Ver Versão Completa : Projeto Réplica Engesa 4 Tubular
phophollety
28/12/2014, 23:01
Caros amigos,
faz algum tempo que busco um engesa 4 em boas condições, mas não encontrei nada que me empolguei... olhando o Marruá AM50 (que infelizmente pararam de fabricar) pensei em fazer uma réplica com chassis tubular.
A idéia seria seguir o projeto do AM50 replicando os componentes (eixos dana, caixa eaton, motor cummins... etc).
Inicialmente gostaria de modelar o chassis e carroceria no SolidWorks (será um projeto aberto).
Por acaso os amigos dispoem de arquivos de projeto do Marruá ou do Engesa 4? Qualquer desenho mecânico é bem vindo....
diogo ludovico
30/12/2014, 15:06
A ideia É boa, mas será que é viavel economicamente?
Com 50 mil se pega um engesa diesel, com 60-80 mil se pega marruás (Am 50 a Am200).
Um projeto deste é coisa de mais de 100 mil tranquilo, fora a grana que vai morrer na legalização junto ao imetro etc.
Sugestão....... pegue um Engesa rodando e com base nele vá alterando os itens ao seu gosto, te garanto que sairá 1/3 do valor do tubular
phophollety
31/12/2014, 10:41
A ideia É boa, mas será que é viavel economicamente?
Com 50 mil se pega um engesa diesel, com 60-80 mil se pega marruás (Am 50 a Am200).
Um projeto deste é coisa de mais de 100 mil tranquilo, fora a grana que vai morrer na legalização junto ao imetro etc.
Sugestão....... pegue um Engesa rodando e com base nele vá alterando os itens ao seu gosto, te garanto que sairá 1/3 do valor do tubular
Olá Diogo, 50 mil é MUITO Dinheiro, a idéia é justamente fugir dos usados, por esse valor se consegue comprar uma Engesa antigo a idéia é um carro novo.
Estamos muito acostumados a pagar muito caro nas coisas, mas o foco é dar uma pegada industrial ao projeto. Chapas da carroceria cortadas a laser e pintadas não custam nenhuma fortuna e chassis em tubo é barato, o custo médio da caldeiraria é de 15 a 25 reais o Kg do aço trabalhado e pintado.
Os maiores custos seriam então motor, transmissão e eixos.
A legalização junto ao inmentro e marcação de chassis não tenho idéia como funciona, preciso descobrir mais a respeito...
Quero começar com um projeto e ver a viabilidade econômica, se der certo será um projeto legal, se não, vai ficar bonito no cad! =D
Alguém tem uns desenhos ai?
Gabriel_Bertinatto
01/01/2015, 15:53
Boa tarde!
Você poderá achar alguns desenhos nos manuais do engesa que estão aqui no fórum,mas infelizmente nada muito detalhado.
De um procurada no google pelo manuais que tem!
Outra coisa se você precisar de ajuda para modelar no Auto Cad eu tenho algum conhecimento, mas no Solid ainda apanho um pouco.
De uma pesquisada no $$$ desse projeto pois como o Diogo disse eles não são muito baratos.
Abraço e Feliz Ano Novo !
Tem um pessoal no sul que estava montando, do zero, engesa de tudo quanto é jeito, inclusive 4 portas.
Eles montavam ou vendiam os kits pra vc montar em outro lugar
Tinha tópico sobre isso aqui no forum. Dá uma procurada
phophollety
05/01/2015, 09:29
Tem um pessoal no sul que estava montando, do zero, engesa de tudo quanto é jeito, inclusive 4 portas.
Eles montavam ou vendiam os kits pra vc montar em outro lugar
Tinha tópico sobre isso aqui no forum. Dá uma procurada
Não seria o pessoal da Cinfel,seria?
Vou procurar...
Não seria o pessoal da Cinfel,seria?
Vou procurar...
Eu acho que sim, mas não tenho certeza. Faz muito tempo que vi um topico sobre isso
phophollety
05/01/2015, 10:18
É provável que seja a Cinfel sim, me surpreenderia se outra empresa fabricasse...
Produtos - Cinfel (http://cinfel.com.br/produtos.php?c=11&categoria=chassi)
Eu queria mesmo o projeto do carro, as plantas, desenhos mecânicos...
diogo ludovico
05/01/2015, 11:55
Essa carroceria 4 portas da cinfel um colega meu pesquisou e parece que é coisa de mais de 30k! Estou repassando a informação como recebi, não fui eu a ver o valor.
phophollety
05/01/2015, 12:08
Eu cotei uma vez só um uma carroceria completa de CJ5, custava R$7000,00 + frete..
Eu não conheço a empresa, sua estrutura e seus gastos, mas chapa de aço é algo muito barato, claro tem toda a mão de obra, estampos.. etc mas, achei o custo elevado.
Agora um Engesa em tem uma carroceria extremamente simples, é só chapa cortada e dobrada, qualquer metalurgica monta isso muito fácil, me falta o projeto!
O mesmo para o chassis, é tubo de aço retangular soldado, super simples!
Mas vou cotar na Cinfel quanto custa um...
solanocardia
05/01/2015, 13:42
Fica de olho em sites de leilão que sempre aparece engesa, dependendo do valor pode valer mais apena. Não sei qual é o custo mas acho que a carroceria de fibra bem interessante para um jipe.
phophollety
05/01/2015, 14:32
Boa dica! Quais sites você costuma acompanhar?
solanocardia
05/01/2015, 19:28
Boa dica! Quais sites você costuma acompanhar?
Eu não lembro quais as paginas, mas já via mais de uma vez, inclusive jpx e land rover. O negócio e ficar sempre dando uma olhada no google, pois volta e meia aparece.
Caros amigos,
faz algum tempo que busco um engesa 4 em boas condições, mas não encontrei nada que me empolguei... olhando o Marruá AM50 (que infelizmente pararam de fabricar) pensei em fazer uma réplica com chassis tubular.
A idéia seria seguir o projeto do AM50 replicando os componentes (eixos dana, caixa eaton, motor cummins... etc).
Inicialmente gostaria de modelar o chassis e carroceria no SolidWorks (será um projeto aberto).
Por acaso os amigos dispoem de arquivos de projeto do Marruá ou do Engesa 4? Qualquer desenho mecânico é bem vindo....
Amigo, eu também queria ter um Engesa bacana. Após procurar por um bom tempo, encontrei vários modelos e configurações de diferentes preços. Minha decisão foi construir um do ZERO. Leve o tempo que levar, sem estourar muito o valor razoável para um jipe zero. Após várias buscas aqui e no google decidi por um fase 3. Conheci também um "fabricante" de Engesas zeros, o famoso Perigoso, seu Bene lá de São José dos Campos. Quase dois anos depois o jipe continua na montagem. Essa é a desvantagem mas, quando ficar pronto será exclusivo e tudo do jeito que eu pensei e planejei. Eu coloquei várias fotos do projeto aqui no fórum, vou tentar te enviar. Apesar do tempo gasto é muito bom terminar uma fase e planejar e discutir a proxima etapa. Eu curto muito ir para SJ dos Campos nos Sábados encontrar os amigos, ver o projeto e contar umas histórias de jipes. Essa interação vale muito. O Perigoso e o Roni, seu filho, são gente muuuito boa e de competência. Se eu puder ajudar estou a disposição. Abraços. Esse é o link para o tópico que eu criei... Vou começar a montagem do "Sargento"... (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/127630-vou-comecar-montagem-do-sargento-8.html) Valeu...
Vicente Guimaraes
06/01/2015, 15:11
Um projeto de um Fase 4 com tudo Okm vai sair por 50 mil? :stop: :parede: IMPOSSÌVEL.... :chorandoderir:
No mínimo vc gastará R$ 150.000 ou mais.... Isso repito, se for TUDO Okm... Vai ver o preço de um conjunto motor MWM + cambio + caixa de transferência (OKM)... Vai ver o preço de eixo traseiro e diferencial dianteiro completos com freio a disco, roda livre, braço de direção, braços de direção, etc... (OKM).... só aí amigo vc gasta R$ 50.000 por baixo. Estou falando de mecânica diesel, é obvio.
Se for comprar peças usadas, motor, cambio, chassis... pode reduzir, mas vais gastar mais de 80 mil.
A CINFEL pelo que me disseram parou de fabricar as carrocerias do 4 portas ... só vende partes, acho que vende chassis também
solanocardia
07/01/2015, 15:27
Caros amigos,
Dá uma olhada neste tópico, parece que a ideia é bem parecida com a sua http://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/128037-projetado-do-inicio-ao-fim.html
A intenção é fazer um veiculo do zero.
Vicente Guimaraes
07/01/2015, 15:48
Dá uma olhada neste tópico, parece que a ideia é bem parecida com a sua http://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/128037-projetado-do-inicio-ao-fim.html
A intenção é fazer um veiculo do zero.
Esse tópico é legal mas é de 2103 e o projeto não foi pra frente...
Aliás o que mais tem aqui no forum são projetos 'interessantes" que não vão pra frente. Hoje eu acompanho mais de 100 tópicos. Acho interessante o projeto e começo a acompanhar... depois de um tempo o cara some.. o projeto para... etc..
Então o mais importante é ter o carro pra andar e andar muito... curtir... Sem inventar muita moda.
Eu nessa de ficar inventando moda já estou com 2 anos de carro no estaleiro... uma m... :?
franzlana
08/01/2015, 22:33
Esse tópico é legal mas é de 2103 e o projeto não foi pra frente...
Aliás o que mais tem aqui no forum são projetos 'interessantes" que não vão pra frente. Hoje eu acompanho mais de 100 tópicos. Acho interessante o projeto e começo a acompanhar... depois de um tempo o cara some.. o projeto para... etc..
Então o mais importante é ter o carro pra andar e andar muito... curtir... Sem inventar muita moda.
Eu nessa de ficar inventando moda já estou com 2 anos de carro no estaleiro... uma m... :?
Voce falou tudo. Reformar um Jeep para ele ficar bom já é uma empreitada. Partir do zero é projeto para se investir todos os dias uteis da semana em horário integral por seis meses no mínimo, com uma equipe boa. Acho viável partir para a restauração/adptação, ou seja pegar o existente e dar o seu perfil a ele. Voce tem o original para se basear/copiar/modificar e pode trocar tudo o que estiver desgastado por novo. Projeto novo só se justifica se voce tiver um objetivo profissional, oque também é muito complexo em termos de viabilidade.
phophollety
17/04/2016, 22:49
Meus caros, estou tentando retomar o projeto, mas está muito difícil encontrar os desenhos.. planta e etc.
Alguém poderia me ajudar com quaisquer desenhos? Chassis, lataria, suspensão..
Eriksom Teixeira Lima
27/04/2016, 10:09
O melhor que você vai achar é em
http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/2049-medidas-dos-engesas.html
mas siga os conselhos que te deram antes, fazer do zero é uma inviabilidade no Brasil, o Inmetro e o Detran não te deixarão nunca (eita burocracia mais corrupta), e os IPVA e demais taxas que você terá de pagar por ano inviabilizarão mais ainda. :freaking:
Sugestão: arranje um velho, caindo aos pedaços, e vá recortando e fazendo as partes, chassis, carroceria etc. Somente não repita o lixo que são os suportes de mola e do braços tensor (fuja dos PU, daqui a uns 2 meses, procure um tópico sobre meu Engesa, pois somente o farei, quando estiver quase rodando).
Ah, sim, para legalizar, recorte o número do chassis com cuidado e cole no chassis novo com mais cuidado ainda. Um veículo com ano de 1980 e pouco vai passar fácil na vistoria (jamais diga que foi refeito)
Assim é o Brasil, tem-se de dar jeitinho.
PS: se você tiver possibilidade, faça mesmo a carroceria, pois a de fibra é um lixo (palavra de quem comprou por falta de opção). E se for fase 1 a sua opção, lembre-se de me procurar, pois tenho capota rígida de fibra, as três portas e mais o capô de um para vender bem baratinho. Mais uns 15 dias e devo anunciá-los :-D)