistema adotado?
Outra situação é a respeito do consumo, acredito que o valor estequiometrico de queima nos motores dois tempos é diferente dos de quatro tempos, tanto que os famosos Detroit eram conhecidos pela sua potência e economia em relação aos concorrentes.
E por ultimo: Parabéns por sua iniciativa, sou doido por motores dois tempos, principalmente da linha a diesel, ficarei acompanhando cada passo desse seu trabalho.
Grande Abraço.
Miúdogeo
22/10/2015, 13:01
A questão da bomba injetora já matei, ficou só a dúvida a respeito do comando e consumo.
Vlew...
Walter da Camper
22/10/2015, 14:11
Estou com a mesma dúvida sobre a bomba injetora...
Bom, não posso entrar em detalhes específicos, pois o projeto é do meu mecânico e eu estou entrando como cobaia.
o comando tem que ser feito, mudando os ângulos dos cames, e isso pode ser feito de várias maneiras, no nosso caso foi por tentativa e erro.
A bomba injetora mecânica que é o problema, se fosse um motor moderno common rail seria questão apenas de mudar o software. Como a intenção inicial é poder repotencializar qualquer motor diesel antigo, estamos pensando em várias soluções possíveis para a bomba.
Quanto ao consumo, só depois do motor finalizado para por no dinamômetro e poder analisar consumo específico e curva de torque em relação aos vários tempos de comando possíveis.
A teoria é uma coisa, mas quando você tenta por em prática é que aparecem os problemas reais. Quando você consegue resolver um, aparece mais 2 para dar dor de cabeça, mas aí que está a graça da coisa... Pena que demanda mais tempo e recurso$$$.
Elias RS
08/04/2017, 22:45
Olá J. Ohia!
Gostaria de saber se houve progresso no motor?
Tem algo mais para satisfazer a curiosidade de Gearhead?
Att
Elias RS
Marcelo A. Marchiodi
18/12/2018, 09:15
Algum progresso?
To muito curioso sobre o "mini detroit"!!!
Bom dia . Poderia por gentileza dizer qual o modelo do motor? Assim saberíamos mais detalhes sobre o cabeçote. Poderia também dizer qual lift de admissão, lift de escape, e liga de aço e tratamento superficial do(s) comando(s) de válvulas? Antes o motor atingiu quantos rpm? E depois da conversão quantos rpm ? Você saberia dizer se é fluxo cruzado? Já dirigiu o veículo depois da conversão? (Que sentiu mais forte aceleração e torque ? ) obrigado pela sua atenção.