Ver Versão Completa : Cabo sintetico
Carolino
28/12/2014, 12:03
Pessoal, bom dia.
Comprei um cabo sintetico chines, usei 3 vezes sem problema, mas ontem me deixou na mao, eu acho....hehehe
Ontem atolei feio, depois de tentar sair não deu de jeito, parece que ele patinava, ou algo, assim.
Nao teve como eu observar direito, pois estava dentro do carro tentando ajudar, e olha que tava com full bloqueio e pneus ignorante.
O que reparei nas vezes que usei o cabo sintético, e que ele ele enrosca nele mesmo e da um trabalho danado pra soltar(quando solta na boa), teve uma vez que tive que forcar contra um pau pra desenroscar, isso e assim mesmo?
Pra resumir so sai com ajuda de um trator grande e traçado, e olha que so depois de dar vários trancos na cinta saiu, foi feio.....
Obrigado!
Paulo_CW
28/12/2014, 15:01
Essa situação não tem nada haver com o cabo.... Quem parece q não deu conta foi o guincho.......outra coisa, cabo sintético e muito mais fácil de lidar e não enrosca como vc está dizendo.... Isso e estranho.... A única atenção e que é bom enrolar o cabo tensionado para não ficar solto no carretel
Da uma olhada neste tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/94255-cabo-sintetico-tem-como-saber-se-presta.html
Carolino
28/12/2014, 17:01
Paulo, depois que vc respondeu me lembrei de algo importante!
O cabo estava solto do terminal que o fixa ao guincho, so vi isso agora a pouco.
Sera isso que fez toda a titica?
Paulo_CW
28/12/2014, 19:47
Qualquer cabo, seja aço o sintético, precisa de no mínimo 3 voltas no carretel para prendê-lo... são estas voltas tensionadas que por fricção seguram o cabo e não a fixação do terminal do cabo no carretel....(claro que o cabo precisa estar preso)
Carolino
28/12/2014, 21:35
Qualquer cabo, seja aço o sintético, precisa de no mínimo 3 voltas no carretel para prendê-lo... são estas voltas tensionadas que por fricção seguram o cabo e não a fixação do terminal do cabo no carretel....(claro que o cabo precisa estar preso)
Vixe, eu sei que el perde forca a medida que vai soltando do carretel, mas a distancia la tava grande demais da conta....
Nao tinha nem duas voltas mais, uns 22 metros fácil, e foi assim porque coloquei 30 metros de cinta que carrego no carro.
Nesse caso ele perdeu a forca, e isso?
Ate quantos metros seria ideal usar o guincho?
Obrigado!
André-4WD
28/12/2014, 21:55
Carolino,
Pode dar maiores informações sobre o cabo que comprou?
é que tenho um guinho 12500lb e estou querendo trocar por um sintetico! qual a espessura deste teu cabo? onde comprou?
Sobre tua duvida: Dependendo da camada, muda a força sim! No meu caso, o manual fala q tenho as 12500 lbs na 1a camada, na 2a camada já passa para 10700lbs, na 3a camada com 9575lbs e na ultima camada (4a), 8800 lbs.
ok?
obrigado!
Andre
Carolino
28/12/2014, 22:00
Carolino,
Pode dar maiores informações sobre o cabo que comprou?
é que tenho um guinho 12500lb e estou querendo trocar por um sintetico! qual a espessura deste teu cabo? onde comprou?
Sobre tua duvida: Dependendo da camada, muda a força sim! No meu caso, o manual fala q tenho as 12500 lbs na 1a camada, na 2a camada já passa para 10700lbs, na 3a camada com 9575lbs e na ultima camada (4a), 8800 lbs.
ok?
obrigado!
Andre
Andre,
Comprei de um vendedor aqui no fórum mesmo, ate tem anuncio dele la nos classificados, vi esses dias.
Aff, nao me lembro da espessura dele direito, mas acho que e 10mm.
Poise, mas 8000 libras ja seria o suficiente pra tirar meu troller do atoleiro, ou não?
Isso daria quase 4000 kg, agora so não sei e não entendo como o peso do carro altera dentro do atoleiro todo travado, ja que no meu caso um trator grande passou aperto pra me tirar, so no tranco que saiu....
Sera que vou ter que partir pra uns 16000?
Carolino
28/12/2014, 22:02
Ou aprender a usar a patesca?
Ja que a minha parece ser de enfeite, pois nunca a usei...kkkkkkk
Carolino
28/12/2014, 22:09
Achei, mas eu comprei dele foi pelo Facebook......
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/144535-corda-sintetica-10mm.html
Paulo_CW
29/12/2014, 06:59
1- Com certeza... quem deu pau foi o guincho.... senão tinha arrebentado o cabo, visto que os cabos ching lings são ruins mesmo para um uso mais pesado (lamento em lhe dizer isso)
2- O guincho é feito para usar, esta la pra isso e tem de dar conta do recado sem precisar ficar rezando pra que isso aconteça... como disse, 3 ou 4 voltas de cabo no carretel (não camadas heim) são suficientes para uma boa tração (claro q em certas situações é necessário mais).... ou seja, use o cabo todo sem medo.... se for de 30m... pode usar os praticamente os 29m...
2- Um bom guincho tira o Troller de praticamente qualquer situação.... quem tem de ser o ponto fraco é o cabo e não o guincho.... bobagem pensar q esses guinchos diabos de 16.000lb são grande coisa..... prefiro muito mais um Warn de 8.000lb e uma patesca.... Eu já entortei bases de PC off road no Troller pra sair de atoleiro puxando outras vtrs, nem por isso fiquei na mão...
3- A patesca é uma grande aliada e não "enfeite", seja para dobrar a força do guincho, seja para direcionar a vtr para uma condição melhor de sair de alguma enrascada.... simples de usar e eficiente.... na minha opinião, obrigatória para qualquer um que faz trilha pesada assim como cintas e manilhas extras para poder fazer bom uso da mesma... ela sozinha não faz milagre...
Carolino
29/12/2014, 10:05
[QUOTE=Paulo_CW;2227852]1- Com certeza... quem deu pau foi o guincho.... senão tinha arrebentado o cabo, visto que os cabos ching lings são ruins mesmo para um uso mais pesado (lamento em lhe dizer isso)
Sera que o guincho bixou mesmo? Não pode ser porque estava longo demais e com o cabo solto? Tem algum teste básico ou so tentado usar pra saber? Se ele funcionar vazio, não estragou?
2- O guincho é feito para usar, esta la pra isso e tem de dar conta do recado sem precisar ficar rezando pra que isso aconteça... como disse, 3 ou 4 voltas de cabo no carretel (não camadas heim) são suficientes para uma boa tração (claro q em certas situações é necessário mais).... ou seja, use o cabo todo sem medo.... se for de 30m... pode usar os praticamente os 29m...
2- Um bom guincho tira o Troller de praticamente qualquer situação(ja tirei um willis de um buraco com 180 graus com essa conf. que to usando, ele nem sentiu).... quem tem de ser o ponto fraco é o cabo e não o guincho.... bobagem pensar q esses guinchos diabos de 16.000lb são grande coisa..... prefiro muito mais um Warn de 8.000lb e uma patesca.... Eu já entortei bases de PC off road no Troller pra sair de atoleiro puxando outras vtrs, nem por isso fiquei na mão...
3- A patesca é uma grande aliada e não "enfeite", seja para dobrar a força do guincho, seja para direcionar a vtr para uma condição melhor de sair de alguma enrascada.... simples de usar e eficiente.... na minha opinião, obrigatória para qualquer um que faz trilha pesada assim como cintas e manilhas extras para poder fazer bom uso da mesma... ela sozinha não faz milagre...
Poise, a minha de agora em diante vai andar so no cabo do guincho como vi em um troller, vai ta sempre a mao pra quando for usar o guincho, pois como ela esta serve so de peso e enfeite.
Paulo, muito obrigado, vc esta sempre me ensinado e ajudando.
Carolino
29/12/2014, 10:19
Fui la e testei, ele liga e desliga, roda pra frente e pra tras, sera que escapei? hehehe
Paulo_CW
29/12/2014, 11:59
Se funcionou, tá valendo.... difícil dizer q pode ter acontecido, mas acho esquisito e penso que faltou força ao guincho....
Quanto ao uso do guincho, lembre-se que um CJ equipado tem uns 1300kg.... o Troller sem nada tem mais de 2100kg.... outra coisa q o Willys não "cola" tanto no chão (já fiz muita trilha com CJ-5), já o troller é mais cheio de tranqueiras por debaixo e quando cola na lama, o bicho pega, pois a força para arraste dobra....
Carolino
29/12/2014, 12:58
Poise, e praticamente a metade do peso ne, e o meu tava travado ate o talo, da uma olhadinha no video.....
Disse meu zequinha que foi a proteção de caixa e redução que travou o carro, se for mesmo, vou arrancar essa titica, pois nunca tinha acontecido isso antes, e essa foi a primeira trilha que fiz com ela,e trilha nova, sei la.
https://www.youtube.com/watch?v=aGVnK65NWBo&feature=youtu.be
Carolino
30/12/2014, 10:35
Fui montar a corda agora, o guincho tem forca, pelo menos na mao tem.....hehehe
So que notei um barulho estranho,tipo engrenagem pulando, desacoplando ou algo assim, isso sempre quando liga e desliga, isso e normal?
Pois nunca tinha observado isso.....
Willian Del Piero Rocha
30/12/2014, 14:12
Teste o guincho com carga , ,tente achar uma ladeira média ,descarregue o cabo mais ou menos a mesma distância ,prenda em uma árvore robusta ou ao pé de um poste e tente puxar o troller morro acima só no guincho ,com o carro em ponto morto e lógico com vc dentro para acionar os freios em emergência ,alguém do lado de fora para observar o guincho mas afastado do cabo seria bom também .Também acho que o problema foi no guincho ,o cabo teria partido nessa situação e com o guincho 100%.